Relatório 2011/2012

Page 1


RELATÓRIO

dois mil e onze doze FUNDAÇÃO BETO STUDART


SUMÁRIO

2

FUNDAÇÃO BETO STUDART


FALA DO PRESIDENTE ........................................................................................................... 4 FALA DA VICE‐PRESIDENTE ................................................................................................... 6 PEQUENAS GRANDES HISTÓRIAS ......................................................................................... 9 GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS ...............................................................................35 PROGRAMA DE APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS .................................................... 36 PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA TALENTO .................................................................... 98 PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS E DOAÇÕES ESPORÁDICAS ............................................... 128 BENEFICIÁRIOS ........................................................................................................................151 GESTÃO ADMINISTRATIVA FINANCEIRA ............................................................................... 155 CONCLUSÃO ............................................................................................................................166

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

3


FALA DO PRESIDENTE

4

FUNDAÇÃO BETO STUDART


A Fundação no decorrer dos anos tem se revelado uma entidade forte e coerente com sua missão. Os projetos apoiados através do Programa de Apoio Técnico e Financeiro e os bolsistas beneficiados pelo Programa de Concessão de Bolsa Talento apresentam resultados animadores e que nos motivam a continuar realizando os investimentos necessários à sustentabilidade da Fundação, garantindo-lhe assim sua trajetória de realizar o bem apoiando talentos nas mais diversas áreas. Fazer parte deste percurso só me fortalece como cidadão e me coloca numa posição de grande beneficiado, porque ao cumprir o meu dever de colaborar com o desenvolvimento humano eu também me realizo. Por outro lado, presidir a Fundação tem sido um aprendizado muito grande: Aprendi que não é necessário apenas ter para participar da transformação da vida das pessoas e comunidades. Tenho muitos motivos de comemorar por todos os grandes e pequenos resultados alcançados até aqui, tenho consciência de que a minha responsabilidade aumenta a cada ano que se passa e a humildade de reconhecer que ainda estou fazendo pouco diante da grandeza de tanto desprendimento e dedicação das pessoas envolvidas nesta história que estou tentando construir com eles. História que tem como um dos objetivos sinalizar um exemplo para outras pessoas, outras gerações. O relatório de mais dois anos da Fundação está agora em suas mãos. Mais do que um dever de prestar contas das ações desenvolvidas e do esforço aplicado, ele traz excelentes histórias, bem reais, vivenciadas por pessoas simples, mas dotadas de grande esperança. Esperança que dá um colorido diferenciado a vida. Esperança que faz girar o mundo que faz reavivar os sonhos... Um abraço Beto Studart

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

5


FALA DA VICE-PRESIDENTE

6

FUNDAÇÃO BETO STUDART


NOVE ANOS SE PASSARAM desde que tivemos a ideia de criar a Fundação Beto Studart. O que nos moveu a enveredar por este caminho foi o desejo de dar oportunidade para as pessoas realizarem seus sonhos, desenvolvendo suas potencialidades. Sempre acreditamos no talento, na força criativa e empreendedora que gira a roda da vida, que anima as pessoas e comunidades dando-lhes motivação para enfrentar desafios, superar obstáculos e participar na construção de um mundo mais humano. Agora, voltando o olhar para os resultados que conseguimos nesta nossa caminhada, resultados estes traçados e trançados com a energia de muitas pessoas, nossa crença se fortalece ainda mais. Somos testemunhas de muitos feitos, nos emocionamos com muitas conquistas, sofremos com algumas derrotas também porque a vida é mesclada de emoções de toda natureza. O certo é que temos saldo social favorável, os projetos apoiados pela Fundação adquiriram amadurecimento no campo da gestão, estão buscando sustentabilidade econômico-financeira com a ampliação de parcerias e desenvolvimento de outras estratégias para captação de recursos. Do outro lado, receberam da Fundação capacitação e em alguns empreendimentos construção, reforma e/ou ampliação da estrutura física, equipamentos e mobiliários, o que no conjunto foi fundamental para o aumento das atividades e do número de pessoas beneficiadas. Os bolsistas apresentaram excelente desempenho a exemplo de Paulo Ferreira da Costa um dos beneficiados pelo Programa de Concessão de Bolsa Talento no Projeto Cultivando Talentos do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno; ele apesar das adversidades e dificuldades de sua vida, além de ser aprovado no Curso Licenciatura de Musica da UECE foi classificado para estudar nos Alpes Franceses – Conservatório de Briançon. Ele e outros três bolsistas deste Projeto desenvolvem trabalho de voluntariado social em suas comunidades ensinando música às crianças e adolescentes, num movimento de retorno do bem para quem recebe o bem. Há certamente muito o que compartilhar, os resultados tangíveis que podem ser expressos nesse relatório, publicados não apenas por exigência de nossa responsabilidade diante da sociedade, mas pelo desejo de mobilizar outras vontades no sentido de trazer outras pessoas para nos ajudar a fazer o bem. Os resultados intangíveis, imensuráveis se expressam na mudança real de vida das pessoas envolvidas. Neste campo, optamos em ouvir e trazer os relatos, as pequenas grandes histórias que no final podem se constituir num exemplo a ser seguido. Assim, colocamos em suas mãos o Relatório da Fundação Beto Studart 2011/2012. Boa leitura! Um abraço, Ana Maria Nogueira Studart Gomes Vice Presidente

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

7


8

FUNDAÇÃO BETO STUDART


PEQUENAS GRANDES

HISTÓRIAS

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

9


PROJETOS

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ APESC CURSO PRÉ-VESTIBULAR APESC

A caminho da Universidade: um direito de todos

Na última década, o Brasil viu o crescimento de sua população com acesso ao ensino superior. Segundo os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,9% da população tem a graduação completa. Em 2000, o percentual era de apenas 4,4%. Ainda de acordo com a pesquisa de 2010, todas as regiões brasileiras estão numa curva ascendente com relação ao ensino superior.

ÁREA EDUCAÇÃO

A conjuntura da educação brasileira, no entanto, ainda urge por soluções e iniciativas que atendam a população. É nesta perspectiva que o trabalho realizado pela Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará (APESC), com seu curso pré-vestibular, arquiteta uma nova trajetória para estudantes, egressos ou não de escolas públicas, que enfrentam dificuldades econômicas para custear preparatórios caros. Atento ao impacto socioeconômico de lutar pela democratização do ensino superior, o curso APESC investe na qualidade de seu preparatório, aliando didática com uma visão mais humana sobre a formação do estudante. “Diante das desigualdades sociais que o país ostenta, a gente está no caminho, tentando minimizar o problema. A gente não enxerga o aluno como estatística, mas buscamos outra vertente, que é de fato oferecer uma oportunidade de ingressar numa universidade pública”, reflete Lorena Fidelis, supervisora do curso APESC.

10

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DEVER SOCIAL Para manter o padrão de ensino do curso APESC, com preços acessíveis e metodologia estruturada para enfrentar o vestibular, a Associação contou com o apoio da Fundação Beto Studart, que subsidia o equivalente a 100 bolsas para estudantes egressos da rede pública. “A entrada da Fundação colocou mais alunos carentes na Universidade”, reconhece professor Ari Othon Sidou, presidente da APESC.

É no caminho da transformação que o jovem Daniel Pereira de Castro, 19 anos, pretende escrever sua própria narrativa. “Quero cursar Direito, porque quero lutar pelos direitos do povo. Estudo com uma das bolsas Beto Studart no curso APESC e no Conservatório de Música, ou seja, a minha formação acadêmica e humana será apoiada por alguém (instituição) que nem me conhece pessoalmente, mas que acredita no meu potencial e na minha vontade de mudar o mundo”, declara Daniel.

A entrada da Fundação Beto Studart colocou mais alunos carentes na Universidade. professor Ari Othon Sidou

TRANSFORMAÇÃO

 | Ari Othon Sidou - professor

Um desses auxílios alcançou Geovanio Ferreira da Silva, deficiente visual, que tentava estudar em casa, porém, sem muito sucesso. Entre 2006 e 2007, Geovanio estudou no curso com a bolsa Beto Studart. Atualmente, ele está na reta final da faculdade de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). “A bolsa foi fundamental. Do contrário não estaria numa faculdade, mas na peleja da vida. Para resumir o que tudo isso representou para mim, vou usar uma frase comum na Filosofia. Estou saindo do mundo das ideias para o mundo sensível, que é este onde conseguimos viver o real”, comenta Geovanio.

A bolsa foi fundamental. Do contrário não estaria numa faculdade, mas na peleja da vida. aluno Geovanio Ferreira

Democratizar a educação não é uma missão simples. Desistir da luta, no entanto, não é uma opção. Os exemplos de Geovanio e Daniel comprovam que o rumo da história pode ser renovado. Iniciativas como as do curso APESC e da Fundação Beto Studart reescrevem o conceito de transformação social. A Universidade é um direito de todos.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

11


PROJETOS

CENTRO EDUCACIONAL LETÍCIA

À educação, com carinho: uma história de amor em defesa da democratização do ensino “Seja você a mudança que quer ver no mundo”. Uma das frases mais especiais de Gandhi inspirou, consciente ou inconscientemente, milhares de pessoas. Em todas as esferas da sociedade é preciso alguém com um novo olhar para forçar mudanças. O bem-estar coletivo, muitas vezes, é defendido por ações pontuais de indivíduos que compreendem o impacto do protagonismo social. Neste contexto, a educação aparece como um dos pilares mais importantes da sociedade. É o investimento humano na construção de um mundo mais digno. Para isso, é necessária, primeiramente, a democratização do ensino. Essa perspectiva e a realidade do ensino infantil em Maracanaú foram fundamentais para que a pedagoga, Maria da Silva Pereira, mais conhecida como Tia Nina, colocasse em prática o seu sonho de trabalhar a educação de forma diferenciada com crianças carentes da comunidade. Ela abraçou a educação com carinho e a certeza de que Deus havia lhe dado um dom: ensinar. A partir daí, a pedagoga começou uma árdua peregrinação em busca de educação de qualidade. Em 1998, enfim, Nina abriu o Centro Educacional Letícia, inicialmente com 18 crianças, entre 2 a 4 anos. Credenciada ao Município de Maracanaú, a creche recebia um percentual simbólico por cada aluno matriculado. A carência financeira, no entanto, dificultava os planos educacionais para a creche. Após várias mudanças de lugar, Nina mostrou sinais de cansaço. Nesta época de desilusão, ela recebeu suporte emocional e uma solução prática para a creche. “Estava muito cansada. A minha família, vendo meu sofrimento, aceitou dividir a nossa casa para abrigar a creche”, conta a pedagoga.

12

FUNDAÇÃO BETO STUDART


UM FIO DE ESPERANÇA

A reviravolta mencionada é a restauração estrutural promovida pela Fundação Beto Studart no prédio da creche. “Fizeram uma reforma total. Além disso, cederam fardamentos para as crianças, equiparam o Centro com material didático e de escritório e articularam uma parceria com a Esmaltec, que doou fogão, freezer e geladeira. Essa ação possibilitou a ampliação do nosso atendimento. Hoje, temos três salas funcionando manhã e tarde, com capacidade para 20 alunos, cada. Ao todo, estamos atendendo 110 crianças. Eu agradeço a Deus todos os dias por isso, pois foi Ele quem mandou essa ajuda para nós. Agora que estou vencendo as dificuldades. Sei que ainda tem muita coisa pela frente, mas antes eu não tinha nada”, destaca, emocionada, a coordenadora do Centro.

“ “ “

“ “ “

Mesmo dividindo a casa para abrigar suas crianças, Nina ainda enfrentava as dificuldades estruturais. Através de uma amiga, a pedagoga descobriu a Fundação Beto Studart. “Numa entrevista com a Dra. Ana Studart e Dra. Goreti Macedo apresentei a história da creche. A Fundação realizou uma visita técnica em nossas instalações e promoveu uma grande reviravolta”, relata Nina.

Agora que estou vencendo as dificuldades. Sei que ainda tem muita coisa pela frente, mas antes eu não tinha nada.

A minha família, vendo meu sofrimento, aceitou dividir a nossa casa para abrigar a creche.

Eu agradeço a Deus todos os dias por isso, pois foi Ele quem mandou essa ajuda para nós.

 | Maria da Silva Pereira (Nina) - presidente.

O Centro Educacional Letícia é um exemplo de que a educação transforma e de que o amor fortalece. A Tia Nina acreditou em um sonho. Para ela, as crianças foram fundamentais para sustentar o peso da luta. Todavia, no caminho ela foi encontrando mais e mais pessoas dispostas a sonhar junto com ela por uma educação acessível e de qualidade. Esse projeto foi conduzido a Fundação Beto Studart, que por sua vez perpetuou o efeito multiplicador do bem. O que ontem era praticamente uma quimera, hoje é realidade. À educação, com carinho!

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

13


PROJETOS

CENTRO DE ARTE E CULTURA CANOA MULHER

Guardiãs da vida: mãos que tecem um novo amanhã.

Simplicidade nas palavras. Felicidade nas mãos ágeis que executam a cadenciada dança da agulha transformando tecido em arte. O burburinho feminino no alpendre do Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher revela não apenas uma oficina de artesanato em trânsito. O cochichado barulhento espelha vidas em transição. Mulheres singelas, donas de casas, mães, avós, esposas, presas à rede rigorosa do cotidiano macio de Aracati e suas comunidades.

ÁREA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

Cativas dos afazeres domésticos, essas mulheres descobriram um mundo paralelo. No ensinar e no multiplicar de suas artes, encontraram uma maneira de perpetuação. A força do “querer mudar” é o segredo do Canoa Mulher. Um projeto que germinou sob a lona da Associação Cultural Canoa Criança. O grupo de mães que se reunia para aguardar seus filhos foi a semente plantada. Elas acreditavam no poder de transformação de suas mãos. Contudo, era preciso motivação, determinação e união em torno de um objetivo. A solução chegou enraizada na força de vontade de Fátima dos Santos. Em 2003, na primeira reunião para reativar o Canoa Mulher, apenas três mulheres participaram. “Mesmo com três mulheres, fiz oficinas e outras ações. Daí foi chegando mais pessoas, até que reunimos 20 mulheres. Então, no Canoa Criança já não havia mais espaço para o nosso grupo. Na falta de um lugar fixo, procurávamos qualquer espaço”, relata Fátima.

14

FUNDAÇÃO BETO STUDART


 | Fátima dos Santos - coordenadora.

O tempo foi passando. A vontade de fazer mais aumentava, mas a dificuldade de manter a proposta do Centro consumia as energias e a fé dessas mulheres. Chegava o momento de uma guinada. E ela veio através de Ana Antunes (fundadora do Canoa Criança), que inscreveu o Canoa Mulher no edital da Secretaria das Cidades, em Fortaleza, e articulou o contato com a Fundação Beto Studart. “Mas, para concorrermos ao edital, tínhamos que ter uma sede. Coloquei Aracati de cabeça para baixo para conseguir uma casa que desse a condição de concorrer ao edital”, comenta a coordenadora do projeto. O grupo foi contemplado pelo edital. No mesmo período, a Fundação Beto Studart consolidou a parceria com o Canoa Mulher, ajudando com o aluguel do espaço e doando máquinas de costura. “Aí sim, lavamos a alma. Esses reforços alavancaram o nosso projeto”, lembra Fátima. Com as doações, o Centro conheceu uma nova Era. “As mulheres puderam trabalhar mais, gerando mais renda, ajudando, inclusive, na manutenção do espaço (aluguel, água e energia). Quero destacar, principalmente, o apoio da Fundação Beto Studart. Antes dessa ajuda, a gente estava em um mato sem cachorro. Tudo melhorou com esse suporte. Veja, se você tem capacidade de fazer, mas não tem espaço e apoio é a mesma coisa de não ter nada. Só tenho a agradecer a Fundação. Foi a grande oportunidade que tive para realizar esse trabalho. Foi a maior vitória da minha vida”, admite a coordenadora do Canoa Mulher.

“ “

“ “

NOVO MOMENTO

Quero destacar, principalmente, o apoio da Fundação Beto Studart. Antes dessa ajuda, a gente estava em um mato sem cachorro.

Veja, se você tem capacidade de fazer, mas não tem espaço e apoio é a mesma coisa de não ter nada.

Vidas em transição! Mulheres corajosas, talentosas e vitoriosas que ousaram sonhar e se permitiram lutar. Com habilidade transformaram a quimera em realidade. Manuseando agulha e linha, costuraram seus próprios caminhos. Com mãos habilidosas e sensíveis, elas tecem um novo amanhecer.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

15


PROJETOS

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DO ALTO ALEGRE

E da vida, uma lição! o que a esperança inspira, a solidariedade constrói Da adversidade, ela tirou forças para sonhar. Uma mulher de fé ousou transformar uma realidade desventurada numa condição digna, apostando no altruísmo humano. A agente de saúde, Francisca de Melo Souza, 64 anos, carinhosamente chamada de Dona Francisca, mostrou que a vida pode ser bonita. Movida pelo otimismo, Dona Francisca mudou a face da comunidade do Alto Alegre, gerando renda e construindo um patrimônio social que resgata a autoestima dos moradores locais. A história de amor de Dona Francisca com Alto Alegre iniciou em 1983, quando enveredava pelas ruas enlameadas de um bairro inóspito. Sensível ao contexto caótico, a profissional pinçou um sofrimento ainda invisível aos olhos da sociedade, a tristeza e a depressão que se abatia sobre pessoas idosas.

ÁREA SOCIAL

“Eles me convidavam para entrar, ofereciam água, comida e desatavam a conversar, sobre tudo. Eles se sentiam encostados, esquecidos. A partir daí, comecei a pensar numa forma de mudar aquela situação”, recorda dona Francisca. Ela decidiu reunir os idosos, com objetivo de dar um novo sentido à vida deles. A DELICADEZA DA SOLIDARIEDADE A luta de Dona Francisca continuou através dos anos. Um grupo de médicos, com quem trabalhara no passado, comprou uma casa, que foi colocada em nome da Associação Beneficente de Alto Alegre. Com sede própria, a Associação, formalizada desde setembro de 1989, conseguiu atrair seus primeiros parceiros. A Fábrica Estrela passou a doar fardamentos usados, que serviam para desenvolver atividades com o grupo de idosos. “Os idosos desmanchavam essas fardas e faziam lençóis para vender. Com a renda, pagávamos a água e a energia da Associação”, conta dona Francisca.

16

FUNDAÇÃO BETO STUDART


A FÉ QUE MOVE O MUNDO Ao longo dos anos, alguns alicerces importantes para a sustentação desse projeto de vida foram construídos. A parceria com a Fábrica Estrela alinhavou o contato da Associação com a Fundação Beto Studart. Em 2005, este casamento deu frutos. A sede precisava quitar uma dívida de R$ 1.500,00 com a Receita Federal e de uma reforma.

“ “

“ “

Os idosos se sentiam encostados, esquecidos. A partir daí, comecei a pensar numa forma de ajudar, de mudar aquela situação.

Costumo dizer que a minha política já tenho nas mãos, porque bato na porta das pessoas e sempre sou convidada a entrar.

 | Francisca de Melo Souza - presidente da associação

O apoio dado pela Fundação Beto Studart resume-se por etapas. A primeira foi liquidar a dívida junto a Receita Federal. No segundo momento, a Fundação comprou uma casa para ampliar a Associação. O resultado da terceira fase da intervenção foi uma grande reforma, transformando o lugar em um prédio pronto para funcionar como um centro de capacitação profissional. UM NOVO SENTIDO DE VIDA A conversa animada é a marca registrada da reunião dos idosos. Os encontros revelam a face mais importante deste projeto: o novo sentido de vida para estas pessoas. Elas se enxergam de outra forma, elas se reconhecem como elementos especiais e ainda ativos na sociedade. Esse resgate de autoestima recupera não apenas almas entristecidas, mas a esperança de que o mundo pode ser transformado. E para melhor! A recompensa de dona Francisca vem na simplicidade e no afeto. “Costumo dizer que a minha política já tenho nas mãos, porque bato na porta das pessoas e sempre sou convidada a entrar”, arremata emocionada.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

17


PROJETOS

DISPENSÁRIO DOS POBRES DO SAGRADO CORAÇÃO DE FORTALEZA PROJETO NOVOS CÉUS NOVA TERRA

O passado já não será lembrado. através do amor, o invisível ganha formas O amor de Deus cura e salva. O querer do homem transforma. É necessário o poder divino para forçar os nossos olhos a enxergar o invisível indesejável. Transparentes e rejeitados, os indivíduos caídos, subjugados pelos vícios do mundo e íntimos da miséria que aprisiona o espírito, espelham o maior medo do ser humano: a certeza de que a vida é um cristal. Bonita, delicada e que a qualquer momento pode ser arrebentada em milhares de pedaços pontiagudos e ferinos. A reconstrução para sua forma original é praticamente impossível. O “praticamente” é o condicionante que muda o traçado dessa escrita. A fé reescreve a história onde os protagonistas são a cura, a salvação e a transformação.  | Irmã Inês de Barros Lima - idealizadora.

“Criarei novos céus e uma nova terra; o passado já não será lembrado. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio” Isaías 65,17-18.

18

FUNDAÇÃO BETO STUDART

É neste arquétipo da fé que se sustenta o projeto Novos Céus Nova Terra, uma iniciativa que resgata moradores de rua dependentes químicos, com objetivo de livrá-los do vício e de ajudá-los a recuperar seu lugar na sociedade. Idealizado, em 2008, pela Irmã Inês de Barros Lima e apoiado por diversos voluntários, o programa foi inspirado na profecia de Isaías – “o passado já não será lembrado”. “A profecia foi uma inspiração diante do rosto humano a ser resgatado”, comenta Irmã Inês. Para resgatar uma vida que é desperdiçada na miséria e nas drogas, é preciso abnegação. Mas como amparar uma pessoa desmoronada, que nem se reconhece mais? “Amor! São Vicente nos transmitiu o amor aos pobres. Ele descobriu que Jesus veio para os pobres. E Ele inspirou São Vicente a fazer caridade”, pondera Irmã Inês. Do acaso surgem soluções, algumas pessoas podem acreditar. De Deus, vêm todas as respostas, é no que acredita Irmã Inês. Obedecendo sua rotina anual de agradecer a todos seus apoiadores no Refeitório São Vicente de Paulo, a freira recebeu um inesperado presente. Uma casa em Aquiraz para abrigar os dependentes químicos em recuperação.


Depois da palavra divina, vem o trabalho. “Eles recuperam a autoestima e se sentem úteis ao projeto, úteis aos outros e úteis a si próprio. O trabalho dignifica”, resume Irmã Inês. Para realizar a segunda etapa do tratamento, foi preciso uma nova construção no terreno doado ao projeto. Com a contribuição da Fundação Beto Studart e de outros apoiadores, nasceu o Centro de Produção. O espaço funciona para a fabricação de bolos e salgados. A produção é feita pelos internos em recuperação e, posteriormente, é vendida para os comerciantes locais.

“ “

Eles recuperam a autoestima e se sentem úteis ao projeto, úteis aos outros e úteis a si próprio. O trabalho dignifica.

O tratamento, segundo Irmã Inês, é sedimentado em cima de três pilares: espiritualidade; trabalho e convivência. O contato com a espiritualidade, explica a coordenadora do projeto, é a base do tratamento. “Eles meditam muito a palavra de Deus. Fomos criados para o amor e temos que viver esse amor, na fidelidade, na palavra de Deus”.

TRATAMENTO

Fomos criados para o amor e temos que viver esse amor, na fidelidade, na palavra de Deus.

A construção do Centro de Produção custou cerca de R$ 45 mil. A maior parte bancada pela Fundação Beto Studart. “A Fundação Beto Studart me ajuda muito neste projeto. Aliás, Dr. Beto e Ana Maria Studart sempre me apóiam”, comenta a religiosa. O terceiro ponto do tratamento é a convivência. O objetivo é devolver a essas pessoas o seu lugar na sociedade. Contudo, é necessário reaprender o caminho de volta a essa realidade. Dar novas oportunidades para indivíduos, que até ontem eram invisíveis indesejados, não é uma missão fácil. É necessário enxergá-los através da lente da abnegação. É fundamental colocar o passado em seu devido lugar, no passado.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

19


PROJETOS

LAR FRANCISCO DE ASSIS

Um diálogo sensível com a melhor idade O Brasil ainda é um país de jovens. Essa realidade demográfica, no entanto, vai mudar dentro de alguns anos. De acordo com um comparativo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1960, de 2000 e de 2010, o número de idosos mais do que dobrou nos últimos 50 anos. Aumentou a expectativa de vida e reduziu a taxa de fecundidade, desequilibrando o nível de reposição de geração. O envelhecimento populacional, aponta o IBGE, é uma tendência. Contudo, dentro da discussão de políticas públicas que preparem o futuro para os mais velhos, um ponto urge por reflexão: a capacidade social e humana das famílias absorverem a longevidade dessas pessoas. É no núcleo familiar que deve residir o principal apoio do idoso. Alguns estudos mostram que a família é o elemento mais apontado pelos mais velhos como agente fundamental do próprio bem-estar. Centrado neste contexto, o Lar Francisco de Assis, entidade que realiza atendimento a pessoas da terceira idade desamparada do convívio familiar, atua na construção de uma saudável cultura de longevidade. O Lar trabalha para oferecer ao idoso um lugar digno na sociedade e na sua família. Atualmente atende 130 pessoas. “Entendemos que o melhor para o idoso é sua permanência no convívio familiar. É neste sentido que tentamos trabalhar com todo o núcleo que cerca o idoso. Temos um grupo de crianças, netas das pessoas que participam do nosso Centro de Convivência, e também um grupo de pais. As atividades que desenvolvemos com estes dois grupos são importantes para integrar esse núcleo e melhorar o convívio entre eles”, explica Regis de Albuquerque Silva, coordenador administrativo da entidade. De acordo com Albuquerque, o trabalho desenvolvido no Centro de Convivência impacta diretamente na autoestima do idoso. “Podemos ver claramente como eles se sentem mais valorizados. A gente consegue ver o impulso que esse trabalho tem trazido para a vida destas pessoas, pois elas têm necessidade de convívio”, argumenta.

