Poiesis 245

Page 1

Fabio Rodrigues Pozzebom

André Barbosa

www.jornalpoiesis.com.br

Tocha Olímpica é sucesso de público em Araruama

Lei Maria da Penha completa 10 anos

Página 3 Página 4 Ano XXIII- nº 245 - agosto de 2016 - Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis

Parque Mataruna ganha Academia de Saúde e urbanização de praça

Homenagem Marcia Jeovani entrega Medalha Tiradentes

André Barbosa

A deputada estadual Marcia Jeovani (DEM) prestou uma bela homenagem às mulheres ao conferir a Medalha Tiradentes a Neusa Amaral, Lúcia Iloizio Barros Bastos e Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes. Página 3.

Política e Trabalho Flexibilização das leis trabalhistas é retrocesso O escritor Enéas Athanázio analisa a proposta do Governo Federal em flexibilizar as leis e direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores brasileiros. Página 2.

Educação Quem é responsável pela qualidade do ensino? Pedro Pinho questiona a responsabilidade sobre o atual quadro da educação no país, responsabilizando as atitudes conservadoras da aristocracia e da burguesia pela manutenção do status quo nacional. Página 2.

A Prefeitura de Araruama está entregando para a população mais uma importante referência para a saúde preventiva no município. A inauguração da Academia de Saúde no Parque Mataruna vai oferecer serviços de fisioterapia, auriculoterapia,

massoterapia, entre outros, proporcionando mais qualidade de vida para os moradores da região. Toda a área do entorno da unidade de saúde também foi urbanizada e o local ganhou um playground para as crianças. Página 6.

Estudantes participam de academia literária

Prevenção a hanseníase é tema de curso em Araruama

Camilo Mota

Alunos de 18 escolas da rede municipal de ensino de Araruama estão fazendo parte da Academia Estudantil Literária de Araruama (AELA), uma iniciativa que tem como um de seus objetivos ser um incentivo à leitura e à produção de textos. A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com participação ativa dos estudantes, que apresentaram informações sobre vários escritores nacionais e internacionais. Página 3.

Confira a programação cultural de Araruama no mês de agosto.

Camilo Mota

A hanseníase é uma endemia que causa preocupação em Araruama. A Prefeitura tem um importante trabalho de campo que atua junto às comunidades para prevenir e tratar pessoas infectadas. No início de agosto, um curso sobre o tema foi realizado para orientar os profissionais da Atenção Básica. Uma ação extramuros estará acontecendo no final do mês em Sobradinho e Sobara. Página 4.

Os Florais de Bach e o domínio das emoções

Defeso proíbe pesca na Lagoa de Araruama

Página 4

Página 4

Página 4

Consultório de Psicanálise e Terapias Naturais Camilo de Lélis M. Mota -

Psicanalista, Terapeuta Holístico,

CRT 42617

Psicanálise Transpessoal Florais de Bach Acupuntura Auricular Reiki (cursos e terapia) ( (22) 99770-7322

Av. John Kennedy, 121 sala 13 - Centro - Araruama (ligue e marque sua consulta)

(Vivo)

/ 99103-0047

(Claro)

www.camilomota.com.br


2

nº 245 - agosto de 2016

CRIME DE TRAIÇÃO

O NEGOCIADO E O LEGISLADO

Pedro Augusto Pinho

Enéas Athanázio

“Foram os primeiros legisladores que deram à carta esse prestígio extraterrestre... Naturalmente, teriam escrito nos seus códigos: tudo o que há no mundo é propriedade do doutor, e se alguma cousa outros homens gozam, devem-no à generosidade do doutor. Era uma outra casta, para a qual eu entraria, e desde que penetrasse nela, seria de osso, sangue e carne diferente dos outros – tudo isso de uma qualidade transcendente, fora das leis gerais do Universo e acima das fatalidades da vida comum.” (Afonso Henriques de Lima Barreto – Recordações do Escrivão Isaias Caminha, 1905)

H

á quem se impressione com as denúncias, muitas vezes sem provas, nesta enorme publicidade que é a Operação Lava Jato. Mas há um crime continuado que se comete contra o Brasil e continua impune. E nem mesmo encontra dispositivo legal que o tipifique: o crime da manutenção na ignorância do povo brasileiro. Vamos detalhá-lo, como num manual de direito penal, identificando as autorias, os elementos materiais do crime, os elementos subjetivos da ação e as vítimas. Sendo um crime de lesa pátria, a pena seria de exclusão da cidadania, eventualmente cominada com outros delitos, como da formação de quadrilha e apropriação de bens e recursos públicos. Para caracterização dos autores vamos distinguir os três segmentos que compõem a sociedade brasileira. Denomino-os aristocracia, burguesia e povo. Constitui a aristocracia aqueles que vivem confortavelmente de rendas patrimoniais; podem até obter rendimentos de trabalho, mas não são necessários nem relevantes para a manutenção familiar.

Também não residem sempre no Brasil, mas graças a suas fortunas têm enorme influência nas decisões políticas. Constituem a maioria absoluta dos “donos do poder”. A burguesia pode ser rentista, mas difere dos aristocratas pela necessidade de rendimentos do trabalho. Sua subsistência é garantida pelo trabalho, como empresário ou como assalariado. Em amplas camadas inveja e macaqueia os aristocratas e, por ignorância de sua condição, defende as vantagens daqueles poderosos até mesmo em detrimento de seus próprios interesses. A maioria dos membros do poder judiciário, dos militares e policiais são do segmento burguês. O povo, que constitui a maior parcela da população, tem sua subsistência oriunda do trabalho, formal ou informal, vive a angústia do desemprego e da precariedade de seus ganhos. As vítimas do crime aqui tratado são o povo e os mais desfavorecidos membros da burguesia. O crime se dá pela inexistência em todo território nacional de ensino público, gratuito e universal para os brasileiros. Vejamos um artigo da jornalista brasileira Claudia Wallin, residente na Suécia. “(Na Suécia) ninguém fala em acabar com a educação gratuita – um dos fundamentos do salto dado pela sociedade sueca há um século”. E continua: “não existem mensalidades escolares. A partir dos seis anos de idade, todas as crianças têm acesso gratuito à educação, que é obrigatória até o último ano do ensino médio. As escolas fornecem todo material escolar. A merenda escolar também é gratuita, e consiste em geral de um bufê que inclui dois pratos quentes e uma opção vegetariana, além de saladas, legumes, pães e frutas. Se decidem cur-

Vidraçaria Recanto do Sol Box - Vidro Temperado - Espelho Fechamento - Vidro Importado Vidros coloridos, lisos e canelados BOX PRONTA ENTREGA Aceitamos

