Informativo Raposos Sustentável ano 6 nº 65

Page 1

INFORMATIVO CPCD

RAPOSOS

SUST EN TÁVEL

ANO 6 . NÚM 65

2015

Jan | Mar

P r o j e t o r e a l i z a d o e m R a p o s o s , M i n a s G e ra i s , d e s d e a b r i l d e 2 0 0 9

Editorial

DESTAQUES Parcerias de sucesso. pág 2

Caros leitores, O ano de 2015 iniciou com grandes expectativas para o Projeto Raposos Sustentável! Integrar a Chamada Pública de Projetos da AngloGold Ashanti foi de fundamental importância para a retomada do trabalho na comunidade Cândida. As atividades na horta e as oficinas farão parte do dia a dia dos moradores; o empoderamento comunitário e a satisfação econômica, são algumas das dimensões que serão trabalhadas com as mulheres de Cândida.

Educação e cultura. pág 2 Aulas de inglês. pág 3 Encontro de violeiros. pág 3 Encontro de mulheres. pág 4 Exposição itinerante. pág 5 Mostra Dedo de Gente. pág 6 Jardinagem e paisagismo. pág 6 Vozes da comunidade. pág 7

Boa leitura!

Foto aérea Comunidade Cândida

Aniversário da Casa Verde A Casa Verde, sede do Projeto Raposos Sustentável, completará cinco anos de funcionamento e o presenteado será você!

A Casa Verde, como ficou conhecida foi construída em 1.886, e foi restaurada em 2012 pelo CPCD, que manteve sua estrutura original.

No dia 15 de abril, teremos diversas atividades, muita música, histórias e brincadeiras. Esse será um dia mágico! A casa estará aberta para estudantes, professores, visitantes e toda a comunidade. Você é nosso convidado especial para, juntos, compartilharmos as histórias das contadoras Beatriz Myrrha e Meire Cristina. As atividades terão início às 8h e término às 18h.

A equipe de educadores do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, em parceria com a AngloGold Ashanti e a prefeitura de Raposos promove lançamentos de livros, rodas de histórias, reuniões, oficinas temáticas e cinema itinerante. A Casa Verde possui um vasto acervo literário, fotográfico e de causos de Raposos.

1.532

carteirinhas confeccionadas até março

8.883

livros compõem a Biblioteca Osvaldo Melo

422

livros doados à Casa Verde em março


Indicadores de Qualidade de Projetos (IQP)

NA CASA VERDE 2015

Parcerias de sucesso Neste ano, o Projeto Raposos Sustentável desenvolverá suas atividades em duas escolas municipais – Sagrado Coração de Jesus e Dr. Francisco dos Santos Cabral – e em uma escola estadual – Helena Vieira. As atividades já foram iniciadas; a horta começa a ser cuidada e as sementes foram lançadas. Além disso, a pintura do muro das escolas com a tinta de terra e o preparo do sabão trabalhados com a interdisciplinaridade dos conteúdos da sala de aula contribuem com a aprendizagem, autoestima, apropriação e resgate de valores dos alunos e suas famílias.

De acordo com a avaliação anual – Indicadores de Qualidade do Projeto (IQP) –, a Biblioteca Pública Osvaldo Melo e a Biblioteca Infantil Cantinho Feliz da Leitura são espaços muito valorizados e apreciados pelo público de Raposos, desde as crianças até os adultos. O Projeto Raposos Sustentável sabe da importância desta valorização e dá especial atenção aos livros e sua disposição dentro da Casa Verde. Atualmente, o acervo da Biblioteca Pública Osvaldo Melo tem 8.883 livros; a Biblioteca Infantil Cantinho Feliz da Leitura, 1.070 exemplares, e o Banco do Livro, 6.987 títulos disponíveis para troca.

16 fevereiro

Educação e cultura A Casa Verde contou com um público ainda maior de jovens estudantes do ensino fundamental. O motivo foram as comemorações de aniversário da cidade. Raposos completou 325 anos, em 16 de fevereiro. Como a Casa Verde tem um grande acervo de fotos e textos sobre a história do município, várias pessoas vieram conhecê-la. Cidade de Raposos em 1932

Cidade de Raposos em 2014

Cidade de Raposos em março|2015

02


13 de fevereiro

Tinta de terra A Casa Verde está com nova programação de oficinas. Todas as segundas-feiras, às 14 horas, oficinas de reciclagem, abertas a todos os interessados. A maior frequência tem sido do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que atualmente participa com 28 adolescentes. Uma oficina que despertou muito a atenção dos participantes foi de pintura com tinta de terra em cartões. Veja como é fácil preparar a tinta de terra!

Semanalmente

Aulas de Inglês As aulas de Inglês, ministradas pelo Professor Warleisson dos Santos Ferreira, voluntário do Banco da Solidariedade, conta hoje com um grupo de 29 inscritos. As aulas acontecem aos sábados e têm duração de 2 horas. O objetivo do grupo é desenvolver a conversação.

