"O Caminho da Vida" por Jorge Pinto Guedes

Page 1

Jorge Pinto Guedes

HERMAN HESSE

O Caminho da Vida

Quem aprendeu a ouvir as árvores não mais quer ser uma árvore mas, antes, não quer mais que ser quem é.

O Caminho da Vida Jorge Pinto Guedes



O Caminho da Vida Jorge Pinto Guedes


TÍTULO

O Caminho da Vida AUTOR

Jorge Pinto Guedes EDITORA

Almalusa, Portugal https://issuu.com/almalusa.org DIRECÇÃO

Jorge Pinto Guedes DESIGN & PRODUÇÃO

B&B for Almalusa PREFÁCIO

Jorge Pinto Guedes DATA DE PUBLICAÇÃO

Abril, 2022

administracao@almalusa.org © Copyright of the Book: Almalusa


Faz precisamente agora 2 anos que decidi fazer algo que trazia dentro de mim há muito – talvez desde sempre – abandonar a urbe e estabelecer-me na natureza, a essência de tudo e de todos nós. Como não acredito em coincidências tudo se conjugou para que viesse dar às Montanhas Mágicas, no Distrito de Viseu e a uma pequena e semi-desabitada aldeia chamada Gralheira, na Freguesia de S. Cristovão de Lafões. Uma vez por cá tudo se afigurou muito simples e natural e foi só começar a explorar, a caminhar sem destino, sempre acompanhado dos meus três amigos cães. O que fui descobrindo prefiro expressá-lo nas fotografias que seleccionei para este livro. Terá, no entanto, que ficar registado o apreço, a amizade, a bondade e a solidariedade de um povo montanhês, habituado às agruras e dureza da vida, que me recebeu como a um filho. A eles o meu Bem Haja. Este livro é-lhes, também, dedicado.

O Autor

S. Cristovão de Lafões. Março de 2022

Às minhas queridas filhas, Matilde e Beatriz: vocês são o sol que ilumina a minha alma.

Oh sim, Há coisas piores do que estar só Mas costuma levar décadas até que percebamos. E, frequentemente, quando o conseguimos já é demasiado tarde. E nada pior que ser demasiado tarde. CHARLES BUKOSWKI

3



PREFÁCIO Há um século, a mente brilhante de Carl Sagan iluminou os nossos corações afirmando que somos “filhos das estrelas”, que todos os seres humanos são viajantes de uma caminhada cósmica. Há um ano, conheci o Jorge Pinto Guedes à sombra de uma Tília no Largo do Calvário de Sta. Cruz da Trapa. Claro está que não ficamos amigos, mas senti logo um magnetismo que se estabeleceu naquela mesa de esplanada. Naquela tarde de verão fiquei a saber do seu “êxodo unipessoal urbano” para a aldeia da Gralheira, tão rural quanto mágica e que era editor independente de livros. Agora, o caro amigo Jorge revela nesta obra a verdadeira condição de Homem, aquele que caiu das estrelas por entre as pernas de sua mãe neste planeta para peregrinar, caminhar, apanhar o fluir da água, fazer o seu próprio caminho caminhando com os pés na terra, olhando para o céu e recortando os ramos das árvores silenciosas que veneram a Lua. Todos os dias parte de casa com os seus três companheiros incondicionais de caminhada, a Fina, o Pocas e o Cris, com um espírito de busca que lhe incendeia o coração. O Jorge alcança, compõe e mede com simplicidade o que é supremo nos Elementos da Natureza. Depois, dispara o obturador e consegue reflectir com luz uma espécie de congelamento do tempo e de mais de mil palavras em cada uma das suas fotografias. A primeira fotografia que aparece no livro retrata bem, a meu ver, o recomeço da peregrinação interior do Jorge num sítio diferente, noutra geografia de Portugal, sem medo. Os estimados visualizadores das imagens impressas nesta obra verão tudo como se fossem só olhos. Ficarão a saber segredos sobre um qualquer segredo, e também que no interior há sítios espantastníficos à vossa espera para serem descobertos. Sonharão conhecer a aldeia da Gralheira, o Convento de S. Cristóvão de Lafões, a Ribeira da Landeira que desce em grande velocidade a encosta Sul do Maciço da Gralheira desde a nascente na aldeia da Coelheira, contemplarão os poços do Rio Varoso com nascente em Carvalhais e que corre para o Rio Vouga. Camarada amigo Jorge, busca com movimentos sensíveis o invisível, e com esperança, felicidade e vontade faz o teu caminho nesta nave espacial para desenhares com luz o mapa da tua alma!

Paulo Fernandes, 25 de Abril de 2022

5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


Jorge Pinto Guedes

HERMAN HESSE

O Caminho da Vida

Quem aprendeu a ouvir as árvores não mais quer ser uma árvore mas, antes, não quer mais que ser quem é.

O Caminho da Vida Jorge Pinto Guedes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.