10396 - Diario - Segunda-feira 25.03.24

Page 1

Segunda-feira, 25 de março de 2024 | Ano 32 • Edição 10396

LUTO NO SUL FLUMINENSE

Amigos e familiares dão adeus a Lula e Uiara Araújo

Fotos:

Ex-vereador de Barra Mansa e radialista faleceram neste final de semana

O fim de semana foi de grandes perdas para a região Sul Fluminense. No sábado (23), o radialista Uiara Araújo - ícone da Comunicação no sul do estado - morreu aos 64 anos no Hospital Munir Rafful, no Retiro, em Volta Redonda, vítima de complicações de um quadro agudo de leucemia.

No domingo (24), foi sepultado em Barra Mansa o corpo do ex-vereador Luiz Baptista de Barros, o

Lula, de 84 anos. Vereador por sete mandatos, presidiu a Câmara por cinco vezes e era figura marcante e presente no cenário político barra-mansense. Lula participou ativamente da política da cidade nos últimos 40 anos, como parlamentar, conselheiro e líder.

 GERAL | Página 2

Lula e Uiara Araújo deixaram seus nomes marcados na história do Sul Fluminense

Jovem é baleado na cabeça ao sair de boate, em Resende

Um rapaz de 19 anos foi atingido de raspão na cabeça por uma bala depois de discutir na saída de uma boate no bairro Manejo, na madrugada deste sábado (23). De acordo com a Polícia Militar, o rapaz

ORDEM PÚBLICA

teria discutido com homens que estavam em um Celta de cor escura. Durante o desentedimento, um deles sacou uma arma e efetuou o disparo.

 POLÍCIA | Página 4

'Tenda de Proximidade' irá a bairros de Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda lança nesta segunda-feira (25) a ‘Tenda de Proximidade’. O primeiro bairro contemplado é o Santa Rita do Zarur. De acordo com a Semop, o projeto irá percorrer todos os bairros do município, coletando dados de moradores para a criação de grupos de WhatsApp dedicados à segurança pública. Através da iniciativa, moradores que queiram auxiliar as forças de segurança serão incluídos em grupos de mensagens de colaboração mútua.

 CIDADES | Página 5

Paulo Dimas

VOLTAÇO

Contrato de Lucas Souza é válido até o fim de 2025

A diretoria do Voltaço anunciou no final de semana a contratação do zagueiro Lucas Souza, de 26 anos. O jogador terá contrato válido até o final de 2025. Lucas foi revelado pelo Goiás e estava no Joinville/SC, onde disputou o Campeonato Catarinense este ano.

Em 2021, o zagueiro dispu-

tou a Série C pelo Altos/ Volta Redonda – O Voltaço anunciou a contratação do zagueiro Lucas Souza, de 26 anos, para a sequência da temporada de jogos. O atleta assinou o contrato com validade até o final de 2025.

 ESPORTE | Página 6

Polícia Civil prende criminosos que espancaram homem na Ponte Alta

De acordo com as autoridades policiais, os quatro indivíduos estão associados à facção criminosa Comando Vermelho e teriam agido motivados pelo suposto ingresso da vítima em território sob controle da organização criminosa.

‘Maximun Fight’ Leva público ao Clube Municipal de BM

A competição, realizada neste sábado (23), contou com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) e teve a presença do prefeito Rodrigo Drable, que

.logiou o torneio e já anunciou a próxima edição: será em setembro.

 ESPORTE | Página 6

Angra dá início à vacinação contra gripe nesta segunda

 CIDADES | Página 5

IMPOSTO DE RENDA

Volta Redonda lança campanha de doação para fundos do idoso e da criança

 CIDADES | Página 5

Homem baleia companheira pelas costas, em Itatiaia

 POLÍCIA | Página 4

BP prorroga cota única do IPTU até 10 de abril

 CIDADES | Página 5

José

Suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco são presos

 POLÍCIA | Página 4

O grupo perseguiu e agrediu violentamente a vítima, desferindo-lhe vários golpes com socos e chutes na cabeça, utilizando capacetes de motocicleta como instrumentos de agressão. Segundo as investigações, os agressores acreditaram que a vítima estava morta quando ela perdeu os sentidos após a série de espancamentos.

A Polícia Federal prendeu neste domingo (24), durante a Operação Murder Inc, Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Rio (TCE), Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio. Eles são os principais suspeitos de mandar assassinar a vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves. Eles negam a participação no crime.

 POLÍTICA | Página 3

R$ 2,00
Reprodução
Público pôde presenciar grandes lutas no octógono Irmãos Brazão e delegado Rivaldo Barbosa são levados para presídio federal
Cruz/Agência
Brasil

Familiares, políticos e amigos se despedem do ex-vereador Lula

Luiz Baptista de Barros, o Lula, foi vereador por sete mandatos e morreu aos 84 anos, vítima de um câncer

Barra Mansa

A política de Barra Mansa sofreu uma grande perda. Foi sepultado neste domingo (24), o ex-vereador Luiz Baptista de Barros, o Lula, de 84 anos. Vereador por sete mandatos, presidiu a Câmara por cinco vezes e era figura marcante e presente no cenário político barra-mansense. Lula participou ativamente da política da cidade nos últimos 40 anos, como parlamentar, conselheiro e líder. O sepultamento ocorreu às 16h30, no túmulo da família, no Cemitério Municipal, no Centro, após velório na Capela 1. Dezenas de amigos, políticos de toda a região e familiares se despediram de Lula. A prefeitura e a Câmara de Barra Mansa decretaram luto de três dias. Lula era viúvo, pai de cinco filhos, avô de 13 netos e 10 bisnetos.

Drable: “Lula era um homem bom na essência”

O prefeito Rodrigo Drable decretou luto oficial de três dias em razão da morte do ex-vereador.

Ao DIÁRIO DO VALE, Rodrigo lembrou a lealdade do amigo.

“Lula foi um amigo leal. Um conselheiro experiente, mas resumo tudo a uma característica de valor incalculável: um homem bom na essência. Realmente um exemplo de bondade. Sua partida aconteceu cercado pela família e amigos que o amam. Ontem tive a oportunidade de me despedir. Fiz uma oração em silêncio, segurando sua mão e olhando em seus olhos. Que Deus te receba com uma grande festa, meu amigo. Você viveu uma vida tão rica de caridade, bondade, alegria, memórias incríveis, que a tristeza uma hora vai passar, mas a saudade nunca vai nos deixar. Decreto Luto Oficial por três dias”, ressaltou o prefeito.

Câmara decreta luto de três dias

O presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa, o vereador Paulo Sandro, lamentou o falecimento do eterno vereador Lula. Segundo Paulo Sandro, parlamentar por sete mandatos seguidos, de 1983 a 2012, e presidente da

Câmara de Barra Mansa em cinco mandatos (1991,2000,2004,2009 e 2019), Luiz Baptista de Barros contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade, sempre prezando pelo compromisso com a população barra-mansense”, diz um tre-

cho da nota envida à imprensa. A Câmara de Barra Mansa decretou luta oficial de três dias. O presidente do Legislativo lembrou da importância de Lula para Barra Mansa. “Lamento profundamente o falecimento do

meu amigo Lula, que me apoiou na última eleição de 2020. Barra Mansa não seria a mesma sem o trabalho responsável e dedicado de Lula, que foi mais que um vereador, foi um diplomata da cidade”, destacou Paulo Sandro.

