Correio do Norte - Edição 633

Page 1

Quinta-Feira

04

de Outubro de 2012

Ano XII - Nº 633 R$ 2,00

Em reta final Bi tem que explicar ausência do pai na campanha

Nesta reta final de campanha os problemas do candidato do PSB, o Bi, aumentam, a sua militância tem incitado os ataques contra os adversários e isso tem trazido sérios problemas e agora tem que se explicar com a comunidade porque não tem citado o pai, Amilton Lopes Bueno nos pronunciamentos e até escondido da campanha. Esta semana o caso se complicou depois que surgiram cópias do Jornal Tribuna do Paraná de Curitiba onde trás uma matéria policial onde o pai do Bí foi preso por estelionato, quando tentava aplicar um golpe no Carrefour.

Página 3

A verdade sobre a penitenciária em cambará Página 8

POLÍTICA

Beto Bonilha sofre mais uma vez ataques pelo facebook 3

POLICIAL

Segurança para as eleições terá 6,8 mil PMs e apoio da Polícia Civil 7


2

CURIOSIDADES

QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

Você sabe como Todos os pintinhos é fabricada a nascem mortadela? amarelos?

Mortadela (em Italiano, Mortadella) é um embutido feito de carnes de diversos animais, especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro. Existem duas teorias sobre a origem da palavra mortadela. A primeira indica que o recheio de porco que este enchido contém era, no passado, moído finamente, de forma tradicional, até chegar a uma consistência de goma, sendo usado para este efeito um almofariz, conhecido em Italiano como mortaio. O nome poderia, assim, ser proveniente da utilização deste instrumento. A segunda teoria sugere que o nome mortadela pode ser derivado de uma salsicha romana temperada com murta, em vez de pimenta, designada pelos romanos como farcimen mirtatum. A mortadela teve origem em Bolonha, na Itália. Um relato de uma linguiça similar à mortadela datado de 1376 pode ser a referência mais antiga da iguaria. Foi levada para a América Latina pelos imigrantes italianos, no início do século 20, sendo hoje popular no Brasil, na Argentina e no Uruguai. * Mortadela (propriamente dita Carnes de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separadas, até o limite máximo de 60%; miúdos comestíveis de diferentes espécies de animais de açougue (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras. * Mortadela Tipo Bologna Carnes Bovina e/ou suína e/ou ovina e carnes mecanicamente separadas até o limite máximo de 20%, miúdos comestíveis de bovino e/ou suíno e/ou ovino (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras. * Mortadela Italiana Porções musculares de carnes de diferentes espécies de animais de açougue e toucinho, não sendo permitida a adição de amido. * Mortadela Bologna Porções musculares de carnes bovina e/ou suína e toucinho, embutida na forma arredondada, não sendo permitida a adição de amido. * Mortadela de Ave Carne de ave, carne mecanicamente separada, no máximo de 40%, até 5% de miúdos comestíveis de aves ( Fígado, Moela e Coração) e gordura.

Hoje as aves comerciais (frangos de corte) possuem a coloração branca que fazem postura de ovos também brancos. Essas aves ao nascer possuem a cor amarela e como são muito comuns, existe um imaginário popular em que os pintinhos são sempre amarelinhos, mas existem outras linhagens de cores: avermelhados e pretos. A mudança na penugem fica mais fácil se compararmos aos bebês, que nascem com a pele rosada e macia e mais tarde assumem a cor branca e uma textura de pele diferente. O que determina a penugem que recobre o corpo dos pintinhos é a raça ou da linhagem da ave. Por exemplo os ovos marrons (avermelhados), os filhotes nascem com uma coloração creme avermelhada e na idade adulta, essas aves terão plumagem vermelha. Em fazendas, onde se cultivam a galinha caipira é possível ver pintinhos pretos, acinzentados e multicoloridos.

SIQUEIRA CAMPOS - RUA DOS EXPEDICIONÁRIOS,1525 - (43) 35713646 e-mailcorreiodonorte@correiodonortesc.comsite www.correiodonortesc.com TELÊMACO BORBA - AV. HORÁCIO , 779 - SALA 4 - GALERIA PUPO CENTRO /Fax: (42) 3272-1598 ocorreiotb@gmail.com

MATRÍCULAS ABERTAS

CIRCULAÇÃO: DIRETORIA GENESIS J. MACHADO Diretor Administrativo ELIZABETE GOIS Diretora Geral GERENTE DE NEGÓCIOS: Gilberto Alves Martins

EDITORES

Betty Gois, Isaele Machado, Isamara Maura Machado, Gênesis Machado.

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste Jornal e são de responsabilidade de seus autores. As fotos e os originais, mesmo que não publicados, não serão devolvidos.


QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

Em reta final Bi tem que explicar ausência do pai na campanha Os motivos são desde prisão e golpe em Siqueira Campos De Siqueira Campos Da redação Nesta reta final de campanha os problemas do candidato do PSB, o Bi, aumentam, a sua militância tem incitado os ataques contra os adversários e isso tem trazido sérios problemas e agora tem que se explicar com a comunidade porque não tem citado o pai, Amilton Lopes Bueno nos pronunciamentos e até escondido da campanha. Esta semana o caso se complicou depois que surgiram cópias do Jornal Tribuna do Paraná de Curitiba onde trás uma matéria policial onde o pai do Bí foi preso por estelionato, quando tentava aplicar um golpe no Carrefour. O pai do candidato até já pagou por seus erros, o que intriga alguns populares que querem saber o porquê o candidato não apresenta o pai e não deixa pedir votos, já que ele tem uma experiência no meio político, pois Amilton Lopes já foi candidato a prefeito e não se elegeu por poucos votos. Nos bastidores políticos os comentários são de que o pai do candidato está sendo escondido não só pelo ocorrido no Carrefour, mas por medo de algumas pessoas que também foram lesadas no passado e isso poderia trazer uma imagem negativa para a campanha. A reportagem procurou umas pessoas que foram lesadas, e encontrou um homem de bem que teve que vender animais e bens para pagar dívidas de Amilton Lopes. Pedro Português, como é conhecido contou que foi avalista do pai do candidato no passado e amargou um grande prejuízo, que só não foi maior porque um de seus parentes acabou pagando uma parte da dívida. Pedro Português contou à reportagem que depois de dizer que não iria votar no candidato Bí, em virtude do pai, membros da sua coordenação foram até a sua casa no início da campanha e até se comprometeram em pagar a dívida, mas não voltaram mais para honrar o compromisso. Pedro Português argumentou que tentou receber os valores judicialmente, mas desistiu depois que foi informado pelo seu advogado que Amilton Lopes não tem nada em seu nome.

3

www.colunamisterx.com.br PESQUISA OU ENQUETE? Um cidadão que não é lá essas coisas detonou o jornal correio do Norte e esse colunista por ter publicado uma pesquisa de opinião pública registrada no TSE onde obedeceu todas as normas e agora o cidadão sai as ruas vangloriando com uma enquete que foi divulgada por um jornal da região. Não questiono o Jornal, só quero lembrar o cidadão que vende ração escondido para não pagar impostos, que enquete não tem o valor de uma pesquisa registrada, pois a enquete não tem metodologia, não tem controle de amostra e pode ser feito por qualquer um. Então antes de falar, é bom prestar a atenção no que fala. ABUSADO Tem um candidato a vereador que tenta passar a imagem de religioso, do bom homem, mas no fundo não é nada disso. Esse cidadão foi marcado por sua vizinhança por "mexer" com uma criança, não é que o cidadão que é o tal, que não fala com pilantras e mais, é o tal do cidadão sem moral. FIM Chegou ao fim o horário gratuito eleitoral, também ninguém aguentava mais escutar certos políticos e seus militantes. Olha como tem gente sem noção, mas tem uns espertinhos que querem se dar bem na vida através da política. EM TOMAZINA, PROMETEU E NÃO CUMPRIU A candidata a vereadora, Vaninha do PV de Tomazina subiu ao palanque do candidato Luiz Farias em seu último comício para dizer que já foi apoiadora de Guilherme, mas desistiu porque ele não cumpriu as promessas. Em posse de um plano de governo de 2008 Vaninha cobrou as promessas feitas para trazer indústrias, na aquisição de terreno para parque industrial, neste setor Vaninha disse que nenhuma das propostas foram cumpridas. Vaninha disse que na educação também nada foi feito e ainda lembrou-se da promessa no auxílio do transporte dos estudantes universitários. Na saúde Vaninha discorreu o jornalzinho de campanha do candidato e disse que nada proposto em 2008 foi feito e ainda salientou que até de partido ele mudou deixou o 23 para ir para 55.

Reprodução de jornal da época

TOMAZINA Segundo informações uma emissora de televisão já fez contato em Tomazina para saber do vídeo onde Helinho ameaça um jovem de morte e seu filho Luizinho insinua que tem mais de R$ 400 mil para gastar na compra de votos e distribuição de certas básicas. Isso pegou mal para o prefeito e candidato a reeleição, os envolvidos além de parentes são da linha de frente da sua campanha.

Pedro Português

Beto Bonilha sofre mais uma vez ataques pelo facebook De Siqueira Campos O candidato do PSDB, Beto Bonilha e o seu vice, Paulo Leite vem sendo alvo de ataques na internet, esta é a segunda vez que os candidatos são atacados e sempre da mesma forma, através do facebook com perfis falsos. Os ataques tem a intenção de ofender e tentar incitar as pessoas contra os candidatos, mas desta vez os extremistas atacaram também funcionários da fábrica do Pró Tork, que fizeram uma passeata declarando apoio aos candidatos do PSDB e contra a violência verbal que sofreram por alguns militantes políticos. Para tentar desvirtuar o apoio que trabalhadores da Pro Tork estão dando ao Beto Bonilha, alguns militantes de outro grupo político teriam atacado dizendo que as mulheres que trabalham na empresa não tinham "boa índole" e isso gerou o protesto. Depois do protesto as fotos foram postadas nas redes sociais e depois clonadas e alteradas fazendo uma espécie de charges, denegrindo tanto as pessoas que aparecem nas fotos quanto os candidatos do PSDB. O delegado Juliano Fonseca informou que mais uma vez foi registrado Boletim de Ocorrência. "Estamos investigando, estamos montan-

