Revista Bué Fixe #25

Page 1

Nº25 | BIMESTRAL | FEVEREIRO/MARÇO 2012 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | WWW.BUEFIXE.ORG

ENTREVISTA EXCLUSIVA

VALETE, RAPPER FALA DA SUA CARREIRA NO MUNDO DO HIP HOP EM PORTUGAL E DEIXA MENSAGEM SOBRE VIH/SIDA AOS JOVENS, PÁG 7

Podes ter preservativos masculinos e femininos – à borla! - através da Associação Bué Fixe. Basta enviares SMS ou telefonares para 968551077. Passa a mensagem!


Caixa BUÉ FIXE | PÁG. 4

ENTREVISTA: VALETE-RAPPER | PÁG 7 Info-jovem | PÁG. 3 Direitos Sociais | PÁG. 6

Quem são eles | PÁG. 8 Tecnologia | PÁG. 9

A Bué Fixe é uma publicação bimestral da Associação, com o mesmo nome, produzida por jovens e para jovens em formato papel e electrónico em Portugal. Pretende-se com a revista informar e sensibilizar os jovens leitores – com prioridade para os que integram os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e outras comunidades onde se fala português , para que possam adotar atitudes e comportamentos mais seguros face a infeção pelo VIH/sida. Neste contexto oferecemos, também, notícias e informações sobre música, desporto, sexualidade, tecnologia, voluntariado, associativismo, entre outros assuntos relacionados com a malta jovem.

Olá Pessoal, Bem-vindos à nova edição da nossa revista! O destaque deste primeiro número de 2012,vai para a entrevista com Valete, um rapper português de origem são-tomense que tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade na cena musical. Por favor envia-nos os teus comentários, sugestões e críticas. Boa Leitura e abraços da Equipa

Diretor \ Dynka Amorim dos Santos Diretores Adjuntos \ Yaquison Zacarias e Wilson Almeida Sub-Diretor \ Maria Manuel Editor \ Nelson Rosa Colaboradores permanentes \Carla Santos, Raquel Moreno Projeto Gráfico \ Atelier B2 e Ricardo Pestana / Sara Antunes Supervisão \ Ana Filgueiras

E-Mail: grupobuefixe@gmail.com Site \ www.buefixe.org E-mail \ grupobuefixe@gmail.com Telemóvel \ +351 968551077 Sede Redação \ Rua de Macau nO 9, 3O frt, 2700-538, Amadora, Portugal

"O preservativo deve ser colocado do início até ao fim do sexo. Previne-te!

APOIOS:


BRAGA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE DURANTE ANO 2012 Arrancou no início deste ano, o evento Braga Capital Europeia da Juventude 2012. A Capital Europeia da Juventude visa a realização de três objetivos, segundo Hugo Pires, presidente da Fundação Bracara Augusta, que integra a organização do evento: "Dar ferramentas aos jovens para enfrentarem o mercado de trabalho, promover a participação cívica e ativa dos jovens e projetar a marca Braga como uma cidade com história mas também com futuro". Com esta iniciativa, o responsável espera "encher a cidade de milhares de pessoas" ao longo do ano de 2012. “Espera-se que seja um estímulo para a atividade económica da cidade", concluiu. A iniciativa da Capital Europeia da Juventude existe desde 2009, criada pelo Fórum Europeu da Juventude. Desde então, já foram quatro as cidades que acolheram o evento, nomeadamente Roterdão, Turim, Antuérpia e Braga, a primeira cidade portuguesa.

WASHINGTON ACOLHE CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SIDA EM JULHO Terá lugar em Washington, nos Estados Unidos, entre 22 e 27 de Julho, a edição 19 Conferência Mundial do Sida, com o lema, “turning the tide together”. Considerado como o maior evento mundial na área do VIH/sida, visa debater os grandes avanços acerca da Sida, nos últimos tempos. Por outro lado, o certame junta vários atores que trabalham na área do VIH/Sida como cientistas, ativistas, Governos, Sociedade Civil, ONGs, Médicos, Jovens, portadores do VIH entre outros, na partilha de conhecimentos e experiências sobre esta pandemia. Para saber mais clica em: www. aids2012.org

CONFERÊNCIA EMPREGO JOVEM, PERSPETIVA E HORIZONTE Cerca de 250 jovens, participaram no passado mês de Fevereiro, no ISCTE, em Lisboa, na Conferência “Emprego Jovem, Perspetiva e Horizonte”. O objetivo fundamental do evento foi o de refletir, apresentar propostas e soluções para políticas públicas de promoção do emprego e empreendedorismo em Portugal. Esta conferência foi organizada pelo Instituto de Desporto e Juventude com alguns parceiros que trabalham junto dos jovens. A Bué Fixe esteve presente através do seu Presidente Dynka Amorim dos Santos.

