Informativo Casa Familiar Rural Pe. Josimo Tavares - Ano 1 - nº 2

Page 1

ANO 1 . NUM 02

Execução:

Apoio:

2016

EDIÇÃO ESPECIAL

Patrocínio:

INFORMATIVO CPCD

Realização:

Projeto realizado em Bom Jesus das Selvas - Maranhão, desde janeiro de 2016

Editorial

DESTAQUES Cinema itinerante: lazer e cultura

Caros leitores, O Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), tem o prazer de compartilhar com vocês o informativo do Centro de Excelência em Educação no Campo, um importante projeto desenvolvido em parceria com a Casa Familiar Rural (CFR), SocialZink e o Ministério da Cultura. Serão boas histórias retratando um pouquinho do nosso dia a dia. Desejamos a todos uma ótima leitura!

para todos. pág 2 Casas coloridas dão mais vida à comunidade . pág 3 Biblioteca Casa Familiar Padre Josimo Tavares . pág 4 A natureza é a sala de aula . pág 4 Algibeira de livros: um mundo de sonhos e aventuras . pág 5 Vozes da comunidade . pág 6

Cinema Itinerante – um novo olhar para o futuro Aos poucos, aprendemos que o cuidado com o ambiente proporciona melhores condições para o desenvolvimento e crescimento de nossas crianças. O Meio Ambiente é a soma total do que está ao nosso redor! Ele inclui os seres vivos e as forças naturais. Ao falar, intervir, refletir e questionar sobre onde estamos, projetamos um novo olhar para o futuro. Filmes infantis são mágicos! Não só porque as crianças se aquietam, absorvendo boa fonte de entretenimento, mas também por viverem momentos de descanso e prazer. A partir dos filmes e também da leitura, busca-

16

comunidades atendidas

mos incentivar boas atitudes com o meio ambiente entre as pessoas da comunidade.

sobre o papel do ser humano no planeta, demonstrando e ensinando a importân-

cia do meio ambiente para os indivíduos.

“A gente nunca tinha pensado em como seria a vida daqui a 10 anos!” Ana Katiane Sousa Comunidade Boa Esperança

O que percebemos são os benefícios que alguns filmes infantis proporcionam. Muitos trazem ensinamentos consistentes, como conhecer, valorizar e respeitar as diferenças entre as pessoas; refletir sobre bons valores e princípios; ensinar sobre maldade e bondade; trazer sentimentos de esperança e fé. Além disso, muitos desses filmes tratam

97

rodas de histórias

1.609

crianças e adolescentes participaram das rodas de histórias


Projetos que se realizam – banheiro compostável Desde que iniciamos a construção de um banheiro na comunidade Santa Isabel, a obra tornou-se uma atração, por sua imponente forma e estética bem elaborada. Por isso, muitos visitantes chegam para conhecer essa nova tecnologia, que busca manter as águas da comunidade bem limpas. Todas as famílias, amigos e jovens da CFR estão envolvidos de alguma forma, seja na execução da obra, na busca por materiais ou na discussão de tal temática – que envolve não só a saúde das pessoas, mas também das dezenas de nascentes da localidade.

interação às crianças, jovens e adultos. Em outras sessões desse mês, a comunidade compareceu em grande número e pôde assistir às produções “O auto da compadecida”, “Wal-E”, “Irmão urso”, “Mogli – O menino lobo” e “A origem dos guardiões”. Recebemos uma média de 50 pessoas por sessão nos espaços comunitários.

“Eu gosto de participar do Cinema... É divertido e a gente faz uma coisa diferente na escola. Todas as histórias são legais; mas, eu gostei muito do filme do Menino Lobo, pois ele nos ensina a respeitar os animais e mostra a selva, que nós nunca tínhamos visto antes.” Jardeane Sousa e Silva, de 11 anos Comunidade Teolina

Novas ideias, novas oportunidades Percebemos que a intervenção do Cinema Itinerante é um evento rico, capaz de agregar novos valores e novas práticas às comunidades. Quando chega ao local, o Cinema mexe com o cotidiano, mudando a rotina dos moradores e possibilitando a troca de ideias, principalmente entre as mulheres.

