Poiesis 251

Page 1

Divulgação

Divulgação

www.jornalpoiesis.com.br

Mundial de Surfe acontece na Praia de Itaúna

Capital Inicial faz show no aniversário de Saquarema

Página 4

Página 5

Ano XXIV- nº 251 - Saquarema, Araruama e Região dos Lagos - maio de 2017

Cantora saquaremense lança CD em NY

Nascida e criada em Saquarema, Débora Watts reside há mais de 20 anos nos EUA e se prepara para lançar seu segundo CD em Nova Iorque. Página 3.

Araruama participa da Semana de Museus

Caminhos da filosofia e da política no Brasil contemporâneo Marcelo Figueiredo

A Fazenda Aurora, às margens da Via Lagos, receberá uma série de palestras, exposição e ações educativas durante a Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 22 de maio. Página 3.

Reprodução/Internet

Em meio à alienação geral polarizada em visões políticas extremadas, a presença do historiador Leandro Karnal na mídia ganha destaque. No entanto, é preciso ponderar ainda sobre o discurso que o comprometeria a uma visão mais próxima da “Realpolitik” do que da Utopia. Confira a análise do escritor Gerson Valle na página 7.

Psicanálise e Terapias Naturais

Camilo de Lélis M. Mota -

Psicanalista, Terapeuta Holístico,

CRT 42617

Psicanálise - Florais de Bach Acupuntura Auricular - Reiki

Araruama: Av. John Kennedy, 121 sala 13 - Centro (em frente à Prefeitura) São Pedro da Aldeia: Rua Dr. Antonio Alves, 50 sala 105 - Centro (em cima do Itaú) Saquarema: Espaço Elaboração, Trav. Sigmund Freud, 01 - Porto da Roça

Marque sua consulta: ( (22) 99770-7322


2

nº 251 - maio de 2017

Pesquisa aponta visão da população sobre guarda civil em Saquarema

R

ecentemente por iniciativa dos guardas civis André Soares e Cristiam P. De Souza Pinto, uma pesquisa foi realizada na cidade de Saquarema, para avaliar como a sociedade enxerga a Segurança Pública Municipal e a atuação da Guarda Civil. Foram entrevistadas 258 pessoas, aproximadamente 0,32% da população Saquarema, estimada em 83.750 de acordo com os dados do IBGE/2016. A pesquisa foi realizada nos bairros de Bacaxá, Porto da Roça,

Centro, Itaúna, Sampaio Correa e Jaconé, entre os dias 14 a 19 de março. Em uma das abordagens foi perguntado se a Guarda Civil treinada e bem equipada poderia realizar um melhor serviço a população? 83% responderam que sim. Em outra abordagem, 52 % da população entendem que o serviço que a Guarda Civil exerce é arriscado e expõe a integridade física desses servidores. A população também está apreensiva com o

aumento da Insegurança Municipal e 85 % da população consideram que não temos mais segurança ou que a situação está piorando ou que já foi melhor. E para finalizar a sociedade foi perguntada se uma solução seria o armamento da Guarda Civil, segundo a lei federal 13022/2014, depois de treinamento adequado. 53% da população entendem que seria uma solução boa e que a Guarda Civil armada poderia auxiliar ainda mais na segurança publica de Saquarema.

As leis da Alerj servem para quem tem sede de justiça. Ou só sede, mesmo.

Lei Estadual 2424/95: “Bares e restaurantes estão obrigados a oferecer água filtrada de graça quando solicitada pelo cliente.”

Baixe na

BAIXE, CONHEÇA AS LEIS QUE FAZEM PARTE DA SUA VIDA E TOME POSSEAlerj. DA SUA CIDADANIA. #carteiradadobem | carteiradadobem.com.br Aqui você tem poder.

Box - Vidro Temperado - Espelho Fechamento - Vidro Importado Vidros coloridos, lisos e canelados BOX PRONTA ENTREGA Aceitamos

Av. Saquarema, 5170 Bacaxá - Saquarema ( (22) 2653-4190 / 99262-6507

ASSISTÊNCIA MÉDICA ALBUQUERQUE MAGIOLI

A maior variedade com beleza e qualidade você encontra aqui! Av. Saquarema, 5442 - Bacaxá

( (22) 2653-2744

Autistas - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 267/15, dos deputados Marcio Pacheco (PSC) e Martha Rocha (PDT) que cria um censo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. O programa pretende identificar, mapear e cadastrar os perfis social, econômico, étnico e culturas das pessoas com o autismo e de seus familiares, para o melhor direcionamento das políticas publicas de saúde, educação, trabalho e lazer. O projeto seguiu para sanção do governador do Estado.

Dr. Cid José C. Magioli Clínica Geral - Homeopatia CRM 52-44061-6

Dra. Eulenir M. A. Magioli Ginecologia - Homeopatia CRM 52-42685-2

Dr. André Luis de A. Magioli Cardiologia - Clínica Médica CRM 52-94985-0

ARARUAMA: Av. Brasil, 10 SL 709 - ( 2665-6320 S. VICENTE: R. Farmacêutico Faria, 20 ( 2666-4576

ENTREGA GRÁTIS EM DOMICÍLIO

Aceitamos cartões de crédito

(22) 2655-3115 (22) 2655-3220

áreas mais pobres da cidade), ao LIS (Lar dos idosos de Saquarema) e a outras instituições sociais, moradores de rua e outras pessoas que precisam de ajuda. Colabore, sempre há algo que você não usa alguém pode ser feliz com isto. PONTOS DE RECOLHIMENTO: Bacaxá| Loja Estação Criança: Rua Prof. Francisco Fonseca, 300. JM Hospitalar: Rua Segisfredo Bravo, 07. (Próximo ao

Rei do Mate/Vivo) Igui Piscinas: Rod. Amaral Peixoto KM70 (Próximo ao Atakarejo.com) Pestalozzi Saquarema: Rua João Laureano da Silva São Geraldo| Loja Maktub: Rua Manuel Domingos dos Santos, 161. Porto da Roça| LACES: Av. Saquarema, 3545 (Quase em frente ao Shopping de R$1,99) Itaúna| Stailfish Board Shop: Av. Oceânica, 176. Jaconé| Kali Cosméticos: Rua 13, Número:1287 , LOJA B.

