Arasempre - Ano 1 - nº 1

Page 1

INFORMATIVO

ANO 1 . NUM 01

2015 EDIÇÃO ESPECIAL

Projeto realizado em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais

Iniciativa do CPCD em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, agora é Arasempre, uma cidade para todos e para sempre. No coração do Vale do Jequitinhonha, Araçuaí é um ponto luminoso, mas quer virar constelação. Desde 2005, quando a cidade foi escolhida para abrigar o Projeto Araçuaí Sustentável, o município começou a sonhar em ser um lugar melhor para se viver. Hoje o projeto é plataforma e mudou de nome. A iniciativa do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) agora se chama Arasempre, e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Projeto Arasempre integra tecnologias socioambientais, educativas e de mobilização comunitária, persistindo

OPORTUNIDADES O Arasempre segue dois programas básicos: “meu lugar é aqui” e “cuidando dos tataranetos”, ambos balizadores das iniciativas que buscam construir oportunidades sociais, ambientais e econômicas para que o morador urbano e rural de Araçuaí não precise deixar seu território e migrar para o corte de cana ou para outras cidades. Uma das estratégias para isso é a utilização dos princípios da permacultura (técnicas holísticas de planejamento, atualização e manutenção de jardins, hortas, viveiros e propriedades rurais ambientalmente sustentáveis,

socialmente justos e financeiramente viáveis) para gerar renda, melhorar a qualidade do que é produzido e preservar recursos naturais, em especial a água. A plataforma inclui ainda a manutenção do Sítio Maravilha – Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha, um oásis de possibilidades plantado na cidade. Referência em permacultura, o sítio é um espaço formador de equipes de multiplicadores e local de prática e experimentação de diversas tecnologias – já implantadas em mais de 200 propriedades rurais – que estão contribuindo para manter famílias no campo com dignidade e renda.

no compromisso de empoderar a comunidade, preservar o meio ambiente, buscar a satisfação econômica e reforçar valores humanos e culturais para o desenvolvimento do território. O objetivo? Transformar Araçuaí numa cidade para todos e para sempre. As áreas de atuação do Projeto Arasempre se complementam e se articulam: habitação, água, energia, alimento, educação, cultura, saúde e trabalho. Cada uma delas representa um campo de ideias e experiências que se transformam em iniciativas comunitárias para revelar a descoberta de modos de vida mais sustentáveis e para fixar o homem na sua terra.


Arasempre Araçuaí para todos, para sempre Com ações de manejo ambiental na APA Chapada do Lagoão, uma verdadeira “caixa d´água da cidade”, o projeto prioriza a proteção de nascentes, a construção de barragens e a realização de atividades agroflorestais em parceria com a comunidade local. Para se compreender a importância dessa preservação, a área abriga 139 nascentes, das quais 65 já estão protegidas.

Resultados Em dez anos de existência, o Projeto Arassussa beneficiou 5 mil pessoas em 23 comunidades locais, formando 18 educadores e 350 agentes comunitários em 600 oficinas e mais de 600 encontros e reuniões. Na área ambiental, foram construídos 145 banheiros compostáveis, a mesma quantidade de caixas de captação de água de chuva, além do recolhimento de 1,4 tonelada de lixo, da proteção de 65 nascentes e minadouros e da produção de mais de 22 mil mudas, entre várias outras ações de manejo sustentável em áreas estratégicas da cidade. Na área social, as comunidades são permanentemente mobilizadas para as dimensões do Projeto Arasempre: valores humanos e culturais, satisfação econômica, compromisso ambiental e empoderamento das pessoas. É assim que a cidade faz no presente o seu futuro, acreditando que pode e deve ser de todos, para sempre.

Foto: Rodrigo Dai

Além das tecnologias socioambientais, diversas oportunidades educativas, profissionais e sociais, no campo e na cidade, têm sido compartilhadas. No Ser Criança, uma das atividades do projeto Arasempre, meninos e meninas de 6 a 14 anos se reúnem em um espaço comunitário para aprender brincando, complementando os estudos da escola formal. O Ser Criança é também o berço do coro Meninos de Araçuaí, criado em parceria com o Grupo Teatral Ponto de Partida e que já tem 3 CDs e 2 DVDs gravados –, inclusive com a participação de Milton Nascimento. Após ampla discussão na comunidade, uma premiação recebida por eles deu origem à construção do único cinema no Vale do Jequitinhonha, que fica no centro velho da cidade e leva o nome Cinema Meninos de Araçuaí.

DESTAQUE

O Projeto Arasempre - conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

02


Expediente Este informativo contou com a contribuição Advete Santana Santos Rodrigues, Regina Poluceno Jardim, Ana Paula Aparecida Silva, Eliane Luiz de Almeida Oliveira, Celso Souza Silva, Doralice Barbosa Mota, Flávia Barbosa Mota, Matheus Henrique Santana Barros Soares e Simone Cecília Menezes da Mata.

Projeto:

Parceiros:

Parcerios:

Patrocínio:

Realização:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.