Informativo Casa saudável - Ano 1 - nº 3

Page 1

INFORMATIVO CPCD

Projeto Casa Saudável

ANO 1 . NÚM 03

Onde mora uma vida melhor.

ago | out

Projeto realizado em Vila Pindaré, Buriticupu - Maranhão, desde agosto de 2013

Editorial

DESTAQUES Vídeo Casa Saudável . pág 2

Amigos leitores, Nesta segunda edição, falaremos, com orgulho, da construção do nosso quintal referência – espaço onde estão concentradas todas as tecnologias do projeto, especialmente, para quem deseja nos visitar e aprendê-las. O quintal funciona como ponto de encontro entre educadores e toda a comunidade, principalmente as crianças. Boa leitura a todos!

Oficinas . pág 2 Exposição do trabalho . pág 3 Espiral de ervas . pág 3 Intercâmbio . pág 4 Melhorias nas residências . pág 4 Construção de banheiros . pág 4 Vozes da comunidade . pág 5 O que vem por aí? . pág 6

QUINTAL REFERÊNCIA A ideia de fazer um quintal referência foi uma sugestão da Fundação Vale, parceira deste projeto. Fomos motivados também pela grande curiosidade das pessoas em saber mais sobre as práticas desenvolvidas, vistas como novidades introduzidas na Vila Pindaré pelo projeto Casa Saudável. Aberto a toda comunidade, nosso quintal referência está localizado na Rua Do Planalto, na casa de dona Luzia Moraes da Silva e sr. João Luiz Soares da Silva. A família cedeu o espaço para ali demonstrarmos todas as tecnologias possíveis de serem implementadas em todos os quintais da Vila Pindaré. O que temos neste quintal? Uma cisterna de captação de água de chuva, um banheiro seco compostável, círculos de bananeiras, hortas verticais, composto

5

oficinas realizadas

orgânico, espiral de ervas, três mandalas e viveiro de mudas. Temos ainda as práticas de conservação e recuperação de solo; o buraco de lixo, feito a partir do coroamento da base das árvores para aproveitar as folhas caídas; cobertura verde, para reter a perda de solo; cobertura seca para proteger a terra da erosão e do sol; e pintura com tinta de terra. O espaço é visitado pela comunidade e pelas turmas da Escola Municipal Frei Caneca. Além de satisfazer a curiosidade, visualizar as práticas e conversar com a dona da casa, os alunos podem aprender a importância de disseminar boas ideias para familiares e amigos. Ao final da visita, as pessoas percebem que práticas tão simples podem ser adaptadas a cada quintal, garantindo a saúde e a conservação do meio ambiente.

90

participantes

25

receitas experimentadas


NA COMUNIDADE

Oficinas

Encontros

No último trimestre, realizamos cinco oficinas comunitárias em Vila Pindaré, divididas por setores - ruas. A intenção é mobilizar um número maior de participantes para causas coletivas, identificando os saberes locais e os potenciais de cada grupo. As moedas ambientais funcionam como contrapartida da comunidade – as famílias assumem o compromisso por serem beneficiadas pelo projeto. Já foram feitos produtos de limpeza, fitoterápicos, receitas de alimentação saudável, artesanato e reciclagem.

Uma comissão de cinco educadores do projeto participou de uma roda de conversa com o prefeito de Buriticupu, José Gomes Rodrigues. Na oportunidade, além de apresentar as novidades do projeto Casa Saudável, foram discutidas questões de extrema importância para a comunidade, como a geração de lixo e sua destinação e o desperdício de água. Para a equipe do projeto Casa Saudável, o momento de conversa com o prefeito foi muito importante. Ao final do encontro, a comunidade sentiu-se valorizada e muito satisfeita com a oportunidade de discutir com a prefeitura possíveis soluções para desafios vividos por todos.

Entrega de filtros Outra ação do projeto que está fazendo diferença na comunidade é a entrega de filtros de barro para as famílias que ainda não o possuem. Esse filtro ajuda na purificação da água, livrando-a da matéria orgânica que, porventura, venha da bomba d’água.