Av. Saquarema, 5170 Bacaxá - Saquarema ( (22) 2653-4190 / 99262-6507

O

Quem são os criminosos? Todos os do poder executivo e dos legislativos que governam o Brasil desde o Império e do judiciário decidindo a favor da ignorância. As exceções foram poucas e breves, sempre destituídas por golpes da aristocracia, com o apoio do exterior interessado na manutenção da colônia, e dos alienados burgueses, sem capacidade de entender o que se passa no País, repetindo como papagaio o que lhes doutrina a comunicação de massa. sar a universidade – que também é gratuita – os estudantes suecos têm direito a assistência financeira mensal, até completar os estudos”. Hoje esta ajuda equivale a R$ 1.200,00. Não é a riqueza sueca que permite esta situação, mas é esta prioridade orçamentária que garante a riqueza sueca. Um dos países que mais gasta em educação em todo mundo capitalista. Quem são os criminosos? Todos os do poder executivo e dos legislativos que governam o Brasil desde o Império e do judiciário decidindo a favor da ignorância. As exceções foram poucas e breves, sempre destituídas por golpes da aristocracia, com o apoio do exterior interessado na manutenção da colônia, e dos alienados burgueses, sem capacidade de entender o que se passa no País, repetindo como papagaio o que lhes doutrina a comunicação de massa. Elemento material do crime são os orçamentos que destinam mais verbas para pagamento de juros (que são estabelecidos pelos próprios governantes) do que para a educação e para a cultura (que o atual

JCEL

A maior variedade com beleza e qualidade você encontra aqui! Av. Saquarema, 5442 - Bacaxá

( (22) 2653-2744

Pedro Augusto Pinho é administrador aposentado.

SERVIÇOS E INTERMEDIAÇÕES Léa Dias Creci/RJ 063643/O Empréstimos BMG, BV, Itaú, Bradesco e outros. Aposentados e Pensionistas, precisando de dinheiro, fale conosco! Compras, Vendas e Legalizações de imóveis.

R. Domingos da Fonseca, 5 - Bacaxá - Saquarema ( 2653-4544 / 2031-1392

Dê plantas a quem você ama!

SHOW DAS PLANTAS

governante exclue do orçamento). Também constituem elemento material deste crime de traição à Pátria os salários dos professores, principalmente quando se os compara com os proventos e vantagens dos membros dos poderes judiciário e legislativo. O elemento subjetivo do crime é o desejo de perpetuar o engodo, a mistificação que mantém os detentores do poder e faz crer que é uma situação normal e definida por Deus ou pela divindade mais oportuna. Que a qualidade do ensino é ruim porque os professores são relapsos e as pessoas não se interessam. E a imprensa reforça como inevitável, para que não se forme uma pressão efetiva em favor da mudança: mais educação e menos juros. E assim, a grande vítima é o Brasil. Inerte diante das agressões da aristocracia, dos interesses estrangeiros, pois seu povo ignora o que está ocorrendo e a televisão tudo deforma e deturpa sem que do outro lado haja quem encontre espaço na mídia para a crítica e a informação esclarecedora.

ENTREGA GRÁTIS EM DOMICÍLIO

Aceitamos cartões de crédito

(22) 2655-3115 (22) 2655-3220

governo interino de Michel Temer prepara um verdadeiro golpe legislativo contra os direitos do trabalhador brasileiro. Sob o pretexto de que a nossa legislação trabalhista é anacrônica, propõe uma flexibilização, palavra sinistra atrás da qual ronda o propósito de revogar direitos conquistados a duras penas para dar alguma dignidade a quem só dispõe da força de seus braços para sobreviver. Para disseminar essa ideia, são usados os mais pueris e inverossímeis argumentos, alguns deles raiando pelo absurdo. Chegaram ao cúmulo de propor a extinção do tempo para refeição, de sorte que o trabalhador teria que acionar a máquina com uma das mãos e o garfo com a outra, enquanto come. A proposta, mais que desumana é de uma crueldade sem limites. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi obtida com muita luta, suor e sacrifício. Ela contém um mínimo de direitos para o trabalhador viver com relativa tranquilidade e sem ser vítima da exploração. Ora, permitir que o convencionado entre o patrão e o empregado fique acima da lei, será o mesmo que rasgar a CLT. No acordo entre o leão e o cordeiro é fácil de prever quem sairá tosquiado. Durante longos anos exerci a Curadoria Trabalhista, uma das funções do Promotor Público onde não havia Justiça do Trabalho, a quem cabia patrocinar as reclamações dos empregados pobres. Nesse período testemunhei a exploração que campeia nessa área. Vinham os pobres coitados dos rincões distantes, muitas vezes a pé, molambentos e ressabiados para reclamar direitos elementares que

lhes eram sonegados. Experiência dolorosa e marcante que não me permite ter ilusões sobre os objetivos da malsinada flexibilização. Implantada, constituirá uma calamidade sem precedentes e um retrocesso imenso nos direitos sociais no Brasil. Por outro lado, fui também, e por muitos anos, representante da Fazenda Pública junto às varas fazendárias. Nesse mister pude ver bem de perto as maquinações para encobrir a sonegação. Parcelamentos intermináveis, evasões, anistias, indultos, cancelamento de multas e tantas outras manobras para procrastinar o pagamento. Creio que se recolhido o montante das execuções fiscais existentes nas varas da Fazenda Pública em todo o país, o déficit fiscal seria reduzido de maneira substancial. Sobre isso, no entanto, reina completo silêncio, inclusive porque muitos meios de comunicação de influência nacional estão no rol dos grandes sonegadores. Ora, o imposto é um dever social e por isso a sonegação é punida com tanta severidade em outros países. Como se sabe, Al Capone só foi preso em virtude de sonegação do imposto de renda. Enquanto isso, aqui entre nós, o crime de sonegação fiscal é considerado extinto se a dívida for paga antes da denúncia. Isso graças a uma “emenda salvadora” que desfigurou a lei que regula esse tipo de crime. O sonegador não lesa apenas o fisco; ele lesa toda a sociedade nacional porque o peso recai sobre todos. E sonegar os direitos do empregado é desumano e cruel. Enéas Athanázio é escritor, reside em Florianópolis-SC.