Políticos lamentam a morte do ex-vereador e amigo

O atual secretário de Governo de Barra Mansa e vereador licenciado, Luiz Furlani, disse que a partida de Lula é uma perda irreparável para Barra Mansa e que foi uma honra conviver com ele. “A morte do Lula é uma grande perda da nossa cidade. Ele foi um grande vereador, figura política, e lutador pelo município de Barra Mansa. Eu tive a honra de trabalhar com ele como estagiário e como servidor da casa. Meus sinceros sentimentos a toda a família”, falou Furlani. O ex-deputado estadual Ademir Melo elogiou o legado deixado por Lula, a quem definiu como amigo de verdade. “O Lula deixa um legado de honradez. Quero ratificar toda minha admiração e carinho e fará muita falta. Os seus conselhos foram fundamentais para minha vida. Vai em paz meu amigo

de verdade”, disse Ademir Melo. O médico e ex-vereador por quatro mandatos, Francis Bullos, falou sobre como era a relação com Lula e dos laços interfamiliares que eles tinham. “Ele foi um companheiro todas as quatro vezes em que eu fui vereador. Eu tive como colega de bancada o Lula, sendo que a primeira vez estávamos no mesmo partido, no

PDT. O Lula foi um companheiro incrível, um batalhador, um grande orador. Escreveu muito da história contemporânea do município de Barra Mansa. Pela sua dedicação, pela intensidade do seu trabalho. Sou amigo de toda a família, dele. O Lula é bisavô do meu neto. Temos uma grande interligação familiar. Lamento e Barra Mansa perde muito, com a sua partida”, contou Francis.

Consumo de aço laminado na América Latina cresce 5,4%

Uiara

no rádio desde 1975, quando iniciou carreira na Rádio Siderúrgica Nacional

Volta Redonda

Foi cremado neste domingo (24), no Cemitério Portal da Saudade, o radialista Uiara Araújo, de 64 anos. Ele morreu na noite de sábado (23), no Hospital Munir Rafful, no Retiro, em Volta Redonda, por complicações de um quadro agudo de leucemia. Dezenas de amigos, profissionais da imprensa e familiares se despediram do “Guerreiro”.

Na sexta-feira (22), ‘o maior vascaíno da região’ publicou uma mensagem nas redes sociais, relatando que havia se sentido mal e tinha procurado atendimento no hospital. Devido ao seu quadro clínico, os médicos optaram por interná-lo. O seu estado de saúde

País

Dados da Associação Latino-Americana de Aço (Alacero), apontam que o consumo anual de aço laminado aumentou 5,4% na região em relação ao ano anterior, com 73 mil toneladas registradas, contra 69,3 mil toneladas, de 2022. O número ficou também acima dos balanços de 2019 e 2020 em 12,1% e 22,3%, respectivamente.

"Os setores da construção e automotivo foram os que mais mar-

caram o ritmo do consumo em 2023, com participação importante também do setor doméstico", destacou Alejandro Wagner, Diretor Executivo da Alacero. A produção de aço bruto em janeiro de 2024 somou 4.991,8 mil toneladas, 1,7% a menos do que no mesmo mês do ano anterior, mas 8,8% a mais do que dezembro passado. Quanto ao aço laminado, a produção de janeiro alcançou 4.572,5 mil toneladas, 3,3% superior ao mesmo mês do ano ante-

rior e 12,4% superior a dezembro passado. Destacam-se nesse setor os produtos longos, cuja produção aumentou 18,9% em janeiro, enquanto os produtos planos aumentaram 7,1% e os tubos sem costura ficaram com 5,9% a mais. As importações de aço de dezembro de 2023 foram de 2.084,9 mil toneladas, um aumento de 10,3% em relação a dezembro de 2023, mas 3,9% inferiores ao mês anterior. No acumulado de 2023, as importações estiveram

14,1% acima de 2022. Em matéria de exportações, em dezembro de 2023, foram registradas 678,0 mil toneladas, 9% a menos na comparação a dezembro de 2022, mas 26,7% superiores ao mês anterior. No total de 2023, as exportações estiveram 26,3% abaixo do ano anterior. A má notícia para a indústria é que o déficit comercial foi 44,5% superior ao do ano anterior, impulsionado por um aumento nas importações, que representaram 38% do consumo.

Revisão da vida toda: STF caminha para invalidar tese

País O Supremo Tribunal Federal (STF) deu um passo para inviabilizar a tese da chamada “revisão da vida toda”. Com o placar de 7 a 4, os ministros entenderam que o segurado não pode escolher a forma de cálculo mais vantajosa para a concessão de benefícios previdenciários. Assim, prevalece a regra de transição do fator previdenciário. O cálculo leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a expectativa de vida do segurado na data do pedido.

Antes da Reforma da Previdência de 1999, o cálculo considerava a média dos últimos 3 anos antes da aposentadoria. A lei, então, alterou o cálculo, que passou a ser a média de todo o tempo de contribuição. No entanto, estabeleceu, como regra de transição, a previsão de que o tempo começaria a ser contado a partir de julho de 1994 para aqueles que já estavam no sistema antes da publicação da lei. O INSS passou a adotar essa regra para todos os segurados.

REVIRAVOLTA NO CASO

A decisão do STF derruba seu próprio entendimento. Em 2022,

O STF entendeu que a regra de transição da Reforma da Previdência de 1999 (Lei 9.876) — que exclui os salários anteriores a julho de 1994 do cálculo da aposentadoria — é constitucional por não ter atingido as pessoas que já tinham se aposentado ou tinham o direito a se aposentar quando a lei foi criada. Com isso, os segurados ficam impedidos de utilizarem todo o período de contribuição com a previdência para fins de cálculo da aposentadoria.

o Supremo aprovou a “revisão da vida toda”, validando, assim, a tese do Superior Tribunal de Justiça de que os segurados do INSS têm direito de escolher a forma de cálculo mais vantajosa. Já em 2023 o INSS recorreu e todos os processos sobre o tema foram suspensos. O recurso ainda não foi julgado, mas na prática, a decisão da Corte inviabiliza a possibilidade da revisão, segundo o especialista em direito previdenciário Washington Barbosa.

Ele explica que a ação votada no STF questionava a constitucionalidade ou não da alteração das regras previdenciárias feita em 1999. O especialista afirma que a discussão da “revisão da vida toda” gira em torno justamente da validade dessa alteração para conceder ao segurado a escolha do cálculo mais vantajoso. “Então, se ele [STF] virou e disse que essa alteração do modelo

de cálculo, essa alteração do regime previdenciário é constitucional e que as pessoas não têm direito ao modelo anterior, a forma, a metodologia de cálculo anterior, fica claro que a revisão da vida toda seria afastada”, afirma.

Para Washington Barbosa, a mudança de entendimento do STF ilustra a falta de segurança jurídica existente no Brasil. Ele recomenda o que os segurados devem fazer a partir de agora.

“Primeiro você tem que procurar um advogado de sua preferência e confiança para que ele analise o seu caso concreto, principalmente se você tiver em algum momento ajuizado alguma ação discutindo a revisão da vida toda. Porque aí tem que ver a situação específica da sua ação, se ela transitou em julgado ou não, qual foi o motivo da decisão, para que seja decidida a melhor estratégia para conduzir o caso”, destaca. Fonte: Brasil 61

Radialista era um dos grandes nomes da comunicação da região Sul Fluminense

se agravou e Uiara acabou falecendo no sábado. O corpo do radialista será cremado em cerimônia reservada à família. Uiara deixa três filhos e quatro netos. Arquivo Pessoal

Ícone da comunicação na região Sul Fluminense

Uiara Araújo era um dos grandes nomes do radialismo e da comunicação da região Sul Fluminense. Ele iniciou a sua carreira em 1975, como operador de áudio da extinta, Rádio Siderúrgica e depois atuou como redator e repórter esportivo.

Em 1982, na extinta Rádio Nacional AM Volta Redonda, Uiara viveu a sua primeira experiência como comunicador, comandando seu próprio programa das 8h às 12h. Dois anos depois, o Rio de Janeiro conheceu o talento de Uiara Araújo. Por lá, ele trabalhou nas tradicionais rádios

Tupi e Nacional. O radialista retornou a região em 1993 e teve passagens marcantes pelas Rádios Stereo Sul de Volta Redonda e Agulhas Negras em Resende. Em 1994, migrou para a Rádio Sul Fluminense e depois para a extinta Rádio do Comércio. A forma marcante de comunicar levou Uiara à televisão, onde apresentou programas nas Tvs Record e Sul Fluminense (Band Rio Interior). Atualmente, ele trabalhava na Rádio Mix FM, em Volta Redonda e era diretor-executivo da Revista Siga.

