Pernambuco Jardim de Baobas

Page 7

PERNAMBUCO Jardim de Baobás | Antônio Campos e Marcus Prado | 7

UM BAOBÁ NO RECIFE João Cabral de Melo Neto

O mais famoso dos nossos exemplares está na Praça da República, no centro da capital pernambucana. Sobre ele, escreveu o poeta João Cabral de Melo Neto em seu poema Um baobá no Recife:

Recife. Campo das Princesas. Lá tropecei com um Baobá, crescido em frente das janelas do Governador que sempre há. Aqui mais feliz pode ter úmidos que ignora o Sahel. Dá-se em copudas folhas verdes que dão as nossas sombras de mel Faz-se de jaqueiras, cajazeiras Se preciso, catedral Faz-se de mangueiras, faz da sombra que adoça o nosso litoral Na parte nobre do Recife onde o seu rebento chegou Vive, ignorado, do Recife de quem vai ver o governador. Destes, nenhum pensou (se o viu) que na África ele é cemitério. Se no tronco desse Baobá enterrasse os poetas de perto, criaria ao alcance do ouvido senado sem voto e discreto Onde o sim valesse o silêncio e o não... sussurrar de ossos secos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.