Dia Mundial do Ambiente 2022

Page 1

Dia Mundial do Ambiente 4 de junho 2022 de espe al

Temos “uma só Terra” - proteja o meio ambiente

O Dia Mundial do Ambiente, evento que há 50 anos convoca a humanidade para celebrar a riqueza do planeta e destacar os perigos que ele enfrenta, é assinalado amanhã, 5 de junho. Num momento de crescente preocupação com o impacto da humanidade no planeta, este ano o tema mundial é “Uma Só Terra”. Neste especial apresentamos vários exemplos de boas práticas para a proteção da Terra, que é só uma...

Dia Mundial do Ambiente alerta que temos apenas uma Terra

111 Celebrado a 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Esta efeméride é assinalada nos quatro cantos do planeta, motivando inúmeras atividades alusivas a matérias ambientais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e a sua celebração envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental.

Este ano, 2022, completam-se os 50 anos da Con-

ferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Viver em harmonia com a natureza

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2022 é: “Uma Só Terra”. O evento destaca a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. O evento deste ano será transmitido ao vivo da Suécia e Nairóbi, através do site oficial da data. “Uma Só Terra” foi, recorde-se, o lema da Conferência de Estocolmo de 1972, e 50 anos depois mantém-se verdadeiro –

este planeta é nossa única casa e seus recursos finitos devem ser preservados pela humanidade.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano en-

contra o planeta enfrentando uma tripla crise de mudanças climáticas, perda de natureza e biodiversidade, e, poluição e resíduos. À medida que

essas crises se tornaram mais agudas, a mensagem deste dia torna-se mais urgente.

A ciência é clara: é necessária uma ação urgente e

transformadora para deter o declínio do mundo natural.

Um guia prático Por isso, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) produziu o Guia Prático #UmaSóTerra, uma bússola que orienta governos, cidades, empresas, grupos comunitários e indivíduos sobre as principais ações ambientais que podem implementar para efetuar mudanças reais.

Esta celebração anual ajudou a exaltar o planeta e a destacar os perigos que ele enfrenta. Os especialistas dizem que isso também impulsionou mudanças, ajudando na criação de tratados globais que abrangem várias agendas, desde poluição plástica até desperdício de alimentos.

14 | especial| Dia Mundial do Ambiente diário as beiras | 31-12-2022
Efeméride é celebrada em todo o mundo e, ao longo dos anos, contribuiu para despertar as atenções em todo o mundo e conduzir a alterações legislativas - ou mesmo apenas de comportamento - para proteger o meio ambiente
DR 96868 edição Dora Loureiro
A mensagem não deixa dúvidas: é urgente parar a poluição e deter o declínio do mundo natural

Águas de Coimbra apoia ação de limpeza do rio Mondego

111 A empresa municipal Águas de Coimbra apoia a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) na realização da quarta edição de ação de voluntariado ambiental que se realiza amanhã, dia 5 de junho. Um grupo de estudantes e de cidadãos vai mobilizar-se, uma vez mais, para retirar o lixo que se acumula nas margens do rio Mondego, entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês (a pé ou em stand up paddle).

A ação de voluntariado ambiental vai decorrer ao longo da manhã de domingo, com o tema “Mondego limpo tem mais encanto”, e cumpre o objetivo de retirar plástico, garrafas de vidro, latas, máscaras e todo o género de desperdício que se encontra ao longo das margens do rio, em particular junto ao Museu da

Água de Coimbra. Depois de recolhido, o lixo será separado e colocado nos contentores próprios.

Iniciativa aberta a todos

A iniciativa parte dos alunos da ESEnfC, sob a coordenação da professora Marina Montezuma.

A escola é signatária do Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, pelo que demonstra através das suas práticas diárias uma preocupação com os princípios deste documento.

