3 minute read

FLOW/PRO - WILBERTH DAVID

Manobra OLLIE

FOTOGRÁFO: BRAIAN BRESCANCIN - @BRAIAN10

Advertisement

WILBERTH DAVID

@WILBERTH_SKATE

Se apresente para os Leitores?

Wilberth David Tiburcio

Como foi seu início no skateboard? Onde tudo começou?

Através do meu irmão que comprou um skate usado, depois disso foi amor no primeiro rolê.

Quando você passou para profissional, conte um pouco sobre esse dia tão especial?

Fiz todo o corre por volta de 2016 mas por falta de consideração da entidade que rege o skate no país não obtive apoio. Hoje o que me motiva a continuar trabalhando como profissional são meus amigos que me apoiam e acreditam no meu rolê, e continuo frequentando eventos, julgando e curtindo com os brothers.

A sua primeira Trip fora do Brasil, como foi essa experiência?

Ainda não aconteceu mas é um sonho a ser realizado.

Fale um pouco sobre a cultura do skate e a necessidade de mais valorização para o esporte?

O skate é único aonde abrange todo tipo de pessoas e estilo e foi o esporte aonde eu mais vivi a humildade entre cada um. E a valorização dos olhos dos empresários, das secretárias de esporte, pra dar mais atenção aos skatistas, que são atletas competidores que precisam de um local adequado para a prática do skate. uma pista bem feita e reforçada... ajudar a galera que sempre tá viajando para participar dos eventos, que sempre tá fazendo acontecer pra evolução do skate.

Você acompanha outros skatistas que se inspiraram em você?

Sim com certeza e me inspiro muito neles também sempre aprendo com a evolução deles e mantendo contato.

Conte um pouco sobre seus treinos e preparos físicos?

Meu tempo pro skate não é tão grande assim como gostaria, devido ao trabalho e compromisso com familiares... Hoje em dia trabalho como serralheiro e o skate sempre rola aos fins de semana, pq a luz da pista de skate da minha cidade local não é das melhores, mas sempre que estou de boa procuro coloca o skate em dia. E como preparo físico, sempre pratico alguns esportes fora o skate, como jiu-jitsu e futebol também vou a academia pra dar uma fortalecida.

Quais são seus patrocínios que fortalece sua caminhada?

Meu trabalho que me sustenta as minhas viagens, a Pedra Skateboard, Dreams Skateboard e a Reverse boardshop que é uma loja da minha cidade local.

Está filmando para alguma vídeo parte?

Este ano não, irei iniciar ano que vem.

Qual sua opinião e o que mudou com o skate nas Olimpíadas em sua visão?

Achei muito top porque tá mostrando que os skatistas precisam também ter a rotina de um atleta, se cuidar, se alimentar melhor, se manter focado nos treinos para ser um bom competidor... mudou muito também a visão dos telespectadores, que antigamente tinha uma visão distorcida do skate como vandalismo, suporte de maloqueiro e hoje já não acompanham na televisão e torcem também pelo skate do nosso país.

Sabemos que a correria não para, conte para nós algo exclusivo que ainda está por vim em 2023?

Voltar mais firme com a a marca que me fortaleceu para fazer o corre para profissional que é a Pedra skateboard, vou focar mais nos meus treinos para manter o nível lá em cima e voltar com tudo.

Até hoje o que o skate já proporcionou para sua vida em geral?

Muitas coisas devido uma família muito humilde! foi o esporte que me fortaleceu, através dos eventos que eu competia muitas das vezes ganhava premiações como roupas, tenis, as peças do skate que fortaleceu a continuar andando assim, porque financeiramente mesmo não conseguiria manter um skate bom de alta qualidade e sem falar as amizades, as viagens, cada cidade que eu conheci que eu vou levar para o resto da vida.

Queremos deixar esse espaço aberto para você estar deixando seus agradecimentos?

Quero agradecer a Deus primeiramente por sempre ter me dado de saúde e força para correr atrás dos meus sonhos, minha família que sempre me apoiou, os meus amigos sempre me fortaleceram, acreditaram no meu rolê e que são a minha inspiração do dia a dia e as parcerias que eu já fiz através dos patrocínios. E quero deixar aqui também meus agradecimentos à toda família Deccs, pelo espaço que vocês me deram aqui, primeira revista renomada nacional que me deu a oportunidade de contar um pouco da minha história no skate.