Reforçando ideias 2ª trimestre HUESKER 2014

Page 1

2

EDITORIAL

PALAVRA DO DIRETOR FLÁVIO MONTEZ Diretor HUESKER Brasil

A terceira edição do ‘Reforçando Ideias’ traz informações sobre importantes acontecimentos na área da engenharia geotécnica. Na reportagem de capa falaremos sobre o resultado do Concurso de Casos de Obras da IGS Brasil 2014. O trabalho sobre o uso de colunas Ringtrack® aplicadas na obra da BR-448, conquistou o primeiro lugar e contou com as nossas soluções. Nas próximas páginas você também confere uma entrevista com o presidente da AESabesp, Eng. Reynaldo Ribeiro sobre a 25ª edição da FENASAN que aconteceu entre o fim de julho e o início de agosto. A nossa participação no COMBRAMSEG 2014 e algumas novidades para o estande podem ser conferidas no ‘HUESKER em Ação’. Em nossa editoria ‘Pesquisa’, a engenheira Mag Guimarães fala sobre o trabalho de mestrado desenvolvido no CEFET-MG com foco na durabilidade dos geossintéticos em relação a fatores climáticos e químicos. A engenharia ferroviária também ganhou espaço nesse número com detalhes sobre o lançamento de um manual básico de engenharia ferroviária de iniciativa da ABPv com o nosso patrocínio. Dando sequência às entrevistas com os parceiros em outros países, fomos saber um pouco mais sobre o mercado de geossintéticos no Uruguai, com o engenheiro Alex Katz, da América Tecnología & Servício. Boa leitura!

PESQUISA ESTUDOS COMPARTILHADOS

Durabilidade dos geossintéticos é tema de mestrado no CEFET-MG Pesquisa estudou o comportamento dos materiais frente a fatores climáticos e químicos

A

crescente utilização dos de Minas Gerais, CEFET-MG, no pegeossintéticos em situa- ríodo de 2011 e 2012. O objetivo da ções de maior agressivida- pesquisa foi compreender como os de em obras geotécnicas geossintéticos se comportam frente e civis despertou o inte- aos agentes de degradação. resse da engenheira Mag Guimarães, Radiação solar, temperaturas eleprofessora efetiva do CEFET-MG, vadas, oxigênio, ambientes com pH Unidade Varginha. A durabilidade de ácido ou alcalino e também a presengeotêxteis tecidos de polipropileno e ça de água, por exemplo, são alguns poliéster/ dos principais poliamiagentes de deda frente gradação dos “RADIAÇÃO SOLAR, TEMPERATURAS a alguns materiais poliELEVADAS, OXIGÊNIO, AMBIENTES fatores de méricos. A pesCOM PH ÁCIDO OU ALCALINO E A PREdegradação quisa vem soSENÇA DE ÁGUA SÃO ALGUNS DOS climáticos mar aos estudos PRINCIPAIS AGENTES DE DEGRADAe químicos sobre o tema, ÇÃO DOS MATERIAIS POLIMÉRICOS” foi avaliapois a durabiSalienta a engenheira, Mag Guimarães, em sua tese da em sua lidade dos geode mestrado pelo CEFET-MG pesquisa de têxteis, e tammestrado. bém dos demais O tema da pesquisa surgiu a par- geossintéticos, é um assunto completir de uma conversa com a Profa. xo e que ainda necessita de estudos Dra. Denise Urashima, orientadora complementares, tendo em vista a do Mestrado em Engenharia Civil do heterogeneidade do comportamento Programa de Pós-Graduação do Cen- das cadeias poliméricas e a sua retro Federal de Educação Tecnológica sistência e compatibilidade com o

EXPEDIENTE Reforçando Ideias é um informativo trimestral da HUESKER Ltda. Rua Romualdo Davoli, 375 - Centro Empresarial Eldorado - CEP 12 238 577 - São José dos Campos-SP | >> Conselho Editorial: Flávio Montez, Fábia Tanabe e André Estêvão Silva >> Produção: Alameda Comunicação >> Editor: Enio Machado >> Jornalista Responsável: Pasquarelli Junior - MTB 23 081 >> Textos: Camila Garcêz >> Projeto Gráfico: Alameda Comunicação >> Edição de Artes: Eluanda Andrade >> Fotos: Alameda Comunicação, Arquivo HUESKER >> Impressão: Resolução Gráfica - Tiragem: 3.000 exemplares.