Também a empresa municipal Águas de Coimbra, através da ação educativa do Museu da Água, promove ativamente a mudança de comportamentos e de atitudes na comunidade, sensibilizando-a para a temática da sustentabilidade. Desta forma, a ação de

voluntariado ambiental e a participação social na limpeza das margens do Rio Mondego contribui, também, para fomentar o espírito de cidadania ativa junto dos estudantes e de todos os que se quiserem juntar à iniciativa.

As inscrições para participar n esta ação podem ser feitas através do link https://forms.gle/ EaNk91TbpUi3KWL3A

Atividades também no Museu da Água

Ainda no Museu da Água, às 11 H 00, vão estar a decorrer atividades dirigidas às crianças, sob o tema “Ser Criança”, que consistirão na realização de jogos tradicionais portugueses e brasileiros, jogados e cantados, com a equipa educativa da Recortar Palavras e Alex Lima. Inscrições pelo email recortarpalavras@ gmail.com

“Milagres” de reciclar embalagens

111 Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a Deco Proteste, organização da defesa do consumidor, e a Sociedade Ponto Verde, responsável pela gestão e valorização dos resíduos de embalagens, incentivam os cidadãos a reciclar as embalagens que utilizam no seu dia-a-dia. As duas entidades demonstram como as embalagens, podem transformar-se em novos recursos, tendo uma nova vida, para a qual existem vários exemplos práticos.

Segundo a Sociedade Ponto Verde, as embala -

gens em plástico PET (polímero utilizado no fabrico de garrafas de bebidas) ao serem recicladas podem por exemplo,dar origem a fibra de poliéster. Para produzir um cachecol ou uma t-shirt bastam duas e três garrafas, respetivamente.

Por outro lado, também as embalagens de plástico PEAD podem originar novas embalagens em plástico ou produtos completamente diferentes. Sabia que são necessárias 60 embalagens de gel de banho para originar um regador?

Já as embalagens de alumínio, como latas de refri-

gerante, podem produzir uma bicicleta – para isso são necessárias 700 destas embalagens. Podem também ser transformadas em novas latas de refrigerante e colocadas no mercado em 60 dias, sendo, portanto, um excelente exemplo de economia circular.

Em 2021 foram encaminhadas para reciclagem, em Portugal, mais de 435 mil toneladas de embalagens, equivalente a um aumento de 6,4% face a 2020. O destaque vai para o aumento de 14% na quantidade de embalagens de plástico que são recicladas.

Dia Mundial do Ambiente | especial | 15 31-12-2022 | diário as beiras 76098
Domingo, a partir das 10H00, a pé ou de stand up paddle todos podem ajudar a limpar o Mondego

Sistemas inteligentes na Águas da Figueira

111 A Águas da Figueira, concessionária do sistema de água da Figueira da Foz, tem-se distinguido pela inovação e eficiência, aplicadas na gestão deste recurso natural. As medidas, geridas pelo diretor geral, João Damasceno, permitiram criar um ecossistema de soluções tecnológicas que estão a despertar atenções no setor. De resto, estas soluções têm garantido alguns prémios nacionais à empresa.

A concessionária está a investir num sistema de telemetria de contadores, ligados em rede, que permite fazer a leitura dos consumos à distância e em tempo real, que desenvolveu em parceria coma a empresa figueirense CWJ. Empresas do setor de todo o país, e do estrangeiro, pretendem adotar aquele sistema de telemetria inovador.

O sistema, ao mesmo tempo que facilita os procedimentos internos,

tendo em conta as suas potencialidades, proporciona uma maior eficiência à prestação do serviço.

Já a solução informática “Conta-gotas” permite detetar, também em tempo real e à distância, as oscilações dos consumos, alertando os clientes, através de mensagem, quando os dados enviados pelo sistema reportam aumentos significativos. A inscrição

nesta plataforma digital é grátis e pode ser feita através da página da Águas da Figueira na internet.

De resto, a eficiência aplicada pela empresa na gestão da água destacase na redução das perdas verificadas entre o ponto de captação e a torneira do consumidor, uma das grandes apostas da atual administração da Águas da Figueira.

