Minha Floripa - Identidade Visual

Page 1

Manual de Identidade Visual Marca Tur铆stica de Florian贸polis


Execução

www.logo.ufsc.br logoufsc@gmail.com

Apoio


Manual de identidade Visual

Índice Apresentação.........................................................................05

Versão primária..........................................................................23

Projeto Marca Florianópolis..................................................06

Versão institucional....................................................................25

LOGO UFSC............................................................................07

Mosaico......................................................................................28

TXM Branding........................................................................08

Demais aspectos técnicos............................................................32

Florianópolis ou Floripa?.......................................................10

Aplicações...................................................................................32

Inspirações.............................................................................11

Margem de Segurança................................................................46

Sistema de Identidade Visual..................................................13 Grid........................................................................................15 Tipografia...............................................................................16 Logotipo.................................................................................17 Paleta de Cores.......................................................................18 Ícones.....................................................................................20 Tipografia secundária.............................................................22 Versões da Marca...................................................................23

Marca Turística de Florianópolis

Redução Máxima........................................................................47 Versão em Cor Sólida..................................................................48 Versão Negativa..........................................................................49 Escala de Cinza............................................................................50 Traço............................................................................................51 Proibições....................................................................................52 Recomendações gerais................................................................54 Colaboradores.............................................................................55

3



Manual de identidade Visual

Apresentação O Projeto Marca Florianópolis foi lançado em junho de 2014 sendo uma iniciativa do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO UFSC - e apoiado pela Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis e pelo Sapiens Parque. Trata-se de um projeto de pesquisa registrado na UFSC que contou com a participação de estudantes de graduação, pós-graduação e professores do curso de Design. O projeto tem como objetivo criar uma marca turística para a cidade de Florianópolis através da participação da sociedade, ou como chamamos, cocriação. Do lançamento da proposta à entrega dos manuais, foram contabilizados 21 meses de trabalho. Durante esse período foram promovidas diversas ações que visaram identificar o que Florianópolis tem de mais marcante - a essência e o propósito da cidade; o que move o coração do manezinho e qual o potencial para conquistar as pessoas pelo Brasil e pelo mundo. Todo o processo que abrange a pesquisa científica, e que contribuiu com o resultado gráfico, foi documentado e pode ser conhecido através das revistas bimensais do projeto. Este Manual de Identidade Visual contém o resultado mais expressivo do Projeto Marca Florianópolis. Aqui, é possível conhecer um pouco do projeto, suas inspirações, o sistema visual criado, as possibilidades de personalização da marca pela sociedade, suas normas técnicas de uso e restrições. A fiel aplicação das diretrizes aqui contidas é imprescindível para que a padronização da marca seja assegurada. Este manual é um documento oficial, cujas normas devem ser rigorosamente seguidas.

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

5


Manual de identidade Visual

Projeto Marca Florianópolis A marca é muito mais do que um símbolo representativo de uma organização. Ela engloba todos os aspectos físicos e imaginários (tangíveis e intangíveis), desde o seu nome, passando pela identidade visual, a missão, a postura, o atendimento, o posicionamento e o produto e/ou serviço por ela oferecido. Por Branding entende-se todo o processo de gestão de marcas, visando a construção, reconstrução e manutenção dessas mediante um posicionamento fidelizado com seu público. Ou seja, é um processo contínuo de manutenção da marca para que ela atenda plenamente os desejos e expectativas do seu público. Nesta perspectiva, o projeto propunha definir para Florianópolis uma marca turística criada de dentro para fora, que ultrapassasse ações pontuais e estabelecesse um contato claro com todos os atores da cidade (Governo, Organizações e Comunidade), sendo estes totalmente envolvidos em seu processo de construção. A existência de uma marca oficial para Florianópolis traz consigo formas mais efetivas de comunicação entre a cidade e seus públicos, além de promover o turismo, atrair investimentos e fazer com que seus habitantes se reconheçam na própria cidade.

