O Bazófias - Número 35

Page 45

Informática

H

oje em dia quase toda a gente está registada em pelo menos uma rede social. As mais conhecidas a nível mundial são o Facebook, o MySpace e o Twitter, mas existem outras como o Hi5.

de followers (retweet), ou definir um assunto na nossa mensagem, usando o cardinal (por exemplo, "#donniedarko Vi ontem o filme, está muito fixe") - a tal atribui-se o nome de Hashtag.

A mais popular actualmente é o Facebook (surgiu em 2004) e que, segundo dados recentes , conta já com mais de 530 milhões de utilizadores. Para teres uma ideia menos abstracta, Portugal tem cerca de 1 0 milhões de habitantes, por isso é o equivalente a 53 vezes a nossa população. Grande parte dos teus amigos tem, não?

Por fim, quando queremos enviar um tweet dirigido a alguém especificamente, basta colocar o @ seguido do seu nome, ou seja “@nome_de_utilizador”. Estar “em contacto com o mundo” torna-se assim muito mais fácil.

E twitter? Quantas pessoas conheces que sejam membros activos no twitter? Segundo dados da organização do site, existem 1 75 milhões de utilizadores espalhados pelo mundo (cerca de 1 7,5 vezes superior ao número de portugueses). As linhas base de funcionamento são idênticas às da rede anterior mas com uma particularidade: as mensagens e os textos, mais conhecidos por “tweets” não podem exceder os 1 40 caracteres. No fundo, destina-se a comentários práticos, directos e claros até porque de outra forma os limites eram impossíveis de atingir. Sendo de acesso fácil e gratuito, cada pessoa pode criar a sua própria página do Twitter e editá-la. Posteriormente pode seguir outros utilizadores, tornando-se follower (desde amigos, figuras públicas, produtos, etc), podendo ter também seguidores da sua página, tornando-se followed. A partir do momento em que te tornas seguidor, serás notificado sempre que a página do twitter em questão for actualizada, ou seja sempre que sejam publicados novos tweets. É ainda possível recorrer a outras opções como: É também possível reenviar uma mensagem à tua lista

No entanto há que atentar no seguinte: sendo que tudo é feito em tempo real, torna-se muito fácil a partilha de notícias pelo mundo todo de forma praticamente instantânea. Isto pode conduzir à criação de boatos, rumores infundados, especulações que não correspondem necessariamente à verdade. É preciso ter ciente na memória que não devemos acreditar em tudo o que lemos na internet dado precisamente este factor. Por outras palavras, se é possível expandir assim a informação, qualquer pessoa o pode fazer, dizendo o que quiser. Devo confessar que não tenho conta no twitter, todavia uso-o regularmente. Ou seja, mesmo não sendo utilizadora, costumo acompanhar algumas páginas que me interessam, para isso basta ir a www.twitter.com/ seguido do nome da página a que pretendo aceder. Relacionados com esta edição do jornal, recomendo, por exemplo, o twitter oficial dos 30 Seconds to Mars www.twitter.com/30secondstomars - assim como dos elementos da banda (todos têm twitter gerido pelos próprios e não pelos assistentes): Jared Leto: www.twitter.com/jaredleto Shannon Leto: www.twitter.com/shannonleto Tomo Milicevic: www.twitter.com/tomofromearth ● Ana Laura Martins

[ 45 ]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.