Raposos Sustentável - Ano 6 - nº 67

Page 1

INFORMATIVO CPCD

raposos

sust en tável

ANO 6 . NÚM 67

2015 jul | set

P r o j e t o r e a l i z a d o e m R a p o s o s , M i n a s G e ra i s , d e s d e a b r i l d e 2 0 0 9

Editorial Esta edição está recheada de novidades! Atividades como revitalização dos espaços, feiras de troca, Banco da Solidariedade e cultivo de plantas ornamentais conquistam um público cada vez maior na Casa Verde e na Cooperativa Dedo de Gente. Não deixe de ler a matéria sobre as hortas nas escolas... A atividade tem despertado o cuidado e diversos trabalhos interdisciplinares. Os resultados são bastante positivos! E é perfeitamente possível e adaptável a outros ambientes escolares.

DESTAQUES Casa Verde passa por revitalização. pág 2 Banco da Solidariedade. pág 3 Resgate de saberes. pág 4 Alfabetização de mulheres. pág 5 Exposição Literária na Casa. pág 6 Novas perspectivas para os jovens. pág 7 Dia do Cooperar. pág 7 Vozes da comunidade. pág 8 O que vem por aí?. pág 9

No Banco da Solidariedade a sua moeda tem muito valor Este “banco”, tão diferente, ensina-nos um pouco mais a cada dia. Através dele, tornamo-nos mais companheiros, participativos e importantes para o meio onde vivemos. Nossa moeda de troca tem muito valor e a do outro também! A moeda é tudo aquilo que sabemos, podemos e queremos fazer para contribuir uns com os outros. A aula de Inglês com foco em conversação – uma das práticas do Banco da Solidariedade – encerrou as atividades com a sua terceira turma. As aulas terão continuidade e serão divididas em duas etapas: Curso Básico, para iniciantes;

329

pessoas acessaram os terminais de pesquisa da Casa Verde

e Curso Intermediário, para as turmas recém-formadas. Os participantes passam por capacitação e prova oral ao fim de cada etapa. Essa ação desperta cada vez mais o interesse da comunidade. Em julho, iniciamos uma parceria com o público feminino da Cidade Refúgio – instituição que acolhe dependentes químicos para tratamento. Esse grupo de mulheres desenvolverá ações em parceria com as mulheres da horta Cândida. Conheça mais sobre as ações desenvolvidas no Banco da Solidariedade, veja na página 3.

488

livros foram doados ao Banco do Livro

495

pessoas visitaram a Casa Verde


NA CASA VERDE Agosto

Casa Verde passa por revitalização de rotina Durante a revitalização da Casa Verde, foram realizadas quatro oficinas. Na oportunidade, os participantes aprenderam novas técnicas de permacultura e preparo de tinta de terra. Foram realizadas pintura em paredes, vasos e no chão, em frente à galeria. Também foram plantadas algumas mudas ornamentais e uma mandala de pneus foi refeita. A comunidade elogia as mudanças e avalia a criatividade da equipe. A admiração é visível no rosto de cada visitante e morador que passa em frente a Casa. As atividades de revitalização são sempre bem recebidas pelos moradores e tornamse pretexto para a equipe dividir saberes e fazeres.

Aproveite pneus usados e crie um ambiente agradável para a criançada! Um canteiro bonito, prático e possível de ser replicado em pequenos espaços. Pouca terra é utilizada, é um incentivo ao reaproveitamento (pois é feito com pneus usados) e a mandala é muito fácil de ser feita.

Materiais necessários: * * * * * *

Quatro pneus usados Tinta de terra Arame recozido Alicate Terra Mudas ornamentais ou comestíveis

Modo de fazer: * Corte três pneus ao meio. Pode-se usar um arco de serra fina ou serra elétrica. Caso não tenha nada disso, leve os pneus até uma serralheria e peça para cortá-los. * Pinte todas as partes da cor que desejar e o pneu que ficou inteiro também. * Centralize o pneu inteiro no local onde será o canteiro e, ao redor, coloque as metades formando uma flor. * Amarre cada pedaço ao outro, utilizando o arame recozido e o alicate. Se desejar, não precisa amarrar. Vai depender do público que frequenta o espaço (se tiver criança, que provavelmente vai subir nos pneus, é bom amarrá-los para evitar acidentes). * Todos os pedaços de pneus precisam estar bem juntinhos, assim um firmará o outro, impedindo que a terra saia de dentro deles. * Veja ao lado como é fácil construir esta linda mandala Veja ao lado, como é fácil construir esta linda mandala de pneus!

