Uma Jornada de Vitória - Edição 1.243

Page 1

MANAUS, 15/11/2020 | ANO XX | Nº 1243 ESTAÇÃO DA SEMEADURA

3194–1700

ipmanausoficial@gmail.com

FIÉIS À PALAVRA DE DEUS

/ipmanaus

@ipmanaus

IPManaus Oficial


Êxodo 14.1-25

S

egundo o Dr. Russell Shedd, o livro de Êxodo é chamado de “livro da redenção”, pois menciona o livramento dos oprimidos israelitas do poder do Egito. O povo hebreu foi subjugado, despersonalizado, manipulado e escravizado pelo império egípcio. Outra consideração que o Dr. Shedd aborda e que nos chama atenção é que, numa perspectiva teológica, existem alguns “tipos”, como a escravidão no Egito (tipo do mundo), Faraó (um dos tipos de Satanás) e Moisés, como libertador (um dos tipos de Cristo). Além dessas observações, alguns termos que se opõem também nos chamam atenção no livro de Êxodo, como Libertação x Escravidão, Livramento x Opressão, Moisés x Faraó, o que nos leva a concluir que estamos diante de um livro com várias nuances e contextos de confronto de poderes e de luta espiritual. Um dos aspectos que sustentam essa afirmação é o período de 400 anos que o povo hebreu ficou subjugado e escravizado pelos egípcios, na terra de Gosén. Vendo Deus o sofrimento de Israel, disse a Moisés: “Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhes o seu sofrimento... Por isso desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios... Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo” (Êx. 3.7-9). Então, podemos afirmar que este enfrentamento, não se dá tão somente no mundo ordinário e natural, entre Egito e o povo de Israel, Faraó e Moisés. Esta batalha tem características extraordinárias e sobrenaturais. É um confronto de Deus com as forças do mal que militam neste mundo tenebroso, e o ápice encontra-se no capítulo 14 de Êxodo, onde Deus prevalece vitoriosamente sobre o inimigo. Diante do confronto de poderes observado no texto, é indispensável fazer duas perguntas:

1 - Nesta Jornada, quais os obstáculos que foram enfrentados por Israel nesta batalha? 1.1 O potencial bélico do inimigo (vv. 6-7, 9). Faraó organizou estrategicamente 600 dos melhores carros e seus capitães bem treinados e equipados, sem contar o número de carros comuns (Lc. 11.21; Jo 10.10; Ef. 6.11-12). 1.2 O deserto (v. 3). Geograficamente, Israel estava cercado na frente pelo mar, aos lados pelas montanhas impossíveis de serem transpostas e por trás pelo exército egípcio. No final do versículo 3, Faraó diz: “Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou”. 1.3 O mar (vv. 2, 15-16). O povo de Israel estava sem saída, num vértice, sendo acachapado pelo exército egípcio. Estavam diante do mar e não havia outra possibilidade, a não ser se jogar ao mar ou morrer nas mãos do exército de Faraó. 2 - Nesta jornada, como Israel alcançou a vitória diante do inimigo? 2.1 Entre Israel e o exército egípcio, estava a presença de Deus (vv. 19-20). A Palavra de Deus afirma que o Anjo do Senhor e a coluna de nuvem saíram da frente do povo de Israel e se interpuseram entre Israel e os egípcios. O nosso Deus - e a sua nuvem de glória - ficou entre o campo de Israel e o campo dos egípcios. Aplicação: Amado, não sei qual batalha você está enfrentando, quais os obstáculos que, aos seus olhos, são intransponíveis. É possível que o inimigo esteja bem armado e isso tem gerado medo em você; talvez o deserto tenha gerado desorientação, ausência de norte na sua vida; talvez pareça que não há mais solução para a sua causa. Mas, algo eu sei. Você não está sozinho nesta batalha porque entre nós e os nossos inimigos existe Deus. Ele está com sua nuvem


