CADERNO PARATY 2024

Page 1

Festa é uma das maiores manifestações públicas e religiosas de matriz africana

11ª Festa de YEMONJÁ: grupo

Paraty

Mutuan recebe cortejo marítimo

A Rainha do Mar teve uma grande festa este ano. Incluída no Calendário Turístico Cultural há mais de 11 anos, a Festa de Yemonjá 2024 levou espiritualidade e muita cultura para o mar e para as ruas de Paraty. Com início na sexta-feira, dia 2° de fevereiro, o evento terminou no sábado (3), com a presença do grupo Mutuan, que ficou responsável por receber o cortejo Marítimo, após as festividades no mar. A festa, que é realizada há mais de 10 anos, foi aberta oficialmente com a palestra ‘Intolerância Religiosa’, ministrada por Tânia Amorim.

O Espetáculo ‘Marítima’, com Carolina Franco também faz parte da abertura do evento.

A Festa de Yemonjá Paraty 2024 contou com a articulação das casas de matriz africana de Paraty

e correalização logística e estrutural da Prefeitura de Paraty, por intermédio da Secretaria de Cultura.

A festa da Rainha do Mar busca valorizar as expressões culturais de origem africana e revelar os encantos das cantigas, batuques, vestimentas e do povo africano. A Festa de Yemonjá é uma expressão cultural popular afro-brasileira com saberes e fazeres peculiares, que por meio da prática simbolizada nas comidas, nas celebrações e demais atividades, resistem como uma identidade cultural dos povos de matriz africana. Essa é uma das maiores manifestações públicas e religiosas. O evento toma parte das ruas do Centro Histórico e dos terreiros espalhados por Paraty.

Vamos esclarecer que a grafia ‘Yemonjá’, embora pouco usual no Brasil, está correta.

Pré-carnaval de Paraty tem Orquestra Voadora, Lorenzo Thompson e Duda Lima

Paraty

O pré-Carnaval de Paraty foi um sucesso e sacudiu o público na quinta-feira (1º), com os blocos carnavalescos regionais e atrações como a Orquestra Voadora - Carna Beat Elétrico e Lorenzo Thompson- Festa da Black Music e Duda Lima, na Praça da Matriz, no centro da cidade. A festa foi até domingo (4). A folia marítima também reuniu milhares de turistas e paratienses no Festejos do Mar. A procissão marítima começou às 11h, do Cais de Turismo e a foi até a Praia Vermelha.

anos 357

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 2  DIÁRIO DO VALE
PARATY - ANGRA DOS REIS - NITERÓI Eu Amo Paraty

“É o maior calendário de eventos do Brasil”

Em entrevista exclusiva ao Jornal DIÁRIO DO VALE , o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, fala de como seu governo conseguiu transformar e colocar a cidade na rota nacional e internacional do turismo histórico, esportivo, cultural e ecológico. Vidal conta também sobre a consolidação do Calendário Turístico Cultural, dos investimentos em infraestrutura, meio ambiente, cultura, do aumento da arrecadação e dos 357 anos de Paraty. Afinal, foi em seu governo que a cidade conquistou dois importantes títulos: Patrimônio Mundial pela Unesco e Cidade Criativa pela Gastronomia.

1 – Diário do Vale - Prefeito, como o senhor avalia a consolidação do calendário de eventos de Paraty? Este ano serão realizados 65 eventos. É notório que na cidade não existe mais baixa e alta temporada. Como atrair investimentos e ainda cuidar do dia a dia da cidade?

R – Luciano Vidal - É o maior calendário de eventos do Brasil, se não do mundo. Nós ampliamos o calendário para além dos eventos que eram só turísticos e culturais – incluímos o artístico e a parte esportiva. Principalmente os eventos de esportes de aventura, como por exemplo o ‘Ultraman’, ciclismo, ‘XTerra’ e ‘Minimaratona de Paraty’, além do ‘Circuito Cervejeiro de Atletismo’, que também já é sucesso. E a UTMB, que realizamos este ano, a Ultramaratona Montanha Blanca, a maior corrida de montanha do mundo que nasceu e acontece nos Alpes da França, Itália e Suíça e, agora, em Paraty. A primeira edição foi no ano passado e já estão abertas as inscrições para 2024. Em 2023, tivemos 5000 mil atletas de 29 países e de 25 estados brasileiros e foram mais de 15 mil pessoas envolvidas. São, em média, dois eventos por mês em Paraty, e ainda estão previstos para este ano mais três grandes eventos, como o Festival Internacional de Cinema, em abril, o Festival de Orquestras e uma nova modalidade de corrida de praias desertas, que vai

acontecer na reserva ecológica da Juatinga.

2 – Diário do Vale – Vidal, como os eventos ajudam a transformar Paraty? O senhor poderia exemplificar a questão da geração de empregos, a ocupação de hotéis e pousadas, o movimento dos restaurantes e o aumento na arrecadação?

R – Luciano Vidal - Ampliamos, diversificamos e espalhamos os eventos em Paraty para dar condições a todas as comunidades de se organizarem e se movimentarem. Com esta gama de investimentos nas áreas de turismo, cultura e esporte, com um farto calendário, criamos diversas oportunidades para turistas e visitantes. Só no turismo, para este ano, são mais de 17 milhões de investimento, e isso mostra como estamos priorizando este setor. As divulgações e apresentações que estamos fazendo nos encontros e feiras – nacionais e internacionais – estão ajudando Paraty a ser bem reconhecida. Após os títulos de cidade criativa, em 2017, e patrimônio mundial em 2019, além da revolução de investimentos que estamos fazendo em saneamento básico, saúde, segurança, esporte, infraestrutura e meio ambiente, Paraty tem atraído público do mundo inteiro. Com isso, acabamos com a baixa temporada e a sazonalidade. O comércio está cheio e a cidade funcionando de segunda a segunda, mesmo fora de feriados. Pousadas chegando a atingir a sua maior ocupação da história de nossa cidade, aumentando a oferta de geração de emprego e renda e melhorando a economia local. Um estudo do Ministério do Trabalho, apresentado ano passado, mostrou que Paraty contribui para os 1/3 de carteiras assinadas da região Sul Fluminense. A cada 10 carteiras assinadas, 9 são ligadas ao turismo e cultura. Outro dado importante foi o último censo do IBGE, que destacou Paraty como uma das cidades que mais se desenvolveu da região sul Fluminense, com um crescimento de 20% de sua população. Frutos das melhorias que estão acontecendo na cidade em infraestrutura, saúde e educação boa e de qualidade, segurança etc. Além de boa para o turista, a

cidade está atraindo muitas pessoas para vir morar aqui. E ninguém sai de sua terra natal para outro lugar que não seja bom para se viver. Isso está acontecendo em nossa cidade histórica, graças a Deus. Ajuda também a melhorar a arrecadação de impostos com a construção civil e IPTU, ISS etc.

3 – Diário do Vale – O calendário não é planejado somente para turistas, O seu governo faz questão de fortalecer a cultural local, as comunidades costeiras. O objetivo é criar uma geração de paratienses para ajudar a manter as tradições caiçaras?

