1 minute read

In memoriam Lídia Sales

sariais, solidárias, culturais ou políticas.

A iniciativa, que vai já na sua 12.ª edição, realizou-se recentemente na região de Lisboa, tendo os vários emigrantes e lusodescendentes sido recebidos na tarde de 11 de maio, no Museu Nacional dos Coches, um espaço singular que possui uma das mais importantes coleções, a nível mundial, de coches e carruagens reais do séc. XVI ao séc. XIX, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Advertisement

A ação e memória de Lídia Sales em prol das comunidades portuguesas, foram singelamente evocadas e distinguidas pelo mais alto magistrado da Nação, que no dia 24 de maio condecorou a diretora da Lusopress, a título póstumo, com a Medalha da

Ordem de Mérito. Uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas.

No decorrer da cerimónia no Palácio de Belém, em que o chefe de Estado entregou a distinção ao marido José Gomes de Sá, que tinha sido condecorado no ano transato na Embaixada de Portugal em Paris com a mesma ordem honorífica, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou que Lídia Sales “dedicou toda a sua vida à descoberta de novos mundos e fez amigos em todas as regiões por onde passou. Foi o pilar da Lusopress, o grande projeto de vida do casal Gomes de Sá”.