Notícias do Mar n.º 328

Page 50

Pesca Desportiva

As canas devem ter uma curvatura semi-parabólica, mas as ponteiras não devem ser muito macias

Palavra a... Mário Barros(Barros)

Na minha opinião, uma cana para pesca embarcada com chumbadinha, deve ser uma vara com cerca de 4 metros de comprimento total, telescópica e com ação 2/3. A designação “chumbadinha” nem sempre é a mais adequada, pois, o chumbo que utilizamos tanto poder ser de 15g como 200g (em função da corrente), por isso a cana tem de ser robusta. O mais importante é a ação que deve servir de amortecedor aos movimentos do barco. Esta é uma pesca muito específica em que a cana deve ter passadores largos e uma ponteira sensível, ou seja, uma cana utilizada para pesca de boia, preferencialmente com carbono reforçado a “X-Carbon Yarn”, com resistência suficiente para amortecer as investidas dos pargos e douradas, principalmente quando estão a chegar ao barco.”

pecializados para todas as necessidades e gostos. Na pesca da chumbadinha também vêm muito os “gostos” ao de cima pois como vimos há pescadores para tudo. No entanto, a pesca sempre foi um desporto de modas e basta haver um modelo “X” ou “Y” a fa-

zer furor para que toda a gente os queira ter. Por isso não desespere se não tem uma cana específica para esta técnica pois, quem sabe se o que tem em casa não servirá ou pelo que remedeie. Pesquem muito e pesquem bem!

Uma cana para a pesca embarcada com 3,20 ou 3,80 metros de comprimento que provou bem na pesca à chumbadinha 50

2014 Abril 328


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.