Revista Tudo - Edição 11

Page 53

Superação que vai além dos limites

Especial

Ser atleta requer muita tenacidade, coragem, desprendimento e compromisso. Alguns demonstram, na prática, que fazer esporte de verdade é só para gente de garra, abnegados que acreditam na sua arte. Nas Olimpíadas de 2016, realizada no Rio de Janeiro, alguns atletas destacaram-se não pelas medalhas conquistadas, mas pela história de vida e ela forma como o esporte mudou suas vidas. Robel Kiros Habte é etíope, tem 26 anos, meio gorduchinho e feliz da vida por ter participado da Rio 2016. Como ele disse, é o único nadador profissional da Etiópia, um país que produz, tradicionalmente, corredores de longa distância. Trabalha como treinador, para poder sobreviver, e treina sozinho. “Acho que a Olimpíada é o sonho de todos os atletas. É assim para mim. Eu treinei em Milão há anos. Competi muito por lá, e isso ajuda a explicar a evolução”. Na competição, nadou mal, mas saiu feliz da piscina, e foi aplaudido.

Isaquias Queiroz é baiano de Ubaitaba. Sua vida é recheada de “quase morreu” desde pequeno. Tem um rim a menos, que perdeu ao cair de uma árvore. Foi sequestrado, se queimou com água quente, e sua mãe, Dona Dilma Queiroz, sempre viveu com o “credo” na boca. Mas aí está esse menino, hoje campeão mundial de canoagem de velocidade.

Felipe Wu, medalha de prata no tiro com pistola de ar 10 metros, é militar, sargento, paulistano e míope. Felipe tem uma história incrível de superação. Treinou sozinho no quintal de sua casa adaptando-se à falta de recursos materiais para treinar devidamente.

Chris Mears (direita) é um britânico de 23 anos, que venceu a medalha de ouro no nado sincronizado com seu parceiro Jack Laugher, depois de quase ter morrido. O atleta foi infectado pelo vírus Epstein-barr, teve rompimento do baço, entrou em coma e os médicos lhe deram 5% de chance de sobreviver à doença. Sua história tem medalha de ouro.

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.