Anuário Casa 2013

Page 76

76 ANUÁRIO CASA BEM-ESTAR

DÚVIDAS SOBRE COMO DECORAR O APARADOR? Existe uma regra bem simples que ajuda você a montar uma composição de revista De laca, de ferro, espelhado, de madeira. Existe uma diversidade de

Gustavo diz que tem que haver simetria e volumetria. Num aparador,

tipos, materiais e modelos de aparador, para todos os estilos e bolsos.

por exemplo, sugere a regra do degradê de tamanhos. Na parte de trás,

Mas, depois da compra do aparador dos sonhos, como dispor os objetos

peças altas e ir diminuindo de tamanho das laterais para o centro. “A

de decoração? Como deixá-lo com aquela cara de revista de decoração?

decoração pode começar pela parede com algum suporte com um elemento decorativo bem bonito em cima, como um anjo”. Em seguida,

Afinal, não é todo mundo que tem o dom de montar composições estilo-

dois vasos altos com uns 40 cm, diminuindo para duas donzelas e depois

sas com aquele toque de bom gosto e sofisticação. Para isso existem pro-

compondo com objetos menores como porta-retratos, cinzeiros, lupas,

fissionais que têm um olhar apurado e habilidade nata para essa função.

pincéis chineses, velas, sempre mantendo a regra de dois, um de cada

Gustavo Pugliesi, da loja Dona Sabida, é uma dessas pessoas com um

lado. “É bem fácil. No aparador vazio, dos lados em direção ao meio,

senso estético apurado.

sempre dois, dois, dois e um no meio. Por exemplo, dois vasos de 40 cm, dois cachepôs menores, dois porta-retratos e no centro um arranjo ou um buda”, explica. Abajures mais leves com a base fina e cúpula maior em materiais como renda e fio de seda também ajudam a enriquecer a composição. Livros antigos, desses encontrados em sebo, de enciclopédia com as letras aplicadas em dourado e com capa vermelha imitando couro são muito usados como elementos decorativos clássicos. Eles servem para dar volume e elevar peças menores que merecem destaque. E segundo Gustavo, dependendo do espaço do ambiente e do aparador, a decoração pode continuar na lateral, com apoio de peças maiores ou plantas, bem como embaixo do móvel. Malas, baús, seat gardens, lanternas e pufês de madeira ficam muito bem para adornar a parte inferior do aparador.

Aparador contemporâneo

FOTOS EDSON BELINE

Mobiliário em linha reta de vidro, espelho, laca ou madeira. Esse estilo, indica Gustavo, permite brincar. Ele sugere o uso de uma tela com pintura ou uma fotografia de algum artista, tombado sobre o aparador, não pendurado. Ao lado, a parede pode receber várias molduras vazias. E para compor a decoração do móvel, réplicas de animais (o cavalo está muito atual), vasos ou peças de Murano (pela forma e pela luz que transmitem), além dos elementos decorativos como velas, pequenas esculturas, cinzeiros. “Esse estilo usa mais variedades de cor do que o clássico. As cores tendência são o verde-esmeralda, coral e amarelo”, aponta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.