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

6


Manual de identidade Visual

LOGO UFSC O LOGO - Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – é um Grupo de Pesquisa vinculado ao curso de graduação em Design e ao programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como objetivo principal realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas às ações de marcas. Atualmente, foca em pesquisas de fundo teórico com validações pragmáticas acerca da participação do design nos processos de Branding, especialmente por meio da metodologia TXM Branding. Para tal, a essência dos projetos do LOGO é embasada na cocriação e continuidade, buscando inspirar os clientes com novos modos de pensar a marca enquanto todo.

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

7


Manual de identidade Visual

TXM Branding A metodologia TXM Branding vem sendo desenvolvida a fim de apoiar as empresas na definição de sua identidade corporativa, da validação de seu DNA de marca até as estratégias de comunicação com seu público. Ela descreve um processo de criação e gestão de marcas baseado nos princípios de cocriação e valorização de todos os envolvidos com o produto, corporação, pessoa, território ou organização em questão. Ao final da aplicação temos não só uma marca gráfica, mas um Sistema de Identidade visual que representa a essência da marca. As etapas fundamentais da metodologia se dividem em: Think (pensar), Experience (experienciar) e Manage (gerenciar). Primeiramente, pensa-se a marca - Think - através da investigação de suas características com Entrevistas e Análise SWOT, fazendo o uso do Brand DNA Process® e construindo seu Propósito e Posicionamento, considerando o mercado e o público-alvo em que a marca atua. A segunda etapa trata do Experience, na qual cria-se uma representação visual da marca - a marca gráfica -, com a criação de logotipia, símbolo e sistema de identidade visual. A última etapa, Manage, se concentrará na geração de estratégias de divulgação interna e externa da marca e todos seus conceitos. Esta manual apresenta a etapa Experience.

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

8


Manual de identidade Visual

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

9


Manual de identidade Visual

Florianópolis ou Floripa? A cidade de Florianópolis - antes denominada Nossa Senhora do Desterro e apenas Desterro - recebeu este nome no ano de 1894 como forma de homenagem ao Marechal Floriano Peixoto. Essa troca ainda causa discussão: alguns consideram uma justa homenagem enquanto outros a consideram uma afronta. Fato é que Florianópolis vem ganhando cada vez mais expressão no cenário nacional e internacional, sendo conhecida principalmente pela qualidade de vida que oferece a seus cidadãos e pelas suas belezas naturais, oriundas de suas praias e geografia privilegiadas. Neste contexto a cidade ganhou carinhosamente o apelido de Floripa, pelo qual ficou amplamente conhecida. Pensando na crescente expressão de Florianópolis mundo afora e considerando, também, a dificuldade de pronúncia do nome oficial em alguns idiomas, optou-se trabalhar na marca turística da cidade com duas opções: o apelido "Floripa" e o nome oficial "Florianópolis". Tal conclusão também foi alcançada a partir de pesquisas realizadas com cidadãos nas ruas da cidade e de formulários online. Os resultados de ambas confirmaram o uso dos dois nomes.

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

10


Manual de identidade Visual

Inspirações Ao longo dos anos, pesquisas sobre o tema branding territorial vem sendo amplamente desenvolvidas pelo LOGO UFSC. Cases como de Alvito (vila de Portugal), Oeste Ativo (região oeste de Portugal), e, em Florianópolis, as iniciativas Rota da Inovação e Floripa Inteligente compõem o portfólio de pesquisa e desenvolvimento nessa área. O branding territorial é um processo contínuo de manutenção da marca do território para que ela atenda plenamente os desejos e expectativas do seu público. A complexidade da criação e gestão de marcas territoriais torna-se maior uma vez que necessita ser coerente para todos os públicos. Ela precisa ser desenvolvida de dentro para fora para que assim possa realmente promover uma experiência completa, construída a partir da comunidade para o público externo, tornando a percepção da identidade local a mais autêntica possível. Por toda essa complexidade, muitas marcas de territórios assumem uma diversidade de expressões visuais, tornando a marca gráfica flexível a partir de uma forma básica ou através de conjuntos de ícones e grafismos que tornam o sistema de identidade visual mais abrangente. Assim a marca varia a sua expressão de acordo com situações ou objetivos específicos sem perder a sua essência.