de glória, quem está desorientado é o inimigo. Você terá a vitória em nome de Jesus. Como diz o Salmo 91.7: “Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. 2.2 Apesar da batalha ser exponencial, Deus nos fará marchar para a vitória (v. 15). Moisés estava num vértice com o povo de Israel, os egípcios estavam atrás, e à frente estava o mar. Não há saída. Estavam paralisados, estáticos e anestesiados. A única cena que me vem à mente é Moisés clamando e olhando para o céu. Deus, então, responde: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”. Aplicação: Geralmente, quando estamos diante do inimigo, de obstáculos ou de problemas da vida ficamos anestesiados, paralisados, sem saber o que fazer. Parece que não há saída. Neste dia, o Senhor está falando com você: marche! Saia do estado de perplexidade, de paralisia emocional, espiritual e vá à luta, à batalha, porque o mar vai se abrir e você passará de pé enxuto, em nome de Jesus. Em Josué capítulo 3, o povo de Israel está se preparando para entrar na terra de Canaã, o rio Jordão está à frente. Então, Josué diz ao povo: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js. 3.5). O rio Jordão se abriu e o povo passou de pé enxuto e conquistou “a terra prometida”. Creia, o Senhor fará maravilhas na sua vida.

ANOTAÇÕES

2.3 Ainda que o inimigo esteja próximo, Deus é soberano (vv. 24-25). Israel entrou no mar de pé enxuto, logo depois o exército egípcio também entrou. Eles estavam próximos do povo de Israel. Certamente, gerou medo nos israelitas. Porém, na vigília da manhã, o Senhor, na coluna de fogo e de nuvem, provocou confusão no meio dos egípcios. Ele emperrou as rodas dos carros de Faraó. Então, disseram “fujamos da presença de Israel, porque o Senhor peleja por eles”. Aplicação: É possível que o inimigo, com suas sutilezas, esteja circundando e destilando ações destrutivas contra a sua casa. Mas nada foge ao controle de Deus. Ele é soberano. Ele está conspirando ao seu favor. A coluna de fogo e nuvem de glória já está iluminando a sua casa e a sua família, dando orientação aos seus problemas. Porque, mesmo que o inimigo se levante contra sua vida, é Deus quem está no controle dela.

Pr. Francisco Chaves dos Santos

“Neste dia, o Senhor está falando com você: marche! Saia do estado de perplexidade, de paralisia emocional, espiritual e vá à luta.”


SEMANA 6

36o II Reis 20.5

39o Atos 12.5

42o Mateus 21.22

37o Atos 4.31

40o Mateus 6.9-15

43o Efésios 6.18

38

o

Salmos 10.12

41

o

Mateus 7.7-8

Nestes 40 dias oraremos como IPManaus, das 19h às 19h40, através do Facebook e YouTube. As congregações da capital e interior que tem dificuldade em acessar, favor reunir diariamente em seus templos. NAÇÃO

IGREJA

FAMÍLIAS

ENFERMOS

Vamos compartilhar “Uma Jornada de Fé” em nossos grupos familiares, a partir do texto de Hebreus 11, sobre a galeria dos heróis da fé: Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué e Davi. Sobre Moisés: Em Êxodo 14.1-25, é narrado a saída do povo de Deus do Egito. Seguindo as ordens do Senhor, Moisés sai do Egito com os judeus e acampa junto ao mar, próximo de Pi-Hairote, em frente a Baal-Zefom. Porém, Deus decide endurecer o coração de faraó e o faz perseguir os filhos de Israel. Faraó não mediu esforços para esta perseguição, o inimigo botou em ação todo o potencial bélico que possuía (vv. 6-7,9). Mais adiante, a própria geografia se pôs contra os filhos de Israel, que viram-se cercados. A frente o grande mar, aos lados montanhas intransponíveis e atrás, o exército egípcio. Moisés se vê em uma situação complexa, vendo o povo murmurar em desespero e culpá-lo pela morte iminente (v. 11). Então, clamando ao Senhor, recebe a ordem para que marchem, sigam a diante, confiem em Deus. O Senhor, então, mostra Seu poder e glória: abre o mar e o povo de Israel passa a pé enxuto; põe Seu Anjo atrás do povo e, com Sua coluna de fogo e nuvem, causa confusão e impede o exército de faraó de enxergar o povo de Israel. O texto nos mostra que tudo acontece debaixo da vontade de Deus, o caminho, a perseguição e a vitória. Os inimigos com os quais batalhamos podem ter todas as vantagens, mas o Senhor é por nós. Não importa o tipo de batalha, a vontade do Senhor sempre prevalece e a jornada em que Ele nos coloca é uma Jornada de Vitória. Questões para Edificação: 1. Como os filhos de Israel saíram da situação de perigo e desespero em que se encontravam (vv. 24-25)? 2. Leia Êxodo 14.19–20 e diga como o Senhor lutou por Seu povo quando o inimigo se aproximou. 3. Em quais circunstâncias você já viu o Senhor lutar por você ou por algum conhecido seu?