POLÍTICA

R$ 63,1 MIL EM BEBIDAS E CARNES A Força Aérea Brasileira (FAB) abasteceu a despensa no fim do mês. O Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), subordinado ao Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), foi à feira e voltou com 1.617 litros de sucos e refrigerantes e 4.438 quilos de carnes. O total empenhado pela pelo GAP-BR com a compra foi de pouco mais de R$ 63,1 mil. A bebida mais abundante nos hangares será a Coca-Cola, que foi adquirida em suas versões normal e light, além dos vários sabores oferecidos por outras marcas geridas pelo grupo empresarial - guaraná, laranja e limão. Para garantir a longevidade dos refrescos, o GAP-BR comprou também nove cilindros de gás para refrigerante. Além disso, foram adquiridos sucos de maracujá e manga. A compra das bebidas foi empenhada por R$ 22,6 mil. SERVIÇO A Caixa Econômica Federal lançou o Atendimento Caixa ao Cidadão, novo canal de atendimento telefônico específico para serviços de cidadania. Pelo número 0800 726 0207, o cidadão pode obter informações sobre PIS, seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Cartão Social e Serviço de Informação ao Cidadão, entre outros. A expectativa do banco é receber 250 mil ligações por dia. CAIU A produção média diária de petróleo nos campos do país caiu 2,2% em um ano. Dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que, em agosto, a produção média diária de petróleo no Brasil foi cerca de 2 milhões de barris de petróleo equivalente (óleo e gás natural). BARGANHA Correntistas endividados com o cheque especial devem trocar a dívida por uma mais barata, como o crédito consignado. Mas é preciso cuidado para não voltar a ficar no vermelho, na avaliação do professor de finanças da Faculdade Ibmec Marcos Aguerri Pimenta."Os juros do consignado são bem menores que os do cheque especial. Cuidado apenas para isso não virar rotina, pois é comum as pessoas, além de pegar um crédito pessoal, acabarem entrando no cheque especial novamente ou no rotativo do cartão de crédito."

Montagem divulgada no facebook do o quebra cabeça dos perfis falsos, já ouvimos várias pessoas e a justiça já acionou o facebook que vai passar os dados das URL das pessoas que fizeram o perfil para que

possamos chegar aos criminosos" disse delegado. Juliano ainda lamentou a prática deste tipo de crime, segundo ele, são coisas que as pessoas poderiam evitar não só para não

ter o nome fichado na política, mas pelo bom senso, já que esse tipo de investigação toma tempo dos investigadores que tem muita coisa para fazer, ou seja, crimes para resolver.

Crime eleitoral A prefeita de São João da Barra (no Estado do Rio), Carla Machado (PMDB), foi presa na madrugada desta quarta pela Polícia Federal, acusada de formação de quadrilha e compra de votos. Para facilitar a eleição destes, ela oferecia dinheiro a candidatos da oposição para que desistissem de concorrer, segundo a PF.


4

GERAL / EDITAIS

QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

Indígenas concluem curso de formação de professores AEN Indígenas de 16 aldeias do Paraná concluem nos próximos meses o curso técnico de magistério no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais. Esta é a quarta turma a obter a certificação para exercer o magistério, atendendo à diversidade cultural e linguística das comunidades indígenas. A Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, na modalidade normal caingangue e guarani bilíngue, ofertada pela Secretaria de Estado da Educação, termina em dezembro. "Esta formação é uma conquista. Esta gestão tem procurado manter um diálogo constante com as lideranças das terras indígenas, com o intuito de saber as necessidades e demandas dos estudantes dessas aldeias", destacou a chefe

do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria, Marilda Diorio Menegazzo. O curso teve 13 etapas com duração de cinco anos, com aulas em Pinhão e finalização em Pinhais. O aluno caingangue Gabriel Kaji da Silva, da reserva Apucaraninha, em Londrina, contou que o curso incentiva todos que desejam melhorias em suas aldeias. "Mesmo longe da família em algumas etapas, encaramos o desafio. Os professores ajudaram todos a continuar a caminhada pensando sempre em melhorar a nossa realidade". Alcides Rodrigues da Silva, da Terra Indígena de Mangueirinha, destacou que foi valioso o tempo de formação. "Já tínhamos a vivência como professores, mas com o conhecimento adquirido fomos além e isso vai auxiliar ainda mais nossas crianças".

IDIOMAS - A diferença desta formação é o conteúdo voltado à cultura indígena com aulas também nos idiomas guarani e caingangue e currículo elaborado em conjunto com essas comunidades. "Incentivamos nossos alunos e contamos nossas experiências como forma de mostrar que com determinação alcançamos nossos objetivos", disse a aluna guarani Irismar dos Santos, da Terra Indígena de São Jerônimo da Serra. Outro aluno guarani Jucelio da Silva, da aldeia Laranjinha, de Santa Amélia, explicou que o Governo do Estado deu oportunidade de formação compatível com a realidade das comunidades. "Vemos o progresso das nossas crianças e sem o preconceito que algumas vezes ocorria em outras escolas fora da aldeia", completou o estudante guarani Edgar Martins, de São Miguel do Iguaçu.

Governo anuncia novas medidas para o sistema penitenciário

Indígenas em curso para professores

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA Estado do Parana PORTARIA nº 071/2012 DILCEU BONA, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica Municipal e da Lei Municipal nº 570/2003, pela presente; Considerando a criação da Procuradoria Geral do Município como órgão incumbido da organização dos serviços jurídicos da Administração Municipal; Considerando que referido órgão goza de tratamento e prerrogativas de Secretaria Municipal; Considerando que referido órgão será dirigido pelo Procurador Geral do Município, de livre nomeação dentre os Procuradores de carreira em efetivo exercício neste Município, nos termos do que dispõe o artigo 2º da Lei nº 766/2012; RESOLVE: Art. 1º - NOMEAR para o cargo em comissão de Procurador Geral do Município o servidor RONNY CARVALHO DA SILVA, RG nº 6.644.258-6, matrícula 450/1. Art. 2º - Pelo exercício do cargo de Procurador Geral do Município fica assegurado ao referido servidor a gratificação por função FG8 constante do anexo V da Lei Municipal nº 570/2003, cujo pagamento dar-se-á em dobro, nos termos do artigo 2º, §1º, da Lei nº 766/2012. Art. 4º - A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a portaria nº 04/2012. Comunique-se, publique-se, cumpra-se. Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 28 de setembro de 2012; 52º da Emancipação Política do Município. DILCEU BONA Prefeito Municipal

