Livro digital 4º jd eb 2,3 joão de deus s b messines

Page 1

Agrupamento de Escolas de Silves

E.B. 2,3 Joรฃo de Deus 2017/2018

3ยบ Desafio Seguranet

Histรณrias que podiam ser verdadeiras Alunos da turma 4ยบ ano JD


A Bárbara

A Bárbara estava no Instagram e de repente recebeu uma foto de um rapaz muito bonito. Ela apaixonou-se por ele e enviou um pedido de amizade. Ele aceitou. Depois eles começaram a falar e a enviar mensagens. O rapaz pediu-lhe para se encontrarem no parque mas afinal quando a Bárbara lá chegou, viu um homem com 25 anos. A Bárbara arrependeu-se de ter aquele amigo no Instagram e nunca mais conversou com pessoas desconhecidas.


A Maria A Maria tinha uma conta no Facebook. Um dia, recebeu um pedido de amizade de uma menina que não conhecia e aceitou o pedido. Trocou várias mensagens com a Carolina (era nome da menina). Ela era muito simpática, tinha a mesma idade, era aluna do 4º ano, praticava ginástica e gostava dos mesmos desenhos animados. A Carolina achou que seria uma boa ideia encontrarem-se e passarem um dia juntas no parque da cidade. A Maria concordou e marcaram o encontro às catorze horas. Quando a Maria chegou, ela não viu a menina da fotografia do Facebook, mas viu um homem a caminhar na sua direção, quando a chamou pelo nome, a Maria percebeu que tinha sido enganada e que o melhor era fugir o mais rapidamente possível. A Maria sentiu-se muito arrependida e contou tudo aos pais. Os pais apresentaram uma queixa na esquadra. Os polícias fizeram uma investigação e conseguiram apanhar o homem.


O Joaquim Um dia, o Joaquim Toni aceitou um pedido de amizade de uma pessoa desconhecida que se chamava Zé José. O Joaquim Toni enviou um e-mail ao Zé José. E o Zé José perguntou-lhe: - Que idade tens? Como te chamas? Onde moras? Qual é o teu número de telefone? Quando o Joaquim Toni viu aquelas mensagens foi ao pé da mãe e disse: - Mãe estavam a perguntar-me coisas estranhas no Facebook. - Mas quem?- perguntou a mãe. - O Zé José!- disse o Joaquim Toni. - Quem é esse rapaz?-perguntou a mãe. - É um rapaz que eu conheci no Facebook. - Não deves trocar mensagens com qualquer pessoa, só deves aceitar pedidos de amizade de pessoas que conheces disse a mãe. O Joaquim Toni removeu o “amigo” Zé José dos contactos e nunca mais ouviu falar nele.


A Diana

A Diana Martins tinha uma conta no Facebook. Um dia o seu amigo Francisco pediu-lhe a sua palavra-passe da conta como prova de amizade. A Diana disse que não lhe dava a palavra-passe. No dia seguinte o Francisco voltou a insistir e a Diana acabou por lhe dar a palavra-passe. Durante essa semana a Diana zangou-se com o amigo. Ele ficou muito irritado, entrou na conta da amiga, publicou fotos de que a Diana não gostava e acrescentou comentários insultuosos. A Diana ficou muito triste, enviou uma mensagem aos seus contactos para explicar o que tinha acontecido e alterou a palavra-passe que nunca mais partilhou com ninguém.


O Afonsinho O Afonsinho estava sempre no computador. Uma vez, recebeu um pedido de amizade no Instagram e ele aceitou. Trocaram mensagens durante algum tempo. Um dia, o Afonsinho recebeu esta mensagem: “- Comunicar pelo computador não é muito divertido, podíamos marcar um encontro para nos conhecermos melhor! - Tudo bem, onde é que nos vamos encontrar? -perguntou o Afonsinho. - Conheces a discoteca Albufeira Minhoto? Encontramo-nos em frente, no estacionamento.” Passado duas horas eles encontraram-se. O Afonsinho ficou logo preocupado porque estava ali um

homem e ele pensava

estar a comunicar com um jovem da sua idade. O homem agarrou-o e disse: “- Entra na carrinha! - Nunca! - Se não fores eu mato os teus pais.” O Afonsinho debateu-se e conseguiu fugir, correu o mais rápido que podia e foi pedir ajuda a um segurança da discoteca que chamou a polícia. O homem foi apanhado e preso.


A Raquel A Raquel recebeu um pedido de amizade pelo Facebook e aceitou porque era de um menino da idade dela. No dia seguinte recebeu uma mensagem que dizia: “- Queres vir ter comigo a minha casa?” “- Se a minha mãe deixar.” Ela foi perguntar à sua mãe mas casa de uma amiga da escola.

mentiu dizendo que ia para a

“- Sim, podes ir, mas com uma condição, tens de chegar a horas para o jantar.” Ela foi ao Facebook e informou o menino que podia ir à casa dele. Depois das aulas, a Raquel dirigiu-se para a casa do menino. Quando chegou havia um carro da polícia estacionado à porta e dois polícias saíram com um homem algemado. Um polícia perguntou à Raquel porque é que ela estava ali, ela respondeu que vinha ver um menino. O polícia explicou que não vivia menino nenhum naquela casa, o homem que ia preso falsificava a sua identidade. A Raquel ficou muito assustada e nunca mais aceitou e encontros com desconhecidos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.