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

11


Manual de identidade Visual

Marca Turística de Florianópolis

Apresentação

12



Manual de identidade Visual

Sistema de Identidade Visual O componente visual na expressão e comunicação das marcas é essencial, pois responsabiliza-se pelos pontos de contato da marca com o público. Este contato deve ser de alguma maneira normatizado para que formem um conjunto uníssono, pois desta forma torna-se possível o estabelecimento de elos, a construção do relacionamento. Enquanto a marca e seu DNA deverão ser comunicados de forma virtual para a mente e o coração de seus targets, a identidade visual é tangível, se tornando o ponto de entrada de uma marca. Para a marca turística de Florianópolis foi escolhida uma estrutura de marca gráfica com grande possibilidade de personalização para que órgãos e empresas ligadas ao turismo, assim como o público em geral, possam definir a sua própria marca da cidade. Esta sessão encontra-se dividida em dois momentos: o primeiro com a apresentação dos elementos presentes em todo o sistema de identidade visual, e o segundo contendo as duas versões possíveis da marca.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

14


Manual de identidade Visual

1 Elementos do Sistema de Identidade Visual 1.1 Grid Durante a pesquisa, as linhas da cidade passaram a receber um olhar mais carinhoso. Descobriu-se que Floripa tem uma relação especial com linhas: elas originaram a forte cultura local, em especial a açoriana. Desde o entrelaçado do bilro até a linha que compõe a tarrafa o pescador, passando pelas linhas da arquitetura e da arte dos homens do Sambaqui. Elas são as protagonistas das manifestações de nossa multiculturalidade. Foram essas as formas que inspiraram o grid que envolve toda a criação da alternativa, da tipografia aos ícones.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

15


Manual de identidade Visual

1.2 Tipografia A tipografia de Florianópolis deveria ser ‘quirida‘ e única como ela. Neste caso, desenvolvemos o logotipo tendo como base o grid. O resultado foi uma fonte bold de formas arredondadas que conversa com o estilo dos ícones, mas tem a sua própria personalidade. Esta fonte dá suporte às versões da marca e seus textos de apoio. A partir dela está em desenvolvimento toda uma família tipográfica chamada “Purpurata Sans”.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

16


Manual de identidade Visual

1.3 Logotipo A marca turística de Florianópolis é composta por um sistema flexível formado por tipografia, cores e ícones, que se rearranjam e se complementam harmonicamente em distintas situações à partir de uma estrutura base, formada exclusivamente pelo seu logotipo na cor cinza. A grafia “Minha Floripa” foi escolhida para marcar o sentido de pertencimento e visão única de cada morador e turista sobre a cidade. O apelido exalta o carinho de todos por Florianópolis, além de ser mais fácil de falar por turistas estrangeiros. O logotipo representa a Floripa ‘Quirida’, qualidade que integra todo o DNA da cidade.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

17


Manual de identidade Visual

1.4 Paleta de Cores As cores enaltecem o aspecto vibrante de Florianópolis, celebrando a criatividade e a energia dos jovens aventureiros e também a paixão e acolhimento dos manezinhos mais tradicionais. A paleta definida para o sistema de identidade apresenta 12 cores ao total, entre as diferentes matizes e luminosidades. As cores pigmentadas foram extraídas através de sínteses feitas a partir de centenas de imagens reunidas em painéis semânticos e que retratam a ilha, suas belezas e os aspectos definidos no DNA de marca.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