R – Luciano Vidal: O calendário não é só de turismo, como falei, mas também de valorização da nossa cultura local e nossos artistas, assim como inserimos no calendário os esportes de aventura. Hoje, a prefeitura contrata mais de 70% de seus shows e eventos de artistas, bandas, músicos e produtores culturais locais. Não há um grande evento que não tenha a contratação de artistas locais. No calendário de eventos incluímos também os festejos da Serra e do Mar, que são as festividades locais de cada comunidade. O turista vem para nossa cidade, mas ele quer ver o que tem de bom em nossa cultura caiçara, quilom -

bola, indígena, pesca artesanal e a agricultura familiar, dentre as danças, folclores e a diversidade de manifestações culturais. Isso faz a diferença de uma cidade turística que pode oferecer um cardápio de cultura, polos e atrativos para os turistas saborearem e conhecerem nossas manifestações culturais e comunidades ricas em conscientização ambiental e belezas naturais.

4 – Diário do Vale – Foi na sua gestão que Paraty recebeu dois prêmios importantes que colocam a cidade na rota do turismo histórico nacional e internacional. Os títulos de Patrimônio Mundial da Unesco e Cidade Criativa da Gastronomia estão fazendo a diferença na economia da cidade?

R – Luciano Vidal: Sim. Me sinto orgulhoso destes dois títulos, sendo o primeiro em 2017, como vice, junto com o prefeito Case, como ‘cidade criativa pela gastronomia’. E em 2019, recebi o título em cerimônia na Casa da Cultura como Cidade Patrimônio Mundial na modalidade ‘cultura e biodiversidade’, envolvendo os sítios históricos, nossas belezas naturais ambientais e nosso povo com sua cultura. Paraty é a única cidade do Brasil com este título, a única da América Latina e a única do mundo com três títulos internacionais, reconhecidos pela Unesco. Isso tem nos ajudado, e muito, em diversas mídias espontâneas, ajudando a divulgar nossa cidade gratuitamente. Eu fico encantado e maravilhado com tudo, por isso agradeço todos os dias a Deus, aos meus pais que já foram, Izidra e Toninho Vidal, pela criação e educação que me deram, aos meus irmãos, parentes, amigos que sempre confiaram em mim e a toda minha equipe de governo. Junto comigo, eles se empenharam e se dedicaram ao lado do nosso povo para conquistar essas joias raras, que são títulos. Essas conquistas estão transformando a realidade de nossa cidade, aumentando e trazendo turistas do mundo todo. O fruto disto é a cidade lotada de segunda a segunda, sem baixa temporada e sem sazonalidade.

5 – Diário do Vale – Prefeito, Paraty chega aos seus 357 anos e a cidade passa por uma série de transformações sociais, econômi-

cas e ambientais. Paraty cresceu, aumentou a arrecadação, o número de comércios. Como foi feito esse trabalho?

R – Luciano Vidal: Como eu falei antes, Paraty, segundo o último censo do IBGE, foi uma das cidades que mais cresceu e se desenvolveu no estado do Rio; cresceu 20%, enquanto as cidades vizinhas e de outras regiões diminuíram seu índice populacional. É a quinta cidade que mais cresceu no estado do Rio. Somos um dos maiores empregadores de carteira assinada da região Sul Fluminense, segundo informações do Caged. Ganhamos o prêmio do ranking no Inea/RJ sobre o ICMS verde e ficamos em primeiro lugar entre os 92 municípios do Rio. Isso mostra a nossa responsabilidade ambiental como a cidade mais conservada do estado. Ganhamos o prêmio da ‘Band Cidades Excelentes’, pelo segundo ano consecutivo, na categoria ‘governança, gestão fiscal e transparência’ entre as cidades até 50 mil habitantes. Nosso orçamento este ano saiu de R$ 366 milhões para R$ 460 milhões.

Agora vamos entregar no dia 28, que é o aniversário da cidade, uma série de obras, projetos e programa para comemorar os 357 anos. A Escola Técnica – tão sonhada pelos paratieneses e prometidas por todos os políticos e que nunca saiu do papel – se tornou realidade numa parceria com Instituto Federal. Isso sem falar das escolas de Praia Grande, Corumbê, as quadras da Chácara e da Barra Grande, a rede de água das comunidades da Praia Grande, Saco Grande e Ilha do Araújo; a tarifa zero no transporte público para as comunidades aos domingos e feriados na zona rural e a redução da passagem de 5 para 4 reais do programa acessibilidade para todos. Temos a obra da estação e saneamento básico, a estação de tratamento de esgoto e todo sistema da malha urbana, que será entregue em setembro. Lembramos também do Centro de Hemodiálise e Casa de Parto que ficam prontas até o final deste mandato.

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 3  DIÁRIO DO VALE

357 anos de Paraty

Patrimônio Mundial da Unesco e Cidade Criativa da Gastronomia, Paraty apresenta uma série de eventos, inaugurações e shows para comemorar aniversário de fundação

Eu amo Paraty

Paraty

A cidade de Paraty completa 357 anos na quarta-feira (28). Serão quatro dias de shows, homenagens e inaugurações em comemoração ao aniversário da cidade.

O prefeito Luciano Vidal preparou uma extensa programação de shows que acontecerão no centro. As festividades começaram no sábado (24) e vão até o dia do aniversário, 28 de fevereiro. Todos os shows são gratuitos.

Já passaram pelo palco, na Praça da Matriz: Paula Toller, Só Pra Contrariar, Jeferson e Suellen. Nesta terça-feira (27), a grande atração será o cantor sertanejo Zé Felipe que levantará o público com os

hits ‘Revoada no Colchão’, ‘Roça em Mim’, ´Saudade de Você´, ‘Vacilão’ e ‘Toma Toma Vapo Vapo’. Em todos os dias de programação terá apresentações de DJs e artistas da cidade.

Para finalizar as comemorações, a Banda do Síndico, formada por alguns integrantes da banda Vitória Régia, que acompanhou Tim Maia durante sua carreira, vai incendiar a plateia. A prefeitura também preparou uma grande surpresa para o público. Além do tradicional parabéns, com corte do bolo, um cortejo da Banda Santa Cecília, acontece na quadra da Igreja Matriz no dia 28 de fevereiro, após a Santa Missa na Igreja Matriz.

O chopp mais gelado da cidade.

@choperiadoluguiparaty

Venha almoçar e saborear uma comida caseira de verdade.

@turquinhoparaty

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 4  DIÁRIO DO VALE

Democracia do diálogo: retorno ao

Centro Histórico é

sucesso

Paraty

Um carnaval nota 10. Foi assim que muitos foliões se expressaram para aprovar as mudanças de roteiro no Carnaval Paraty 2024. Isso, depois que os organizadores dos blocos de Carnaval na cidade firmaram um acordo para permitir o retorno do desfile ao Centro Histórico. Nos últimos dois anos, a pedido dos moradores, o governo municipal foi obrigado a criar restrições à folia entre os prédios tombados. Desta vez foi liberado. Entre 9 e 14 de fevereiro, a folia tomou conta da cidade. A rede hoteleira registrou uma excelente taxa de ocupação.

