O Sermão do Monte - O Mestre, O Discípulo e O Reino - Edição 1.277

Page 1

MANAUS, 11/07/2021 | ANO XXI | NO 1277 ESTAÇÃO DO CRESCIMENTO

3194–1700

/ipmanaus

@ipmanaus


O MESTRE, O DÍSCIPULO E O REINO

Pr. Arieuston Gomes

Mateus 5.1-12

F

oi muito bom ter andado e convivido com Neemias durante a exposição do livro que leva seu nome. Mas não podemos parar e por isso entraremos em uma nova série bíblica. Continuamos na estação do crescimento, portanto, nosso foco ainda é o discipulado. Uma grande Conferência de Grupos Familiares foi realizada, ensinamentos preciosos foram dados e nós, como praticantes da Palavra (Tg 1.22), não podemos deixar de avançar neste chamado maravilhoso, que é o de fazer discípulos (Mc 16.15). Estaremos a partir deste domingo, por dois meses, examinando o que conhecemos como “Sermão do Monte”, que alguns avaliam como o principal ensino de Cristo. Na verdade, penso que este sermão tem objetivos muito claros, e o principal deles é declarar a forma como aquele que é discípulo de Jesus deve viver. Vamos começar nossa caminhada pelas Escrituras? Que Deus fale contigo, discípulo de Jesus. Jesus estava vindo de uma longa caminhada. Havia estado na Galiléia, Decápolis (as dez cidades), Jerusalém, Judéia e das proximidades do rio Jordão. Uma verdadeira viagem missionária. Curas, milagres, libertação… O Reino de Deus estava em exercício. Mas algo não apenas externo também precisava acontecer. O modo de vida dos curados, libertos e principalmente daquelas pessoas que andavam com Jesus não podia ser mais o mesmo. Eles precisavam aprender a forma de vida do Reino de Deus. E Jesus, sendo o Mestre por excelência, não perderia a oportunidade de ensinar tendo tanta gente diante de Sí. Diz o texto sagrado que ele viu as multidões, subiu ao monte (provavelmente

uma montanha próxima a Cafarnaum) e assumiu a postura de quem vai ensinar (como se assentasse). Os seus discípulos sedentos que estavam de Seus ensinos, aproximaram-se e quietos fitaram os olhos nEle. E então, Jesus começa a ensiná-los a respeito da verdadeira alegria, ou como conhecemos, as bem-aventuranças. Jesus fala sobre nove bemaventuranças, as quais podemos dividir em três seções principais: As que são relacionadas ao discípulo (versos 3 a 7), as que são relacionadas a Deus (versos 8 e 9) e as que são relacionadas ao mundo (versos 10 a 12). Na primeira seção, Jesus ensina que é mais do que feliz (tradução para o termo grego makários) aquele que for humilde, o que chora, que for manso, que tem fome e sede de justiça e o misericordioso. Talvez, alguém lendo de forma superficial, ache que esta pessoa que carrega todas estas prerrogativas é alguém fraco, mas este é um grande engano. Não há fraqueza nenhuma neste discípulo que vive desta forma no Reino de Deus, pelo contrário, quem vive assim receberá o Reino dos Céus, o consolo de Deus, herdará a terra, será saciado e por fim também alcançará misericórdia. Ser humilde, manso ou chorar não significa fraqueza, mas antes é alguém que sabe quem é e que controla seus sentimentos de forma madura. Ter sede e fome de justiça e ser misericordioso não é algo antagônico, mas significa alguém que confia plenamente naquilo que Deus faz. Na segunda seção, Jesus ensina que é mais do que feliz aquele que é limpo de coração e é pacificador. O resultado para quem vive assim é maravilhoso. Estes discípulos que adotam este estilo de vida


do Reino verão a Deus e serão chamados filhos de Deus. Mas como alguém pode ver a Deus? Você perguntará. Simples! Quando o enxergamos em Sua Palavra. Sabemos que Deus só é visto por aquele que Ele permite que O veja, ou seja, Deus se revela a quem Ele deseja se revelar, e para aqueles que são limpos de coração, esta santa revelação nas Escrituras estará sempre acontecendo. E ser chamado filho de Deus é o vivo testemunho de que nos parecemos com o Pai em seus atributos comunicáveis, ou seja, no amor, no trato, na pureza, na santidade, na compaixão e na pacificação. E por fim, na terceira seção, Jesus ensina que é mais do que feliz aquele que for perseguido, injuriado e caluniado por Sua causa. Nos parece que esta bemaventurança não é tão desejada em nosso