Notícias do Legislativo

Na escola - A Alerj aprovou em segunda discussão o projeto de lei 191/15, do deputado Tio

Dê plantas a quem você ama!

SHOW DAS PLANTAS

través do grupo virtual Saquarema da Depressão, está sendo realizada a partir deste mês a 2ª Campanha do Agasalho, com o objetivo de recolher roupas e agasalhos. Segundo os organizadores, o intuito é também mostrar às pessoas que alguém precisa de ajuda e que todos podem ser solidários com o próximo. As roupas e agasalhos recolhidos em cada ponto serão encaminhadas a Paróquia de Santo Antônio/ Bacaxá (onde realizam um trabalho social fazendo doações em

Economia solidária - O projeto de lei 2.210/16, do deputado Zaqueu Teixeira (PDT), que cria a Política Estadual de Economia Solidária no Estado do Rio (foto), vai poder receber sugestões de melhorias da sociedade civil até o dia 10 de maio. De acordo com o autor do projeto, o objetivo do projeto é regulamentar um sistema de economia solidária que possa se desdobrar para outros municípios. As propostas populares podem ser enviadas para os seguintes e-mails: zaqueuteixeira@alerj.rj.gov.br e waldeckcarneiro@alerj.rj.gov.br.

Chegou o aplicativo Carteirada do Bem.

Vidraçaria Recanto do Sol

A

Campanha do Agasalho é realizada em Saquarema

Rafael Wallace

Carlos (SDD), que determina que as escolas públicas da rede estadual que possuam ensino fundamental mantenham os alunos nas dependências da unidade no caso da falta eventual de algum professor. Segundo a proposta, na ausência do professor, os alunos deverão realizar atividades complementares de acordo com suas faixas etárias e grade curricular. O texto prevê também que, caso o professor se ausente com licença por mais de cinco dias, a unidade deverá informar à Secretaria de Estado de Educação, para a substituição do mesmo durante o período da licença. O projeto segue agora para sanção do governador. Combate ao câncer - A deputada estadual Marcia Jeovani (DEM-RJ) participou do lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer, realizada no dia 19 de abril,

no Auditório Senador Nelson Carneiro da Assembleia Legislativa do Rio. Durante o evento foram abordados diversos temas relacionados ao enfrentamento da doença, como: prevenção, organização e estruturação da rede de atendimento aos pacientes com câncer, além de depoimentos emocionados de parlamentares e outros presentes que tem ou tiveram dramas familiares provocados pela doença. A importância das leis de combate à doença também foi destaque, como a “Lei Angelina Jolie”, de autoria da deputada estadual Marcia Jeovani, que permite às mulheres com histórico de câncer descobrir a probabilidade de ter a doença, assim como a lei de transparência dos leitos, que como o nome já diz, traz clareza ao processo de regulação de vagas nos leitos credenciados pelo SUS em todo o Estado.

AGRIJAR BACAXÁ

Fotografia de Eventos

Rações nacionais e importadas Medicamentos e Sementes

Aniversários Infantis, Casamentos, Cerimônias em Geral

agrijar@hotmail.com

Regina Mota (22) 99982-4039

Av. Saquarema, 5320 Bacaxá - Saquarema

( (22) 2653-3114

Ortopedia - Traumatologia Fisioterapia Medicina Desportiva Pilates Studio - Psicologia

Dr. Newton Oliveira Valladão Medicamentos, Perfumaria e Variedades

Av. Saquarema, 3663 Loja D - Porto da Roça

Aberta de 2ª a sábado de 8 às 20h e domingo de 8h às 13h

R. Com. Bento José Martins, 297 sl. 208 ( (22) 2665-4632 - Araruama

R. Adolfo Bravo, 26 - Bacaxá - Saquarema ( (22) 2653-3324 / 98802-6709

EXPEDIENTE O Jornal Poiésis - Literatura, Pensamento & Arte é uma publicação da Mota e Marin Editora e Comunicação Ltda, CNPJ 07.546.414/0001-60. Editor: Camilo Mota. Diretora Comercial: Regina Mota. Conselho Editorial: Camilo Mota, Regina Mota, Fernando Py, Sylvio Adalberto, Gerson Valle, Marcelo J. Fernandes, Marco Aureh, Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Charles O. Soares. Jornalista Responsável: Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Reg. Prof. 18.152 MTb.

Rua das Bougainvilleas, 4 - Rio do Limão - Araruama-RJ CEP 28970-000 ( (22) 98818-6164 ( (22) 99982-4039 E-mail: jornalpoiesis@gmail.com Site: www.jornalpoiesis.com.br. Facebook: www.facebook.com/jornalpoiesis. Edição digital: www.issuu.com/jornalpoiesis Distribuição dirigida em: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Petrópolis. Fotolito e Impressão: Tribuna de Petrópolis.

Colaborações devem ser enviadas preferencialmente digitalizadas, espaço simples, fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, com dados sobre vida e obra do autor. Os originais serão avaliados pelo conselho editorial e não serão devolvidos. Colaborações enviadas por e-mail devem ser anexadas como arquivo .doc ou .docx. Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Poiésis.


