O Bazófias - Número 35

Page 4

TEIP

Um projecto com sentido

Graça Busano Ângelo Coordenadora do TEIP

O

Director do Agrupamento de Escolas da Pedrulha assinou o contrato-programa de TEIP com a Direcção Regional de Educação do Centro em Agosto de 2009.

O comum cidadão poderá perguntar o que é um TEIP. As definições poderiam ser tantas quantos os Territórios a nível nacional ou, simplesmente, plasmarem os normativos legais. Nós, Direcção do Agrupamento, definimos o Território Educativo de Intervenção Prioritária da Pedrulha como a concretização estratégica da eficácia interna do Agrupamento com os meios, as parcerias e os recursos mobilizados para dar resposta às problemáticas. A Concretização estratégica foi veiculada pelo Projecto Educativo e reflecte-se nos resultados académicos dos alunos, na prevenção do absentismo e do abandono, no reforço da educação para a cidadania e na capacitação de pais, professores e técnicos. É de salientar que usufruíram de formação contextualizada, acreditada, oitenta docentes. Em função das necessidades, houve de acréscimo e mais valias: horas de crédito, animadores socioeducativos, uma técnica de serviço social, uma mediadora, recursos materiais e financeiros, tudo meticulosamente colocado em candidatura no ano lectivo de 2008/2009, após rigoroso e aturado diagnóstico. Uma vasta equipa maturou ideias e corporizou-as no Projecto Educativo com uma visão estratégica para dois anos. Porém, toda a vantagem aqui referida não constituiria mais do que uma enumeração, não fora o conjunto magnífico de profissionais que desenvolveu cada acção com a mestria, dedicação e profissionalismo exigíveis para a superação de metas estabelecidas em cada eixo do Projecto Educativo: eixo do sucesso: apoio à melhoria das aprendizagens; eixo da indisciplina/cidadania: prevenção do abandono, insucesso e indisciplina; eixo de intervenção na comunidade: relação escola/família/comunidade e eixo de gestão e organização do Agrupamento do qual fazem parte a auto-avaliação e a respectiva monitorização. Em conformidade, os nossos alunos usufruíram, nestes dois anos lectivos, através do desenvolvimento de cada uma das acções integradas nos eixos anteriormente descritos, de condições ímpares proporcionadas pelo sistema educativo, a saber, Laboratórios de Língua Portuguesa e Matemática, diversificação da oferta educativa como resposta aos ritmos de aprendizagem diferenciados, um Gabinete de Apoio ao Aluno a tempo inteiro, formação formal e informal, por via dos técnicos, Projecto da Educação para a Saúde, Biblioteca e Clubes; um Plano Anual de Actividades que lhes proporcionou momentos culturais, formativos, lúdicos e de fruição inesquecíveis e propicionadores de um aporte de crescimento enquanto cidadãos. O conjunto de imagens que seleccionámos é apenas um apontamento que pretende ilustrar o que foi dito, no entanto, fica muito aquém do que na realidade se construiu. "O homem sonha e a obra nasce." Nós sonhámos, o sistema permitiu e a obra nasceu.

[4]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.