Jornalistas e autoridades lamentam morte de Uiara Araújo

O diretor-geral do Grupo Pançardes de Comunicação, do qual fazem parte os jornais: DI- ÁRIO DO VALE e A VOZ DA CIDADE, Luciano Pançardes, lamentou a morte do radialista. “Uiara Araújo foi um profissional diferenciado que teve uma atuação marcante em todas as plataformas de comuni- cação na qual trabalhou. É uma grande perda para a comunicação da nossa região. Expresso os meus sentimentos à família, amigos e admiradores deste que é um dos grandes nomes da comunicação do Sul Fluminense”, disse Luciano. O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, através das suas redes sociais, lamentou a morte de Uiara, “Perdemos o nosso amigo Uiara Araújo, um dos maiores radialistas deste Estado. Parceiro de tantas jornadas, sempre teve a minha admiração pelo baita profissional que era. Obrigado por tudo, Uiara! Sei que você está em um bom lugar, então peço a Deus que console aqueles que ficaram”, disse o prefeito.

O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro, Eraldo Leite, que foi colega de trabalho de Uiara na Rádio Nacional, divulgou uma nota de pesar por conta da morte do radialista.

“Lamento profundamente a morte de Uiara Araújo. Profissional de grande competência e ser humano que era a docilidade em pessoa. Trabalhamos juntos na Rádio Nacional, quando veio de Volta Redonda para o Rio. Deus lhe dê o descanso eterno e conforte sua família. Assim seja!”, declarou Eraldo Leite.

O radialista Sérgio Luiz exaltou o talento de Uiara Araújo. “O Uiara vai fazer muita falta, porque no meu entender, além de ser um belo profissional, uma grande figura humana, eu o considerava o maior perguntador do rádio brasileiro. Isso ele mostrou quando estava na Rádio Tupi, onde ele entrevistava os artistas que estavam um pouco afastados da mídia. E dava um show, ele conseguia tirar água de pedra. Tinha um talento tão original, sensacional. Nós trabalhamos juntos

n a Rádio Sul Fluminense, e ele sempre foi um profissional corretíssimo, uma grande figura, um grande amigo”, disse Sérgio.

O jornalista e proprietário do jornal Foco Regional, Fernando Pedrosa, estava muito emocionado e lembrou de momentos com Uiara Araújo.

“Eu estou muito chocado, porque foi uma coisa inesperada e muito rápida. Convivi com o Uiara por mais de 40 anos. Nós fizemos muitas coisas juntos, no futebol, no jornalismo, cobertura de eleições. A gente sabe que todos nós vamos partir um dia, mas assim, uma coisa muito repentina, deixa a gente muito triste”, lembrou Pedrosa.

O editor chefe dos jornais Diário do Vale e Folha do Interior, Vinícius Ramos, também lamentou a partida de Uiara Araújo.

“Tenho um grande carinho pelo Uiara, que era um grande amigo, mas também pela sua trajetória no rádio, onde trabalhou comomeutioUbirajaraRamos. Meus sentimentos à família e que Deus o tenha em um bom lugar”, expressou Vinícius.

UBIRAJARA VAZ

LAMENTA MORTE DE UIARA ARAÚJO

O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Ubirajara Vaz, lamentou a morte do radialista Uiara Araújo. “Nossa região perde um dos maiores comunicadores e excelente profissional. Eu, particularmente, perco um amigo e a nossa Associação perde um grande parceiro, afirmou. Ubirajara lembrou que Uiara Araújo foi muito importante para a divulgação dos serviços prestados por sua entidade, seja nas rádios onde trabalhou, seja na Revista Siga, a que ele se dedicava atualmente.

“Uiara foi um profissional diferenciado, adorado pelos seus milhares de ouvintes e que sempre colocou o seu programa na defesa dos interesses da população. Uma grande perda para Volta Redonda e Estado do Rio. Que Deus conforte sua família e amigos”, concluiu Ubirajara Vaz.

2  Segunda-feira, 25 de março de 2024 GERAL Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretora Geral: Renata Pançardes Editor Internacional: Silas Avila Jr. Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br Atendimento ao cliente Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2262-7469 / (21) 97594-8659 Representante Comercial Exclusivo J.C. Representações e Publicidades Ltda LUTO NA COMUNICAÇÃO Radialista Uiara Araújo morre aos 64 anos
atuava
Lula participou ativamente da política da cidade nos últimos 40 anos Reprodução

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar

morte de Marielle

Entre presos estão Domingos e Chiquinho Brazão, e ex-chefe de polícia

Estado do Rio

A Polícia Federal prendeu neste domingo (24), durante a Operação Murder Inc, Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Rio (TCE), Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio. Eles são os principais suspeitos de mandar assassinar a vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves. Eles negam a participação no crime.

Foram cumpridos ainda 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, todos na cidade do Rio de Janeiro. A ação conta com a participação da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Também apoiam a operação a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação teve como alvos os autores intelectuais das execuções. São apurados ainda os crimes de organização

criminosa e obstrução de justiça. Domingos Brasão nega participação no crime, já Chiquinho Brazão havia divulgado nota no dia 20 de março, depois que a acusação de ser o mandante vazou na imprensa. A nota diz que ele estava “surpreendido pelas especulações” e afirmou que o convívio com Marielle sempre foi “amistoso e cordial”. Nas redes sociais, a irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, agradeceu o empenho da PF, governo federal, Ministério Público e ministro do STF Alexandre de Moraes. "Estamos mais perto da Justiça", considera Anielle. "Só Deus sabe o quanto sonhamos com esse dia! Hoje é mais um grande passo para conseguirmos as respostas que tanto nos perguntamos nos últimos anos: quem mandou matar a Mari e por quê?" Também nas redes sociais, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou que medidas tomadas desde o início do mandato do presidente Lula foram decisivas para o esclarecimento do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson

PSOL pedirá na Câmara cassação de Chiquinho Brazão

A bancada do PSOL vai pedir, na Câmara, a cassação do deputado Chiquinho Brazão (União Brasil). O PSOL entrará também com ação no Tribunal de Contas do Estado do RJ (TCE RJ), onde o irmão de Chiquinho Brazão, Domingos Brazão, também preso, é conselheiro. A Operação Murder Inc deteve também de forma preventiva o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil no Rio. De acordo com a Polícia Federal, também são apurados os crimes de organização criminosa e obstrução de justiça. Para Chico Alencar (PSOL-RJ), titular do PSOL no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, é urgente a cassação do deputado Chiquinho Brazão. “Imunidade parlamentar não pode virar impunidade pra lamentar”, destacou.

Marielle Franco foi vítima de um assassinato político, apontam investigações

Gomes. "O Governo Federal seguirá cumprindo o seu papel para combater essas quadrilhas violentas que cometem graves cri-

mes contra as famílias brasileiras. A continuidade das investigações vai com certeza esclarecer vários outros crimes", afirmou Pimenta.

Domingos Brazão é inocente e não conhecia Marielle, diz advogado

O advogado de Domingos Brazão, Ubiratan Guedes, afirmou, neste domingo (24), na sede da Polícia Federal do Rio de Janeiro (PFRJ), que não procede a acusação de que seu cliente foi um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

Domingos Brazão é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

Rio

Durante sua visita à Cápsula, o novo Centro de Inovação do Senac RJ, localizado na Candelária, centro Rio de Janeiro, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi recebido pelo presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, juntamente com o vice-presidente, Essiomar Gomes. O evento aconteceu nesta sexta-feira (22).

Para sustentar sua certeza quanto à inocência de Domingos Brazão, o advogado informou que conhece o cliente e acompanha o caso há dois anos.