02

* Encha bem com terra e plante o que desejar. * Este canteiro, além de criativo, enfeita o espaço e ainda conserva a planta úmida por mais tempo, pois retém a água na raiz das plantas.


Agosto e setembro

Atividades e debates com o grupo de adolescentes

Desapego, solidariedade e cooperação

O grupo de adolescentes da Casa Verde conta com a participação de oito integrantes, que atuam nas discussões e execução das atividades propostas. Como a diversidade de encontros é grande, é normal que outros adolescentes visitem a Casa. Sempre intercalamos atividades sugeridas pela Casa e pelo grupo. Tal experiência é bastante enriquecedora, pois os jovens têm ideias bem diferentes. Já foram realizadas oficinas de jogos do Bornal, produção de vassouras ecológicas feitas com PET, bonecas de pano, peso para portas, imã para geladeira e colagens com retalhos de jornal. Sempre que possível, exibimos filmes e realizamos divertidos passeios. O grupo reúne-se sempre às segundasfeiras, das 14h às 16h. Participe você também! Convide amigos e inscreva-se na Casa Verde. Para maiores informações entre em contato com as educadoras da Casa (31) 3543 - 0295.

A ideia surgiu com o propósito de substituir o lucro e a acumulação de riqueza pela solidariedade e cooperação. A equipe de educadores trabalha o desapego de bens materiais, a valorização do outro, a economia, a criatividade e as questões ambientais. Nosso grupo tende a aumentar: os dois primeiros encontros reuniram 15 pessoas e os integrantes encarregaram-se de convidar outros moradores. A feira ocorreu na Casa Verde e continuará a acontecer nas primeiras semanas de cada mês.

Raposos tem reunião com o Projeto Manuelzão

Banco da Solidariedade

A Casa Verde foi sede da reunião do grupo da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas Projeto Manuelzão. Essa foi a primeira reunião do grupo realizada em Raposos. O encontro foi muito positivo para o Projeto Raposos Sustentável. As ações desenvolvidas pela equipe foram reconhecidas pelos ambientalistas locais. A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é o foco de atuação do grupo. Nosso principal objetivo é discutir e promover atividades relacionadas às questões ambientais locais. O rio das Velhas é um dos principais tributários do Rio São Francisco e grande parte dele está poluído e com a qualidade da água comprometida. A razão das práticas educativas desenvolvidas pelo Projeto Manuelzão é estabelecer uma nova relação entre sociedade, natureza e pedagogia escolar. A proposta é incentivar o compromisso socioambiental, tendo os cursos d’água como os eixos de mobilização.

A

chei esta ideia excelente! Minha nora também gostou, na próxima feira ela virá. Só fico pensando o que mais vou trazer para a troca, é legal desapegar das coisas e ao mesmo tempo ter algo novo para usar ou presentear. Esse movimento enriquece todos nós.” Ana Adélia Gonçalves Ferreira

As atividades praticadas com o público feminino da Cidade Refúgio são a permacultura, o cultivo e as oficinas alternativas. Este trabalho ocorre em meio a um bate papo descontraído e de muita aprendizagem sobre religião, família, cuidados pessoais etc. Em agosto foi realizada uma oficina de sabão, com as mulheres da cidade Refúgio. A proposta é que a cada semana seja realizada uma atividade diferente entre os Núcleos masculino e feminino da Cidade Refúgio e das mulheres de Cândida. As aulas de violão, atividade pioneira do Banco da Solidariedade de Raposos, teve sua última turma formada em 31 de agosto. Apesar da longa lista de inscritos, a atividade está suspensa por tempo indeterminado – o professor Adelfonso Ferreira Gomes, depois de três anos de dedicação ao Projeto Raposos Sustentável, dará continuidade aos seus estudos, o aperfeiçoamento da musicalidade. Desejamos boa sorte ao nosso professor e que em breve ele possa retomar as atividades na Casa Verde.

03


Julho

NA COMUNIDADE Julho

CPCD - participação ativa em Conselhos locais O CPCD, representado pela equipe do Projeto Raposos Sustentável continua participando ativamente dos Conselhos em Raposos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho de Assistência Social e Conselho do Idoso. Em reunião do CMDCA, o “Projeto Raposos Sustentável”, apresentado pelo CPCD, foi aprovado pelos Conselheiros e encaminhado para o Edital do Banco Itaú, para possível aprovação.