20

FUNDAÇÃO BETO STUDART

A DELICADEZA DA CIDADANIA Atento ao contexto da terceira idade, o Lar Francisco de Assis se esforça para atuar de forma multidisciplinar em prol do bem-estar do idoso. Nesta conjuntura, a instituição mantém um leque diversificado de atividades e ações. “No último domingo do mês reunimos o grupo que integra o programa ‘Sacola do Ancião’. Realizamos palestras, atividades, e, por fim, distribuímos pequenas cestas de mantimentos que arrecadamos ao longo do mês”, afirma Albuquerque. Enquanto isso, o projeto “Germinar” reúne cerca de 75 crianças e adolescentes, netos dos idosos que frequentam o Centro de Convivência. A boa aceitação deste programa germinou outro grupo, o de pais. Durante os encontros, mediados por uma assistente social voluntária, eles escolhem os assuntos a ser debatidos. O grupo “Cidadania de Mãos Dadas”, também desenvolvido por uma assistente social voluntária, é voltado para os direitos do idoso, mas estende sua atuação e realiza ainda palestras sobre saúde. Parcerias com a Unimed e o Senac garantem sessões de Terapia Ocupacional e cursos de corte e costura, respectivamente. Para a comunidade em geral, o Lar oferece os serviços voluntários de um fisioterapeuta para casos específicos como acidentes ou sequelas de AVC.


“ “

 | Regis de Albuquerque Silva - coordenador.

“ “

A gente consegue ver o impulso que esse trabalho tem trazido para a vida destas pessoas, pois elas têm necessidade de convívio.

Todo resultado que temos é compartilhado com esse apoio da Fundação Beto Studart.

MELHOR IDADE

Administrar uma instituição como essa, destaca Albuquerque, é uma missão difícil. É querer fazer muito, porém, com pouca verba. Assim, em 2006, uma parceria firmada com a Fundação Beto Studart oxigenou o trabalho do Lar Francisco de Assis. A Fundação, conta Albuquerque, realizou uma significativa reforma no prédio e mantém um repasse financeiro por mês para custeio do lugar. “A manutenção do prédio é um resultado concreto do aporte financeiro da Fundação Beto Studart. Se não fosse isso, estaríamos em maus lençóis. A gente tinha grandes dificuldades para manter o espaço e realizar nossas atividades. Com a parceria conseguimos ampliar o nosso atendimento. Aliás, esse apoio é fundamental para o nível de atendimento que temos hoje no Lar. Todo resultado que temos é compartilhado com esse apoio da Fundação”, admite Albuquerque.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

21


PROJETOS

CLÍNICA GINECOLÓGICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Saúde feminina em primeiro plano A mulher sempre teve papel protagonista na História, mesmo com direitos suprimidos e voz silenciada durante muito tempo. Coube a figura feminina o poder de guardar e proteger, no recanto sagrado de seu útero, a vida. Ao longo dos anos, cresceu o protagonismo das mulheres bem como seu empoderamento econômico e social. Através de lutas e fortes mobilizações, a mulher, enfim, caminha para uma sociedade mais atenta aos seus direitos humanos, sexuais e reprodutivos.

ÁREA SAÚDE

22

FUNDAÇÃO BETO STUDART

As conquistas, portanto, reforçaram a importância feminina no núcleo familiar. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), que teve como ano base 2011, cerca de 37,4% das famílias têm como pessoa de referência uma mulher. Além do poder supremo da maternidade, elas agora também mantêm seus entes, social, econômica e afetivamente. Neste contexto, o sombrio número de morte de brasileiras impacta nefastamente a sociedade de um modo geral. Elas são mães, filhas, esposas e amigas morrendo de doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas. A conjuntura consegue ficar mais acentuada quando atinge mulheres em situação de vulnerabilidade econômica. Para elas, o acesso à saúde é mais estreito e complicado. Com esse quadro generalizado na saúde pública brasileira, a Clínica Ginecológica da Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza, coordenada pelo ginecologista e mastologista, Pedro Wilson Leitão Lima, busca soluções para oferecer um atendimento acessível e de qualidade. “Aqui se faz todo tipo de cirurgia de mama e ginecológico. Nós somos preparados para qualquer tipo de cirurgia. Trabalho para um hospital particular da cidade e posso garantir que temos hoje uma estrutura semelhante”, comenta Dr. Pedro Wilson.


Segundo o médico, a Clínica Ginecológica da Santa Casa de Misericórdia está estruturada e bem aparelhada, compatível com qualquer outra clínica da cidade. A nova realidade do lugar especializado em saúde feminina, porém, é fruto de parcerias com instituições filantrópicas, convênios e iniciativas privadas. Entre os colaboradores, Dr. Pedro Wilson ressalta o papel da Fundação Beto Studart, um dos principais apoiadores da reformulação do espaço voltado para a mulher. “Depois do apoio da Fundação, conseguimos aumentar o atendimento. Atendemos uma média de 100 pacientes diariamente. Antes desta parceria, tínhamos capacidade para atender apenas metade disso”, revela o médico.

 | Dr. Pedro Wilson Leitão Lima - chefe da clínica de ginecologia.

“ “

“ “

O apoio da Fundação Beto Studart, diz Dr. Pedro Wilson, permitiu a reforma da clínica e a compra de modernos equipamentos para a realização de exames de alta complexidade para o diagnóstico precoce e tratamentos de algumas doenças como o câncer de colo de útero. “Nosso aparelho de videolaparoscopia, por exemplo, é o melhor do Ceará e 90% dele foi custeado pela Fundação”, conta o especialista, que acumula ainda as funções de professor universitário, chefe de ginecologia de um importante hospital particular da cidade e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

Aqui se faz todo tipo de cirurgia, de mama e ginecológica. Nós somos preparados para qualquer tipo de cirurgia.

Nosso aparelho de videolaparoscopia, por exemplo, é o melhor do Ceará e 90% dele foi custeado pela Fundação.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

23


BOLSAS

LUIS MENEZES PIMENTEL NETO

“Às vezes, ajudar alguém não é tirá-lo da miséria, mas sim plantar uma ideia” Um garoto simples, morador de uma casa de pau a pique, como muitos outros que residem no sertão. Os pequenos dedos abarcavam, desde cedo, o cabo da enxada. Criativo, o menino construía um mundo a parte do seu, onde caminhava para longe da seca e da roça. Na vida real, Luís Menezes Pimentel Neto, então com 12 anos, percorria uma longa estrada para a escola. A história de Luiz poderia ser a continuação da narrativa de sua família. No entanto, em meio à quimera, um toque de realidade que viria a mudar sua vida. Em 2002, passava em Santa Quitéria (cidade mais próxima de Luís) o Rali dos Sertões, uma ação social, acompanhada pela TV Record, que distribuía livros para crianças carentes. A reportagem entrevistou Luís e pediu mais detalhes de sua rotina. Sem imaginar a repercussão que sua história ganharia, Luís contou como era o seu dia a dia. Desde os sete anos, ele trabalhava na roça e realizava outros serviços pesados como buscar água no rio para sua família. A casa era humilde e a comida escassa.

SAI A ENXADA. CHEGAM OS SONHOS! O menino da enxada surpreendeu a equipe de reportagem com a maturidade com a qual falava sobre sua própria infância. “Não era bem uma infância, mas um passar pela vida. O principal objetivo naquela época era sobrevivência. Sempre tive lucidez. Desde novo enxergava outra coisa”, comenta Luís. A entrevista concedida a TV Record foi ao ar. A lucidez irradiando de uma mente tão jovem e a infância passando apressada na vida de Luís impactaram diversos telespectadores. Entre eles, o empresário Beto Studart. “Não sabia que a minha vida passava tanta tristeza. O Dr. Beto viu a matéria e se emocionou. Quando me sentei de frente para Dr. Beto, ele perguntou o que eu queria dele. Falei que não sabia direito, mas que queria uma oportunidade de sair daquela vida”, recorda Luís. Com o apoio do empresário, Luís saiu do sertão e se mudou para Santa Quitéria, onde foi estudar na melhor escola da cidade. “Naquele momento parecia que eu estava certo, pois nunca tinha deixado morrer meus sonhos. Nunca tinha dito não ao que eu poderia ser”.

24

FUNDAÇÃO BETO STUDART


NOVOS CAPÍTULOS Contudo, nem tudo transcorreu em paz. Luís teve problemas de adaptação na nova escola e enfrentou uma difícil situação familiar. Enrolado na teia do destino, ele pediu um tempo ao seu benfeitor. “Queria parar com tudo. Mas, por algum motivo, Dr. Beto não queria desistir”. Alguns anos depois, com a situação controlada e disposto a dar um passo adiante, Luís vem para Fortaleza. Sua meta: vestibular. A Fundação Beto Studart custeou moradia, alimentação e o preparatório. Atualmente, Luís cursa, com o apoio da instituição, o segundo ano de Educação Física na Estácio-Fic. “Dr. Beto e a Dra. Ana Studart nunca desistiram. Até quando eu desacreditei de mim, eles acreditaram. E isso fez muita diferença na minha vida. Às vezes, ajudar alguém não é tirá-lo da miséria, mas sim, plantar uma ideia. Eles plantaram uma semente para brotar futuramente”, reflete.

“ “ “

“ “ “

Nunca tinha deixado morrer meus sonhos. Nunca tinha dito não ao que eu poderia ser.

Não era bem uma infância, mas um passar pela vida.

Até quando eu desacreditei de mim, eles acreditaram. E isso fez muita diferença na minha vida.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

25


BOLSAS

PAULO FERREIRA DA COSTA Sorriso tímido. Olhos sábios. Ele é jovem, tem apenas 18 anos. Paulo Ferreira da Costa toca flauta, mas isso é apenas uma nota. Sua essência se confunde com a música. Da vida, ele aprendeu a beleza de executar e sentir os sons. Da música, Paulo descobriu uma nova forma de viver. “A música é arte. E a arte é vida!”, compara com simplicidade. “Ao tocar o primeiro Dó, a música começou para mim”, revela Paulo. Inicialmente, o menino enveredou pelas singelas notas da flauta doce. Seu futuro, porém, começou a ser delineado quando sua família se mudou para Pacatuba. Ele entrou para a banda municipal da cidade. No entanto, o jovem precisava aprender a tocar flauta transversal. “A banda emprestou uma flauta para mim. Então, fui aprender sozinho, pesquisando na internet”, lembra.

“A música é arte. E a arte é vida!” O SOM DA VIDA Paulo já tinha o conhecimento do seu dom, porém, faltava o “empurrão” prático. Através de um primo, ex-bolsista da Fundação Beto Studart, o jovem tomou conhecimento do trabalho social desenvolvido pela instituição, que apóia jovens músicos no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Paulo procurou a Fundação e contou sua história. Acreditando no jovem talento, a Fundação aceitou-o como bolsita.

26

FUNDAÇÃO BETO STUDART


De acordo com o estudante, o Conservatório mudou sua concepção sobre música. “Passei a ver a música como arte. Não é simples tocar o instrumento e executar os sons. A música tem a sua matemática e também tem o prazer. Ela é completa, mas às vezes as pessoas esquecem. Através do Conservatório percebi isso”, explica. A razão e a sensibilidade de Paulo o guiaram para novos vôos. Além de ser professor voluntário da Ong Sociedade dos Artistas e Estudantes de Monguba (SOARTE) – que oferece aulas de flauta e violão para jovens de Pacatuba, Paulo estuda Música na Universidade Estadual do Ceará (UECE). “Meu objetivo é aprender e chegar mais fácil nas pessoas. Não tem sentido ser o melhor músico do mundo e ficar com esse conhecimento só para mim”, pondera. Paulo reconhece que segurou com firmeza as oportunidades que apareceram no seu caminho. Contudo, destaca o poder de uma mão estendida na construção de um novo mundo. “Uma coisa que admiro na Fundação Beto Studart é isso. Ela ajuda muitas pessoas que gostariam de aprender algo, mas que não tinham chances. Por mais que você veja aonde quer chegar, você precisa de uma ponte, um braço que te ajude. E a Fundação faz isso. Agradeço o que todos fizeram por mim e também pelos outros jovens da minha comunidade que também são bolsistas. Duas coisas resumem a minha trajetória até aqui: o trabalho da Fundação e o meu amor pela música”, conclui Paulo.

“ “

“ “

Duas coisas resumem a minha trajetória até aqui: o trabalho da Fundação Beto Studart e o meu amor pela música.

Não tem sentido ser o melhor músico do mundo e ficar com esse conhecimento só para mim.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

27


BOLSAS

FRANCISCO IVAN ANASTÁCIO

Uma tragédia mudou radicalmente a vida de Francisco Ivan Anastácio. Mas, contrariando o senso comum, Ivan, 32 anos, não se deixou envolver pelo manto da amargura. Há 10 anos, numa briga de bar, o rapaz foi alvejado por um tiro. Da violência, ele herdou sequelas graves. Ficou 40 dias internado e mais um ano andando de cadeira de rodas. Deitado na cama do hospital, Ivan prometeu a si mesmo que escreveria uma nova história e voltaria a andar. “Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Acho que esse foi o meu caso. Estava muito afoito e Deus disse: ‘calma, não é assim não’”, conta. Resoluto, Ivan, de fato, mudou seu destino. A trajetória foi árdua, porém, recompensadora. Para auxiliar no seu tratamento, Ivan foi aconselhado a praticar natação. Do acaso, ele encontrou seu norte. Na terra, o futuro atleta se locomovia com dificuldade, com ajuda de muletas. Nas águas, porém, ele descobriu como poderia aproveitar a segunda chance que a vida lhe concedeu. Com determinação, tornou-se um paratleta. Morando em Cascavel, Ivan precisava vir constantemente a Fortaleza para treinar. A vaga já estava garantida na Universidade de Fortaleza (Unifor), mas faltava o suporte para custear o transporte, alimentação e material esportivo. “Tinha conseguido uma vaga para treinar em Fortaleza, mas, não tinha condições de vir. Aí, através do meu amigo Edvaldo Prado, fiquei sabendo que a Fundação Beto Studart apoiava atletas. Escrevi uma carta contando minha história e pedindo apoio. A partir daí, a instituição me concedeu uma bolsa”, recorda Ivan. A ajuda da Fundação Beto Studart, diz o paratleta, contribuiu, ainda, para atrair outros patrocinadores como a Expresso Guanabara, o Bolsa Esporte Federal e o Governo do Estado (através da Secretaria de Esporte), fundamentais para encarar competições estaduais, nacionais e internacionais. Ivan já participou dos campeonatos Cearenses, Norte/ Nordeste, Brasileiro e Open (competições fora do país) na Argentina e Alemanha.

28

FUNDAÇÃO BETO STUDART

“Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Acho que esse foi o meu caso”


O DESPERTAR DE UM SONHO A violência, a superação e a vitória estão entrelaçadas na narrativa do paratleta. Ele afirma que o tiro foi um divisor de águas. A natação devolveu o seu caminhar, com muletas é verdade, mas ainda assim com força suficiente para andar pela própria biografia. “Não teria conquistado tudo isso se não tivesse sido desafiado pelas circunstâncias. Antes, eu era nada. Hoje, sou alguma coisa. Então, eu diria que a palavra que me resume é sucesso”, admite Ivan. Olhando para trás, Ivan tem consciência de que reescreveu sua história. “Se não tivesse o apoio, nada teria acontecido. A Fundação Beto Studart representa a minha vida. Não tinha nada! O apoio que recebi da Fundação mudou toda a minha história”, reconhece Ivan.

“ “

“ “

Antes, eu era nada. Hoje, sou alguma coisa. Então, eu diria que a palavra que me resume é sucesso.

O apoio que recebi da Fundação Beto Studart mudou toda a minha história.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

29


BOLSAS

EDMAR LUIZ DE SOUSA

“Eu vejo a arte como um canal de reencontro” Aperfeiçoamento. Com esse objetivo, Edmar Luiz de Sousa buscava uma chance de estudar no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Edmar, que já atuava na cena musical cearense, queria lapidar ainda mais seu talento. O músico, todavia, mirou em um alvo e acertou em vários. A trajetória para entrar no Conservatório redefiniu a sua visão de mundo. Em cada porta que bateu para perseguir sua meta, tirou lições. Na arte, por exemplo, entendeu que poderia reescrever a história e despertar a mente para uma nova forma de perceber a realidade. “Eu vejo a arte como um canal de reencontro. Nós mesmos nos incluímos no meio e construímos novos pensamentos, nossas ideologias”, reflete. A reflexão não vem à toa. Edmar, que também é historiador e especialista em Metodologia do Ensino de Arte, entrelaçou música, arte, educação e consciência crítica e social para construir um projeto que repercute na vida de 90 jovens da comunidade de Monguba, em Pacatuba. A Sociedade dos Artistas e Estudantes de Monguba (Soarte), que ensina, gratuitamente, violão, flauta, espanhol e artesanato nasceu inspirada, principalmente, no trabalho voluntário que o músico já realizava anteriormente e no incentivo que recebeu da Fundação Beto Studart como bolsista. “O apoio que recebi da Fundação e o trabalho que realizamos na nossa comunidade me transformaram. Mudou a forma como vejo o mundo e o que a gente pode fazer por ele”, comenta.

30

FUNDAÇÃO BETO STUDART

SEMEANDO O FUTURO

Para se integrar no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, o músico precisava de alguém que acreditasse no seu potencial. Em 2007, Edmar soube que a Fundação Beto Studart apoiava jovens talentos. “Procurei a Fundação e apresentei minha proposta. A diretoria gostou e me aceitou como bolsista. Quando cheguei ao Conservatório conheci muitas pessoas. Muitas coisas boas aconteceram. Estudei com um cara que é uma grande referência para mim, professor José Mário”, recorda Edmar. O trabalho voluntário que Edmar já realizava com crianças foi um dos motivos pelos quais a Fundação o aceitou como bolsista. A experiência no voluntariado, no entanto, não resultou apenas numa bolsa de estudos. “A minha própria experiência com o 3º setor mostrou que era possível fazer um trabalho social. Quando a Iris e a Goreti, que trabalham na Fundação, disseram que dava para fazer esse trabalho, tomei mais fôlego”, conta. A relação próxima com a Fundação Beto Studart, diz Edmar, foi fundamental na criação da Soarte. O trabalho desenvolvido pela instituição, destaca o músico, o fez pensar como poderia continuar a multiplicar essas ações. “Pensei: como posso repor isso? Transformando-me num multiplicador. A Fundação sabe que agora tem uma extensão do seu trabalho. Ela me ajudou quando era um bolsista e continua ajudando agora com a Soarte. A doação de instrumentos foi muito importante para o aprendizado dos alunos. A Fundação é aquele parceiro que acredita sempre. É uma força contínua e presente. Por isso, agradeço por mim, pelos outros bolsistas e também em nome de todos os alunos da Soarte que foram beneficiados com as doações”, afirma.


“ “

“ “

A Fundação Beto Studart é aquele parceiro que acredita sempre. É uma força contínua e presente.

A minha própria experiência com o 3º setor mostrou que era possível fazer um trabalho social.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

31


BOLSAS

JOSÉ SERGIO DE LIMA

O homem com sorriso de garoto é atleta. As pernas não são muito longas, mas conseguem bater recordes em salto em distância. A deficiência nos braços some diante da gigante determinação de José Sergio de Lima. Ele tem apenas 29 anos, mas rege, com disciplina, uma banda de 50 componentes. No esporte encontrou o caminho para superar os limites que a vida lhe impôs. Na música, o esportista achou poesia, harmonia e mais uma forma de provar de que a restrita mobilidade de seus membros superiores não negaria seu talento para tocar instrumentos. Cedo, ele descobriu que o mundo poderia ser pequeno se tivesse medo de olhar para além de sua janela. Serginho, como é conhecido, percebeu ainda criança que nada o impediria de realizar os próprios sonhos. “Aprendi a nunca me colocar para baixo. Não me coloco como fracassado. Se alguém me diz um não, vou lá e mostro que posso”, assegura.

“Não me coloco como fracassado. Se alguém me diz um não, vou lá e mostro que posso”

32

FUNDAÇÃO BETO STUDART


SUPERAÇÃO

Com o incentivo de Ivan Anastácio, outro paratleta, o jovem passou a encarar o esporte com profissionalismo. Para chegar ao nível de competição que queria, Sergio precisava de treinamento com alto rendimento. Morando em Cascavel, ele necessitava de apoio para vir a Fortaleza. Neste momento buscou o apoio da Fundação Beto Studart, instituição que já vinha desempenhando importante papel na vida de outros atletas. Com a bolsa que contemplava alimentação, transporte e material esportivo, Sérgio ganhou mais fôlego para correr atrás de seus recordes e medalhas.

“ “

“Consegui a bolsa da Fundação Beto Studart e passei a treinar com mais determinação. Aí quando voltei para as competições, já fui batendo recordes e me destacando na minha classe (T45 e T46 – grau de deficiência)”, conta. Como paratleta, Sergio já participou dos campeonatos Cearenses, Norte e Nordeste e Brasileiro. Segundo ele, para bons resultados é fundamental o apoio de pessoas que acreditam nos seus sonhos. “Sem apoio, acho que nem sairia do meu município. O apoio da Fundação Beto Studart abriu todas as portas. Foi uma luz que resplandeceu no fim do túnel e que eu fui seguindo. Espero que essa luz continue acesa. Dr. Beto e Dra. Ana Studart são pessoas que nem devem saber quem somos, mas que mudaram nossas vidas. Hoje, me considero um vencedor, com certeza”, reflete Sérgio.

“ “

“Todo mundo tem o direito de vencer e ser alguém na vida”. A declaração pode muito bem ser encaixada como o norte da história de Sérgio. Com esse “mantra” na cabeça, o atleta sublimava sua deficiência e fazia que os demais também esquecessem que ele tinha alguma restrição física.

Todo mundo tem o direito de vencer e ser alguém na vida.

O apoio da Fundação Beto Studart foi uma luz que resplandeceu no fim do túnel e que eu fui seguindo.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

33


34 34

FUNDAÇÃO FUN ND DA DAÇ AÇ A ÇÃ ÃO O BET B BETO ETO S ET STUDART TUD TU TUD UDART AR R RT


GESTÃO DE

PROGRAMAS

E

PROJETOS

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

35


PROGRAMA DE APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS

36

FUNDAÇÃO BETO STUDART


O programa de Apoio Técnico e Financeiro a Projetos visa contribuir para a sustentabilidade econômico-financeira e técnica de entidades que desenvolvem projetos direcionados a crianças, jovens e adolescentes expostos a vulnerabilidades pessoais e sociais.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

37


ÁREA CULTURAL

38

FUNDAÇÃO BETO STUDART


A Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes - EDISCA tem como foco de atividade a arte e a cultura através da dança, desenvolvendo um processo educativo e formativo dos educandos, quando das etapas de concepção, realização e apresentação dos espetáculos de dança. O Projeto Dança Movimento para a Vida promove o desenvolvimento humano de 400 crianças e adolescentes em situação de fragilidade, pessoal e social, mantendo interseção com a família, escola e comunidade, através de uma proposta pedagógica interdimensional que tem a arte na centralidade do processo educativo, como forma de desenvolver habilidades, incorporar valores e ampliar competências nos campos pessoal, social, cognitivo e produtivo, aliado a um programa de atenção à saúde integral dos educandos.

DADOS

PANORAMA

ESCOLA DE DANÇA E INTEGRAÇÃO SOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ‐ EDISCA LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Cultural INÍCIO DO CONTRATO | 05/06/2008 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 400 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 265.936,00 NOME |

RESULTADOS A parceria da Fundação Beto Studart com a EDISCA consiste no patrocínio e apoio financeiro às atividades desenvolvidas na realização do Projeto Dança Movimento Para a Vida, bem como custeio da entidade.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

39


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

ELOS DA VIDA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Cultural INÍCIO DO CONTRATO | 30/05/2007 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 612 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 240.000,00

PANORAMA A Associação Elos da Vida tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, com prioridade para pessoas com deficiências, expostas a riscos sociais e pessoais advindas dos bairros periféricos de Fortaleza em especial o bairro do Sossego onde o trabalho tem extensão junto às famílias do público dali assistido. A parceria firmada com a Fundação Beto Studart tem como objetivo dar o apoio financeiro para os Projetos “Dança sobre Rodas” e “Roda Vida” As atividades desenvolvidas nestes projetos visam contribuir no processo de inclusão social dos beneficiados e abrangem a área de educação, arte e cultura no intuito de contribuir na prevenção, habilitação e reabilitação de suas limitações físicas, intelectuais, emocionais e sociais, visando diminuir as sequelas da exclusão social e do preconceito dos quais são vitimas. Visa ainda contribuir na garantia do direito dos jovens com deficiência à produção cultural, através da criação e apresentação de espetáculos e performances da Cia. De Dança e Banda Elos para diversos públicos em Fortaleza.