3

nº 251 - maio de 2017

Cantora Saquaremense lança CD em Nova Iorque

D

ébora Watts, 48, nascida e criada em Saquarema, lança seu primeiro CD de músicas autorais em Nova Iorque, Estados Unidos, onde reside há mais de vinte anos. Um dos seus vídeos, com mais de cinquenta mil visualizações no Youtube, faz sucesso e é um dos exemplos da qualidade dos seus trabalhos, inspirados em grandes artistas como Chico Buarque de Holanda, Cartola, Edu Lobo, Noel Rosa e João Bosco. Com músicas de sua própria autoria esse é o primeiro CD, que contém 14 músicas, mas seu trabalho já é conhecido pelo CD lançado em 2011, intitulado “Débora”, com gravações de outros compositores. A gravadora é independente, sendo dela e do esposo, que acompanha todos os seus trabalhos. Débora faz muitos sho-

A

Divulgação

ws em Nova Iorque, tendo lugar cativo no Restaurante Cheri, no Harlem, onde

canta todos os sábados. Os estados vizinhos também solicitam suas apresenta-

ções, bem como as festas particulares e eventos em galerias e museus, pelo estilo MPB, com sambas, boleros, valsinhas, maxixe, chorinho e baião. “Às vezes sinto que estou sendo ‘empurrada’ para experimentar um novo caminho. E é esse impulso que estou seguindo ao planejar uma festa de lançamento do CD aí no Brasil. Preciso devolver ao Brasil o que o ele tem me emprestado”, disse ela. Débora Watts pretende fazer show de lançamento do seu CD de músicas autorais no início de junho no Rio de Janeiro, onde já planeja fazer apresentação no Bar Semente, na Lapa. Será uma oportunidade dela mostrar seu trabalho a outros cantos do país. Para conhecer mais sobre o trabalho da cantora, acesse o site oficial: http://www. deborawatts.com.

Impacto da reforma da Previdência é tema de audiência em Araruama

deputada estadual Marcia Jeovani (DEM-RJ) foi convidada para participar da audiência pública sobre a Reforma da Previdência e o impacto na vida das mulheres, organizada pela Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Araruama, e realizada no dia 24 de abril no plenário da Casa Legislativa. Tema dos mais discutidos no momento, a Reforma da Previdência tem sido motivo de polêmica, com muitas matérias, artigos, debates e discussões. O Governo Federal encontra dificuldades em finalizar o tema e submetê-lo à votação na velocidade em que gostaria e necessita. Muitas são as reclamações em torno da reforma, porém os benefícios e direitos das mulheres seriam muito impactados caso o texto atual seja aprovado. Dessa forma a desigualdade entre homens e mulheres tende a aumentar, a despeito de toda a luta que tem sido travada nos últimos tempos. Um dos assessores parlamentares da deputada estadual Marcia Jeovani, o advogado Dr. Wagner Bernardo, especializado em Direito Previdenciário, falou sobre alguns pontos da Reforma que podem afetar a vida das mulheres. Segundo Bernardo, um dos principais fatores de desigualdade é o tempo em que as mulheres se dedicam as tarefas do lar, mesmo enquanto exercem atividades econômicas. Essa dedicação deveria ser compensada através da equiparação da idade

André Barbosa

Semana de Museus tem programação em Araruama Marcelo Figueiredo

A

Prefeitura de Araruama, através do Museu Arqueológico de Araruama, está participando da 15ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). De 15 a 22 de maio, diversas atividades como exposição, palestras e ações educativas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h; e no sábado e domingo, das 14 às 17h., no Museu Arqueológico de Araruama. PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO - Numa parceria com o Museu do Índio, a instituição visa homenagear os povos indígenas, não só os que esta Terra habitaram, mas a todos os grupos étnicos. 15/05/2017 a 09/06/2017 09:00 às 17:00

EXPOSIÇÃO - Mostra do artista plástico Mauro Celson: Memórias Visitadas. 15/05/2017 a 09/06/2017 09:00 às 17:00 AÇÃO EDUCATIVA - Roda de conversa: A Arqueologia da Paisagem, com Antônio Souza (arqueólogo) e alunos do ensino Fundamental. A Arqueologia da Paisagem. 18/05/2017 - 10:00 às 17:00 PALESTRA - Fazenda Aurora, Arqueologia e os Tupinambás. Visando estabelecer um diálogo com os profissionais da área de educação, haverá uma palestra com a Mestre em História e Arqueóloga Jeanne Cordeiro - LAB. 20/05/2017 - 10:00 às 12:00 O Museu Arqueológico de Araruama está localizado na Rodovia RJ 124, Km 27, s/n Fazenda Aurora - Aurora

Fora da cultura? Dinovaldo Gilioli e pensarmos bem, nada está fora da cultura. A cultura permeia pensamentos e ações, em qualquer tempo e civilização. Ela atribui sentido a existência humana e pode contribuir para a evolução da sociedade, na medida em que estimula o senso crítico e favorece ao exercício da criatividade e da solidariedade. Ou seja, a cultura é a veia que move, demove e remove a vida. Logo, deduzimos que a cultura, enquanto espaço genuíno da expressão humana, é o cultivo da vida. Às vezes sem perceber e mesmo sem querer, destinamos ou temos pouco tempo para as coisas que são realmente importantes e significativas. O que parece claro para todos, não é bem assim. Trabalhadores de várias categorias e até os que são dirigentes sindicais, ainda hoje veem com certo estranhamento a sua entidade de classe se envolver com questões culturais. Alguns dizem: “isso não é papel do sindicato, sindicato é só para lutar por salários e melhores condições de trabalho”. Ora, justamente o que se busca é uma vida mais digna. Cientes do papel da cultu-

S

A deputada estadual Marcia Jeovani participou da audiência realizada na Câmara Municipal

mínima, que atualmente é de 60 anos para mulheres e com a possível mudança passará para 62 anos. Outra medida que irá prejudicar as mulheres é o desconto que existirá quando o cidadão tiver direito a receber pensão e aposentadoria, simultaneamente. “O evento idealizado pela Comissão da Mulher do Legislativo Araruamense tirou várias dúvidas do público presente,

em especial das representantes de movimentos femininos, que lutam pela igualdade de direitos, principalmente neste momento em que muito se discute o empoderamento da mulher”, destacou a deputada estadual Marcia Jeovani. SEGURANÇA PÚBLICA NA REGIÃO DOS LAGOS Acontecerá no dia 2 de ju-

nho, às 14 horas, na Câmara Municipal de Araruama, audiência pública conjunta com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre a segurança pública na Região dos Lagos. O encontro contará com a participação das deputadas estaduais Marcia Jeovani (DEM) e Martha Rocha (PDT). O evento é aberto à participação da população.