AEN O governador Beto Richa assinou o contrato para o fornecimento de alimentação para todas as unidades do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen). No total, o Estado vai investir R$ 62 milhões para assegurar a alimentação dos presos custodiados no sistema penitenciário paranaense. Richa também autorizou a contratação imediata de 123 agentes penitenciárias femininas e a realização de novo teste seletivo, em novembro próximo, para contratar 515 agentes de carceragem. Foi autorizada a prorrogação, por 120 dias, dos contratos de 355 agentes de carceragem que atuam em delegacias de polícia em todo o Estado. As decisões foram anunciadas nesta segunda-feira (01/ 10), durante a terceira reunião dos secretários de Estado da Justiça, da Segurança Pública e da Administração, com o secretário-chefe da Casa Civil e o chefe de gabinete do governador. Com isso, fica assegu-

rada a criação de 2.000 novas vagas no sistema penitenciário do Estado. Pelo cronograma aprovado, a partir do próximo dia 15 de outubro começam as transferências de 500 presos de delegacias de polícia para a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, e de 230 presos de regime semiaberto para a Colônia Penal Industrial de Maringá. Na mesma data inicia o processo de transferência de 600 mulheres custodiadas em distritos policiais para a unidade feminina de Piraquara. Num primeiro momento serão transferidas todas as presas da Delegacia de Quatro Barras, do 9º Distrito Policial de Curitiba e do Centro de Triagem 2. Outros 670 presos serão transferidos de delegacias para seis unidades do sistema penitenciário. Segundo estudo do Departamento de Engenharia e Arquitetura da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, as prisões poderão receber novas camas. “Esta decisão está rigorosamente de

acordo com resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça, que reduziu a exigência de 5% para 2% de celas de isolamento em cada estabelecimento penal”, afirma a secretária Maria Tereza Uille Gomes. De acordo com ela, a transferência garante que os apenados possam ter acesso a um amplo programa de educação e capacitação profissional que está sendo implementando em todas as penitenciárias do Paraná. “É um trabalho intenso para possibilitar a essas pessoas condições de plena ressocialização e reinserção no mercado de trabalho”, disse Maria Tereza. "Quando as ações públicas decorrem do trabalho conjunto, os resultados se potencializam e se estabelecem compromissos com metas e cronogramas. É o que está sendo realizado a partir da determinação do governador Beto Richa para dar impulso à questão prisional e de segurança pública no Estado", disse o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS Estado do Parana Resumo de Edital nº 11/2012 - Tomada de Preços OBJETO: Contratação de empresa especializada para implantar 1300m² de geomembrana a fim de viabilizar a implantação do sistema de drenagem de chorume em trincheira de disposição de resíduos sólidos urbanos no aterro sanitário do Município de Siqueira Campos, em regime de empreitada global, incluindo mão-de-obra e fornecimento de materiais. Conforme especificações constantes no Anexo I. VALOR: R$ 32.500,00. ENCERRAMENTO: Na Seção de Protocolo até as 09h30min do dia 17/10/2012. ABERTURA: 17 de outubro de 2012 - Hora: 10:00. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro nº 1837. INFORMAÇÕES E EDITAL COMPLETO: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 - Departamento de Administração (licitacao@siqueiracampos.pr.gov.br) Siqueira Campos, 02 de outubro de 2012. Ângela costa dos Santos Presidente Comissão de Licitação

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA Estado do Parana

OPOR TUNID ADE OPORTUNID TUNIDADE VENDO CELTA BRANCO, ANO 2001. TRATAR: (43) 9915-7134 - GUILHERME.


QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

LOCAL

5

Alunos do CMEI Nascente do Sol visitam os asilos da cidade De Siqueira Campos

Em continuidade as comemorações do "Dia dos Avós" e considerando que em primeiro de outubro é comemorado o "Dia dos Idosos", A direção do CMEI Nascente do Sol promoveu uma visita nos dois asilos da cidade. Aproximadamente 120 alunos participaram das visitas. Ao chegaram aos estabelecimentos eles foram recepcionados pelos idosos e tiveram a oportunidade de conversar com cada um deles. Para este projeto os coordenadores e professores do Cmei contaram com o apoio dos pais que fizeram doações de doces, bolachas, bombons, wafers e assim conseguiram uma grande quantidade produtos que foram distribuídos pelas crianças diretamente aos idosos. Antes da visita os alunos receberam informações sobre o tipo de vida dessas pessoas, a importância destas entidades e o que eles representam para a sociedade. De acordo com a diretora Silvia Adriana dos Santos, "É muito importante este contato das crianças

com os idosos para que desde pequenos possam aprender a dar o devido valor a estas pessoas que muitas vezes as famílias e a sociedade acabam esquecendo nestas entidades". A diretora ainda coloca que "Este trabalho foi gratificante para todos, pois as crianças tiveram um dia inesquecível podendo fazer o bem e proporcionar alegria através deste passeio e para os idosos também foi um dia especial ao receberem a visita "dos anjos" (como as crianças era chamadas por eles) que levaram mais alegria aos asilos e era possível ver nos olhos e no sorriso de cada idoso a alegria da visita e dos presentes que receberam". A direção do Cmei reconhece que a participação dos pais na doação das guloseimas foi fundamental para o sucesso das visitas e aproveita a oportunidade para agradecer aos pais, professores, educadores, motoristas e em especial a direção do Asilo São Vicente de Paulo e direção do Asilo dos Barbosas que abriram as portas destas entidades para receber os alunos do Cmei Nascente do Sol.