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), disse que graças ao acordo com os líderes dos blocos, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), comerciantes e vereadores, foi possível conciliar os desfiles e a preservação do patrimônio histórico em um formato híbrido de festa. O cortejo dos blocos iniciou na Avenida Roberto Silveira, tendo parte do trajeto nas ruas do Centro Histórico.

Para Vidal, dessa forma foi possível preservar a acessibilidade e a presença de mais famílias paratienses acompanhando o desfile.

Ele disse que a prefeitura vai organizar uma consulta pública no site oficial para saber da população o que entende como formato ideal para os desfiles dos blocos de carnaval.

Além disso, para democratizar a festa e reduzir o número de foliões no Centro, a prefeitura colocou atrações em outros pontos da cidade durante a festa. Nos quatro dias de folia, Paraty foi palco de desfiles de blocos, com a presença de bonecos gigantes que criaram um espetáculo visual único. O cortejo de bonecos é uma tradição que encanta todas as idades, trazendo consigo histórias e lendas que refletem a riqueza cultural da cidade. Uma das atrações mais icônicas do Carnaval da cidade, o Bloco da Lama reuniu participantes corajosos que, ‘vestidos’ com a lama da Praia do Jabaquara, criaram um espetáculo irreverente.

O Carnaval no Centro Histórico teve um forte esquema de segurança regulamentado por decreto, e ambulantes trabalharam mediante cadastro na prefeitura.

Para diminuir geração de resíduos e riscos de acidentes, a prefeitura proibiu a venda de garrafas de vidro com o lançamento do projeto ‘Zero Vidro’ e a implementação do EcoCopo.

Carnaval por toda cidade:

Trindade, Tarituba e Prainha

O Carnaval de Paraty é um dos mais tradicionais do país. A festa acontece nas ruas, onde milhares de foliões vindos de todo o Brasil e de muitos países estrangeiros espalham-se pela cidade. Blocos carnavalescos circulam pelas ruas, uma tenda central é armada na quadra da Praça da Matriz, que recebe matinês, oficinas culturais para crianças e DJs. Além disso, para atingir um maior núme-

ro de foliões e levar alegria para todos, as festividades foram estendidas para locais mais afastados, como Trindade, Paraty Mirim, Tarituba e Prainha com apresentações de bandas locais. No bairro do Jabaquara, com praia próxima ao centro da cidade, aconteceram apresentações das tradicionais marchinhas de Carnaval com o tradicional Arrastão do Jabaquara, com os bonecos do Assombro -

sos do Morro que são uma atração à parte. A tradição de máscaras de papel machê foi ganhando força e já faz parte do Carnaval paratiense. É ali também que se apresentou o clássico Bloco da Lama, que se reuniu no sábado de carnaval, no final da Praia do Jabaquara, próximo ao mangue. O fundo lodoso é o suficiente para se “fantasiar” e sair nesse bloco famoso mundialmente.

Bloco da Lama completa 38 anos neste carnaval

Paraty

Ao completar 38 anos, um dos mais tradicionais blocos do carnaval de Paraty, o Bloco da Lama, reuniu mais de 5 mil foliões na Paria da Jabaquara, no sábado, dia 10 de fevereiro. A concentração foi no Campo de Futebol, ao lado do Quiosque do Vidinho. O evento começou às 13h com DJ Marcos Ferrari, depois show com Flávia Saoli e início do trajeto às 17h.

Principal atração do carnaval da Costa Verde Fluminense, o bloco há 38 anos convida os foliões a sujarem o corpo com a lama do man-

gue da Praia do Jabaquara. O bloco surgiu em 1986, quando amigos que estavam no mangue saíram pelo centro histórico da cidade e notaram que estavam irreconhecíveis. O bloco atrai a atenção pela sua originalidade e fantasias bizarras com suas máscaras irreverentes. Os organizadores e fundadores são Lúcio Congá, Marcelo Assis e Nilton Souza.

A cada ano o Bloco da Lama arrasta mais foliões com o propósito de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o carnaval de Paraty. O famoso ‘uga, uga, rá, rá’, saiu do mangue do Jabaquara para

o mundo e transformou o Carnaval de Paraty numa festa ainda mais democrática e diferente. O Bloco da Lama é puxado pela banda Santa Cecília.

A lama é obrigatória, dos pés à cabeça, entre os foliões. Mas a fantasia pode ganhar outros adereços: folhas, cipós, arame, papel. O trajeto é todo na Avenida Jabaquara; dura, em média, uma hora e meia, e termina com um saudável banho de mar. Em pleno sábado de carnaval. A lama, ninguém precisa levar para casa.

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 5  DIÁRIO DO VALE Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. CNPJ: 39.555.503/0001-69 Uma publicação do Diretor-Presidente: Luciano Rodrigo Pançardes - MTB 32.873/RJ diariodovale (24) 99926-5051 Jornalismo (24) 99234-8846 | Comercial diariodovale.com.br
Secretaria de Cultura Secretaria de Cultura

SEMANA SANTA

Portais do Centro Histórico revelam os Passos da Paixão

Evento acontece de 24 a 31 de março com festividades religiosas e culturais

Paraty

Iniciando o período de Páscoa, a Semana Santa é uma celebração religiosa expressiva em história, memória e fé. Quando turistas e até mesmo paratienses passam por eles, cotidianamente, poucos se dão conta da grandiosidade, mas por trás dos portais estão a história da última fase de Cristo

na Terra. Ao todo, são seis portais instalados no Centro Histórico representando o itinerário do costume, expressão muito utilizada anteriormente para descrever a via dolorosa. Estamos falando dos Passos da Paixão, materialização sociocultural do século 18 integrada à Semana Santa, que remontam às seguintes cenas:

FUTEBOL, MÚSICA E SOCIAL

Museólogo e arquiteto Júlio Cézar Dantas revela parte da história de Paraty em 2023

1o Passo - Representação de Jesus em oração no Horto das Oliveiras;

2o Passo - Prisão de Cristo;

3o Passo - Flagelação (açoites);

4o Passo - Coroação de espinhos;

5o Passo - Pretório (julgamento);

6o Passo - Subida para o calvário.

Manifestação cultural em diferentes aspectos, justamente por sistematizar saberes e fazeres perpassados ao longo do tempo, esse conjunto de elementos é originário de Portugal ainda sob o reinado de D. João 5o, o Magnânimo, fato esse que influencia o estilo dos retábulos, painéis, portadas e

recheios dos passos. O rococó é outra confluência artística marcadamente presente as peças em madeira mimetizadas com traços e cores de mármore.

A celebração mantém-se preservada por lideranças católicas, assim como pela população. O festejo leva para as ruas do Centro

Histórico a Procissão do Encontro, a Procissão do Enterro e a Procissão do Fogaréu, aonde devotos conduzem tochas e velas a partir da meia noite no intuito de simbolizar a prisão de Cristo

“Tudo se inicia aqui na Igreja Matriz”, explicou o museólogo e arquiteto Júlio Cézar Dantas que, em 2023, iniciou pelo Museu de Arte Sacra de Paraty e pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios as visitas aos portais espalhados pelo bairro histórico.