Irrigação inteligente em períodos de seca Concluída a implantação do sistema de irrigação na horta da comunidade Cândida. O objetivo é facilitar o trabalho das cinco mulheres e aumentar a produtividade e qualidade dos produtos. Atualmente, o cultivo abrange uma área de 6.000m² e toda a água utilizada vem de uma nascente. A água é captada por meio de uma bomba e distribuída em dois reservatórios que, juntos, somam 10.000 litros. Em períodos normais, a horta é irrigada duas vezes ao dia; havendo racionamento, ocorrerá a redução para irrigação uma vez a cada dois dias. Parte da produção é consumida pelo grupo de mulheres e o restante é vendido na feira, às quintas-feiras.

Confraternização entre equipes fortalece vínculos As atividades em grupo com as equipes da Dedo de Gente e Raposos Sustentável são frequentes. Os encontros promovem a interação e harmonia, fortalecendo o vínculo e a socialização das pessoas. Em julho, foi realizada a Festa Julhina, com a participação de Beatriz Myhrra, contadora de histórias. O encontro foi muito divertido; teve contação de histórias em roda, dança, comidas típicas, barraca da “boca do palhaço” com prêmios da Cooperativa Dedo de Gente e produções do Projeto Raposos Sustentável. O contato entre as equipes enriquece e favorece o aprendizado.

Julho e agosto

Resgate de saberes aproxima a comunidade Duas oficinas de produção de sabão foram realizadas na casa de Dona Luzia Nascimento Moraes Santana, no Bairro Recanto Feliz. Dona Luzia, sempre muito animada, encarregou-se de chamar as vizinhas para preparar o lanche para o grupo. Foram produzidas 53 barras de sabão, distribuídas entre os participantes. A próxima oficina já está agendada – confira em nossa sessão “O que vem por aí”, e fique por dentro das próximas ações! No Bairro Matadouro, foram realizadas oficinas alternativas como produção de sabonete líquido, amaciante de roupas e xarope contra gripe. Também foi iniciada a horta na casa de Dona Eliane dos Santos e pintura com tinta de terra na casa da moradora Kátia dos Santos. As pessoas gostam de participar das atividades, mas têm dificuldade de frequentar as casas dos vizinhos. Por isso, buscamos novas maneiras de aproximar os moradores, criando situações que favoreçam o envolvimento entre eles. A próxima oficina, de pomada cicatrizante, está agendada para ocorrer na casa de Dona Celeste.

04


Julho a setembro

Alfabetização de mulheres, um orgulho para o CPCD

Cada letra aprendida é uma grande conquista! Algo simples como escrever o nome tem um significado muito grande na vida dessas mulheres, que não tiveram oportunidade de estudar, mas que nunca desistiram de tentar.

A alfabetização das mulheres da horta de Cândida ocorre de forma paralela aos trabalhos práticos. Aprender a ler e a escrever é um desejo e um sonho muito grande de todo o grupo! O cansaço físico não impede a realização das atividades educacionais. Nos momentos de descanso, o grupo concilia jogos de alfabetização, rodas de brincadeiras e leitura – atividades que têm despertado a atenção das mulheres. O CPCD, em parceria com a AngloGold, adquiriu 90 novos livros de autores como Ruth Rocha, Julie Vivas, Cláudio Martins e Cecília Meireles. Os livros têm feito o maior sucesso entre o grupo. As mulheres estão bastante animadas! As atividades geram bemestar e refletem na autoestima de cada uma.

Agosto

Cuidado com nascentes garante água de qualidade

Projeto de horta com escolas tem seus primeiros resultados

Iniciamos o cercamento e cobertura de seis nascentes, cinco localizadas na comunidade Cândida e uma na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. As nascentes são a única fonte de água potável para 13 famílias que residem na comunidade.

Os alunos das escolas municipais Dr. Francisco dos Santos Cabral e Sagrado Coração de Jesus, em parceria com a equipe do Projeto Raposos Sustentável, comemoram a colheita de hortaliças e legumes. A equipe do projeto alcançou uma das metas traçadas: fazer com que os alunos se apropriassem do cultivo e adotassem cuidados com a horta. As atividades, além de incentivarem os cuidados com o meio ambiente e despertarem nas crianças e adolescentes bons hábitos alimentares, ilustram as teorias aprendidas em sala de aula. Toda a produção é destinada à cantina das escolas – cenouras, beterrabas, cebolinha, alface e couve tornam a merenda ainda mais gostosa!