Em rápida entrevista à imprensa, Guedes afirmou que Domingos Brazão “não conhecia Marielle, não tinha nenhuma ligação com Marielle”. Segundo o advogado, agora, cabe à defesa provar a inocência de seu cliente, indicou. Guedes foi enfático ao dizer que Domingos Brazão “nunca teve nenhuma ligação com a Marielle. Nunca, nunca”, insistiu. Ele reforçou que não procede a imputação contra seu cliente, que não teve “ligação com a Marielle politicamente”.

Rivaldo Barbosa é demitido de universidade onde lecionava Direito

A Universidade Estácio de Sá desligou de seu quadro o delegado Rivaldo Barbosa, que era professor de Direito desde 2003 e coordenador adjunto do curso desde 2022, segundo seu perfil na rede social LinkedIn.

O ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro foi preso neste domingo por envolvimento no planejamento do assassinato da vereadora Marielle Franco e do mo-

torista Anderson Gomes, em 2018. “A instituição informa que o professor não faz mais parte de seus quadros, e que já foram tomadas todas as medidas necessárias para sua substituição e para a continuidade das aulas. Reforçamos que nossa atuação é sempre pautada por princípios de ética, correção e não-violência e que a direção da unidade está sempre à disposição dos alunos para

qualquer necessidade”, disse a universidade por meio de nota.

Rivaldo Barbosa foi nomeado chefe da Polícia Civil pela Intervenção Militar na Segurança Pública do Rio de Janeiro, em 2018, e assumiu o posto na véspera do crime de que é acusado de envolvimento.

Em entrevista à imprensa um dia após o assassinato, Barbosa disse diante da família de

Marielle Franco que a polícia adotaria todas as medidas “possíveis e impossíveis” para dar uma resposta ao assassinato. “Estamos diante de um caso extremamente grave e que atenta contra a dignidade da pessoa humana e contra a democracia”, chegou a afirmar ele, que foi preso com os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão, que são acusados de encomendar o crime.

Em seu discurso de boas-vindas a Alckmin, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Queiroz Junior, expressou a preocupação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo com a exigência de vistos para visitantes dos EUA, Canadá, Japão e Austrália.

Ele ressaltou a força dos atrativos turísticos do Rio e manifestou esperança de que a suspensão temporária dos vistos, prevista até abril, seja prorrogada para avaliar seu impacto na economia e no fluxo de visitantes. Além disso, Queiroz destacou outra preocupação: a possível extinção do Programa Es -

pecial para o Setor de Eventos (Perse). Ele enfatizou a importância de ajustes, mas alertou que eliminar o Perse seria prejudicial para o setor, especialmente para eventos e turismo, e pediu o apoio de Alckmin nessa questão para possibilitar o empreendedorismo e a geração de empregos. Por sua vez, o vice-presidente Geraldo Alckmin começou seu discurso reiterando seu propósito de oferecer palavras de estímulo e gratidão, alinhando-se às preocupações dos empresários. Ele se comprometeu a investigar a questão dos vistos e mencionou progressos na reciprocidade com o Japão, prometendo esforços semelhantes com os EUA, Canadá e Austrália. Alckmin enfatizou a compreensão do governo sobre a importância do turismo para a distribuição de renda.

Durante o encontro, Alckmin também abordou assuntos como desburocratização das exportações, segurança alimentar, descarbonização e a crescente importância das energias solar e eólica para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Eleições 2024: confira as novidades para a propaganda eleitoral na internet

País

A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019 sofreu diversas alterações este ano, com o intuito de deixar mais claras e transparentes as regras relativas à propaganda eleitoral de candidatas e candidatas. Várias são as novidades introduzidas pela Resolução nº 23.732/2024 – aprovada em fevereiro –, incluindo um capítulo específico sobre conteúdo político-eleitoral e propaganda eleitoral na internet.

Segundo a norma, a propaganda eleitoral na internet será permitida a partir do dia 16 de agosto, sendo livre a manifestação de pensamento por meio da web. Contudo, poderá ser objeto de limitação se ofender a honra ou a imagem de candidatas e candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias, ou ainda se ou divulgar fatos sabidamente inverídicos.

Confira a seguir os principais pontos do Capítulo IV, que lista orientações, aos provedores de internet, candidatas, candidatos, partidos, coligações e federações partidárias, a serem observadas na campanha das Eleições Municipais de 2024.

MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO

Para os fins da resolução, conteúdo político-eleitoral é tudo o que versar sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, pessoas detentoras de cargos eletivos, pessoas candidatas, propostas de governo, pro-

jetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral. O provedor que preste serviço de impulsionamento de conteúdos político-eleitorais deverá manter repositório desses anúncios para acompanhamento do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência da publicidade contratada. Também terá de disponibilizar ferramenta de consulta acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório.

COMO PODE SER REALIZADA?

A norma permite a propaganda eleitoral em blogs ou páginas na internet ou redes sociais das candidatas e dos candidatos, de partidos políticos, de coligações ou de federações, desde que seus endereços sejam informados à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor estabelecido no Brasil.

A propaganda eleitoral também pode ser realizada por sites de mensagens instantâneas e aplicações de internet assemelhadas, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatas, candidatos, partidos, federações ou coligações, desde que não contratem disparos em massa de conteúdo.

E atenção: é vedada a pessoa natural a contratação de impulsionamento e de disparo em massa de conteúdo, bem como a remuneração, a monetização ou a

concessão de outra vantagem econômica como retribuição à pessoa titular do canal ou perfil, paga pelos beneficiários da propaganda ou por terceiros.

PROPAGANDA

PAGA NA INTERNET

Segundo a resolução, a norma ainda estabelece que é proibido veicular qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet. A exceção fica por conta do impulsionamento de conteúdos, desde que identificado de forma clara e que tenha sido contratado, exclusivamente, por candidatas, candidatos, partidos, coligações e federações ou por pessoas que os representem legalmente.

Além disso, a resolução proíbe a contratação de pessoas físicas ou jurídicas que façam publicações de cunho político-eleitoral em suas páginas na internet ou redes sociais.

IMPULSIONAMENTO, PROPAGANDA NEGATIVA E VEDAÇÕES

O impulsionamento de conteúdo em provedor de aplicação de internet somente poderá ser utilizado para promover ou beneficiar candid a tura, partido ou federação que o contrate. Vale ressaltar que a propaganda negativa é vedada tanto no impulsionamento quanto na priorização paga de conteúdos em aplicações de busca. Sobre esse ponto, a norma proíbe o uso, como palavra-chave, de nome, sigla ou apelido de

partido, federação, coligação ou candidatura adversária, mesmo que a finalidade seja promover propaganda positiva.

Também não é permitido difundir dados falsos, notícias fraudulentas ou informações gravemente descontextualizadas, ainda que benéficas à autora ou ao autor da publicação. Eventuais condutas que violem essas regras poderão ser objeto de ação que apure a prática de abuso de poder.

Outra vedação é a de circulação paga ou impulsionada – desde as 48 horas antes e até as 24 horas depois da eleição – de propaganda eleitoral na internet, mesmo se a contratação tiver sido realizada antes desse prazo. Nesses casos, caberá ao provedor de aplicação que comercializa o impulsionamento desligar a veiculação da propaganda.

LIVES ELEITORAIS

A live eleitoral – entendida como a transmissão digital realizada por candidata ou candidato para promover sua candidatura com ou sem participação de terceiros e mesmo sem pedido explícito de voto – constitui ato de campanha eleitoral de caráter público (artigo 29-A). A partir de 16 de agosto, a utilização de live por pessoa candidata para promoção pessoal ou de atos referentes a exercício de mandato, mesmo sem menção ao pleito, equivalerá à promoção de candidatura.

Conforme a resolução, aplicam-se às lives as mesmas regras referentes à propaganda eleitoral na internet, inclusive a proibição quanto à transmissão ou à

retransmissão em sites, perfil ou canal de pessoas jurídicas e por emissora de rádio e de televisão.

TRATAMENTO DE DADOS SENSÍVEIS

A resolução ainda define normas mais rigorosas para o tratamento de dados sensíveis. É vedado, por exemplo, o uso dessas informações para criar perfis de usuárias e usuários com a intenção de direcionar, de modo segmentado, propaganda eleitoral sem o consentimento específico e destacado do titular.