Anuncie no Jornal Poiésis! Estar na mídia faz toda diferença para o desenvolvimento do seu empreendimento. Ligue e marque um orçamento: (22) 99982-4039 (22) 98818-6164 Ortopedia - Traumatologia Fisioterapia Medicina Desportiva Pilates Studio - Psicologia

Dr. Newton Oliveira Valladão Medicamentos, Perfumaria e Variedades

Av. Saquarema, 3663 Loja D - Porto da Roça

Aberta de 2ª a sábado de 8 às 20h e domingo de 8h às 13h

R. Com. Bento José Martins, 297 sl. 208 ( (22) 2665-4632 - Araruama

R. Adolfo Bravo, 26 - Bacaxá - Saquarema ( (22) 2653-3324 / 98802-6709

EXPEDIENTE O Jornal Poiésis - Literatura, Pensamento & Arte é uma publicação da Mota e Marin Editora e Comunicação Ltda. Editor: Camilo Mota. Diretora Comercial: Regina Mota. Conselho Editorial: Camilo Mota, Regina Mota, Fernando Py, Sylvio Adalberto, Gerson Valle, Marcelo J. Fernandes, Marco Aureh, Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Charles O. Soares. Jornalista Responsável: Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Reg. Prof. 18.152 MTb.

Rua das Bougainvilleas, 4 - Rio do Limão - Araruama-RJ CEP 28970-000 ( (22) 98818-6164 ( (22) 99982-4039 ( (22) 99770-7322 E-mail: jornalpoiesis@gmail.com Site: www.jornalpoiesis.com.br. Facebook: www.facebook.com/ jornalpoiesis Distribuição dirigida em: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Petrópolis. Fotolito e Impressão: Tribuna de Petrópolis.

Colaborações devem ser enviadas preferencialmente digitalizadas, espaço simples, fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, com dados sobre vida e obra do autor. Os originais serão avaliados pelo conselho editorial e não serão devolvidos. Colaborações enviadas por e-mail devem ser anexadas como arquivo .doc ou .docx. Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Poiésis.


nº 245 - agosto de 2016

População comemora passagem da Tocha em Araruama Evento teve pequenos protestos

Camilo Mota

A

Tocha Olímpica passou por Araruama no dia 1º de agosto atraindo milhares de pessoas que se concentraram na Praça Antônio Raposo para receber o símbolo do esporte mundial. A Prefeitura de Araruama organizou diversas apresentações culturais e esportivas desde o início da manhã, com participação do Coral Municipal da Terceira Idade, Batuque Quilombola, entre outros. O itinerário começou no Trevo da Gigi, onde centenas de pessoas aguardavam a chegada dos condutores e do comboio dos patrocinadores. O revezamento aconteceu ao longo da Rodovia Amaral Peixoto até chegar à Praça Antônio Raposo. No palco, houve uma celebração, e a chama olímpica seguiu novamente pela rodovia até encerrar sua passagem pela cidade no Estádio do Guanabara. Participaram do revezamento como condutores da tocha: Jessica Acocella (Bradesco), Joel Junior Vieira Baptista (Bradesco), Leoniza Carl-

son Elizete Aschar (Bradesco), Geisa Coutinho (Araruama), Sheila Silva Nascimento (Araruama), Vivian Couto Soares da Costa (Araruama), Eric Anderson Steven (Coca-Cola), Hana Moraes Pinto (Coca-Cola), Sandy da Silva Cristina Botelho (Coca-Cola), Thiago da Silveira Bastos (Coca-Cola), Aline Lopes Souza (Nissan), Carlos Henrique Lopes Rosa (Nissan), Julio César Ourofino Moreira (Nissan). Protestos - Assim como aconteceu em outras cidades do país, ao longo do percurso professores da rede estadual de ensino promoveram protesto com cartazes e palavras de ordem contra os gastos com a realização das olimpíadas no Brasil, enquanto o setor de Educação carece de atenção e o servidores do Estado amargam meses de salários atrasados. A manifestação foi pacífica e sem incidentes. Um manifestante independente chegou a ser detido após conflito com a Guarda Civil, com registro de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, sendo liberado no dia seguinte.

Deputada Marcia Jeovani homenageia mulheres com a Medalha Tiradentes

T

rês grandes representantes do gênero feminino receberam a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em sessão solene realizada no dia 20 de julho no Plenário Barbosa Lima Sobrinho e presidida pela deputada estadual Marcia Jeovani (DEM-RJ), autora da homenagem. A importância da defesa dos direitos das mulheres e o fim da violência doméstica balizou a escolha de duas homenageadas: a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher (CAO Violência Doméstica), promotora de justiça Lúcia Iloizio Barros Bastos, e a desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, que exerceu o cargo de Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro no período de 1986 a 1988, atuando por mais de 20 anos como juíza

André Barbosa

A atriz Neusa Amaral foi uma das homenageadas

na baixada e no interior e de 2009 até a presente data. A segunda magistrada ocupa o cargo de Desembargadora no Tribunal do Estado do Rio de Janeiro, como membro da 7ª Câmara Criminal. Duas grandes parceiras da Comissão Parlamentar de Inquérito da Alerj, que in-

vestiga as causas da Violência contra a Mulher e que tem como membro a deputada estadual Marcia Jeovani. A atriz, escritora e ex-vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Neusa Gouveia da Silva do Amaral, mais conhecida como Neuza Amaral, também foi uma das agracia-

3

das com a Medalha Tiradentes. Neuza que tem 61 anos de carreira e ficou conhecida pelos seus papéis de mulher forte, em seu discurso relembrou a infância difícil ao lado de sua mãe, mulher muito determinada que sempre lutou pelos seus sonhos, e que a inspirou durante toda a sua trajetória de vida. “Estou muito feliz pela oportunidade de homenagear através do meu mandato na Alerj essas três mulheres guerreiras. Cada uma delas com a sua função e especialidade, mas inegavelmente três mulheres de fibra”, ressaltou a deputada estadual Marcia Jeovani. Na composição da mesa, ainda estavam presentes o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Celso Ferreira Filho, representando o presidente do TJRJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a juíza auxiliar da presidência do TJRJ, Adriana Ramos de Melo, e o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani.

Academia Estudantil Literária é criada em Araruama

E

m solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal, foi lançada oficialmente no dia 20 de julho, a Academia Estudantil Literária de Araruama (AELA), projeto desenvolvido pela Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Educação. Nesta primeira etapa, estão sendo beneficiados alunos de 18 escolas da rede municipal. Os participantes da AELA participarão de reuniões mensais, onde terão oportunidade de apresentarem seminários sobre autores renomados, além de participarem de eventos culturais e oficinas de produção de texto. Um jornal acadêmico também será elaborado pelos alunos. Durante o evento os estudantes apresentaram trabalhos que realizaram sobre

Camilo Mota

autores por eles escolhidos, leram poesias e assistiram a apresentações musicais do Coral da E.M. Faustina Silva de Carvalho, da dupla Sonia Corecha e Alan Quintanilha, e do cordelista Manuel de Santa Maria, membro da Academia

Araruamense de Letras. De acordo com a secretária de Educação, Miryam Inêz de Lima, a AELA resgata valores e estimula a leitura. “É muito bom estar à frente de uma gestão em que todas as pessoas estão pen-

REIKI

sando no que é melhor para nossas crianças. A criação da Academia motiva os alunos a conviverem mais de perto com a literatura e a poesia, e isso torna a vida mais leve, mais bonita e eleva a alma”, disse.

