1 minute read

Unidade Móvel de Castração de cães e gatos já funciona em Cordeiro

A Unidade Móvel de Castração de cães e gatos, conhecida como “castramóvel”, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cordeiro, já está em atividade. Após realizar a castração de felinos domiciliares, o projeto se prepara para garantir a esterilização de animais de rua.

De acordo com a coordenadora Gisele Guzzo, o castramóvel surgiu através de uma emenda parlamentar e já garantiu a castração de felinos em toda a cidade. O projeto também pretende realizar, em breve, a castração de cães domiciliares. Atualmente, a unidade se dedica apenas em capturar e castrar cães de rua.

Advertisement

Ainda segundo Gisele, com a castração de animais de rua, não está sendo necessário realizar o cadastro de pessoas. Nessa fase, a equipe está focada apenas em garantir que os animais sejam castrados e devolvidos em um local onde estejam familiarizados. De acordo com o veterinário, Leandro Espíndola, que também atua na campanha, a castração consiste em realizar a esterilização de cães e gatos. O profissional afirma que a recuperação dos animais é rápida, porém mais lenta em gatas e cadelas, devido ao processo cirúrgico. Os donos de pets interessados em participar da campanha de castração devem se dirigir até o Parque de Exposições Raul Veiga, onde o castramóvel está localizado. O cadastro é realizado toda segunda-feira, das 9h às 11h da manhã. Já as avaliações e castrações acontecem às terças e quartas-feiras. De acordo com a Prefeitura, para realizar o cadastro é preciso apresentar os seguintes documentos: xerox de CPF, identidade e/ou CNH, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de renda (cartão do Bolsa Família ou BPC, Benefício de Prestação Continuada), que comprove a renda de até dois salários mínimos. Também é possível saber mais informações sobre a iniciativa através do whatsApp (22) 98136-5082.

A Unidade está funcionando dentro do Parque Raul Veiga