RESULTADOS O resultado mais expressivo da parceria entre a Fundação Beto Studart e Associação Elos da Vida tem sido a oportunidade de através das atividades desenvolvidas, possibilitar inclusão de pessoas deficientes no campo das artes, da educação e da geração de trabalho e renda. As capacitações realizadas pela Associação no campo da arte foram as seguintes: curso de dança em cadeira de rodas (02 turmas), curso de música (01 turma), curso de maquiagem de caracterização cênica (02 turmas, sendo 01 formada por jovens com deficiência auditiva/surdos totais).

40

FUNDAÇÃO BETO STUDART


Os que participaram dos cursos de dança foram incluídos na Cia de Dança, os de maquiagem passaram a desenvolver atividades em grupos de teatro e de artes cênicas. Após a conclusão dos cursos de figurinos e adereços, 50% dos familiares já desenvolviam atividades com geração de renda, com a contratação de mulheres para confecção dos figurinos do próximo espetáculo da Cia de Dança. Na área de geração de trabalho e renda, 65 jovens com deficiência, foram capacitados nas áreas de recepção com inglês básico e informática. Cem por cento dos alunos concluíram os cursos, e foram encaminhados para organizações de intermediação com o mercado de trabalho e em torno de 30 educandos encontram-se empregados com carteira assinada em empresas privadas de Fortaleza. Com a finalidade de criação de negócios e incentivar o empreendedorismo, 110 pessoas foram treinadas, destas 50 jovens com deficiências mais severas e com poucas oportunidades de inserção no mercado formal de trabalho e 60 familiares. A Fundação repassa todos os meses recursos para viabilizar as atividades desenvolvidas nos diferentes projetos.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

41


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | CONSERVATÓRIO

DE MÚSICA ALBERTO NEPOMUCENO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Cultural INÍCIO DO CONTRATO | 04/03/2009 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 25 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 135.279,60

PANORAMA O Conservatório de Música Alberto Nepomuceno é uma Instituição com mais de 70 anos de fundação, atua no campo do Ensino da Música utilizando-se dos mais diversos instrumentos. Durante sua trajetória foi responsável pela formação de inúmeros músicos com destaque no cenário estadual, nacional e internacional tendo o reconhecimento da sociedade cearense. Na entidade são desenvolvidos cursos de Teoria e Percepção Musical, Canto, Coral, Piano, Vilão, Flauta entre outros. Para atender às pessoas de baixo poder aquisitivo, ou seja, aquelas que não dispõem de recursos para custear Curso na Área da Música. Mesmo aplicando um valor acessível em suas mensalidades, o Conservatório tem articulado parcerias com Empresas e Organizações não Governamentais e desenvolve projetos que permitem o acesso dessas pessoas ao universo da música, a exemplo da parceria firmada com a Fundação Beto Studart no “Projeto Cultivando Talentos” que vem beneficiando 25 adolescentes e jovens egressos de Escolas Públicas que possuem talentos musicais os quais frequentam os cursos de acordo com suas aptidões.

42

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RESULTADOS A parceria entre a Fundação Beto Studart apresenta como principais resultados a aprovação de cinco alunos no Curso de Música da UECE. Entre os alunos aprovados destaca-se Paulo Ferreira da Costa, o qual foi indicado para concorrer a uma bolsa de estudos no Conservatório de Briançon – Alpes Franceses, foi aprovado na primeira fase e está aguardando o resultados da 2ª fase, para a qual foi preparado com estudos intensivos, esta fase constou da gravação de um DVD que está sob apreciação do Conservatório de Briançon. O referido aluno foi beneficiado também pela Fundação com uma flauta transversa, instrumento que possibilitou o seu aperfeiçoamento. Paulo é destaque no Curso de Música da UECE foi convidado para participar da Orquestra Sinfônica da UECE sob a regência do Prof. Alfredo Barros e tem se apresentado mensalmente no Theatro José de Alencar, foi também convidado para a Orquestra de Sopro da UECE, sob a regência Profª. Inês Martins. Outro grande destaque é o bolsista Pedro Neto o qual apresentou um recital no Centro Cultural Dragão do Mar, espaço de relevante importância no cenário cultural do Ceará, fazendo parte da Programação do referido Centro. Pedro Neto também participou de um evento nacional Festival Nacional de Violões do Piauí em Teresina, no Estado do Piauí. Pedro Neto se apresentou também no III Festival de Música Universitária promovido pela Rádio Universitária com uma composição de sua autoria. Vale ressaltar que o trabalho desenvolvido pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno em parceria com a Fundação tem estimulado também o voluntariado social a exemplo do bolsista Edmar Luiz de Sousa que após a conclusão de seu curso no Conservatório fundou uma ONG em sua cidade – Pacatuba - CE e tem gerado oportunidade para crianças, jovens e adolescentes carentes a estudarem música em suas mais diversas expressões. Edmar também mobiliza outros bolsistas da Fundação residentes nas proximidades da ONG a exercitarem sua cidadania, participando de um projeto social, na função de professor, dando um retorno para a sociedade do beneficio de ser bolsista do “Projeto Incentivando Talentos”. Além dos destaques individuais, o grupo como um todo tem participado de eventos em Fortaleza e no estado do Ceará, entre os quais dois Recitais no Auditório da Alfândega em parceria com a Receita Federal, dentro do Programa de Educação desenvolvido pela Receita; Recital de Abertura do Salão de Arte Infantil promovido pelo Shopping Benfica; no XI Festival de Música de Ibiapaba realizado em Viçosa CE no qual o grupo foi representado pelos alunos Paulo Costa, Marcílio Rodrigues, Marcelo Silva e Maria Luana Santos. O grupo participa de todas as atividades do Conservatório incluindo-se aqui as festividades referentes ao aniversário da entidade compostas por recitais, entre outras, o III Festival Cearense de Violões, evento promovido também pelo Conservatório e que contou com a participação de representantes do Nordeste e a Semana de Música. A Fundação Beto Studart mantém os bolsistas repassando recursos mensalmente para o curso, passagens e refeições.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

43


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

CULTURAL CANOA CRIANÇA LOCALIZAÇÃO | Aracati CE - Praia de Cana Quebrada ÁREA DE ATUAÇÃO | Cultural INÍCIO DO CONTRATO | 27/05/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 210 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 90.800,00

PANORAMA A Associação Cultural Canoa Criança, entidade beneficente de Assistência Social é localizada na Praia de Canoa Quebrada, município de Aracati- CE, área de roteiro turístico e consequentemente com uma população de crianças, adolescentes e jovens, carentes e expostos a riscos sociais e pessoais incluindo-se aqui o trabalho infantil, uso de drogas e prostituição infantil. A Associação tem como foco atuar na prevenção dos referidos riscos utilizandose da arte circense como instrumento de inclusão social e práticas saudáveis apontando alternativas de projetos de vida construtivos e de valorização do ser humano e da cultura local. Utilizando as técnicas inspiradas no Cirque Du Soleil a Associação criou o Circo Teatro Escola Canoa Criança. Neste espaço os beneficiados além de desenvolverem suas habilidades e talentos artísticos, têm a oportunidade de participar no Espaço de Leitura de “Semana da Leitura”, com o objetivo voltado à transformação social e o “gosto” pela literatura como estratégia de aprendizagem e desenvolvimento cultural. Acesso ao universo digital através de cursos de computação e disponibilização de computadores com internet socializada para os participantes do projeto, viagens de intercâmbio cultural e participação em oficinas, mostras de circo e apresentações de espetáculos produzidos por eles.

RESULTADOS Como resultado da parceria entre a Fundação e a Associação Cultural Canoa -Circo Teatro Escola Canoa Criança, além da visibilidade do projeto e ampliação de suas parcerias; pode-se destacar nos dois últimos anos a produção de diversos espetáculos com a participação direta de seus alunos em todas as etapas desde a definição do tema até a apresentação do espetáculo propriamente dito. Entre eles destaca-se o Espetáculo ELO no qual são exploradas todas as possibilidades humanas através do corpo, numa experiência cheia de luz, som e desempenho circense. O referido espetáculo foi apresentado na cidade de João Pessoa – Paraíba para um público de 450 espectadores, em Fortaleza na 2ª mostra Dragão do Mar - Centro Cultural Dragão do Mar para um público de 250 pessoas e em Natal Rio Grande no Norte. O espetáculo ELO também foi apresentado no município de Aracati em Canoa Quebrada, com a participação do Grupo de Percussão, formado com alunos do projeto, para um público de turistas e moradores.


O Circo participou também do Festival Latino Americano de Canoa quebrada “Curta Canoa”, evento que faz parte do Calendário Cultural do Estado e tem repercussão nacional com a participação de produções de expressivos cineastas. Outro espetáculo produzido pelo Circo Teatro Escola Canoa Criança foi em homenagem ao centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga – intitulado “O Rei do Baião”. No processo de construção do espetáculo os alunos fizeram uma imersão na história do “Forró Nordestino Autêntico” conhecendo a vida e obra deste artista popular de expressão nacional e internacional. O referido espetáculo foi apresentado no município de Pedra Branca-CE para um público de 1.500 pessoas na tradicional festa de comemoração do aniversário da cidade e em eventos promovidos pela Secretaria de Turismo de Aracati. Além das atividades relacionadas aos espetáculos o Circo desenvolve oficinas de pintura em telhas, de arte identidade, pintura em murais. Neste ano uma das experiências mais marcantes dos alunos foi a viagem a Recife PE, também com o apoio direto da Fundação Beto Studart, para assistirem ao “Cirque Du Soleil” fonte de inspiração geradora da ideia de construção do Circo Teatro Escola Canoa Criança, iniciativa que tem movimentado as crianças, adolescentes e jovens de Canoa Quebrada em busca de um futuro de sucesso na vida e na arte de viver. A Fundação repassa mensalmente recursos para a manutenção de suas atividades.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

45


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ACADEMIA

CEARENSE DE LETRAS

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Cultural INÍCIO DO CONTRATO | 01/07/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | público móvel RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 114.500,00

PANORAMA A Academia Cearense de Letras, a mais antiga do País, atua há cento e dezenove anos em prol das letras e da cultura em geral. É uma Instituição, sem fins lucrativos e de utilidade pública que atende os estudantes das redes pública e particular de ensino e grande número de pesquisadores que procuram a entidade em busca de obras raras e atuais, sobre literatura, história e temas afins. A Academia também orienta novos escritores e organiza concursos literários. Realiza a cada ano, ciclos de conferências os quais têm gerado edições de coletâneas das palestras proferidas . A Academia possui também coleções de livros e jornais dos séculos passados e também a coleção João Carlos Neto, com cerca de 4 (quatro) mil livros sobre o Ceará. A Academia Cearense de Letras é um grande centro de cultura e pesquisa, abrigando entidades que não possuem sede própria, tais como: Academia Fortalezense de Letras, Academia Cearense de Retórica, Academia Cearense da Língua Portuguesa, Associação Brasileira de Bibliófilos, Sociedade Amigos do Livro (com a “Biblioteca Olga Barroso”, que reúne importante acervo com cerca de 4.000 títulos, boa parte da coleção do Governador Parsifal Barroso), União Brasileira dos Trovadores (secção Ceará), Sociedade Cearense de Geografia e História, Associação de Jornalistas Escritores do Brasil (secção Ceará), Academia Feminina de Letras, Academia de Letras e Artes do Ceará, Academia Ipuense de Letras, Academia Metropolitana de Letras e Artes e outras. A Academia funciona no Palácio da Luz, doado por Lei, pelo então Governador do Estado, Tasso Jereissati, desde 1989. O prédio é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico do Ceará por ser uma edificação do final do século XVII.

46

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RESULTADOS A Fundação Beto Studart mantém parceria com a Academia Cearense de Letras cujo objetivo é contribuir para a disseminação da cultura através de repasse de recursos mensais para o desenvolvimento do projeto “A Escola vai a Academia” que consiste em atividades de socialização do acesso à leitura de alunos da Rede Pública e Particular de Ensino de Fortaleza e cidades do interior do Estado. Estas visitas são acompanhadas pelos profissionais da Academia. O “Programa de Incentivo à Leitura”, tem como objetivo, através de palestras e eventos em geral, fortalecer o hábito da leitura o que inclui a distribuição de livros para a Escolas e alunos carentes. Visitas Realizadas na Academia Cearense de Letras:  Alunos de Instituição Particular de Ensino - 356  Alunos de Instituição Pública de Ensino - 403 Palestras proferidas no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense e Letras. Doação de livros (montagens de bibliotecas) em parceria com a Sociedade Amigas do Livro num total de 12.771 livros nas seguintes cidades:  Fortaleza,  Madalena,  Pacatuba,  Aracati,  Aracoiaba,  Marrecas /Tauá,  Ocara.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

47


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

DE AMIGOS DO CORAL DA UFC ‐ ACUFC

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Cultural INÍCIO DO CONTRATO | 27/09/2006 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 33 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 26.500,00

PANORAMA O Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC) é um grupo artístico sem fins lucrativos, formado por estudantes universitários, que presta relevante trabalho sócio-educativo para a formação de plateias para a música brasileira, contribuindo também com a formação de novos cantores, regentes e líderes de grupos musicais vocais na cidade de Fortaleza, acreditando ser a educação musical uma das competências fundamentais na consolidação de valores humanos e de novas ideias de recriação artística. Atualmente vinculado ao Curso de Música, o Coral da UFC, com 37 integrantes, dá continuidade às suas atividades de formação musical e humana, estabelecendo um vínculo direto entre o aprender e o fazer artístico. O grupo está sob a regência do Prof. Dr. Erwin Schrader, tem como orientador vocal o Prof. Dr. Gerardo Viana Junior e é coordenado pelo Prof. Dr. Elvis de Azevedo Matos, que também atua como diretor artístico, arranjador e regente assistente. Além de realizar as apresentações públicas de seu repertório (em média, 40 por ano), o grupo mantém as seguintes atividades permanentes: o Núcleo de Desenvolvimento Vocal, atividade interdisciplinar para desenvolvimento de técnicas de emissão vocal para a música brasileira; o Núcleo de Composição e Arranjo, espaço destinado à pesquisa e composição musical para o canto coral; o Núcleo de Expressão Corporal, atividades de pesquisa que visam o desenvolvimento corporal associado à expressão vocal; e as Semanas de Canto Coral, eventos de formação e capacitação de músicos da comunidade através de seminários, palestras e oficinas sobre a arte do canto coletivo.

48

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RESULTADOS Ao longo do ano de 2011, o apoio dado pela Fundação Beto Studart proporcionou ao Coral da UFC a realização de 35 apresentações, com uma estimativa de público em torno de 8.507 espectadores. Em todos os eventos houve a citação da Fundação Beto Studart como parceira cultural das realizações do grupo. Em 2012, também com o apoio financeiro da Fundação, foram realizadas 14 apresentações, com uma estimativa de público em torno de 2.035 espectadores. A diminuição do número de apresentações se deu essencialmente em virtude da renovação em 85% do quadro de cantores do grupo, sendo necessários mais ensaios do que apresentações para recompor o repertório do coro e formar novos cantores. O novo grupo inicia o ano de 2013 bem mais fortalecido musicalmente, dando continuidade às suas apresentações, iniciando o processo de produção e execução do seu próximo espetáculo.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

49


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | IRAN

CARLOS DA SILVA PROGRAMA HISTÓRIA DA MÚSICA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Cultural INÍCIO DO CONTRATO | 01/01/2009 Nº DE BENEFICIÁRIOS | PÚBLICO MÓVEL RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 21.840,00

PANORAMA O Programa “HISTÓRIA DA MÚSICA” é um programa de entrevistas musicais conduzidas pelo apresentador Ulysses Gaspar, veiculado na TVC Ceará, e tem como objetivo resgatar as histórias contidas nas entrelinhas de cada música, de cada fase da trajetória do convidado, e quais as influências dele e de suas composições no cenário musical. No tempo de 30 minutos de entrevista, resgata histórias, curiosidades, tons e harmonias que envolve a figura do entrevistado e sua obra com o objetivo de aproximar os artistas ao nosso público amantes da boa música. O Programa “História da Música” destaca-se pela qualidade musical, diversidade, casualidade e naturalidade representadas por uma conversa de clima informal entre o apresentador e seus convidados. Nos anos de 2011 e 2012, contou com a participação de artistas como: Dominguinhos, Evaldo Gouveia, Benito Di Paula, Waldonys, Wando, Renato Vargas, Deni, David Duarte, Deni, Ba Freyre, Band On The Run, ítalo e Reno 2ª Edição, Edinho Vilas Boas, Carlinhos Palhano, George Israel, Dorgival Dantas, Oswaldo Montenegro, Tito Freitas, Zé Renato, Ricardo Black, Marcus Café, Daniela Mercury, Carol Oliveira, Leny Andrade, Crís Fiúza, Ana Canário, Geraldo Azevedo, François de Lima, Grupo Feijosamba, Grupo Maestrio, Marcos Assumpção, Lupe Duailibe, Zé Ricardo, Djane Leão, Trajano Neto, Zeca Baleiro, Cacimba de Aluá, Criolina, Vick Verônica, Nosly, Elba Ramalho, Glad Azevedo, 14 Bis, Cesar Nascimento Regis e Rogério, Flávio Venturini, Ciribah Soares, Roupa Nova, Flavio Rangel, Ricardo Barsotelli, Danilo Caymmi, Nando Cordel, Grupo Cambará, Ângela Ro Ro, Ray Miranda, Beto Barbosa, David Duarte, Sambô, Renato Assunção, Nonato Luiz, Sandra de Sá, Rondinelly e Banda, Gabriel Leite, Val Xavier, Sandra Lemos, Patrícia Alice, Emílio Santiago, Neo Pineo, Michael Sullivan, Paulo Façanha, João Fênix, Anna Ratto, Charles Teony.

RESULTADOS O Programa História da Música é exibido em 52 edições anuais, resultado da parceria com a Fundação Beto Studart. A Fundação é patrocinadora do Programa por considerá-lo importante na divulgação de nossa cultura e uma excelente oportunidade para revelação de novos talentos.

50

FUNDAÇÃO BETO STUDART


ÁREA DESPORTIVA

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

51


52

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO |

CENTRO PARADESPORTIVO EDIVALDO PRADO ‐ PROJETO FAÇA DO DEFICIENTE

UM ATLETA LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Esporte: natação e tênis de mesa INÍCIO DO CONTRATO | 01/03/2007 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 600 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 94.685,86

PANORAMA No Brasil, mais de 45,6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, segundo dados do Censo Demográfico 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 23,9% da população do país. Apesar de representarem uma expressiva parcela da população brasileira, as pessoas com deficiência, sejam elas auditivas, mentais, motoras ou visuais não compartilham os mesmos direitos das outras pessoas, apesar desses direitos serem expressos em leis. Tal situação coloca os portadores de necessidades especiais num patamar de extrema vulnerabilidade e exposição a todas as formas de discriminação as quais incluem desde o cerceamento do direito de ir e vir - falta de adaptações arquitetônicas, de infraestrutura, de equipamentos, até a falta de acesso e acessibilidade aos bens e serviços da sociedade, tais como saúde, educação, lazer, moradia, previdência e assistência social entre outros.

O Centro Paradesportivo Edivaldo Prado foi construído em 2007 a partir de uma articulação entre o atleta Edivaldo Prado com a Fundação Beto Studart , a empresa AGRIPEC Química Farmacêutica e a empresa CMM Engenharia fato que tornou realidade o sonho, acalentado por cerca de 10 anos por Edivaldo, de construir e equipar de forma adequada um espaço para o atendimento a pessoas com deficiência usando o esporte como ferramenta de inclusão social. O Centro tornou-se referência no atendimento às pessoas deficientes do município de Maracanaú e desenvolve os seguintes projetos:  Projeto Faça do Deficiente um Atleta atende 400 crianças e adolescentes com deficiência com aulas de natação e tênis de mesa;  Projeto Medalha de Ouro atende 60 crianças na faixa etária de 8 a 12 anos sem deficiência para viabilizar a convivência com aquelas que têm deficiências e assim possibilitar a troca de experiências e proporcionar uma integração entre elas.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

53


PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

 Projeto Baú de Leitura tem como objetivo o incentivo ao hábito da leitura e inclui todo o universo de pessoas atendidas nos demais projetos.  Fisioterapia Solidária atende aos atletas e demais participantes dos outros projetos no atendimento de Fisioterapia quando há indicação médica.  Projeto de Rendimento prepara equipe de natação e de tênis de mesa que participam de competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais.  Projeto Arte para Todos (aulas de violão) - tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de talentos na área da música.

RESULTADOS A Fundação Beto Studart mantém um Contrato de parceria com o Projeto Faça do Deficiente um Atleta, garantindo desta forma as atividades desenvolvidas e o custeio das despesas referentes a manutenção da instituição.

54

FUNDAÇÃO BETO STUDART


Observa-se pelos dados do gráfico acima a ampliação expressiva dos beneficiados, sendo que do ano de 2010 para 2011 houve um aumento de 100% passando de 300 pra 600, número que se manteve no ano de 2012. Destaque-se também que o espaço de treinamento adequado para os atletas deu-lhes condições técnicas para participação em competições importantes tanto nos Campeonatos Estaduais quanto Regionais, Estaduais, Nacionais e também Internacionais apresentando excelentes resultados inclusive com quebra de recordes.

Edivaldo Prado na 3ª Etapa nacional do Circuito Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação, conquistou o 8º Título nacional sendo o 1º paratleta cearense a ultrapassar a marca de 100 medalhas em competições nacionais. 2º lugar geral com 503 pontos no IV MEETING CEARENSE DE NATAÇÃO PARAOLÍMPICA. A Fundação colaborou também com orientações técnicas para elaboração de projetos, levando o Centro a ampliar seu nº de parceiros, articulando-se com as diferentes Empresas da Associação das Empresas do Distrito Industrial – AEDI. Conseguiu aprovar projeto no Ministério dos Esportes no qual contou com a adesão da COELCE e hoje tem colocado mão de obra treinada nos diversos cursos de capacitação profissional desenvolvidos, no mercado formal de trabalho no total de 30 deficientes em consonância com a Lei 7853/89, que institui o apoio às pessoas e sua integração social.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

55


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

ESPORTIVA TIRADENTES PROJETO TIGRE GERAÇÃO III MILÊNIO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Esporte: futebol INÍCIO DO CONTRATO | 28/02/2007 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 184 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 69.000,00

PANORAMA

Além do benefício social que é proporcionado pela Associação, sobretudo com o apoio da Fundação Beto Studart, existe um detalhe interessante do Projeto que é detectado por aqueles que nele trabalham ou que acompanha os seus resultados, que é a satisfação estampada nos rostos das crianças por estarem participando das atividades de um clube profissional.

Tenente Marcos Oliveira coordenador do projeto

56

FUNDAÇÃO BETO STUDART

A Associação Esportiva Tiradentes localizada nas proximidades da comunidade “Buraco da Jia” desenvolve um projeto de responsabilidade social utilizando-se do esporte como ferramenta de inclusão social. Neste sentido atende a 184 crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais e pessoais, decorrentes de sua situação sócio econômica e financeira. Num cenário de extrema pobreza, o Projeto estimula a adoção de novas e saudáveis formas de vida dando-lhes a oportunidade de praticar o Futebol, numa programação que acompanha os integrantes desde a questão esportiva quanto a educacional no que diz respeito ao desenvolvimento físico e nutricional. Em relação ao Futebol os integrantes do projeto seguem uma programação voltada a sua formação como atleta dessa modalidade esportiva compreendendo os fundamentos básicos, atividades técnicas, atividades físicas individuais e coletivas.


RESULTADOS A parceria firmada ente a Fundação Beto Studart e a Associação Esportiva Tiradentes – Projeto Tigre Geração III Milênio tem viabilizado o custeio das atividades ali desenvolvidas. A partir desta parceria foi possível realizar a reforma do campo de treino equipando-o com os materiais necessários à prática do esporte e também a contratação de um Professor de Educação Física para o acompanhamento das atividades relacionadas ao projeto. Nº de pessoas atendidas no Projeto Tigre Geração III Milênio Faixa Etária

Quantidade

Menores de 07 anos

32

07 - 09 anos

27

10 - 12 anos

38

13 - 15 anos

47

16 - 18 anos

34

Acima de 18 anos TOTAIS

6 184

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

57


ÁREA EDUCAÇÃO

58

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO CRIANÇA E

CIDADANIA ‐ CRECHE LETÍCIA LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Educação INÍCIO DO CONTRATO | 09/08/2011 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 110 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 80.645,91

PANORAMA A Associação Criança e Cidadania - Creche Tia Letícia, situada à Rua Pedro de Paulo Barros, no Bairro Colônia Antonio Justa – Maracanaú, cenário de pessoas de baixo poder aquisitivo e praticamente sem estrutura de assistência à pequena infância, por não dispor de nenhuma estrutura Municipal de Creche, atende a crianças de 2 a 4 anos desenvolvendo o Ensino Infantil conforme prerrogativas do MEC – Ministério de Educação e Cultura, Parâmetros Curriculares do Ensino Infantil. A iniciativa da Associação em enveredar pela opção de implantar e manter a Creche partiu das necessidades das famílias com crianças nesta faixa de idade, cujas mães estavam impedidas de ingressar no mercado formal ou informal de trabalho por não terem efetivamente com quem deixar as crianças no período do trabalho. Desta forma, a Creche passou a ser um equipamento social essencial para a comunidade.