meio. Quem ficaria feliz em ser perseguido? Em ser difamado? Em ser caluniado? Pois bem, a chave para esta alegria é a frase “por minha causa”. Sofrermos todas estas coisas “por causa de Jesus” vale a pena, pois para estes o reino dos céus se abre e há um galardão separado nos céus. A alegria deve encher o coração destes discípulos ao serem perseguidos por causa de Jesus, pois assim perseguiram os profetas que foram antes de nós. Que privilégio fazer parte deste time. Sigamos neste modo de vida do Reino. E encerramos com o que Paulo disse aos crentes em Roma (Rm 14.17,18): “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens”. Amém.

Em Mateus 5. 1-12, o Senhor Jesus dá início ao sermão mais conhecido na bíblia. Ao ver a multidão, Jesus assume a postura de quem vai ensinar, então inicia uma série de afirmações sobre ser bem aventurado e que podemos dividir em três seções principais: as que são relacionadas ao discípulo (versos 3 a 7), as que são relacionadas a Deus (versos 8 e 9) e as que são relacionadas ao mundo (versos 10 a 12). Na primeira seção, Jesus ensina que é mais do que feliz (tradução para o termo grego makários) aquele que for humilde, o que chora, que for manso, que tem fome e sede de justiça e o misericordioso. Na segunda seção, Jesus ensina que é mais do que feliz aquele que é limpo de coração e é pacificador. O resultado para quem vive assim é maravilhoso. E por fim, na terceira seção, Jesus ensina que é mais do que feliz aquele que for perseguido, injuriado e caluniado por Sua causa. Jesus nos convida a participar desta multidão, a entrar nesta corrente de felicidade, abraçando a proposta do Evangelho como caminho, verdade e vida. O que Jesus aponta como condição de felicidade, não é bem comum, afinal, como podem ser felizes os pobres, os sofredores, os perseguidos? É preciso compreender, que a nossa felicidade é inteiramente dependente da nossa experiência com Deus, se estamos provando da misericórdia, independente da condição financeira, física ou emocional. Se temos comunhão com Ele, se nos consideramos filhos de Deus e se estamos sendo perseguidos por Cristo como um dia os profetas foram, que privilégio fazer parte desse time. Questões para edificação: 1 2 3

Quando Jesus subiu ao monte , assentou-se e os discípulos se aproximaram Dele. O que representa para nós o ato de Jesus assentar-se diante dos discípulos? (v.v 1.2)? Os discípulos se aproximaram de Jesus para ouvi-Lo. Nos dias de hoje, o que Deus espera que façamos quando Ele fala por intermédio de Suas Escrituras? Qual a recompemsa prometida por Jesus àqueles que escutam e obedecem seus ensinamentos? (v.12)

2


3

JULHO

AGENDA PRINCIPAL UMA IGREJA NAS 4 ESTAÇÕES

01 02 03 04

05 06

07 08

21 dias de Oração e Jejum

D

S

T

Q

Q

S

S

28

29

30

31

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nosso período de Oração e Jejum já começou e vai até o dia 21 de julho. Os encontros iniciam às 19h, online, pelo Youtube e Facebook da IPManaus.

Exame para Novos Membros A entrevista para novos membros vai até dia 20 deste mês. Informações com a Secretaria de Integração de Membros pelo número 99132-9646.

Profissão de Fé e Batismo No próximo dia 25 de julho, teremos Profissão de Fé e Batismo, no Pedras Vivas, no culto da 8h. Prestigie!

Palestra “O líder que as pessoas amam seguir”. Esse é tema da palestra que será realizada pela Secretaria de Missões no próximo dia 17 deste mês, pela plataforma zoom. O públicoalvo são voluntários, pastores e evangelistas do interior, mas também será aberta ao público. Interessados entrar em contato com a Secretaria de Missões pelo número (92) 99125-1687.

