Uchip104

Page 1

uma iniciativa da responsabilidade do grupo disciplinar de electrotecnia e electrónica (540/530)

uchip@soaresbasto.pt

mai 2014

oliveira de azeméis ano 13 número 104

Ficha Técnica

Direção, Coordenação, ilustração, redação e processamento de texto: Prof. Luís Veloso (Eletrónica) e Prof. Paulo Gonçalves (Eletrónica). Fundador: Prof. Paulo Gonçalves (Eletrónica); Colaboradores: Prof. Mário Pinto (Informática); Prof. Fernando Tavares (Informática); Profª Ana Luísa Guedes (Matemática); Profª Graça Castro (Inglês); Grupo de Matemática; Grupo de Português; Grupo de Biologia; Grupo de Inglês; Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando; Software de edição "open source" SCRIBUS 1 .4.1 ; Exemplares publicados: 75; Distribuição eletrónica; Escola Secundária Soares Basto (403003) 3720-254 Oliveira de Azeméis Fax: 256674359; Telefone: 256600590; e-mail: info@soaresbasto.pt; http://www.soaresbasto.pt

esforço extra dos alunos é recompensado

A aluna Mariana Coelho conseguiu uma participação num “Summer Camp” nos EUA e o aluno José Rafael vai estar no “Rock in Rio Lisboa”. O José Rafael, aluno do 1 0º A no Agrupamento Soares Basto, apresentou um trabalho o vai levar ao Rock in Rio, integrando um grupo de 1 5 alunos escolhidos a nível nacional. De facto, o Júri constituído no âmbito dos Jovens Repórteres para o Ambiente do projeto Nacional "Eco-Escolas", considerou válido o trabalho realizado por este aluno, o que lhe abriu as portas para uma vivência diferente. Este grupo de 1 5 alunos, provenientes de várias escolas do país, acompanhará o ambiente do Rock in Rio entre os dias 30 de Maio e 1 de Junho. Uma participação que, por certo, irá trazer novas experiências e novas amizades que o José não esquecerá. Parabéns...

Faz hoje uma semana que recebi uma chamada muito especial, diretamente de Lisboa. Virginia Staab, coordenadora do Department of Public Affairs da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, telefonou-me para me dar a excelente notícia de que, no dia 28 de junho, parto para os EUA, para lá passar um mês. Tudo isto porque eu, juntamente com o açoriano Jorge Loures, fomos os dois concorrentes portugueses a conquistar um lugar no campo de férias promovido pelo US Department of State, conhecido por BFTF (Benjamin Franklin Transatlantic Fellows), que reúne, todos os anos, 90 adolescentes, entre os 1 6 e os 1 8 anos, de muitos países europeus e, claro, dos Estados Unidos. Este programa, para além de ser um excelente pormenor no currículo de quem nele participa, representa um mês repleto de novas experiências, novos amigos... Ainda nem começou, e já conheci pessoas de todos os cantos da Europa, e fiz planos com uma nova amiga da Croácia! Apesar de ter enviado a minha candidatura às 23.50h do último dia, esta foi com certeza das melhores oportunidades que já tive na vida.

Os alunos do 9º ano elaboraram trabalhos alusivos ao comércio justo que culminaram numa exposição na Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento. No dia 1 4 de maio, o agrupamento recebeu um representante do CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral) que dinamizou uma ação de sensibilização sobre o comércio justo para os alunos do 9º C, 9º E e 1 0º H.

Os alunos da turma do 11 ºB do Agrupamento de Escolas Soares Basto foram os grandes VENCEDORES do concurso "Em Volta da Energia" nas categorias melhor stand e melhor apresentação na conferência "Jovem Divulgador da Ciência". Como prémio ganharam uma viagem a Lisboa com visita guiada ao Pavilhão do Conhecimento. PARABÉNS!

Concurso "Em Volta da Energia"

11 ºB vence concurso.

