Nos Trilhos do Desenvolvimento - Ano 2 - nº 15

Page 1

INFORMATIVO CPCD ANO 2 . NÚM 15

2015

janeiro|maio

Projeto realizado no Estado do Maranhão, desde outubro de 2012

Editorial

DESTAQUES

Caros leitores,

Cuidados em saúde. pág 2

O Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD – compartilha com vocês a 15ª edição do informativo Nos Trilhos do Desenvolvimento. Iniciamos o terceiro ano do projeto cheios de novidades! Aqui, estão registradas algumas das diversas práticas realizadas em cada um dos municípios atendidos. Esperamos que gostem e apreciem as ações. Felizmente, os resultados alcançados mostram os novos hábitos e atitudes dos moradores atendidos pelo projeto.

Espaço do Conhecimento . pág 3 Espaços produtivos . pág 4 Rodas de brincadeiras . pág 5 Plantio de 10 mil mudas. pág 6 Cidade mais verde . pág 6 A Feira Solidária . pág 7 Vozes da comunidade . pág 08 O que vem por aí? . pág 09

Plantar e colher com as próprias mãos Em Alto Alegre do Pindaré, comunidade Altamira, são realizadas, semanalmente, em média, duas oficinas permaculturais. Durante a atividade, envolvemos as mulheres do local, interessadas em transformar seus quintais. A permacultura é uma prática abrangente, que promove não só o conhecimento da técnica, mas, principalmente, o desenvolvimento da autonomia e autoestima da família. Algumas atividades, como o cultivo de mudas ornamentais, os jardins, os espirais de ervas e também a tinta de terra, são bastante apreciadas pelas participantes. Depois de promovidas todas as oficinas pela equipe de educadores do projeto Nos Trilhos

10.609

mudas produzidas

705

gestantes atendidas

do Desenvolvimento, as mulheres demonstraram mais cuidado com suas casas e com a comunidade onde vivem, comprovando que o trabalho tem gerado transformações. Dona Benedita, moradora da comunidade Altamira, é uma das participantes das oficinas. Frequentemente, ela atua nos mutirões organizados pelas mulheres e tem seu quintal bastante elogiado pelos educadores e demais integrantes do projeto. Sempre que pode, ela experimenta novas tecnologias, como as mandalas. O próximo encontro será realizado em outro quintal e dona Benedita faz questão de estar presente, retribuindo a atenção recebida de seus vizinhos.

270

encontros comunitários


SAÚDE

Cuidados em saúde

Amamentação para as crianças

Os cuidadores solidários de Bom Jesus das Selvas e Buritizinho se encontraram em um intercâmbio, com a professora Cristina Loyola. O encontro serviu para avaliar toda a ação desenvolvida com as gestantes, as visitas aos bebês e suas casas, alertando principalmente em relação ao cuidado com a amamentação.

As cuidadoras solidárias em Buriticupu estimulam cada vez mais a amamentação dos bebês. Ao longo desse ano de trabalho, já percebemos que houve um avanço considerável em relação ao tema, mas ainda temos muito o que fazer pelo Maranhão. Infelizmente, algumas mães consideram o leite materno fraco e nem conhecem o benefício da amamentação exclusiva para a vida de seus filhos. Assim, promovemos a amamentação acompanhada, mostrando às mamães como o leite materno é importante para a saúde das crianças.

O intercâmbio fortalece as equipes em relação aos cuidados com as puérperas e recém-nascidos, reforçando a importância do acompanhamento nos primeiros dias de vida do bebê. Dezessete pessoas participaram do intercâmbio.

Enxoval sustentável Em Santa Rita, o enxoval sustentável consolidase como um momento de solidariedade entre as gestantes e a comunidade. Neste período, a pintura com tinta de terra realizada na casa da gestante Katiane Sales chamou a atenção de todos. Pintamos o quarto do bebê, que ficou lindo! A mamãe está muito ansiosa, esperando a chegada do filho.

Sinais vitais

Encontro com as gestantes Em Açailândia, todas as quintas-feiras, as gestantes se encontram na Casa Verde, na Vila Ildemar. A cada semana, são apresentadas novidades como atividades educativas, lúdicas e de culinária. No encontro ocorrido em março, 49 gestantes estavam presentes! As crianças não deixam de participar e acompanham as mães em todos os momentos. Sempre bem informadas e acolhidas, as mulheres aprendem novos conceitos sobre a gestação e cuidados com o bebê. As crianças menores aprendem o valor que têm os novos irmãozinhos e quais as atividades eles podem desenvolver para auxiliar as mamães com a chegada do bebê.