Cinema itinerante: lazer e cultura para todos O Cinema apresentado nas escolas das comunidades é muito bom, mas, quando as sessões são feitas ao ar livre, nos espaços coletivos dos povoados, é melhor ainda! No finalzinho da tarde, adolescentes e crianças se reúnem e, logo depois, chegam os demais moradores da comunidade. Todas as exibições são empolgantes! Risadas e silêncio acontecem em momentos diversos. Depois de cada sessão, aproveitamos para conversar sobre os assuntos abordados nos filmes. Na noite de quarta-feira, dia 09 de novembro, foi realizada mais uma edição do Cinema na Comunidade. Dessa vez, o público assistiu ao filme “Avatar”. Foi uma noite de muito lazer, cultura e pipoca! O Cinema na Comunidade tem sido bem aceito pelas crianças e adolescentes. Ficamos muito felizes em proporcionar esse momento de

As ações propostas variam de acordo com as demandas da própria comunidade, mas, práticas de culinária, receitas de remédios caseiros e sabão, são as prediletas das moradoras. Assim, além de aprender novas receitas, elas também podem ensinar práticas de aproveitamento e métodos infalíveis que as ajudarão a sobreviver em lugares distantes dos centros urbanos. Atualmente, o sabão predileto das mulheres é esse: barato e menos agressivo à pele. Para confeccioná-lo, precisamos diluir 1/2 kg de soda em 1 litro de água e reservar. Em seguida, bata no liquidificador 1kg de açúcar em 1/2 litro de água e também reserve! Em um recipiente fundo e plástico, misture 3 litros de óleo e 2 litros de álcool. Junte cuidadosamente (sempre mexendo) à mistura da soda. Mexa por cerca de 10 minutos e, por último, acrescente a mistura de açúcar. Continue mexendo por mais 2 minutos. Para finalizar, coloque na forma para endurecer e espere por 24 horas. Fácil, barato e eficaz!

02


Casas coloridas dão mais vida à comunidade Assim como em qualquer lugar em que o CPCD atua, a tinta de terra é um sucesso! Além de levar o Cinema e os livros, a Biblioteca Itinerante tem feito muitas atividades de permacultura... E uma das preferidas é a tinta de terra! As pinturas revitalizam fachadas de casas, dando uma nova cara à comunidade. Feita a partir de terra colorida, água e cola caseira, essa nova tecnologia é experimentada e logo vira sensação, principalmente por parte das crianças e mulheres das comunidades. A ação não deixa de ser um atrativo a mais para que as famílias se envolvam no projeto. A pintura com tinta de terra é uma maneira de conquistar os moradores para a realização das demais atividades propostas. A tinta de terra envolve as famílias, além de embelezar e alegrar o ambiente.

Adolescente gosta de ler? Sabemos que ainda é preciso superar as dificuldades na formação leitora oferecida pela escola, pois poucas famílias valorizam os livros. Em contrapartida, vemos a transformação desse cenário a partir da chegada da Biblioteca Itinerante, que favorece, inclusive, o acesso à internet. Para acontecer de fato uma mudança, nossas ações devem gerar impacto na formação e na aprendizagem das gerações atuais. Um efeito imediato dessas transformações é a comunicação contínua e o compartilhamento, fazendo com que as comunidades convivam e interajam através da Literatura.

“Não gostava de ler, simplesmente, porque nunca tinha começado. Agora, sempre que tenho oportunidade, começo um livro novo. A leitura ajuda a gente a se concentrar e é muito divertido!” Andressa Silva, de 17 anos Comunidade Brejo Velho

03


Biblioteca Casa Familiar Padre Josimo Tavares Funcionando no bosque da escola, a organização dos livros na Biblioteca da CFR é a mais simples possível, justamente para facilitar o acesso e manuseio. Tudo é devidamente cadastrado em um programa, que permite que os próprios jovens administrem o funcionamento da Biblioteca. Duas monitoras e um aluno de cada turma responsabilizam-se pela movimentação e, principalmente, pelo incentivo à leitura pelas turmas. Para a próxima etapa, queremos conquistar o envolvimento da comunidade do entorno da escola - Alancarina 2. Cerca de 100 crianças não têm acesso a nenhuma biblioteca e, no local, já foram realizadas experiências positivas com as Algibeiras.

Onde atuamos?

Biblioteca itinerante

Atuamos em seis núcleos, sendo que cada um recebe duas visitas mensais. A maioria das comunidades é distante das sedes de Buriticupu, Bom Jardim e Bom Jesus das Selvas. Para cada visita à comunidade, os livros são previamente selecionados e divididos em Algibeiras de Leitura. Lá, as Algibeiras são distribuídas em locais estratégicos, como escolas ou casas bem conhecidas de todos, facilitando o empréstimo aos moradores. Esse acervo é trocado mensalmente. Nas comunidades também acontecem rodas de leitura, mediação de leitura, caminhada literária, produção de histórias, além de coleta de sementes, oficinas comunitárias, cercamento de nascentes, plantio de mudas, entre outras coisas.