ESAC reforça eficiência energética dos edifícios

111 São já quatro os projetos de eficiência energética implementados nos últimos cinco anos na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), resultado da aposta desta instituição na gestão racional de recursos e na sustentabilidade.

Os projetos de eficiência energética na Biblioteca, Bloco A e Bloco J, recentemente concluídos, vêm juntar-se ao primeiro implementado no edifício principal da ESAC. Os objetivos destas intervenções são reduzir o consumo e a despesa com a energia, melhorar os confortos térmico e luminotécnico, bem como a qualidade do ar interior, proporcionando melhores condições para as atividades letivas, de investigação e de serviços. Com um investimento total de cerca de 320.000 €, foram instaladas cerca de 220 luminárias LED com sensores e um sistema de gestão remoto, colocados 262 m2 de vãos envidraçados (janelas e portas) em

perfil de alumínio com corte térmico e vidro duplo, aplicados 1800 m2 de isolamento térmico em paredes e coberturas e instalados painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias. Estas alterações permitiram atingir as classes energéticas B- e B, estimando-se a redução de consumo de energia de 516 MWh/ano, enquanto se evitará a emissão para a atmosfera de 82 toneladas de CO2/ano.

O elevado número de edi-

fícios que constituem as instalações da ESAC e a necessidade de alargar estas tipologias de intervenção a outros espaços, levou a ESAC à apresentação de quatro novas candidaturas ao sistema de Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central, no âmbito do Fundo Ambiental. A título de curiosidade, referase que, em 214 candidaturas registadas por aquela entidade, a candidatura n.º 1 foi feita pela ESAC.

16 | especial| Dia Mundial do Ambiente diário as beiras | 31-12-2022
João Damasceno, diretor geral da Águas da Figueira
96750
DR
Áreas onde já foram efetuadas obras de eficiência energética
Arquivo-J.A.

AdCL dinamiza atividades e parcerias para assinalar Dia Mundial do Ambiente

111 A Águas do Centro Litoral assinala uma das efemérides mais relevantes do setor com diversas atividades: o Dia Mundial do Ambiente celebra-se amanhã, domingo, 5 de junho

“No Lado Certo da História” continua a ser o mote das campanhas promovidas pela e mpresa , que dará continuidade à sua estratégia de reforço da proximidade com o público servido.

Nesta panóplia de iniciativas destaca-se a entrega de prémios do concurso Aquaquiz e ainda a realização de mais um webinar, desta feita centrado nas temáticas relacionadas com os recursos hídricos, e o reforço da parceria com a organização ColorAdd, que resultará na implementação de um sistema de identificação de cores para daltónicos que tornará as nossas praias em lugares mais acessíveis e inclusivas.

Ciclo de webinares de regresso

Agendado para as 14H30 do dia 6 de junho, segunda-feira, o encontro será subordinado ao tema da valorização dos meios hídricos, a realidade e os desafios, com foco na qualidade da água nos rios e oceanos. Como habitualmente, o webinar será transmitido em direto nas redes sociais da AdCL, podendo posteriormente ser consultado ou revisto nas contas das plataformas digitais da empresa.

O objetivo desta iniciativa passa por estimular o debate acerca da realidade e desafios futuros dos meios hídricos, nomeadamente os nossos mares e rios, tão afetados pela emergência climática e pela poluição resultante da ação humana.

Parceria torna praias da região mais inclusivas

A Águas do Centro Litoral reforçou a sua ligação com a ColorAdd, ONG cuja missão incide no apoio e inclusão de pessoas com daltonismo. Esta parceria prevê a implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos em 18 praias costeiras e fluviais da região já na época balnear que se avizinha.

Estas praias, que agora se destacarão como espaços mais acessíveis e inclusivos, distribuem-se pelos concelhos de Arganil, Cantanhede, Góis, Lousã e Marinha Grande.