Entre as atribuições dos provedores de aplicações, estão garantir o respeito aos direitos e o acesso facilitado às informações sobre o tratamento de dados dispostos na Lei Geral de Proteção de Dados, bem como adotar medidas para a proteção contra a discriminação ilícita e abusiva. O tratamento de dados pessoais sensíveis ou de dados pessoais que possam revelar dados sensíveis exige o consentimento específico, expresso e destacado do titular.

ENVIO DE MENSAGENS

As mensagens eletrônicas e as mensagens instantâneas enviadas aos eleitores, por qualquer meio, deverão oferecer identificação completa da pessoa remetente e disponibilizar formas para quem não quiser mais receber as mensagens e eliminar dados pessoais. No caso de dados pessoais sensíveis a que a candidata ou o candidato tenha acesso pessoalmente em decorrência de seu

núcleo familiar, de suas relações sociais e de seus vínculos comunitários, como a participação em grupos religiosos, associações e movimentos, será exigido consentimento específico e expresso para a transferência a terceiros, respondendo o cedente por divulgação ou vazamento. Cabe aos provedores, aos partidos, às federações, às coligações, às candidatas ou aos candidatos, quando realizarem tratamento de dados pessoais para fins de propaganda eleitoral, adotar, entre outros pontos, medidas de segurança para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas que possam levar à destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão dos dados.

RETIRADA DE CONTEÚDO

A atuação da Justiça Eleitoral em relação a conteúdos divulgados na internet deve ser realizada com a menor interferência possível no debate democrático, com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura. Assim, as ordens judiciais de remoção de conteúdo divulgado na internet serão limitadas às hipóteses em que, mediante decisão fundamentada, sejam constatadas violações às regras eleitorais ou ofensas a direitos de pessoas que participam do processo eleitoral. Essas ordens terão seus efeitos mantidos, mesmo após o período eleitoral, salvo se houver decisão judicial que declare a perda do objeto ou afaste a conclusão de irregularidade.

 3 Segunda-feira, 25 de março de 2024 POLÍTICA NOVO CENTRO DE INOVAÇÃO DO SENAC Geraldo Alckmin se reúne com Queiroz e Essiomar no Senac
Reprodução
Alckmin foi recepcionado por Queiroz Junior e Essiomar (ao centro)
Reprodução

Homens são presos por tentativa de homicídio em VR

Vítima está internada em estado gravíssimo após espancamento

Volta Redonda

Na tarde deste sábado (23), a equipe da 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda prendeu em flagrante quatro indivíduos envolvidos em uma tentativa de homicídio contra um homem de 42 anos, ocorrida no bairro Ponte Alta.

De acordo com as autoridades policiais, os quatro indivíduos estão associados à facção criminosa Comando Vermelho e teriam agido motivados pelo suposto ingresso da vítima em território sob controle da organização criminosa.

O grupo perseguiu e agrediu violentamente a vítima, desferindo-lhe vários golpes com socos e chutes na cabeça, utilizando capacetes de motocicleta como instrumentos de agressão. Segundo as investigações, os agressores acreditaram que a vítima estava morta quando ela perdeu os sentidos após a série de espancamentos.

A vítima foi prontamente socorrida e encontra-se em estado gravíssimo, recebendo tratamento no Hospital São João Batista (HSJB).

Homem é preso na Serra das Araras com insumo para produção de cocaína

Ele conduzia um ônibus que vinha da Bolívia

Piraí

Um homem foi preso pela

Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando uma carga de insumo para produção de cocaína. Ele conduzia um ônibus que vinha da Bolívia. O flagrante aconteceu na Via Dutra (BR116), na Serra das Araras, no Sul Fluminense, na noite de

quinta-feira (21). A prisão foi divulgada neste sábado (23). Equipes do Núcleo de Operações com Cães (NK9-RJ) faziam uma blitz para coibir o tráfico de drogas e armas, na altura de Piraí, quando abordaram o ônibus que fazia a linha Puerto Suarez (Bolívia) - Rio de Janeiro. Não havia passageiros no veículo, somente o motorista e

um condutor reserva. Durante a fiscalização, o K9 Bud, especialista no faro de entorpecentes, indicou a presença de ilícitos na bagagem do motorista. O homem disse que levava 5,8 quilos de Erythroxylum Coca, comumente conhecida como "coca", sendo um insumo para produção de cocaína. Ele confessou que receberia R$ 2 mil pelo

transporte até São Paulo, onde entregaria para outra pessoa.

Ao ser questionado sobre o fato de já ter passado pela cidade, o motorista, de nacionalidade boliviana, contou que faria a entrega quando retornasse do Rio de Janeiro. Ele foi detido e o ônibus seguiu viagem com o condutor reserva. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.

Jovem é vítima de tentativa de homicídio ao sair de boate em Resende

Resende

Um rapaz de 19 anos foi atingido de raspão na cabeça por uma bala depois de discutir na saída de

uma boate no bairro Manejo, na madrugada deste sábado (23). De acordo com a Polícia Militar, o rapaz teria discutido com homens que estavam em um Celta de cor

escura. Durante o desentedimento, um deles sacou uma arma e efetuou o disparo. A vítima foi socorrida por populares e levada inicialmente

para a UPA da Cidade Alegria, de onde foi transferida para o Hospital de Emergência. O caso foi registrado e está sendo investigado pela 89ª Delegacia de Polícia.

Operação Foco apreende mais de  três toneladas de produtos falsificados em Itatiaia

Também foram apreendidos 32 iPhones sem documentação fiscal

Mulher é baleada após discussão com companheiro em Itatiaia

Vítima foi atingida nas costas pelo disparo

Itatiaia

Uma mulher foi baleada pelo próprio companheiro após uma discussão neste sábado (23), na Avenida Juliana Campos Neves, no bairro Vila Esperança, em Itatiaia.

De acordo com informações do 37º Batalhão da Polícia Militar, a equipe foi ao Hospital de Itatiaia após receber informações sobre uma mulher de 29 anos que teria sido atingida por disparo de arma de fogo. Ela foi alvejada nas costas, na

altura da escápula esquerda, após uma discussão com seu companheiro, de 28 anos de idade. Após o ocorrido, o homem levou a vítima ao hospital e, em seguida, fugiu do local. As autoridades realizaram buscas nas imediações para localizar o suspeito, mas ele não foi encontrado. A vítima recebeu atendimento médico adequado e foi liberada em seguida. Posteriormente, foi conduzida para prestar depoimento na 99ª DP. O caso foi registrado e está sendo investigado.

Homem é preso com pistola, carregadores e munições de fuzil em BM

Reprodução

Suspeito

Barra Mansa

Um homem foi preso, na noite deste sábado (23), por agentes do 28° Batalhão de Polícia Militar, durante uma operação para combater o tráfico de drogas, em Barra Mansa. Durante a ação no bairro Ano Bom, o suspeito foi detido com uma pistola Glock calibre 9mm, 59 munições calibre 9mm, 24 munições de fuzil calibre

556, três carregadores alongados calibre 9mm, dois carregadores “Goiabada” calibre 9mm, um carregador de fuzil calibre 556, 149 pinos de cocaína, 56 tiras de maconha, 22 pedaços de skank e 21 pedras de crack. Os carregadores alongados apreendidos durante a operação possuem capacidade para até 50 munições. A ocorrência foi registrada na 90ª DP, onde o suspeito permaneceu preso.

‘Saidinha dos presos’: entenda para quem vale a proibição aprovada pelo Congresso

Itatiaia

Na noite desta sexta-feira (22), equipes do Programa Operação Foco Divisas e da Receita Estadual apreenderam cerca de três toneladas de produtos com indícios de falsificação. Também foram apreendidos 32 iPhones sem documentação fiscal. A ocorrência foi registrada no Posto de Controle de Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia. O material estava em um caminhão baú que passou por fora do posto e o motorista não obedeceu à ordem de parada, sendo detido após cerco policial. Ele vinha de Guarulhos, em São Paulo e seguia para o Rio de Janeiro. Entre os produtos apreendidos estavam roupas, tênis, capas de celulares, bolsas, perfumes e materiais eletrônicos.