Alunos em visita ao Asilo

Eleições de domingo vão empregar meio milhão de urnas eletrônicas Agência Brasil A Justiça Eleitoral disponibilizou para as eleições locais do próximo domingo (7) o contingente de 501.923 de urnas eletrônicas para os 5.568 municípios do país, cujos eleitores vão escolher prefeito, viceprefeito e vereadores. A distribuição das máquinas para os locais de votação é de responsabilidade dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas no próximo domingo. Apenas no Distrito Federal, que elege governador e deputados, como os estados; e em Fernando de Noronha (PE), distrito estadual de Pernambuco sem autonomia administrativa, não haverá eleição. Além disso, os brasileiros que vivem no exterior também não participarão do pleito, porque votam apenas para escolher o presidente da República. Parte dos votos, nesta eleição,

será colhida por urnas biométricas. Serão mais de 7,5 milhões de eleitores identificados por meio das impressões digitais no momento da votação. De acordo com o TSE, as urnas biométricas serão usadas em 299 municípios de 24 estados. A intenção da Justiça Eleitoral é que, até as eleições de 2018, todos os eleitores do país sejam identificados pelas digitais antes da votação. Testes mostraram que nem todos os eleitores conseguem concluir a identificação biométrica. Na terça-feira (2), o TSE autorizou o envio de tropas federais (Exército, Marinha e Aeronáutica) para reforçar a segurança das eleições em municípios do Rio Grande do Norte, de Alagoas e Sergipe. Com isso, subiu para 268, em 10 estados, o número de cidades que receberão auxílio militar para garantir a segurança do pleito. Também estão recebendo tropas federais municípios dos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, da Paraíba e de

Tocantins. Na capital fluminense, tropas do Exército já estão em diversos pontos da cidade, apoiando a preparação das eleições. Nas demais cidades, os militares vão trabalhar apenas no dia da eleição. De acordo com o calendário eleitoral, amanhã é o último dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é o último dia para realização de comícios e propaganda política mediante reuniões públicas e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8h e as 24 horas. Do mesmo modo, só até amanhã poderá ser realizado debate entres candidatos. Pelo cronograma das eleições, esta quinta-feira é o último dia para que o juiz eleitoral envie ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação. Os partidos políticos ou coligações terão até amanhã para indicar o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral.

Credenciamentos aumentarão em 40% cirurgias de obesidade Agência Brasil O Ministério da Saúde habilitou três novos serviços de saúde para a realização de cirurgias indicadas para pacientes com obesidade grave. No início deste mês foram credenciados o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama, e o Instituto Virmond, em Guarapuava. O serviço do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, havia sido credenciado no início do ano. Ao todo, 13 serviços de saúde fazem estes procedimentos no Paraná. Com os novos credenciamentos houve um aumento de 25% no número de cirurgias neste ano e a perspectiva é que sejam ampliadas em 40% até 2013. No primeiro semestre de 2012 foram 1.253 cirurgias e no mesmo período de 2011, foram 1.011 cirurgias. "Fizemos uma reavaliação dos serviços e os que faziam o quantitativo de cirurgias abaixo do que está previsto na portaria nº 492 do Ministério da Saúde - (que regulamenta a realização das cirurgias bariátricas) foram descredenciados. Em tempo, indicamos o credenciamento de serviços em regiões que antes eram desassistidas, como Guarapuava e Umuarama, para facilitar o acesso dos pacientes que estão na fila de espe-

ra pela cirurgia", disse o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida. Os serviços credenciados devem oferecer assistência diagnóstica e terapêutica especializada, condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e equipe multidisciplinar adequados para o atendimento às pessoas portadoras de obesidade grave. CRITÉRIOS - Para entrar na fila de espera da cirurgia de obesidade grave os pacientes devem ser encaminhados pelos municípios através das unidades de saúde. Segundo a portaria, a avaliação inicial do obeso grave é feita por médico, na residência (saúde da família), em ambulatório (consulta especializada) ou em ambulatório de hospital credenciado/habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Paciente Portador de Obesidade Grave. "As cirurgias bariátricas feitas pelo SUS atendem critérios rigorosos porque os pacientes com obesidade grave apresentam uma maior incidência de doenças associadas, entre elas diabetes, hipertensão arterial (pressão alta), apnéia do sono, doenças pulmonares e problemas cardíacos. Tal situação clínica representa um maior risco cirúrgico", afirma o superintendente. De acordo com portaria do

MS, uma das indicações para a cirurgia é que os pacientes portadores de obesidade grave tenham IMC (índice de massa corpórea) igual ou maior do que 40, não tenham comorbidades e que não tenham respondido ao tratamento conservador (dieta, psicoterapia, atividade física, etc.), realizado durante pelo menos dois anos e sob orientação direta ou indireta de equipe de hospital credenciado/habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Paciente Portador de Obesidade. A cirurgia também pode ser indicada para portadores de obesidade grave com IMC igual ou maior do que 40, desde que tenham comorbidades que ameaçam a vida. Ou ainda para pacientes com IMC entre 35 e 39,9 portadores de doenças crônicas desencadeadas ou agravadas pela obesidade, desde que atendam aos critérios descritos na portaria. CONSULTA PÚBLICA - O Ministério da Saúde abriu no dia 24 de setembro deste ano a Consulta Pública n° 12 para reavaliar as normativas existentes para a assistência ao paciente portador de obesidade grave. As contribuições podem ser enviadas até o dia 14 de outubro. Acesse o texto da consulta pública no site do Ministério da Saúde www.saude.gov.br.