ra, os trabalhadores podem continuar lutando por sua verdadeira liberdade, ou se manter conformados em ideologias que nada tem a ver com a sua realidade. Nem sempre os sindicatos têm consciência da relevância da ação cultural, aceitando a limitação de atuar na esfera econômica; espaço que lhe é reservado pelo atual sistema. As entidades representativas precisam suplantar essa ideia economicista, que restringe o avanço da consciência de classe; favorecendo a uma maior exploração do trabalho e do trabalhador. As ações de caráter lúdico e poético, ajudam a compreender o papel da cultura e a ampliar a visão de mundo. Neste sentido, é fundamental que os sindicatos incentivem a produção artística, e não só de seus representados, buscando assim – no que for possível, ampliar a sua fruição na sociedade. Desta forma, estará ajudando no esforço de melhor distribuir os bens simbólicos em nosso país, tão concentrados quanto os bens materiais. Dinovaldo Gilioli é escritor, reside em Florianópolis/SC


4

nº 251 - maio de 2017

Praia de Itaúna sedia o Mundial de Surfe

Regina Mota

O

mundial de surf está de volta às ondas de Saquarema. O World Surf League Championship Tour acontecerá de 9 a 20 de maio em Itaúna e deverá reunir os maiores surfistas do mundo. Saquarema é conhecida como a Capital Nacional do Surf por causa das suas ondas consideradas como uma das mais fortes e melhores do país para surfar. O campeonato volta à cidade após quinze anos, justamente em maio, quando acontecem as melhores ondulações no ano, coincidindo com o aniversário da cidade, dia 8. Os renomados surfistas já estão com a presença confirmada como os bra-

KC/ASP

sileiros Gabriel Medina, Adriano de Souza (também conhecido como Mineirinho) e Silvana Lima, Kelly Slater (EUA), John John Florence (Havaí), Stephanie Gilmore (Austrália) e Tyler Wright (Austrália). Vale ressaltar que Silvana Lima é a única brasileira na elite mundial feminina. Diariamente, entre as 6 e 7 horas da manhã, o comitê técnico avaliará as condições do mar e determinará se o dia será “ON” ou “OFF” durante o período de realização do evento, além do local que será realizado, se na Praia de Itaúna ou na Barrinha. As primeiras informações de cada dia poderão ser acessadas no www.worldsurfleague.com que vai transmitir a etapa brasileira ao vivo para o mundo todo.


nº 251 - maio de 2017

Saquarema comemora 176 anos

O

5 Divulgação

município de Saquarema comemora no dia 8 de maio 176 anos de emancipação político-administrativa. Uma série de eventos durante todo o mês foi programada pela Prefeitura para festejar a data, como o tradicional Desfile Cívico e inaugurações, além de show com a banda Capital Inicial. Saquarema também estará sediando a partir do dia 9 a etapa do Campeonato Mundial de Surf na Praia de Itaúna. Confira a programação completa. 01/05 Desfile Cívico – Sampaio Correia – 9 h 07/05 Missa – Igreja Nossa Senhora de Nazareth – Saquarema – 17h 30 Sessão Solene da Câmara Municipal – Cinéa Fest House – Saquarema – 19h

08/05 Desfile Cívico – Saquarema – 9h Culto de Ação de Graças Pelo Aniversário da Cidade – Igreja Metodista – Bacaxá – 19h 09/05 Abertura do Campeonato Mundial de Surf Oi Rio Pro 2017 – Praia de Itaúna – 8h 13/05 Show – Capital Inicial – Praça do Coração – Centro – 20h 20/05 Final do Campeonato Mundial de Surf Oi Rio Pro 2017 – Praia de Itaúna – 11h 26/05 Inauguração da Clínica da Mulher – Porto da Roça – 18h 31/05 Inauguração da Escola Municipal Sebastião Manoel dos Reis – Rio Seco

A banda Capital Inicial faz show na Praça do Coração no dia 13 de maio

Festejos de aniversário do município contam com desfiles cívicos Fotos: Flavio Delazari

A Prefeitura de Saquarema iniciou no dia 1º de maio as comemorações do Aniversário dos 176 anos de Emancipação Político-Administrativa do município. Com o tema “Saquarema Resgata Suas Raízes”, o primeiro desfile cívico foi realizado no distrito de Sampaio Corrêa. No dia 8 de maio, feriado municipal, o desfile acontece no Centro da cidade, com participação de escolas das redes municipal, estadual e privada.


6

nº 251 - maio de 2017

Saquarema realiza primeira Conferência de Saúde das Mulheres

Café com História

Flavio Delazari

Gisele Belchior

Entre o amor e a tragédia: a morte de Euclides da Cunha

A

História nos reserva muitas vezes fatos curiosos sobre a vida privada de personalidades encontradas nos livros e estudadas nas escolas. Euclides da Cunha foi um Escritor e Jornalista brasileiro, viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, alternando entre a carreira militar e a paixão pela escrita. O grande feito de sua carreira foi a obra “Os Sertões”, de 1902, retratando a Guerra de Canudos. A riqueza da obra encanta quem a lê e representa um marco na literatura, descrevendo o sertão, a exploração do homem e as expedições contra a comunidade sertaneja. Porém, os devaneios da vida amorosa não são monopólio de novelas e filmes, por vezes, nem os mais ilustres intelectuais escapam dos infortúnios. Um diário da esposa do escritor, Anna Emília, revelou detalhes da morte do marido, resultado de uma tragédia amorosa. Anna conheceu um homem 16 anos mais jovem, com quem teve filhos frutos de um caso de amor proibido. Euclides da Cunha, ao descobrir o adultério em 1909, pegou uma arma emprestada, entrou em um trem na Central do Brasil em direção à Piedade e se dirigiu à casa de Dilerman-

do, amante de sua esposa com o intuito de matá-lo. Os relatos afirmam que ao atirar em Dilermando, o amante consegue desarmar Euclides e atirar de volta, matando o escritor. Dilermando foi absolvido da acusação alegando legítima defesa. Porém, a história trágica não parou aí. Em 1916, tentando vingar a morte do pai, Euclides da Cunha Filho, com 22 anos, no local onde funcionava o antigo Fórum do Rio de Janeiro também tenta matar o amante de sua mãe, atira em Dilermando, que mais uma vez escapa e mata o jovem. Anna e Dilermando tiveram 7 filhos. O fim trágico dessa família teve comoção nacional, sendo manchete de jornais, alvo de muita investigação histórica e também de uma minissérie produzida chamada “Desejo”. Gisele Belchior é Advogada, Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ

F

oi realizada no dia 25 de abril”, no salão paroquial da Igreja Santo Antônio de Bacaxá, a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Saquarema, com o tema: “Saúde das mulheres: desafios para integralidade com equidade. O evento reuniu cerca de 300 mulheres entre profissionais liberais, funcionárias da prefeitura de Saquarema e componentes do Conselho Municipal de Saúde, um dos organizadores do evento. A programação iniciou com um café da manhã, seguido da leitura e aprovação do Regimento Interno da I Conferência de Saúde das Mulheres. “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres” foi o tema da primeira palestra, proferida por Edna Menezes, enfermeira e especialista em Saúde do Trabalhador pela Fiocruz/ RJ. A enfermeira e espe-

Emagrecer com saúde é possível

A

queles que buscam um caminho saudável para emagrecer sem fazer grandes sacrifícios e com acompanhamento de profissionais gabaritados agora já podem contar com esses serviços num mesmo local. Com salas confortáveis e adaptadas, o Saúde Center chega a Bacaxá. A clínica foi idealizada para cuidar dos pacientes em todos os sentidos, iniciando através de orientação para uma melhor reeducação alimentar, através de sessões com a nutricionista Renata Alvarenga, que conta com materiais de ponta para pesagem e análise de composição corporal. O paciente conta ainda com Fisioterapia, onde Flávia Rabelo faz análises traumo-ortopédicas e fi-

Regina Mota

A nutricionista Renata Alvarenga e o acupunturista Isaac Machado fazem parte da equipe multidisciplinar do Saúde Center, em Bacaxá

sioterapias neurológica, cardiorespiratória e reumatológica; Acupuntura, com Isaac Machado; Psicologia, com Lilian Fortunato e Medicina Clínica/Estética, com Marcelo de Almeida Santos.

A Saúde Center está localizada na Rua Beatriz Amaral, 26, sala 08, segundo andar, ao lado do Bob’s, em Bacaxá, Saquarema. O telefone para marcações de consulta é (22) 20310283.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DE INSTALAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE SAQUAREMA Os servidores públicos municipais de Saquarema, de acordo com a lei orgânica do Município de Saquarema em seu artigo 85 inciso, que diz; “VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;” Vem através deste edital, convocar a todos os servidores municipais que exercem a função de Guardas Civis Municipais, para participarem no dia 15 de Maio de 2017, as 09 horas em primeira convocação com 1/5 dos presentes, ou até as 10:00 com qualquer número de presentes. A fim de deliberar sobre as seguintes ordem do dia: •Eleição de secretária(o) Ad hoc; •Eleição de Presidente da mesa; •Apresentação do Estatuto da Associação, para apreciação, sugestão e aprovação; •Eleição da MESA DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO com mandato definido no Estatuto; •Apresentação de ficha de cadastro da associação; •Rateio das despesas, para despesas cartoriais; •Aprovação do valor e forma de contribuição das mensalidades da associação; •Assuntos Gerais;

cialista em Enfermagem Obstétrica e Estratégia de Saúde da Família, Ana Beatriz Louzada, foi a segunda palestrante, que escolheu o tema: “Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral à saúde das mulheres”. Após as palestras, ainda no período da manhã, quatro grupos foram formados para discutirem os eixos propostos, sendo eles: Eixo 1 - o papel do Estado no desenvolvimento sócio-econômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; Eixo 2 - o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Eixo 3 – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral à saúde das mulheres; Eixo 4 – políticas públicas para mulheres e participação social. “O processo de adoecimento das mulheres

suscita atenção e implementação de políticas específicas. Dentre elas, estão as políticas de saúde das trabalhadoras, envolvendo vigilância, promoção, assistência, recuperação da saúde, reabilitação profissional, normatização e fiscalização, e estão comprometidas no âmbito do SUS, Previdência Social e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE”, diz o documento entregue durante a conferência a todas as participantes. As propostas dos grupos foram submetidas à plenária final para aprovação e integradas ao Relatório da Conferência, posteriormente encaminhado à Comissão Organizadora da I Conferência Regional de Saúde das Mulheres da Baixada Litorânea, a qual será realizada em São Pedro da Aldeia em 11/05. Estiveram presentes no evento a secretária municipal da Mulher, Yara Santos Souza, o secretário de

Comunicação Social, Nilson da Costa Cardoso Júnior, o vereador Matheus da Colônia, a presidente do Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema, Terezinha Ruade, a empresária Rita Daumas. Algumas entidades também se fizeram presente, como a Pestalozzi, além dos membros da comunidade local e profissionais da saúde. O Conselho Municipal de Saúde de Saquarema lamentou a ausência da prefeita Manoela Ramos de Souza Gomes Alves na Conferência, principalmente por se tratar de ser a primeira que ocorre no município. A presidente do Conselho, Marcia Vidigal, encaminhou para o Executivo uma Moção de Repúdio pela ausência da prefeita. Outra Moção de Repúdio que circulou durante o evento foi sobre a atual gestão da saúde no Brasil, com falta de leitos, de medicamentos e de tecnologias.

Daumas Academia completa 13 anos

A

Daumas Academia, sob a direção da bailarina Rita Daumas, completa em maio treze anos de existência. Para isso já está preparando um espetáculo a ser apresentado no dia 27 de maio, às 19h30 no Teatro Mario Lago, em Saquarema, com entrada a R$15,00 e um quilo de alimento não perecível, a ser doado posteriormente à Pestalozzi. Trata-se de uma história de muita luta, trabalho dedicado e vitórias conquistadas dentro e fora do país. Rita Daumas sempre busca novos talentos e faz com que os mesmos se descubram dentro do mundo da dança. Nessas investidas muitos jovens se encontraram e já conseguem traçar seus rumos fora de Saquarema, como é o caso de Julia Garrido que ingressou recentemente em uma das escolas mais conceituadas em dança do Brasil, a Escola

Divulgação

de Dança Maria Olenewa. “São treze anos de arte e cultura, trabalhando sempre com muito carinho pelos cidadãos saquaremenses. O sonho se tornou realidade. Aqui vimos inúmeras histórias, principalmente de jovens que não conheciam Bethoven, Chopin, Verdi, e hoje ouvem e dançam músicas clássicas com a maior alegria e espontaneidade”, disse Rita.