18


Manual de identidade Visual

A paleta se divide em cores principais e cores de apoio. As seis cores principais são aquelas possuem mais destaque nos elementos visuais da marca e estão atreladas a temas da cidade. Podem ser aplicadas no logotipo e como preenchimento dos fundos de ícones. São elas:

Pantone 7625C CMYK 00, 80, 75, 00 Pantone RGB 202,7625C 79, 63 CMYK#CA4F3F 00, 80, 75, 00 HEXA RGB 202, 79, 63 HEXA #CA4F3F

Pantone 7435C CMYK 30, 95, 35, 30 Pantone RGB 120,7435C 41, 79 CMYK#77294E 30, 95, 35, 30 HEXA RGB 120, 41, 79 HEXA #77294E

Pantone 631C CMYK 70, 10, 20, 00 Pantone RGB 109,631C 175, 198 CMYK#6DAEC6 70, 10, 20, 00 HEXA RGB 109, 175, 198 HEXA #6DAEC6

Pantone 583C CMYK 35, 10, 100, 00 Pantone RGB 185,583C 189, 49 CMYK 35, 10, 100, 00 HEXA #B9BD30 RGB 185, 189, 49 HEXA #B9BD30

Pantone 7408C CMYK 00, 30, 95, 00 Pantone RGB 234,7408C 189, 38 CMYK 00, 30, 95, 00 HEXA #E9BC26 RGB 234, 189, 38 HEXA #E9BC26

Pantone 716C CMYK 00, 60, 100, 00 Pantone RGB 211,716C 119, 8 CMYK 00, 60, 100, 00 HEXA #D37608 RGB 211, 119, 8 HEXA #D37608

Pantone 424C CMYK 00, 00, 00, 70 Pantone RGB 113,424C 113, 112 CMYK 00, 00, 00, 70 HEXA #707170 RGB 113, 113, 112 HEXA #707170

Pantone 425C CMYK 00, 00, 00, 80 Pantone 425C RGB 86, 88, 89 CMYK 00, 00, HEXA #56575900, 80 RGB 86, 88, 89 HEXA #565759

As seis cores de apoio são utilizadas no desenho dos ícones em si, em impressos e produtos que terão cor aplicada como elemento de contraste. Ainda estão incluídos nesta paleta secundária os tons de cinza que caberão a aplicações específicas mencionadas posteriormente.

Pantone 7670C CMYK 80, 75, 10, 00 Pantone 7670C RGB 87, 82, 145 CMYK 80, 75, HEXA #57519110, 00 RGB 87, 82, 145 HEXA #575191

Pantone 7731C CMYK 85, 20, 90, 10 Pantone 7731C RGB 80, 133, 78 CMYK 85, 20, HEXA #50854D90, 10 RGB 80, 133, 78 HEXA #50854D

Marca Turística de Florianópolis

Pantone Cool Gray 5C CMYK 00, 00, 00, 40 Pantone RGB 177,Cool 176,Gray 176 5C CMYK 00, 00, 00, HEXA #B1B0AF 40 RGB 177, 176, 176 HEXA #B1B0AF

Pantone Cool Gray 8C CMYK 00, 00, 00, 60 Pantone RGB 137,Cool 137,Gray 140 8C CMYK 00, 00, 00, HEXA #89888B 60 RGB 137, 137, 140 HEXA #89888B

Sistema de Identidade Visual

19


Manual de identidade Visual

1.5 Ícones Os ícones desenvolvidos para a Marca Florianópolis são representações da cidade e também foram desenhados a partir do grid. Através deles é percebida a essência do local: a natureza, os esportes, suas diferentes manifestações culturais, a rica arquitetura, a gastronomia e a tecnologia. Elaborados com um traço estilizado, os ícones complementam o logotipo e, de forma harmônica, possibilitam a personalização da marca adaptando-a a diversas situações. Suas cores, temas e traços transparecem os conceitos do DNA de Floripa. Inicialmente foram criados 49 ícones baseados em resultados da pesquisa feita e opinião dos moradores e turistas. Não há limite na quantidade de ícones, portanto a proposta é que esta lista cresça, recebendo sugestões da comunidade sobre os inúmeros elementos que marcam Florianópolis e que poderão criar uma identidade cada vez mais personalizável.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