RESULTADOS A parceria com a Fundação Beto Studart teve início a partir de uma orientação da Sra. Fátima Jorge, Presidente da Associação N. Sra. de Fátima, que ao tomar conhecimento das condições da Creche e conhecendo o trabalho desenvolvido pela sua coordenadora e professoras, orientou–as a buscar o apoio da Fundação. Feita a articulação, foi realizada uma visita técnica por parte da Fundação e constatada as condições da Creche que na realidade não ofereciam nenhum conforto, nem segurança às crianças ali assistidas. Ressalte-se que o projeto pedagógico desenhado de acordo com o que define os parâmetros curriculares era prejudicado em sua execução pelas condições da estrutura física da Creche incluindo-se aqui mobiliário, material didático, espaço para recreação, iluminação, ventilação, etc. A partir daí a Fundação decidiu investir na Creche para possibilitar melhores condições de atendimento às crianças. Firmou então um contrato de parceria com a Associação e viabilizou a reforma e ampliação da Creche equipando-a com mobiliário e materiais pedagógicos, brinquedos educativos, materiais de escritório entre outros. Articulou a ESMALTEC que doou para a Creche os eletrodomésticos necessários para estruturar a cozinha espaço onde é produzida a merenda escolar. Além das condições, agora adequadas ao atendimento das crianças, a parceria com a Fundação Beto Studart possibilitou o aumento do nº de crianças de 60 para 110, deu maior visibilidade ao trabalho ali desenvolvido o que tem mobilizado novos parceiros a exemplo da ESMALTEC e a BS Incorporações, esta última desenvolveu uma Campanha entre os seus colaboradores e arrecadou brinquedos educativos e material didático.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

59


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | GRUPO

SOL SOLIDARIEDADE OPEROSIDADE E LIBERDADE ‐ ESCOLINHA SOL

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Educação INÍCIO DO CONTRATO | 02/02/2009 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 134 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 94.000,00

PANORAMA O Grupo SOL formado inicialmente por voluntárias da sociedade cearense é mantenedor da Escolinha SOL que atende 134 crianças na faixa etária de 3 a 9 anos, residentes no bairro Caça e Pesca e adjacências e oriundas de famílias de baixa renda. As crianças atendidas na Escolinha Sol permanecem em tempo integral sendo assistidas tanto no que se refere à educação formal de acordo com as Diretrizes Básicas de Ensino do MEC – Educação Infantil, quanto no que diz respeito a nutrição, com três refeições diárias e atividades complementares de música, esporte, lazer e social. Desenvolve trabalho junto às 98 famílias na perspectiva de integrá -las no processo de ensino aprendizagem de seus filhos e também desenvolve projetos que possibilitam a geração de trabalho e renda com cursos de culinária, trabalhos manuais e informática.

60

FUNDAÇÃO BETO STUDART

RESULTADOS O primeiro contato da Fundação com o Grupo Sol se deu a partir de uma solicitação de Carlos Alberto Studart Gomes Neto – DEDA, o qual tomou conhecimento do Grupo e de suas dificuldades em manter a Escolinha em funcionamento, à época a referida instituição passava por sérios problemas relacionados à questão financeira que ameaçava sobremaneira a sustentabilidade do projeto inclusive com o risco de reduzir o número de crianças atendidas. Realizada a visita e constatadas as condições da Escolinha, a Fundação, considerando o foco de sua missão, firmou um Contrato de Parceria que tem possibilitado a manutenção da Escolinha e a ampliação de suas atividades. A Escolinha SOL atende atualmente 134 crianças no universo de 98 famílias.


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ÀS CRIANÇAS DE ANTÔNIO

BEZERRA ‐ CRECHE ANÍSIA TÁVORA LAR DA ESPERANÇA LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Educação INÍCIO DO CONTRATO | 30/04/2009 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 80 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 12.807,56

RESULTADOS A Fundação Beto Studart mantém um Contrato de parceria com a Creche Anísia Távora garantindo desta forma as atividades desenvolvidas e o custeio das despesas referentes a manutenção da instituição.

PANORAMA A Creche Anísia Távora (Lar da Esperança) é mantida pela Associação Beneficente às Crianças de Antônio Bezerra. Atende 80 crianças na faixa etária de 0 a 5anos as quais permanecem em tempo integral e são assistidas tanto quanto no aspecto educacional quanto nutricional e social. A Creche desenvolve um trabalho junto à comunidade exposta às vulnerabilidades pessoais e sociais inerentes as pessoas de baixa renda que residem em bairros periféricos.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

61


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO |

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO CEA‐

RÁ ‐ APESC LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Educação INÍCIO DO CONTRATO | 03/05/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 100 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 93.520,00

PANORAMA Associação dos Professores do Ensino Superior do Estado do Ceará – APESC instituição idealizada e administrada por um grupo de professores aposentados do Ensino Superior tem como foco de atuação gerar a oportunidade para jovens e adolescentes egressos da Rede Pública de Ensino acessarem a Universidade. Assim desenvolve atividades educativas entre elas o Curso de Preparação para os Vestibulares Tradicionais para as diversas Instituições de Ensino Públicas e Particulares e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio ENEM oferecendo-lhes um ensino de excelência com suporte de material educativo, metodologia adequada ao processo de ensino aprendizagem.

62

FUNDAÇÃO BETO STUDART

RESULTADOS A parceria firmada entre a Fundação Beto Studart e a APESC possibilita o acesso de 100 alunos carentes aos Cursos ofertados pela instituição. Conforme frisa o Presidente da Associação a referida parceria aumentou o nº de alunos a terem acesso aos Cursos e destes muitos já conseguiram ingressar no Ensino Superior, o que significa, a curto e médio prazo, sua inserção no mercado de trabalho e consequente mente um salto de qualidade em suas vidas e de suas famílias. Alunos aprovados no vestibular INSTITUIÇÃO

2011

2012

UECE

2

6

UFC

3

10

FIC

-

2

IFCE - ARACATI

1

1

IDJ

-

1

FAECE

-

1

FATENE

-

2

FAMETRO

-

1

IFCE - CANINDÉ

-

1

IFCE

-

1

UFP

-

1

TOTAIS

6

27


Alunos aprovados no vestibular 2011

2012

ADMINISTRAÇÃO

-

1

BIOMEDICINA

-

1

CONTABILIDADE

-

1

CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

-

1

DESIGN DE MODA

-

1

ECONOMIA

-

1

EDUCAÇÃO FÍSICA

-

1

FÍSICA

2

1

FISIOTERAPIA

-

1

GEOGRAFIA

-

1

GESTÃO DE RH

-

2

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

-

1

HISTÓRIA

3

1

HOTELARIA

1

-

JORNALISMO

-

1

MARKETING

-

1

MÚSICA

-

1

NUTRIÇÃO

-

2

PEDAGOGIA

-

3

PROCESSOS GERENCIAIS

-

1

PSICOLOGIA

-

1

SERVIÇO SOCIAL

-

3

TOTAIS

6

27

Para manter o padrão de ensino do curso APESC, com preços acessíveis e metodologia estruturada para enfrentar o vestibular, a Associação contou com o apoio da Fundação Beto Studart, que subsidia o equivalente a 100 bolsas para estudantes egressos da rede pública. A entrada da Fundação colocou mais alunos carentes na Universidade

CURSOS

Professor Ari Othon Sidou, presidente da APESC

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

63


ÁREA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA 64

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | CENTRO

DE ARTE E CULTURA CANOA MULHER

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Geração de Trabalho e Renda INÍCIO DO CONTRATO | 27/05/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 20 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 22.740,00

PANORAMA O Centro de Arte Canoa Mulher tem como foco de atuação a geração de trabalho e renda. Localizado em Aracati, polo do artesanato do Estado do Ceará, explora o talento e aptidões de suas associadas para a confecção de peças das mais diversas tipologias; repaginando no designer traços da tradição local e a modernidade. O resultado apresentado guarda quatro aspectos: o cultural, na preservação do patrimônio como rendas, labirintos, bordados e crochê entre outras. Apresenta e divulga os traços da cidade retratando a arquitetura do lugar notadamente os casarões. Neste campo, concebeu, desenvolveu e produziu a coleção “Se Essa Rua Fosse Minha” composta de vestuário e ecobags com motivos relacionados aos azulejos portugueses, usados nas construções antigas da cidade. O aspecto ecológico trata da utilização de matéria prima de origem local ecologicamente correta. O aspecto econômico se desenvolve através da geração de trabalho e renda, capacitações, comercialização da produção o que eleva a renda das famílias envolvidas. No aspecto social o Centro contribui com geração de oportunidade de convivência, aprendizagem e desenvolvimento pessoal e local.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

65


PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

RESULTADOS A parceria com a Fundação se deu inicialmente no sentido de garantir o funcionamento da entidade, repassando o recurso necessário para as despesas referentes ao aluguel. Em seguida e para que fosse possível o desenvolvimento do programa de capacitação na área de confeccionados e ecobags trabalhados com bordados, crochê, pintura entre outros, a Fundação doou máquinas de costura com as mais diversas funções. Durante os anos de 2011 e 2012 a instituição realizou 30 oficinas, 01 Desfile de Moda para divulgação e comercialização da coleção “Se Essa Rua Fosse Minha”, participou de Eventos que fazem parte do calendário social, 01 Treinamento de manejo das máquinas, modelagem e Costura. No geral foram capacitadas nas mais diversas áreas em média 15 participantes por oficina.

Oficinas de Capacitação

66

Quantidade

Oficinas de Serigrafia e Arte

8

Oficinas de Modelagem

3

Oficinas de Bordado e Patch Work

7

Oficinas com recicláveis

7

Oficinas Natalinas e outras

5

TOTAL

30

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

TEIA SOLIDÁRIA

PANORAMA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Geração de Trabalho e Renda INÍCIO DO CONTRATO | 01/06/2011 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 20 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 59.095,58

A Associação Teia Solidária tem como eixo de ação a descoberta e desenvolvimento de talentos, nas mais diversas formas de expressão, e o entrelaçamento desses para um resultado coletivo no sentido de fortalecer a troca de saberes num processo de ajuda mútua para a solução de problemas comuns. Diferentemente das demais Associações que têm como associados (as) pessoas físicas; a Teia inaugura uma nova tecnologia social e redimensiona a formatação tradicional, constituindo-se de outras Associações que guardam entre si um objetivo comum: A geração de Trabalho e Renda. Com este objetivo e na lógica da solidariedade focada numa meta de transformação da realidade e desenvolvimento local, a Teia trabalha em rede social explorando as potencialidades de cada Associação a ela agregada formando uma cadeia produtiva com capacidade e estrutura de produção capaz de dar resposta às necessidades do mercado no campo do artesanato incluindo-se aqui cama, mesa, banho e jogos de cozinha, como também ecobags, brindes corporativos e confeccionados. Entidades que compõem a TEIA SOLIDÁRIA  Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher – Canoa Quebrada (Aracati CE);  Fundação Social Raimundo Fagner – Fortaleza CE;  Associação Beneficente do Alto Alegre – Maracanaú CE;  ONG Força Flor- Paracuru CE;  Bailarinos de Cristo Amor e Doação – Fortaleza CE;  Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima –Maracanaú CE;  Obras Sociais do Círculo de Renovação Espiritual – Lar Francisco de Assis.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

67


PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

RESULTADOS A Fundação atua desde a concepção da ideia da Teia e em todo o processo de estruturação da Associação no aspecto jurídico, instalações físicas, mobiliário, máquinas de costura com diversas funções, e material de escritório, repassando pela preparação técnica do grupo, através de um programa de capacitação, assessoria no planejamento estratégico, acompanhamento das reuniões, assessoria na elaboração e divulgação do site, acompanhamento da criação do design gráfico do catálogo dos produtos, assessoria na formatação de projetos para captação de recursos. A Fundação tem dado incondicional apoio com repasse de recursos mensais e contratação da consultoria do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável - INDS, consultora Marilda Líbia; além de disponibilizar sua equipe para desenvolver atividades técnicas na TEIA, o que tem apresentado resultados animadores para a consolidação da Associação e seu Projeto de Geração de Renda.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

68

No momento atual, e, após três anos do investimento da Fundação nestes campos, a Teia caminha para o processo de comercialização de seus produtos em escala e tem articulado parcerias importantes em toda sua trajetória a exemplo da COELCE que financiou a Coleção Flores da Restinga, A NORSA com compras de Brindes Corporativos, A UNIMED com a inclusão de artesões da Teia no processo de produção da Coleção ECOS do MANGUE, a Conexão Solidária na promoção dos produtos para comercialização trabalhando no conceito da Economia solidária, ESMALTEC, Tok Stok Nacional etc. As tabelas a seguir apresentam uma amostra dos resultados alcançados na Associação. Quando nos referimos à amostra é por conta dos resultados imensuráveis e intangíveis que se tem obervado no processo de acompanhamento da Teia e que se referem ao crescimento pessoal das mulheres nele envolvidas tanto no trato da autoestima quanto no seu posicionamento da vida com projetos construtivos de uma nova visão de mundo e da consciência de seu papel na família e na sociedade.

Quantidade

Reuniões de vivência auto-gestora

48

Oficinas de Capacitação, Produção

60

Encontros de Organização e Formação do Grupo Gestor

36

Reuniões e Encontros de Gestão de Produtos

36

Reuniões e Encontros de Gestão Comercial

22

TOTAL

202

FUNDAÇÃO BETO STUDART


OFICINAS DE CAPACITAÇÃO

Quantidade

Capacitação em Gestão Administração Financeira

48

Capacitação em Gestão de Logística

52

Capacitação em Gestão de Produtos

64

Capacitação em Gestão Comercial

36

TOTAL

200

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS POR SEGMENTO

Quantidade

Brindes e Presentes Corporativos

538

Segmento Copa e Cozinha

400

Segmento Cama

118

Segmento Moda Infantil

46

TOTAL

Ressalte-se também que todo o investimento da Fundação foi estendido às Associações que compõem a Teia, como aquisição e reforma de estrutura física, mobiliário, máquinas de costura, material e também apoio nos treinamentos no campo de cofeccionados e artesanato, fato que consolidou a rede de produção a qual na prática atende aos pedidos produzindo em cadeia de produção local. Nota-se também que as referidas associações têm apresentado um crescimento na arena da gestão e organização administrativa e no campo de captação de recursos; têm se movimentado e arregimentado parcerias para o projeto de consolidação da auto sustentação técnico financeira.

1.102

A Teia participou da Feira do Empreendedor em setembro de 2012, evento realizado no Centro de Negócios do Estado do Ceará e promovido pelo SEBRAE em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria de Ação Social. No referido evento foram realizadas pela Teia Oficinas de Vivência no Programa Economia Criativa, utilizando-se materiais reciclados para a criação de produtos com foco na geração de trabalho e renda. Nestas oficinas participaram representantes dos diversos empreendimentos sociais presentes na Feira. A Teia participou ainda da Expo Natal, no Centro de Convenções do Ceará, evento promovido pelo Centro Católico Shalom; na oportunidade expôs e comercializou os produtos e teve seu trabalho na vitrine através de um stand.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

69


ÁREA SOCIAL

70

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DOS POBRES DE MARANGUAPE

LOCALIZAÇÃO | Maranguape CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 10/07/2006 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 120 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 17.700,00

PANORAMA O Instituto dos Pobres de Maranguape – Abrigo de Idosos, acolhe 120 idosos de ambos os sexos em regime de internamento permanente, oferecendo assistência médica, fisioterapia, vestuário, alimentação, medicamentos, higiene pessoal e assistência religiosa. Desenvolve atividades relacionadas ao calendário social e gera oportunidade de uma convivência saudável, oportunidade em que os idosos se confraternizam, trocam suas experiências. Proporciona passeios turísticos em praias e nos pontos históricos de Fortaleza.

RESULTADOS A parceira da Fundação Beto Studart com o Instituto dos Pobres de Maranguape tem como objeto o repasse de recursos para a manutenção da Fábrica Artesanal de Fraldas cuja produção atende os internos, sendo também uma fonte de renda para o Instituto através da comercialização da produção excedente do produto para o comércio local. A Fábrica produz uma cerca de 3.000 fraldas por mês.

Somos gratas e reconhecidas pela ajuda recebida e desde já agradecemos a V.sas., rogando a Deus Bênçãos e Proteção ao Patrono da Fundação Beto Studart e seus familiares e colaboradores.

DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | INSTITUTO

Irmã Maria Aldeildes Pinheiro Moura responsável pela administração do abrigo

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

71


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME | UNIÃO

DOS MORADORES DO CONJUNTO JOÃO PAULO II ‐ CRECHE SÃO JUDAS TADEU LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 01/03/2007 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 75 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 264.236,77

PANORAMA A União dos Moradores do Conjunto João Paulo II é mantenedora da Creche São Judas Tadeu que atende 75 (setenta e cinco) crianças, expostas aos riscos pessoais e sociais, residentes no Bairro de Jangurussu – (Antigo Aterro Sanitário da Região Metropolita de Fortaleza) e adjacências, em regime integral, prestando-lhes assistência social e educacional de acordo com as Diretrizes da Educação Infantil preconizadas pelo MEC- Ministério de Educação e Cultura. Além do atendimento direcionado às crianças, a União dos Moradores do Conjunto João Paulo II presta assistência às famílias acompanhando-as e orientando -as quanto aos seus direitos de cidadania. Realiza também palestras no campo da prevenção das doenças e promoção da saúde.

72

FUNDAÇÃO BETO STUDART

RESULTADOS A história da parceria entre a Fundação Beto Studart e União dos Moradores do Conjunto João Paulo II teve como divisor de águas a reforma e ampliação da sede da Creche, incluindo-se aqui também todos os equipamentos, móveis, eletrodomésticos, material escolar, o que foi possível graças a articulação entre diversos parceiros numa rede de solidariedade em que cada um contribuiu com sua expertise e/ou recursos entre os quais, a Casa Freitas e Esmaltec... A reforma e ampliação da creche considerou as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, e criou um ambiente tecnicamente correto, confortável e lúdico para as crianças, adequado às suas necessidades. Destaque-se que neste momento a parceria com o Arquiteto Marcelo e Dora Andrade - Designer foi fundamental. Além da questão relacionada à melhoria das instalações físicas da Creche, a Fundação Beto Studart em parceria com a Escola de Integração Social para Crianças e Adolescentes – EDISCA implantou um programa de capacitação para aperfeiçoar o atendimento às crianças ali assistidas de forma integral com o foco no desenvolvimento infantil. Neste programa foram capacitadas todas as cuidadoras e professoras além do staff de apoio administrativo.


Desde então a Fundação mantém a Creche, fez a doação de um utilitário para facilitar a arrecadação de doações de alimentos pela MESA BRASIL e outros parceiros da entidade. O transporte é utilizado também para prestar assistência às crianças no deslocamento em caso da necessidade de ordem emergencial ou alguma intercorrência que necessite de um apoio de logística. Observa-se também que a reforma e ampliação associada ao programa de capacitação dos colaboradores da Creche, melhorou a qualidade das ações desenvolvidas e proporcionou a visibilidade da instituição a qual conseguiu a ampliação de parcerias possibilitando sua sustentabilidade técnica e financeira. Outro valor agregado ao movimento desenvolvido na Creche, percebido no processo de convivência e baseado em depoimentos, está relacionado ao aumento da autoestima e segurança no trato pessoal e organizacional da presidente da União dos Moradores do Conjunto João Paulo II, que circula com maior desenvoltura e autoconfiança no processo de negociação e captação de recursos, como também no processo de gestão da Creche.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

73


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO JOÃO EUDES

O CAMINHO PROGRAMA DE FAMÍ‐

LIA E EGRESSOS ‐ PROJETO TEMPO DE SER CAMINHEIRO LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 14/06/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 10 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 69.422,00

PANORAMA A Associação Beneficente São João Eudes – O Caminho tem como objetivo atender aos egressos do sistema penitenciário e suas famílias na perspectiva de inserção social oferecendo-lhes assessoria jurídica, acompanhamento psicológico, apoio financeiro através de acesso ao trabalho num programa de capacitação e adequação dos egressos ao mercado de trabalho e ou empreendimentos pessoais. Neste aspecto tem articulado parcerias para recolocação da mão de obra no mercado de trabalho. Além das questões relacionadas a este campo, o Caminho oferece também formação religiosa e cultural. Desenvolve atividades lúdicas e esportivas como também atenção e assistência à saúde. Gera oportunidade para a troca de experiências numa convivência de partilha e ajuda mútua.

Sabe-se que a readaptação de um egresso ao núcleo familiar e à sociedade é marcada por uma série de entraves que transcendem sua vontade de construir um novo projeto de vida após a reclusão. Neste campo a fragilidade imposta por questões sociais, físicas, psicológicas muitas vezes é um passo para a reincidência de crimes e retorno das pessoas ao universo da marginalidade. Todo o contexto social e a falta de apoio mais efetivo das entidades governamentais associados à condição de vida dessas pessoas também acabam por reforçar o caminho de volta ao presídio, num círculo vicioso de infrações e condenações que leva a destruição do ser humano, de sua família e da comunidade.

RESULTADOS A parceria da Fundação Beto Studart com a Associação Beneficente São João Eudes O Caminho - Programa de Família e Egressos - Projeto Tempo de ser Caminheiro tem como objetivo prestar suporte financeiro para a manutenção das diversas atividades ali desenvolvidas. No campo da recolocação de mão de obra no mercado de trabalho, a Fundação articulou a BS Incorporações, Empresa do Grupo do Empresário Beto Studart, Presidente da Fundação para receber os egressos acompanhados pelo Projeto. Atualmente foram encaminhados ao Mercado Formal de Trabalho – 04 “Caminheiros”.

74

FUNDAÇÃO BETO STUDART


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Assessoria Jurídica

2011

2012

Atendimentos Jurídicos individuais

66

66

Atendimentos Jurídicos Grupo Familiar

15

15

Entrevistas

23

23

Visitas às Varas de Execução

26

26

Visitas à Secretaria de Justiça e Defensorias

46

67

Visitas à Delegacias, Presídios e Casa de Privação

11

8

Formação sobre Lei Execução Penal

6

9

Visita ao Núcleo de Apoio ao Preso Provisório

17

17

Encontro com Juízes, Promotores e Defensores Públicos

1

1

Retirada doc. Egressos

9

-

Participações em Reuniões de Prevenções e Combate à Tortura

-

10

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

-

1

TOTAIS

220

242

Acompanhamento Psicológico

2011

2012

Escuta psicológica individual e em grupo

28

15

Entrevistas e Avaliações Psicológicas de Candidatos ao Programa

15

19

Análise Psicológica de Personalidade

9

28

Trabalho em Grupo

25

34

Visitas Institucionais

4

4

TOTAIS

81

100

Outras atividades desenvolvidas: plantio e conservação de uma horta e um roçado e comercialização dos produtos colhidos; 20 oficinas de letramento; 21 oficinas de capacitação em Horticultura e Floricultura; acompanhamento de 15 consultas médicas; 11 visitas às famílias; oficina de capacitação em Artes em Metal. Além das atividades relacionadas à preparação dos egressos para o trabalho, o projeto presta todo apoio no campo da espiritualidade realizando formações e encontros. Há também uma articulação com a Secretaria de Saúde do Estado para viabilização de óculos de acordo com a necessidade dos egressos.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

75


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | DISPENSÁRIO

DOS POBRES DO SAGRADO CORAÇÃO DE FORTALEZA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 27/10/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 190 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 136.829,97

PANORAMA O Dispensário dos Pobres do Sagrado Coração de Fortaleza, associação civil religiosa, de direito privado, de caráter educacional e de assistência social, tem como foco de atuação promover a reinserção do morador de rua na sociedade civil responsabilizando-o pelo próprio sustento e consequente melhoria na sua qualidade de vida. No eixo da Globalização da Caridade, desenvolve diferentes Projetos entre os quais o Refeitório S. Vicente de Paula que atende 170 moradores de rua e desenvolve ações de formação Religiosa e Cidadã, Suporte Nutricional com oferta diária de alimentação, Assessoria Jurídica, Alfabetização, Comemoração das Datas do Calendário Social, Assistência Médica, Cursos Profissionalizantes incluindo-se aqui aqueles que utilizam materiais recicláveis, Pintura Predial, Pedreiro, Serigrafia e Vendas. Todas as ações desenvolvidas no Refeitório têm como objetivo também contribuir para o retorno dos assistidos às suas famílias, dandolhes apoio e condições para este movimento de volta às origens. O Projeto Novos Céus Nova Terra, extensão e objeto da atual parceria entre a Fundação e o Dispensário dos Pobres do Sagrado Coração de Fortaleza, constitui-se um novo eixo de atuação da instituição. Baseado na experiência de atendimento aos moradores de rua e da constatação de que cerca de 90% dos assistidos estão envolvidos de alguma forma com o consumo de drogas fato este que tem comprometido o desenvolvimento pessoal deles, agravando sua situação de risco. O Projeto Novos Céus Nova Terra instalado no Município de Aquiraz trabalha com dependentes químicos, selecionados entre aqueles com situação de envolvimento mais grave e atende 20 pessoas do sexo masculino em regime de abrigamento. As atividades desenvolvidas no projeto têm como objetivo resgatar a autoestima, proporcionar a convivência e troca de experiência entre pares, prestar apoio espiritual e social, gerar oportunidade de profissionalização. A metodologia utilizada no trato e acompanhamento aos dependentes, afora todo o aparato de atividades, estimula principalmente o censo de responsabilidade, há uma divisão de tarefas clara, de acordo com a aptidão de cada um e todos são responsáveis pelo funcionamento da unidade.

