1 minute read

A cidade abraça a arte

(início dos anos 2010)

Em 2011, a prisão de 11 grafiteiros – absolvidos após a conclusão de que sua atividade não era vandalismo, mas um benefício para cidade – ganhou repercussão e a Secretaria de Cultura de São Paulo patrocinou a criação do Museu Aberto de Arte Urbana. Uma das avenidas mais importantes para o trânsito da capital paulista, a 23 de Maio é também a sede do maior mural de grafite a céu aberto do mundo.

Museu de Arte de Rua (2017)

A Avenida 23 de Maio, que serve de eixo do corredor norte-sul de São Paulo, possuía uma extensa coleção de murais, que foram apagados por uma nova prefeitura. A ação gerou enorme repercussão negativa e levou a Secretaria de Cultura a criar o Museu de Arte de Rua (MAR), com a viabilidade do projeto prevista em lei, independentemente das próximas mudanças de governo.

Além das ruas (2023)

O IC convida Binho Ribeiro para a curadoria da exposição Além das ruas: histórias do graffiti, que reúne e organiza diferentes vivências e perspectivas sobre a arte das ruas e seu lugar no panorama artístico e cultural no Brasil e no mundo.