Ministério ZOE No próximo dia 17 de julho, de 16h30 às 18h30, ministério Zoe vai realizar a live “Pra não Esquecer”. Momento de relembrar os louvores mais cantados a partir da década de 90. Será no facebook e Youtube do Zoe.

Geração Futuro As crianças de 04 a 07 anos já retornaram presencialmente ao Geração Futuro. Mas atenção! Apenas no culto das 18h15 e com vagas limitadas por conta dos protocolos de segurança contra a Covid 19. Ministério de Recepção O Ministério de Recepção está com vagas abertas para novos voluntários. Interessados, entrar em contato com Divânia Freita.

Projeto Celeiro - SOS Enchente O Projeto Celeiro está arrecadando doações de cestas básicas para auxiliar as nossas congregações ribeirinhas que estão sofrendo com cheia dos rios. Para saber como ajudar, acesse nossas redes sociais.


NOSSO HORÁRIOS CULTOS E ORAÇÃO DOMINGO CULTO DE CELEBRAÇÃO

Central 8h - 9h15

Pedras Vivas 8h - 9h15 18h15 - 19h30

Transmissão Online 18h15

TERÇA

SÁBADO

1° SÁBADO

2° SÁBADO

SALA DE ORAÇÃO

CULTO ALIVE (em inglês)

CELEBRAÇÃO DEJOVENS

ARENA RADICAL

Pedras Vivas Online

Pedras Vivas

Pedras Vivas

Pedras Vivas

Auditório 2

19h

Recesso

(Jovens +)

ESCOLA BÍBLICA DOMINGO Online 11h - 12h

MINISTÉRIO INFANTIL SÁBADO

SÁBADO

DOMINGO

ESCOLA BÍBLICA INFANTIL

GERAÇÃO FUTURO

GERAÇÃO FUTURO (8 a 11 anos)

Online 9h45- 10h45

Online 17h- 18h30

Pedras Vivas 18h15- 19h30

4


INTERCESSÃO DA SEMANA CIDADE

IGREJA PERSEGUIDA

INTERIOR

MONTE CARMELO

MONTE DAS OLIVEIRAS

FÉ EM DEUS

BALBINA

Ev. Ronaldo Roque / Edicilane Cordeiro

Ev. Maelson Anjo de Melo e Iolanda Portugal

Ev. Edmilson da Silva (Bento) e Alane

Pr. Raimundo Wilson e Jéssica

TERRITÓRIOS PALESTINOS, CHINA, AZERBAIJÃO, MARROCOS E QUÊNIA


ANIVERSARIANTES DA SEMANA Se o seu nome não saiu na lista de aniversariantes, entre em contato com a Sec. de Integração: 3194-1700 / 99132-9646.

11

Daniel de Araújo Lima Comitti Elias Gabriel dos S. Moreira João Almeida Souto João Pedro dos Santos Eleutério Leticia Mariane Brandão Souza Lígia da Rocha Monteiro Maio Maria Alcione P. da Silva Maria da Glória V. Guimarães Maria Luiza Dias de A. Prestes Mateus Andrade Pinheiro Moisés Lucas dos S. Moreira Nilza de Almeida Monteiro Raíza Neves de Brito Vania Maria Santos Chagas

12

14

15

Andreia Carvalho de Souza Bruna Vasconcelos Maciel Carlos Fábio S. do Nascimento Cassiane Aurora C. de Malo Clébio Rocha Miranda Clotilde Marinho Pereira Gisele Sampaio Fernandes Ismael Tavares da Costa Ivaldo Santos da Silva Jobez Natanael B.Craveiro Magda Vargas Roque Manoel Raimundo de F. Souza Marcello de Souza Rocha Matheus Tetsuji G. Enokizono MAtheus Tetsuji G.Enokizono

QUINTA-FEIRA Brena Caroline Kitzinger Lira Carlos Alberto de S. Fialho Franklin José B. de Carvalho (Pastor)