Ingredientes: - Torrão de terra - Água - Cola para papel - Peneira - Toquinho de madeira para socar a terra - Jornal velho - Recipiente alternativo, latinhas, copinho de iogurte, potinhos de creme). Modo de fazer: - Soque a terra em cima do jornal para quebrar os torrões. - Peneire a terra em peneira fina. - Em um copinho ou outro recipiente alternativo, coloque 250ml de água, 4 colheres de sopa da terra peneirada e duas colheres de sopa de cola branca para papel. - Misture até derreter toda a terra e a cola. O segredo é misturar aos poucos, até que a tinta fique com a consistência desejada. Quanto melhor a mistura, mais qualidade terá a tinta! Assim, a tinta de terra está pronta para ser usada em papel, tecido, papelão, paredes ou onde mais sua imaginação mandar!

Mensalmente

Encontro de violeiros O encontro de violeiros, agora faz parte do Banco da Solidariedade. Cada participante ensina a outros integrantes do grupo suas habilidades. São duas horas de novas aprendizagens. O universo da música é bastante vasto; a turma tem muito para ensinar e aprender. Em média 17 pessoas participam do encontro!

A tinta de terra é preparada a partir da combinação de cola branca, terra e água. A técnica utiliza a matériaprima da região para dar diversas cores e tons aos cartões.

03


24 de fevereiro

9 de março

Fazendo a festa

AngloGold Ashanti

Em 2014, a Casa Verde recebeu a doação de duas bicicletas novas. Uma foi sorteada na Semana das Crianças, em outubro, e a outra foi sorteada no 5º encontro de violeiros, que contou com grande participação do público infantil. Na oportunidade, também foram sorteados prêmios doados pela Dedo de Gente de Raposos e pela Casa Verde.

A equipe do Projeto Raposos Sustentável recebeu a visita de representantes da AngloGold Ashanti, formada por Dirlene Correa, coordenadora de Relacionamento com a comunidade, Diego Luiz Carvalho, analista de Relacionamento com a comunidade, Paula Moreno, coordenadora de Comunicação, e Nozipho January Bardill, diretora-executiva da AgloGold Ashanti | África do Sul. A visita foi muito positiva. Nozipho elogiou o trabalho e ficou muito satisfeita com o que presenciou. As crianças estavam empolgadas, mostrando as ações aos visitantes: a horta, o sabão, as pinturas com tinta de terra. A diretoraexecutiva foi muito simpática com todos e, mesmo não compreendendo nosso idioma, conseguiu se comunicar muito bem.

25 de fevereiro

Encontro de mulheres O trabalho com o grupo de mulheres, iniciado em dezembro tem despertado a atenção feminina. Nota-se a resistência de algumas integrantes da comunidade em participar dos encontros. Por isso, a equipe de educadores desenvolve estratégias para mobilizá-las, incentivando a participação das mesmas nas ações do Raposos Sustentável. Todos os encontros planejados são bastante produtivos; a leitura vem conquistando um público cada vez maior de mulheres que, além de fazer a leitura, incentivam as amigas. O tema do último encontro foi “ Sexualidade dos filhos: até que ponto os pais interferem nas escolhas dos filhos de maneira positiva? “

04


1º a 31 de março

Exposição itinerante Ícone de uma geração, a famosa boneca falante de Monteiro Lobato foi a personagem principal da exposição Reinações de Emília, que ocorreu na Galeria da Casa Verde. Composta por um acervo de 20 banners, a exposição apresentou trechos do clássico infantil brasileiro O Sítio do Pica Pau Amarelo e ilustrações que fizeram parte da história dessa famosa boneca! A mostra convidou-nos a explorar o fantástico mundo de Monteiro Lobato, autor de 34 livros infantis como: Memórias de Emília, Caçadas de Pedrinho, e As formigas ruivas, e adultos: Um brasileiro sob medida, O ficcionista, dentre outros. Essa e outras exposições fazem parte do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura, em conjunto com as bibliotecas públicas municipais. Alguns exemplares, como A reforma da natureza e O Saci, são disponibilizados na Biblioteca Pública Osvaldo Melo para leitura e empréstimos.

DEDO DE GENTE Diariamente

Ampliação da carteira de clientes Visita em pontos comerciais da cidade e região, como supermercados, sacolões, bufês, escolas entre outros, com intuito de divulgar e comercializar os nossos produtos. O fluxo de clientes tem aumentado, o que é bastante gratificante. As fabriquetas passam por um processo de melhoria no acabamento dos produtos e aprimoramento das técnicas. Tudo isso para garantir a qualidade e melhor ritmo na produção, atendendo eficientemente à demanda.

25 fevereiro

Visitas A equipe da Dedo de Gente recebeu a visita de 6 integrantes da Fundação Dom Bosco de Belo Horizonte, juntamente com 2 pessoas do Departametno de Desenvolvimento Social da AngloGold Ashanti. Eles vieram conhecer de perto o nosso trabalho e firmar novas parcerias. Os visitantes gostaram muito da estrutura e funcionamento da fabriqueta de ecovassouras e têm a ideia de instalar o mesmo modelo de fabriqueta em outros pontos, gerando renda a novas famílias.