                  

      

"Foi uma ação precisa dos nossos agentes. O Programa Operação Foco Divisas visa coibir ilícitos penais e administrativos, principal-

mente os correlatos à evasão fiscal. Nossas equipes atuam incansavelmente para impedir crimes de sonegação fiscal nas divisas do Estado", diz o Subsecretário Especial de Controle de Divisas, Coronel PM Eduardo Vaz Castelano. A ocorrência foi registrada na delegacia de Itatiaia.

Conselho Comunitário de Segurança de VR recebe prêmio

Volta Redonda

O Instituto de Segurança Pública (ISP) concedeu ao Conselho Comunitário de Segurança de Volta Redonda o “Prêmio CCS Inovação”, na última quinta-feira (21). O reconhecimento foi dado em virtude da implementação bem-sucedida da “Rede de Vizinhos”, uma iniciativa que busca fortalecer a segurança na comunidade. A presidente Rosane Soares e sua equipe foram destaque pela implementação do projeto, que promove a comunicação direta entre os residentes e as autoridades por meio de grupos de WhatsApp

coordenados pelo Conselho. Essa abordagem busca uma participação ativa de todos na promoção da segurança pública, além de fortalecer os laços entre os cidadãos, as autoridades e o Conselho Comunitário de Segurança. Além da presidente, estiveram presentes na premiação membros importantes da equipe, incluindo a vice-presidente Núbia Oliveira; a primeira-secretária Graziella Nepomuceno; o segundo-secretário José Carlos; o con- selheiro de Ética Luiz Fernando; o coordenador de Projetos Rubens Siqueira e o coordenador de Projetos Felipe Figueiredo.

País Já está nas mãos do presidente Lula o texto aprovado no Congresso que acaba com as saidinhas temporárias dos presos em datas comemorativas. O presidente tem 15 dias para vetar ou sancionar o Projeto de Lei 2253/22 que altera a Lei nº 7.210/84 em vigor há 40 anos.

Se for assinada, a lei passa a valer imediatamente, inclusive para os presos que já estão no

sistema, como explica o advogado e professor da FGV, Jean Menezes de Aguiar. “O direito penal é diferente do direito processual. O penal se ele muda beneficiando, ele pega presos antigos; se ele muda piorando, ele só pega novos criminosos. Mas o processo penal é diferente, porque é uma regra formal. O direito processual que altera o regime de cumprimento de pena, ele alcança todo mundo, essa é a regra.”

O que muda e para quem vale a lei

Segundo o texto aprovado, a única exceção aberta para as saidinhas é para detentos que frequentarem cursos supletivos profissionalizantes, ensino médio e superior. Ficam fora da regra os presos por crimes hediondos ou com grave ameaça. Outra mudança passa a ser a exigência de um exame criminológico para permitir a progressão de regime de condenados. O preso só teria direito ao benefício se “ostentar boa conduta carcerária, comprovada pelo diretor do estabelecimento e pelos resultados do exame criminológico”. Exame, que segundo o advogado Jean Menezes, não é nenhuma novidade no sistema. “O exame criminológico sempre existiu, ele está agora recebendo um agravamento em razão da proposta ideológica, mas esses exames já são aplicados nos presos a cada vez que ele sai do sistema para as saídas temporárias”, explica o advogado.

DE UM LADO E DO OUTRO

Toda lei, quando entra em vigor, implica em alterações no cenário fático, como explica o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP, André Santos Pereira. Segundo ele, o projeto é benéfico para a segurança pública e para a população, mas demanda adaptações para que funcione em sua plenitude. “Nosso entendimento é de que ele [o projeto] é positivo porque retira o risco da saída de diversos presos — e retira esse risco ao qual está submetida toda a população. Toda e qualquer alteração que possa diminuir o risco de a população ser vítima de um crime, acreditamos ser positiva”, avalia o delegado.

“Quando estamos em dúvida entre ressocialização e o risco ao qual a população está submetida de ser vítima de um crime, nós devemos ter uma interpretação pró-sociedade,” avalia o delegado. Fonte: Brasil 61

4  Segunda-feira, 25 de março de 2024 POLÍCIA
foi detido com armamento pesado
Reprodução Homens foram presos em flagrante pela equipe da 93ª DP

Campanha pede doação do IR para fundos do idoso e da criança

“Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso” busca incentivar empresas e pessoas físicas a doarem parte do Imposto de Renda para projetos aprovados pelos conselhos municipais voltados para esse público

Volta Redonda

A prefeitura de Volta Redonda lançou a campanha “Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso”. A iniciativa busca mobilizar as empresas e as pessoas físicas a doarem parte de seu Imposto de Renda (IR) para o Fundo para Infância e Adolescência (Finad) e para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), instrumentos de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a dar suporte financeiro para implantação e manutenção de proje -

tos voltados para esse público. A doação pode ser feita até o dia 31 de maio junto ao Imposto de Renda, e não há custos. Se a declaração resultar em imposto a pagar, o valor destinado às entidades será descontado do saldo devedor. Se houver valores a receber, ele será somado ao montante da restituição. As pessoas físicas podem doar até 6% do Imposto de Renda no ato da declaração do exercício de 2023 diretamente pelo Programa da Receita Federal, na Declaração de Ajuste Anual do IR, mas é preciso

Como colaborar

Escolha o modelo completo da declaração e confirme a opção “doações diretamente na declaração”. No formulário clique no botão “novo” e escolha o fundo que deseja destinar a doação, informe o valor a ser doado (até 3% pessoa física no momento da declaração ou 6% na declaração de ajuste anual a ser deduzido no ano seguinte, e 1% pessoa jurídica com base no lu-

cro real). Será gerado o Darf a ser pago até 30 de junho, sem parcelamento. A doação ainda pode ser feita por depósito nas contas do Finad e do FMDI. É só realizar um depósito nas contas bancárias determinadas até o último dia útil do mês de dezembro de 2023 e encaminhar ao fundo escolhido a cópia do depósito juntamente com o número do CPF, através do e-mail fundovr@gmail.com.

que utilize o modelo completo e entregue a declaração dentro do limite estipulado. Neste caso, o próprio sistema já calcula o valor que poderá ser destinado.

Já a pessoa jurídica, que faz apuração do Imposto de Renda com base no lucro real, pode destinar até 1% de seu imposto devido até o último dia útil do ano (calendário fiscal).

Mudando a vida de crianças, adolescentes e idosos

Os conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) realizam a gestão do Finad e do FMDI, respectivamente. As verbas são reservadas para as organizações da sociedade civil registradas nos conselhos que atendam a crianças/adolescentes e idosos no município. O processo de seleção de projetos acontece através de Edital de Chamamento Público, e sua prestação de contas é analisada pelo Tribunal de Contas do Estado; a fiscalização é realizada pelo Ministério Público estadual.

CONTAS PARA DEPÓSITO (PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA):

CRIANÇA E ADOLESCENTE: Banco 104 – Caixa Econômica Federal, Agência 4375, Código da Operação: 006, Conta Corrente: 000000019, CNPJ: 39.560.297/0001-85.

PESSOA IDOSA: Banco 104 – Caixa Econômica Federal, Agência 4375, Código da Operação: 006, Conta Corrente: 00000008-6, CNPJ: 15.283.545/0001-20.

Para emissão do Recibo de Destinação (pessoa física e pessoa jurídica), deve-se seguir o mesmo trâmite das pessoas físicas, desde que envie por e-mail o número do CNPJ.

Aulas na rede municipal de Angra voltam nesta segunda (25)

Angra dos Reis

As aulas nas 91 escolas da rede municipal de Angra dos Reis voltarão ao normal nesta segunda-feira (25). De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuva leve a moderada nos próximos dias, com média de 20mm de volume acumulado. Com o novo cenário meteorológico, a cidade passa para o estágio de observação, e a Prefeitura começou a desmontar os pontos de apoio nas 12 escolas.