O uso da pílula não protege a mulher do VIH que causa SIDA. Usa preservativo SEMPRE! Passa esta mensagem! Mais info: www.buefixe.org


Perguntas e respostas sobre o vih/sida O QUE É O CAD? Um CAD é um Centro de Aconselhamento de Deteção que oferece a qualquer pessoa, independentemente da sua condição legal, a possibilidade de fazer o teste do VIH. O aconselhamento pré- teste ajuda a pessoa a decidir se quer ou não fazer o teste e presta apoio psicológico a todos que decidem fazê-lo. Existem vários CAD espalhados por todo país. Para saber as moradas podes contatar a Bué Fixe, em www.buefixe.org. O QUE DEVO FAZER ANTES DE USAR O PRESERVATIVO? 1.

Verificar se a embalagem está em bom estado e não está rasgada.

2.

Verificar o prazo de validade.

3.

Guardar as embalagens do preservativo em lugares frescos e afastados do sol.

4. Abrir a embalagem com cuidado sem usar nada que corte e evitar que as unhas rompam o preservativo. 5.

Utilizar uma única vez. Se for necessário usa outro novo.

AS PESSOAS INFETADAS PELO VIH PODEM CONTINUAR A TER RELAÇÕES SEXUAIS? Só porque alguém está infetado pelo VIH, não quer dizer que não possa fazer sexo. Quer dizer, isso sim, que a pessoa infetada pelo VIH tem de usar preservativo SEMPRE que lhe fazem sexo oral ou quando faz sexo vaginal ou anal. Além disso, deve dizer ao parceir@, ou parceir@s sexuais, que está infetad@. Há quem pense que, desde que use preservativo e tome as precauções que são recomendadas, não precisa dizer aos parceir@s que está infetad@. Isso não é correto porque apesar de raro, os preservativos podem rasgar-se ou estarem estragados. Portanto, apesar do seu uso reduzir o risco de transmissão, existe sempre algum risco. Se uma pessoa estiver infetada pelo VIH, tem a responsabilidade de comunicar esse facto aos seus parceir@s sexuais, antes de se envolver em qualquer tipo de relação sexual não só por respeito por essas pessoas mas também para não se reinfectar ( infectar de novo) o que causa riscos mais sérios para a sua saúde. UMA PESSOA COM O VÍRUS VIH PODE PASSAR O VÍRUS PARA OUTRA PESSOA SE A PESSOA COM O VIH TIVER UMA CONSTIPAÇÃO, GRIPE OU TOSSE? NÃO! Ninguém pode contaminar outra com o vírus da sida por constipação, gripe, tosse ou espirro!

Se tiveres dúvidas basta enviares SMS para: 968551077 ou enviares também email para grupobuefixe@gmail.com


Nesta primeira edição deste ano de 2012 da nossa coluna Voz dos Jovens, decidimos ouvir opiniões e testemunhos sobre a importância de fazer o teste do VIH. Só através do teste do VIH, podemos saber se estamos infetado ou não com o vírus do VIH. Desta forma, previne-te!

Paulo Duarte, Estudante: “É claro que é importante fazer o teste. O bom mesmo é praticar o “safe sex”, mas no caso de haver algum imprevisto, devese fazer imediatamente o teste para acabar com as dúvidas. Já fiz e recomendo a todos.” NOTA: Deves fazer o teste passado 1 mês do dia que achas que te podes ter infetado pois antes o resultado não é seguro!

