7 minute read

tes

RTA prepara empresários para turismo de natureza e cultural

ARegião de Turismo do Algarve (RTA) tem em curso até ao final do ano um programa de ações de sensibilização e de capacitação com o objetivo de promover a sustentabilidade do património natural e cultural do destino, envolvendo mais de 230 empresas e profissionais do setor turístico regional e sem encargos para os participantes. “O tiro de partida foi dado no início de novembro com a organização de uma ação de capacitação para qualificar as unidades de alojamento algarvias que operam no segmento de caminhada e/ ou bicicleta”, explica a RTA em comunicado. A elevada procura por esta primeira ação de capacitação, motivada pelo setor do alojamento turístico – da hotelaria ao alojamento local e turismo no espaço rural –, esgotou as inscrições previstas e originou uma lista de espera, revelando o crescente interesse das unidades de alojamento no turismo de natureza. A ação de capacitação “Bike & Walk Friendly” para unidades de alojamento realiza-se no âmbito da candidatura “SustenTUR Algarve – preservação do património natural e cultural da região do Algarve” ao “Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Sustentabilidade”, do Turismo de Portugal. No âmbito da mesma candidatura “SustenTUR Algarve”, a RTA convidou os profissionais de empresas de animação turística a participar na ação de sensibilização e capacitação “O nosso Património Cultural”, que conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos municípios de Faro, Tavira e Silves. A iniciativa promove “a sustentabilidade do turismo através da valorização e preservação dos bens culturais da região, incentiva a uma correta comunicação e a uma melhor experiência turística e cultural do património edificado e estimula a adoção de boas práticas de visitação através da realização de visitas orientadas nos municípios que integram o programa”, indica a RTA.

Advertisement

As acções qualificam mais de 230 empresas e profissionais do setor turístico regional e não têm encargos para os participantes

Por sua vez, “as ações de capacitação ‘O nosso Património Natural’, dirigidas aos operadores marítimo-turísticos da área do Parque Natural da Ria Formosa e do barlavento algarvio, cuidam de promover a proteção do ambiente e a conservação e valorização do património natural da região e também resultam da candidatura ‘SustenTUR Algarve’”, acrescenta. O programa integra um ciclo de ações de capacitação “Rota Eurovelo 1 e Percursos Cicláveis no Algarve” destinadas aos profissionais de informação turística da Região de Turismo e dos municípios do Algarve, fruto de uma dupla candidatura “Atlantic On Bike”, projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG Espaço Atlântico, e “SustenTUR Algarve”, respetivamente. A rota ciclavel transnacional “EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica” combina, ao longo de mais de 9100 quilómetros, os majestosos fiordes da Noruega, a costa selvagem da Irlanda e as praias banhadas pelo sol de Portugal, cruzando o Algarve de Vila Real de Santo António a Odeceixe, num percurso com perto de 300 quilómetros de extensão. Tavira, Faro, Albufeira e Lagos recebem sessões de capacitação sobre a rota EuroVelo 1, enquanto São Brás de Alportel, Silves e Monchique acolhem sessões dedicadas aos percursos cicláveis no Algarve. As sessões são conduzidas por técnicos especializados em cycling e além de formação em sala incluem uma saída de campo para a realização de um troço ciclável com cerca de cinco quilómetros de extensão.

Lota de Santa Luzia avança com obras de beneficiação

A Docapesca adjudicou a empreitada de beneficiação do posto de venda de pescado de Santa Luzia, no concelho de Tavira, pelo valor de 35.500 euros e um prazo de execução de 50 dias. "A intervenção contempla, entre outros trabalhos, a remoção da cobertura em fibrocimento (que contém amianto) e a sua substituição por naturocimento e abrange ainda a pintura do edifício e a substituição dos portões, portas, vidros, redes mosquiteiras, caixilharia fixa, calhas de correr, perfis, aduelas, guarnições e ferragens", explica a Docapesca. "Esta intervenção será realizada sem interrupções da atividade desenvolvida no posto", garante. De salientar que o posto de venda de pescado de Santa Luzia transacionou em 2019 cerca de 324 toneladas de pescado, que representaram vendas no montante de 2,22 milhões de euros, com natural incidência no polvo-vulgar, tão característico desta lota.