A decisão foi tomada pelo prefeito Fernando Jordão em reunião neste sábado (23) com o gabinete de crise da Defesa Civil, que envolve as principais secretarias da Prefeitura. Durante todo o dia de hoje, não

Divulgação

houve registro de obstrução em vias devido às chuvas. Além das 12 escolas, a Casa de Cultura da Vila do Abraão,

na Ilha Grande, também serviu de ponto de apoio nos últimos dias e voltará às suas atividades normais na próxima semana. A

suspensão preventiva das aulas foi anunciada pela Prefeitura na última sexta-feira (22) com base na previsão de temporais.

Angra: vacinação contra gripe começa nesta semana

Angra dos Reis

A campanha de vacinação contra a gripe para grupos vulneráveis se iniciará já nesta segunda-feira (25) em todas as 44 unidades básicas de saúde de Angra dos Reis, com um total de 6.700 doses disponíveis. O “Dia D” para a vacinação está agendado para sábado, 13 de abril, uma ação concentrada para vacinar o maior número possível de pessoas.

Nesta primeira fase, a campanha se concentrará em imunizar crianças de seis meses a dois anos, idosos acamados e residentes em asilos, gestantes e mulheres no pós-parto (puérperas). Com o avanço da campanha e a chegada de mais doses da vacina, a Secretaria de Saúde planeja expandir a vacinação para outros grupos da população, garantindo uma cobertura abrangente e eficaz contra a gripe.

As doses estarão disponíveis em todas as 44 unidades básicas de saúde do município, incluindo estratégias de saúde da família (ESFs) e clínicas da família. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e algumas unidades também estarão abertas aos sábados, garantindo ampla oportunidade para que todos se vacinem. Devido ao risco de fortes chuvas e potenciais quedas de

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

energia previstas para este fim de semana, a Secretaria de Saúde tomou a precaução de realocar todas as vacinas para a central de distribuição do município, que conta com um gerador para garantir a conservação adequada das doses. A distribuição das vacinas para as unidades de saúde será realizada na manhã de segunda-feira, garantindo um início seguro e eficaz da campanha.

Volta Redonda prorroga inscrições para Comitê de Políticas

BARRA DO PIRAÍ

‘Operação Limpeza: Dengue Zero’ chega ao Parque Santana

Ação busca eliminar os focos do mosquito por meio de varreduras pelo bairro

Prefeitura de

do Piraí

O prefeito

Barra do Piraí

Os agentes da Vigilância em Saúde da “Operação Limpeza: Dengue Zero” passaram pelo Parque Santana neste sábado (23). A operação da prefeitura de Barra do Piraí busca os focos do mosquito Aedes aegypti, fazendo varreduras pelas residências do bairro, além de reforçar com os moradores as orientações acerca do acúmulo de água parada. Durante as ações, foram verificadas caixas d’águas, vasos de plantas, pneus, garrafas e quaisquer recipientes que pos -

sam conter água parada em um ambiente urbano.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, participou das ações e comentou um pouco sobre os esforços municipais para combater o mosquito da dengue.

“Estamos 100% mobilizados no combate à dengue, com agentes da Vigilância em Saúde espalhados por toda a cidade. O objetivo é um só: eliminar todo e qualquer foco do mosquito, fazendo uma varredura completa pelas residências. Se o mosquito não nasce, ele não mata”, disse o prefeito.

‘Tenda de Proximidade’: Ordem Pública lança projeto no Santa Rita do Zarur, em VR

Iniciativa visa a tornar moradores do bairro em colaboradores das forças policiais Semop-VR

Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda lança nesta segunda-feira (25) a ‘Tenda de Proximidade’ no bairro Santa Rita do Zarur. O projeto irá percorrer todos os bairros do município, coletando dados de moradores para a criação de grupos de WhatsApp dedicados à segurança pública. Através da iniciativa, moradores que queiram auxiliar as forças de segurança serão incluídos em grupos de mensagens de colaboração mútua. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 21h. No Santa Rita do Zarur, a tenda será montada na Praça Jurandir do Nascimento e atenderá o público das 10h às 14h.

comunicação”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa. Luiz Henrique ressaltou que todo o planejamento de ajustamento do policiamento na cidade é baseado na mancha criminal e em reuniões feitas com as associações de moradores.

“A diferença desse policiamento é que o cidadão participa ativamente. Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Nós não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas conseguimos ter um cidadão de bem que, bem orientado e ligado à Segurança Pública, conseguirá encurtar a distância entre o problema e a solução”, concluiu.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda prorrogou até o dia 3 de abril a convocação para representantes da sociedade civil comporem o Comitê Municipal Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua (CMIPPSR/VR) – gestão 2024/2026. O comitê será composto por 18 representantes da sociedade civil, sendo nove titulares e nove suplentes.

A ficha de inscrição está disponível na edição extra do Diário Oficial do município, o VR em

Destaque, publicada na última sexta-feira (15), no link https:// www.voltaredonda.rj.gov.br/ images/Documentos/VRDestaques/2024/2024-03-15_2048-extra.pdf, e também pode ser solicitada por e-mail (comitepopruavr2024@gmail.com) ou pelo telefone (24) 3511-3555. Além da ficha preenchida, as instituições interessadas devem cumprir alguns requisitos: apresentar ata da reunião que aprovou a indicação da/o representante; descrição das principais atividades realizadas nos últimos três anos relacionadas com a temática da População em Situação de Rua;

currículo dos representantes (titular e suplente) indicados; e ata de criação da Entidade ou Estatuto. A documentação deverá ser entregue na sede da SMDH, na Rua Antônio Barreiros, nº 232, bairro Nossa Senhora das Graças, ou enviada pelo e-mail comitepopruavr2024@gmail.com. As inscrições presenciais acontecerão das 8h às 17h; e para o caso de envio online, até 23h59 do dia 3 de abril. Caso o número de entidades habilitadas exceda o número de vagas disponíveis, a comissão realizará uma eleição junto à plenária de organização do processo eleitoral para escolha das entidades.

A escolha dos integrantes da sociedade civil para o Comitê Municipal Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua deverá contemplar nove representações: cinco representantes de entidades de atendimento a pessoas em situação de rua; dois da população em situação de rua; e dois representantes de organizações que promovam a defesa de direitos e/ou a pesquisa sobre população em situação de rua. Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Direitos Humanos através do telefone (24)3511-3555 ou pelo e-mail comitepopruavr2024@gmail.com.

“A colaboração do morador é essencial para tornar Volta Redonda mais segura e melhor para todos. Eles poderão informar sobre crimes, movimentações suspeitas ou qualquer tipo de anormalidade que possa acontecer naquele bairro ou localidade. É importante frisar que esse serviço não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal; eles continuam ativos. Estamos somente ampliando os canais de

AGENDA

Depois do Santa Rita do Zarur, a ‘Tenda de Proximidade’ chegará ao Parque do Contorno, na Praça Antônio José Moura Calino, na terça-feira (26); Siderville, na quarta-feira (27), na Praça Amélia Neme Felipe; e Rio das Flores na quinta-feira (28), na Rua A. A programação completa será divulgada nas redes sociais da Semop: @ ordempublica_vr (Instagram).

Barra do Piraí prorroga pagamento da cota única do IPTU

Barra do Piraí

A Prefeitura de Barra do Piraí prorrogou o pagamento da Cota Única do IPTU 2024 até 10 de abril. Se você ainda não recebeu o seu carnê, pode acessar pelo site (barradopirai.rj.gov.br) ou em

alguns dos guichês da prefeitura. Este ano, segundo a administração municipal, o contribuinte pode ter 10% de desconto. O pagamento pode ser feito, até a data do vencimento, em diferentes modalidades e em diversos locais.