02

Em Itapecuru Mirim, as cuidadoras solidárias promovem, diariamente, visitas às gestantes no Quilombo Santa Rosa. Durante o acompanhamento, todos os sinais vitais das gestantes e também da criança são examinados por meio da auscuta. As mães emocionam-se ao ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê. As visitas ocorrem três vezes por semana, nos povoados Barreira Funda e Sítio Velho, localidades integrantes do Quilombo. Atualmente, 21 gestantes e 10 puérperas estão sendo acompanhadas.


EDUCAÇÃO Espaço do Conhecimento O funcionamento da biblioteca e do Banco do Livro, na Casa Referência da comunidade de Altamira, é diário. Nesse espaço, além das oficinas comunitárias, são realizadas rodas de contação de histórias com as crianças. Todos os dias, um grupo de 29 crianças e adolescentes se reúne para visitar a comunidade, observando, aprendendo e cuidando do lugar onde vivem.

Algibeira de leitura Em Altamira, município de Alto Alegre do Pindaré, a Algibeira de Leitura é uma das ações que mais chamam a atenção das crianças. Semanalmente, em média 40 crianças participam das atividades, que envolvem leitura, contação de histórias e muitas brincadeiras.

Um lugar especial

Encontro marcado A Nossa Casa, no povoado de Buritizinho, em Buriticupu, tem um fluxo de crianças bastante intenso na biblioteca, principalmente quando elas estão indo ou voltando da escola. Sempre uniformizadas e em pequenos grupos, a maioria frequenta o local quase que diariamente, deixando um livro e levando outro para casa.

As manhãs e as tardes na Casa Verde, em Açailândia, são ansiosamente aguardadas pela garotada. Ao chegarmos, sempre nos deparamos com as crianças esperando no portão. Na casa, além de participar das Sessões de Cinema e oficinas, elas podem ler diferentes exemplares de livros. O que mais desperta a atenção desses meninos e meninas são os jogos virtuais: além de coloridos, abordam temas diferenciados, como disciplinas escolares, relacionamento, cidadania e paz.

Situação parecida ocorre no Farol da Educação, localizado na praça central da cidade. Percebemos que a oportunidade de ler trouxe bons hábitos para as crianças. A aprendizagem lúdica é mais prazerosa e as crianças envolvem-se cada dia mais. A leitura é transformadora, o que fica evidenciado no comportamento dos participantes do projeto.

03


ALIMENTO

Comida saudável para as gestantes

Oficinas comunitárias Em Açailândia, as oficinas comunitárias realizadas na Casa Verde ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Receitas simples, com alimentos alternativos ou colhidos em casa, têm gerado bons resultados. Sucos, saladas, doces, entre outras receitas têm feito sucesso! Semanalmente, cerca de 16 pessoas participam das atividades.

Na Casa Referência, em Santa Rita, ocorre o encontro comunitário com as gestantes e puérperas. Durante os minutos que antecedem as consultas, são preparadas diversas receitas como, arroz de couve, suco verde, bolo de cenoura, panqueca de banana, entre outros. Assim, as gestantes aprendem novas receitas saudáveis e discutem cuidados no período de gestação e pós-parto.

Manutenção dos quintais

Espaços produtivos

Devido às chuvas, detectamos uma baixa na produção dos quintais, em Alto Alegre. Eles ficaram alagados, impossibilitando o manejo. Assim, dona Toinha e demais famílias se reúnem para fazer a manutenção das plantas sobreviventes.

A horta comunitária, na comunidade de Buritizinho, produziu bastante no verão e ainda produz no inverno feijão, quiabo, berinjela, entre outros alimentos. Agora, com a horta consolidada, é possível aos educadores ampliar o plantio em novos quintais. Onze famílias já construíram a mandala em casa.

04


Permacultura própria Semanalmente, é feita a manutenção dos quintais. As atividades despertam o interesse dos moradores, que se mobilizam para preparar os espaços para o plantio de hortas. Essa ação é uma conquista para toda a equipe, que incentiva as famílias, demonstrando a importância de uma alimentação saudável, sem agrotóxico e a custo reduzido. As atividades ocorrem na cidade de Santa Rita, no Quilombo Vila Fé em Deus, onde vivem cerca de 250 pessoas.

