Revista O Anunciador - Edição outubro de 2017

Page 8

Uma paróquia em constante construção

50 anos de transformações e encontros Aline de Araujo (com informações do Trabalho de conclusão do curso de Teologia do padre sérgio da silva)

Sempre houve no coração do povo o grande desejo de ter um encontro profundo com Deus e a vontade de levá-lo aos outros. Esse desejo sempre motivou a expressar a fé. Desde o início, quando a comunidade surgiu há 50 anos, os desbravadores buscaram organizar e rezar para erguer a primeira comunidade. Em meio a dificuldade da época, com a doação de dois lotes com lama e pouca área enxuta, os fiéis se reuniram para rezar o terço sentados no chão. As missas eram rezadas na olaria do casal, Ayres Machado e Onesima dos Santos. Os primeiros passos A dificuldade foi notória até mesmo depois de construída a primeira comunidade, onde os bancos eram os troncos de coqueiros. Com tantas pessoas, ao longo dos anos se comprometendo com a construção, logo decidiram o seu nome. Justamente por haver vários João’s na comunidade, o povo quis dar o nome de São João Batista. Logo, a comunidade ganhou a imagem do padroeiro, e celebrou uma bela missa festiva, presidida pelo Pe. Geraldo Dantas de Andrade, scj para acolher o santo e registrar o momento. Daí pra frente a comunidade cresceu. Em seguida, iniciaram os movimentos juvenis, também a catequese e liturgia começaram a ser uma expressão significativa. A Festa do Padroeiro começou a ser um marco na vida da comunidade. Todos juntos se empenhavam em fazer a festa acontecer com grande entusiasmo. Ainda hoje é preparada com grande carinho e alegria. Em 1977 nossa comunidade foi marcada pelas Missões Redentoristas, essas revigoraram as forças comunitárias. Dessas missões surgiram alguns movimentos e pastorais que visavam o fortalecimento comunitário e serviços sociais. No fim desse período, foi colocado em frente da igreja uma cruz de concreto. Após a cruz, plantada no pátio, foi celebrada a Santa Missa com os missionários. A experiência da transição Em 1983 a Comunidade São João Batista foi marcada por uma nova fase em sua história, passou a pertencer a nova Paróquia Nossa Senhora de Fátima – que até então pertencia ao Sagrado Coração de Jesus - e passou de uma comunidade Dehoniana para a diocesana, com o pároco Padre Higino Rohden. Momento de transição bastante sofrido, mas com o tempo se abriu a unidade e cowww.saojoaobatistadofatima.com.br

08

laboração da caminhada pastoral. Padre Higino fundou várias comunidades, foi um pároco muito trabalhador e com visão pastoral extraordinária e sempre se preocupou com o povo, principalmente os mais carentes. Sua vinda trouxe um novo vigor espiritual, deu aos paroquianos uma força propulsora. Muitas lideranças surgiram, a RCC encontrou sua força no Grupo de Oração, retiros de primeira experiência e cursos de evangelização. Novas famílias foram visitadas e cadastradas. Com a grande expansão territorial em 1985 a comunidade passou a abranger outros bairros. Em 1991 iniciou-se uma mudança nas estruturas da igreja, que foi repensada, o telhado foi renovado e um novo presbitério refeito. Nos meados de 92 e 93, Pe. Higino saiu em missão, e um novo pároco Pe. Bonifácio Buzzi, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Nesse período com algumas dificuldades, as lideranças se mostraram unidas para resolver os problemas, isso fez a diferença, os catequistas sustentavam os trabalhos na comunidade evangelizando as crianças e adolescentes. Depois, Pe. Everton James Klapouch assumiu a paróquia, sempre acolhedor, todos elogiavam seu atendimento, Padre Higino trabalhava na paróquia como vigário. Em 1996 o GBR foi iniciado com fácil implantação, pois nesta fase nossa comunidade já viva uma etapa de evangelização nas casas, com encontros para rezar o Santo Terço e novenas. O GBR veio dar centralidade da Palavra de Deus nos encontros, e surgiu a iniciativa de maio: o “Caminhando com Maria”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.