O projeto de implantação de cercamento e cobertura ocorreu devido ao grande número de insetos e folhas que caem nas águas. Além disso, animais de pequeno porte utilizam as nascentes como bebedouros. A análise dessa água ocorreu em maio, resultado de uma oficina de preservação de nascentes. Agora, esses locais serão monitorados e toda a comunidade beneficiada.

Uma alimentação saudável aumenta a disposição para realizar atividades intelectuais, proporciona melhor aprendizado e motiva a prática de esportes.

05


Agosto

Setembro

Mural com tinta de terra

Adquirindo conhecimentos

Finalizada a pintura com tinta de terra no muro da Escola Estadual Helena Vieira. A próxima atividade prevista será a revitalização da pracinha em frente à escola. As fotos aéreas captadas pelo drone servirão de referência para futuras intervenções nas áreas atendidas pelo projeto. A equipe aguarda uma reunião com a diretoria da escola para planejar novas atividades.

Realização do segundo módulo da capacitação para os Conselheiros do Conselho do Idoso, em Nova Lima. A equipe do Projeto Raposos Sustentável foi representada pela educadora Silvânia Costa, participante do Conselho.

Agosto a outubro

Ferramentas ganham espaço e organização A construção do quartinho para guardar ferramentas, na horta da comunidade Cândida, é mais uma atividade do Banco da Solidariedade em parceria com a Cidade Refúgio dos Homens. No fim do mês de agosto, o quartinho foi iniciado e já está quase pronto! Este é mais um objetivo alcançado, pois as mulheres precisavam carregar as ferramentas necessárias para o trabalho e com o quartinho tudo ficará guardado na horta. Além de mais fácil para elas, os utensílios ficarão organizados. Esse processo prático também faz parte da aprendizagem de atividades rotineiras e em grupo.

Setembro a outubro

Exposição literária na Casa Verde A Casa Verde voltou a expor parte do acervo literário da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. A primeira exposição deste ano foi “Hoje tem Festa no Meio do Caminho”, do autor mineiro Carlos Drummond de Andrade. A Casa Verde fica mais bonita e colorida com os banners. Essa é mais uma forma de incentivar a leitura de maneira alegre e descontraída. A exposição recebeu 68 visitantes.

NA DEDO DE GENTE

Setembro

Agosto

Acervo fotográfico retrata a história de Raposos

Novas perspectivas para jovens de Raposos

O Projeto Raposos Sustentável participou da V Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada na Secretaria de Educação de Raposos. Recebemos da Secretaria um CD com 313 fotos da história de Raposos, para compor o acervo de pesquisas da cidade na Casa Verde. Esse acervo, com imagens digitalizadas e restauradas, está à disposição de toda a comunidade. Participaram da cerimônia o Prefeito Municipal Sargento Carlos Alberto Coelho, a Secretária de Educação Vilma Rocha, representantes das escolas municipais de Raposos, Coordenação do Projeto Raposos Sustentável e Celso Travassos, turismólogo e fotógrafo responsável pela digitalização e restauração das fotos.

O processo de formação de jovens aprendizes, ocorrido entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, em Raposos, oportunizou o ingresso de 10 novos jovens à Cooperativa Dedo de Gente.

06

De acordo com a aptidão de cada um, os jovens foram direcionados para as fabriquetas Imobiliária Pra Quem Sabe Voar, Vassouras Ecológicas, Costura e Jardinagem. O interesse, aproveitamento e boa vontade foram alguns dos pontos que se sobressaíram nessa equipe de jovens, que busca novas oportunidades e aprendizagens.


Agosto

Setembro

Bons frutos com o viveiro de mudas

Jardim ganha revitalização

Finalizado o viveiro de mudas da Dedo de Gente! Com 36m², a obra abrigará mudas de plantas ornamentais e ervas. O cultivo atenderá a demanda da Cooperativa. Toda a renda obtida será investida no próprio viveiro. A equipe da fabriqueta Jardinagem utilizará as técnicas de permacultura para obter uma produção saudável, sem agrotóxicos, somente com o reaproveitamento de folhas, frutos e materiais cedidos pela comunidade. Felizmente, já iniciamos as visitas aos restaurantes e escolas locais com o intuito de coletar restos de alimentos que servirão para a produção de biofertilizantes e compostos. Em breve, teremos novidades - trabalhos paisagísticos e manutenção de jardins. Acompanhe nossas próximas edições!

O plantio de mudas ornamentais e a pintura à base de terra foram utilizados na revitalização do jardim da Dedo de Gente. A proposta é criar um ambiente agradável, acolhedor e replicável em outros locais. O designer e paisagista Alexandre dos Santos acompanha de perto a atividade e busca utilizar elementos da natureza e da cultura local como fonte de inspiração.