26 de fevereiro

Fortalecimento de parcerias Reafirmamos, por mais um ano, a parceria entre a Prefeitura Municipal de Raposos e a Cooperativa Dedo de Gente. Essa foi mais uma conquista da equipe de Raposos! O apoio e a parceira de instituições locais fortalecem o grupo e abrem portas para a divulgação das ações do projeto.

05


Diariamente

3 de março

Mostra Dedo de Gente

Trabalho em equipe

Exposição dos produtos da Dedo de Gente na Padaria Avenida, localizada ao lado do Condomínio Canto das Águas, em Rio Acima. A previsão é de que a padaria receba um número aproximado de 400 clientes por dia. Temos boas expectativas na divulgação do nosso trabalho, pois é um número bastante significativo de pessoas que frequentam o local. Serão expostos licores, geleias, compotas, casas de passarinho, sacolas e eco bags confeccionadas em lona de banners reutilizados. Faça-nos uma visita!

Foi realizada em Curvelo, reunião com a equipe de coordenação das três unidades da cooperativa: Araçuaí, Curvelo e Raposos. O objetivo do encontro foi traçar metas e novas estratégias de time e comercialização, visando melhorias ao desenvolvimento sustentável da cooperativa como um todo. Algumas metas estabelecidas para 2015: 1) criar estratégias para divulgar mais a cooperativa; 2) aumentar o número de parceiros para coletar matéria-prima; 3) embelezar nosso espaço com a tinta de terra; 4) cuidar melhor do jardim; 5) aumentar a produção de vassouras e pensar em novos pontos de venda; 6) incrementar o comércio de mudas de plantas ornamentais e frutíferas.

30 de março

Coleta seletiva O envolvimento com a comunidade é de grande importância para a valorização do nosso trabalho e o desenvolvimento local. Pensando nisso a equipe de educadores, pais e professores da Escola Municipal Professora Maria Antônia de Souza França reuniram-se para discutir propostas de coleta de matéria-prima como garrafas pets e banners para utilização nas fabriquetas. Hoje, a escola atende 120 alunos.

7 a 11 de abril

Jardinagem e paisagismo A oficina com o paisagista Alexandre dos Santos, de Raposos, reuniu 12 participantes da equipe Dedo de Gente, e teve como objetivo capacitar e formar jovens associando as técnicas de plantio e cuidados com mudas ornamentais e frutíferas às questões de ética, cidadania, responsabilidade ambiental, trabalho em grupo e novas oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. As práticas de jardinagem e paisagismo são bastante valorizadas pela comunidade raposense. A criatividade e habilidades de cada um foram trabalhadas e compartilhadas entre o grupo.

06


VOZES DA COMUNIDADE

“ Nossa linha de bolsas está ficando cada vez mais bonita e atrativa! É muito bom receber elogios dos nossos clientes; isso nos motiva a fazer cada vez melhor. ” Sara Magalhães, aprendiz

“ Gosto muito da Casa Verde! Aqui ocorrem várias dinâmicas e oficinas. Tem livros bons e é um espaço agradável para fazermos os trabalhos escolares; nem precisamos ir às casas de nossos colegas. Me sinto muito bem aqui! ” Robson Gonçalves Lage Bitencourt, 14 anos Bairro Varella

“ Estamos sempre preocupados com os resultados do nosso trabalho. Por isso, pensamos novas formas de melhorar o planejamento, a divisão das tarefas e nossas relações pessoais. A opinião de cada um é muito importante e valorizada pelo grupo. Assim, avançamos cada vez mais e cada um colabora com o que tem de melhor. ” Gláucio Miranda, aprendiz

“ A Casa Verde me atrai muito; sou frequentador desde a inauguração. O Banco do Livro é o que mais me chama a atenção. Sempre troco os livros e participo dos eventos da Casa. Passo grande parte do meu tempo livre fazendo pesquisas nos terminais. ” Ivan Júnior da Silva Pereira, 28 anos Bairro Morro das Bicas

07


EXPEDIENTE Este informativo contou com a contribuição de Silmara Aparecida de Lima Soares Rodrigues, Andreia Gomes Ferreira, Cláudio Nascimento, Diana Ribeiro Toledo, Cristiana Andrade, Doralice Mota e Simone Cecília.

Leia também Conheça os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD. Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents O programa Nos Trilhos do Desenvolvimento, Casa Saudável e Núcleo Produtivo da Estação Conhecimento de Arari são iniciativas da Fundação Vale em parceria com o CPCD.



Patrocínio:

 

2013

Categoria Educação para o Trabalho

Programa Novos Aprendizes Cooperativa Dedo de Gente Cooperativa Dedo de Gente

Curvelo - MG

Parceria:

Coordenação:

08


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.