 5 Segunda-feira, 25 de março de 2024 CIDADE
de Barra do Piraí, Mario Esteves, participou das ações
Barra
Tenda de Proximidade’ chegará ao Parque do Contorno na terça-feira (26)
meteorológico,
para
de
Com novo cenário
cidade passa
o estágio
observação

Voltaço contrata zagueiro Lucas Souza

Jogador terá contrato válido até o fim de 2025

Volta Redonda

A diretoria do Voltaço anunciou no final de semana a contratação do zagueiro Lucas Souza, de 26 anos. O jogador terá contrato válido até o final de 2025.

Lucas foi revelado pelo Goiás e estava no Joinville/SC, onde disputou o Campeonato Catarinense este ano.

Em 2021, o zagueiro disputou a Série C pelo Altos/ Volta Redonda – O Voltaço anunciou a contratação do zagueiro Lucas Souza, de 26 anos, para a sequência da temporada de jogos. O atleta assi-

nou o contrato com validade até o final de 2025.

Revelado pelo Goiás, Lucas Souza estava no Joinville/SC, onde disputou o Campeonato Catarinense neste ano. Desde 2021, o zagueiro disputa a Série C pelo Altos/PI. Em 2022, atuou pelo Operário Ferroviário/PR na Série B. Lucas é o quinto reforço do Esquadrão de Aço para a Série C do Campeonato Brasileiro e Copa Rio. Anteriormente, o Volta Redonda anunciou o goleiro Jean Drosny, o zagueiro Zé Vitor, além dos meias Raphael Augusto e Rafinha.

Torneio de MMA reúne 80 atletas em Barra Mansa

Barra Mansa

O torneio de artes marciais mistas (MMA) Maximuns Fight foi realizado no sábado (23), no Clube Municipal de Barra Mansa e teve a participação de mais de 80 atletas das modalidades boxe, muay thai e MMA. A competição contou com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) e teve a presença do prefeito Rodrigo Drable e de centenas de espectadores.

Os embates agitaram o público

Cottbus

Dorival Jr. estreia com vitória na Seleção Brasileira

Treinador comemora resultado e diz que objetivo é buscar equilíbrio de jogo da equipe

Londres

presente, que comemorava cada golpe aplicado pelos lutadores. Drable elogiou o torneio e já anunciou a próxima edição. “Parabéns aos atletas e a organização por esse evento. Aproveito para dizer que em setembro teremos a segunda edição”, disse o prefeito.

O secretário de Esportes, Bruno Oliveira, demonstrou toda a sua alegria na realização de mais um evento esportivo no município. “Estou muito feliz por Barra Mansa realizar pela primeira vez uma competição de MMA. Estamos en-

trando para a história com o esporte da nossa cidade”, ressaltou. Um dos competidores, Danilo Bambam, falou sobre a sua preparação para o torneio. “Foram meses de trabalho intenso, buscando evoluir o máximo possível para chegar focado e preparado para realizar uma boa luta hoje”, relatou o atleta.

CONFIRA OS RESULTADOS

DO CARD PRINCIPAL:

Ketlyn Rauber vitória por nocaute técnico contra, Maria Sinistrinha Lívia Castro vitória por decisão unânime contra, Jayane Ribeiro

O treinador Dorival Jr. estreou com vitória no no comando técnico da Seleção Brasileira de Futebol, no último sábado diante da Inglaterra, no Estádio de Wembley, em Londres.

Hillary Ribeiro vitória por finalização, contra Stefani Justo Danilo Bambam vitória por nocaute técnico, contra Rivaldo Rodrigues Genilton Van Damme vitória por nocaute contra, David Tatu Cristiano Greco vitória por decisão unânime contra, Jorge IronHand

Ginasta Rayan Dutra se classifica para as Olimpiadas de Paris

O ginasta Rayan Dutra, de 21 anos, assegurou no domingo (24) a sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, na ginástica de trampolim.

O atleta terminou a 16º na etapa da Copa do Mundo da modalidade realizada em Cottbus, na Alemanha, e garantiu um lugar entre os nove ginastas classifica-

dos via corrida olímpica. Em Cottbus, Dutra estava de olho na performance do colombiano Ángel Hernández e do cazaque Danil Mussabayev.

O brasileiro chegou à semifinal da etapa, onde obteve a 16ª colocação com 29.380 pontos. Ele não conseguiu avançar à final, mas o resultado foi o suficiente para ficar à frente dos adversários.

Hernández terminou em 18º e Mussabayev não chegou à semi. Como a etapa na Alemanha foi a última a atribuir pontos, Rayan Dutra assegurou a vaga ao ficar na 13ª posição da corrida. Devido ao limite de dois atletas classificados por país, ele atendeu aos critérios para ganhar uma das nove vagas. Rayan se junta a Alice Helen Gomes, que também garantiu

Superliga Feminina de Vôlei

Fla e Flu conhecem os seus adversários nos playoffs

Rio

A fase de classificação da Superliga Feminina de Vôlei terminou na última sexta-feira (22) e foram definidos os oito primeiros colocados que disputarão os playoffs da competição, em séries de melhor de três jogos.

As duas equipes que representam o voleibol do Rio de Janeiro, no campeonato Sesc Flamengo e Fluminense, seguem na disputa.

FLAMENGO ENFRENTARÁ PAULISTAS DO BARUERI

O Sesc Flamengo, comandado pelo experiente treinador Bernardinho Rezende, fez uma ótima campanha e terminou a primeira fase na liderança isolada da Superliga. Nos playoffs, as rubro-negras enfrentarão o Barueri, oitavo colocado na primeira fase.

Quem passar enfrentará o Praia Clube ou SESI Bauru, que também duelam por uma vaga.

FLUMINENSE TERÁ PELA FRENTE O MINAS

O Fluminense da central Lara, que terminou a fase de classificação na sexta posição, terá pela frente o Minas, terceiro colocado.

O vencedor do confronto terá pela frente Osasco ou Pinheiros, que duelar no clássico paulista.

A Confederação Brasileira de Vôlei divulgará em breve as datas e horários dos jogos.

vaga na Olimpíada devido ao desempenho no Mundial de Birmingham, na Inglaterra, no ano passado. As informações são da Agência Brasil.

A vitória por 1x0 gol do atacante Endrick eleva confiança sobre o trabalho do treinador, que disse que trabalhará visando buscar o equilíbrio da forma de jogar da equipe. “É um momento especial, que tem um significado pelo momento, pelas condições em que estávamos. Mas é apenas o início de um trabalho. Temos que ter consciência de que há muito o que fazer, coisas importantes para corrigir, e buscar o equilíbrio da equipe”, comentou Dorival após a partida em Wembley. O treinador foi cauteloso quando perguntando sobre as expectativas relacionados ao futuro de Endrick no time.

"O tempo vai mostrar quem esse garoto poderá vir a ser. Se

mantiver essa postura atual, vai ser um dos grandes nomes do futebol brasileiro e mundial. Tem se destacado no Palmeiras, fez um ótimo Brasileirão (de 2023), ele tem uma qualidade diferenciada, uma base familiar interessante e a estrutura do Palmeiras também a seu favor. Vamos aguardar e dar tempo para que ele busque uma sustentação ao longo de sua carreira", disse o comandante brasileiro.

Ele fez questão de dividir os méritos deste primeiro triunfo com os integrantes da sua comissão técnica e com a diretoria da CBF.

“O presidente veio de um compromisso da Conmebol direto para se juntar a nós, a presidente Leila esteve ativamente ao nosso lado, com o Rodrigo (Caetano) também nos ajudando. Isso tudo é muito importante”, finalizou o treinador.

A Seleção Brasileira voltará a campo na terça-feira (26), quando enfrentará a Espanha no Estádio Santiago Bernabeu, em Madrid.

6  Segunda-feira, 25 de março de 2024 ESPORTE
Lucas é o quinto reforço do Esquadrão de Aço para a disputa da Série C Raphael Torres VRFC Na estreia de Dorival, Brasil joga bem, Endrick decide e Seleção vence a Inglaterra em Wembley Rafael Ribeiro/CBF
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.