Notícias do Mar n.º 335

Page 13

Pesca Desportiva

encontram nesta estreita faixa, devemos considerar que esta é uma limitação grave para a pesca portuguesa e devemos utilizar com cuidado as artes de pesca adequadas ao peixe que os portugueses gostam de comer e também exportam, porque o que é exportado tem que ter a máxima qualidade. A qualidade do peixe depende primeiro da forma como é pescado e depois como vai ser manuseado.

Cherne

A pesca que se faz com determinadas artes não preserva os recursos

Os cientistas já estudaram e sabem quais são as artes de pesca nocivas aos fundos marinhos e aos stocks e que devem ser reconvertidas ou eliminadas. A pesca com redes de emalhar de fundo já foram proibidas nas grandes profundidades, mas ainda se fundeiam em toda a plataforma continental. O palangre de superfície ou palangre de fundo, sistema de pesca de aparelho com anzóis, captura o peixe sem agressão e é também o processo de pesca que apresenta o peixe de melhor qualidade, o único reconhecido internacionalmente com qualidade superior e aceite para a exportação. Esta arte de pesca garante também maior número de postos de trabalho e deveria ser mais bem apoiada, reservando-se zonas no nosso litoral exclusivas para esta pesca e onde as redes de emalhar de fundo não pudessem ser colocadas. Países como Marrocos, já só passam licenças à pesca do palangre, ou redes de emalhar mas de algodão. Proibiram completamente as redes de nylon. Há redes de emalhar de fundo com 2,00 metros de altura específicas para pescarem os salmonetes, os linguados e outros peixes de areia que estão poucas horas fundeadas e quando são levantadas o peixe está com a máxima qualidade. A maioria das restantes redes de emalhar de fundo, têm 10,00 metros de altura e podem ter dezenas de quilómetros de comprimento. Estas redes são enormes paredes que são colocadas para

Robalo

Goraz

Garoupa 2014 Novembro 335

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.