A natureza é a sala de aula Os espaços do conhecimento são diversos e a natureza é uma professora excelente! Para as incursões de aprendizado, contamos com o apoio dos pais, como Seu Nonato, em Santa Isabel, e Dona Ednaes, na Nascente do Rio Azula. Podemos também contar com o apoio de Jorge Navas, o Jorjão, que acompanha o nosso trabalho e aproveita sempre que possível para dar aulas nas comunidades. Em visita à Santa Isabel, na propriedade rural do aluno Weslwi Carvalho, conhecemos uma reserva de grande potencial ambiental e educativo. Os jovens se deliciaram e aprenderam em duas horas de caminhada muito mais que em um ano de sala de aula!

“Cada dia eu aprendo mais. Mas, a informação mais interessante que vi foi sobre os fungos e bactérias na natureza. É incrível quanta vida existe sem que a gente perceba!” Géssica Santos, de 17 anos Comunidade Varig

04


Algibeira de livros: um mundo de sonhos e aventuras

Biblioteca itinerante: leitura espontânea e prazerosa

A Algibeira de leitura é o momento para as crianças se envolverem com a Literatura. Várias Algibeiras estão dispostas nas escolas e também nas ruas dos povoados.

A leitura distanciada do ambiente escolar, proposta pela Biblioteca Itinerante, comprova que a formação de leitores passa pela espontaneidade e pelo prazer. Assim, a Literatura nos povoados conquista cada vez mais leitores!

O primeiro momento das crianças e adolescentes é escolher um livro para ler. Após a leitura, as crianças conversam sobre a história e contam experiências aprendidas com os pais e/ou inventadas ali naquele momento. Daí, ao final, a maioria quer levar um livro para casa. Depois de recebidas as orientações, os leitores aproveitam ao máximo a experiência de viajar pelas páginas da emoção!

Daí, conclui-se que em um ambiente favorável, onde os livros são apresentados sem restrições, o leitor exerce, com autonomia e fascínio, a prática da leitura, transformando o ato de ler num momento espontâneo e de mero encantamento. As crianças começam a desenhar uma nova visão de mundo e de leitura e os adultos vão aprendendo a necessidade desse momento literário.

Projeto de incentivo à leitura beneficia comunidade Montar e desenvolver um trabalho do porte da Biblioteca Itinerante em comunidades rurais é um avanço significativo para todos os envolvidos. Isso porque essas comunidades poderão vivenciar algo inovador e muito estimulante. Felizmente, a CFR e os membros das comunidades escolares abraçaram o projeto de Incentivo à Leitura com garra e determinação. Ao longo desse ano, os resultados foram realmente animadores, condizentes com os objetivos do nosso projeto. Não temos “receitas milagrosas” para resolver os problemas vivenciados pelos professores na sala de aula, mas, lutamos para que os obstáculos sejam superados. Sabemos que, no próximo ano, temos novas ações a serem vivenciadas!

05


VOZES DA COMUNIDADE

“Acho muito bom participar das atividades... É um momento agradável e sinto que estou sendo solidária com as pessoas aqui da comunidade. Acredito que só com a ajuda de todos é que vamos fazer daqui um lugar melhor!” Maria Antônia Silva, Comunidade Nascente do Rio Azul

“Eu era uma pessoa tímida, que não participava de nada que tinha na comunidade. Pensei que não era capaz disso! Mas, agora, me envolvo mais com meus colegas e leio em voz alta sem problema nenhum!” Maria de Fátima, Comunidade Vila Canadá

“Nunca pensei que através das minhas plantas e do meu quintal eu pudesse ajudar na preservação da natureza e ainda ensinar para as crianças.” Geliane Alves, Comunidade Nascente do Rio Azul

“O projeto é para mim uma coisa muito importante, me senti mais viva; temos de colocar em prática nossas ideias! Levar nossa escola para todas as comunidades e fazer com que as pessoas saibam do nosso valor e a importância da literatura.” Daiara Mendes, monitora do projeto

“Ler para as pessoas me ajudou a aprender cada vez mais! Eu gostei da experiência e quero continuar sendo um Mediador de Leitura.” Ronilsom Pires, de 13 anos - Vila Canadá

06


EXPEDIENTE Este informativo contou com a contribuição de Matheus Antúrio, Ednalda Aparecida dos Santos, Doralice Barbosa Mota, Flávia Barbosa Mota e Simone Cecília Menezes da Mata.

Leia também Conheça os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD.

Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents Os programas Nos Trilhos do Desenvolvimento, Casa Saudável e Núcleo Produtivo da Estação Conhecimento de Arari são iniciativas da Fundação Vale em parceria com o CPCD.

Execução:

Apoio:

Apoio:

Patrocínio:

Patrocín

Realizaçã

Realização:

07


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.