Assessoria Contábil Legalização de Empresas

Cursos e Terapia

As leis da Alerj servem para quem tem sede de justiça. Ou só sede, mesmo.

(22) 2653-3164 (22) 2653-3357 www.reikiadistancia.com.br

Camilo de Lélis M. Mota Terapeuta Holístico, CRT 42617

( (22)99770-7322

AGRIJAR BACAXÁ Rações nacionais e importadas Medicamentos e Sementes

www.transitcontabilidade.com.br

Rua Alfredo Menezes, 200 - Sobrado - Bacaxá Saquarema-RJ

ASSISTÊNCIA MÉDICA ALBUQUERQUE MAGIOLI

Dr. Cid José C. Magioli Clínica Geral - Homeopatia CRM 52-44061-6

Dra. Eulenir M. A. Magioli Ginecologia - Homeopatia CRM 52-42685-2

Dr. André Luis de A. Magioli

Chegou o aplicativo Carteirada do Bem.

agrijar@hotmail.com Av. Saquarema, 5320 Bacaxá - Saquarema

Lei Estadual 2424/95: “Bares e restaurantes estão obrigados a oferecer água filtrada de graça quando solicitada pelo cliente.”

Baixe na

BAIXE, CONHEÇA AS LEIS QUE FAZEM PARTE DA SUA VIDA E TOME POSSEAlerj. DA SUA CIDADANIA. #carteiradadobem | carteiradadobem.com.br Aqui você tem poder.

CRC RJ 001040/0-0

( (22) 2653-3114

Fotografia de Eventos Aniversários Infantis, Casamentos, Cerimônias em Geral

Regina Mota (22) 99982-4039

Cardiologia - Clínica Médica CRM 52-94985-0

ARARUAMA: Av. Brasil, 10 SL 709 - ( 2665-6320 S. VICENTE: R. Farmacêutico Faria, 20 ( 2666-4576


4

nº 245 - agosto de 2016

Prefeitura de Araruama promove ações de combate a hanseníase

E

m referência ao Dia Estadual de Combate à Hanseníase, comemorado no dia 5 de agosto, a Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira, dia 3, uma capacitação voltada para estudantes de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Atenção Básica do município. O encontro contou com mesa de debates e palestras sobre a doença, com apresentações de caso, além de definição sobre as atribuições dos agentes de saúde, o quadro atual da endemia

no município e a importância de levar informações para as famílias e estudantes nas escolas da rede municipal. De acordo com a coordenadora do Programa de Prevenção à Hanseníase, Daniele Fontoura, a doença se torna preocupante na medida em que é silenciosa e é preciso muita atenção dos agentes de saúde para identificar os casos nas comunidades, fazer a notificação e encaminhar imediatamente as pessoas para o tratamento médico. “É fundamental que o diagnóstico seja feito logo e o tratamento comece

Pesca na Lagoa de Araruama está proibida até outubro

C

om o objetivo de garantir a reprodução das espécies de peixes e crustáceos, além de promover a sustentabilidade ambiental e econômica da região, teve início no dia 1º de agosto o período de defeso na Lagoa de Araruama. Toda a extensão da lagoa estará sendo monitorada para evitar o uso de redes de arrasto, varas de pesca e embarcações em atividade pesqueira. A Prefeitura de Araruama, através das Secretarias de Ambiente e de Agricultura, Abastecimento e Pesca, reforçou as ações de fiscalização para garantir a proibição de pesca, tanto artesanal quanto esportiva. “Formamos um consórcio com os municípios

do entorno da lagoa para realizarmos uma fiscalização em conjunto. Em Araruama, a fiscalização terrestre também já começou, com visitas a peixarias e mercados para verificar se peixes incluídos no defeso estão sendo vendidos”, informou Keila Wiviane, secretária municipal de Agricultura. As ações já estão trazendo resultados. Em Praia Seca, uma equipe da Secretaria de Ambiente apreendeu um gancho de camarão na primeira semana do defeso. A população também pode colaborar caso verifique a pesca ou a venda ilegal de espécies da Lagoa de Araruama através do Disque Denúncia, telefone 199.

Receita Low Carb Suflê de couve flor Ingredientes: 1/2 couve flor, meia xícara de creme de leite e 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 5 fatias de mussarela. Temperos a gosto. Salsinha p/ decorar. Modo de preparo: Corte e lave a metade da couve flor em uma panela. Doure 2 dentes de alho e meia cebola na banha, depois de dourado coloque a couve flor em uma xícara de água deixe cozinhar até amolecer bem em fogo baixo. Depois de bem cozido e sem líquido coloque o creme de leite e o queijo ralado envolvendo bem a couve flor. Em seguida, num pirex disponha

Camilo Mota

antes que apareçam as sequelas. Por isso o trabalho dos agentes é importante, porque são eles que estarão em contato direto com as famílias nas comunidades

assistidas pelo programa de Atenção Básica da Prefeitura”, disse. Segundo a coordenadora do Programa de Educação em Saúde, Elisabete Soares,

outro ponto a ser considerado pelos profissionais é o enfrentamento do preconceito. “Os profissionais da Atenção Básica devem ficar atentos à sua própria conduta, procurando acolher as pessoas infectadas que ainda sofrem com um preconceito que atravessa gerações. Os agentes de saúde são os pilares para o bom resultado, com foco no usuário, compartilhando as demandas apuradas no campo de atuação nos bairros”, disse. Anualmente são registrados 215 mil casos novos no mundo, sendo 14,3% no Brasil. A hanseníase, tam-

bém conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Apesar do preconceito que ainda envolve a doença, ela é curável e o tratamento oferecido pelo SUS é gratuito. No dia 20 de agosto, a Prefeitura de Araruama realizará evento extramuros com objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre a prevenção e controle da hanseníase, com participação de profissionais do NASF e do Programa de Saúde da Família e acadêmicos de Enfermagem, nos bairros Sobradinho e Sobara.