XVII Fest Juá une sete comunidades de costeira

Uma festa do futebol e da música, acompanhada de uma grande ação social. Assim será a XVII Fest Juá, que acontecerá de 14 a 17 de março. O evento é organizado pela Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Esporte. Em janeiro, uma reunião no Pouso da Cajaíba acertou os detalhes finais do evento de 2024. Segundo o secretário de Esportes de Paraty, Fabrício Oliveira, os moradores e a Secretaria de Esporte estão unidos para que o evento seja um sucesso. O Fest Juá é um evento tradicional da costeira de Paraty, mais especificamente na região

onde se localiza a Reserva Ecológica da Juatinga.

“O Fest Juá une sete comunidades de costeira em prol do futebol. O evento proporciona às comunidades envolvidas um grande momento de reflexão, união e organização entre elas. O evento é realizado em quatro dias; no primeiro dia acontece a ação social onde são realizados diversos atendimentos, durante os três dias o torneio de futebol é realizado durante o dia e a noite tem apresentação de bandas locais”, explicou o secretário.

Ponta Negra recebe, em março, 12ª Mostra Maré Cheia de CINEMA

Paraty

A exuberante Praia da Ponta Negra, em Paraty, recebe entre os dias 28 e 31 de março, a 12ª Mostra Maré Cheia de Cinema. O Maré Cheia de Cinema foi criado em 2010, e é produzido pelo Coletivo João do Rio e exibe somente filmes brasileiros projetando na tela grande todos os gêneros cinematográficos, filmes de longa e curtas metragens de ficção, documentários e animação. Além da mostra de filmes, serão ministradas oficinas para crianças e jovens da comunidade, a 9ª Corrida de Canoa Caiçara e atividades socioambientais.

O evento também destaca uma abordagem ambiental em sua curadoria de curtas metragens, buscando alertar e colaborar para a preservação do santuário ecológico local. Uma oportunidade para

moradores e turistas adotarem atitudes sustentáveis.

Com o tema “A alegria é a prova dos nove”, frase conceito do escritor Mário de Andrade, a edição de 2024 foca na arte circense, explorando o riso e a emoção que essa forma de expressão proporciona, e presta uma homenagem a Benjamin de Oliveira primeiro palhaço negro do Brasil.

A realização é do Coletivo João do Rio e o apoio da prefeitura Municipal de Paraty, Secretaria de Turismo de Paraty, Paraty Convention Visitor Bureau, INEA - Governo do Estado do Rio de Janeiro, Reserva Juatinga, Assoc. Moradores e Amigos da Praia Negra, Barqueiros de Ponta Negra, Casa Benedictos, Lanchonete Caiçara, Restaurante da Marta, Restaurante Por do Sol, Empório de Ponta Restaurante, Vila do Teteco, MUTA.

SERVIÇO:

Contato:

Ronald Almenteiro 24 99957-2799

Hospedagem:

Praia de Ponta Negra, Paraty: Cachuca 24 99954-0180, Lidiane 24 999424984, Teteco 24 99991-8382, Ismael 24 99867-6456, Bob 24 99882-2724, Vaguinho 24 99928-4259, Cláudio Aquino 24 99956-8685, Tuane/Diogo 24 99954-9393.

Transporte marítimo:

Praia de Ponta Negra, Paraty: Na Vila Oratório há um apoio dos barqueiros, não havendo necessidade de reserva antecipada. Horário do píer 8h às 17h.

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 6  DIÁRIO DO VALE
Foto: Filipe Campos
Divulgação

Um novo olhar para o cinema atual

Evento quer incentivar o intercâmbio entre produtores, criar públicos e legitimar cada obra

Paraty

Contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, propor ações culturais através de fóruns, palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes gêneros e formatos e discutir estratégias para a distribuição dos filmes do festival. Esta é parte de uma extensa proposta do 1° Festival Internacional de Cinema de Paraty, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2024. Além de buscar

aprimorar o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, os organizadores querem contribuir para a formação de plateia para o cinema local e brasileiro. A programação apresentará uma diversidade de temas representados pelas regiões brasileiras. Esse é o grande propósito do festival: respeitar e incentivar a legitimidade de cada obra, garantindo um espaço para que a livre expressão de um idealizador tenha a oportunidade de chegar ao público

Para a 1ª edição são esperadas

aproximadamente 15.000 pessoas, entre estudantes de 10 a 18 anos e professores da rede de ensino de Paraty; público geral de 25 a 70 anos, entre homens e mulheres, residentes no Estado do Rio de Janeiro; turistas de outros estados; representantes dos filmes selecionados em outras regiões brasileiras; autoridades nacionais; artistas renomados; profissionais da indústria audiovisual brasileira e representantes do Trade Turístico Nacional, dentre outros. Será uma semana de Festival, com apoio da prefeitura de Paraty.

3ª BOSSA INSTRUMENTAL PARATY

Uma mistura de ritmos: do jazz ao blues, do samba a MPB

Paraty

De 5 a 7 de abril, Paraty se transforma na capital nacional da Bossa Nova. Neste fim de semana a cidade recebe grandes nomes do jazz, blues, samba e MPB para o 3° Bossa Instrumental Paraty. Os shows vão acontecer nos palcos instalados na Rua Santa Rita e na Igreja Matriz, no Centro. A programação reúne artistas locais e convidados

consagrados do cenário da música nacional. Os repertórios variam da bossa tradicional ao jazz, passando pelo samba e MPB. Nos intervalos dos shows, quem comanda o som são os DJs. O Bossa Instrumental Paraty é um evento que reforça a vocação turística da cidade – reconhecida como Patrimônio Mundial e Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, e pelos seus inúmeros eventos culturais

Festa do Divino Espírito Santo é Patrimônio Cultural Brasileiro

Paraty

A Festa do Divino Espírito Santo de Paraty, a mais conhecida manifestação popular da cidade, foi declarada Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em sessão realizada em 3 de abril de 2013. Em 2024, a festa comemora 11 anos da titulação reconhecida pelo Iphan. O evento acontece de 10 a 19 de maio.

A Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o início do século XVIII. É realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), em homenagem a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por ser de grandes proporções, a organização se inicia um ano antes de sua realização, quando um “festeiro” escolhi -

do pela Paróquia administra dezenas de voluntários em atividades religiosas e profanas. A Festa do Divino é uma realização da Paróquia de Paraty em parceria com a Secretaria de Turismo. São esperadas cerca de 5 a 10 mil pessoas no evento, sendo o segunda final de semana o mais movimentado.

