Exporriso 2013

Page 1


Exporriso 2013 deve movimentar em R$ 25 milhões a economia da cidade A Exporriso 2013 está entre as 50 feiras agropecuárias que serão realizadas durante o ano em Mato Grosso. É o momento onde as cidades viram vitrines e recebem investimentos e público de dentro e fora do Estado. Em Sorriso, a exposição que começa hoje e vai até segunda-feira, dia 13 de maio - quando o município comemora 27 anos de emancipação, tem a projeção de fechar mais de R$ 25 milhões em negócios entre a comercialização de máquinas, implementos agrícolas e animais, através dos leilões. Produtores agrícolas, criadores de gado, e também os empresários e comerciantes, têm, durante a feira, a oportunidade de divulgarem seus produtos e serviços, mostrando como a cidade está se desenvolvendo nos respectivos setores. Mas a movimentação financeira não se restringe aos muros do CTG Recordando os Pagos onde são esperadas mais de 30 mil pessoas por noite. Todos os anos a Exporriso muda a rotina dos moradores e empresários que aproveitam os dias de festa para lucrar. Um dos setores mais privilegiados pela feira é o comércio, especialmente as lojas de roupas e calçados. Desde o mês passado, as vitrines de Sorriso estão lotadas de artigos específicos para a exposição. Camisas xadrez, com estampa de bicho, botas e chapéu são itens indispensáveis no figurino para a feira agropecuária. De acordo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Claudio Drusina, depois do Natal, esse é um dos melhores períodos para comércio. “A Exporriso acontece na mesma época em que se comemora o dia das mães, que é a segunda melhor data para as vendas. O movimento nas lojas já é intenso, mas até o término da feira a expectativa é de que as vendas aumentem cerca de 20% em Sorriso”, destaca o presidente da CDL.

Palco alternativo vai mostrar o talento de artistas regionais

Uma grande rede de serviços também é diretamente beneficiada pela realização da Exporriso. Peões de rodeio, artistas, integrantes das bandas, expositores de outras cidades, se tornam “moradores” de Sorriso por alguns dias e acabam utilizando aqui os hotéis, restaurantes, postos de combustível, fomentando ainda mais a economia do município. O gerente de um hotel da cidade, Francisco Roberto da Silva, disse que a agenda de reservas já está lotada. Do dia 05 ao dia 15 de maio não há mais quartos disponíveis para hospedagem. “A Exporriso é o maior evento da cidade e todos os anos nós recebemos muitas pessoas de fora. Além dos músicos e cantores, recebemos produtores, criadores de gado, visitantes de vários estados do país que vem em busca de negócios”, ressalta Silva. A Exporriso também gera inúmeros postos de trabalho afinal, os estandes precisam anualmente de manutenção, pequenas reformas e decoração para receber e impressionar os visitantes. Isso sem contar nas oportunidades que iniciam através da feira. O coordenador de marketing de uma concessionária de maquinários agrícolas, Lucas Astun, conta que o investimento para participar da exposição sempre traz retorno. “Geralmente não fechamos negócios durante a feira. Mas lá apresentamos os nossos produtos e depois da festa, o cliente que nos visita durante o evento acaba nos procurando na própria loja para, então, fazermos uma negociação”, explica o gerente. Além de movimentar e incrementar a economia local da cidade, a Exporriso considerada a maior feira agropecuária do interior do Estado, também ajuda a consolidar Sorriso como referência estadual em exposição agropecuária. A feira se tornou uma grande alternativa de entretenimento para os moradores locais e até de outras regiões.

Os shows nacionais são sempre um dos principais atrativos da Exporriso. Porém, este ano, além dos cantores renomados a intenção dos organizadores é dar também oportunidade aos artistas regionais. O presidente da comissão organizadora, Darci Sganderla, conta que a ideia surgiu diante da grande procura durante os preparativos da festa. “Talentos de Sorriso e região procuravam a comissão para mostrar seu trabalho antes e depois dos shows contratados. Agora vai ser uma ótima oportunidade”. As apresentações serão em um palco alternativo, que terá toda estrutura, como som e iluminação, além de técnicos disponibilizados pela Exporriso. Mas a programação vai ser escolhida pelas emissoras de rádio e TV da nossa cidade. Será permitido shows, apresentações culturais, sorteios de prêmios, enfim, vai depender da criatividade de cada veículo de comunicação. Na quarta e na quintafeira, a programação será da Rádio Sorriso. Na sexta-feira, quem organiza a festa é a TV Band. A TV Cidade, SBT, comanda o palco alternativo no sábado e na segunda-feira. E no domingo, a programação é por conta da TV Integração. A ordem foi acordada pelas emissoras e definida por sorteio. O palco alternativo será montado próximo a arena, em frente a praça de alimentação. A experiência já deu certo em outros municípios como Barra do Garças, Dom Aquino, Barra do Brugres e Campos de Julio. Para o diretor de eventos da Federação Mato-grossense de Rodeio, Nilmo Aparecido Garcia, é uma boa opção para quem visitar o parque de exposição em qualquer uma das noites. “O palco alternativo é um excelente entretenimento para quem quer continuar na festa depois do show principal.” Boate Camarote vai garantir animação depois dos shows

Arquivo/Jornal Correio do Dia

Outra novidade que promete segurar o público até mais tarde na Exporriso é a Boate Camarote. Duas tendas serão montadas atrás da estrutura com uma pista de dança e um DJ para animar o público que garantiu lugar privilegiado na festa. O local vai ser preparado com som, iluminação, bar, pista de dança, e uma decoração especial. De acordo com o presidente da comissão organizadora, Darci Sganderla, essa também foi uma reivindicação dos visitantes da feira. “Todos os anos a gente recebe sugestões que sempre ajudam a melhorar ainda mais a nossa festa. O público que fica no camarote queria usufruir de mais uma atração depois do show e decidimos atender a este pedido, porque o nosso objetivo é agradar a todos que participam”.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.