RECEITA Doce de manga verde Ingredientes – 5 mangas da sua escolha, um pouco verdes – Cerca de 2 litros de água – 5 xícaras de açúcar

Modo de fazer – Descasque as mangas. – Lave-as e as coloque para ferver em, aproximadamente, 2 litros de água, ou água suficiente para cobrí-las. Deixe cozinhar. – Quando atingir o ponto do cozimento, escorra a água e junte o açúcar. Em fogo médio, mexa até encorpar. – Cuidado, pois o doce, ao ferver, pode cair em sua pele. Quando o doce já estiver bem encorpado, coloque em potes para esfriar.

CULTURA Oficina de reciclagem Na Vila Ildemar, em Açailândia, foi realizada uma oficina de reciclagem com educadores, visando à reutilização de materiais, sua transformação e o desenvolvimento do potencial criativo dos participantes. Contamos com a presença de 19 pessoas.

Rodas de brincadeiras Em Santa Rita, ocorrem periodicamente as rodas e o resgate de brincadeiras com as crianças. Durante as férias escolares, o projeto promoveu alguns momentos lúdicos com os meninos e meninas. Na oportunidade, falamos com todos sobre respeito e laços de amizades.

Dia da Beleza Dia de Beleza, com 21 adolescentes da comunidade Altamira, em Alto Alegre do Pindaré, Grupo Guardião da Água e outras convidadas. Esse é um momento de embelezamento e relaxamento, promovendo ainda mais conversas, fundamentais para o aprendizado das envolvidas.

05


MORADIA

Plantio no Quilombo

Plantio de 10 mil mudas Para o plantio de 10 mil mudas em Bom Jesus das Selvas, conseguimos mobilizar cerca de 8 mil pessoas em apenas 10 minutos. Agora, nosso trabalho é monitorar o desenvolvimento das árvores plantadas. Infelizmente, algumas delas não sobreviveram devido à falta de manutenção. Por isso, estudamos novas formas de replantio, evitando que ocorra esse mesmo problema.

Retomamos o plantio de mudas no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru Mirim. De janeiro a abril, foram plantadas 72 mudas, entre elas ipê, açaí e pata-de-vaca, com a participação de 34 crianças. O local escolhido para o plantio foi a área de recuperação, onde desejamos reflorestar. A atividade contou também com a participação de alguns adultos, que passaram pelo local e se interessaram pelo plantio.

Cidade mais verde Todo mundo envolvido Também em Santa Rita, foi feita uma doação de mudas para alguns moradores da cidade. As pessoas estão descobrindo o projeto também como um espaço para reproduzir as plantas. Na medida do possível, foram doadas algumas mudas que poderão contribuir para arborizar outras matas e quintais.

06

Aos poucos, replantamos nossas cidades. Em Santa Rita, foram plantadas mudas de canafístula e ipê amarelo no canteiro central da cidade. O plantio foi feito em parceira com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, que fortalece a ação de plantio de árvores no município, deixando-o ainda mais bonito e arborizado. Para realizar o plantio, conversamos com os comerciantes locais, pedindo ajuda para cuidar dessas novas espécies.


ÁGUA Recuperando igarapés Em Altamira, a recuperação das margens dos Igarapés, trabalhando o foco água, é um desafio para o Grupo Guardião da Água. Para aumentar o número de mudas do viveiro, esse grupo recolhe sementes frutíferas, ornamentais e nativas, alcançando hoje a marca de 500 mudas, plantadas por 12 participantes.

Viveiro de mudas Entre os meses de março e abril, foram distribuídas 900 mudas em Buriticupu. Depois do evento realizado em Bom Jesus das Selvas, percebemos que as pessoas ficaram mais interessadas pelo projeto e desejam plantar novas mudas. As secretarias de Meio Ambiente e Agricultura estão replantando nas comunidades rurais, enquanto muitas famílias replantam em suas casas. Alguns produtores rurais procuram a doação de mudas para suas propriedades. Em Trilha 410, comunidade próxima ao Buritizinho, já foram plantadas 200 árvores. O sr. José de Mamede também levou 190 mudas de açaí para plantar em sua propriedade.

Um novo Buritizinho O Rio Buritizinho, em Buriticupu, já recebeu cerca de 2 mil espécies vegetais, ao longo de dois anos de atividades do projeto. Infelizmente, nem todas sobreviveram, mas o mais importante é perceber que é aparente a mudança no comportamento da comunidade em relação à preservação ambiental. As árvores sobreviventes estão com cerca de um metro e começam a demonstrar que é possível melhorar a natureza – basta ter boa vontade e amor.

