Ocupação Gregori Warchavchik - Passeios

Page 1

CASA RUA BAHIA (1930) Chamada Residência Luiz da Silva Prado, distingue-se de outras obras de Warchavchik por ser composta não de um, mas de dois volumes interligados. Outro destaque é o jardim em três pavimentos.

A Ocupação Gregori Warchavchik convida você para caminhar pela cidade e descobrir ou reencontrar os trabalhos desse pioneiro da arquitetura moderna brasileira. Conheça também as exposições sobre o arquiteto no Itaú Cultural e no Museu Lasar Segall. Saiba mais em itaucultural.org.br.

CASA RUA ITÁPOLIS (1929) Palco da Exposição de uma Casa Modernista – maior reunião do modernismo brasileiro desde 1922 –, a Casa Itápolis superou dificuldades técnicas e infraestruturais e cumpriu melhor do que na Rua Santa Cruz os preceitos modernistas de limpeza e racionalidade.

Museu Lasar Segall Rua Berta, 111 abertura sábado 27 de abril | 15h visitação até domingo 23 de junho quarta a segunda 11h às 19h

Projeto Gráfico e ilustrações

Noris Lima e Jimmy Leroy / DJYNO desenhoestúdio Realização

Parceria

sábado 27 de abril a domingo 23 de junho de 2019

Gregori Warchavchik (1896-1972) foi pioneiro da arquitetura modernista no Brasil. Imigrante ucraniano de origem judaica, naturalizado brasileiro, Warchavchik formou-se em momentos de transformação na educação da arquitetura e da construção no ambiente urbano. Engajou-se em discussões sobre seu campo de atuação nos jornais, tendo publicado, entre outros artigos, o disruptivo manifesto “Acerca da arquitetura moderna”. São suas as primeiras obras arquitetônicas modernas no Brasil. Criou, além dos projetos indicados neste folheto, outros de relevo – também inaugurais, como a Vila Operária de Gamboa e a casa da Rua Toneleros, no Rio de Janeiro. Destaca-se ainda em seu trabalho a parceria com sua esposa, Mina Klabin, cantora lírica e paisagista – os jardins que ela incluiu nas casas de Warchavchik são marcantes pelo uso de variedades da flora brasileira.

Itaú Cultural Av. Paulista, 149 – piso térreo abertura sábado 27 de abril | 11h visitação até domingo 23 de junho terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30] sábado, domingo e feriado 11h às 20h

CASAS DA RUA BERTA (1930) O uso do espaço se destaca neste projeto de casas populares, tanto no que se refere ao terreno – em pouca área, muitas moradias construídas – quanto em relação à organização dos ambientes, o que antecipa preocupações habitacionais.

CASA DA RUA SANTA CRUZ (1927-1928) É a primeira obra de arquitetura moderna no Brasil. Warchavchik fugiu às restrições da prefeitura à época, aprovando o projeto com os ornamentos exigidos, mas deixando de implementá-los depois. O paisagismo, como em projetos seguintes, é de Mina Klabin.

MUSEU LASAR SEGALL (1932) Projetado por Warchavchik, foi a residência do pintor Lasar Segall (1889-1957) e da escritora Jenny Klabin Segall (1899-1967), seus cunhados. O mobiliário é atribuído a Warchavchik, em parceria com Segall, e pode ser conferido na exposição.

O programa Ocupação, mantido pelo Itaú Cultural, consiste em abordagens aprofundadas sobre figuras fundamentais para a arte e a cultura brasileiras. A Ocupação Gregori Warchavchik soma-se a um histórico que abrange os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e João Vilanova Artigas, o dramaturgo Nelson Rodrigues, a musicista Ivone Lara, a psiquiatra Nise da Silveira e os escritores Mário de Andrade, Haroldo de Campos e Conceição Evaristo, entre outros nomes. Em itaucultural.org.br/ocupacao, acesse parte do conteúdo da exposição sobre Warchavchik e materiais exclusivos, como a versão digital da publicação impressa da mostra, entrevistas em vídeo e textos de análise. No site também estão disponíveis os acervos dos eventos anteriores.


R. Itápolis, 961

Ponto Inicial: Itaú Cultural, Av. Paulista, 149

PERCURSO 1 Av. Paulista > R. Minas Gerais > R. Novo Horizonte > descer escadas na Praça Humber to de Campos > R. Bahia, 1126 > Viela Coaquira > R. Itápolis, 961 5.300 passos – 3,8 km – 41 minutos

PAULISTA

Av. Paulista > Av. Angélica > R. Goiás > R. Bahia, 1126 > R. Itápolis, 961

PERCURSO 2 Av. Paulista > R. Dr. Rafael de Barros > R. Cubatão > R. Conselheiro Rodrigues Alves > R. Domingos de Moraes > R. Afonso Celso > R. Ber ta, do 120 ao 48 > R. Ber ta, 111 > R. Afonso Celso > R. Santa Cruz, 325 5.560 passos – 4 km – 48 minutos

CONSOLAÇÃO

TRIANON-MASP

BRIGADEIRO

PARAÍSO

ANA ROSA

R. Bahia, 1126

Casa da Rua Santa Cruz, R. Santa Cruz, 325

Itaú Cultural, Av. Paulista, 149 VILA MARIANA

Museu Lasar Segall, R. Ber ta, 111

PERCURSO 1 metrô + próximo > Brigadeiro > Paulista

PERCURSO 2 metrô + próximo > Brigadeiro > Santa Cruz

Casas da Rua Ber ta, R. Ber ta, do 120 ao 48

SANTA CRUZ


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.