Notícias do Mar n.º 318

Page 36

Pesca Desportiva

Em cima do pesqueiro minho alguma vida na zona de 50 metros onde passámos e a habitual intensidade de vida junto à elevação que denomino por “pontão”. Porque se pode afirmar isto? Olhando da esquerda para a direita (sentido em que navegamos)

de cada uma das partes divididas de écran pode ver-se: ● As cores por baixo da linha de fundo passaram do azul claro para o amarelo indicando aumento de dureza de fundo. ● Na zona sobre a linha de fundo

coincidente com o aparecimento de amarelos por baixo desta, aparecem sinais pouco intensos (por serem azuis e verdes claros) de peixe ou vida que se interrompem até chegar ao pontão sobre cuja parede ou “beirada” nos encontramos. ● Viemos de um fundo de 50 metros e o “pontão” já se encontra a 46,4... Vamos ver até onde sobe!? O “limpo” e a “beirada”

Pargo dourado - Raimundo 36

2013 Junho 318

Parece poder dizer-se que, com base nas identificações anteriores, se poderão agora descodificar alguns dos termos utilizados por aqui, com menos palavreado. Assim vejamos, a Figura 2, quanto ao tipo de fundo, costuma ser denominada por “limpo”. Porquê? A linha de fundo não é muito espessa e por baixo dela é tudo azul clarinho o que indica um fundo macio e pouco ou nada interessante enquanto pesqueiro produtivo. A próxima Figura 3 identifica a “beirada” dum “pontão”, sendo que o peixe se mostra agarrado à parede e numa bola relativamente homogénea. Em termos dos pontos que a coloram, por se encontrarem dispostos de forma muito regular e com cores pouco intensas, tudo indica uma zona em momento pouco produtivo quanto a capturas importantes. Podemos ainda ver que no fim da “beirada”, junto ao fundo, os sinais de peixe deixam de ter continuidade. Este é um fundo onde, no momento, considerando os sinais de sondagem e atendendo a experiências anteriores, só gastaria tempo se não encontrasse outro pesqueiro com melhor sinal. Ainda relativamente à Figura 3, tudo seria diferente se os sinais de peixe continuassem, mesmo pouco intensos, junto ao fundo e após o fim da “beirada”. Aí sim, as hipóteses de sucesso aumentariam significativamente. Também, se fossem sinais mais espalhados, irregulares e de cores intensas, junto ao fundo e na “beirada”, as condições seriam


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.