76

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RESULTADOS A parceria entre Fundação Beto Studart e o Dispensário dos Pobres do Sagrado Coração de Fortaleza, firmada desde 2010, tem como objetivo proporcionar as condições para o funcionamento das atividades desenvolvidas nos diversos projetos da instituição. No trajeto desta parceria além do apoio financeiro através de repasse mensal, a Fundação tem atendido solicitações extras para investimentos em equipamentos, reforma e construção, entre as quais aquela referente à construção de uma estrutura para produção de bolos, pães e salgadinhos que são comercializados nas pequenas mercearias do entorno do Projeto, recebendo também encomendas para festas e confraternizações. Todo o recurso advindo da comercialização dos produtos é revertido para a manutenção e sustentabilidade do projeto. Além deste tipo de produção os internos também cultivam uma horta e diferentes árvores frutíferas cuja colheita complementa o cardápio das refeições e o excedente também é comercializado.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

77


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | AGÊNCIA

DA BOA NOTÍCIA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 10/06/2008 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 7.000 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 45.500,00

PANORAMA A Instituição Agência da Boa Notícia trabalha na divulgação da cultura de paz, neste campo utiliza os meios de comunicação como a internet, imprensa escrita e falada. Realiza anualmente um concurso Prêmio Ghandi envolvendo profissionais e estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda o qual tem tido grande adesão dos profissionais e serve como instrumento para a reflexão do papel da imprensa na sociedade na divulgação de “boas notícias”, contribuindo assim para o desenvolvimento do ser humano no aspecto de suas relações com o próximo, o respeito à vida e aos direitos de cada um.

RESULTADOS No ano de 2012, o Concurso Prêmio Gandhi de Comunicação contou com 66 participantes inscritos que concorreram ao prêmio de 35.000,00 distribuído em nove categorias de trabalhos produzidos por profissionais e estudantes de Jornalismo Publicidade e Propaganda. A Agência, através de seu presidente professor Souto, tem participado de eventos importantes no cenário estadual e nacional, oportunidade em que profere palestras sobre a importância da Cultura da Paz. Nas emissoras de Rádio e Televisão do Estado a Agência tem participado de entrevistas e debates sobre a dinâmica da comunicação em suas mais diversas formas de expressão e o papel dos formadores de opinião na busca de um mundo menos violento e de maior tranquilidade para todos. Outra forma de divulgação da cultura da paz é o site da Agência, que tem alcançado um expressivo número de visitas (32.243). A Agência mantêm 7.000 e-mails cadastrados e para os quais envia textos, publicações e notícias referentes ao tema de sua atuação. A Agência foi agraciada com o Prêmio Sindiverde de Jornalismo Ary Albuquerque na categoria site, pela matéria de autoria da jornalista Cely Fraga. A Fundação Beto Studart repassa mensalmente recursos que contribuem na manutenção das atividades desenvolvidas, participando também como patrocinadora das Edições do Prêmio Ghandi de Comunicação.

78

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

CULTURAL VEREADOR WALTER PONTES

LOCALIZAÇÃO | Massapê CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 01/07/2012 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 210 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 3.000,00

PANORAMA A Associação Cultural Vereador Walter Pontes, localizada no município de Massapê no interior do Ceará, é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública credenciada pela Prefeitura Municipal, de caráter cultural e social. Aplica a gestão comunitária e atende a comunidade carente, oferecendo assistência à saúde em complementação ao Sistema Local de Saúde com atendimento médico e odontológico; oferece cursos no campo da música especificamente violão e teclado e na área de dança, atividades artísticas voltadas à preservação das tradições locais. Oferece também cursos de profissionalização na área da inclusão digital: curso de Informática. Outro serviço oferecido é Assessoria Jurídica às famílias assistidas, este trabalho ainda embrionário conta com a colaboração de um advogado voluntário. Atende um público composto de crianças e adolescentes e seus familiares prestando-lhes também assistência social e orientações no que diz respeito aos direitos de cidadania, na perspectiva de contribuir para melhorar sua compreensão e papel na sociedade em que estão inseridos, atuando de forma responsável em sua comunidade.

RESULTADOS A Fundação Beto Studart firmou parceria com a Associação e repassa mensalmente recursos que contribuem na manutenção das atividades dos diversos projetos ali desenvolvidos. Os números da Associação apontam para 408 associados, 305 alunos frequentaram o Curso de Informática dos quais 199 foram aprovados e concluíram o Curso, dentre estes 08 estão no mercado informal sendo professores de informática, 10 assumiram empregos na Empresa Grandene, este indicador sinaliza a possibilidade de melhoria da qualidade de vida das famílias dos beneficiados à medida em que com o acesso ao mercado formal elas passam a ter além de um salário, as garantias de cobertura dos benefícios da Previdência Social. O resultado do Curso de teclado aponta que 07 participantes estão engajados em Grupos Musicais do Curso de Violão e 04 alunos estão trabalhando. A Associação conseguiu construir o ambulatório para atendimento no campo da Atenção Básica, e está aguardando a contratação de profissionais.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

79


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

BENEFICENTE ALTO ALEGRE

LOCALIZAÇÃO | Maracanaú CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 02/02/2009 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 70 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 113.709,79

PANORAMA A Associação Beneficente do Alto Alegre tem como uma de suas missões, contribuir para o desenvolvimento local da comunidade em que está inserida. Acredita que é necessário construir, de forma coletiva, alternativas de superação da pobreza utilizando-se das potencialidades de cada um, fornecendo as técnicas e instrumentos necessários para seu aperfeiçoamento de forma produtiva, ampliando a oportunidade de geração de emprego e renda para pessoas excluídas socialmente. Atua principalmente no atendimento a pessoas idosas, prestandolhes assistência social e gerando oportunidade de aprendizado e troca de experiências, através dos diferentes projetos que desenvolve. Localiza-se no município Maracanaú num cenário que apresenta problemas de ordem social relacionados à falta de moradia, desemprego, acessibilidade aos serviços de saúde, prostituição infantil, o uso de droga, violência, gravidez na adolescência. Abandono ou negligência a pessoa idosa entre outros, os quais alimentam o ciclo da pobreza e a exposição a riscos sociais mais graves e potencialmente excludentes que minam as oportunidades de desenvolvimento humano.

80

FUNDAÇÃO BETO STUDART

Ainda fazendo parte do arcabouço de suas atividades, a Associação articula os Órgãos Públicos do município para contribuir na garantia dos direitos dos idosos preconizados na Lei de Nº 10.741/2003 (LEI ORDINÁRIA) 01/10/2003, Estatuto do idoso. Entre estas articulações destaca-se aquela realizada junto ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e as Secretarias de Saúde. Articula também parcerias com as empresas da Associação das Indústrias do Distrito industrial - AEDI e outras fora do perímetro do Distrito Industrial, SEBRAE, Banco do Brasil, e Organizações Não Governamentais. Reúne regularmente os idosos e suas famílias que participam de forma integral das atividades desenvolvidas desde o seu planejamento à execução num processo de gestão coletiva na qual as responsabilidades são divididas e também os bônus de todo o trabalho realizado. Realiza cursos de capacitação na área de confeccionados e explora as técnicas do artesanato cearense, nas diversas tipologias utilizando-se de material ecologicamente correto. Celebra as festividades do Calendário Social, oportunidade em que os idosos se confraternizam e interagem, entre as quais Dia das Mães, Páscoa, Dia do Idosos, São João e Natal.


RESULTADOS A parceria da Fundação Beto Studart com a Associação Beneficente do Alto Alegre teve início quando do cadastramento de instituições que atuavam na área de confeccionados em Maracanaú. Na época foi realizada uma visita à entidade que enfrentava grandes dificuldades na área de sustentabilidade técnica e financeira e estava “engessada” com uma dívida junto à Receita Federal, fato que inviabilizava por força da Lei, a participação em qualquer Edital e/ou o envio de Projetos para captação de recursos por conta da irregularidade do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. O primeiro movimento da Fundação após visita técnica e considerando a importância da entidade na área, foi a liberação de recursos para a quitação da dívida tributária. Este primeiro movimento deu novo ânimo à gestão da instituição a qual por força de sua liderança conseguiu reerguer a entidade e resgatar sua credibilidade junto aos pares e participantes. O segundo movimento da Fundação no sentido de colaborar com a Associação deu-se através da reforma das instalações físicas, muito precárias e sem condições de funcionamento, adequando-a para o desenvolvimento das atividades que estavam sendo propostas pelo grupo.

Firmou-se a partir daí a parceria entre as instituições de um lado a Fundação repassando os recursos para sua manutenção do outro a entidade se organizando e crescendo gerencialmente. Apostou na remessa de projetos para outros parceiros e alavancou recursos e apoio para diversas atividades, ampliando sobremaneira sua atuação e o nº de pessoas atendidas. A Fundação investiu mais recursos com a aquisição e reforma de um imóvel anexo à sede antiga, fato que possibilitou ainda mais a ampliação do leque de projetos ali desenvolvidos. A Fundação doou máquinas de costura com diversas funções, móveis, utensílios e materiais de escritório. No cenário atual a instituição atende uma média de 150 idosos e desenvolve projetos em parceria com a Fundação Banco do Brasil. No projeto Tecendo o Amanhã II, iniciado em 2012, ainda estão em andamento 06 oficinas de corte e costura, bordado, crochê, com a participação total de 40 pessoas entre idosas e cuidadoras. No momento a Fundação mantém um repasse de recursos mensais para a manutenção da Instituição.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

81


A Fundação Terra é idealizadora e gestora do Projeto Santa Clara de Assis que destina-se a assegurar o apoio a crianças, adolescentes e jovens da Escola Pequena Infância também sob sua administração, localizada na área rural do município de Arcoverde-PE. O atendimento se dá de forma integral, em regime de semi-internato a 15 crianças e jovens do sexo feminino na faixa etária de 07 a 17 anos em situação de risco pessoal e social, através de educação completar no contra turno escolar como forma de promover a inclusão, vista como oferta de prestação de serviços socioculturais e como política de direito da infância e juventude. Tem como objetivo central o incremento de atividades que estimulem o protagonismo juvenil, o incentivo à cidadania, o espírito de cooperação, o desenvolvimento da auto estima, o fortalecimento dos vínculos afetivos das crianças, adolescentes e familiares, visando à proteção social das participantes. O Projeto oferece atividades que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-cognitivo e sócio-afetivo, o incremento de ações afirmativas de cidadania, da construção da entidade do grupo, com vistas à transformação da realidade do meio social em que estão inseridos. Privilegia práticas sociais que tem como princípios básicos a convivência de valores solidários, o respeito às diferenças e diversidade étnica-cultural. Tem como objetivos gerais desenvolver processos através de jogos educativos, atividades socioeducativas de lazer, auxilio nas dificuldades de aprendizagem apontadas na Escola Formal.

82

FUNDAÇÃO BETO STUDART

DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

PANORAMA

NOME DA INSTITUIÇÃO | FUNDAÇÃO

TERRA

LOCALIZAÇÃO | Arcoverde PE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 02/01/2009 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 85 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 86.000,00

RESULTADOS A parceria firmada entre a Fundação Beto Studart e a Fundação Terra tem se dado através de um repasse mensal para o desenvolvimento das atividades do Projeto Santa Clara de Assis. Entre as atividades destacam-se o fortalecimento da educação formal com apoio às atividades do currículo oficial adotado nas escolas que os beneficiados frequentam. Atividades culturais, oficinas de percussão, samba de coco, atividade artesanal com confecção de Terços, inclusão social – cursos de informática e acompanhamento psicológico.


DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

MADRE PAULINA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 01/08/2008 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 50 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 61.367,48

RESULTADOS A parceria firmada entre a Fundação Beto Studart tem contribuído para assegurar o desenvolvimento das atividades na instituição através de repasse mensal. A Fundação assumiu parte da reforma e ampliação da nova sede da Associação (obra em andamento). O novo espaço, adequado às necessidades dos beneficiados dará melhores condições de acolhimento e desenvolvimento bio-psico-cognitivo das crianças, adolescentes e jovens assistidos.

PANORAMA A Associação Madre Paulina é uma instituição que atende 50 crianças, adolescentes e jovens expostos a riscos pessoais e sociais em sua maioria vítimas de violência doméstica e outros com história de abandono, encaminhados pelo Juizado da Infância e Adolescência e/ou Conselho Tutelar. Acolhidas em regime de internato e semi-internato, os beneficiados recebem toda assistência para o resgate de seu equilíbrio sócio-afetivo e emocional desgastado por traumas de maus tratos, violência e privações. Há todo um cuidado no acompanhamento do processo de educação das crianças, adolescentes e jovens que frequentam a Rede de Ensino Formal. Este se dá desde a matrícula dos alunos até o fortalecimento do processo de ensino aprendizagem, com desenvolvimento de atividades educativas, incluindo-se também o reforço escolar. No campo jurídico são articulados os Órgãos Públicos para regularização da documentação como Registro Civil, Adoção Provisória e outros. Há registro de atividades extracurriculares como, por exemplo, passeios incluindo pontos turísticos de Fortaleza e Bibliotecas com a finalidade de proporcionar lazer e cultura para as crianças, adolescentes e jovens assistidos. A entidade fez diversos movimentos para ampliar suas parcerias, neste sentido preparou e divulgou material sobre a Associação, realizou um jantar com os parceiros atuais e outros potenciais visando captação de recursos para a reforma e ampliação de sua nova sede, casa doada pela Empresa Pague Menos em regime de comodato.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

83


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ASSOCIAÇÃO

COMUNITÁRIA E BENEFICENTE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

LOCALIZAÇÃO | Maracanaú CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 14/02/2007 e 05/05/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 40 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 81.856,33

PANORAMA A Associação Comunitária e Beneficente Nossa Senhora de Fátima assiste a Comunidade do Parque da Colônia Antônio Justa e adjacências no Município de Maracanaú. Atende mulheres carentes incluindo-se aqui idosas, tendo como objetivo principal capacitá-las para o mercado formal e informal de trabalho. Espera que sua atuação venha a influir na melhoria da qualidade de vida das mulheres atendidas, em sua grande maioria de baixa renda, expostas aos riscos sociais e pessoais decorrentes de sua situação sócio econômica, das precárias condições de moradia, baixo nível educacional, entre outros. Espera também que ao proporcionar a oportunidade de aprendizado e troca de experiências através da convivência grupal, num processo de ajuda entre pares, possa contribuir para a melhoria das relações familiares, da valorização da mulher no núcleo familiar e na comunidade. Nesta perspectiva desenvolve um programa de capacitação explorando a capacidade e limite de cada uma. Estimula o desenvolvimento das aptidões e talentos muitas vezes “escondidos” pela falta de oportunidade de desenvolvê-los. Desenvolve também atividades relacionadas ao calendário social, passeios e comemorações de forma geral como oportunidade de lazer e integração entre as mulheres. Proporciona assistência no aspecto jurídico facilitando o acesso a documentações, resolução de pendências junto ao Judiciário. No campo da saúde articula as Unidades da Rede de Atenção Básica para orientações quanto a promoção da saúde e prevenção de doenças, notadamente aquelas relacionadas ao trato reprodutivo, DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e aquelas relacionadas à idade como por exemplo Diabetes, Hipertensão entre outras.


RESULTADOS A parceria entre a Fundação e a Associação Comunitária e Beneficente Nossa Senhora de Fátima remonta ao ano de 2007 quando a mesma tinha sede no Alto da Mangueira também no município de Maracanaú. Com a mudança de sua presidente para o Parque Colônia Antônio Justa houve um “repaginamento” de sua atuação, inclusive com redesenho do seu estatuto e objetivos para atender as necessidades mais urgentes da comunidade na qual a Associação passou a integrar. Neste novo contexto e apesar de seus novos propósitos a Associação enfrentava o problema de não dispor de uma sede para o desenvolvimento de suas atividades. A Fundação Beto Studart realizou a compra de um terreno e construiu a sede da Associação equipando-a com mobiliário, máquinas de costura com as mais diversas funções. A partir deste investimento da Fundação a Associação passou a por em prática seu planejamento, desenvolveu quatro Cursos de Corte, Costura, Bordado e Artesanato, beneficiando 40 mulheres da Comunidade, destas 32 estão no mercado de trabalho. Com os idosos tem desenvolvido oficinas de confecção de tapetes artesanais com matéria prima doada por empresas do Distrito Industrial de Maracanaú. Com a produção das peças resultado das oficinas, foram realizadas feiras na própria comunidade, o recurso obtido com a comercialização dos produtos foi revertido para o pagamento de despesas relacionadas às oficinas. A Fundação repassa mensalmente recursos para contribuir na manutenção da entidade que tem também elaborado projetos e enviado a outras ONGS – Organizações Não Governamentais, Organizações Governamentais e Empresas no sentido de captar recursos e ampliar o leque de parceria.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

85


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME | OBRAS

SOCIAIS DO CÍRCULO DE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL LAR FRANCISCO DE ASSIS LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Social INÍCIO DO CONTRATO | 02/05/2007 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 257 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 49.869,17

PANORAMA Obras Sociais do Círculo de Renovação Espiritual – Lar Francisco de Assis é uma Instituição beneficente, sem fins lucrativos que desenvolve programa de Assistência Social Básica em regime de Centro de Convivência. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa e de seu núcleo familiar, em especial crianças e adolescentes, em situação de risco social e/ou pessoal, nos aspectos de afetividade, socialização, educação, espiritualidade e saúde. Atende 130 idosos de ambos os sexos, 75 crianças e 52 mães. Para realização de seus projetos envolve 30 trabalhadores voluntários e 04 colaboradores com carteira assinada. O Lar mantém parceria com o Projeto Mesa Brasil, que repassa mantimentos as quais são utilizados para o lanche dos adultos durantes as atividades. No programa “Sua Nota Vale Dinheiro” do Governo do Estado do Ceará arrecada recursos para as despesas de custeio da instituição. O Grupo de Produção de Artesanato tem participado da confecção de peças decorrentes dos pedidos enviados para a Associação Teia Solidária da qual o Lar faz parte.

86

FUNDAÇÃO BETO STUDART

RESULTADOS A parceria da Fundação Beto Studart com o Lar Francisco de Assis possibilitou a reforma e ampliação da sala de costura para o desenvolvimento das atividades do Grupo de Produção e doou máquinas de costura com diversas funções. Este movimento possibilitou a participação do grupo na Coleção Ecos do Mangue em parceria com a UNIMED, gerando assim renda para os participantes. A Fundação realizou também a reforma da Clínica de Fisioterapia melhorando o acesso e acessibilidade das pessoas ali atendidas. A fundação repassa mensalmente recursos para contribuir na manutenção da instituição.


R E L A T Ă“ R I O dois mil e onze

doze

87


ÁREA SAÚDE

88

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DADOS

NOME | ASSOCIAÇÃO

CEARENSE DE PROFISSIONAIS ATUANTES EM DOENÇAS GENÉTICAS ACGD LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Saúde INÍCIO DO CONTRATO | 02/05/2011 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 380 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 16.490,00

PANORAMA A Associação Cearense de Profissionais atuantes em Doenças Genéticas, Pacientes e Familiares ACGD tem como Missão a inclusão social de pessoas com doenças genéticas e seus familiares através de projetos que possibilitam a geração de trabalho e renda. Defende os direitos à cidadania, educação e saúde incluindo-se assistência e reabilitação e facilita a integração social na perspectiva de reduzir o preconceito prestando também assistência social. Inúmeras são as iniciativas do Estado e de Entidades Não Governamentais para prestarem atenção e assistência às pessoas com Doenças Genéticas. O fato é que as pessoas com Doenças Genéticas em suas mais diversas manifestações, carecem de cuidados especiais incluindo-se aqui cuidados com a família que deverá estar apta a lidar com as limitações comuns a estes tipos de morbidades. A Associação Cearense de Profissionais atuantes em Doenças Genéticas, Pacientes e Familiares ACGD atua nesse campo.

RESULTADOS A partir do conhecimento da referida Associação e da clareza de sua importância, a FBS atendeu sua solicitação inicial, viabilizando a aquisição de um Gabinete Odontológico, o que foi importante para aumentar a ações de atenção à saúde abrangendo a saúde bucal desde a promoção da saúde, tratamento de restauração, extração e ortodontia. Este fato contribuiu para o aumento do nº de pessoas atendidas. No ano de 2011, 30 deficientes foram capacitados nos diversos cursos desenvolvidos: Curso de Atendente, Marcenaria, Serviços Gerais, Montadores de Móveis, Telefonista e Jardineiro dos quais 50% foi absorvido pelo mercado de trabalho formal através da parceria com a Empresa EIT. A instituição tem condições de atender 400 pessoas incluindo-se aqui as pessoas com Doenças Genéticas e seus familiares. Atualmente são atendidos 380 pacientes no contexto de 289 famílias nas diversas modalidades oferecidas entre consultas médicas, fonoaudiologia, psicopedagogia entre outras. A contribuição da Fundação Beto Studart se dá com o repasse mensal de recursos para manutenção das atividades da Associação.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

89


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | IRMANDADE

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Saúde INÍCIO DO CONTRATO | 07/07/2006 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 4.722 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 132.000,00

PANORAMA

Dr. Pedro Wilson Leitão Lima Chefe da Clínica de Ginecologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, Professor Universitário e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia

Depois do apoio da Fundação, conseguimos aumentar o atendimento. Atendemos uma média de 100 pacientes diariamante. Antes desta parceria.tínhamos apenas capacidade para atender somente metade disso.Nosso aparelho de videolaparoscopia é o melhor do Ceará e foi 90% financiado pela Fundação Beto Studart.

A Santa Casa de Misericórdia, completando um século e meio de existência, configura-se hoje como um Hospital Terciário de grande porte e disponibiliza atendimento de urgência aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. Atua na Área de Média Complexidade nos serviços de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Nefrologia, Ginecologia, Dermatologia, Oftalmologia, Pneumologia, Proctologia e Ortopedia. Tendo em vista que seu principal cliente é o SUS, a Santa Casa tem articulado parcerias com a sociedade, pessoas física, empresários, e ONGS para promover os investimentos necessários à manutenção das atividades desenvolvidas. Neste processo de captação de recursos a Clínica Ginecológica da Santa Casa de Misericórdia, através de contato do Dr. Pedro Wilson, tornou-se uma das instituições que mantêm parceria com a Fundação Beto Studart.

90

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RESULTADOS A parceria firmada entre a Fundação Beto Studart e a Santa Casa de Misericórdia, Clínica Ginecológica, iniciada no ano de 2007 teve como objetivo principal a aquisição de um aparelho de videolaparoscopia que se configurou como um suporte para o apoio diagnóstico terapêutico no processo de prevenção e detecção de câncer de útero. A falta ou pouca existência de equipamentos de exames de alta complexidade, na maioria das unidades da rede de atenção e assistência à saúde agregada a dificuldade de acesso e acessibilidade aos serviços e às informações sobre a necessidade de prevenção, aumentam sobremaneira as estatísticas sobre a incidência de câncer no colo do útero. Considerando-se que a mulher historicamente tem assumido o cuidado com a família na preservação de sua sobrevivência e subsistência, incluindo-se aqui todos os aspectos, tem-se a consciência de que é imprescindível arregimentar forças no sentido de “cuidar dessas cuidadoras”, tecendo redes de parcerias que possam envolver todos os setores da sociedade. PROCEDIMENTOS

2011

2012

Exames de Urodinâmica

391

408

Exames de Histopatologia

289

303

Consultas Médicas de Ambulatório

1.631

3.645

Cirurgias

405

366

TOTAIS

2.716

4.722

A 2ª etapa da parceria viabilizou a reforma e ampliação da Clínica Ginecológica, transformando-a num ambiente agradável e acolhedor. Estas iniciativas coordenadas pelo Dr. Pedro Wilson, somadas à capacidade técnica e dedicação da equipe envolvida possibilitaram o atendimento de qualidade a mulheres de baixa renda. A Fundação Beto Studart repassa mensalmente recursos para a Clínica Ginecológica no sentido de viabilizar a manutenção das atividades ali desenvolvidas.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

91


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | INSTITUTO

DE APOIO AO QUEIMADO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Saúde INÍCIO DO CONTRATO | 31/08/2011 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 3.924 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 108.042,00

PANORAMA O Instituto de Apoio ao Queimado atua na área de saúde no tratamento e reabilitação de pacientes vítimas de queimaduras notadamente de 2º e 3º graus, o que requer um acompanhamento especializado pós alta hospitalar. O foco dos atendimentos que envolvem uma equipe multiprofissional é amenizar o impacto das sequelas físicas, psicológicas, econômicas e sociais decorrentes de queimaduras. No atendimento voltado para a reabilitação, readaptação e inserção social, o IAQ oferece consultas médicas, fisioterapia, psicologia e assistência social. Mantém um atelier para confecção de malhas imprescindíveis ao tratamento, dispensa medicamentos, cremes, protetores solar, colar cervical entre outros. Celebra as datas comemorativas do calendário social como uma forma de integrar os pacientes e proporcionar-lhes oportunidade para troca de suas experiências. As ações do IAQ na área da promoção e prevenção se desenvolvem através da publicação de

92

FUNDAÇÃO BETO STUDART

materiais informativos, palestras em Empresas e Escolas, participação em Eventos Científicos. No dia 12 de junho, Dia Nacional do Queimado também se realiza uma mobilização no sentido de chamar a atenção para os problemas das vítimas de queimaduras e também alertar para os cuidados necessários para prevenção de tais acidentes. Ainda neste campo, o IAQ realiza anualmente um Show Beneficente com a participação de diversos artistas cearenses de renome os quais têm como objetivo captar recursos para o Instituto, visibilizar suas ações na perspectiva de ampliar as parcerias e chamar a atenção de formadores de opinião e da sociedade sobre a problemática enfrentada pelas vítimas de queimadura. O IAQ mantém uma rede de parceiros entre os quais o Instituto José Frota que viabiliza a realização de cirurgias reparadoras e encaminha os pacientes de alta hospitalar para o atendimento.


