Revista Tudo - Edição 11

Page 36

Entrevista

TUDO - Qual a importância e a necessidade da implantação da biometria? DR. RICARDO - O cadastramento biométrico é uma ferramenta que auxilia a Justiça Eleitoral na identificação do eleitor, servindo para deixar o processo eleitoral ainda mais seguro. Em Santa Catarina, 60% dos eleitores já realizaram o procedimento, e votarão nas próximas eleições com a identificação biométrica. Inclusive, no próximo pleito, o eleitor que já realizou o cadastramento biométrico poderá baixar o e-Título, um aplicativo que é a via digital do título de eleitor. Caso seu cadastro esteja atualizado com foto, o eleitor não precisará levar o documento de identificação com foto, e poderá votar apenas utilizando o aplicativo como documento. Isso vem para facilitar a vida do eleitor, e modernizar ainda mais a Justiça Eleitoral. TUDO - As eleições suplementares são um mal necessário? DR. RICARDO - As eleições suplementares fazem parte do Estado Democrático de Direito em que vivemos. Quando necessárias, funcionam como um reforço da democracia. No último ano, nós tivemos, em Santa Catarina, três eleições suplementares, e teremos ainda neste ano, de 2018, a eleição suplementar em Vida Ramos, a ser realizada no dia 28 de outubro, junto ao segundo turno das eleições. Isso comprova que a Justiça Eleitoral está atenta, atuando e realizando seu trabalho dentro do que a Constituição e as leis indicam e, quando acionada, é capaz de conduzir processos eleitorais suplementares, reafirmando a importância da democracia. TUDO - Com tantos escândalos envolvendo políticos, como o senhor considera que será esta eleição? DR. RICARDO - Nós, do TRE-SC, esperamos e trabalhamos para que as próximas eleições sejam as mais transparentes e éticas possíveis. Para isso, contamos com a colaboração dos candidatos e dos partidos políticos, para que apresentem suas ideias e propostas e evitem atacar os adversários por meio de mecanismos como as fake news.

36

TUDO - Como o TRE-SC está preparado para estas eleições? DR. RICARDO - Estamos diante da maior eleição da história, e o TRE-SC vem se preparando para esta ocasião desde 2017, ao realizar constantemente treinamentos com seus servidores e colaboradores, simulados nacionais de urna, para garantir ainda mais a segurança do processo, e também campanhas institucionais. Tudo no intuito de aperfeiçoar e melhorar a efetividade do pleito. Entre as campanhas, podemos destacar: “O voto é meu – Meu futuro, minha escolha”, que incentivou o alistamento eleitoral do jovem eleitor e sua participação no pleito. Outra campanha importantíssima é a do mesário universitário e mesário voluntário, que estimula a participação de estudantes de universidades e cidadãos em geral no processo eleitoral, por meio de inscrição como voluntários para trabalharem no dia das eleições e gozarem de benefícios. E agora, no mês de julho, lançaremos uma campanha de combate à corrupção no financiamento das campanhas eleitorais. A própria criação do Comitê Consultivo da Internet para combate às fake news faz parte dessa preparação intensa pela qual passa o Tribunal. As eleições gerais de 2018 mobilizarão milhões de pessoas no país. Só da parte da Justiça Eleitoral catarinense serão mais de 70 mil envolvidos, entre magistrados, promotores, procuradores, servidores, colaboradores e mesários. Todos, também cidadãos brasileiros, com uma única meta: fazer das Eleições 2018 um pleito democrático, transparente e ético. TUDO - O senhor acredita que campanhas mais curtas são mais eficazes e menos onerosas? DR. RICARDO - O debate político deve ser permanente, independentemente do período das campanhas. Mesmo com o período oficial encurtado, existe a possibilidade de se discutirem ideias e plataformas por meio da pré-campanha, que já começou, e é muito saudável dentro do exercício da cidadania, para a discussão das convicções dos partidos e pré-candidatos. O que eu acredito é que este processo eleitoral pode ser mais eficaz e transparente, por meio da real discussão das ideias, independentemente do tempo das campanhas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.