O código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (ciano, magenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criada uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.

Assim, considerando a importância e utilidade deste código, a ação vai traduzir-se na instalação de autocolantes com os símbolos ColorAdd nos ecopontos espalhados pelas praias enquadradas no projeto. Os pontos de recolha de lixo contarão, a partir de agora, com o código de identificação de cores, permitindo que daltónicos consigam realizar a separação de resíduos.

Os símbolos serão, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições do mar e rios portugueses. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em cada momento será efetiva junto da população daltónica.

Com esta parceria, a AdCL contribuirá para o cumprimento da Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência assumida pelo Governo

português que se propõe a que, em 2024, todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para daltónicos. Este ano, o objetivo passa por atingir uma taxa de 52% nesta matéria.

O daltonismo, recordese, afeta cerca de 10% da população masculina mundial, sendo que uma em cada 200 mulheres é daltónica.

Entrega de prémios do Aquaquiz

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) promoveram, durante o mês de maio, um concurso regional da competição Aquaquiz, ação enquadrada no programa comemorativo do Dia Mundial do Ambiente. Este jogo interativo e pedagógico, realizado com o objetivo apoiar a educação e sensibilização para o valor da água, decorreu entre os dias 2 e 20 de maio, na região de Leiria para incentivar as escolas dos 2 º e 3 º ciclos do Ensino Básico da região a testarem os seus conhecimentos sobre este recurso que é essencial à vida.

Semana dedicada à Educação Ambiental A AdCL encontra-se, ainda, a participar em ações de sensibilização ambiental nos concelhos de Aveiro e Porto de Mós. Desde segunda-feira, 30 de maio, até ao próximo domingo, a equipa de Comunicação e Educação Ambiental da

Empresa marcou presença na Eco Aventura – Ação pelo Ambiente, evento organizado pela Câmara de

Aveiro, que pretende sensibilizar e promover práticas ambientais sustentáveis.

Também durante esta semana, foi dinamizado um conjunto de atividades na Semana da Educação 2022 – “Sentir Serro Ventoso”, em Porto de Mós.

AdCL está com o “Caminho Marítimo de Santiago”

Arrancou, no passado sábado, 28 de maio, o novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, que partiu do porto de Vila Real de Santo António em direção a Santiago de Compostela, em Espanha.

Composto por 12 etapas, este itinerário pretende não só recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra”, como, também, explorar a paisagem costeira, a história e a cultura local e, ainda,

promover o espírito de entreajuda e solidariedade nauta.

Sob o mote “Santiago chama-te. Vai com o Vento”, o cruzeiro inaugural, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, irá percorrer um total de 500 milhas náuticas, ao longo de 17 dias. A viagem irá contar, igualmente, com a presença de cerca de duas dezenas embarcações, entre as quais a Caravela Vera Cruz. A “comitiva” será recebida no Porto de Ílhavo/ Aveiro hoje, sábado, 4 de junho, seguindo-se um Dia em Terra em Aveiro no domingo seguinte, numa programação de dois dias que contará com a participação da Águas do Centro Litoral. A partida da Ria de Aveiro está agendada para segunda-feira, 6 de junho, às 08H00

Dia Mundial do Ambiente | especial | 17 31-12-2022 | diário as beiras 96773
Jogos, campanhas, parcerias e webinar. A Águas do Centro Litoral dinamiza uma panóplia de atividades, muitas delas envolvendo crianças, para assinalar uma das efemérides mais relevantes, o Dia Mundial do Ambiente, que tem como tema “Uma só Terra”
ecopontos vão passar a exibir o código universal de cores para daltónicos
Os DR

APIN aposta na reciclagem e eficiência hídrica

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, que iniciou atividade em janeiro de 2020, está focada em objetivos que garantam um impacto positivo em termos ambientais?