RESULTADOS A parceria da Fundação Beto Studart com o IAQ iniciou-se com a realização da reforma completa da estrutura física para adaptá-la ao atendimento às vítimas de queimadura. Nesta reforma também foram doados aparelhos de ar condicionado. Posteriormente a Fundação participou como patrocinadora na realização de dois Shows Beneficentes. A parceria da Fundação com o instituto através da garantia de repasse mensal, possibilitou a contratação de Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Terapêuticas Ocupacionais, ampliando-se desta forma o atendimento às vítimas de queimadura tanto em nº de pessoas atendidas quanto na dimensão da integralidade da atenção e assistência. A Fundação Beto Studart participou também com um suporte financeiro emergencial, além dos recursos regularmente repassados para a manutenção do Instituto, da compra de medicamentos e materiais para que o IAQ pudesse atender 12 vítimas de um acidente no interior do estado do Ceará no total de 20 pessoas, em 2012. PROCEDIMENTOS

2011

2012

Malha

405

550

Fisioterapia

1.595

2.163

Cirurgia Plástica

277

321

Clínica Médica

15

15

Ginecologia

66

94

Terapia Ocupacional

265

356

Serviço Social

250

321

Nutrição

7

7

Psicologia

73

97

2.953

3.924

TOTAIS

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

93


DADOS

PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | ‐ GRUPO

DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS ONCOLÓGICOS ‐ GEEON

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Saúde INÍCIO DO CONTRATO | 02/01/2012 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 6.418 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 24.000,00

PANORAMA O Grupo de Educação e Estudos Oncológicos tem como foco de atuação a prevenção e controle do câncer de mama e neste sentido desenvolve trabalhos na área científica, atenção à saúde e assistência social. O câncer de mama, embora se apresente como um “fantasma” notadamente em grupo de risco, ou seja, em mulheres com fatores relacionados a histórias familiares e a falta de acesso aos exames de prevenção, tem cura se for detectado em tempo hábil. Há casos em que a mastectomia se torna a única alternativa para extirpar tal enfermidade o que causa um dano imensurável na vida das mulheres afetando sua sexualidade, capacidade produtiva e reprodutiva bem como sua autoestima, causando, em muitos casos, depressão, desânimo e desespero agregados ao medo do abandono e da morte. O GEEON entra neste cenário como uma instituição que trabalha a promoção da saúde, prevenção, tratamento reabilitação e recomposição das mamas, neste caso através de cirurgias plásticas reparadoras, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC; contribuindo assim para a diminuição das estatísticas dos casos de câncer de mama e dando oportunidade para que as pacientes possam vir a ter uma melhor qualidade de vida e saúde. Atende preferencialmente mulheres de baixa renda. Mantém uma equipe multiprofissional de alta qualificação e envolve os estudantes do Curso de Medicina da UFC, num projeto de aprendizagem que transcende à prática no manejo com pacientes acometidas de câncer; a valorização de ações de promoção da saúde e prevenção do câncer além de dar oportunidade para que os estudantes exerçam sua cidadania através de um trabalho de voluntariado social.

94

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RESULTADOS A parceria firmada com a Fundação Beto Studart tem como finalidade o desenvolvimento de softwares de gerenciamento de pacientes, aquisição de filmes, manutenção de tomógrafos e realização de tomografias.  Palestras educativas sobre o câncer de mama, câncer de próstata e sobre câncer de pulmão, sendo estas realizadas em escolas, shoppings, associações, empresas e aqui mesmo no Geeon.  Realização do XIV Curso Básico de Oncologia e do Curso Navegadoras do Câncer de Mama na Assembleia Legislativa. ATENDIMENTOS

2012

Mamografias

5.592

Ultrassonografias

801

TOTAIS

6.393

Esses números têm se tornado possíveis com parcerias como a Fundação Beto Studart que através de suas doações neste ano de 2012 propiciou um aumento no nosso número de mamografias, bem como nos deu o suporte para a compra de materiais de insumo e controle técnico dos aparelhos que realizam tais procedimentos. Dr. Luis Porto

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

95


ÁREA RELIGIOSA

96

FUNDAÇÃO BETO STUDART


ESPIRITUAL UIRAPURU

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE ÁREA DE ATUAÇÃO | Religiosa INÍCIO DO CONTRATO | 04/10/2010 Nº DE BENEFICIÁRIOS | 20 entidades RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 309.924,12

PANORAMA A Associação Condomínio Espiritual – CEU é formada por 20 entidades que desenvolvem trabalhos de ordem social, cultural e religiosa junto aos beneficiários associados. Constitui-se num espaço de acolhimento, onde o amor tem sido a grande matriz no ato de resgatar o ser humano. Realiza eventos relacionados aos calendários religioso e social envolvendo crianças, adolescentes e jovens. Além das atividades específicas de cada comunidade associada ao CEU, este em parceria com a Associação N. Sra. Rainha da Paz e o Lar Santa Mônica atende as comunidades adjacentes, famílias de baixa renda e oferta reforço ao ensino formal, atividades artísticas, formação religiosa, recreação e refeições.

RESULTADOS A Fundação Beto Studart repassa mensalmente recursos o que possibilita a manutenção das atividades desenvolvidas na entidade.

DADOS

NOME DA INSTITUIÇÃO | CONDOMÍNIO

Esse trabalho só é possível graças as várias parcerias feitas também com setor privado e terceiro setor, a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento é um exemplo delas. O suporte financeiro de Fundação tem sido de grande importância, sobretudo na própria manutenção do CEU.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

97


PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA TALENTO

98

FUNDAÇÃO BETO STUDART


O Programa de Concessão de Bolsa Talento da Fundação Beto Studart tem a finalidade de possibilitar a crianças, adolescentes, jovens e adultos a oportunidade de desenvolverem seus talentos nas áreas: cultural, desportiva e educacional, incluindo-se ainda viagens de intercâmbio, participações em eventos, entre outras. A partir do momento em que o bolsista firma o compromisso com a Fundação mediante a assinatura do “Termo de Concessão de Bolsa”, o mesmo passa a ser avaliado trimestralmente com base nos relatórios e resultados alcançados, levando-se em conta indicadores previamente definidos que contemplam: A. Bolsistas da Área Cultural: 1. Formação do bolsista na atividade objeto da bolsa; 2. Faixa Etária; 3. Apresentação em peças teatrais de âmbito municipal, estadual, regional, nacional ou internacional – para bolsistas da área do teatro; 4. Apresentação em festivais e concursos de dança de âmbito municipal, estadual, regional, nacional ou internacional – para bolsistas da área da dança; 5. Apresentação em shows e concursos musicais de âmbito municipal, estadual, regional, nacional ou internacional - para bolsistas da área da música; 6. Produção Individual ou Participação em gravação de CD´s, DvD´s (para área de música)

B. Bolsistas da Área Desportiva: 1. Tempo de prática do bolsista na atividade objeto da bolsa; 2. Faixa Etária; 3. Campeonatos disputados e medalhas conquistadas de âmbito municipal, estadual, regional, nacional ou internacional; 4. Ranking obtido nas Federações e Confederações desportivas. C. Bolsista da área Educacional: 1. Curso e Série em que o bolsista se encontra matriculado; 2. Faixa etária; 3. Percentual de Frequência do bolsista no curso objeto da bolsa; 4. Notas de avaliação do bolsista no curso.

Todos esses indicadores recebem uma pontuação e aplicação de “peso” que em função de sua maior ou menor relevância, influencia no resultado final da avaliação e no processo de tomada de decisão quanto à manutenção da bolsa, valor ou até mesmo a desvinculação do bolsista. Alem do acompanhamento quantitativo baseado nos indicadores supracitados é feita uma avaliação qualitativa com base no discurso dos bolsistas na interlocução entre a Fundação e os beneficiados e nas informações constantes dos relatórios trimestrais.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

99


ÁREA CULTURAL

100

FUNDAÇÃO BETO STUDART


CAINÃ CAVALCANTE

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Música / Multi-instrumentista INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/02/2005 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 66.568,14

Cainã é de um primeiros bolsistas na área cultural da Fundação Beto Studart, (desde 2005). Potencial de talento desde sua meninicice, entrou muito cedo no universo musical e foi se firmando como um excelente multiinstrumentista tendo atualmente destaque no cenário cultural do Estado do Ceará, no Brasil e internacionalmente quando participou representando o Brasil na França no Festival internacionational de Músique Universitaire em Vieille Ville Belfort à época em 2005, contando com o apoio da Fundação. Sua participação no referido Festival teve grande repercussão na imprensa estadual e nacional. Aos 12 anos gravou o CD “Morador do Mato” que teve lançamento no Centro Cultural Dragão do Mar. Posteriormente o CD Samburá. Foi presença constante no “Quarta Cultural” evento promovido pelo CDL nos diversos anos de suas edições. Atualmente frequenta o Curso de Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Ceará. Durante o ano de 2011 participou de shows com diversos cantores de expressão nacional entre eles Jorge Vercílio, Vanessa

da Mata, Leni de Andrade e Adelson Viana. Além dos Shows participou de 02 Workshops promovidos pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Tem participado como instrumentista de gravação de CDs e DVDs de artistas do Ceará e de outras regiões do Estado. Entre eles Adelson Viana, Tarcísio Sardinha e Carlinhos Patriolino. Tem participado também do Festival de Jazz de Guaramiranga desde 2010. Em 2012 sua participação se deu no Show de Danilo Caymmi. O Festival é um evento de grande repercussão estadual e nacional e que compõe o calendário cultural e turístico do CE. Outro destaque do período foi sua participação no Festival de Música de Teresina e a gravação de um CD autoral. Nas comemorações ao Centenário do Cantor e Compositor Luiz Gonzaga, participou de um Evento promovido pelo Governo da Paraíba. Participou ainda da gravação do DVD Mulher de Lei – show em parceria com Ítalo e Reno, no Instituto Maria da Penha. Observa-se que o bolsista tem investido no seu aperfeiçoamento e tem sido reconhecido e requisitado para shows de expressão tanto no Estado do Ceará quanto em outros Estados.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

101


BOLSA TALENTO

PEDRO BARRETO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Música / Instrumentista Violoncelo INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/03/2006

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 84.140,00

102

Pedro, filho de Frederico Barreto - violonista e Nara Vasconcelos - pianista, sempre conviveu num universo de sinfonias e instrumentos musicais e herdou de seus pais o gosto pela música erudita. Desde muito cedo o menino Pedro se encantou com as cordas do violino e manejando as partituras sob o olhar da mãe foi se aperfeiçoando e tomando gosto pela musica que passou a ser um de seus “brinquedos” favoritos.

E sua história foi sendo construída aos poucos respeitando suas limitações de criança. Pedro foi educado tendo a música como vínculo musical afetivo que reforçou sua convivência familiar, seu irmão Davi, também está envolvido no universo da música e estuda violoncelo. Teve seu rendimento escolar aperfeiçoado com o desenvolvimento de sua compreensão dos valores rítmicos e das proporções de tempo expressos na leitura das partituras.

Com muito estudo e dedicação, somente presente naqueles que definem um curso para sua vida, Pedro teve a oportunidade de participar de Recitais e Concertos no Estado do Ceará, na arena cultural de mais expressão do estado, o Theatro José de Alencar, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, e no Teatro Celina Queiroz, enfrentando com profissionalismo pequenas e grandes plateias. Além de suas apresentações no estado do Ceará, Pedro durante sua trajetória se apresentou em Concertos e Recitais no Estado de São Paulo, em Campinas, e Rio de Janeiro entre outros. Em São Paulo na TV Cultura, participou do programa Prelúdio cujo objetivo era revelar novos talentos da Música Erudita.

Era natural o surgimento de oportunidades mais ampliadas quando se tem um talento e há dedicação em desenvolvê-lo e foi o que aconteceu com Pedro quando se viu com a chance de ir estudar em Sofia na Bulgária. O desafio estava posto e a família em busca de parcerias entrou em contato com a Fundação Beto Studart que apostou no projeto de Pedro e concedeu uma Bolsa Talento a partir de março de 2006.

FUNDAÇÃO BETO STUDART

No ano de 2006 Pedro passou a residir em Sofia e lá além de seus estudos regulares na Educação Formal iniciou sua formação musical junto a Escola Nacional de Música Lymbomir Pipkov e Academia Nacional de Música de Sofia.


Neste ano, além das apresentações como solista em diversos recitais, participou também no Festival Internacional na cidade costeira de Varna - Bulgária oportunidade em que participou de 07 Masterclasses de violino. Participou do Programa “Planeta Brasil” da Rede Globo – Internacional, o referido programa em especial intitulado “ O Segredo do Sucesso” foi transmitido para 106 países no mundo inteiro e tratou de brasileiros em destaque fora de sua pátria. O bolsista permaneceu em Sofia até o ano de 2010, foi então classificado para estudar na Alemanha país berço da música erudita, para onde se mudou e frequenta regularmente a Escola Formal ao tempo em que aperfeiçoa seu talento musical na Folkwang Universitat der Kunster- Essen Alemanha – Universidade das Artes Folkwang. Considerado um dos melhores violonistas de sua turma, conta com a orientação do Violonista nº 1 da Bulgária, professor Mincho Minchev, o qual acompanha os estudos de Pedro na Alemanha. Durante anos participa de eventos que compõem a programação da Universidade entre eles Concertos Sinfônicos e Masterclass. Em sua vinda ao Brasil, participou de um Recital no Theatro José de Alencar e outro na Câmara Municipal de Fortaleza na Programação de Homenagem ao Artista Plástico Zenon Barreto.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

103


BOLSA TALENTO

DÉBORA MORAIS SILVA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Música / Canto INÍCIO DO CONCESSÃO | 05/12/2008 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 41.947,16

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

Débora Morais Silva passou a integrar o quadro de bolsista na área cultural a partir do momento em que teve a chance de aperfeiçoar seu talento musical, nos Estados Unidos, após a sua graduação em música na UECE. O objeto de sua bolsa refere-se ao Mestrado em Música – Voice Performance na Cambellsville University, lá permaneceu até 2008 quando surgiu outra oportunidade de continuar seu curso de mestrado na Webster University, St. Louis MO, universidade com alto nível no padrão de ensino, situada numa cidade com mais oportunidades de atuação da bolsista em seu campo de estudo e possibilidades maiores de sua participação em eventos culturais. Durante sua estadia fora do Brasil e dentro da grade curricular da Universidade que frequenta, a bolsista tem participado de concertos e apresentações que possibilitam o seu aperfeiçoamento. Teve depoimento registrado em entrevista na Revista Sinfônica dentro da coluna que trata de músicos brasileiros valorizados nos EUA. No referido depoimento realça o acompanhamento de sua professora Frieda Gebert, especialista em Canto, à qual atribuiu o refinamento de suas técnicas aperfeiçoando o que foi iniciado no Brasil com o acompanhamento do professor Vitor Philomeno. Ressalta a iniciativa da Fundação Beto Studart e sua importância no apoio cultural como um exemplo de que o Brasil pode investir em arte e nos artistas.

104

FUNDAÇÃO BETO STUDART


MARISOL SANTOS

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Música / Canto INÍCIO DO CONCESSÃO | 05/04/2007 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 17.041,45

Marisol Santos cursa Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Ceará, no seu processo de aperfeiçoamento tem investido em pesquisa no campo de “Ioga Voz” e participado de eventos culturais no Estado incluindo-se aqui a gravação de CD com participação de forma especial, resultado de concurso musical na cidade de Banabuiu. No ano de 2011 o grande evento da bolsista foi seu show em homenagem à cantora Elis Regina, intitulado “ Elis Regina: Na Memória Feito Tatuagem” no Centro Cultural Dragão do Mar, este show garantiu a bolsista a divulgação de seu trabalho numa janela de visibilidade para o cenário cultural do Estado e foi motivo de entrevistas nas emissoras TV Diário, TV O Povo e também na imprensa escrita – jornais O Povo e Diário do Nordeste. Está desenvolvendo como trabalho acadêmico, a elaboração e divulgação de um blog com a participação de cantores cearenses. Participou do Festival de Jazz e Choro na praia de Jeriquaquara, evento que faz parte do calendário turístico do Estado. No decorrer de 2012, a bolsista intensificou seus estudos na UECE e a preparação para gravação do seu CD, além de haver realizado 09 (nove) apresentações musicais em eventos, sendo 01 em Teresina-Pi e 08 (oito) no Ceará.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

105


BOLSA TALENTO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

RENATA SOARES ARRUDA LINHARES

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Dança / Ballet INÍCIO DO CONCESSÃO | 15/06/2009 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 29.400,00

Renata Soares Arruda Linhares desenvolve suas atividades de aperfeiçoamento no campo de sua atuação na cidade do Rio de Janeiro, na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e frequenta regularmente o Ensino Formal. Teve em sua trajetória a oportunidade de concorrer à vaga no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em que participaram 160 candidatas. No referido concurso foi classificada em 2º Lugar. A partir deste momento e como resultado de sua classificação passou a fazer parte do referido Corpo de Baile e tem participado de todas as apresentações para as quais é selecionada dentro dos critérios aplicados pela instituição. A participação da bolsista nestas atividades lhe dá a oportunidade de aperfeiçoamento de seus estudos, haja vista a programação que inclui ensaios e estudos de peças de autores nacionais e internacionais a exemplo de Carmem, Don Quixote e Quebra Nozes; Ballet Criação, obra baseada no homônimo de Joseph Haydn e Uwe Scholz sobre a criação do mundo, os ensaios e estudos incluíram aulas específicas de ballet neoclássico o que alarga o horizonte de conhecimento e prática da bolsista. Participou da programação referente às comemorações dos 85 anos da Escola de Dança Maria Olenewa. A bolsista tem investido em seu aperfeiçoamento também com estudos paralelos da língua inglesa, de outros tipos de dança, no caso estudos e treinamento na Escola de Dança Carlinhos de Jesus, na modalidade samba, por atribuir a sua necessidade de manejar o corpo de forma mais leve no sentido de inserir a marca da cultura brasileira em seus movimentos o que segundo a bolsista o ballet clássico não lhe dá. Participou da Temporada 2012 de Dança em São Paulo/SP, apresentando a Gala de Roland Petit – L’Arlésienne e Carmem e da temporada de dança do Ballet ONEGIN no Rio de Janeiro/RJ.


MARIA LUISA RAIA DOS SANTOS VELOSO PINTO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Dança / Ballet INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/06/2009 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 12.300,00

Maria Luisa Raia dos Santos Veloso Pinto é uma estudante de Ballet e tem em seu portfólio passagem por diferentes cursos, concursos e festivais com resultados que lhe conferem credibilidade no desenvolvimento de sua carreira como bailarina. Entre eles o Passo de Arte Norte e Nordeste, III Festival da cidade de Santos “Dançar a Vida” edições dos Festivais de Ballet Mônica Luiza. Um dos destaques mais significativos desta bailarina foi sua participação no Youth American Gran Prix de Ballet na cidade de Nova York. Em 2011 foi selecionada para competir no World Ballet Competition em Orlando USA, para participar do Summer Course no Houston Ballet Academy USA e no Royal Winnipeg Ballet Canadá No ano de 2012 em Miami – Fl – USA, participou no Miami Ballet – Summer Course Program. Participou também do Concurso Norte e Nordeste no qual alcançou o 1º Lugar em Duo Clássico Livre, Solo Clássico e Grupo e Pas de Deux. Os seus estudos no campo da dança em Fortaleza foram desenvolvidos na Academia Tereza Passos. Frequenta regularmente o Ensino Formal e atualmente encontra-se aperfeiçoando suas atividades na cidade no Rio de Janeiro RJ na Escola de Dança Petite Danse.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

107


BOLSA TALENTO

LARAH NÓBREGA DE ARAÚJO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Dança / Ballet INÍCIO DO CONCESSÃO | 05/03/2007 e 01/11/2011 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 30.100,00

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

Larah Nóbrega de Araújo, readmitida no Programa de Concessão de Bolsa da Fundação em 2011, tem em seu currículo diversos eventos no seu campo de prática entre os quais o Ballet Paquita em Recife PE como Solista Principal, participou ainda do Curso de Ballet dançarino Ruben Gonzáles e como Solista principal do Festival de Dança Tereza Passos. Em 2012 um dos destaques da bolsista foi a sua participação no Seminário Internacional de Dança, conquistando o 2º lugar na categoria Senior, e no Passo de Arte Norte e Nordeste, conquistando o 2º lugar no Grand Pas de Deux e o 1º lugar em solo clássico, sendo indicada como a melhor bailarina do festival. No ensino Formal encontra-se cursando Graduação em Nutrição da UNIFOR.

108

FUNDAÇÃO BETO STUDART


GIOVANNA LOMBAGLIA CUNTO OLIVEIRA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Dança / Ballet INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/07/2012 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 1.800,00

Giovanna Lombaglia Cunto Oliveira, bailarina recém-admitida no Programa de Concessão de Bolsa da Fundação Beto Studart, em 2012, alcançou classificações significativas para o seu currículo, sempre os primeiros lugares em concursos dos quais participou, se destacando e abrilhantando os palcos com sua arte de dança. Entre eles destaca-se sua participação em Helsinki-FINLANDIA – sendo uma das duas brasileiras selecionadas para participar do evento, dentre as 100 bailarinas concorrentes, oriundas de 30 paises; participou ainda do Festival Enesdança, obtendo a melhor classificação de Grand Pas de Deux e melhor variação de repertório. Na abertura do Festival Brasil em Dança, em Porto Alegre-RS, com a coreografia Grand Pas de Deux “O Quebra Nozes”, atuou como bailarina solista do Teatro Municipal Ronaldo Martins. A bailarina também foi destaque nos Festivais Estaduais de Dança em Niteroi RJ e Porto Real RJ.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

109


BOLSA TALENTO

HEBER STALIN M. MELO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Dança /Sapateado INÍCIO DO CONCESSÃO | 05/03/2007 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 33.708,08

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

Heber Stalin M. Melo, único bolsista da categoria Sapateado do Programa de Concessão de Bolsa da Fundação Beto Studart é também o coordenador da Cia de Dança Pés Grandes uma iniciativa de caráter voluntário que acolhe e orienta adolescentes e jovens, oriundos de família de baixa renda e com exposição a riscos pessoais e sociais, a utilizarem a dança com instrumento de inclusão social e desenho de um projeto de vida criativo possibilitando o convívio entre pares e troca de experiências relevantes na formação deste grupo. No ano de 2011 na cidade do Rio de Janeiro participou do Festival TAP, da Bienal internacional de Dança do Ceará, Cabo Verde na África e no CRP – Chicago Human Rhythm, em Chicago. No Festival de Dança de Joinville, participou como jurado na noite do sapateado. Como bolsista tem participado de eventos de relevância no cenário cultural do Ceará entre os quais se destaca o Seminário de Arte Educação da UFC Como professor de Sapateado, Ministrou aulas “Teatro Três Marias” em João Pessoa – PB.

110

FUNDAÇÃO BETO STUDART


R E L A T Ă“ R I O dois mil e onze

doze

111


ÁREA DESPORTIVA

112

FUNDAÇÃO BETO STUDART


THIAGO MOURA MONTEIRO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Tênis INÍCIO DO CONCESSÃO | 03/03/2008 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$49.500,00

Durante o ano de 2011 o bolsista tornou-se o 1º colocado no Ranking Nacional e o 4º colocado no Ranking Mundial ITF; participou de competições em Milão, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Paris, Austrália, Paraguai e Sua carta escrita a punho e com letra bem Uruguai, sempre apresentando excelentes caprichada referia que tinha como ídolo resultados. Guga – Gustavo Kuerten ao qual atribuía grande carisma e grande feito no Tênis Na- Em 2012 a história se repetiu em outros pacional e Rafael Nadal por conta de, segun- íses como a oportunidade de participação em torneios expressivos como o Roland do ele, ter a grande vontade de jogar. Garros. Estão contabilizados no período, Mesmo assim, um menino, Thiago já apre- 07 torneios da ATP, 05 realizados no Brasil sentava um currículo expressivo com títu- e 02 na Holanda, 02 Torneios Internaciolos nacionais, regionais e estaduais. Além nais, Roland Garros em Paris – semifinalista do apoio de algumas empresas e da família, pela categoria dupla e oitava de finais pela os recursos não eram suficientes para cus- categoria Simples. tear todas as despesas referentes às viagens, treinos e competições além de mate- Na República Theca também participou de torneios profissionais e em Londres particirial esportivo. pou do “Projeto Vivência Olímpica.” A Fundação Beto Studart apostou no sonho de Thiago o qual passou a fazer parte do Alcançou uma colocação inédita no Ranking Programa de Concessão de Bolsa Talento. da ATP, é atualmente o nº 52, único cearenAs participações em torneios e campeona- se a alcançar tal marca na Associação Protos se intensificaram e com elas o aumento fissional de Tênis – ATP. da capacidade técnica e do desempenho, além da oportunidade de conviver e experimentar novas práticas. Thiago Moura Monteiro se dirigiu a Fundação Beto Studart aos 13 anos para solicitar apoio para a realização de seu sonho: Tornar-se um grande campeão de Tênis.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

113


BOLSA TALENTO

PEDRO DE ALMEIDA ZANOTELLI

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Tênis INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/03/2006 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 63.200,00

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

Pedro é um dos resultados do “Efeito Guga no Brasil” adolescente que se espelhando no ídolo e diante das oportunidades que foram sendo geradas a partir da divulgação e investimentos neste esporte no cenário do Brasil, dedicou-se desde muito cedo aos treinos e com apenas 15 anos tornou-se Campeão Sul Americano e o primeiro colocado no Ranking Cearense de 16 anos. Diante de seu potencial talento e das possibilidades de desenvolvê-lo a família saiu em busca de parcerias, oportunidade em que apresentou o Projeto de Patrocínio para a Fundação Beto Studart.