Para junho já está sendo montada uma caravana para que os alunos da Daumas Academia possam ir prestigiar os ex-alunos Thiago Tononi e Julia Garrido, o que para eles é um motivo de muito orgulho. “Nós temos que enaltecer e valorizar os nossos artistas prata-da-casa. Eles são nossos ex-alunos e hoje dançam no Teatro Municipal do Rio de Janeiro”, finalizou.

FRANZENER Materiais de Construção Tudo para sua obra!!!

Entreg a em do micílio

Forro - Esquadrias - Pisos - Elétrica Hidráulica - Acabamentos em Geral Madeiras e Telhas (22) 2031-0788 - (22) 2031-0666 (22) 2653-0879 - (22) 7834-9877 - Id 83*21016 Rod. Amaral Peixoto, 1999 Km 70 - Bacaxá - Saquarema


7

nº 251 - maio de 2017

FILÓSOFOS DAS REDES SOCIAIS Gerson Valle

A

formação e conhecimento da Lógica do filósofo Leandro Karnal acarretou-lhe admiradores em meio à insensatez e alienação preponderantes hoje em dia. Muitos, no entanto, decepcionaram-se ao ver-lhe uma fotografia jantando ao lado do juiz Sérgio Moro, por acharem que este tem marcado sua atuação como seguidor do partido político PSDB, perseguindo grupos que lhe são opostos, posição incompatível a de um juiz face às ações em julgamento. Com isto, o filósofo de discursos de aparência equilibrada, estaria se posicionando contra certos projetos sociais e a favor de um neoliberalismo que, para estes “muitos”, equivale à defesa econômica dos mais fortes contra os mais fracos; o reconhecimento do “status” social existente como inexoravelmente imutável. Tenho por mim que a visão da inexorabilidade histórica de que o vencedor vencerá sempre e que o perdedor perderá sempre não resiste a uma análise mais séria do comportamento humano e das mudanças da História. No entanto, a Ciência Política teve alguns marcos em seu desenvolvimento admitindo que a realidade ao ser constatada forma a certeza científica. Talvez desde Maquiavel, quando ficou claro ser esta ciência o estudo do poder e do comportamento dos poderosos (a “virtù” dos “príncipes” por excelência) para manterem os seus domínios, não voltados para a satisfação dos súditos, mas de si mesmos. Pode-se compreender que aí se refletissem tempos que as revoluções burguesas do século XVIII iriam modificar. Mas, após Revolução Francesa e passagem de Napoleão, quando da costura de novo mapa da Europa, no Congresso de Viena (1815), liderado pelo chanceler austríaco Metternich,

passa-se muito a falar da necessidade de uma “Realpolitik”, isto é, da compreensão da política pelo que ela se manifesta na realidade. Simplificadamente, fazendo do real uma ciência, como se a visão do que é faça concluir o que deverá ser. Aliás, sob o prisma da ciência como resultado da observação pragmática, tanto “O Príncipe”, de Maquiavel, quando conclui pelas atitudes dos governantes só se mantendo no poder se não procuram ser amados, mas obedecidos, seja qual for o meio de consegui-lo, como a “Realpolitik” de se considerar as posições de confrontos entre nações, para manter a liderança dos econômica, política e militarmente mais fortes, seguem a lógica da experimentação de todas as ciências. É científico o que se conclui pela ocorrência, e assim se constroem prédios, se fabricam remédios, e se deveriam, por conseguinte, considerar a existência da Ciência Política... Pela realidade manifesta do poder tal como se observa nas sociedades. E não pelo ideal de uma nunca tida equidade democrática, mas pela qual a compreensão da alteridade nos deveria conduzir. No curso do século XIX prosperaram, por outro lado, os socialismos, desde os chamados utópicos até os extremados por Marx ou Proudhon. Marx, aliás, pregava a política científica. Não no sentido da repetição da realidade constatada, mas da sua mudança pela compreensão de como as classes dominantes podem ser combatidas e vencidas pelas dominadas. De qualquer forma, em geral nos socialistas pode ser entendida uma luta pela modificação da sociedade e não sua fotografia estática da “Realpolitik”. Apesar de que a manutenção do poder da União Soviética stalinista acarretou os

POESIA O LIVRO E O TEMPO Alcides Buss Procuro livros que não acho. Talvez estejam, eles, em falta com o mundo. Talvez o mundo os esteja devendo a nós, os teimosos que não se dobram às falsas ou falhas folhas do tempo. Em vão procuro livros em que possa encontrar-me, com espanto e arte, nas velhas e novas lições de amor e de vida. Há livros aos montes, mas nenhum que me faça nascer nas palavras ou perder-me em mim mesmo pra depois renascer. Assim mesmo procuro, procuro. Estão em falta comigo ou talvez com o mundo. Mas também os poderes estão em falta, a falta de vergonha, sobretudo. Eu sei, e todos sabemos, os livros não têm culpa. Em cada página carregam um tempo que os tira de si mesmos pra enchê-los de tudo que faça tudo ser tudo como quer o juízo dentro e fora dos mitos. Assim mesmo os buscamos, pois não sabemos ser o que somos sem buscá-los incansavelmente. Talvez nos procurem também. Talvez não nos achem. Alcides Buss reside em Florianópolis-SC