Os 10 anos da Lei Maria da Penha Instituições buscam combater a violência contra a mulher em Araruama e Saquarema

A

Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006, entrando em vigor no dia 22 de setembro daquele ano. No dia seguinte, o primeiro agressor foi preso após tentar estrangular sua ex-esposa no Rio de Janeiro. Já se passaram dez anos e grandes avanços aconteceram na proteção à mulher vítima de violência. A Lei foi feita com o objetivo de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Mesmo assim, muitas vítimas ainda não sabem dos seus direitos e, quando sabem, têm medo de denunciar as agressões sofridas. O Mapa da Violência aponta 92.100 homicídios de mulheres no Brasil, entre 1980 e 2010. De 2011 até os dias atuais foram verificados 58 mil novos processos abertos no Estado do Rio, sendo que por dia somaram cerca de 320 novas ações. São números alarmantes e que crescem a cada dia que passa. Vale ressaltar que a maioria das agressões ocorre dentro de casa, feitas pelos próprios

Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

A luta da farmacêutica Maria da Penha se concretizou com a aprovação da Lei de proteção às mulheres que foi batizada com o seu nome

maridos e companheiros. MOVIMENTO DE MULHERES Em Araruama foi formado recentemente o primeiro Movimento de Mulheres de Araruama – MMA, que tem como um de seus objetivos auxiliar aquelas que sofrem agressão e que não sabem o que fazer e onde recorrer. Para a presidente do Movimento, Regina Mota, trata-se de um trabalho a ser desenvolvido sempre. “Devemos contar com a parceria dos órgãos públicos, como o Núcleo de Atendi-

mento à Mulher, também recém criado na Delegacia de Polícia Civil de Araruama, onde o atendimento é feito por policiais civis femininas. Esse é um assunto que pode e deve ser amplamente discutido. Ninguém é forte sozinho. Se as mulheres agredidas sentirem que podem denunciar seus agressores, elas o farão. Araruama conta com os trabalhos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, que possui profissionais competentes para acolher a todas que ali se dirigem; são psicólogas, advogadas e assistentes sociais que desenvolvem diariamen-

te o trabalho de atender e orientar”, completou ela. Já o Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema – MAMAS, que existe há nove anos, tem muitas histórias tristes para contar, como foi o caso de “Maria de Jaconé”, barbaramente assassinada pelo marido, mesmo após pedir socorro aos órgãos competentes. De acordo com a presidente do MAMAS, Terezinha Ruade, muitas mulheres deixam de pedir socorro porque sabem que ficarão sozinhas com seus companheiros após denunciá-los. “A medida protetiva demora cerca de 48 horas para acontecer. O próprio delegado pode ajudar mais, contudo, fica limitado a fazer somente o Boletim de Ocorrência. Depois disso não há policiais para tomarem conta da mulher agredida. Tinha que ter pelo menos trinta dias de acolhimento a essa mulher. A Lei Maria da Penha é maravilhosa, depois que ela passou a existir muita coisa melhorou, mas precisamos avançar mais com relação à medida protetiva”, relatou.

Quando as emoções controlam nossas vidas Camilo Mota

a couve flor já no creme e cubra com as fatias de mussarela. Levar ao forno p/ gratinar e se quiser decore com cheiro verde Confira mais receitas no site: http://www.dietalowcarb. org/

D

urante todo o tempo em que estamos acordados, somos inundados por um conjunto enorme de sensações. Muitas são motivadas por fatores externos, movidas pelos relacionamentos que temos ao longo do dia. Outras parecem ocultas e vivem tão dentro da gente que nem nos damos conta que elas também são parte importante de nossa vida e que precisam de cuidado e atenção. E olhar com carinho para essas emoções ajuda muito na manutenção de nossa própria saúde e na prevenção de doenças. O Dr. Edward Bach, criador do sistema Florais de Bach, alertava em seus escritos para a necessidade de cuidarmos mais de nossa espiritualidade e de atentarmos para o olhar cuidadoso de si mesmo, para que encontrássemos paz e serenidade, equilíbrio e amor. Ao reconhecermos nossas emoções e os padrões que vivenciamos em nosso dia a dia, temos a possibilidade de alterar o rumo de nossas vidas. Vou citar um exemplo de como isso acontece e como os Florais podem ser boas

Os Florais de Bach promovem o equilíbrio emocional

ferramentas de auxílio no caminho do autoconhecimento e da melhoria da saúde. Lorena é uma mulher bem ativa. Idosa, participa de inúmeras atividades, tem talento para as artes e é uma exímia violinista. Desde que perdeu a mãe, com quem morava, passou a sentir uma certa insegurança. A falta de estabilidade simbólica que a figura materna representava fez com que ela, de um dia para o outro, começasse a sentir medo. Saía de casa e não queria mais voltar. De alguma maneira, seu inconsciente dizia que algo terrível poderia acontecer, que a casa poderia ser invadida por ladrões, e toda sorte de fantasmas vinha

habitar sua mente. Quando chegou ao consultório, ainda lembrou de um medo ainda mais inusitado. Temia se apresentar em público tocando violino, instrumento que dominava perfeitamente. O medo já estava sendo expandido para outras áreas de sua vida. O medo é uma necessidade humana. É uma emoção que nos auxilia a buscar refúgio e proteção. No entanto, pode se tornar um empecilho quando ganha contornos negativos e passa a dominar a mente, paralisando a pessoa de maneira integral. Os medos concretos, de coisas reais, são bastante comuns em certos momentos. No caso

de Lorena, o medo a estava impedindo de fazer uma das coisas de que mais gostava: tocar música. Um medo súbito e assustador em que a timidez aflorou e ela voltou a se sentir uma criança diante de adultos numa sala de concerto. Ao tomar o floral Mimulus, juntamente com outros associados a outras emoções negativas percebidas na consulta, Lorena percebeu que não havia o que temer e reencontrou sua coragem. Conseguiu não só tocar, e muito bem, como também participar de outras atividades em que estava se sentindo insegura. Os Florais de Bach atuam no sistema de informações da mente, harmonizando as emoções para seu sentido positivo, levando a pessoa a sair do estado de desequilíbrio e restaurando seu padrão de vida. É importante que cada pessoa analise a si mesma diariamente e veja como estão suas emoções, o que a está incomodando e como vencer esses obstáculos. Camilo Mota é psicanalista e terapeuta holístico (www. camilomota.com.br)