Após análise e aprovação do Comitê, Pedro Zanotelli passou a integrar o Programa de Concessão de Bolsa Talento com apoio para contribuir no seu investimento técnico e participação em Campeonatos e Torneios. Até quando residiu no Brasil, Pedro participou de campeonatos Estaduais, Regionais e Nacionais nos quais apresentou excelentes resultados. Desde 2009, Pedro se encontra nos EUA, e frequenta a UTSA University of Texas, em San Antônio, lá Cursa Finanças e Mannagement ao tempo em que participa do time de tênis da Universidade. Como um dos jogadores do Time da UTSA, Pedro tem se destacado. Há referência de suas participações nas - Southlan Conference - Pré Conferências que são campeonatos que historicamente acontecem entre as Universidades. Tornou-se capitão de Equipe e participa de torneis individuais e em duplas, seu treinador o considera um dos melhores jogadores do Time. No ano de 2012 a UTSA ganhou as conferências e foi classificada para a Competição Nacional, Pedro participou de 05 competições das quais venceu 03. Foi eleito o maior jogador de duplas nas conferências em que participou.

114

FUNDAÇÃO BETO STUDART


VINÍCIUS COELHO ALVES BOTELHO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Tênis INÍCIO DO CONCESSÃO | 21/05/2007 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 39.300,00

Vinícius começou a se interessar pelo esporte ainda muito jovem, aos 16 anos de idade já era classificado pela Federação Cearense de Tênis em 1º Lugar no Ranking na Categoria e 5º na 1ª Classe, na categoria 18 anos. Pela confederação Brasileira de Tênis, estava classificado nos 20º lugar. A partir de 2010, Vinícius passou a residir na Carolina do Sul – Estados Unidos, e estudar no Newberry College, onde estuda Negócios e faz parte do time de tênis. Nos dois primeiros trimenstres de 2011, o bolsista participou de 16 competições, das quais venceu 9, registrando o maior número de vitórias individuais do time, feito que lhe deu o título de melhor jogador da semana na South Atlantic Conference. Em 2012, Vinícius venceu jogos, tanto na categoria individual quanto em dupla, nas cidades de Carolina do Sul (Anderson e Newberry) e Carolina do Norte (Mars Hill, Salisbury, Wingate) A Fundação Beto Studart repassa mensalmente a ajuda financeira ao bolsista, como apoio para o desenvolvimento de suas atividades na área do esporte.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

115


BOLSA TALENTO

LETÍCIA NAYARA MOURA MONTEIRO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Tênis INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/07/2011 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 9.000,00

Letícia Nayara Moura Monteiro iniciou a prática de tênis aos 06 anos de idade, teve como referência o seu irmão e também tenista Thiago Moura (Bolsista da FBS).

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

Aos 12 anos de idade sagrou-se a mais nova campeã em torneios de 1ª classe realizados pela Federação Cearense de Tênis. O roteiro de premiação parecia traçado pelo exemplo e dedicação da atleta. Aos poucos foi se firmando no Cenário do Tênis Cearense, Nacional e Internacional, obtendo resultados marcantes. Em 2011, Letícia tornou-se número 1 da categoria 3ª classe masculina, pelo ranking da Federação Cearense de Tênis. No ano de 2012, Letícia alcançou a posição de 14ª do Brasil pelo ranking da Confederação Brasileira de Tênis, pela categoria 16 anos, após disputar o torneio mundial - Copa Gerdau. Ainda em 2012, realizou grandes jogos e, como destaque em um deles, derrotou a tenista nº 1 do COSAT, a tenista paraguaia Gabriela Sanabria em dois sets.

116

FUNDAÇÃO BETO STUDART


VINCENZO PRIMERANO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Tênis INÍCIO DO CONCESSÃO | 02/02/2009 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 23.000,00

O primeiro contato de Vincenzo com a Fundação se deu através de uma carta quando ele ainda com 17 anos buscava apoio para a continuação de sua prática no campo do esporte – tênis. Na referida correspondência, ele relatava um pouco de sua história e de seu sonho de tornar-se um grande jogador de tênis. Filho de pais brasileiros e italianos, Vincenzo somente passou a residir no Brasil em 1984, mas o contato com a família e principalmente com os primos que praticavam o tênis foi uma motivação para o início de sua história no esporte. No currículo de Vincenzo há resultados em competições de expressão no calendário esportivo de sua categoria; no ano de 2006 por exemplo, recebeu o Prêmio de Melhor Atleta do Ano pelo Clube Naútico Atlético Cearense. No ano de 2011, foi classificado em 2º lugar no Ranking Cearense, participou no período de 13 competições entre as quais a Future. Foi campeão na competição Marreco Open e finalista no McDonald Tênnis Open. No ano de 2012, buscando o seu aperfeiçoamento, passou uma temporada na Itália e lá, com o apoio da família, conseguiu melhorar seu desempenho. Participou do Future Brasil, em Fortaleza, Manaus e Goiana. Participou ainda de 05 competições Futura internacional e do Challenger de Florianópolis, ficando sempre no qualyfing.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

117


BOLSA TALENTO

LEILIANE FERREIRA DE ALENCAR

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Atletismo - Ciclismo INÍCIO DO CONCESSÃO | 02/01/2006 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 12.040,00

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

Em 1994 a Fundação Beto Studart recebeu uma cartinha singela de uma menina que sonhava em ser uma grande atleta, tratava-se de Leiliane, à época com 12 anos e muita vontade de vencer. Leiliane, filha de família simples e trabalhadora, moradora de um bairro periférico do Município de Maracanaú e mesmo exposta a todos os riscos pessoais e sociais inerentes ao contexto de sua vida, era na verdade uma diferença positiva na comunidade. Vislumbrava outra vida, sonhava outros sonhos e optou em utilizar o esporte como degrau para a realização de seu projeto de vida. Menina, sem condições maiores para participar de grandes competições, contava com o apoio da família e sempre que era possível estava correndo nas pistas da vida, alcançando colocações expressivas nas competições em que participava. A Fundação Beto Studart, mobilizada pela história de Leiliane, investiu no seu sonho, Leiliane passou e integrar o Programa de Concessão de Bolsas. A partir de então Leiliane passou a ter condições de participar de competições e apresentou bons resultados. No ano de 2011, participou na Seletiva de Ciclismo Classificatória para os Jogos da Juventude do estado do Ceará, ficou na 3ª colocação; na 4ª Etapa de Ciclismo dos Bairros promovida pelo SESC alcançou o 2º Lugar; na 3ª Etapa de Ciclismo contra Relógio realizada na cidade de Eusébio, foi classificada em 2º lugar. Terminou o ano como Vice Campeã Cearense de Ciclismo Feminino – Desafio SESC de Moutain Bike 6ª Edição. No ano de 2012 participou da 2ª Etapa de Ciclismo de Fortaleza sendo classificada em 3º Lugar.

118

FUNDAÇÃO BETO STUDART


EDIVALDO PRADO DE ARAGÃO JÚNIOR

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Atletismo - Natação INÍCIO DO CONCESSÃO | 24/07/2006 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 15.400,00

Edivaldo Prado de Aragão Júnior teve sua vida com caminhos e veredas traçadas e trançadas de lutas e muita superação. Com sequelas de paralisia infantil que o deixou imobilizado buscou a ajuda possível para sair da inércia e desenvolver movimentos em torno da vida. Descobriu a natação e nela se encontrou, inicialmente como um apoio terapêutico de seu tratamento, mais tarde com recurso para sua mobilidade e inclusão social.

hoje o Centro Paradesportivo é uma realidade e atende cerca de 600 pessoas. Edivaldo acumula hoje a missão de continuar sendo um exemplo de atleta, participando de campeonatos e conseguindo medalhas e títulos e com sua missão de voluntário social na gerência do Centro Paradesportivo Edivaldo Prado. No ano de 2011 participou de todas as Etapas do circuito loterias Caixa Econômica Federal, na Etapa realizada em São Paulo conquistou 02 medalhas de ouro e 02 de prata; na etapa da mesma competição realizada em Porto Alegre – RS o atleta sagrou-se Tetracampeão Brasileiro de Natação Parolímpica.

Aperfeiçoando suas técnicas e com uma grande vontade de quebrar os recordes do esporte e da vida, passou a participar de Campeonatos Paralímpicos no município em que residia – Maracanaú –CE, no âmbito Regional, Estadual, Nacional e Internacional. Foi Campeão de Natação Paraolímpi- No Circuito Norte e Nordeste - Brasil Paraolímca na Paraolimpíada realizada no México em 1999. pico de Atletismo, halterofilismo e Natação, EdiEsteve em competições na Nova Zelândia, Ar- valdo conseguiu o6 medalhas de ouro e 01 de gentina, Canadá e Inglaterra acumulando meda- Prata. lhas e sonhos. Foi 08 vezes campeão brasileiro, No ano de 2012 o atleta continuou sua trajetó14 vezes Campeão Nordestino, 12 vezes Camria de conquistas, participou de diversas compeão Cearense e ainda estabeleceu o record petições do calendário esportivo entre as quais mundial de resistência nadando 04h02m06s, o destacamos a 3ª etapa do Campeonato Paraque equivale a 7mil e 800 metros. desportivo Brasileiro no qual recebeu medalha A Fundação além de prestar apoio a Edivaldo de prata, IV Meetig Cearense com medalha de como bolsista, foi parceira na realização do ouro, no circuito loterias da Caixa Econômica grande sonho dele em construir um espaço Federal, 02 medalhas de ouro e 04 medalhas de para atendimento à pessoas com deficiências; prata.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

119


BOLSA TALENTO

FRANCISCO IVAN ANASTÁCIO

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Natação Paralímpica INÍCIO DO CONCESSÃO | 08/08/2007 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 13.435,26

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

Francisco Ivan Anastácio teve sua vida em risco depois de um grande acidente que lhe aconteceu. Durante sua recuperação, recolheu-se e refletiu sobre o curso de seu destino, estava agora paraplégico e imobilizado fisicamente, mas não deixou que tal imobilidade que lhe travava os membros inferiores, travasse também seu espírito. Resolveu mudar tudo e com muita fé decidiu ser outro homem, renovado e refeito. Saiu da reabilitação ainda de muletas, dedicou-se a natação e hoje colhe o fruto desta decisão: É um atleta com muitas vitórias e medalhas, não só no esporte, mas na vida principalmente. Francisco Ivan procurou patrocínios e encontrou na Fundação um apoio, faz parte do Programa de Concessão de Bolsa Talento. No ano de 2011 o bolsista teve a primeira oportunidade de realizar uma viagem internacional, participou de um Campeonato de Natação paralímpica em Buenos Aires – Argentina e foi classificado em 1º lugar na prova de natação 100 metros peito, 2ª lugar na prova de 50 metros de nado livre e 3º lugar nas provas de 100 metros, e 400 metros livre. Participou de todas as Etapas do Circuito Brasileiro da Caixa Econômica e nas provas de natação paraolímpica alcançou excelentes resultados. No ano de 2012 participou do Circuito Brasileiro da Caixa Econômica Federal - Regional Norte e Nordeste realizado em Natal RN oportunidade em que alcançou o 1º lugar nas provas de 100 e 400 metros livres e 100 metros peito. Em junho de 2012 participou em Berlin, Alemanha, da competição Interancional Germany Swimming Championships e foi classificado em 4º lugar na prova de 200 metros livre e 50 metros costa; para esta competição a Fundação viabilizou ajuda de custo para a manutenção do atleta.

120

FUNDAÇÃO BETO STUDART


JOSÉ SÉRGIO DE LIMA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Natação Paralímpica INÍCIO DO CONCESSÃO | 08/08/2007 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 12.750,00

José Sérgio de Lima é um deficiente muito ativo, nunca se colocou na condição de pessoa diferente e sofrida, ao contrário explorou o que tem de mais saudável em seu corpo para construir um rumo diferente na sua vida. Assim dedicou-se à música (é regente de uma banda) e ao esporte. Como atleta, participa de competições em Campeonatos Estaduais, Regionais e Nacionais com resultados muito expressivos. Faz parte do Programa de Concessão de Bolsa da Fundação Beto Studart de quem tem recebido todo o apoio para o aperfeiçoamento de seu talento. No ano de 2011 o bolsista participou de diversas competições entre as quais pode-se destacar: Campeonato Norte e Nordeste de Natação e Atletismo, participou na natação paralímpica e alcançou o 3º lugar, como atleta, participou da prova de salto, superando o record brasileiro de salto à distancia, de sua categoria, alcançando a marca de 5:14m; Campeonato Brasileiro Paralímpico, 2º lugar geral, obtendo mais um recorde brasileiro na etapa São Paulo. No ano de 2012, participou do Circuito Brasileiro da Caixa Econômica Federal - Regional realizado em Natal, Rio Grande do Norte. Na referida competição alcançou o 2º lugar, destacando-se como um excelente atleta e quebrando o recorde até então estabelecido. Participou também das comemorações dos 40 anos da Federação Cearense de Atletismo. Diputou o III Jogos Aquáticos do Ceará - Paralímpicos conquistando 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

121


PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

BOLSA TALENTO

CAIKY RUFI DA SILVA OLIVEIRA JAMES AURICÉLIO DE OLIVEIRA DANIEL DA SILVA LIMA FELIPE GOMES DE ABREU JONHNNY MOURA MELO RAUL STOPELLI DE OLIVEIRA* ADISSON AUGUSTO BARRO DE SOUZA* DAVI SOUZA DO NASCIMENTO* ALANO COSTA DA SILVA PAIVA*

R$ 6.000,00 R$ 6.000,00 R$ 6.000,00 R$ 2.400,00 R$ 2.400,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00

CAMPO DE PRÁTICA | Polo Aquático INÍCIO DO CONCESSÃO | 06/06/2010 e 01/02/2012* RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 30.800,00

O polo aquático é um esporte coletivo muito tradicional em todo o mundo, constituindo-se um esporte de grande destaque em olimpíadas, competição que passou a fazer parte desde 1.900 com o primeiro esporte coletivo da era moderna.

Nesse curto período de tempo de existência, o time já acumula 4 convocações para Seleções Brasileiras de base e 1 convocação para Seleção Brasileira, categoria adulta, além de ter exportado 6 jogadores para Clubes do Estado de São Paulo.

O polo aquático do Náutico Atlético Cearense encontrase em um momento de revitalização. Ele teve seu inicio em meados dos anos 60 e esteve inativo por cerca de 15 anos no clube e em todo o Estado. O retorno do esporte se deu em outubro de 2005. Hoje o Náutico conta com um total de 25 atletas que treinam de segunda a sexta e que representam o Clube em diversos campeonatos pelo Brasil.

Hoje permanecem em São Paulo dois atletas, os ex-bolsistas da Fundação Beto Studart, Ronald Leandro dos Santos (duas convocações para seleção brasileira) e Alano Costa da Silva Paiva (uma convocação para seleção brasileira), ambos defendendo o Club Athlético Paulistano.

A equipe é bastante diversificada, sendo composta, em sua grande maioria por atletas com baixo poder aquisitivo (cerca de 90% do time). Isso se deve, em grande parte, à forma de trabalho do técnico e demais atletas que veem o polo aquático como um meio de inclusão social e socialização de jovens.

122

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE

FUNDAÇÃO BETO STUDART

Em 2011, o time participou de 04 eventos. Pela terceira vez consecutiva vice- sagrou-se campeão do Torneio Norte-Nordeste na categoria sub-21 em evento realizado em Junho na cidade de Fortaleza. Na Liga Nacional de 2011, o Time teve participação significativa contra times que compõem a elite do Pólo Aquático Nacional, como o Fluminense, o Flamengo e o Botafogo. A Segunda fase da Liga Nacional em a equipe alcançou o 4° lugar disputando com o Clube Curitibano.


Em novembro de 2011, a equipe tornou-se vice-campeã do Torneio Interfederativo de Pólo Aquático sub-17 realizado em Recife-PE. Em junho de 2012 alcançou um título inédito no Campeonato Norte-Nordeste sub-21 de Pólo Aquático realizado em Fortaleza CE. No mês de setembro alcançou a terceira colocação no Norte-Nordeste, categoria adulto de pólo aquático, realizado em Recife PE e em novembro, o vice-campeonato do Torneio Interfederativo de Pólo Aquático sub-18 realizado na cidade de Manaus AM. Segundo o treinador Jefferson de Sousa Lima, desde quando o Time do Polo Aquático do Náutico Atlético Cearense, passou a ter uma parceria com a Fundação Beto Studart, as dificuldades foram bastante diminuídas, pois as bolsas concedidas aos atletas, ainda segundo o treinador, ajudaram em muito a trajetória da equipe, principalmente com relação participação nos eventos. O referido treinador agradece muito todo o apoio e valorização que a Fundação Beto Studart vem proporcionando ao longo desses anos de investimento no talento dos atletas.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

123


BOLSA TALENTO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

PEDRO YVENS GONÇALVES MAIA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Karatê INÍCIO DO CONCESSÃO | 21/11/2005 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 18.945,00

Pedro Yvens Gonçalves Maia desde muito cedo, a exemplo de seu pai, despertou o interesse pelo esporte e aos sete anos de idade já possuía um série de conquistas, entre as quais a posição do 1º lugar no Ranking Cearense na categoria mirim. Há época tinha migrado em um curto espaço de tempo da condição de Karateca de faixa amarela para a faixa verde. Sempre apoiado pela família e sem descuidar-se do aprendizado no ensino Formal, Pedro foi acumulando vitórias e se entusiasmando dia a dia. Foi incluído no Programa de Concessão de Bolsas da Fundação desde 2005 e hoje é um dos maiores atletas em sua categoria, tendo participado de Campeonatos no Estado, no âmbito Regional, Nacional e Internacional com excelentes resultados. Continua frequentando regularmente a Associação Alvorecer de Karatê em Maracanau no Ceará, onde reside. Em 2011 participou do III Campeonato Pan-americano de Karatê WUKF, evento realizado pela Confederação Brasileira de Karatê interestilos em São Paulo. No referido Campeonato o bolsista alcançou o 3º lugar em Katá e Campeão em Kumtê. No ano de 2012 participou do 2º Torneio de Karatê Interestilos, no Colégio Maria Ester II, onde sagrou-se vice-campeão (Katá) e do Campeonato Cearense 1ª Fase Shiai – Kumitê, no Colégio Maria Ester II, onde sagrou-se campeão - Shiai-Kumné -, no Campeonato Norte e Nordeste realizado em Recife foi Campeão em Kumtê e Vice Campeão em Katá. Pelo seu desempenho nas diversas competições foi registrado na Federação Cearense de Karatê Interestilos como 1ºDAN.

124

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RODRIGO MARINHO PROENÇA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Karatê INÍCIO DO CONCESSÃO | 02/02/2009 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 26.570,00

Rodrigo Marinho tem em seu portfólio o registro de participação em competições estaduais, nacionais e internacionais desde 2006, acumulando desde então uma série de medalhas e títulos o que lhe credenciou a ser incluído como um dos bolsistas do Programa de Concessão de Bolsa da Fundação Beto Studart em 2009.

Além do investimento na área do Esporte, Rodrigo Marinho optou em cursar a graduação em Educação Física, profissão que futuramente poderá lhe garantir segurança e melhores condições de vida e está coerente com sua história.

Rodrigo tem participado de cursos e treinamentos relacionados ao seu aperfeiçoamento técnico, frequenta regularmente a academia Tropical Center e pratica Musculação.

No Torneio Estadual alcançou o Título de Campeão Cearense em kumitê individual e Vice Campeão, no mesmo torneio, em kumitê por Equipe.

Durante o ano de 2011 o bolsista teve a oportunidade de participar do Seminário internacional de Contava até então somente com o apoio financei- Karatê, Técnicas de Shiai e Kumitê, ministrado por ro e afetivo da família que apostava no talento do Christhophe Pinna, considerado o maior atleta do atleta e buscava patrocinadores para viabilizar o mundo nestas modalidades. seu aperfeiçoamento técnico e lhe dar a oportunidade de participar de um maior números de cam- Participou de Torneios Nacionais, Estaduais e Municipais com excelentes resultados a exemplo de peonatos do calendário esportivo. sua classificação no campeonato Nacional no qual O investimento da Fundação veio como resposta alcançou o 3º Lugar. a uma necessidade do bolsista de arcar com suas despesas referentes as aulas e treinos, além de lhe No ano de 2012 tornou-se Campeão individual na garantir a possibilidade de alargar seus horizontes modalidade Kumitê do Torneio Zonal Norte e Noratravés da convivência e da troca de experiência, deste realizado em Recife PE, Vice Campeão em Katá e 3º lugar por Equipe. aperfeiçoando suas técnicas.

Além da bolsa mensal o Rodrigo tem recebido da Fundação, de forma esporádica, recursos para que ele possa participar de Campeonatos, o que tem aumentado seu quadro de medalhas e títulos.


BOLSA TALENTO

EWERTON DOS SANTOS FERREIRA

LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Taekondo INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/06/2011 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 9.460,20

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE

A relação de Ewerton dos Santos Ferreira com a Fundação Beto Studart teve início em Dezembro de 2011 quando o bolsista enviou uma solicitação de apoio para participação no 5º Campeonato Brasileiro de Hapkido Sungjado Open e 1º open Brasil de Taekondo, competições realizadas em Salvador BA. Residente na área praiana do Estado – Fortim Ceará e desde cedo envolvido com a prática do esporte na modalidade de Taekondo, Ewerton tem um talento potencial e com chances de competir, mas não tinha condições financeiras para custear a viagem. A Fundação Beto Studart fez este primeiro investimento no atleta que conquistou o 1º lugar em sua categoria. A partir daí em 2012 o bolsista passou a fazer parte do quadro de bolsistas da Fundação e tem apresentado excelentes resultados. Nas competições em que participa, a exemplo do IV Oeste Open realizado em Julho de 2012 na cidade de Buenos Aires – Argentina no qual sagrou-se também campeão. No âmbito nacional, participou do Campeonato Norte e Nordeste no estado da Paraíba, alcançando a 3ª colocação. Na 2ª Etapa do Campeonato Cearense alcançou a 2ª colocação. No 1º open olímpico realizado em Cascavel – CE classificou-se em 2º Lugar. Participou ainda da Copa América realizada em São José dos Campos São Paulo. Frequenta o Ensino Formal na Escola de Ensino Médio e Fundamental Maria Luiza em sua cidade natal. Sempre acompanhado de seu Treinador o atleta Wilame Conceição de Lima e com uma postura que inclui disciplina e dedicação aos treinos, Ewerton tem evoluído técnica e pessoalmente. Realiza sua preparação técnica no Centro de Juventude e Cidadania de Fortim e pratica ainda Jiu jitsu. Além da bolsa que é repassada regularmente para o bolsista, a Fundação tem patrocinado suas viagens para participação em Campeonatos.

126

FUNDAÇÃO BETO STUDART


ELÍGIO BRENO FERREIRA TELECIRO LOCALIZAÇÃO | Fortaleza CE CAMPO DE PRÁTICA | Triathlon INÍCIO DO CONCESSÃO | 01/05/2012 RECURSOS INVESTIDOS ATÉ 2012 | R$ 2.000,00 Eligio Breno recém admitido no Programa de Concessão de Bolsa Talento da Fundação Beto Studart, apresenta resultdos muito animadores no campo de sua prática esportiva. No ano de 2012 participou do Campeonato Brasileiro de Cross Triathlon no qual foi classificado no 3º Lugar Categoria 16/17; no SESC Triathlon de Brasília classificou-se como vice-campeão. Na 2ª etapa do Campeonto Cearense de Triathlon classificou-se como vice-campeão e na 4ª Travessia João Gentil classificou-se com campeão na categoria Júnior 1. Eligio Breno foi convocado a integrar a Confederação Brasileira de Triathlon e, após classificação no Campeonato Brasileiro de Aquathlon, o bolsita foi classificado para 2012 Auckland ITU Aquathlon World Championship, realizada em Auckland – Nova Zelândia.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

127


PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS E DOAÇÕES ESPORÁDICAS

128

FUNDAÇÃO BETO STUDART


R$263.406,15 foi o valor investido no apoio financeiro a 69 projetos/eventos pontuais, durante os dois anos (2011 e 2012). O Programa de Apoio e Financiamento a Eventos tem como finalidade o fortalecimento de iniciativas de instituições que atuam nas áreas de prioridade da Fundação na perspectiva de contribuir com a cultura e o bem estar social. Os eventos apoiados guardam, entre outras, a característica de fazer parte de um trabalho sequenciado desenvolvido pelas instituições proponentes.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

129


ÁREA CULTURAL

130

FUNDAÇÃO BETO STUDART


PATROCÍNIO PARA EDITORAÇÃO

O DESPERTAR DO EQUILÍBRIO TEREZA PASSOS

FRAGMENTOS DE UMA VIDA VICENTE DE OLIVEIRA LÔBO

Livro baseado em fatos reais, é um belo relato da mudança de vida, da busca da superação e da perfeição através da priorização da generosidade cujo cenário é a luta contra os preconceitos, apresentando a maneira utilizada pela autora de como vencer conflitos e superar desafios.

