Revista Tudo - Edição 11

Page 54

A superação dos limites do corpo

Projeto que muda vidas Há dez anos, a Combemtu (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente), em Tubarão, Sul de Santa Catarina, implantou as oficinas de judô com o objetivo de inovar as atividades socioeducativas no serviço ofertado. No começo, buscou-se a parceria de empresas para a aquisição de kimonos. O tatame foi construído com o educador e educandos a partir de raspas de pneus. Com o desenvolvimento dos alunos foram sendo possibilitaas participações em campeonatos, vislumbrando então inscrever o projeto para a implementação dos materiais e de novos treinos. Com disciplina dos alunos, foi possível conquistar o bolsa-atleta para eles. O comprometimento só aumenta a partir dessa inserção e novas perspectivas estão sendo criadas para esses atletas.

O halterofilista paralímpico Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, de Capivari de Baixo, conquistou mais uma medalha de ouro em sua curta, porém vitoriosa, carreira neste esporte. Zico ergueu 170 kg na 3ª fase do Circuito Caixa Econômica Federal de Parahalterofilismo, realizada este ano em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro. O atleta competiu pela categoria até 72 kg. A conquista somou pontos para o ranking mundial, e Zico subiu do nono lugar para a sexta colocação. Se a paralimpíada fosse em 2019, Zico estaria classificado para representar o Brasil, já que somente os oito melhores colocados do mundo é que podem disputar numa competição ão almejada pelos atletas: a paralimpíada. Mas a competição só acontece em 2020, e Zico tem mais duas oportunidades neste ano de melhorar ainda mais sua posição no ranking. Uma delas é a 4ª e última fase do mesmo Circuito Caixa, em outubro. A outra chance são os Jogos das Américas, em dezembro, na Colômbia, que também contam para o ranquiamento dos atletas. Além delas, outras competições vão valer para somar pontos para o ranking classificatório.

Rodrigo de Almeira da Rosa tem 16 anos, e sua história de vida começou a mudar com o judô. Aos sete anos de idade, o menino, que tem outros sete irmãos, foi estudar na Combemtu . De família humilde, os pais precisavam trabalhar em período integral, e foi na instituição que conseguiram o apoio que precisavam aos filhos.

54


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.