A programação dura nove dias, com atividades como missas, ladainhas, leilões, bingos, apresentações de danças típicas e música e a montagem de uma tenda onde são vendidos quitutes e bebidas típicos. Uma das características mais interessantes da festa é observar que, ao longo dos séculos, consegue manter o mesmo espírito

Painéis, Debates, Fóruns e Palestras

Durante toda semana do evento, serão realizados painéis, debates, fóruns e palestras, com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira; profissionais do setor de Economia Criativa; exibição de filmes e Palestra do MIS RJ, com a presença de autoridades e representantes do Trade Turístico do Estado do Rio de Janeiro e de outros locais. Com realização e curadoria

de Bruno e Jane Saglia, o evento será realizado pela primeira vez no Litoral Sul do estado do Rio, e reunirá expoentes do audiovisual, de extrema relevância em todo o país e no exterior. A 1ª Edição do Festival de Cinema de Paraty será uma Mostra Nacional de Cinema, com característica competitiva, participativa, informativa, de conexão e projeção internacional. As inscrições para os realizadores serão abertas para todo o território nacional.

11º UB 515 vai reunir 42 ultramaratonistas em Ubatuba e Paraty

A 11ª Edição do UB515 Brasil Ultra Triathlon – Campeonato Sul-Americano de Triathlon de Ultra Distância, vai reunir 42 triatletas em três dias de evento. A Edição Ano Onze do UB515 será realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2024. A cidade de Ubatuba-SP é a sede do evento, mas Paraty também recebe atletas e staff. O percurso será o mesmo de 2023. No primeiro dia, os atletas vão

nadar 10km na praia do Perequê-Açu em 5 voltas de 2km e pedalar 145km de Ubatuba, SP até Parati RJ, em percurso de ida e volta. No segundo dia os Ultramans farão o ciclismo de 276km de Ubatuba em direção a Serra de Lídice, em Rio Claro, em percurso de ida e volta. No terceiro dia, 84,4 km de corrida.

O evento tem apoio da prefeitura de Paraty.

comunitário, religioso e folclórico do começo. Apesar de algumas adaptações à realidade atual, o Divino continua o mesmo em seus princípios básicos de compaixão e compartilhamento. O último final de semana do evento é o mais intenso, quando acontece o almoço comunitário servido no Centro Histórico, apresentações de danças típicas e shows musicais entre outras diversas atividades. O encerramento acontece após a última procissão, quando o festeiro daquele ano entrega a Bandeira Mestra ao festeiro do ano seguinte.

@Sabordaterraparaty

+55 24 3371-2384

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 7  DIÁRIO DO VALE
1° FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY
Fotos: Divulgação
FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 8  DIÁRIO DO VALE
FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 9  DIÁRIO DO VALE

Paraty

Considerado um dos eventos mais importantes e queridos do calendário artístico, cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Paraty, o Bourbon Festival Paraty - www. bourbonfestivalparaty.com.br –chega para a sua 14ª edição nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024, sexta a domingo, com a abertura da Orquestra Sinfônica de Paraty e o Favela Bass, projetos musicais de inclusão social de jovens que se consagraram dentro da programação do festival e em cortejos pelas ruas do Centro Histórico.

Sucesso de público em ambiente festivo, acolhedor e familiar, em 2023, a 13ª edição contou com apresentações antológicas de nomes como Jane Monheit & Ivan Lins, B.Negão & Blackmantra, Hermeto Pascoal, Kevin Gullage & The Blues Groovers e Ana Cañas, dentre tantos outros nomes. Agora, a 14ª edição do Bourbon Festival Paraty chega com dezenas de apresentações de artistas nacionais e internacionais

A New Orleans com sotaque bem brasileiro...

Paraty

De 31 maio a 2 de junho, a Ilha do Araújo, em Paraty, recebe o 29º Festival do Camarão. Idealizado com o objetivo de angariar fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo, o evento também marca o fim do defeso do camarão, período em que a pesca do crustáceo é proibida. Vários pratos da culinária caiçara são servidos a preços acessíveis, como o “camarão casadinho” e o bobó de camarão, e há também atividades recreativas e apresentações culturais.

A Ilha do Araújo é a segunda maior ilha de Paraty, e fica

que passarão pelos dois palcos principais, Palco Matriz e Palco Santa Rita, e em buskers. Sucesso nas edições anteriores, também tem jazz itinerante na Kombi e música dentro da igreja. Tudo feito com amor, totalmente gratuito,

para espalhar mais de doze horas de música todos os dias, para todos os públicos. Além de uma exposição de fotografia e workshops. Com muito orgulho da história que construiu, com os fãs que conquistou e com a música

ILHA DO ARAÚJO RECEBE O 29º Festival do Camarão em Paraty

bem próxima do continente (300 metros na menor distância), em frente à Praia Grande (10km ao norte de Paraty na Rio-Santos). O festival acontece junto à Igreja de São Pedro e São Paulo, onde se concentra a comunidade caiçara que lá vive.

O que seria apenas uma celebração idealizada para arrecadar fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo, acabou se transformando num dos mais tradicionais e importantes eventos do Calen-

21ª Edição da Meia

Maratona deve reunir

mais de 1.200 corredores

A Meia Maratona da Move Eventos, realizada em parceria com a prefeitura de Paraty, chega a sua 21ª edição. A prova acontece no dia 19 de maio. As inscrições já estão abertas. A prova terá percursos de 3k, 5k, 10k e 21k. Segundo a organizadora, Elisa Abdalla, a cidade espera receber cerca de 1200 atletas de Paraty, municípios vizinhos e até de outras regiões e estados. O evento é organizado pela empresa Move Eventos. Mais informações no Instagram @moveeventos.

dário Turístico e Cultural de Paraty. O Festival do Camarão acontece há 30 anos na comunidade da Ilha do Araújo e marca o fim do defeso do camarão, período em que a pesca é proibida em benefício da promoção e recuperação do estoque pesqueiro, a fim de evitar a extinção. De 31 de maio a 2 de junho, a Ilha do Araújo se transforma.

que transborda em clima de festa e harmonia pelas ruas de pedra da maravilhosa cidade histórica, o Bourbon Festival Paraty é reconhecido por ser um dos eventos que mais movimenta a economia e o turismo da região. Realizado

pela Prefeitura de Paraty, através de sua Secretaria de Turismo, em parceria com o Bourbon Street Music Club, a 14ª edição do Bourbon Festival Paraty apresenta em breve a sua programação completa.

“Sou apaixonado por Paraty e ainda fico ansioso com a chegada de mais uma edição do Bourbon Festival Paraty. No 14° ano do Festival, a Cidade Histórica vai nos acolher como sempre fez durante a nossa parceria - com muita música nacional e internacional, na harmonia festiva do público apaixonado pela união da boa música trazida pelo Bourbon em um lugar deslumbrante como Paraty. Estamos nos finalmentes da programação e já retornaremos com novidades”, disse o diretor e criador do festival e do Bourbon Street em São Paulo, Edgard Radesca.

Os shows são gratuitos e realizados em palcos e diversos locais de Paraty, um dos pontos turísticos mais belos e atraentes do Brasil, que se torna nessa época uma New Orleans brasileira.

2º Encontro de Cervejarias Artesanais reúne aromas, estilos, sabores e muito rock ‘n’ roll

Quinze torneiras, 10 estilos de chopes, muito rock ‘n’ roll e a celebração do título de Cidade Criativa na Gastronomia. Essa será a ‘pegada’ do 2º Encontro de Cervejarias Artesanais de Paraty, que acontece de 2 a 4 de maio, no Mercado do Produtor Rural, a partir das 18hs. O evento tem como princípio o fortalecimento do título de Cidade Criativa na Gastronomia, divulgando o produtor local, fomentando a cadeia comercial e injetando valor e receita ao município.