João Miguel Henriques Destacamos os investimentos na fiabilidade das infraestruturas e equipamentos existentes e a aposta na sensibilização para a alteração de comportamentos, por parte dos clientes. Ambos tê m um impacto positivo enorme em termos ambientais. Os investimentos em curso vão permitir uma redução significativa no desperdício de água potável e a melhoria das massas de água com a renovação e a extensão das redes de saneamento. Depois por que só com a alteração ao nível dos comportamentos da população poderemos efetivamente contribuir para a sustentabilidade da nossa região e do planeta. Queremos pessoas informadas e críticas em termos ambientais. Conhecedoras dos impactos ambientas associados aos hábitos de consumo bem como à gestão domiciliária dos resíduos produzidos. Estamos a informar e a sensibilizar, mas também a criar incentivos claros para que todos se consciencializem do risco que corremos se nada fizermos em termos ambientais.

prioridades da APIN?

A agregação de municípios permite este e outros investimentos prioritários, vitais e de grande escala, cofinanciados pelo POSEUR, que contribuem para melhoria das condições de vida das populações e para a preservação dos recursos naturais. Integrado no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, o projeto na área da eficiência hídrica, que abrange todos os concelhos da APIN, contempla um investimento de cerca de cinco milhões de euros. Este tem como objetivo primordial reduzir e prevenir perdas nos sistemas de distribuição e adução de água, para isso, a APIN está a adquirir equipamentos de monitorização, controlo, medição e telegestão para a antecipação de fugas de água. São avaliados diversos parâmetros que permitem otimizar a eficiência da exploração da rede, reduzindo as perdas de água, contribuindo, deste modo, também para a qualidade do serviço prestado aos utilizadores.

Entre vários projetos amigos do ambiente, a APIN está a apostar na distribuição de sistemas de compostagem doméstica. O objetivo é reduzir a quantidade de lixo depositada nos aterros?

O programa de Compostagem Doméstica e Comunitária representa um investimento - transversal a todo o território que a APIN abrange - de cerca de 1,3 milhões de euros. Tratase de uma grande operação que prevê a distribuição de 27 504 compostores domésticos de 310 litros

pelos alojamentos e de 116 compostores comunitários de 660 litros em estabelecimentos de ensino, IPSS e centros operacionais da APIN. A missão da implementação deste projeto visa, precisamente, a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterros. Adoção de comportamento e boas práticas de sustentabilidade ambiental, onde se insere a forma como gerimos os resíduos, tem de ser uma preocupação de todos. A defesa e preservação dos recursos naturais do planeta é fulcral para garantir qualidade de vida das gerações futuras.

A APIN apresentou recentemente um projetopiloto que vai levar a reciclagem a uma freguesia isolada, Lavegadas, onde não existem ecopontos. É um projeto para replicar noutras localidades?

O projeto-piloto de recolha de materiais recicláveis porta a porta, na Freguesia de Lavegadas, na zona industrial de Vila Nova de Poiares e nos estabelecimentos comerciais do município, vai permitirnos uma aprendizagem e a experiência necessária para avaliar o sucesso de um programa desta natureza, em zonas mais rurais. Estamos convictos de haverá uma boa adesão, por parte da população que até então não tinha oportunidade de reciclar os resíduos produzidos nas suas casas. Dependendo de eventuais apoios comunitários e de parcerias com entidades locais, ambicionamos replicar esta operação em todos os concelhos que integram esta sistema intermunicipal.

18 | especial| Dia Mundial do Ambiente diário as beiras | 31-12-2022
A APIN tem um projeto na área da Eficiência Hídrica, integrado no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água. É também uma das
82142 Li ce nc i at ur as Mes trad os CTeSP Cu r sos B reves Agricultura Biológica Agropecuária Ambiente Biotecnologia Ecoturismo Florestas Gastronomia Tecnologia Alimentar Enfermagem Veterinária www.esac.pt 96906 DR
João Miguel Henriques, presidente da APIN, fala sobre projetos relevantes para preservar o ambiente
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.