Notícias do Mar n.º 314

Page 42

Jet-Ski

Notícias da Federação Portuguesa de jet Ski

Portugueses nas 300 Milhas de “Mark Hahn Memorial Havasu” Dois pilotos Portugueses, Filipe Filipe e Carlos Truta, lutam por um lugar no pódio na mais dura prova de Endurance a “Mark Hahn Memorial Havasu” de 300 milhas, aquela que é a mais dura prova mundial de resistência.

E

Filipe Filipe e Carlos Truta

sta prestigiada prova vai contar pela primeira vez com a presença de dois dos portugueses mais consagrados da modalidade de jet ski. Ambos os pilotos pertencem à Samuka Racing Team / JetskiNworld e contam com o apoio da Federação Portuguesa de Jet Ski A Federação Portuguesa de Jetski, orgulha-se de anunciar a participação dos dois pilotos portugueses na mais emblemáticas prova da disciplina de Endurance a nível mundial: as 300 milhas/6horas “Mark Hahn Memorial Havasu”. A prova vai ter lugar dia 23 de fevereiro no deserto do Arizona (USA). A acompanhar os dois pilotos da equipa Samuka Racing (Filipe Fili-

pe) e da JetskiNworld (Carlos Truta), vai estar presente o mecânico e preparador técnico (Luís Silva), o responsável pela cobertura jornalística do evento (Miguel Cravo Silva) da revista JetskiNworld e o diretor de competição da Federação Portuguesa de Jet Ski (António Curtinhal) que, para além das suas tarefas estruturais e institucionais, também irão colaborar na logística e nos reabastecimentos, essenciais para o sucesso desta prova de equipa. Esta é uma prova duríssima, quer pela longa distância do traçado a percorrer (555,6 quilómetros), como pelas condições da água que, com os ventos do deserto do Arizona, em minutos se transforma numa verdadeira máquina de lavar. A prova “Mark Hahn Memorial Havasu”

CarlosTruta 42

2013 Fevereiro 314

disputa-se no lago que deu o nome à cidade de Lake Havasu e todos os anos junta os mais conceituados pilotos do Mundo. Tanto Filipe Filipe como Carlos Truta em 2011 trouxeram de Espanha a medalha de prata ganha no Euro African Raid – IJSBA. “Estamos muito otimistas e confiantes quanto à performance destes dois pilotos da Federação, agora será tentar mais uma vez a sorte em terras do tio Sam. Com as suas capacidades, skills e experiência, vão de certeza conseguir cumprir os seus objetivos”, disse António Curtinhal, diretor de competição da Federação Portuguesa de Jet Ski. A Federação espera que a mecânica, tão sacrificada nestas provas, não pregue nenhuma partida

como foi o caso em Guadaloupe, Karujet, no ano passado, e permita aos pilotos lutar pela vitória e fazer brilhar as cores portuguesas. Para tal, a equipa da JetskiNworld optou por comprar uma mota nova nos EUA que será preparada especificamente para este tipo de prova. Na voz do presidente da Federação, Paulo Rosa Gomes, “tem sido uma luta quase diária por parte dos envolvidos no sentido de se angariarem os apoios necessários para esta participação que tanto prestigia a modalidade de Jet ski e o próprio país, mas infelizmente são poucos os que acederam, esperemos que neste ultimo mês se consiga mais. A Federação Portuguesa de Jet Ski, utilizando os meios ao seu alcance, tentará da forma possível dar apoio a esta equipa”. O custo total desta participação é de aproximadamente 10 mil euros aos quais acrescem os custos da mota de água que ronda os 15 mil USD. Para tal, o recurso a patrocinadores é essencial e para responder aos tão bem vindos apoios, será efetuada uma reportagem exclusiva da prova e da equipa para publicações, juntamente com um filme de todos os momentos que a Federação Portuguesa de Jet Ski tentará passar no Canal Desporto2, ao abrigo de um protocolo existente. Com esta estratégia espera-se dar o devido retorno aos patrocinadores e o reconhecimento à modalidade e aos seus fãs, bem como elevar de novo o nome do Jet ski português além fronteiras, o qual já tem aportado muitos títulos mundiais, europeus e ibéricos à modalidade.

Filipe Filipe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.