1 minute read

Parceria ao artesão

A pandemia afetou a vida de milhares de pessoas no mundo e mudou a lógica de todos os setores produtivos, com grandes impactos também no Brasil. Por vários meses, foi preciso parar. E quando tudo começou a voltar ao chamado “novo normal”, a necessidade era de se reinventar. Empresas, profissionais de várias áreas e autônomos tiveram que se adaptar às novas formas de atuação.

A pandemia, que ainda não acabou e requer toda atenção e cuidado, adiantou tendências, fortaleceu a necessidade do uso da tecnologia e realçou a força da criatividade na economia. E foi exatamente isso que aconteceu na parceria do Sistema FAEB/SENAR com o Sebrae. Com foco na sustentabilidade e na promoção social, foi fortalecido o trabalho de centenas de artesãos da Bahia, que viram a vida parar e, por momentos, temeram não encontrar saída. As vendas caíram, mercados fecharam e o turismo deixou de existir, gerando medo e incertezas.

Humberto Miranda Oliveira

Presidente do Sistema FAEB/SENAR Neste cenário, surgiu a força da união, vontade, resiliência e criatividade. Do artesanato para as máscaras artesanais. Em um trabalho fundamental para a sobrevivência de tantas famílias que dependiam da sua produção, surgiu uma nova forma de contribuir com a sociedade, garantindo a renda mensal da família. Assim, mais uma vez, o empreendedorismo e a profissionalização de pequenos negócios saíram fortalecidos dessa parceria que há anos vem fazendo a Bahia e os

baianos mais fortes.