3 minute read

YGOR FILUS

24 ANOS, 11 ANOS DE SKATE, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – (PR) / @_YGORFILUS

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Advertisement

Me lembro bem que comecei conhecer o skate assistindo a modalidade do vertical que passava no globo esporte isso eu tinha entre 5 e 7 anos e eu olhava tão vidrado tentando entender como as pessoas faziam isso com um skate e que aquilo era coisa de maluco , estar ali voando com o skate de um lado para o outro e eu achava isso algo magnífico até ganhar meu primeiro skate de plástico e começar fazer freestyle de brincadeira sem saber o que estava fazendo ao certo, até então um namorado de uma prima me mostrou o que era o skate street e nisso eu entrei na febre do Tony hawk e isso me deixou viciado em skate , eu queria skate todo dia , mas eu não tinha um skate apropriado e nem podia ficar brincando na rua ou ir em pistas de skate, então passei um tempo morando com minha vó e acabei deixando o skate de lado por um bom tempo , nisso aos meus 13 anos eu conheci mais o skate com a ajuda da Internet aí foi aonde eu falei é isso que eu quero fazer, é isso que eu quero ser, minha vida vai ser andar de skate, depois disso foi só evolução, conhecimento, alegria, quedas, dores e a satisfação de hoje em dia saber que me orgulho de ter encontrado o skate na minha vida, hoje posso dizer que sou quem eu sou por conta do skate e isso é satisfatório demais, a união das pessoas, amizade, adrenalina, disciplina, saber chegar e sair de vários lugares, a vivência de um skatista é linda apesar de todo os altos e baixos de nossas vidas, agradeço e aprendo todos os dias com o skate.

Seus treinos e preparos físicos?

Fazer alongamentos diariamente, andar de bike, caminhar e aquela boa alimentação.

Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Sempre estamos trabalhando em cima disso.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

O primeiro Go skate que colei em Curitiba ano de 2014.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Acredito hoje em dia que a minha trajetória no skate seja muito mais além do que apenas manobrar e ter os melhores vídeos de skate, vivo uma realidade aonde a presença, humildade, parceria me mostrou que podemos ser o que a gente quiser e sempre vamos ser skatistas, então hoje em dia eu busco mais o lado comercial trabalhar em cima da minha loja online e estar sempre apoiando as marcas locais e da região, os atletas e toda a galera que fecha com a gente.

Você participa de competições?

Participo por lazer, sentir a galera te passando uma boa energia, ver os amigos reunidos, tirar aquela resenha com as pessoas que gostamos.

Você tem apoio ou patrocínio?

Apoio do céu skateboard, cluff, old filus.

Influências no skate?

Sempre me inspirei nos irmão Rafael Petersen e Rodrigo Petersen, ainda mais depois de conhecer a família deles, meus amigos de rolê que estão sempre comigo meu mano Eliel conhecido como Scooby mano sangue bom tamo junto.

Viagem do sonho?

Barcelona, macba capital do skate mundial.

Foco em 2023?

Abertura 100% da minha loja.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Queria agradecer minha mãe que sempre acreditou na minha trajetória e sempre me apoiou, queria agradecer a todo pessoal que me apoia e acredito no meu rolê e no meu potencial, queria agradecer a essa revista incrível por estar disponibilizando esse espaço e eu poder estar contando um pouquinho da minha vida pra vocês, obrigado skate por tudo!

FOTÓGRAFO: MÁRCIO - @MARCIOWIRMOND

MANOBRA: FAKIE SALAD GRIND

Salve, Pessoal! Hoje estamos aqui com Rafael Vitor e desde já queremos agradecer por ter aceitado nosso convite para dividir com a gente sua história e experiências e superações como skatista, se apresente para os leitores, Rafael?

Salveee Galera, é um prazer poder compartilhar um pouco da minha história e minhas manobras nessa revista, espero que signifique e motive quem estará lendo à nunca largar seus sonhos e desejos que querem obter na vida, muito foco, força e fé, let’s go !!

Rafael, como foi seu início e como surgiu sua paixão pelo skate street?

Como todo início, andar de skate entre muitos amigos e ter a vivência de fazer novas amizades em lugares diferentes, tendo novas experiências, significou muito para criar um laço com o Skate Street, e, apesar de anos de skate, ainda quero descobrir quais lugares o carrinho ainda pode me levar.

Como é a rotina no skate e os lugares que gosta de treinar suas manobras?

Nos fins de semana me dedico para treinar em pistas locais ou nos picos de rua para fazer algumas fotos/vídeos para o perfil e as marcas que me fortalecem.

A preparação física é muito importante para um atleta, como são seus treinamentos físicos?

Tenho muita frequência com exercícios no período da manhã, sempre me ajuda a ter mais foco na rotina diária; quando ando de skate percebo que me ajuda a evitar lesões que poderia me deixar afastado e de maneira desconfortável e dolorida pós quaisquer sessões de skate.

Você desenvolve algum projeto que gostaria de compartilhar?

Sim, ainda estou terminando uma parte vídeo que será entregue esse ano de 2023, mal posso esperar para vê-la pronta e rodando em uma Premier.