TRABALHO A Feira Solidária Em Santa Rita, a feira é realizada na Casa Referência, a cada 15 dias. Os participantes levam produtos, objetos e utensílios para serem trocados pela Moeda Social. Com essa moeda, agora denominada Crioula, qualquer produto da feira pode ser adquirido. O excedente da produção é comercializado na feira da cidade, às quartasfeiras. Todo o dinheiro arrecadado é usado para ações do projeto.

A Feira Solidária também é realizada em Buritizinho mensalmente. Além de produzir o material para troca, as educadoras convidam a comunidade para comercializar sua produção. A moeda utilizada é o Buriti, que as mulheres arrecadam ao fazer as compras nos supermercados locais. O brinde oferecido para quem leva uma sacola ecológica é o buriti. Dessa forma, estimulamos a redução do lixo e, ao mesmo tempo, valorizamos a participação na Feira Solidária. Entre os produtos comercializados, estão a produção da horta, produtos de limpeza, pães e doces.

07


VOZES DA COMUNIDADE

“Sempre é bom ensinar coisas novas para as crianças. A mistura de terra e água, para a decoração do jardim da escola, foi um grande aprendizado tanto para mim como para as crianças.” Luiza Carla Souza Viegas, educadora Santa Rita

“Ensinamos um pouco daquilo que aprendemos nesse projeto, principalmente para as gestantes. O trabalho está dando certo. O pouco que explicamos elas aprendem e fazem em casa.” Bernarda Belfort, educadora Itapecuru Mirim

“Os enxovais e as dicas de saúde incentivam as mulheres a cuidar melhor da saúde de suas famílias. Assim, as gestantes aprendem sobre a importância do pré-natal e garantem a vida de seus bebês.” Keuly Lima, gestante acompanhada Buriticupu

“O encontro é um evento muito importante, no qual podemos conversar e trocar receitas com as gestantes. Nele é possível esclarecer dúvidas sobre a gravidez e o aleitamento materno, além de ensinar receitas simples e saudáveis, como o bolo de abobora.” Luis Ricardo Silva Santos, educador Santa Rita

08


O QUE VEM POR AÍ? AÇAILÂNDIA

BURITICUPU

Encontro com as gestantes

Cinema

18 e 25 de junho

Local: Casa Verde Horário: início às 14 horas

Cinema Itinerante 30 de junho

Local: Casa Verde Horário: início às 8 horas

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ

23 de junho

Local: Comunidade Buritizinho Horário: início às 18 horas

Feira de troca solidária 26 de junho

Local: Nossa Casa Horário: Início às 8 horas

ITAPECURU MIRIM

Roda de Leitura

Acompanhamento às gestantes e puérperas

17 e 26 de junho

17, 18, 24 e 25 de junho

29 de junho

18 de junho

BOM JESUS DAS SELVAS

SANTA RITA

Oficinas comunitárias

Feira na praça

Local: Casa Referência Horário: início às 8 horas Local: Espaço do Conhecimento Horário: início às 14 horas

22 de junho

Local: Nova Vida Horário: início às 8 horas

Local: Bairros Miquilina e Roseana Sarney Horário: início às 14 horas Local: Quilombo Santa Rosa dos Pretos Horário: início às 8 e às 14 horas

17 e 24 de junho

Local: Praça Santa Rita Horário: início às 8 horas

24 de junho

Local: Casa Referência Horário: início às 13 horas

Acompanhamento às gestantes e puérperas

29 de junho

18, 23 e 24 de junho

Local: Casa Referência Horário: início às 14 horas

Local: Bairros Gonçalo e Bahia Horário: início às 14 horas

09


EXPEDIENTE Este informativo contou com a contribuição de Gleidiane Oliveira Santos, Astrogilda Jardim Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Poliana Silva, Vânia Lúcia Coutinho, Jorge Luiz Pereira Pinto, Cláudio Nascimento, Diana Ribeiro Toledo, Doralice Barbosa Mota, Cristiana Andrade e Simone Cecília M. da Mata.

Leia também Conheça os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD. Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents O programa Nos Trilhos do Desenvolvimento, Casa Saudável e Núcleo Produtivo da Estação Conhecimento de Arari são iniciativas da Fundação Vale em parceria com o CPCD.

Iniciativa:

Parceria:

Coordenação:

Realização:

10



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.