Fragmentos de uma Vida trata do registro da trajetória de Vicente Oliveira Lobo – Um homem que teve uma historia singular de superação, que pode servir de exemplo para outras pessoas dentro da simplicidade e da fé que conduziu sua vida.

NA AMÉRICA de outros idiomas: à propósito de algumas viagens EDUILTON GIRÃO O livro retrata a realidade de países americanos, nossos vizinhos e irmãos, analisando a cultura e as características de cada país, nos seus aspectos geográficos e históricos.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

131


PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS E DOAÇÕES ESPORÁDICAS

PATROCÍNIO PARA EDITORAÇÃO

FOTOGRAFIA E SENSIBILIDADE WELBANEIDE LUNA Fotografia e Sensibilidade, de autoria de Welbaneide Luna, tem como proposta proporcionar um novo enfoque na divulgação da arte e da cultura, com o objetivo de promover o desenvolvimento da sociedade através da valorização de suas várias manifestações. As fotos mostram o nosso sertão e nosso sertanejo tão sofrido e castigado pelo ambiente agreste.

132

FUNDAÇÃO BETO STUDART

WALDEMAR DO CEARÁ E DOS ALCÂNTARAS CLAUDIA ALBUQUERQUE Resgata a trajetória de vida de Waldemar de Alcântara, médico, político, professor, pioneiro em várias frentes e homem voltado ao bem comum de um personagem que carrega em si boa parte da história cearense.

I ANTOLOGIA DE POESIA ESTUDANTIL A publicação da I Antologia de Poesia Estudantil compõe o Projeto Poesia Nossa de Cada Dia, do Grupo Chocalho que tem como principal objetivo promover os artistas cearenses, incentivar o “fazer artístico”, desenvolver a criatividade, a leitura, a escrita e a solidariedade, cultivando uma Cultura de Paz e a Cidadania. A I Antologia de Poesia Estudantil foi o resultado de um concurso com a participação de estudantes da Rede Pública de Ensino no Estado do Ceará.


DIVERSOS

GRUPO BAILARINOS DE CRISTO AMOR E DOAÇÕES Cessão de veículo Kombi para o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações fevereiro de 2011. XIV TORNEIO NACIONAL DE GINÁSTICA RÍTMICA Apoio ao evento promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica - fortaleza 18 a 22 de Maio de 2011. HUMBERTO HALEMBERC OLIVEIRA DOS SANTOS ‐ BAILARINO Apoio para a participação do bailarino Humberto Halemberc Oliveira dos Santos no Festival de Dança Passo de Arte – Campinas - São Paulo 09 a 18 jullho de 2011. REVISTA HARCO em dia com o mundo ASSOCIAÇÃO HARCO

GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA COMUNITÁRIA DE MÚSICA, ARTE, CO‐ MUNICAÇÃO E CULTURA DA BARRA DO CEARÁ ‐ ASSOCIAÇÃO DOS CONSAGRADOS AO CORAÇÃO DE JESUS Apoio para a participação do Grupo de Alunos da Escola Comunitária de Música, Arte, Comunicação e Cultura da Barra do Ceará - Associação dos Consagrados ao Coração de Jesus no VII festival de Música da Ibiapaba – 23 a 30 de julho de 2011 Viçosa do Ceará. MARCUS CAFFÉ Apoio ao cantor Marcus Caffé, para o desenvolvimento do projeto IV Mostra da Canção Petrúcio Maia. PAULO CORJESU BRITO ALVES ‐ PROFESSOR ASSOCIAÇÃO DOS CONSA‐ GRADOS AO CORAÇÃO DE JESUS ESCOLA COMUNITÁRIA DE MÚSICA, ARTE, COMUNICAÇÃO E CULTURA DA BARRA DO CEARÁ Apoio para a participação do Professor Paulo Corjesu Brito Alves – Associação dos Consagrados ao Coração de Jesus – Escola Comunitária de Música, Arte, Comunicação e Cultura da Barra do Ceará, no Curso de Formação de Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Idosos realizado em São Paulo no período de 26 de Novembro a 04 de Dezembro de 2011.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

133


PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS E DOAÇÕES ESPORÁDICAS

DIVERSOS LARAH NÓBREGA ‐ BAILARINA Apoio para a participação da bailarina Larah Nóbrega no Festival de Danças de Joinville.

SHOW BENEFICENTE DO CANTOR FAGNER Apoio ao Show Beneficente do cantor FAGNER – Evento promovido pelo Instituto de Apoio aos Queimados.

CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL ACONTECE Apoio ao Curso de Iniciação Teatral Acontece – Criado em 2002, o Curso de Iniciação teatral Acontece (CITA) surgiu para atender a uma demanda em iniciação em teatro, tendo como público alvo, adolescentes, jovens e adultos que precisam de uma oportunidade para desenvolver seus talentos artísticos. Durante os 10 anos de sua existência o CITA já formou 255 pessoas, montou 17 espetáculos e atendeu a 05 municípios do Ceará, contribuindo com a formação de novos grupos teatrais.

PROJETO PONTAL ARTE DA AJPM ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE PON‐ TAL DE MACEIÓ ‐ 20º PONTAL ARTE Apoio ao Projeto Pontal Arte da AJPM – Associação de Jovens de Pontal de Maceió - 20º Pontal Arte - O Projeto teve início em 1993 com a finalidade integrar crianças, jovens e adultos, fortalecer sua identidade cultural e valorizar suas tradições e crenças através da arte. Aracati CE.

134

FUNDAÇÃO BETO STUDART


AECIC ‐ ASSOCIAÇÃO DOS EX‐ALUNOS DO COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO Apoio ao “Concerto na Capela” atividade cultural destinada a um público de 600 pessoas, fazendo parte das ações socioculturais da Associação, dentre outras nas áreas assistenciais e religiosas, em 2011 e 2012.

“FORT LOUVE” DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA OBREIROS DA TARDI‐ NHA COT Apoio ao evento de cunho cultural e religioso, com apresentação de danças, teatros e músicas, que reúne crianças, jovens e adultos de diferentes classes sociais no município de Caucaia-CE.

SOARTE SOCIEDADE DOS ARTISTAS E ESTUDANTES DE MONGUBA Aquisição de equipamentos musicais para a SOARTE – Sociedade dos Artistas e Estudantes de Monguba – A aquisição teve como objetivo viabilizar a realização de oficinas culturais para crianças, jovens e adultos, contribuindo com a inclusão social e o desenvolvimento de talentos no município de Pacatuba e áreas metropolitanas adjacentes.

ISRAEL SOUZA Apoio para gravação do CD E DVD ISRAEL SOUZA - promovendo a cultura do povo nordestino através da música e da arte, estimulando jovens artistas cearenses no desenvolvimento de seus talentos.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

135


ÁREA RELIGIOSA

136

FUNDAÇÃO BETO STUDART


QUEREMOS DEUS Apoio ao evento promovido pela ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA – MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA – em 2011 o evento teve como tema “Vinde a Mim vós todos” e em 2012, na sua 23ª edição, teve como tema “...Se tu creres verás a glória de DEUS”. Realizado anualmente, no período carnavalesco, o “Queremos Deus” conta com um público estimado de 50.000 pessoas e já faz parte da tradição dos católicos de Fortaleza.

SEMEAR Apoio ao evento SEMEAR - promovido pela Associação Obreiros da Tardinha – COT realizado no período carnavalesco dos anos de 2011 e 2012 com momentos de louvores e orações.

EVENTO MISERICÓRDIA BRASIL 2011 E 2012 DO INSTITUTO HESED DOS IRMÃOS E IRMÃS DA SANTA CRUZ E BEM‐AVENTURADA DA VIRGEM MA‐ RIA DO MONTE CARMELO Apoio ao Evento Misericórdia Brasil 2011 e 2012 do INSTITUTO HESED DOS IRMÃOS E IRMÃS DA SANTA CRUZ E BEM-AVENTURADA DA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO – O Evento Misericórdia Brasil é um evento da Renovação Carismática Cristã, ocasião em que são realizadas: Palestras, Missa, Louvor e Adoração. É realizado pelo Instituto HESED, uma Entidade de utilidade pública, que desenvolve um trabalho social assistindo a 200 famílias cadastradas, todas elas de extrema pobreza, a quem são fornecidos alimentação, roupas, remédios, orientação espiritual e humana.

IX CONGRESSO CATHOLIC FRATERNITY COMMUNITIES REGIONAL BRASIL Apoio ao IX Congresso Catholic Fraternity Communities – Regional Brasil promovido pela Comunidade Face de Cristo realizado no período de 03 a 05 de junho de 2011.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

137


PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS E DOAÇÕES ESPORÁDICAS

HALELLUYA 2011 E 2012 Apoio ao Halelluya 2011 e 2012 - Promovido pela Associação Centro Católico de Evangelização SHALOM no mês de Julho de 2011 e 2012, no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, com o tema em 2011 “Solte sua Voz” e em 2012 “A Festa que nunca Acaba”. Durante o evento foram coletados toneladas de alimentos, doações de sangue e de medula óssea, em parceria com o HEMOCE, fazendo com que o Festival Halleluya seja um dos eventos mais solidários do estado. No ano de 2012 o Halleluya alcançou o público recorde de 1,17 milhão de pessoas. V SEMINÁRIO PARA PREGADORES ‐ RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓ‐ LICA Apoio ao evento em agosto de 2011, com o objetivo de proporcionar unidade, formação e fortalecimento espiritual do pregador, a partir do estudo e experiência viva com a Palavra de Deus no poder do Espírito Santo, capacitando-os a anunciar com coragem, ousadia e intrepidez o Evangelho de Cristo. CAMINHADA COM MARIA Apoio ao evento promovido pela Arquidiocese de Fortaleza, que faz parte do Calendário Oficial do Município de Fortaleza. É realizado no dia 15 de Agosto e compõe as comemorações da festa da padroeira de Fortaleza, N. Sra. da Assunção. Os objetivos do Evento são: Promover e valorizar o patrimônio cultural e histórico da cidade e do povo fortalezense, resgatando suas origens cristãs e sua identidade histórica; Incentivar a prática do desenvolvimento sustentável, através do turismo cultural religioso; Fortalecer o município como permanente ponto turístico de visitação; Na Caminhada com Maria contemplar o rosto e a vida de Jesus com Maria, através da oração do Rosário que é o “Resumo do Evangelho”. A partir do exemplo de dignidade e de compromisso da mãe de Deus, aquela que é “Cheia de Graça”, produzir uma reflexão sobre a vida e o papel que cada um exerce na sociedade. FESTA DE SÃO FRANCISCO Apoio à Festa de São Francisco – realizada pela Arquidiocese de Fortaleza Área - Pastoral São Francisco Vila Velha, em comemoração aos Festejos do Padroeiro São Francisco, no período de 25 de setembro a 14 de outubro de 2011.

138

FUNDAÇÃO BETO STUDART


CURSO SOBRE ESPAÇO SAGRADO Apoio à realização do Curso sobre Espaço Sagrado promovido pela Comunidade Católica Shalom com o objetivo de formar profissionais a partir do espaço sagrado, Igrejas, Capelas, Oratórios, Residências, Artesanatos e Vestimentas. FESTA DA VIDA Apoio para realização da Festa da Vida - promovida pela Arquidiocese de Fortaleza. VII CAMINHADA RUMO À COLINA DE LOURDES Apoio ao evento promovido pela ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA - PARÓQUIA N. S. DE LOURDES – que tem por objetivo testemunhar a fé cristã publicamente. No ano de 2012 teve como tema “Preservando a Família, Reciclando o Amor”. PROGRAMA “SEMEANDO” Apoio ao Programa “Semeando” veiculado aos domingos na TV Ceará, desenvolvido pela ASSOCIAÇÃO CRISTÃ, CULTURAL E SOCIAL de cunho cultural e religioso. SIMPÓSIO TEOLÓGICO “50 ANOS DO CONCILIO VATICANO II E 40 ANOS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS?” Apoio aos eventos, realizados por O GRUPO, com o objetivo de promover debates que construam uma consciência de que o processo de aggiornamento que movimentou o Concílio Vaticano II tenha continuidade, possibilitando a recriação de espaços livres para a reflexão sobre mundo e humanidade a partir da Teologia da Libertação. JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE ‐ participação de jovens Apoio financeiro para viabilizar a participação de jovens da PARÓQUIA MÃE SANTISSIMA - na Jornada Mundial da Juventude

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

139


PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS E DOAÇÕES ESPORÁDICAS

MARIAL 2012 Apoio ao evento, da COMUNIDADE CATÓLICA RABONI DE MARIA – que teve como tema central “SEDE EM MEU FAVOR VIRGEM SOBERANA” reunindo uma média de 2.500 pessoas para evangelização.

CONCERTO DE NATAL DOMINGO DE LUZ Apoio para realização do Concerto de Natal – Domingo de Luz - Catedral Metropolitana de Fortaleza – dezembro de 2011 e de 2012. O Concerto é um evento musical e religioso, que reúne as mais belas canções natalinas interpretadas pelo Coral Noite de Belém e as vozes dos Meninos de Jesus e Orquestra do Maestro Poti. No ano de 2011, a arrecadação de leite em pó foi direcionada para o IPREDE.

140

FUNDAÇÃO BETO STUDART


R E L A T Ă“ R I O dois mil e onze

doze

141


ÁREA SAÚDE

142

FUNDAÇÃO BETO STUDART


SEMANA INTENSIVA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA Colaboração com a Semana Intensiva de Prevenção às drogas e à Violência promovida pela Convenção de Ministros das Assembleias de Deus Unidas do Estado do Ceará – Fortaleza Fevereiro 2011.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO POLIOMIELITE Colaboração com a 2ª dose Campanha de Vacinação Poliomielite promovida pela Associação dos Amigos da Av. Beira Mar em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e prefeitura Municipal de Fortaleza. 13 de agosto de 2011.

REVISTA CONEXÃO ICC Apoio para publicação da Revista Conexão ICC 6ª e 7ª Edição - editada pelo Instituto do Câncer do Ceará nos anos de 2011 e 2012 – é uma revista informativa e educativa para disseminação do conhecimento no tratamento do câncer, além de ser um importante veículo de comunicação das atividades desenvolvidas pelo ICC.

EVENTO CIENTÍFICO SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DO NÚCLEO DE TRATAMENTO E ESTIMULAÇÃO PRECOCE NUTEP Patrocínio ao Evento Científico sobre Desenvolvimento Infantil, do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce – NUTEP - realizado de 13 a 15 de setembro/2012 no Marina Park Hotel, com palestras de reciclagem sobre as mais modernas abordagens para o desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial de crianças em risco. O NUTEP é uma Unidade do Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC, funcionando desde 1987 como um Centro de Referência no Município de Fortaleza e no Estado do Ceará na prevenção da excepcionalidade junto aos recém nascidos, às crianças e adolescentes suscetíveis aos distúrbios do desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial, ajudando-as na sua reabilitação.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

143


ÁREA SOCIAL

144

FUNDAÇÃO BETO STUDART


PROJETO MÃOS SOLIDÁRIAS Apoio ao Projeto Mãos Solidárias desenvolvido pela Associação Pequeno Cotolengo Dom Orione, que atende crianças, adolescentes e jovens com deficiências incluindo-se aqui Autismo, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. O Projeto é direcionado para as famílias dos beneficiados e tem como objetivo a geração de trabalho e renda. FESTA DAS MÃES Colaboração com a Festa das Mães promovida pela Associação Comunitária e Habitacional Jardins das Maravilhas – Maracanaú Ceará 13 de Maio de 2011. GINCANA BENEFICENTE Colaboração com a Gincana Beneficente promovida pela Casa de Abrigo - Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social com o objetivo de angariar recursos materiais e financeiros para melhorar a qualidade das 80 crianças, na faixa etária de 0 a 12 anos, atendidas no Abrigo. 07 de junho de 2011. CRUZADA PELA VIDA Apoio ao evento em prol da Cruzada pela Vida, realizado pela COMADUEC – Convenção de Ministros das Assembléias de Deus Unidas do Ceará – Brasil, no ano de 2012. HOSPITAL DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES Doação de 30 cestas natalinas ao HOSPITAL DR CARLOS ALBERTO STUDART GOMES – destinadas a pacientes pneumológicos quando da realização das festas natalinas em dezembro de 2011 e 2012, promovendo momentos de confraternização e elevação da autoestima.

DOAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS E AJUDA MEDICAMENTOSA No ano de 2012, a Fundação doou 02 cadeiras de rodas e concedeu ajuda medicamentosa para 02 paciente, beneficiando 04 pessoas de baixo poder aquisitivo e contribuindo para melhoria de sua qualidade de vida e recuperação da saúde. JORGE LUCAS – 10 anos, criança com Paralisia Cerebral KARINE SANTOS SIQUEIRA – 13 anos, acometida de Poliomiosite associada ao Vírus HTLV 1 LUCIVALDO DE LIMA RODRIGUES FRANCISCO ROMILDO DE SOUSA SILVA

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

145


ÁREA

GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E FOR‐ MAÇÃO PARA PEQUENOS SERVI‐ ÇOS ELÉTRICOS Apoio ao Projeto de Capacitação e Formação para Pequenos Serviços Elétricos, realizado pela ASSEMBLÉIA DE DEUS DA PRAINHA – Ministério da Prainha - objetivando capacitar moradores da Comunidade da Prainha e promover a Geração de Trabalho e Renda, contribuindo com a redução da pobreza e da marginalidade.

146

FUNDAÇÃO BETO STUDART


ÁREA DESPORTIVA

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTEBOL DE SALÃO Apoio ao Campeonato Cearense de Futebol de Salão – realizado pela Federação Cearense de Futebol de Salão no Ginásio Paulo Sarasate.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

147


ÁREA EDUCACIONAL CURSO TÉCNICO DE TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Financiamento do Curso Técnico de Transações Imobiliárias no Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE para Antônia Denise Lira da Silva.

148

FUNDAÇÃO BETO STUDART


R E L A T Ă“ R I O dois mil e onze

doze

149


150

FUNDAÇÃO BETO STUDART


BENEFICIÁRIOS

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

151


19.794 Número de beneficiários diretos da Fundação Beto Studart atendidos anualmente pelos projetos/entidades apoiadas.

ÁREAS CULTURAL

1.346

DESPORTIVA

766

EDUCACIONAL

516

SOCIAL GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

152

BENEFICIÁRIOS

1.922 180

SAÚDE

15.064

TOTAL

19,794

FUNDAÇÃO BETO STUDART


BENEFICIÁRIOS DIRETOS

BENEFICIÁRIOS ÁREA DE SAÚDE

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

153


154

FUNDAÇÃO BETO STUDART


GESTÃO

ADMINISTRATIVA FINANCEIRA

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

155


R$ 2.602.571,08 Valor investido nos anos de 2011 e 2012

156

FUNDAÇÃO BETO STUDART


A Gestão Administrativa e Financeira da Fundação Beto Studart é pautada na transparência, na ética e no respeito a seus mantenedores, parceiros e clientes, razão pela qual tem elaborado e divulgado o seu “Relatório de Atividades” de dois em dois anos, como também disponibilizando-o para acesso público através do site www.fbst.org.br. Além do Relatório de Atividades onde apresenta seus resultados, a Fundação anualmente presta contas de sua gestão junto ao Ministério Público do Estado do Ceará / Centro de Apoio Operacional dos Registros Públicos das Fundações e das Entidades de Interesse Social – COAFURP e ao Ministério da Justiça - MJ, cujos demonstrativos financeiros e informações institucionais podem ser acessados através do site: www.mj.gov.br/oscip.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

157


NOSSOS NÚMEROS

158

FUNDAÇÃO BETO STUDART


RECURSOS CAPTADOS

R$ 2.700.698,79 Recursos doados à Fundação nos anos de 2011 e 2012.

RECEITAS

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

159


DOADORES 90% dos recursos captados pela Fundação são originários de doações de Pessoa Física e 10% doados por Pessoa JurÍdica, conforma demonstra o gráfico a seguir:

160

FUNDAÇÃO BETO STUDART


DOADORES

2011

2012

TOTAL

BETO STUDART

1.105.500,00

1.229.125,00

2.334.625,00

DEDA STUDART

24.000,00

32.000,00

56.000,00

2,07

RENATA STUDART

8.276,00

12.000,00

20.276,00

0,75

PATRICIA STUDART

8.000,00

12.000,00

20.000,00

0,74

4.000,00 0,00 142.000,00 1.797,79

5.000,00 1.000,00 262.000,00 1.797,79

0,185

OUTROS

1.000,00 1.000,00 120.000,00 0,00

9,71 0,067

TOTAL GERAL

1.267.776,00

1.432.922,79

2.700.698,79

100

KARINE STUDART LETICIA HOFF STUDART BSPAR

% 86,44

0,038

96% do total dos recursos financeiros captados pela Fundação Beto Studart nos exercícios de 2011 e 2012 referem-se a doações do seu Fundador Jorge Alberto Vieira Studart Gomes (Beto Studart) e da empresa de sua propriedade BSPAR. O restante dos recursos, 4% foram doados por seus filhos, na condição de Pessoa Física.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

161


RECURSOS INVESTIDOS

R$ 2.602.571,08 Recursos aplicados pela Fundação Beto Studart nos projetos apoiados, nas bolsas Talento e no custeio de suas atividades.

162

FUNDAÇÃO BETO STUDART


Em respeito à sua Missão Intitucional, 52% dos recursos foram investidos nas áreas Cultural e Educacional, ficando o restante dos 48% distribuidos entre as 06 (seis) outras áreas de atuação da Fundação, conforme demonstram os gráficos a seguir: Investimentos por área

2011

2012

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

163


RECURSOS INVESTIDOS Durante os exercícios de 2011 e 2012 foram investidos R$ 1.401.632,67 nos projetos desenvolvidos por 30 Associações apoiadas regularmente pela Fundação e R$ 263.406,15 investidos em projetos/eventos esporádicos, ou seja, despesas pontuais.

Investimentos em projetos apoiados

2011 2012

164

FUNDAÇÃO BETO STUDART


R$ 574.152,08 Total dos recursos investidos pela Fundação Beto Studart na concessão de bolsas Talento, sendo: R$ 217.806,00 no ano de 2011 e R$ 356.346,08, no ano de 2012. Investimentos em bolsas Talento - Quantitativo e Recursos

A área Educacional é onde se concentra o maior volume de recursos aplicados pela Fundação no programa de concessão de bolsas. Cada bolsista custa em média R$ 5.184,00 ano, enquanto que os das áreas desportiva e cultural custam em média R$ 4.017,00 e R$ 2.120,00, respectivamente, por ano. O número de bolsistas se manteve praticamente estável, respeitando o teto máximo estabelecido para cada área de atuação, por ser um dos critérios utilizados pelo comitê técnico para concessão das bolsas.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

165


CONCLUSÃO

166

FUNDAÇÃO BETO STUDART


A Força das Redes Sociais Os resultados apresentados neste relatório, recheados de depoimentos das pessoas envolvidas, são a prova irrefutável da força das redes sociais que se conectam envolvendo gente do bem e instituições nos vários tipos de relações de compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. Num mundo em que as relações sociais estão desgastadas e esgaçadas com o imperativo do interesse individual sobrepondo o interesse coletivo, vislumbra-se com estes resultados, experiências reais que justificam o investimento social responsável nas causas das pessoas e comunidades. É preciso ampliar este investimento, é preciso envolver mais pessoas e sensibilizá-las para participarem deste movimento. Você pode participar e fortalecer nossa iniciativa, você é nosso convidado a viver a experiência da alegria de ver e sentir o crescimeto de pessoas e instituições. Estamos aqui bem perto de você, basta um movimento seu e estaremos prontos para lhe prestar asssessoria e acompanhar os resultados de seu investimento passo a passo. Continuaremos nossa missão porque temos “ fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos muito, nós podemos mais”.

R E L A T Ó R I O dois mil e onze

doze

167


DADOS INSTITUCIONAIS FUNDAÇÃO BETO STUDART DE INCENTIVO AO TALENTO Rua Marcos Macedo, 1333 - Sala 1810 - Aldeota | Pátio Dom Luis - Torre II Fortaleza CE CEP - 60150-190 TELEFONE - +55 85 34599292 FAX - +55 85 34599255 SITE - www.fundacaobetostudart.org.br Responsáveis pelo Relatório ANA MARIA NOGUEIRA STUDART GOMES - Vice-Presidente IRIS MARIA SAMPAIO DE OLIVEIRA - Coordenadora Administrativo-financeira MARIA GORETI MACÊDO LOBO DE ANDRADE - Coordenadora de Programas e Projetos MARIA VALNÍSIA PAIVA - Voluntária JOELMA MARX - Secretária Ficha técnica ALEXANDRE SANTOS - projeto gráfico REGINA FIÚZA - revisão CARLOS ALBERTO DIAS DE SOUZA - fotografias (demais imagens do acervo da Fundação) Agradecimento especial à AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA pela cessão da jornalista CELY FRAGA, responsável pelas matérias das “Pequenas Grandes Histórias”.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.