Segundo os organizadores, o encontro vai proporcionar aos

participantes, moradores e turistas, entretenimento com música, gastronomia e claro, acompanhado de uma boa cerveja.

Os chopes e as cervejas são produzidos por cervejarias locais e cervejeiros caseiros.

O evento conta com uma programação que inclui palestras, visitas guiadas nas fábricas, degustação das cervejas, praça de alimentação e duas apresentações musicais por noite.

O encontro tem apoio da Prefeitura de Paraty.

Circuito Cervejeiro chega a sua 5ª Edição

as cidades, contribuindo assim para seu desenvolvimento econômico”, explicou Farli Gandra, organizador do Circuito Cervejeiro.

O Circuito Cervejeiro de Corrida chega a sua 5ª Edição, em Paraty. O evento acontece no dia 4 de maio, em parceria com o Encontro de Cervejarias Artesanais. O circuito é para quem gosta de correr e é amante de uma boa cerveja, ou vice-versa. A concentração é na Cervejaria Caborê e não haveria lugar mais perfeito do que Paraty para receber os ‘atletas’. “O objetivo do evento é proporcionar uma experiência única aos participantes em correr alguns quilômetros fazendo paradas estratégicas para degustação de cervejas. O evento não tem caráter competitivo, os participantes fazem o percurso juntos na maior diversão.

Além disso, buscamos fomentar o turismo esportivo e cervejeiro, levando centenas de pessoas para

Na etapa de Paraty, o percurso de quatro quilômetros passa pelas praias do Pontal e Jabaquara. A cada quilômetro, um ponto de ‘hidratação’ com cerveja. Já imaginou a festa? No final sempre rola um show ao vivo pra galera confraternizar”, disse Murilo Monticeli, da Cervejaria Caborê. O evento que foi criado em 2015 é realizado em 12 lugares diferentes, dentre eles: Petrópolis, Ilha Grande, Penedo, Ibitipoca, Cabo Frio, Juiz de Fora, Paraty, Angra dos Reis, Búzios

As inscrições podem ser feitas pelo link: circuitocervejeirocorrida. com.br

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 10  DIÁRIO DO VALE
BOURBON FESTIVAL
14°
PARATY
Secretaria de Cultura
Divulgação
Divulgação

MARATY fará tributo a ELIS REGINA

Paraty

O MARATY, festival internacional que trará shows, filmes e workshops para a cidade histórica de Paraty entre 14 e 16 de junho, confirmou suas primeiras atrações nacionais: no grande palco montado na Praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico de Paraty, se apresentarão Ritchie, Renato Teixeira, Dona Onete, Terno Rei e Trio Mocotó.

O festival também revela a artista brasileira homenageada na edição de estreia: ninguém menos que Elis Regina. A genial cantora será celebrada com um debate sobre sua vida e obra e a exibição do documentário “Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você”, que narra a produção do álbum clássico, que completa 50 anos em 2024.

Além disso, o festival será aberto, na noite de sexta-feira, 14 de junho, com um show especial em tributo a Elis, concebido e dirigido pelo produtor musical João Marcello Bôscoli, filho da cantora. Ritchie, Renato Teixeira, Dona Onete, Terno Rei e Trio Mocotó se juntarão a outros nomes nacionais, e a pelo menos duas atrações

Fotos: Divulgação

internacionais, que serão anunciados nas próximas semanas.

Sobre o Maraty - A cidade histórica de Paraty receberá um novo festival de música livre – totalmente gratuito, democrático e inclusivo –, dedicado a estimular

O

alto e

Circuito de Festas Juninas chega a 10 bairros de Paraty em junho

Paraty

Paraty se prepara para receber a terceira edição do Circuito Sesc Jazz & Blues nos dias 7, 8 e 9 de junho. Grandes artistas internacionais e nacionais farão shows, com entrada gratuita, em palcos montados na Praça da Matriz e próximo ao Sesc Santa Rita. Em 2023, o saxofonista e trompetista multi-indicado ao Grammy, Bill Evans, o guitarrista e pianista americano de jazz/jazz fusion, Stanley Jordan, além da banda brasileira JAMZ, ganhadora do Prêmio da Música Brasileira e indicada a dois Grammys Latino, foram algumas das 12 atrações que se apresentaram na cidade histórica. Em 2024, os horários do festival se-

rão intercalados para que o público, estimado em 25 mil pessoas, possa desfrutar todos os espetáculos programados.

Acompanhe a programação do festival no perfil @circuitosescjazzeblues no Instagram e na página circuitosescjazzeblues.com.br

“O Circuito Sesc Jazz e Blues combina perfeitamente com Paraty! E o meu principal objetivo, enquanto representante da Fecomércio e Sicomércio na Costa Verde, é movimentar o setor do comércio e turismo, além de proporcionar entretenimento de qualidade a todos”, disse Essiomar Gomes, vice-presidente da Fecomércio-RJ e presidente do Sicomércio Costa Verde.

de São João no município. As fes-

Com uma programação específica em cada localidade e comidas típicas, o III Circuito de Festas Juninas de Paraty chega a 10 bairros da cidade e garante a manutenção das tradições culturais. O intuito é reviver e salvaguardar as tradições ligadas a festa de São João no município. As festas acontecem de 1° a 31 de junho e são organizadas pela Secretaria de Cultura de Paraty com o apoio da prefeitura.

As festas são tradicionalmente marcadas pelas homenagens aos três santos populares no Brasil: Santo Antônio, São João e São Pedro. Em Paraty, tanto nos centros urbanos quanto rurais, as festas juninas ganharam particularidades da cultura caiçara e se popularizaram, tendo como diferencial a introdução da ciranda e a gastronomia tradicional da cidade.

(24) 99813-0224 (24) 99984-7818 Experimente

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 11  DIÁRIO DO VALE
bom
o amor à cultura e a valorização da música de qualidade, independentemente de gênero. O Maraty tem curadoria do produtor musical João Marcello Bôscoli e do jornalista André Barcinski e produção de Leandro Carbonato. Jazz &
som do
Blues no Circuito Sesc Paraty
Rua Tenente Francisco Antonio, 63 Centro Histórico
Artistas nacionais e internacionais vão se apresentar gratuitamente na Praça Matriz e próximo ao Sesc Santa Rita
dro. Em Paraty, tanto nos centros

de experiências com múltiplas ações

Festa Literária Internacional de Paraty deve receber mais de 30 mil pessoas em sua 22ª Edição, em 2024

Paraty

À medida que os auditórios e tendas eram desmontados e o público de 27 mil pessoas voltava para casa, o Centro Histórico de Paraty ainda ressoava a vibração das ruas e praças cheias: talvez o dispersar de uma energia que, nos cinco dias anteriores, condensava-se para escrever mais um capítulo da biografia da Festa. O sucesso da 21° Edição de 2023 deve se repetir em 2024. Apesar de ainda não ter uma data oficial, o evento chegará a sua 22ª Edição com

a expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas na Cidade Histórica.