20


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

21


Manual de identidade Visual

1.6 Tipografia Secundária Como tipografia secundária, para uso no conteúdo de folders e outros materiais que requeiram textos além da aplicação da marca em si, a família de fonte escolhida foi a Calibri. Trata-se de uma fonte sem serifa, nativa de sistema operacional, o que facilita o uso principalmente por se tratar de uma marca territorial com amplo uso. Por seus aspectos formais, apresenta um peso visual que não interfere na marca. Do ponto de vista técnico, é uma fonte que não apresenta problemas legibilidade e leiturabilidade em textos impressos ou quando apresentada em meios digitais.

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwYyZz0123456789 Calibri Light

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwYyZz0123456789

Calibri Light Italic

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwYyZz0123456789 Calibri Regular

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwYyZz0123456789 Calibri Italic

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwYyZz0123456789

Calibri Bold

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwYyZz0123456789 Calibri Bold Italic

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

22


Manual de identidade Visual

2 Versões da Marca 2.1 Minha Floripa: Versão Primária A versão primária da marca é formada pelo logotipo + um ícone. Após sua adição, o logotipo passa a adotar a cor da categoria do ícone escolhido. A inscrição “minha Floripa” pode ser aplicada em outros idiomas, inicialmente lançados em Inglês (my Floripa) e Espanhol (mi Floripa). A partir dessa variação é feita a escolha do ícone de preferência do cidadão que será agregado à inscrição escolhida, de acordo com as regras de alinhamento e proporção.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

23


Manual de identidade Visual

O alinhamento entre entre o logotipo e o ícone é variável a fim de oferecer melhor harmonia entre os dois elementos. Como padrão, todos os ícones seguem a linha base do olho da vogal a (1).

olho da vogal a

A altura máxima dos ícones será relativa a Altura X replicada acima da linha da ascendente (2). Aqueles ícones largos - ponte, bernunça, canoa etc. - devem ser alinhados à esquerda, na guia lateral à vogal i de Floripa (3). Os ícones altos ou quadráticos farol, casario, sol, etc. - serão centralizados à guia final do olho de p de Floripa (4).

altura máxima 2 1

Marca Turística de Florianópolis

3

4 x

x

Sistema de Identidade Visual

24


Manual de identidade Visual

2.2 Florianópolis: Versão Institucional A extensão da palavra Florianópolis em diversos momentos dificulta seu uso e aplicação. A ligação com o nome de Floriano Peixoto ainda traz memórias amargas para muitos moradores. Sendo assim, a separação da palavra em duas linhas busca amenizar tais questões, aproxima a cidade da origem da palavra - aquilo que provém da Flor -, derivada de floris no latim, e evoca o sentido Natural do seu DNA. O elemento "nópolis" segue remetendo à civilização (pólis), às características urbanas e de capital do estado.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade VIsual Visual

25


Manual de identidade Visual

A versão Florianópolis admite textos de apoio quando associada a órgãos governamentais ou Pessoa Jurídica. Diferentes textos de apoio podem ser utilizados, respeitadas as normas de tamanho e alinhamento. A aplicação da cor segue o mesmo padrão do logotipo, devendo respeitar a categoria de ícone utilizado. Desta forma, se o texto de apoio é "turismo" e o ícone inserido representa a renda de bilro, que condiz à categoria Cultura, então o texto deve ser amarelo - pois é a cor que corresponde a esta categoria. A mesma cor (amarelo) deve ser aplicada no logotipo “Florianópolis”.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