6

GERAL

QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

Dragagem do primeiro lote do Canal da Galheta será finalizada em 30 dias AEN Dois dos três trechos a serem dragados no primeiro lote da dragagem de manutenção do Canal da Galheta foram concluídos em Paranaguá. A área Bravo 1 foi completamente dragada e a área Alfa depende de alguns retoques, cerca de 5% do volume. O mau tempo dos últimos dias e o mar agitado atrapalharam os trabalhos. No entanto, mesmo com as dificuldades climáticas, a produtividade da dragagem está acima do estimado e os trabalhos no lote 1 – que abrange a entrada do Canal da Galheta até Paranaguá – devem estar concluídos em 30 dias. Agora, a draga chinesa Xin Hai Feng está realizando os trabalhos no trecho Bravo 2. Até agora, cerca de 45% do volume a ser dragado desse trecho foi concluído. “Estamos concluindo mais um dos compromissos do governador Beto Richa de regularizar as condições de navegabilidade do Porto de Paranaguá. Nos próximos meses, vamos fazer o mesmo para o Porto de Antonina”, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. Na área Bravo 2, que é a mais distante da área de despejo, a draga tem feito cerca de três viagens

por dia, porque o ciclo de trabalho da draga – que é contado desde a retirada do sedimento, ida e volta da área de despejo – está levando cerca de oito horas para ser concluído. Antonina – De acordo com Dividino, a próxima medida será o início dos trabalhos de dragagem do lote 2, que compreende o canal de acesso ao Porto de Antonina. “Esta dragagem será feita paralelamente ao trabalho que está sendo feito em Paranaguá. Uma segunda draga, de menor porte, virá para fazer o serviço”, disse. O lote dois prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos. Para isso, será usada uma draga com capacidade de cisterna de 5 mil metros cúbicos. A draga que está trabalhando no canal de acesso ao Porto de Paranaguá é bem maior, com 17 mil metros cúbicos de cisterna, não sendo adequada para fazer os trabalhos em Antonina. A dragagem de manutenção do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina começou no dia 18 de julho. Com a dragagem, a profundidade do Canal da Galheta será restabelecida em 15 metros. Antes dos trabalhos, havia pontos com 13,10 metros de profundidade. O custo total da obra é de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa. O prazo de execução dos trabalhos é de seis meses.

A draga chinesa Xin Hai Feng

Após trocar cheque especial Brasil Carinhoso já tirou 2,8 por empréstimo mais barato, milhões de crianças da é preciso ter cuidado para extrema pobreza, estima não voltar ao vermelho governo Agência Brasil Correntistas endividados com o cheque especial devem trocar a dívida por uma mais barata, como o crédito consignado. Mas é preciso cuidado para não voltar a ficar no vermelho, na avaliação do professor de finanças da Faculdade Ibmec Marcos Aguerri Pimenta. "Os juros do consignado são bem menores que os do cheque especial. Cuidado apenas para isso não virar rotina, pois é comum as pessoas, além de pegar um crédito pessoal, acabarem entrando no cheque especial novamente ou no rotativo do cartão de crédito." De acordo com o Banco Central (BC), o crédito consignado, por ter taxa de juros mais baixa, tem sido usado nas renegociações das dívidas. A

taxa de juros do crédito consignado chegou a 23,6% ao ano, em agosto, com redução de 1 ponto percentual em relação a julho. Já a taxa do cheque especial ficou em 148,6% ao ano, em agosto. Pimenta lembra que os correntistas podem pedir ao gerente do banco para "cortar" o cheque especial e assim evitar a tentação de usar. "Outra saída, menos radical que cortar o cheque especial, porém de difícil execução, é acompanhar frequentemente o fluxo de caixa da conta-corrente. Um terceiro caminho consiste em ter uma aplicação, como poupança e CDB , com a opção de resgate automático quando o saldo da conta-corrente ficar negativo", orienta. Depois de ver a dívida do cheque especial crescer de forma descontrolada, o servi-

dor público Carlos Henrique Guilherme, 54 anos, optou pela opção "mais radical": pediu ao gerente para cortar o limite de crédito. Segundo ele, em 2005 a dívida chegou a R$ 10 mil, após meses de uso do cheque especial. A saída que ele encontrou foi negociar com o banco o pagamento em dez prestações. "Eu renegociei a dívida para sair da bola de neve." O servidor conta que, depois disso, para não voltar a precisar do cheque especial, adotou um hábito mais comum em cidades do interior - o conhecido caderninho de compras fiadas no comércio, como no açougue e na padaria, para pagar quando o salário entra na conta, no início de cada mês. "Hoje eu vivo com o que recebo de pagamento. Compro fiado na mercearia, no açougue, tudo perto de casa", diz.

Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (3) a lei que institui medidas do Brasil Carinhoso, entre elas o Benefício de Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância que complementa o Bolsa Família de forma a garantir renda mínima de R$ 70 per capita para famílias com crianças até 6 anos. Pago desde junho, o benefício já fez com que 2,8 milhões de crianças saíssem da faixa da extrema pobreza, de acordo com balanço do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A estimativa apresentada pela ministra do MDS, Tereza Campello, é de que, contabilizados pais e irmãos, o alcance chegue a 8,7 milhões de pessoas. "Aos que advogam que o Estado deve priorizar ações de inclusão no mercado de trabalho, repetimos, 40%

dos extremamente pobres são crianças", disse a ministra. Em setembro, o governo repassou R$ 182 milhões para pagamento do benefício do Brasil Carinhoso, segundo o MDS. O Brasil Carinhoso foi lançado em maio, por ocasião do Dia das Mães, mas dependia de aprovação do Congresso para ser convertido de medida provisória em lei. Ao sancionar a lei, a presidenta Dilma Rousseff disse que essa é uma das principais medidas do seu governo. "O Brasil dá passos refinando cada vez mais sua política social. Quando vamos a reuniões internacionais, percebemos que há grande respeito pelo Brasil nas políticas sociais que atraem a atenção de todos aqueles que têm o desafio de incluir suas populações", disse A ação integra o Plano Brasil

sem Miséria e inclui medidas como a ampliação do acesso à creche e pré-escola e ampliação de 66% dos recursos destinados à merenda escolar da educação infantil. Na saúde, o plano estende o Programa Saúde na Escola às creches e pré-escolas e prevê o aumento da distribuição de sulfato ferroso e vitamina A para crianças na primeira infância, além da entrega gratuita de medicamentos para tratamento da asma por meio da rede Aqui Tem Farmácia Popular. A lei sancionada hoje autoriza também o uso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para obras da rede pública de ensino. O RDC foi criado pelo governo para facilitar as licitações e os contratos da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.


QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

POLICIAL

7

Segurança para as eleições terá 6,8 mil PMs e apoio da Polícia Civil

Cerca de 6,8 mil policiais militares trabalharão no próximo domingo (07/ 10) em todo o Paraná para garantir a segurança nas eleições municipais. O efetivo é três vezes maior do que o de um domingo comum e 20% superior ao empregado na eleição de 2008. O esquema de segurança será reforçado pela Polícia Civil, que vai manter delegados e unidades de plantão durante todo o dia, e integrado também ao trabalho da Polícia Federal. Os policiais militares serão distribuídos por todos os colégios eleitorais do Estado, com maior concentração na capital e outras grandes cidades. Dos 6,8 mil escalados, 937 atuarão na capital e 600 na Região Metropolitana de Curitiba e litoral. A Operação Eleições passa a vigorar no sábado (06), às 8 horas, e segue até o momento que for necessário, depois do término do pleito. “A Polícia Militar colocará à disposição policiais para passarem a noite em colégios eleitorais após a distribuição das urnas”, diz o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, que detalhou o esquema de segurança em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (3). Haverá um policial da PM junto a cada juiz eleitoral do Estado. Em Curitiba, a PM terá uma central dentro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para onde serão encaminhadas as pessoas detidas. Para garantir a tranquilidade durante as eleições, as forças de segu-

rança pública vão trabalhar integradas. “As polícias Militar, Civil, Federal e todos os órgãos de segurança pública estão trabalhando dedicadamente para que qualquer conduta que possa prejudicar as eleições seja cessada. O nosso esforço é para a eleioção transcorra com tranquilidade em todo o Estado”,disse Bondaruk.

Nos grandes colégios eleitorais do Paraná, como Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, os detidos por crimes eleitorais serão encaminhados para fóruns ou unidades das polícias Militar e Civil. Nas pequenas cidades, os detidos serão encaminhados às delegacias. “Isto quer dizer que onde não há Polícia Federal, o papel de Polícia Judiciária recai sobre a Polícia Civil”, explica o comandante-geral da PM. LEI SECA – A Secretaria de Estado da Segurança Pública editou resolução que proíbe, em todo o Estado, a venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas no período compreendido entre as 6 horas e as 18 horas do dia 7 de outubro, para garantir a ordem e a tranquilidade públicas. “A obrigação de todo o cidadão é manter-se sóbrio para exercer um dos atos mais importantes da cidadania: o voto. Portanto, qualquer conduta que prejudique, moleste ou perturbe a tranquilidade da eleição deverá ser objeto da atenção e da ação da Polícia Militar”, diz Bondaruk.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk, fala sobra a Operação Eleições 2012 Quem for flagrado vendendo bebida alcoólica, dirigindo alcoolizado, perturbando a ordem ou apresentando estado de embriaguez será detido. O mesmo vale para quem for pego fazendo panfletagem para candidatos, carreata, transporte ilegal de eleitores, boca de urna e outras práticas vedadas pela Justiça Eleitoral. EFETIVO – O 1º Comando Regional da PM, em Curitiba, terá à disposição um efetivo de 937 policiais. No 2º Comando Regional, cuja sede é em Londrina, região Norte do Estado, haverá 1.700 policiais militares no

trabalho, dos quais 420 somente para Londrina. Para a área do 3º Comando Regional, com sede em Maringá, serão mobilizados 1.313 policiais militares, sendo 180 somente para Maringá. O 4º Comando Regional da PM (Ponta Grossa) contará com 883 policiais militares, além de 1.400 para o 5º Comando Regional da PM (Cascavel) e 600 para o 6º Comando Regional da PM (São José dos Pinhais). APOIO – No dia da eleição, todo o efetivo do Centro de Operações

Homem corta garganta da esposa durante briga Redação Bonde Um homem de 48 anos esfaqueou a própria esposa, de 49 anos, durante uma briga na noite de terça-feira (2), no jardim Tomassi em Campo Mourão. De

acordo com informações da Polícia Militar, a mulher foi encontrada deitada na cama com um corte na garganta. O marido da vítima confessou ter agredido a mulher com uma faca de cozinha durante uma discussão.

Segundo ele, os dois haviam consumido bebida alcoólica antes da briga. A mulher foi socorrida e levada para a Santa Casa. Já o agressor recebeu voz de prisão e foi levado para a 16ª SDP.