“Cada casa uma igreja, cada membro um ministro”.


AGENDA PRINCIPAL ESTAÇÃO DA SEMEADURA

01

Uma Jornada de Fé

NOVEMBRO

Entramos na 6ª semana de oração com foco em despertar, fortalecer e encorajar toda a Igreja, com base no texto de Hebreus 11. Desde o dia 11 de outubro, todas as noite, das 19h às 19h40, nos reunimos no Facebook da IPManaus e no canal oficial no Youtube para a nossa “Jornada de Fé”. Esteja conosco!

02

Entrevista para recebimentos

D

S

T

Q

Q

S

S

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

01

02

03

04

05

Candidatos à membresia da IPManaus vão participar de entrevistas com membros do Conselho IPManaus nos dias 17 e 18 de novembro. A conversa será online e agendado pela Secretaria de Integração. Contato: 99132-9646 e 3194-1700.

03

Novos membros No domingo, dia 29, haverá o recebimento de novos membros. A celebração ocorrerá no culto matutino no Pedras Vivas. Participarão as pessoas que serão recebidas por Profissão de Fé e Batismo, Profissão de Fé, Batismo Infantil e Transferências. Horário: 9h. Local: Pedras Vivas.

04

Voluntários A equipe do Multimídia, núcleo do Ministério de Comunicação Difusão, está com vagas abertas para voluntários. Se você tem conhecimento básico em informática e deseja servir ao Senhor, entre em contato: 99190-9103 (Narrubia).

05

Doação A Congregação de Itapeaçu está necessitando da doação de 2 guarda-roupas e 1 geladeira. A Escola Vocacional, da Congregação, também nescessita de 4 ar-condicionados, 1 freezer, 1 armário de cozinha, panelas, pratos, copos, talheres e armário para biblioteca. Se você possui um destes itens, em bom estado de uso, e pode doar, entre em contato com a Secretaria de Missões: 3194-1700.

INTERCESSÃO DA SEMANA CIDADE

INTERIOR

IGREJA PERSEGUIDA

SHALOM

SHAMAH

NOVO ARIPUANÃ

NOVO CÉU

Pr. Jorge Luiz e Miriam Cordeiro

Pr. Luiz Otaviano e Meire Lopes

Ev. Robero Alves

Sebastião e Raimunda Oliveira

COMORES, MALÁSIA, DJIBUTI, TADJIQUISTÃO E INDONÉSIA


CONTEÚDO ONLINE CULTOS E ORAÇÃO TODOS OS DIAS

DOMINGO

UMA JORNADA DE FÉ

CULTO DE CELEBRAÇÃO

Transmissão 19h - 19h40

Central

Pedras Vivas

9h - 10h30

9h - 10h30 / 18h15 - 20h

ESCOLA BÍBLICA

Transmissão 18h15 - 20h

MINISTÉRIO INFANTIL

DOMINGO

DOMINGO ESCOLA BÍBLICA INFANTIL

Central

Pedras Vivas

Online

11h - 12h

17h - 18h

11h - 12h

Central

Pedras Vivas

11h - 12h

11h - 12h / 17h - 18h


ANIVERSARIANTES DA SEMANA Se o seu nome não saiu na lista de aniversariantes, entre em contato com a Sec. de Integração: 3194-1700 / 99132-9646.

