1 minute read

Agradecimento

Depois de meses vivenciando uma pandemia que assustou todo o mundo, ainda não sabemos por quanto tempo será preciso utilizar as máscaras artesanais. Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras de tecido podem funcionar como uma barreira física de proteção contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas em uma possível transmissão durante um contato entre pessoas. Neste sentido, as máscaras artesanais de tecido entraram em nossas vidas como uma aliada para realizarmos atividades simples do dia a dia, as recomendações de prevenção e os cuidados com a higiene passaram a ser adotados de forma mais intensificada. Nosso recorte nesta publicação, além de expor a interpretação e a releitura dos artesãos baianos por meio das tipologias do artesanato na produção das máscaras, visa também valorizar a importância do seu uso, como elo de proteção entre as pessoas e prevenção da disseminação do vírus causador da doença COVID-19.

Durante essa jornada, adaptamos o nosso perfil de atendimento, as consultorias especializadas em design, gestão financeira e mercado se mantiveram por meio dos canais digitais. Acreditamos que capacitar o artesão para que ele esteja sempre bem informado, atento e preparado para enfrentar os desafios, seja um dos pilares para que eles prospectem soluções criativas e inovadores. Mesmo diante de todas as dificuldades, até o momento, no grupo de atuação, já foram produzidas mais de 500 mil máscaras, dentre estas, 3 mil foram doadas e as demais comercializadas. As ações viabilizaram novos negócios, impulsionaram vendas e a divulgação das produções por meio da transformação digital. Além das participações transversais em rodadas de negócios virtuais, vitrines digitais, festivais culturais, inclusão em marketplace, dentre outros.

Essa publicação é um reflexo do posicionamento do Artesanato de Referência da Bahia, que sintetiza a importância do segmento e a valorização do setor, além de reforçar o enfrentamento dos núcleos produtivos diante dos desafios ocasionados pela pandemia. Os obstáculos são inúmeros, mas fica o registro que reforça o elo colaborativo dos envolvidos, que tiveram a iniciativa de manter o grupo unido, participativo e se permitiram redescobrir um novo olhar durante essa pandemia. Nosso agradecimento e homenagem aos artesãos e a todos que aceitaram o desafio das máscaras artesanais e fizeram parte desse projeto.