26


Manual de identidade Visual

As regras de alinhamento entre logotipo e ícone da versão institucional são similares à Minha Floripa, com ícones apoiados no olho da vogal a (1), a mesma altura máxima a partir da linha da ascendente (2), mudando apenas os pontos de referência vertical em “nópolis” que passam a ser a letra o para ícones largos (3) e a letra i para ícones altos/quadráticos (4). O alinhamento dos textos de apoio fica condicionado à mesma altura que os ícones. Eles devem ser escritos com a tipografia Purpurata Sans Black, em letras minúsculas (caixa baixa), e o alinhamento horizontal ocorre à esquerda a partir da letra F. A distância entre "Floria" é referente ao acento agudo presente no nome oficial da cidade (5).

5

3

4 altura máxima x

2

x

1

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

27


Manual de identidade Visual

2.3 Mosaico Os mosaicos ajudam a construir a linguagem gráfica do sistema. Eles são versáteis e estruturados geometricamente de acordo com o grid que baseia todo a identidade, podendo constituir suas colunas e linhas de acordo com o suporte - aplicados em tiras ou integrando os logotipos Minha Floripa e Florianópolis. São construídos a partir da escolha mínima de dois ícones, sendo que a cor das palavras deve seguir a relação de temas da identidade, assim sendo igual ao fundo de uma das categorias de ícones presente. Esta estrutura mínima não deve ser alterada.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

28


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

29


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

30


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

31


Manual de identidade Visual

3 Demais aspectos técnicos 3.1 Aplicações Para aplicar a Marca Florianópolis em impressos e produtos deve-se estudar a relação figura-fundo para apresentá-la da melhor maneira, prezando pela máxima legibilidade. Em fotografias deve-se preferencialmente utilizar o logotipo, sem ícones, na cor branca ou cinza 80% e aplicado nos cantos da imagem, respeitando a margem de segurança. Em ações como cartões postais ou outdoors, por exemplo, pode-se utilizar os ícones em mosaico ou faixas, respeitado o espaçamento entre eles; preferencialmente com preenchimento dos espaços entre ícones ou sobre fotografias com filtros (multiply) nas cores da identidade. No caso específico de camisetas, os ícones podem ser expandidos para criar uma estampa mais vistosa, também com atenção na proporção ao se fazer a ampliação e nas relações entre cores e temas.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

32


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

33


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

34


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

35


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

36


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

37


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

38


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

39


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

40


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

41


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

42


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

43


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

44


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

45


Manual de identidade Visual

3.2 Margem de Segurança A margem de segurança garante que o espaço de visibilidade e percepção da marca não seja violado por outros elementos em uma peça gráfica. Nenhum objeto deve interferir no espaço contido nesta margem, que foi demarcado a partir da letra "a" na mesma proporção do logotipo. Na versão com ícone e, no caso da versão institucional (Florianópolis), com texto de apoio, a marca dobra a sua margem para cima e para direta.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

46


Manual de identidade Visual

3.3 Redução Máxima A redução máxima indica o menor tamanho em que a marca pode ser aplicada sem perder as suas características, prezando pela compreensão dos elementos gráficos e leiturabilidade.

10 mm de altura

5 mm de altura

ou 30 pixels

ou 15 pixels

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

47


Manual de identidade Visual

3.4 Variação em Cor Sólida A variação em uma cor sólida refere-se a impressões por serigrafia e aplicação da marca sobre fotografias, conforme mostrado anteriormente, além de uso de recursos como verniz localizado e hot stamp, por exemplo. O uso de somente uma cor está condicionado à aplicação do logotipo "Minha Floripa" e traduções ou da versão "Florianópolis". Os ícones NÃO podem ser utilizados com apenas uma cor, e sua variação em cor sólida serve apenas à aplicação de verniz localizado sobre os ícones em quadricromia.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