“gulags” que massacraram milhões de opositores do regime, não admitindo a transformação de qualquer “Realpolitik” do que lá se instaurara, exatamente como as ditaduras de direita (como foi a nossa militar) não concebe mudança em sua brutalidade institucionalizada, torturando opositores como se “inimigos da estabilidade social”... Lá se instaurou, como predispusera Karl Marx, a ditadura do proletariado como caminho do comunismo. Mas, qual ditadura abdica de seu poder? Este se quer omnipotente e omniciente como Deus. E nesta pretensa “divindade” do poder, voltou o “terror” da Revolução Francesa, alijando a “construção do socialismo” em prol de sua realidade dominante como imutável, à força das perseguições, limitações da liberdade, execuções dos “gulags”. Uma vez instaurada, qualquer ditadura luta pela sua conservação de forma realista e não pela evolução à “utopia” do comunismo! O Estado, de direita ou de esquerda, tende a se esclerosar dentro de sua concepção unívoca! Desumaniza-se, petrifica! Para mim passa, tanto no discurso de Leandro Karnal quanto em outro “filósofo” atuante em noticiário da televisão, Luiz Felipe Pondé, uma atitude de quem, por sua formação acadêmica, sente-se à vontade para criticar os lugares comuns mais em voga, esbarrando, no exagero da colocação crítica, com alguns cinismos, talvez mesmo por vaidosa auto-apreciação de seus conhecimentos, ou por tê-los não bem realizados na vivência necessária à criação de todo humanismo. E sobretudo pelo fato de se quererem, como “cientistas” sociais e filosóficos, pautados nas experiências realistas, pretensamente, acima dos sonhos e utopias por um mundo mais justo.

Entretanto, nas análises apresentadas por Karnal, e, com um pretenso ar magistral, ele gosta de discorrer sobre elementos humanísticos, e mesmo artísticos como a obra de William Shakespeare. E nela, destaco, para mostrar quão errônea pode ser a visão realista que desconheça o traço verdadeiramente humanístico da Literatura, sua análise de “Romeu e Julieta”. Para Karnal, não se trata de uma obra sobre o amor, mas sim política, em que o casal inexperiente é condenado à morte por não seguir a sensatez dos mais velhos e se largar em aventuras de casamentos sem autorização paterna e coisas que tais. Curiosamente esta é a ideia que perpassa a introdução do poema de Arthur Brooke, de onde Shakespeare tirou os dados para escrever a tragédia, mas se opondo à ela, com seu hino ao amor e à juventude. Nesse posicionamento do citado professor o personagem principal seria o Príncipe que aparece somente 3 vezes na peça para mostrar bom senso administrativo. É um ponto de vista, parece-me, de quem considera a burocracia mais importante que a emoção. E para quem não tem afinidade literária ou teatral as figuras do frei Lourenço, da Ama e de tantas personalidades que parecem ter vida são menos significativas que o papel policialesco governamental. Tal visão crítica insiste em que Romeu, passando do amor de Rosalina tão rápida e levianamente ao de Julieta, só tendo os dois uma noite juntos e ainda a história se desenvolvendo em apenas 5 dias, a existência do amor não está garantida. Shakespeare, muito mais modernamente, garante o contrário, que o amor independe do número de noites em que se dorme juntos, nem da continuidade da afeição, pois um jovem pode ter a percepção do amor num rompante.

E é de se notar a subjetividade de tais preferências, pois a Ama observa que o conde Páris, além de bom partido era um homem bonito. Isto não impressionou Julieta. O amor não é materialmente explicável, assim, na peça, que sublinha a poesia com aparição até de sonetos em suas falas. As carranquices reacionárias de quem despreza o que seja amor, arte, literatura não atingem a realidade de nosso psiquismo, que sensivelmente se refletem no lirismo poético. É da imaginação e da Poesia que o ser humano pode vislumbrar uma outra realidade que a existente. Shakespeare, já que é para citá-lo, não abordava temas históricos como se fatos e personagens fossem estátuas e paisagens estáticas. Eles apresentam paixões naturais de todos nós, seres humanos. E é da compreensão circunstancial dessas paixões que se pode compreendê-los, compreendendo assim a existência do outro. A alteridade nos leva a querer mudar as injustiças, por piedade e visão lógica de toda a Humanidade. Sem isto, a posição egoísta se torna canalha, defensora das diferenças acarretadas por uma divisão social provinda de espertezas e corrupção. Muitas pessoas que desejam entrar para a política, seja no PT, PSDB ou outros partidos, aprendem a ver a “Realpolitik” como a escola de sua matéria, como se aprende Engenharia, Química, Direito, etc., para se ter uma profissão. Assim, o político tem de aprender a fazer coligações para obter a força da maioria nos congressos, corromper-se e corromper para manter sua posição, dissimular, fazer os outros escorregarem, e tudo aquilo que a realidade reflete, porque é isto que é considerado “maduro” em nossa sociedade: agir de acordo com os “modos” vigentes. É até

DÁDIVA DIVINA Ari Lins Pedrosa Lá para as tantas, um anjo bateu à minha porta, pedindo para ficar. Fiquei assustado. Do susto, saiu um não, do não, uma preocupação. Os olhos do anjo mostraram que os sentimentos têm tentáculos maiores do que os da razão. O anjo ficou, e ficou como criança, onde zelo pelo seu sono e acalento seu choro. Quem sabe, amanhã, não serei um anjo, batendo em portas, pedindo abrigo? Ari Lins Pedrosa mora em Maceió-AL

TEMPESTADE Cláudio Feldman O corisco Surpreende no escuro Um ninho de aves medrosas Cláudio Feldman mora em Santo André-SP. O poema acima faz parte de sua obra “Cerca viva”.

mal visto quem se volta contra a práxis dominante! Confesso que não estou entre os “muitos” que condenam Leandro Karnal por aparecer numa foto com o juiz Sérgio Moro. Hoje em dia tem-se a mania de simplificar tudo com o simbolismo das imagens, sem conhecer-lhes as circunstâncias. Mas, conhecendo o discurso do filósofo das redes sociais, posso imaginar que conviver com a manifestação de um poder contemporâneo crie o orgulho da participação de uma realidade, o que em si é-lhe necessário. Esquecem-se os atuais “filósofos do real” que a lógica pede um mundo sem as diferenças injustas, à medida da necessidade humana de proteção, bondade, amor, que suas visões pragmáticas habituadas à violência cada vez maior de nossa realidade confundem com pieguismo. A luta por um mundo melhor constrói utopias. Podem até nunca se realizarem como idealizadas. “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar” (Segundo Eduardo Galeano, frase do cineasta argentino Fernando Birri ao ser entrevistado com ele em um programa de televisão na Colômbia). E caminhar é o sentido honesto da existência, a procura da evolução. Não a atitude parada longe do bulício da vida, da convivência, da integração numa só Humanidade, onde a Lógica nos faz procurar oportunidades para todos. Gerson Valle é poeta e escritor, atual presidente da Academia Petropolitana de Letras.