Fabriqueta investe no plantio de cactos O plantio de cactos em minivasos é a mais nova produção da fabriqueta Jardinagem. Os vasinhos de cerâmica, pintados com tinta de terra, têm sido uma boa opção de presente. Para você que gosta ou está à procura de plantas interessantes e que não necessitem de muitos cuidados, o cacto é ideal. O mesmo pode ser cultivado em ambientes internos e externos, embelezando residências, jardins e escritórios. Esse é mais um resultado positivo do trabalho desenvolvido em equipe e mais uma opção para oferecer aos nossos clientes!

Setembro

Primeira colheita de hortaliças e ervas para chás A equipe da fabriqueta Jardinagem comemora sua primeira colheita de hortaliças e ervas para chás, plantadas nas quatro mandalas da Dedo de Gente. Os canteiros preparados a partir de conceitos de permacultura produzem couve, cebolinha, capuchinha, hortelã, entre outras. Toda a produção é comercializada em parceria com as mulheres da comunidade Cândida. A feira ocorre às quintas-feiras, na Praça Central de Raposos.

Dia do Cooperar 200 crianças e 18 professores da Escola Municipal Professora Maria Antônia de Souza França participaram do Dia de Cooperar, realizado no Bairro Recanto Feliz. Atividades como pintura de rosto, brincadeiras de roda, distribuição de algodão-doce e pipoca foram promovidas pela equipe do Projeto Raposos Sustentável. O dia foi de muita aprendizagem e alegria.

07


VOZES DA COMUNIDADE

“Estou adorando participar da fabriqueta Jardinagem! Aqui, tenho a oportunidade de contribuir com o meio ambiente e posso levá-lo para minha casa!” Grazielle Ferreira Costa – Dedo de Gente

“Gente, fui eu que plantei isso! E deu certo mesmo! Agora, vou plantar lá em casa e na casa da vovó também! Vou comer só coisa boa.” Luiz Miguel Leal Vieira, de 6 anos Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus

“Acho muito bom o nosso grupo de adolescentes da Casa Verde... Essa é uma oportunidade de sair para conversar com os amigos e aprender coisas novas.” Tissiane Vitória Arruda Alves, de 13 anos Bairro Morro das Bicas

“A cada dia, fica mais perceptível a mudança das pessoas. Aqui, temos novas oportunidades de pensar e rever nossas atitudes. Temos também grandes possibilidades de melhorias; aprendemos coisas que em outros lugares não aprenderíamos. Com certeza, quem sai daqui não sai a mesma pessoa. O projeto constrói cidadãos mais responsáveis e conscientes.” Marciele Oliveira – Aprendiz

08


o que vem por aÍ? Encontro de adolescentes 26 de outubro Horário: 14h Local: Casa Verde

Práticas de permacultura 26 e 28 de outubro Horário: 7h30 Local: horta comunitária Comunidade Cândida

26 de outubro

Horário: 9h45 Local: Escola Municipal Dr. Francisco Santos Cabral

Oficina comunitária 27 de outubro

Horário: 14h30 Local: Bairro Recanto Feliz

29 de outubro

Horário: 9h30 Local: Bairro Matadouro

30 de outubro

Horário: 10h Local: Escola Estadual Helena Vieira Bairro Matadouro

Feira de produtos orgânicos 29 de outubro

28 de outubro

Horário: 7h Local: Feira de Raposos

Cine-matine

Aula de inglês

29 de outubro

31 de outubro

Horário: 10h e às 15h Local: Escola Sagrado Coração de Jesus

Horário: 9h30 e às 14h Local: Casa Verde

Horário: 9h Local: Casa Verde

09


expediente Este informativo contou com a contribuição de Silmara Aparecida de Lima Soares Rodrigues, Andreia Gomes Ferreira, Cláudio Nascimento, Diana Ribeiro Toledo, Cristiana Andrade, Doralice Mota e Simone Cecília.

Leia também Conheça os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD. Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents Os programas Nos Trilhos do Desenvolvimento, Casa Saudável e Núcleo Produtivo da Estação Conhecimento de Arari são iniciativas do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento em parceria com a Fundação Vale.



Patrocínio:

 

2013

Categoria Educação para o Trabalho

Programa Novos Aprendizes Cooperativa Dedo de Gente Cooperativa Dedo de Gente

Curvelo - MG

Parceria:

Coordenação:

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.