5

nº 245 - agosto de 2016

A UTILIDADE DO INÚTIL Gerson Valle

É

muito comum, e cada vez mais, a existência de pessoas que não compreendendo a importância da vivência cultural e das artes, use ironicamente a expressão “cultura inútil” para a formação ou informação que fuja do utilitarismo, sobretudo das atividades lucrativas. Esta é uma postura, no entanto, que tende a “produzir uma coletividade doente e sem memória que, perdida, acabará perdendo o sentido de si mesma e da vida”. Faço a citação do importante trabalho de Nuccio Ordine “A utilidade do inútil Um manifesto”, na tradução de Luiz Carlos Bombassaro, Zahar, 2014. Tão importante e oportuno que, no correr de suas páginas, sublinhei uma enormidade de textos, que sinto, infelizmente, ser impossível reproduzi-los numa simples resenha, por mais que merecessem destaque para nossa inteiração com o convívio social e afirmação como indivíduos. Politicamente, “A Europa hoje parece ser um teatro em cujo palco se exibem todos os dias especialmente credores e devedores. Não há reuniões de políticos ou de cúpulas financeiras nas quais a obsessão pelos balanços não constitua o único ponto da agenda”. Assim, “Os esforços hipócritas para evitar a saída da Grécia da União Europeia” (da mesma forma valeria o raciocínio para a Itália e a Espanha) “são fruto de um cálculo cínico (o preço a pagar seria ainda maior que a falta de reembolso da própria dívida), e não de uma cultura autêntica fundada na ideia que seria inconcebível uma Europa sem a Grécia”. Culturalmente é a Europa que tem a dívida cultural para com a Grécia, de onde o patrimônio artístico e literário, filosófico e científico servem de base para toda a estrutura atual. E é Aristóteles quem já propagava que o filósofo “procura a ciência pelo desejo de conhe-

cer, e não em vista de qualquer utilidade”. E Sócrates considerava “homens livres” os educados na Filosofia e estudos correlatos, mesmo podendo ser alvos de galhofa quando em atividades mais práticas, ao passo que os indivíduos que desde moços vivem a rolar nos tribunais ou outros ajuntamentos são como escravos. Atualizando o contexto, lembro-me de advogados presos a repetições de fórmulas processuais, sem preocupação com a justiça mas somente com as regras profissionais, e apenas se importando com a defesa do cliente que lhe paga, mesmo que sem escrúpulos morais, ou do jornalista que usa das táticas somente visando a manutenção do jornal em que trabalha dentro do financiamento que recebe, ou de qualquer outro profissional que se ajuste tecnicamente ao que se dedica, sem conhecer o contexto cultural, ou o simples comerciante ou industrial que se apoie na necessidade do lucro fora do que se pode considerar sua contribuição às necessidades sociais. E, evidentemente, dos nossos políticos que só visam se manterem no poder, usando de meios tradicionais que lhes ensinaram para tanto, independentemente de qualquer consideração humanística que seria a razão de suas posições! O ensaio é dividido em 3 partes: a) a útil inutilidade da literatura (e bem significativa é a frase de Mario Vargas Llosa ao receber o Prêmio Nobel em 2010: “um mundo sem literatura se transformaria num mundo sem desejos, sem ideais, sem desobediência, um mundo de autômatos privados daquilo que torna humano um ser humano: a capacidade de sair de si mesmo e de se transformar em outro, modelados pela argila de nossos sonhos”); b) “efeitos desastrosos produzidos pela lógica do lucro no campo da educação, da pesquisa e das atividades culturais em geral”; c) releitura de alguns

POESIA

“clássicos que têm demonstrado a carga ilusória de possuir e os efeitos devastadores “ sobre a dignidade humana (“dignitas hominis”), o amor e a verdade. “Se o biofísico e filósofo Pierre Lecomte du Noüy nos convida a refletir sobre o fato de que ‘na escala dos seres, somente o homem realiza atos inúteis’, dois psicoterapeutas (Miguel Benasayage e Gérard Schmidt) sugerem que ‘a utilidade do inútil é a utilidade da vida, da criação, do amor, do desejo’”. Compreendendo a condição humana, Leopardi afirmava que “o que provoca deleite é mais útil do que o útil”. Isto vai bem ao encontro da observação de Kant de que o interesse está estreitamente vinculado ao prazer e à existência do objeto (que, esteticamente, representa o “belo”). Desprezando o utilitarismo de valor monetário, Dante condena os eruditos que usam das letras somente para que lhes traga ganho: “E para seu vitupério digo que não deveriam chamar literatos, porque não adquirem as letras para o exercício delas, mas para ganhar dinheiro ou dignidades; tal como se não deve chamar citarista a quem tem a cítara em casa para emprestar por bom preço e não para a fazer soar”. Shakespeare em “O mercador de Veneza” por seu personagem Lorenzo expressa: “O homem que não traz a música dentro de si nem se deixa comover pela harmonização de sons suaves é homem feito para traições, ardis e pilhagens; os movimentos de seu espírito são desafinados e melancólicos como a noite, e seus efeitos sombrios como o Érebro (na mitologia grega um lugar escuro próximo ao inferno). Que ninguém confie em um homem desses. Vamos ao compasso da música.” Vários pensadores e mesmo artistas, como Oscar Wilde, reconhecem a inutilidade da arte, o que a torna para eles mais essencial para a vida. Den-

Entre nós já existiu grude. Entre nós hoje existe grade. Do lado de dentro há muito o que temer: tem sujeira. Também do lado de fora temer é coisa corriqueira Jorge Antunes é maestro, professor de música na Universidade de Brasília (UnB)

Garimpeiro de Lis Ari Lins Pedrosa Para aqueles de lábios calados, mastigando os prantos. Velando a dor menina. Insensibilizando lágrimas no aconchego. Desperdiçando o azul cristalino e o suspiro do destino. — Garimpo palavras para dar sossego. Ari Lins Pedrosa mora em Maceió-AL. O poema acima recebeu menção honrosa no I Concurso Nacional de Poesia do Clube dos Escritores - Portal do Lince Azul, no Rio de Janeiro em 2003

do cárcere”, dava uma resposta a tais críticas: “Não se aprendia o latim e o grego para falá-los, para trabalhar como garçom, intérprete ou correspondente comercial. Aprendia-se para conhecer diretamente a civilização dos dois povos, pressuposto necessário da civilização moderna, isto é, para ser e conhecer conscientemente a si mesmo.” O ensaio não visa opor, coisa muito banal, as ciências às humanidades. Ao contrário. O saber engloba toda forma de pesquisa e conhecimento. E também nas áreas científicas, “gênios como Galileu ou Newton cultivavam sua curiosidade sem estar obcecados pelo útil e o lucro. As descobertas fundamentais que revolucionaram a história da humanidade são, em grande parte, fruto de pesquisas distantes de qualquer objetivo utilitarista”. Dentro das ciências, aliás, é comum muitos alunos com dificuldades em Matemática, perguntarem para que servem seus estudos. Henri Poincaré responde: “A matemática tem um tríplice objetivo. Deve fornecer um instrumento para o estudo da natureza. Mas não é só isso: tem um objetivo filosófico e, ouso dizer, um objetivo estético. Deve ajudar o filósofo a aprofundar noções de número, espaço e tempo. Seus adeptos, sobretudo, encontram nela fruições análogas às proporcionadas pela pintura e pela música.” O mesmo Poincaré ainda observa: “Para Tolstói a palavra “utilidade” não tem o mesmo significado que lhe é atribuído pelos homens de negócios, e com eles pela maioria dos nossos contemporâneos. Ele se preocupa muito pouco com as aplicações industriais, com as maravilhas da eletricidade e o automóvel, que considera antes obstáculos ao progresso moral; o útil é unicamente aquilo que pode tornar o homem melhor.”