Vídeo Casa Saudável Com o intuito de registrar as ações desenvolvidas pelo Casa Saudável, a equipe do cinema Meninos de Araçuaí esteve em Vila Pindaré e registrou imagens para um vídeo-documentário que relata os aprendizados alcançados nesses 10 meses de projeto. Durante duas semanas, foram feitas filmagens da construção de cisternas e banheiros, mudanças nos quintais a partir das práticas de permacultura, encontros de mobilização comunitária, entrevistas com os moradores para depoimento. Certamente, o vídeo terá grande impacto educativo. Confira o vídeo em nosso site: www.cpcd.org.br

02

A entrega dos filtros foi realizada por meio de encontros com as famílias, para monitoramento da qualidade da água das cisternas. Cinquenta filtros foram entregues. Agora, as famílias têm condições de ter em sua casa uma água de boa qualidade. Maria Lago Rodrigues sentiu-se muito emocionada ao receber um filtro. Segundo ela, esse é um sonho realizado! Como dona Maria não recebe água do poço artesiano, ela busca em um poço que fica a 100 metros de sua casa. Para nós, do projeto, é muito gratificante realizar pequenos sonhos e levar a alegria para as famílias. Isso nos deixa motivados e certos de que estamos trabalhando para a comunidade ficar mais saudável.


Estágio dos alunos da Casa Familiar Rural Quatro estudantes da Casa Familiar Rural Pe. Josino Tavares – Rafael Alves, Larissa Araújo, Flaviane Lima e Dayara Mendes – fizeram um estágio de 200 horas no projeto Casa Saudável. Eles contribuíram com as práticas de permacultura nos quintais, construção de cisterna e de banheiro seco compostável. “Essa é uma grande oportunidade para adquirirmos conhecimentos e aprendermos novas técnicas de cuidado com a terra e com as pessoas. Vou replicar todo esse aprendizado; acredito que, assim, poderei contribuir com o desenvolvimento de minha comunidade.” Rafael Alves Araújo, 18 anos Comunidade Rio Azul

Espiral de ervas Aqui na vila, são reutilizados todos os materiais que ficam jogados nos quintais (cavacos de madeira, restos de tijolos, garrafas descartáveis, sobras de madeira e pedras). Para fazer um espiral de ervas utilizando cavacos de madeira é muito fácil! Veja como fazer: - Marque no chão uma base circular de 1,80cm de diâmetro; - Antes que o círculo se complete, faça um espiral para dentro, empilhando os cavados – será preciso cavar o chão para dar firmeza a eles. Para ganhar altura, coloque mais pedras na parede do espiral enquanto seu interior é preenchido com terra; - No alto do espiral, plante ervas que necessitem de pouca água, como manjericão, pimenta e capim santo; na base, plante outras ervas que precisem de muita água, como hortelã e poejo.

Exposição do trabalho Em evento realizado pela Prefeitura de Buriticupu, a equipe do projeto Casa Saudável montou um estande com amostras das ações desenvolvidas na comunidade. O estande recebeu a visita de 190 pessoas. Foram dois dias de atividades – oficinas de pintura com tinta de terra, produção de sabão caseiro, roda de conversa sobre permacultura e casa saudável. Na tenda principal, estiveram presentes Celso Vale, permacultor, e José Orlando, educador do CPCD. Vinte e oito pessoas participaram de uma roda bem animada!

O espiral de ervas deve ser construído em um local próximo à casa. Siga uma dica importante: plante aquilo de que você gosta! Desta forma, os cuidados serão maiores.

03


Intercâmbio

Melhorias nas residências

Uma série de oficinas comunitárias e intercâmbios com as equipes de outras comunidades foi organizada pelos educadores do projeto. A convivência com os educadores de Altamira e Buritizinho trouxe para o grupo um sentimento de solidariedade e a sensação de que “fazer junto” é sempre mais fácil e prazeroso. Essa troca de conhecimentos contribuiu, e muito, com o aprendizado da equipe, pois permitiu a adoção de novas práticas. Assim, a equipe em pleno processo de crescimento, dá sinais de que as oficinas serão muito bem aceitas pela comunidade. As atividades de sabão caseiro em barra e em pasta, e os encontros de culinária foram um sucesso! O trabalho só recebe elogios. Receita de torta de mangará Ingredientes - 2 mangarás (umbigo de banana) de tamanho médio; - 6 ovos - Alho e sal, tomate, cebolinha, pimenta, pimentão. Modo de fazer - Retire as cascas mais grossas dos mangarás. Em seguida, corte-os em pedaços bem pequenos; - O próximo passo exige um pouco de atenção. Escalde o mangará três vezes; é importante secálo bem antes de passar para a próxima etapa. Faça isso com atenção para que a torta não fique com um sabor amargo. Deixe o mangará reservado; - Bata as seis claras em neve; quando estiver no ponto, acrescente as seis gemas e bata mais um pouco até sumir o cheiro de ovo. Depois, acrescente o mangará escaldado e misture. - Para assar, você precisará de duas frigideiras. Coloque um pouco de óleo em uma delas e deixe aquecer; - Depois, despeje a massa da torta. Deixe fritar por 20 minutos. - Coloque óleo na outra frigideira e vire a massa nela. Assim, as massas ficarão cozidas por igual.