Dia Mundial da Terra 22 de abril Exposição de trabalhos

No âmbito da Comemoração do Dia da Terra, esteve patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, nos dias 22 e 23 de abril, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 11 . º ano, de Área de Integração. Para além desta atividade, foram dinamizadas outras, pelo 11 . º J, nomeadamente: a projeção e discussão de um PowerPoint, a nível do Agrupamento e em todos os ciclos de ensino; foram igualmente distribuídas rifas ecológicas, em O aluno Leandro Augusto Soares várias escolas do Agrupamento, em diferentes turmas: do pré-escolar ao Nunes da Silva, do 11 º ano turma B, secundário e, por fim, foi proposto aos alunos a Construção de uma Ideia ficou entre os 50 primeiros na Verde, que culminará com uma exposição, em que a melhor será premiada. Classificação Geral nas Olimpíadas As diferentes atividades desenvolvidas deram uma tonalidade verde à escola Portuguesas de Biologia 201 4, sen-do e a sua finalidade foi sensibilizar a Comunidade Educativa para a importância um dos 5 únicos alunos do 11 º ano, que 20/nov/201 de3 comportamentos e atitudes ecológicos, dados os grandes problemas este ano contou com a participação de ambientais que enfrentamos na atualidade. A atividade será integrada no mais de 7000 estudantes de 249 âmbito do Projeto Eco-Escolas e a sua realização será remetida para a equipa Escolas, na categoria sénior. nacional. Muitos parabéns a todos os alunos envolvidos. Como consta no regulamento, o aluno A professora, Célia Rodrigues está apurado para a grande final que decorre-rá no dia 1 7 de Maio na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Centro de Bio-logia Aplicada (Campo Grande), em Lisboa. Destes 50 alunos sairão os 1 0 melhores alunos de 1 2º ano, os primeiros lugares de 11 º ano e também os 4 melhores alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas In-ternacionais de Biologia, que se realizarão em Bali (Indonésia) em Julho e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que se realizarão na Cidade do México em Setembro de 201 4. A lista completa dos vencedores, apenas será revelada após a cerimónia de entrega dos prémios, que decorrerá no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa no dia 7 de Junho. Muitos parabéns ao Leandro

para mais informações consultar www.soaresbasto.pt


maio na Biblioteca Escolar A Biblioteca parece não dar mostras do cansaço que as suas Professoras Bibliotecárias já sentem por esta altura de final de ano letivo. Sempre ao serviço da melhoria da qualidade de ensino a Biblioteca tem continuado a promover a melhoria na qualidade do ensino, com atividades diversas. Logo no início do terceiro período a Biblioteca promoveu os encontros com o ator Pedro Giestas e os alunos do 9º ano e com o escritor Richard Towers e os alunos do ensino secundário (ambas promotoras do livro, da leitura, da partilha de experiências e de saberes) com o conceito inovador de livro-objeto. Durante este último evento, a Biblioteca Escolar aproveitou a vinda do escritor para entregar os prémios aos alunos vencedores da 1 ª fase do Concurso Nacional de Leitura e do Concurso Concelhio de Leitura do 2º ciclo do Ensino Básico. No dia 24 de abril, a Biblioteca foi palco de mais uma atividade, desta feita promovida pelos docentes de História. Dado que o evento assim o exigia, a Biblioteca Escolar não quis passar incólume e como tal promoveu a leitura de um excerto do livro “As Capitãs de Abril” de Ana Sofia Fonseca, o qual saciou, por certo, a curiosidade do porquê da denominação de “Revolução dos Cravos” ao Golpe de Estado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA). Com a chegada de maio, chegou a Música. No dia 5 de maio, a BE voltou a complementar o currículo ao receber como convidados Brito Ventura e Nuno Moás dos “Desalinhados”. Esta atividade só foi possível com o precioso contributo dos “Paradigma”, do Prof. Luís Gonçalves e da sua turma do 6º ano, parceiros que não dizem “não” às nossas ideias. Ainda, e porque a BE tenta estar sempre a par com os alunos das várias turmas e suas necessidades e dos Professores dos vários ciclos de ensino foi promovida a atividade “Marketing pessoal – o poder da imagem” com o Prof. Hélder Costa e o convidado André Silva para os alunos do Curso Profissional de Restaurante e Bar, os quais se encontram em véspera de estágio. Mas, ainda, maio vai a meio e a BE continua a levar aos nossos alunos o melhor que conseguimos oferecer. Desta feita, os alunos da EB nº 1 OAz e os alunos da EB nº4 OAz foram presenteados com o escritor Henrique Pereira e a ilustradora Alexandra Gonçalves, os quais apresentaram o seu novo projeto em conjunto: “O Bigas”. Enquanto isso, encontrou-se patente nas Bibliotecas Escolares as exposições alusivas ao teatro, aos 40 anos do 25 de Abril, à comemoração do dia mundial do livro, a sensibilização param a campanha da OMS sobre a importância da limpeza das mãos e a exposição do Dia Mundial do Comércio Justo. Resta não esquecer que no passado dia 2 de maio a Biblioteca escolar fez-se representar na 2ª fase do concurso nacional de Leitura, o qual decorreu em Oliveira do Bairro e que os “i-pads” continuam a ir às salas de aula do 1 º ciclo do Ensino Básico, com a colaboração do aluno Rodolfo. P’las Professoras Bibliotecárias Paula Sousa

desafio matemático... Serás capaz de pecorrer estes 36 pontos:

- em dez segmentos de retas seguidos (sem levantar o lápis); - voltando ao ponto de partida; - sem sair do quadrado delimitado pelos pontos.

soluções

SOLUÇÕES DO MICROCHIP DE ABRIL

O técnico que tem razão é o João. Há oito portas para o exterior, duas salas com 4 portas e duas com 5. Assim, o técnico terá de partir de uma sala com 5 portas e terminar a inspeção na outra sala com 5 portas. Um dos trajetos possíveis está indicado na figura.

microtoon


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.