48


Manual de identidade Visual

3.5 Variação Negativa A versão negativa de uma marca significa ela aplicada sobre um outro fundo de cor mais escura. Essa cor do fundo deve ser sempre uma das cores padrão da marca, descritas anteriormente.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

49


Manual de identidade Visual

3.6 Variação em Escala de Cinza O uso sa escala de cinza é permitido em documentos institucionais, quando a versão colorida não for uma opção. É possível utilizar as versões primária, institucional e o logotipo em escala de cinza conforme a paleta secundária mencionada anteriormente. Neste caso, as inscrições serão sempre na cor 60% preto.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

50


Manual de identidade Visual

3.7 Variação em Traço Para usos em que a gravação é feita a laser, as suas versões outline são aplicáveis.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

51


Manual de identidade Visual

3.8 Proibições A Marca Florianópolis deve ser aplicada SEMPRE na sua forma original, seguindo cada detalhe contido nesse manual. É expressamente proibido ampliar ou reduzir sem escala, rotacionar, alterar a configuração original, usar cores ou tipografias diferentes das descritas nesse manual.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

52


Manual de identidade Visual

Marca Tur铆stica de Florian贸polis

Sistema de Identidade Visual

53


Manual de identidade Visual

4 Recomendações Gerais As normas deste manual devem ser sempre seguidas, independente do suporte a ser aplicado para qualquer fim. Recomenda-se que sua aplicação seja realizada sempre por profissionais de áreas afins à identidade visual. Recomenda-se que qualquer aplicação diferente do que consta neste documento seja aprovada previamente pelos órgãos responsáveis.

Marca Turística de Florianópolis

Sistema de Identidade Visual

54



Manual de identidade Visual

Colaboradores Adriele Marie Yamaguchi, Graduanda Design UFSC Angela Carolina Mansim, Graduanda Design UFSC Bruna Maria Almeida Rosa, Graduanda Design UFSC Carlos Alves, Graduando Design UFSC Clarissa Martins Alves, Mestranda Design UFSC Claudio Henrique da Silva, Doutorando Design UFPR Professor UNISUL e SENAC Daniele Diniz Warken, Especialista UX UFSC Dayane Lopes, Mestranda Design UFSC Diego Piovesan Medeiros, Doutorando Design UFSC Professor SATC Eduardo Pacheco, Graduando Design UFSC Elisa Motta, Especialista UX UFSC Elisabete Werlang, Mestra Ciência da Informação UFSC Analista de Pesquisa e Comunicação Científica do Senac/SC Fernando Daniel Portela, Mestrando Arquitetura UFSC Grasiele Pilatti, Mestranda Design UFSC Guilherme Ismael Coelho, Graduando Design UFSC Guilherme Sauthier, Especialista em Design Estratégico UFSC - Professor UNIVALI Isabel Wermuth, Graduanda Design UFSC Jan Braun, Doutorando Design UFSC - Professor SATC José Victor Matos, Graduando Design UFSC Juliana Azevedo, Graduanda Design UFSC Leandro Eloi, Designer Gráfico e Produto pela Kingston University - Sócio-diretor do Studio de Criação DEFY Consultoria e Design Leandro Werner, Mestrando Design UFSC

Marca Turística de Florianópolis

Luiz Salomão Ribas Gomez, Pós-Doutor em Branding IADE Professor UFSC Luíza Jung, Graduanda Design UFSC Marília Matos Gonçalves, Doutora em Engenharia de Produção UFSC - Professora UFSC Patrick Martinelli Veiga, Mestrando Design UFSC Pedro Gomides Lopes, Graduando Design UFSC Pedro Kirsten, Graduando Design UFSC Rafaela De Conto, Graduanda Design UFSC Thiago Janning, Graduando Design UFSC Valéria Casaroto Feijó, Doutoranda Design UFSC - Professora Unochapecó

Sistema de Identidade Visual

56


Feita por todos. Inclusive você.

Execução

www.logo.ufsc.br logoufsc@gmail.com

Apoio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.