Ana Mendes, Estudante: “É importante fazer o teste do VIH, pois deve-se sempre prevenir antecipadamente. Isto é: se soubermos que estamos infetados numa fase inicial é mais do que provável que se tenha uma vida estável e normal mesmo sofrendo desta doença crónica. Uma das formas de prevenção é a de fazer o teste regularmente principalmente se tiver mais do que um parceiro sexual. Mesmo que estejamos contagiados com o vírus do HIV só o poderemos saber de uma única maneira: Fazendo o teste, e assim poderemos evitar o contágio do(s) nosso(s) parceiro(s) durante o acto sexual. Conhecimento é poder por isso é imperativo fazer sempre o teste do HIV”. NOTA: Não se esqueçam que o teste não protege a pessoa de apanhar o VIH! O mais importante é usar SEMPRE preservativo!

Mário Luís Estudante: “Acho que é importante fazer o teste, já que só assim se ficará a saber se está infectado ou não. E se soubermos, será mais fácil controlar a doença. As pessoas que costumam ter relações sexuais desprotegidas devem fazer o teste com mais frequência, porque têm mais risco de terem contraído a doença”. NOTA: Não se esqueçam que o teste não protege a pessoa de apanhar o VIH! O mais importante é usar SEMPRE preservativo!

Analu Silveira, Estudante: “Acho importante fazer o teste, pois é relevante para os jovens. E hoje em dia, muitos jovens têm relações de risco.Vale a pena fazer! Não acho que se deva ter algum tipo de preconceito ou tabu em relação a isso pois a Sida existe e está a matar muitas pessoas”.

Lília Nascimento Estudante: “Eu acho que o teste de Sida é tão importante como os testes de rotina, para sabermos a tempo, ou seja, antes que haja complicação ou desenvolvimento do estágio da doença. Uma doença no início é muito mais fácil ser controlada e tratada, portanto, quanto antes se souber melhor. Já fiz o teste e recomendo a todos que têm uma vida sexual ativa”.


Acesso de Cidadãos Estrangeiros — legais e ilegais — a Cuidados de Saúde Quais são os meus direitos de saúde enquanto imigrante? Todos (as) imigrantes legalizados (as) ou não legalizados (as),precisam apenas de apresentar o atestado de residência (emitido pela respectiva Junta de Freguesia). Isto é o que está no art.34, do Decreto-lei n.135/99, de 22 de Abril, regulado no Despacho do Ministério da Saúde n.25 360/2001. Esta lei garante o acesso gratuito a: Consultas de planeamento familiar no Serviço Nacional de Saúde (Centros de Saúde e Hospitais Públicos), nomeadamente: Acesso à contracepção Observação Ginecológica Prevenção/Rastreio e Tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis Têm ainda direito às consultas gratuitas de: Saúde Materna Saúde Infantil (até aos 12 anos) entre outros serviços Se quiseres saber mais vai a: www.portaldasaude.pt

Quando se fala em Direitos Sociais estamos a falar no direito à Educação, à Saúde, a um lugar onde viver e outros direitos essenciais a uma vida digna.


VALETE- RAPPER PORTUGUÊS DE ORIGEM SÃO-TOMENSE FALA DA SUA CARREIRA E DEIXA MENSAGEM SOBRE VIH/SIDA AOS JOVENS Nesta edição, a revista Bué Fixe foi entrevistar Valete, um rapper português de origem são-tomense que tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade na cena musical. Com dois álbuns editados, um terceiro a caminho, e mais de onze mil cópias vendidas, Valete cativa pelas letras de um realismo impressionante e repletas de espírito crítico. Vamos então conhecer um pouco melhor este artista, que já se tornou uma referência no mundo da música.

Bué Fixe- Olá Valete! Como foi a tua entrada no mundo do rap? Valete: “Comecei por volta de 1997. Foi tudo muito espontâneo: estava a começar aqui em Portugal um movimento hip-hop mais “underground”, sem grandes estruturas e eu fiz parte dessa segunda geração; segunda geração porque já tinha havido uma primeira que começou com uma compilação chamada “República”. Então, foi nos anos de 90 o meu início. Um início mais oficial foi em 2002 quando lancei o meu primeiro álbum, Educação Visual.” Bué Fixe- E onde buscas inspiração para as tuas letras? Valete: “ Eu busco inspiração em tudo que observo. No comportamento das pessoas, livros, filmes, músicas etc". Bué Fixe- O que retratam as tuas músicas? Valete:“De tudo um pouco. Costumo dizer que é um rap humano e humanista: de um ser humano que vive nesta realidade suburbana em confronto com uma sociedade capitalista. Depois, falo de relações humanas, do meu projeto de sociedade, aspirações ideológicas. Tento pôr sempre tudo isso na música que faço.”