Helenmara Oliveira Jansiney Martins dos Santos Leida Oriente do Livramento Maria Andréa Moraes do Amaral Maria Leudice A. de S.Bessa Paulo André Maduro dos Santos Rachel Mafra Rocha Rafael Rodrigues Ribeiro

TERÇA-FEIRA

Ricardo Emmanuel G. de P. de Souza

Tayse Cristina Matias F. Araújo Tulita Maira Oliveira Cruz Victor Lorenzo Viana Machado

16

Fábio Sidney Pereira Soares Glória Souza de Almeida Hellen Coelho Gouvêa Jonilton do Carmo G.Marinho Laura Fonseca Medeiros Luzia Gonzaga da Costa Marcos Paulo P. de C. Júnior Maria Clara L. do N. Valcácio Maria do Carmo de S. R. Pereira Maria Luiza Santos Ferreira Marycele C. de Oliveira Micaelly Feitosa Pereira Monicade Luna A.Loureiro Paulo Victor Feitosa Jacaúna Raiane Nogueira da Silva

QUARTA-FEIRA Carlos Geraldo de Brito Feitoza Dinomar de Castro Canté Ellen Aranha de Souza Érik Bezerra Borges Franciny Pereira Siqueira Jefeson Tavares de Oliveira Jéssica Karol França Batista Jussara Karla Sahdo Mendes Klicia Melo Barroso Maria Suely Costa Amaral Neiva Pacheco Sicsu Núbia Manueles Brandão Souza Paulo Cezar da Silva Marques Renato Nascimento Rosemberg de Souza Oliveira Silvio de Oliveira Carvalho Ubirajara Bruno dos S. Silva Yêda Raquel Martins da Silva

SEGUNDA-FEIRA Alessandra Martinsda Silva Anícia Vitória Lins Gomes Catharine M. Lopes Cinthia Laíne Oliveira Lima Daniel Braga Damasceno Ednilse Farias Lucena Flávia Lopes B. de Carvalho Francisco Pereira da Silva Glair de Oliveira Dantas Helenice Costa Stuart João Pedro Santos Sampaio Leandro Barreto Dutra Marcia Chaves Monteiro Maria Monteiro Teixeira Mayra Lopes da Silva Nilcilene Marinho De Arruda Rosemeire Cardoso Brandão Terezinha Andriola Gonçalves Waldenora da Silva Bezerra

13

Miguel Lúcio Castro de Souza Rinaldo da Silva Maia Thiago Conceição Magalhães Valcilene Castro de Albuquerque William Rodrigues

DOMINGO

SEXTA-FEIRA Augusto Cesar de Castro Lopes Camila de Paiva Nogueira Carmen Marialves de Souza Danielly de Souza Debora Morais Gonçalves Eduardo Augusto de S. M. Mendes

Érico De Souza Neto Fabiana Maria F. de O. Cruz

Raimunda Cristina dos S. Monteiro

Samarah Paula N.Jorcelino Samily Bezerra Coelho Thalytha Pimenta de Menezes

17

SÁBADO Alexandre Matos Aquino Alicia Bulhosa M. de Menezes Ana Paula de Brito Bezerra Ana Paula de S. Silva Antônio Nogueira da Silva Augusto César L. de Souza Carleteane Alves Pinto Célia Bezerra Tavares Eduardo Santos Esperança Francisco Ivonildo da Conceição Francisneto G. da Silva Guilherme Farias Cardoso Guilherme Lorenzo C. B. França Henrique Hércules da C. Pinto Ilcemara Azevedo GonçalvesIvanira M. da Fonseca Jacqueline Alves Carneiro Jamily de Carvalho Marques Maria Angélica Salles Dias Mario Brito Frutuoso Martha Inês Oliveira dos Santos Raimundo da Silva Barreto Sandra Conceição Cordeiro Sandra Cordeiro G. de Oliveira Shirley Maria da Silva Soares Sophia Pinto Santana Tarcila Corrêa Lisboa Tereza Cristina Calderaro Corrêa