Comentários e sugestões devem ser enviados para o e-mail marketing@HUESKER.com.br


3

D I VU LGAÇ ÃO

A PESQUISA TÍTULO: DURABILIDADE DE GEOTÊXTEIS EXPOSTOS A FATORES CLIMÁTICOS E QUÍMICOS SIMULADOS EM LABORATÓRIO AUTORA: MAG GUIMARÃES - ENGENHEIRA DE PRODUÇÃO CIVIL FORMADA NO CEFET-MG INSTITUIÇÃO: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS ORIENTADORA: PROFA. DRA. DENISE DE CARVALHO URASHIMA – CEFETMG CO-ORIENTADORA: PROFA. PH.D MARIA DE LURDES COSTA LOPES – FEUP (FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO, PORTUGAL)

meio no qual serão inseridos. A parceria com a HUESKER Brasil teve início ainda em 2008 com a realização de iniciação científica a nível de graduação no CEFET-MG também acompanhada pela professora Denise. Durante o mestrado, a empresa forneceu materiais para o desenvolvimento da pesquisa. Atualmente Mag é aluna de doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, sob a orientação da Profa. Delma Vidal e co-orientação da Profa. Denise Urashima. A pesquisa de doutorado, iniciada em 2013, também é na temática Durabilidade de Geossintéticos.

Quais as etapas do trabalho e as metodologias adotadas? Mag Guimarães - Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre o assunto, compreendendo o que já vinha sendo pesquisado nos diversos institutos de pesquisas e a importância do tema na engenharia geotécnica e civil. Foram escolhidos quais seriam os geossintéticos estudados, no caso geotêxteis tecidos com distintas matrizes poliméricas (um de polipropileno e o outro de poliéster/ poliamida) e a sua posterior caracterização física, química e mecânica. Na sequência, iniciaram-se as campanhas experimentais em laboratório, mediante planejamento experimental visando a uma inferência estatística dos resultados que seriam obtidos na pesquisa. Foram realizados ensaios nos Departamentos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Química do CEFET-MG, Belo Horizonte, e Mecatrônica (Unidade Varginha), visando a uma análise física, mecânica e química dos geotêxteis intactos e após os ciclos de envelhecimento estudados.

A pesquisa também contou com o apoio e experiência da Profa. Ph.D. Maria de Lurdes Lopes, especialista em durabilidade dos geossintéticos, e do Prof. Dr. Carlos Castro, do CEFET-MG, na discussão do tema para realização dos ensaios mecânicos. Qual foi a participação da HUESKER no trabalho? Mag Guimarães - A participação da HUESKER se deu pelo contínuo apoio, que vem sendo realizado desde 2007 no CEFET-MG, e fornecimento de geotêxteis para a realização da pesquisa, além de discussões e troca de conhecimentos com a equipe técnica da HUESKER, que ajudaram bastante para o enriquecimento da pesquisa. Qual contribuição a pesquisa pode oferecer para o aprimoramento das técnicas envolvendo geossintéticos? Mag Guimarães - Dado o aumento na utilização destes materiais na engenharia geotécnica e civil, torna-se fundamentalmente importante compreender o comportamento destes materiais às distintas condições de utilização, contribuindo, portanto para uma melhor estimativa da vida de serviço requerida destes materiais e maior confiabilidade dos cálculos e da segurança de projeto, além de agregar conhecimentos aos estudos de durabilidade que já vem sendo realizados no meio científico.y

“A PESQUISA VEM SOMAR AOS ESTUDOS SOBRE O TEMA, POIS A DURABILIDADE DOS GEOTÊXTEIS, E TAMBÉM DOS DEMAIS GEOSSINTÉTICOS, É UM ASSUNTO COMPLEXO E QUE AINDA NECESSITA DE ESTUDOS COMPLEMENTARES.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.