Muitas histórias foram contadas, e, a cada novo relato, era renovada a percepção de que a Flip é composta justamente por esse mosaico de experiências, que têm como ponto de partida comum as múltiplas ações que ativam o território durante os dias de celebração. O público encheu as ruas de Paraty para participar de todas as programações de Espaços Parceiros. A lotação de hotéis e pousadas chega

a quase 90% durante os dias do evento. Na 21ª edição, a Flip manteve tradições, refundou outras tantas e inaugurou novas formas de se fazer presente em Paraty. O Auditório da Matriz foi mais uma vez palco das 20 mesas da Programação Principal, onde aconteceram encontros entre alguns dos principais nomes da literatura nacional e internacional. Com curadoria de Fernanda Bastos e Milena Britto, a programação teve como Artista Homenageada Patrícia Galvão, a Pagu, e ainda celebrou a obra

de Augusto de Campos, o Artista em Destaque de 2023. Além disso, havia programações no Auditório do Areal, no Auditório da Quadra e nos 44 Espaços Parceiros. Entre todas as pousadas, editoras, embaixadas e iniciativas da praça aberta que se articulam nessa rede de hospitalidade que é a Flip, falamos de 144 parceiros: cada um deles dedicado a permitir que a cidade fosse tomada pelo intenso fluxo de leitores vindos dos mais variados lugares.

| Texto e imagens: Flip

Festa da padroeira mistura cultura e tradição há

Comemorada há mais de 300 anos em Paraty, a Festa de Nossa Senhora dos Remédios uniu, em 2023, tradição e cultura numa extensa programação de 10 dias. A celebração religiosa foi realizada pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e contou com apoio da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura. Em 2024, a festa acontece

de 30 agosto a 8 setembro.

Dois artistas paratienses chamaram a atenção da plateia: Laura Mariá, mestra quilombola do Campinho e Luis Perequê, cantor com 40 anos de carreira.

A festividade ainda guarda características passadas de geração em geração, como a participação de crianças vestidas de anjo durante a procissão

e a de coração com flores em papel produzidas pelas senhoras da paróquia. Antes de Nossa Senhora dos Remédios ser padroeira da cidade, essa representação era de São Roque. A festa tem origem na França, de onde se espalhou pela Península Ibérica e é celebrada em Paraty há mais de 300 anos, sendo a segunda festa mais tradicional de toda cidade.

séculos

Religiosidade, festejos e fazeres da cultura popular marcam a Festa de Santa Rita

Com duração de 10 dias, entre 12 a 21 de julho, a Festa de Santa Rita é comemorada num encontro que envolve a comunidade por meio de religiosidade, festejos, saberes e fazeres da cultura popular. “Advogada das causas impossíveis”, a celebração evidencia a santidade de Rita de Cássia.

Também faz parte dos festejos e expressões a decoração das casas com bandeiras brancas e amarelas. Incorporada às comemorações locais desde o século 18, a celebração é realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e conta com o apoio da Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Cultura.

Cartão postal de Paraty, a Igreja de Santa Rita é o palco da tradicional festa no Largo de Santa Rita que acontece desde quando a igreja foi fundada, em 1722. Nesta igreja funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty.

Festival da Banana e Produtos da Nossa Terra chega a sua 13ª edição

Paraty recebe, de 2 a 4 de agosto, o 13° Festival da Banana e Produtos da Nossa Terra. O evento acontece no bairro da Barra Grande. A programação conta com palestras e encontros técnicos voltados para a agricultura, com o objetivo de qualificar e fomentar a produção no campo. O público poderá desfrutar de diversas atrações culturais e educacionais, como shows, vivências agroflorestais, observação de pássaros e se deliciará com a Gastronomia Sustentável e produtos da Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa.

O evento tem apoio da prefeitura e é uma iniciativa da Cooperativa Pacova, que foi criada em 2005 com o intuito de viabilizar a comercialização de produtos dos agricultores do Assentamento do INCRA de Barra Grande, São Roque e Taquari. Atualmente, a Cooperativa PACOVA (banana na linguagem Indígena) é formada por 34 cooperados, tem como principal ativo a comercialização da banana in natura e seus derivados, tais como o doce e a banana- passa.

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 12  DIÁRIO DO VALE
Flip: um mosaico
Walter Craveiro
Divulgação

42º Festival da Cachaça

Cachaça produzida em Paraty recebe selo de Denominação de Origem (D.O.) de Cachaça do Brasil

Paraty

Realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga, o Festival da Cachaça é um dos eventos mais tradicionais da cidade, e do mesmo modo que ocorreu com a bebida que celebra – que lhe concedeu a distinção de um selo de Indicação de Procedência e fez com que algumas de suas marcas estejam entre as melhores do Brasil – passou por um gradual processo de requalificação. Organizado pela Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty – APACAP e pela prefeitura de Paraty, em 2024, o festival acontece de 15 a 18 de agosto e reúne espaço de convivência e gastronomia para a degustação

dos produtos da região e praça de alimentação. Os visitantes podem degustar as cachaças e saborear os pratos no mesmo ambiente, aproveitando uma programação musical local. As atrações são os estandes dos alambiques, exposição de artesanato e agricultura familiar, shows musicais, locais e regionais.

APACP recebe selo no INPI

Reconhecida nacionalmente e internacionalmente como uma das grandes produtoras da melhor e mais apurada cachaça artesanal, a cidade de Paraty conquistou, por meio dos produtores, o selo de Identificação Geográfica (ID)

com registro de primeira Denominação de Origem (D.O.) de Cachaça do Brasil, publicado pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A cachaça produzida em Paraty possui características únicas e que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar, tendo garantias de procedência de qualidade, atraindo mais turistas amantes de uma boa cachaça e aumentando a comercialização dentro e fora do Brasil. “Parabéns a Apacap e todos os produtores e proprietários dos alambiques Pedra Branca, Coqueiro, Engenho do Ouro, Paratiana, Corisco e Maria Izabel pela conquista”, disse o prefeito Luciano Vidal.

20 anos de Paraty em Foco

Paraty

Nas últimas duas décadas, o avanço tecnológico colocou a fotografia diante de um processo irreversível: a democratização. Com os celulares e câmeras profissionais mais acessíveis, camadas crescentes da população ganharam a possibilidade de registrar sua própria História, além da chance de criar e exibir obras visuais e de se inserir num mercado antes restrito às classes mais privilegiadas. Uma revolução com impactos ainda não inteiramente compreendidos.

Ao longo desses 20 anos, o Paraty em Foco, além de celebrar os grandes nomes da fotografia, acompanhou e abriu espaço para essa produção emergente, dentro de sua filosofia básica, expressa no lema “um evento para todos os olhares”. Apostou, também, no papel da imagem como instrumento de denúncia e cobrança, e na estreita relação com a comunidade paratiense, acreditando no Festival como promotor da edu-

cação visual e da própria cidade como destino turístico e cultural.