Márcio José Carvalho dos Reis

Gabriel César Lima Zacarias

Rayson de Melo Barroso

Gerusa Vasconcelos Pompeu

Aaron Monteiro Maio

Sonia Maria Andrade de Araújo

Hilda Christine T. Cunha

Alice Brandão Felix da Silva

Wanair Gaston Melo de Araújo

Juliana Barbosa de Alencar

DOMINGO

Marlete Souza Motta

Almir Oliveira Duarte Ana Paula Horta Ruas Augusto Siqueira Neto

16

18

Rui Guilherme G. Branches

Edimilson Oliveira

Adailton Barros da Costa

Tatiana Menezes de Lima

Evaneide Assante Pinto

Ana Nogueira Fernandes

Tercia Maria Benevides Rodrigues

Guilherme Guerra Lopes

Antônio Anselmo P. de A. Júnior

Thaís Carolaine E. Nascimento

Jordana Maartins Monteiro

Antônio Fernando Fontes V. Júnior

Kim Filipe Batista Lima

Edimilza Correia dos Santos

Luana Martins Paixão

Elaine Christine S. Vieira

Maria das Graças Duarte da Rocha

Eliandro Jorge dos A. B. Tavares

Ademar Araújo da Silva Filho

Neder Quara de Souza Neto

Eloisa Santos da Silva

Alice Clementino da Silva e Silva

Rosângela Fernandes de Almeida

Évila Costa Souza

Alinne Thereza Galvão Rocha

Ruth Martins da Silva

Fernando Cavalcante Barros

Danielle da Silva Pinto Assi

Syglia Regina de Almeida Said

Igor Tavares Marinho

Douglas Yago de Oliveira Casas

Theomário Frota de Melo

Juçara Ferreira Silva

Gabrielle Lima Colares da Silva

Vitória Florêncio Guimarães

Juliana Farias de Lima

Gisele Torres Clímaco De Araújo

Karen da Silva Costa Sampaio

Guilherme Soares da Silva

SEGUNDA-FEIRA

Lucila Lopes Rodrigues

Judá Ben Judá Pompeu Bessa

Micael Lucas Melo Lago

Léia Ferreira Oliveira

Ana Sophia da Silva Souza

Oséias da Silva Mota

Maria Clara Alencar de Assis Brito

André de Lima Oliveira

Priscilla Almeida Marques

Maria do Socorro da Silva Vitor

Cristine Brenda de Brito Gomes

Raphael Leão Lima Coelho

Maria Helena Viana Garcia

Fernando da Silva e Souza

Rodrigo Pires Carvalho

Mikhail Ladislav Ladislau Praia

Gerson Meirelles de França Filho

Virginia de Matos Souza

Milena Moreira Ramos

Jonas Pereira Falcão Karen Maria de Abreu Muniz

19

QUINTA-FEIRA

Kyssia Rodrigues Leite

Abraão Ferreira Santana

Maria da Graça Carvalho Marques

Alice Kelly Gama da Silva

Maria da Graça Gonçalves de

Celiana Assen Felix

Freitas

Clarisse de Albuquerque Corrêa

Mário José Duarte

Grace Maria Lopes Vieira

Melriam Luna Rodrigues

Maressa Dantas Mesquita Aguiar

Vivaldo Bastos de Souza

Mário Jorge Reis da Silva

Yan Guilherme O. Carril

Michele de Souza Conceição Péricles Jones G. Corrêa Valdenora Lima Martins

TERÇA-FEIRA Amanda Luíza M. de V. Dias Calebe Lacerda Afonso

21

SÁBADO

Rock Hudson A. Nascimento

Ivo Daniel Lopes de Souza

17

Raimunda N. L. do Nascimento

QUARTA-FEIRA

20

SEXTA-FEIRA

Cristina Aparecida F. S. Bernardo

Alessandra Costa Soares

Dário Barbosa Litaiff Júnior

Alex Bruno Soares Lopes

Fabiana Costa Araújo

Allan Cristian Souza Feijão

Glaúcia Francisca Sena dos Santos

Antônia Nizália da Silva

Jair Guilherme B. de A. M. de Lima

Arthunilza Vieira de Oliveira

José Gabriel Marinho dos Reis

Diana dos Santos Lopes

Valderiza Alvez de Lima

ANIVERSARIANTE,

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

15

Números 6.25-26


PASTOR TITULAR

PASTORES AUXILIARES NAS CONGS.