SEMPRE UMA FOZ MANHUAÇU Genésio Ferreira Manhuaçu tem biscoito de polvilho mastigado na viagem colando nos dentes e no coração apertado. Um papel declara que nasci lá... o lugar é que nasceu em mim! ensolarado igual domingo. Nasceu na saudade de muitos poentes. Um nome fechado na imaginação aberta a muitos nascentes. A cidade está sisuda atrás dos morros onde implantam casas com muitas janelas de cortar o coração de mineiro que mora longe. O que ainda dói demais é o trem de ferro, o fim da linha arrancada à força como um dente por engano! O trem furtivo apita fantasmagórico, fazendo: Xiiiii - Xiiiii - Xiiiii - Xiiiii... dentro da rodoviária!. Genésio Ferreira é poeta e escritor, autor do livro “Direção dos ventos” (Editora Bem Cultural), de onde extraímos o poema acima. Reside em Petrópolis-RJ.

Iacyr Anderson Freitas É como o rio que nos move, podemos soltar os remos, deixar doer de lírios a tarde, buscar rumo acima o que nenhum mapa nos confia. Até que uma pedra, um galho seco, um remanso qualquer nos detenha. Mas margem alguma estende o braço, a palavra de Deus não é maior que o canto das cigarras na memória. E vem o cansaço qual um rito rio acima. É impossível prosseguir, esqueçamos os remos há sempre uma foz e dela jamais escaparemos. Iacyr Anderson Freitas mora em Juiz de Fora-MG. O poema acima faz parte de seu livro “A soleira e o século”.


8

nº 251 - maio de 2017

Em Foco

com Regina Mota

Academia Araruamense de Letras - Os acadêmicos se reunem frequentemente para a realização do tradicional Sarau da Academia. O local onde geralmente acontecem os encontros é a Casa de Cultura José Geraldo Caú. As reuniões sempre são repletas de poesia, música e alegria. O presidente Cid Magioli sempre faz questão de chamar as crianças presentes para participarem de alguma maneira, envolvendo-os assim no espírito da poesia, que ficará para sempre na memória delas, despertando futuros poetas. Dia 27/05 haverá um encontro com as Academias da Região na UCAM de Araruama, às 16hs. Festa da Terceira Idade - Lourdes Belchior, mais conhecida como Lurdinha, abriu novamente as portas da sua casa para receber a galera da Terceira Idade. Integrantes da Dança de Carimbó, Dança Senior e convidadas da Dança Circular de Cabo Frio, bem como a presença de Luiza Nazareth, que fez um número especial para a noite, abrilhantaram a festa, que contou ainda com a presença da cantora Glorinha e do músico Barreto, uns dos coristas do Coral da Terceira Idade de Araruama. As reuniões dessas meninas são sempre motivo de muita alegria e descontração.

Encontro dos amigos - O psicanalista e poeta Camilo Mota também esteve presente no Café Cultural que aconteceu em São Pedro da Aldeia. Na foto ele está ao lado de outros membos da Aleart - Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos, o casal Cássia e Carlos Alberto Fouraux, e Flávio Rangel. Aniversário de Marcia Trece - Em uma reunião somente para os amigos mais próximos a simpática artesã comemorou seu aniversário em Saquarema. Ela é uma das participantes do Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema - MAMAS, e contribui com seus trabalhos manuais feitos com muita dedicação. Desejamos que continue essa pessoa querida e amável. Fé Bahá’í - Os Bahá’ís do mundo todo estão comemorando esse ano o bicentenário do nascimento do fundador da religião, Bahá’u´lláh. O fundamento básico da Fé Bahá’í é a unidade entre os povos, com eliminação de preconceitos que possam interferir no estabelecimento dessa harmonia. Vale ressaltar que hoje o número de seguidores aumentou significativamente, pois são pessoas que trabalham pela paz no mundo. O Centro Mundial Bahá’í fica em Haifa, Israel, local de visitação de várias religiões.

Curta uma vida alegre e saudável!!! A partir dos 2 anos e meio, até onde sua mente comandar seu corpo. Homens e mulheres, sintam-se vivos! Baby Class * Pré-Ballet * Ballet Clássico Jazz Dance * Dança Moderna * Sapateado Capoeira * Alongamento Av. Vilamar, 276 B - Itaúna - Saquarema - (22)2655-3654 www.grupodaumas.wix.com/daed

Wanny Louzada Dentista - CRO 37604

Café Cultural - Os artistas plásticos Lourdes Gomes, Alvaro Lopes, Flávio Rangel, Carlos Fouraux e Cássia Fouraux participaram do Café Cultural, que aconteceu dia 3/5 na Piazza Navona, na Havan. O evento foi uma das homenagens aos 400 anos de São Pedro da Aldeia, comemorado no mês de maio. Na ocasião participaram também o músico Junior Carriço, acompanhado pela cantora Sarah Dhy, que apresentaram um repertório de MPB.

Mãe, sua vida é uma dádiva de Deus! Feliz Dia das Mães!

São os votos do vereador Amigo Walmir

Destake Escola Técnica

CURSOS TÉCNICOS Enfermagem - Massoterapia - Radiologia Médica CURSOS DE QUALIFICAÇÃO Imobilização Ortopédica - Hemodiálise - Cuidador de Idosos Socorrista Pré Hospitalar - Primeiros Socorros Pediátrico Segurança do Paciente - Secretária para Consultório Médico

O seu futuro começa aqui! ( (22) 2665-2566 / 98801-8109 / 98836-2400 Rua Rudy Alberto, Qd.38 Lot. 01 - Loja 01 (ao lado da Edumar auto peças)-Vila Capri - Araruama

ARARUAMA: Av. Nilo Peçanha, 318 - Centro - ( (22) 2665-0421 destake-araruama@hotmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.