04

Juntamente com as famílias, identificamos as melhorias a serem realizadas em 110 casas participantes do projeto. Além do cuidado com o quintal, levantamos as pequenas mudanças que farão a diferença na comunidade. Em 48 residências avaliadas, as demandas mais urgentes são: troca de fiação, colocação de piso, cercamento de quintal, reboco de paredes e troca de telhados, portas e janelas.

Construção de banheiros O que no início causou um pouco de desconfiança, agora é motivo de orgulho entre os moradores! Hoje, temos construídos 46 banheiros. Eles têm uma ótima aceitação da comunidade. Ter um espaço reservado e confortável para tomar banho e fazer suas necessidades fisiológicas causa grande impacto positivo nas famílias, traz dignidade para as pessoas. Algumas famílias já colocaram azulejos na parte interna dos banheiros, instalaram uma caixa d’água e chuveiro, suportes para toalha, sabonete e papel higiênico. Isso mostra que iniciativas inteligentes como essa geram mudanças de hábitos e transformam a realidade de muita gente.


VOZES DA COMUNIDADE

“Minha vida mudou muito depois do projeto. Antes, eu tinha que buscar água nas casas vizinhas. Agora, tenho água o dia todo na porta da minha cozinha.” Maria da Luz Nogueira Pires

“Gostei muito do projeto Casa Saudável porque, hoje, eu tenho uma cisterna, um banheiro e uma horta. Sinto-me mais feliz e realizada por isso.” Maria Jorge Pereira

“Através do projeto Casa Saudável, tive a chance de trocar o meu telhado. Me incomodava muito, pois quando chovia, todos os meus móveis ficavam molhados!” Maria das Graças

“Depois que os educadores modificaram o quintal, ele ficou muito mais bonito. Eles colocaram todas as folhas ao redor das árvores para proteger o solo e, ao mesmo tempo, fizemos o composto orgânico.” João Luiz

05


o que vem por aí? OFICINAS COMUNITÁRIAS

CINEMA ITINERANTE

6 de novembro

7 de novembro

Local: Rua Duque de Caxias, Vila Pindaré Início: às 8h

Local: Rua Duque de Caxias, Vila Pindaré Início: às 19h

12 de novembro

12 de novembro

Local: Rua 13 de Maio, Vila Pindaré Início: às 8h

Local: Rua 13 de maio, Vila Pindaré Início: às 19h

19 de novembro

19 de novembro Local: Rua 7 de Setembro, Vila Pindaré Início: às 8h

Local: Rua 7 de Setembro, Vila Pindaré Início: às 19h

26 de novembro

26 de novembro

Local: Rua Caneleiro, Vila Pindaré Início: às 19h

Local: Rua Do Planalto, Vila Pindaré Início: às 16h

30 de novembro

26 de novembro

Local: Rua Nova, Vila Pindaré Início: às 19h

Local: Rua do Caneleiro, Vila Pindaré Início: às 16h

28 de novembro

REUNIÃO

Local: Rua Nova, Vila Pindaré Início: às 16h

24 de novembro Reunião com as 20 famílias participantes do projeto. Local: sede do projeto Início: às 17h

06


expediente Este informativo contou com a contribuição de Ednalda Aparecida dos Santos, Washington Alves Rodrigues, Cláudio José do Nascimento, Diana Ribeiro Toledo, Gleidiane Oliveira Santos, Doralice Barbosa Mota e Simone Cecília M. da Mata.

Leia também Conheça os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD. Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents

Realização

Coordenação

Parceria

Iniciativa

07


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.