Em 2024, em sua 20ª. edição – o mais longevo entre os festivais brasileiros –, o Paraty em Foco pretende reforçar esses compromissos, mesclando o merecido destaque aos ícones da fotografia brasileira e internacional à discussão sobre os futuros caminhos desta que se tornou a arte mais praticada no planeta. O Primeiro Encontro de Festivais Latino-americanos de Fotografia, um dos destaques da próxima edição, integrará este debate, apresentando uma seleção apurada da fotografia Latino-americana.

Com uma lista de convidados diversa e inclusiva, exposições e debates gratuitos e uma série de intervenções pelas belas ruas do nosso Centro Histórico, faremos mais uma inesquecível festa da fotografia. Contamos com sua participação e apoio.

Este ano, o Festival Paraty em Foco acontece de 11 a 15 de setembro em diversos pontos da Cidade Histórica.

Neste dia tão especial, quero dar os parabéns à população desta cidade tão querida, pela qual tenho muito carinho.

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, Parat y é uma das cidades mais procuradas por turistas do Brasil e do mundo!

Me orgulho muito de ter sido o deputado estadual mais votado no município nas últimas eleições!

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 13  DIÁRIO DO VALE E MUITO MAIS! VEM PRO SUPER! FALE CONOSCO! @SUPERCARL AOSUPERMERCADOS /CARL AOSUPERMERCADOS ESTACIONAMENTO COBERTO RESTAURANTE CAIX AS DE AUTOATENDIMENTO O MAIOR HORTIFRUTI DA REGIÃO OFERTA TODO DIA LOTÉRICA TENDIMENTO REST SIGA NOSSAS REDES
357 n o s A R A T Y
carinho B v
Tradição

Paraty Brazil by UTMB entre as cinco

mais bem avaliadas do mundo

Em 2023, cidade recebeu 4 mil atletas de 29 países e mais de 15 mil pessoas

Paraty

A Paraty Brazil by UTMB encerrou sua 1ª edição em 2023 com sucesso, reunindo 4 mil atletas de 29 países diferentes, representando quase todos os estados brasileiros. O desafio teve quatro percursos - 24km, 33km, 55km e 108km - atravessando a exuberante Mata Atlântica, situada no coração do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Em 2023, os quatro dias de evento foram marcados por condições climáticas desafiadoras, com temperaturas elevadas provocadas pela onda de calor, testando ainda mais a resiliência dos atletas.

Com mais de 10 mil pessoas, entre atletas, acompanhantes e visitantes, o impacto econômico direto na cidade de Paraty alcançou a marca de R$ 30 milhões, consolidando o evento como um sucesso no calendário esportivo local.

“Entre as 40 provas do circuito internacional UTMB World Series, a Paraty Brazil by UTMB recebeu destaque, figurando entre as cinco mais bem avaliadas. Com essas conquistas em mente e olhando para o futuro, a Paraty Brazil by UTMB reitera seu compromisso com a excelência, a inovação e a promoção de Paraty como um destino esportivo de renome

mundial”, contou Rafael Miranda, diretor geral da prova

Em 2024, a segunda edição da maior prova de corrida de montanha do planeta, será entre os dias 19 e 22 de setembro, prometendo aprimoramentos nos percursos e a mesma quantidade de atletas e público. “Teremos muitas novidades nos percursos, trazendo novas trilhas e uma agenda cultural ainda mais rica. A Expo, ponto alto do evento, contou com marcas nacionais, locais e internacionais, gerando um faturamento incrível de R$ 1 milhão para os expositores. Para 2024, a expectativa é de crescimento, com mais de 30 expositores contribuindo para a diversidade e riqueza do evento”, explicou Rafael.

AS PROVAS

110km pela Mata Atlântica

Partindo do centro histórico de Paraty, ao nível do mar, os corredores viverão uma incrível jornada passando por praias, estradas de terra, trilhas e florestas da Mata Atlântica, cruzando o Parque Nacional da Serra da Bocaina até atingir o ponto mais alto do percurso, a icônica Pedra da Macela, a quase 2.000m de altitude

55km por trilhas inexploradas Largando do centro histórico e após passarem pelo trecho urbano, os atletas da PTR 55 já irão enfrentar sua primeira e dura subida, por um trecho inédito de Mata Atlântica preservada e inédi-

ta, dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Após voltarem para o nível do mar, os atletas irão iniciar a segunda e desafiadora subida chegando até a base da Pedra da Macela, durante o percurso os atletas terão a oportunidade de vivenciar muita Mata Atlântica e vistas paradisíacas da baia de Paraty.

Não terminando por aí o desafio, pois para retornarem a Paraty, os atletas deverão descer histórica e técnica Trilha do Ouro, trilha utilizada pelos portugueses durante o período das minerações para escoar o ouro do interior do Brasil para Portugal. Onde os atletas encontrarão pavimentações com mais de 200 anos no coração da Mata Atlântica.

35km com paisagens incríveis

Em um percurso por dentro de Mata Atlântica preservada, os atletas que quiserem se desafiador em um percurso longo, com grande variação de terrenos, mas com uma dificuldade técnica moderada, terão na PTR 35 uma ótima escolha.

Com uma largada no centro histórico de Paraty e após um trecho urbano, os atletas começarão a subir a Serra da Bocaina passando por estradas e trilhas que irão garantir uma vista para o mar de tirar o fôlego.

Com travessias de rios, matas fechadas e muito som de pássaros, os atletas dessa prova irão se maravilhar com as vistas paradisíacas da baia de Paraty e uma natureza farta de Mata Atlântica preservada

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 14  DIÁRIO DO VALE
UTMB World Series
3371-1259 @secretclub
(24)
Fotos: Eu Amo Paraty

VEÍCULOS DO GRUPO PANÇARDES DE COMUNICAÇÃO DIÁRIO DO VALE E A VOZ DA CIDADE BATEM RECORDES DE ACESSOS E SE CONSOLIDAM NO INTERIOR DO RIO COMO AS MAIS FIÉIS E SEGURAS FONTES DE INFORMAÇÃO.

DENTRE TANTOS PONTOS, VÍRGULAS E ASPAS, NOSSO TIMAÇO DE JORNALISTAS SE DEDICOU PRA CARAMBA, TUDO PRA QUE VC ENTENDESSE DE FORMA CLARA O QUE ACONTECE AO SEU REDOR.

FORAM MILHARES DE MATÉRIAS PUBLICADAS, MILHÕES E MAIS MILHÕES DE LIKES, VIEWS E COMPARTILHAMENTOS.

FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 15  DIÁRIO DO VALE
* Números referente à audiência dos dois jornais VISUALIZAÇÕES
MILHÕES
.
ALCANCE
MILHÕES
.
.
USUÁRIOS
MILHÕES
2023 COM CADA UM
VOCÊS, NÓS VIRAMOS MILHÕES DE LEITORES. FONTE
DE PÁGINAS SITE
+20.000
000
NAS REDES SOCIAIS
+4
500
000
ATIVOS NO SITE
+4.430.000 +85.000.000 VISUALIZAÇÕES NO INSTAGRAM MILHÕES
DE
FEVEREIRO | 2024 Calendário Turístico & Cultural Paraty 16  DIÁRIO DO VALE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.