Biúte

Desertos de sal

Hugo Pontes

Rafael Alves Rossi

De que lado você está? Jorge Antunes

tre muitas reflexões análogas, destaco a de Ionesco: “Se não se compreende a utilidade do inútil, a inutilidade do útil, não se compreende a arte; um país que não compreende a arte é um país de escravos ou de robôs, um país de pessoas infelizes, de pessoas que não riem nem sorriem, um país sem espírito; onde não há humor, não há riso, há cólera e ódio.” Uma forma de afastar o prazer pela busca do conhecimento que sempre animou o espírito científico é o de utilizar-se dos meios de ensino de forma somente utilitária. “As universidades, infelizmente, vendem diplomas e títulos. E os vendem insistindo especialmente no aspecto profissionalizante, oferecendo aos jovens cursos e especializações com a promessa de emprego imediato.” Tornam-se, assim em “universidades-empresas” com “professores burocratas”. “Mas a tarefa da educação pode ser realmente reduzida à formação de médicos, engenheiros ou advogados? Privilegiar exclusivamente a profissionalização dos estudantes significa perder de vista uma dimensão universal da dimensão da função formativa da educação: nenhuma profissão poderia ser exercida de modo consciente se as competências técnicas que ela exige não estivessem subordinadas a uma formação cultural mais ampla, capaz de encorajar os alunos a cultivarem autonomamente seu espírito e a possibilitar que expressem livremente sua curiositas.” Muitos reformadores da escola moderna argumentam, de forma utilitarista, que alguns conhecimentos literários e de línguas antigas serviam apenas para fazer o estudante perder tempo em conhecimentos “que não servem para nada” (e aí retorna a referência a uma “cultura inútil”). Antônio Gramsci, já em 1932, nos seus “Cadernos

Para Uilcon Pereira Quem gerou Biúte? Ou foi o homem Ou foi um deus Ou o lobisomem. Quem é Biúte? É Todo-Mundo e Ninguém É o Édipo, É Teseu É Prometeu É como a bomba de Drummond. É o imponderável, o real e o transcendental.

São sábias as palavras finais do ensaio: “Será preciso muito nos próximos anos para salvar dessa deriva utilitarista não somente a ciência, a escola e a universidade, mas também tudo o que chamamos “cultura”. Será preciso resistir à dissolução programada do ensino, da pesquisa científica, dos clássicos e dos bens culturais, porque sabotar a cultura e a educação significa sabotar o futuro da humanidade. Há poucos anos tive a ocasião de ler uma frase simples, mas muito significativa, inscrita num oásis perdido do Saara: ‘O conhecimento é uma riqueza que se pode transmitir sem empobrecer’. Somente o saber, ao desafiar os paradigmas dominantes do lucro, pode ser compartilhado sem empobrecer quem o transmite e quem o recebe. Na verdade, os enriquece.” Um arremate à minha frase inicial: A expressão “cultura inútil” parece ter nascido não tanto para criticar a cultura dita erudita mas mais a dedicação a vulgaridades da moda, manias de colecionador de dados, por exemplo sobre artistas de novelas de televisão, cinema, suas vidas narradas em revistas de fofocas, memorização completa de elencos de representações, times de futebol (conheci alguém que memorizara, equivalentemente, datas de nascimento de cantores líricos e elencos de gravações de óperas) ou de fatos que não interagem normalmente no convívio social habitual, sem objetivo prático, de utilidade óbvia. Mas, o que seria da humanidade sem tais gostos? Na verdade, quem despreza o que chama de “cultura inútil”, despreza é a cultura, a vida, a humanidade! Gerson Valle é escritor, membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Poesia - Casa de Raul de Leoni. Reside em Petrópolis-RJ.

Nesses tempos sombrios, tudo o que triunfa é a morte. Nesses dias de fúria, toda esperança está num pouco de sorte. Nesses anos de crise, toda força é o inverso da coragem. Nesses eventos convulsivos, toda cólera se desfaz como miragem. Rafael Alves Rossi é professor de História das redes municipais do Rio de Janeiro e de Itaguaí, mestre em História Social Antiga pela UFF.

Biúte É a palavra e a sua lavra É o causo e o caso É o ocaso e o acaso É a dialética do homem Na tempestade mental. Hugo Pontes é poeta, com formação em Letras, tendo se destacado no cenário nacional com seus poemas visuais, reside em Poços de Caldas-MG.

O Tempo Leandro Garcia Rodrigues Eis que tu envelheceste! Nesta calma santa de cabelo que alveja e cada vão centímetro de pele que te cai desta face sem graça. Tudo passou e ficamos nós na espera-angústia por uma boa razão de continuar, de ser, de seguir. Leandro Garcia Rodrigues é membro da Academia Brasileira de Poesia, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ZEN Camilo Mota tranquilo como uma pena de garça entre outras penas de garça, voando. o suave brando da ave te aproxima da suavidade azul do céu. garças não se confundem com nuvens. as pessoas nítidas veem voando uma única e branca pena. Camilo Mota é poeta, editor do Jornal Poiésis, membro da Academia Araruamense de Letras, psicanalista e terapeuta holístico.


6

nº 245 - agosto de 2016

Em Foco

com Regina Mota

Academia de Saúde começa a funcionar no Mataruna André Barbosa

PIBA realiza encontro de mulheres – Há três meses funcionando na Primeira Igreja Batista de Araruama, o Espaço Mulher realiza toda primeira quinta-feira de cada mês, às 19h20, o Projeto Ação Com as Mulheres. Na ocasião são levados assuntos diversos como dicas de saúde, de como viver melhor, empoderamento feminino, entre outros. No dia 04/08 uma das convidadas foi a advogada Fabrícia Nogueira, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher. MAMAS recebe homenagem – A Deputada Estadual Marcia Jeovani homenageou cerca de vinte entidades com Moção de Aplausos por serviços prestados à população. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores de Araruama e incluiu o Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema – MAMAS. A presidente do movimento, Terezinha Ruade, se emocionou ao receber o documento das mãos da deputada. Foi um dia ímpar que ficará para a história. AARALETRAS homenageada – A Academia Araruemense de Letras também foi condecorada com a Moção de Aplausos pela Deputada Marcia Jeovani. O presidente, Dr. Cid Magioli, se sentiu honrado pelo reconhecimento dos trabalhos realizados pela Academia em prol da cultura em Araruama. Saraus são realizados mensalmente em diversos bairros da cidade com a participação de números musicais e esquetes teatrais, além, é claro, das belas poesias dos acadêmicos e de grandes nomes da Literatura Brasileira.