4


PASTOR TITULAR

PASTORES AUXILIARES CONGREGAÇÕES

Francisco Chaves dos Santos

PRESBÍTEROS

Ademir dos Santos Menezes Airton Silva Antônio Marcos de Souza Teixeira Camilo Imayev Florêncio Pires Cleildo Soares Daniel Brasilino de Freitas Domingos Elias da Silva Filho Eli Gorayeb Reis Francisco Hermes da Silva Franklin José Barbosa de Carvalho Genival Batista Sevalho Jânio Kleber Neves Jorge Luiz Cordeiro da Silva Luiz Aparecido Bellan Maelson Anjo de Melo Marcelo de Figueiredo Arruda Melquíades Ferreira Campos Nelcimar Santos Aguiar Raimundo Erivaldo de Oliveira Pereira Raimundo Wilson Ferreira Canto Robero Lúcio Mendes Chaves Salim Jorge da Cunha Bezerra Ubiratã de Souza Monteiro Vicente de Paulo Castro Tavares Zaqueu Mendonça Pereira

PASTOR EMÉRITO

José João de Moreira Mesquita PASTORES AUXILIARES - SEDE CENTRAL E PEDRAS VIVAS

Arieuston Gomes de Araújo Netto Demetrius Dourado Farias Francisco Wellighton Gomes Farias José Iron Correa Dos Santos José Nery Teixeira Miguel Ângelo Castro de Oliveira Paulo César Diniz de Araújo Ricardo Marques de Lima Rogefferson Lopes Ramos Weslley Maciel Pardinho PASTORES AUXILIARES SUPERVISÃO DE CONGREGAÇÕES

Na capital: Jorge Luiz Cordeiro da Silva Julio Daniel Morales Junior Vicente de Paulo Castro Tavares No interior: Alcedir Sentalin Djard Cadais de Moraes João Wilson Nonato Vasconcelos José Eustáquio Fortunato Mário Sérgio Gomes da Silva Paulo César Belan Ubiratã de Souza Monteiro

DIÁCONOS

Equipe “B”

João Fábio Ferreira da Silva

Equipe “A” Adamor Soares Salvador Carlos Alberto Pinheiros Edson Nonato de Vasconcelos Everaldo Reis da Costa (Líder) José Carlos Martins Jorge Luís Figueiredo Leandro Pereira Salvador Equipe “B” Alvaro Luiz Serrão (Líder) Carlos André de Moraes Germano Ferreira Cabral Hidelbrando Lima Iderfonso Souza Pontes José Carlos BorgesRaimundo Mesquita do Nascimento

Equipe “A”

PASTORES COOP. - CONGREGAÇÕES

Antônio da Conceição Marinho Dam Lídio Barbosa de Carvalho Francisneto Guimarães da Silva Haroldo de Almeida Guerreiro Helio Evangelista Pereira Filho Jackson Moreira Gonçalves João Roberto Almeida e Silva Jorge Nunes de Barros Marcus Aurélio P. de Oliveira Marcos Vinícius de Lima Jaime Rafael Ferreira Campos Reinaldo de Almeida Guerreiro Ricardo de Albuquerque Pinto Rodrigo César C. Zacarias Sérgio Angelim Frota

DIÁCONO EMÉRITO

João Batista Oliveira

DADOS PARA DEPÓSITOS E TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS DA IPMANAUS

Razão Social: Igreja Presbiteriana de Manaus CNPJ: 04.462.511/0001-86 Envie a confirmação de depósito para: ipm_tesouraria@hotmail.com

Caixa Eco. Federal Agência 1043 Operação: 003 Conta: 1190-0

Banco Bradesco Agência: 1999 Conta: 62890-5

Banco Itaú Agência: 0071-0 Conta: 49944-6

Banco do Brasil Agência: 1862-7 Conta: 43653-4

Banco Santander Agência: 0199 Conta: 13-001882-2

Banco Santander Agência: 3433 Conta: 13-0005503

Pix: (92) 991329664

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Coordenação: Pr. Francisco Chaves dos Santos

Redação: Raquel Albuquerque e Igson Matos

PEDRAS VIVAS: Av. Pedro Teixeira, 2650 - Chapada, Manaus - AM. 69040-000

Diagramação: Angela Cristina e Karine Mendes

CENTRAL: R. Silva Ramos, 493 - Centro, Manaus - AM, 69025-030


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.