Homem é morto a tiros próximo a linha de trem Redação Bonde Um homem de 30 anos foi morto a tiros na noite de terçafeira (2). De acordo com informações da Polícia Militar, Lean-

dro Mendes Vilela foi encontrado nas margens da linha férrea, na Vila Mariana em Cornélio Procópio com vários ferimentos por arma de fogo. Uma equipe do Samu foi aci-

onada e chegou a levar a vítima até a Santa Casa da cidade. Porém, o homem sofreu uma hemorragia, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Setembro/12

Policiais Especiais (Cope) estará em regime de plantão. Os policiais permanecerão de plantão nas dependências do TRE, na capital. O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/Centro), anexo ao 1º Distrito Policial de Curitiba, centralizará o trabalho da polícia judiciária. Todos os delegados divisionais permanecerão no CIAC/Centro das 7h30 às 18 horas do domingo. As Subdivisões Policiais do interior deverão encaminhar relatório ao CIAC-Centro com resumo das situações. “Estaremos de prontidão para a

instauração imediata de procedimentos criminais contra quem perturbar a paz e o bem estar. A Polícia Civil está em alerta não só na capital como em todo o Paraná”, afirmou o delegadogeral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto. Nenhuma pessoa pode ser presa ou detida, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, a partir de cinco dias antes do início das eleições e até 48 horas após o encerramento do primeiro turno da eleição.


8

GERAL

QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

Carta aberta A VERDADE SOBRE A PENITENCIÁRIA EM CAMBARÁ Governo terá que torcer para eleger o maior número de prefeitos do PSDB para facilitar a implantação de projeto de ampliação do sistema io no Paraná. Se vencer ir as portas do município para que a penitenciár ia seja construída em Cambará. penitenciário vencer,, Luiz da Certano poderá abr abrir penitenciária penitenciár

De Cambará Da Assessoria

Reunião onde Luiz da Certano participou junto com demais lideranças com a Maria Teresa Uille Gomes

Reunião onde Luiz da Certano participou junto com demais lideranças com a Maria Teresa Uille Gomes

CONTRATO 06 PUBLICAÇÕES - R$ 166,00

vinda da penitenciária anteriormente. Em declaração amplamente divulgada pela mídia, o Certano disAs explicações da secretária da se que "o município de Cambará é Justiça, Cidadania e Direitos Hu- a primeira indicação da Secretaria manos, Maria Teresa Uille Gomes, da Justiça, Cidadania e Direitos Huque negou a intenção de se trazer manos para abrigar o presídio de uma penitenciária para Cambará, segurança máxima." ainda deixam dúvidas sobre a Portanto, nada está tão definiquestão. do quanto pensam os habitantes Ela afirmou em recente docu- cambaraenses. Cambará continua mento enviasendo a do à Câmara bola da vez A o q u e t u d o i n d i c a , a da secretados Vereadop o p u l a ç ã o c a m b a r a e n s e ria de Justires que seirá receber esse presente ça para imrão criadas de grego que é a peniten- plantação 6350 novas c i á r i a m a i s c e d o d o q u e de uma das vagas no sisimagina porque os recur- penitenciátema, mas para atender sos já foram liberados para rias previsas obras e o governo terá tas para o a demanda que implantar o projeto de estado. estadual é nequalquer forma. cessário a criação de cerEntenca de 12 mil vagas. O governo já da o problema divulgou os locais em que serão construídas as novas unidades priO déficit de vagas prisionais no sionais e a relação dos estabeleci- estado é um dos mais críticos do mentos que serão ampliados, o que país. Para complicar a situação, os vai aumentar a oferta em 5264 va- requisitos exigidos por lei para a gas. E as cerca das 7mil vagas que instalação desse tipo de projeto reainda restam para chegar as de 12 duz bastante a oferta de municípios mil necessárias? Para onde serão candidatos. E muitos dos que se enmandados esses detentos? A conta quadram, não querem saber de não bate. Serão precisas mais presídio, como é o caso de Cambaconstruções do que as que estão rá. sendo anunciadas pela secretaria. Há que se esclarecer que as Ao que tudo indica, a popula- notícias sobre a construção de uma ção cambaraense irá receber esse penitenciária surgiram no ano paspresente de grego que é a peni- sado, quando a cidade foi sondada tenciária mais cedo do que imagina para abrigar uma das novas uniporque os recursos já foram libe- dades prisionais que deverão ser rados para as obras e o governo construídas no estado. terá que implantar o projeto de qualLuiz da Certano declarou seu quer forma. envolviE mais do mento "O município de Cambará é que nunca, o nos estua primeira indicação da Secregovernador vai dos de taria da Justiça, Cidadania e precisar fazer o implantaDireitos Humanos para abrigar maior número ção da o presídio de segurança máxide prefeitos pospenitenma", declaração de Luiz Dias( sível, pois, seciária Luiz da Certano) em entrevista não correrá o demonsa jornal local quando apresenrisco de ficar trando tou o projeto à prefeitura de sem opção para t o t a l Cambará no ano passado. construir as noapoio, vas unidades, pois, foi porque o município precisa aceitar ele, como líder do PSDB, que proo projeto. videnciou a vinda da secretária de Em Cambará ele terá como op- Justiça ao município para oferecer ção o candidato a vice prefeito, Luiz a implantação do presídio. Dias(Luiz da Certano), que é do Depois de uma consulta popuPSDB. Em caso de vitória de Cer- lar em que se constatou que 92% tano, a porta estará aberta. Além dos habitantes eram contra a penidisso, o candidato a vice de João tenciária, a proposta foi recusada Mattar, demonstrou interesse na pelo executivo municipal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.