PRESBÍTEROS

Francisco Chaves dos Santos

Airton Silva Ademir dos Santos Menezes Cleildo Soares Daniel Brasilino de Freitas Domingos Elias da Silva Filho Eli Gorayeb Reis Francisco Hermes da Silva Franklin José Barbosa de Carvalho Genival Batista Sevalho Jânio Kleber Neves Jorge Luiz Cordeiro da Silva Márcio Alexandre Magalhães Leme Nelcimar Santos Aguiar Paulo César Belan Raimundo Erivaldo de Oliveira Pereira Raimundo Wilson Ferreira Canto Ubiratã de Souza Monteiro Vicente de Paulo Castro Tavares Zaqueu Mendonça Pereira

Antonio da Conceição Marinho Dam Lídio Barbosa de Carvalho Francisneto Guimarães da Silva Haroldo de Almeida Guerreiro Helio Evangelista Pereira Filho Jackson Moreira Gonçalves João Roberto Almeida e Silva Jorge Nunes de Barros Marcus Aurélio P. de Oliveira Marcos Vinícius de Lima Jaime Rafael Ferreira Campos Reinaldo de Almeida Guerreiro Ricardo de Albuquerque Pinto Ricardo Marques de Lima Rodrigo César C. Zacarias Sérgio Angelim Frota

PASTOR EMÉRITO

José João de Moreira Mesquita PASTORES AUXILIARES SEDE (CENTRAL E PEDRAS VIVAS)

Arieuston Gomes de Araújo Netto Demetrius Dourado Farias Francisco Wellighton Gomes Farias José Iron Correa dos Santos José Nery Teixeira Paulo César Diniz de Araújo PASTORES AUXILIARES SUPERVISÃO DE CAMPO

Capital: Jorge Luiz Cordeiro da Silva Julio Daniel Morales Junior Raimundo Erivaldo de Oliveira Pereira Vicente de Paulo Castro Tavares Interior: Alcedir Sentalin Djard Cadais de Moraes João Wilson Nonato Vasconcelos José Eustáquio Fortunato Mário Sérgio Gomes da Silva

PASTORES AUXILIARES NAS CONGS.

João Fábio Ferreira da Silva

Adamor Soares Salvador (Líder) Alvaro Luiz Serrão (Líder) Edson Nonato de Vasconcelos Egberto Portela Machado Elias Souza da Silva (Líder) Everaldo Reis da Costa Francisco Mario Barreto Vieira Francisco Valdean Castro Germano Ferreira Cabral

DIÁCONOS

Equipe “A” e cooperadores Ivan Ribamar, Paulo Freire e Jorge Luís Figueiredo DIÁCONO EMÉRITO

João Batista Oliveira

Gilson M. do Nascimento (Líder) Itaúna Paulo D`Urso Jacob James do Nascimento Souza João Carlos Ferreira Campos Jose Monteiro Figueiredo Dias Leandro Pereira Salvador Manoel Del Carmen Peres Raimundo M. do Nascimento Stanley Hercules do Nascimento

DADOS PARA DEPÓSITOS E TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS DA IPMANAUS

Razão Social: Igreja Presbiteriana de Manaus CNPJ: 04.462.511/0001-86 Envie a confirmação de depósito para: ipm_tesouraria@hotmail.com

Caixa Eco. Federal Agência 1043 Operação: 003 Conta: 1190-0

Banco Bradesco Agência: 1999 Conta: 62890-5

Banco Itaú Agência: 0071-0 Conta: 49944-6

Banco do Brasil Agência: 1862-7 Conta: 43653-4

Banco Santander Agência: 0199 Conta: 13-001882-2

Banco Santander Agência: 3433 Conta: 13-0005503

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Coordenação: Pr. Francisco Chaves dos Santos

Redação: Kamila Mendes e Igson Matos

PEDRAS VIVAS: Av. Pedro Teixeira, 2650 - Chapada, Manaus - AM, 69040-000

Diagramação: Angela Cristina e Karine Mendes

CENTRAL: R. Silva Ramos, 493 - Centro, Manaus - AM, 69025-030


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.