Coral da Terceira Idade no Canta Saquá – O Coral de Araruama foi bastante aplaudido em Saquarema. Foi a sétima edição do Encontro de Corais, realizado pela Prefeitura de Saquarema, através da Subsecretaria de Cultura, tendo à frente Sandra Santanna Alves, que, sempre com muita garra, conduz o evento com bastante maestria. O Coral da Terceira Idade de Araruama se sentiu lisonjeado por ter sido recebido com tanto carinho, não somente pelo público presente, mas também pela equipe de profissionais que deram aparato

ao encontro como Raphael Tavares, Sergio Coelho e Felipe Damiane. Os maestros Raphael Andrade e Denise, na foto ao lado de Sandra Santanna, teceram vários

Google Earth

O

s moradores do Parque Mataruna e de bairros próximos ganham no mês de agosto um novo espaço para o cuidado de sua saúde. A Prefeitura de Araruama está entregando para a população mais uma Academia de Saúde, que passa a funcionar na Rua Ronald de Carvalho, s/nº, próximo à praça principal do bairro. Esta é a segunda Acade-

C

elogios pela realização do belíssimo evento que teve duração de dois dias e contou com a participação de vários coralistas locais e de cidades vizinhas.

om apoio da Prefeitura de Araruama, diversos eventos estarão acontecendo no mês de agosto na Praça Antônio Raposo e na Casa de Cultura José Geraldo Caú. Entre os destaques estão a apresentação da Embolada Cultural do Grupo Teatrama, o show de MPB, blues e jazz do grupo Saquá Instrumental, a apresentação de danças afrobrasileiras com o Grupo Gicap, e o 8º Festival Abadá de Capoeira, além de exposições de artes plásticas e shows em diversos pontos da cidade. Com realização do JORNAL POIÉSIS, o grupo Saquá Instrumental se apresenta no dia 13 de agosto, sábado, às 19 horas, na Praça Antônio Raposo. Liderado pelo baterista Thiago Perninha, o grupo se destaca por valorizar a música instrumental em suas vertentes da MPB, com uma levada bossanovista, além de pegadas de jazz, blues e rock. Imperdível e com entrada gratuita. Confira a programação completa. Dia 11/08 - Quinta-feira - 19h - Embolada Cultural Grupo Teatrama - Praça Antônio Raposo Dia 12/08 - Sexta-feira - 19h - Embolada Cultural Grupo Teatrama - Praça Antônio Raposo Dia 13/08 - Sábado - 14h às 20h - Brechó e Bazar em prol das Protetoras de Animais (em frente à Biblioteca Municipal)

Wanny Louzada

Av. Vilamar, 276 B - Itaúna - Saquarema - (22)2655-3654 www.grupodaumas.wix.com/daed

em saúde, massoterapia e auriculoterapia. O entorno da Academia foi todo reurbanizado, demonstrando o compromisso da Prefeitura em melhorar as condições de assistência também nos bairros. A praça onde o prédio foi construído ganhou pintura nas calçadas, um novo playground para as crianças e a reforma da quadra de esportes, além de paisagismo.

Programação cultural traz show de jazz e blues para a Praça Antônio Raposo

Curta uma vida alegre e saudável!!! A partir dos 2 anos e meio, até onde sua mente comandar seu corpo. Homens e mulheres, sintam-se vivos! Baby Class * Pré-Ballet * Ballet Clássico Jazz Dance * Dança Moderna * Sapateado Capoeira * Alongamento

mia inaugurada no município (a primeira funciona em Praia Seca) e tem por objetivo proporcionar mais qualidade de vida para as comunidades, fortalecendo os vínculos entre a população e os serviços de saúde, numa atuação preventiva através do sistema de Atenção Básica. O espaço oferece atividades e serviços como fisioterapia, massoterapia, educação

Além da Academia (acima ao fundo), a população recebe uma praça nova e urbanizada, com obras de paisagismo e instalação de playground para as crianças. Ao lado, o estado de abandono em que o local se encontrava havia anos.

Dentista - CRO 37604

( (22) 2665-2566 / 98801-8109 / 98836-2400 Rua Rudy Alberto, Qd.38 Lot. 01 - Loja 01 (ao lado da Edumar auto peças)-Vila Capri - Araruama

Camilo Mota

O grupo Saquá Instrumental se apresenta dia 13 na Praça Antônio Raposo, em Araruama

- 19h - Embolada Cultural – Grupo Teatrama (Praça Antônio Raposo) - 19h - Show de Juninho dos Teclados na Festa Agostina de Morro Grande (Praça de Morro Grande) - 19h - Saquá Instrumental - Show de MPB, Jazz e Blues (Praça Antônio Raposo) Dia 14/08 - Domingo - 14h às 20h - Brechó e Bazar em prol das Protetoras de Animais (em frente à Biblioteca Municipal) - 19h - Embolada Cultural – Grupo Teatrama (Praça Antônio Raposo) Dia 20/08 - Sábado - 9h - Hino Nacional em frente à Casa de Cultura - GICAP - 17 às 21h - 1º Encontro de Bandas – Ministério Rumo Certo (Praça Antônio Raposo)

- 19h às 21h - Danças Afro-Brasileiras e Capoeira - Mestre Cavalo (Praça Antônio Raposo) - 21h - Show de Juninho dos Teclados no “Arraiá de Praia Seca” – km 12.6 em frente ao Shopping GG Dia 22/08 - Segunda-feira - 19h - Abertura da Exposição da Artista Andipa Garrido na Casa de Cultura José Geraldo Caú Dia 27/08 - Sábado - 18h - 8º Festival Abadá Capoeira (Batizado e troca de corda) - Praça Antônio Raposo - 18h - Show de Juninho dos Teclados na Festa Cultural da E. M. Ver. Edemundo P. de Sá Carvalho (São Vicente de Paulo) Dia 28/08 - Domingo - 10h - Aulão de Capoeira do 8º Festival Abadá de Capoeira (Praça Antônio Raposo)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.