Prémio “Calceteiros de

Letras” vai para... O poeta algarvio Pedro Jubilot recebeu o prémio "Calceteiros de Letras", atribuído pelo Ginásio Clube de Faro pela sua ação e dedicação na divulgação da palavra e poesia. O Ginásio Clube de Faro instituiu o prémio com o objetivo de reconhecer e premiar uma personalidade ou instituição pelo seu papel no mundo da poesia e da palavra dita. Pedro Jubilot desde muito jovem que dedica parte da sua vida à criação artística. Editou fanzines, webzines, folhas volantes. Escreveu e publicou contos. Editou e escreveu livros. Foi colaborador de jornais, na área da cultura, como Caderno de Artes Cultura.Sul com edição em papel no jornal Postal do Algarve, e dinamizou associações culturais e artísticas, participou em encontros literários diversos e criou eventos culturais icónicos, como é o caso dos encontros entre músicos e poetas, “Poemus”, fundindo música e poesia, que levaram centenas de pessoas, à Casa Álvaro de Campos, em Tavira. O escritor foi criador, inventor e construtor da “CanalSonora”, editora independente, sem fins lucrativos e centrada na divulgação artística, que tem vindo a desenvolver um trabalho intenso e incansável na divulgação de escritores, fotógrafos e outros artistas. O prémio "Calceteiros de Letras", criado pelo artista farense João Franck, foi entregue por Graça Lobo, da Direção Regional de Cultura do Algarve, no encerramento do Festival Spoken Word – 4ª edição Calceteiros de Letras no passado dia 15 de Novembro.

Milage Aprender+ entregou prémio a aluno com 20 valores a Matemática

Paulo Taveira foi premiado

com um iPad FOTO D.R.

Aplataforma Milage Aprender+, desenvolvida pela Universidade do Algarve, entregou o prémio nacional Classificação na disciplina de Matemática a Paulo Taveira, aluno da Escola Secundária de Vila Verde, em Braga, que concluiu o 10º ano de escolaridade com 20 valores. “Paulo Taveira, aluno da professora Lara Almeida, alcançou o primeiro lugar com 23.546 pontos e terminou o ano letivo com 20 valores a Matemática A. O aluno foi premiado com um iPad”, refere a Universidade do Algarve. A app Milage Aprender+ para além de contribuir para alcançar a excelência, permitiu ainda trabalhar em colaboração e cooperação com os restantes colegas. Na cerimónia de entrega do prémio, o aluno fez esse agradecimento, realçando: “por um lado, precisava que os colegas resolvessem os problemas para eu poder corrigir e, por outro, que corrigissem os problemas que eu fazia para atingir o maior número de pontos possível”. Ou seja, “consegui trabalhar para a excelência, ao mesmo tempo que incentivava os outros colegas a realizarem exercícios, contribuindo para o sucesso de todos”. Esta ferramenta consegue, assim, motivar e ajudar todos os alunos. Depois de no ano anterior vencer um aluno de nível 2 e um aluno de nível 3, e ambos melhoraram, este ano vence um aluno de excelência que encontrou atividades desafiantes na plataforma e que, ao mesmo tempo, estimulou os colegas. O projeto Milage Aprender+ é coordenado por Mauro Figueiredo, docente do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. É apoiado pela Direção Geral de Educação, Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Câmara de Braga, Câmara de Lagoa, Câmara de Oeiras, Câmara de Silves, INCoDe, com o apoio das empresas Turbine Kreuzberg, SPIC, Visualforma, Dengun, The Inventors, Vilalara Thalassa Resort, Dom Pedro Hotels & Golf Collection, Oura Ocean Front, Conii Hostel, e do programa ERASMUS+, da União Europeia, projetos LEARN+ e INCOLLAB.

Assine o

Envie este cupão para: POSTAL DO ALGARVE - Rua Dr. Silvestre Falcão, nº 13 C, 8800-412 Tavira

NOME __________________________________________________________________________________________________________________________ DATA DE NASCIMENTO _______ ⁄ ________ ⁄ ____________

MORADA __________________________________________________________________________________________ CÓD. POSTAL _________ - _____ — ________________________________________________ NIF                  

TEL                  

EMAIL _______________________________________________________ PROFISSÃO ________________________________

AUTORIZAÇÃO DE PAGAMENTO - por débito na conta abaixo indicada, queiram proceder, até nova comunicação, aos pagamentos das subscrições que vos forem apresentadas pelo editor do jornal POSTAL do ALGARVE. Esta assinatura renova-se automaticamente. Qualquer alteração deverá ser-nos comunicada com uma antecedência mínima de 30 dias. 33 € Assine através de DÉBITO DIRECTO BANCO _______________________________________________________________________________________________ IBAN PT 50                                          

NOME DO TITULAR __________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ASSINATURA IDÊNTICA À CONSTANTE NA FICHA DO BANCO DO TITULAR DA CONTA.