Bué Fixe- E como vês a receção que tens tido por parte do público? Valete:- “É excecional, até porque nunca fui um artista com muita imprensa. E então acho que é fantástico veres um cantor com muito pouca comunicação social, a chegar assim às pessoas. Também fui um bocado catapultado pela massificação da Internet; isso ajudou muito, porque se fosse só a comunicação social, teria muitos problemas. Bué Fixe- Que conselhos que deixas aos jovens em relação a essa questão da Sida? Valete: “Acho que tem de haver mais responsabilização da mulher, no ato sexual. Essa responsabilização já existe obviamente de muitas. Mas assim como cabe ao homem andar sempre prevenido com preservativo, o mesmo também deve caber a mulher. Ainda por cima também existe preservativo feminino. Várias vezes vês raparigas na hora h a perguntarem aos manos se eles têm preservativos, como se eles fossem os únicos responsáveis pelo uso do preservativo. Está errado. Se os dois estiverem prevenidos o risco de acidente é muito menor”.


GTO LX- Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa O GTO LX - Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa - é uma organização sem fins lucrativos empenhada em estimular a participação activa e consciente dos cidadãos na construção da sociedade. Trabalhamos directamente em comunidades críticas com o objectivo de provocar um processo de “empowerment” individual e comunitário. A nossa intervenção utiliza a metodologia do Teatro do Oprimido como ferramenta para a tomada de consciência política e desenvolvimento de novos modelos de organização comunitária.

O que fazemos? Fazemos Teatro do Oprimido como método de preparação para a organização comunitária. A metodologia do Teatro do Oprimido (T.O.) foi desenvolvida por Augusto Boal no Rio de Janeiro, Brasil, em meados da década de 60 e é hoje praticada em mais de 70 países. Consiste numa prática teatral que promove a reflexão do espectador sobre a sua realidade, expondo o modo como a sua conduta resulta da sua perceção das relações de poder, de processos de dominação e exclusão social. Pretendese, com esta metodologia, clarificar estes processos, dando ao sujeito modos de agir com conhecimento e em liberdade.

Os nossos públicos: O GTO LX desenvolve o seu trabalho diretamente nas comunidades nos diferentes bairros da área metropolitana de Lisboa, formando grupos de Teatro

Fórum que aprendem a metodologia do Teatro do Oprimido de forma a multiplicála. Os grupos comunitários do GTO LX integram a rede Multiplica. Multiplica é a rede de grupos de Teatro do Oprimido do GTO LX. Formados e certificados pelo GTO LX, estes grupos de multiplicadores usam esta metodologia para intervir nas suas comunidades. A rede abrange vários grupos ativos em diversos pontos do país, constituídos por populações tão diferentes como jovens em risco, público escolar, mães adolescentes, mulheres, idosos, doentes mentais, imigrantes ou repatriados. Além de acompanhar o processo de “empowerment” dos grupos, desde a sua mobilização até à autonomia, o GTO LX promove regularmente encontros, festivais e formações que possibilitam a partilha de experiências entre os diversos grupos da rede.

Contactos: Trv. Do Corpo Santo n21, 3 esq.1200-131, Lisboa Tel: 213476319 ou 968474613 Site: www.gto-lx.blogspot.com Email: geral@gtolx.org ou www.gtolx.org

Para não seres infetad@ pelo VIH que causa SIDA, usa corretamente o preserva tivo . Previne-te! Passa esta mensagem. Mais info: www.buefixe.org


ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO QUE UTILIZA A TECNOLOGIA DA INTERNET, EIS AQUI MAIS UMA: “SLIDESHARE”

SlideShare é uma ferramenta que permite a partilha de informações em modo de apresentação em slides, com suporte em PowerPoint, Word, Excel e Acrobat Reader. Permite aos utilizadores o acesso a conteúdos em qualquer lugar onde quer que esteja, bem como a caraterização dos conteúdos em diversas categorias a exemplo de educação, tecnologia, negócios, etc. Basta ter acesso à internet. A apresentação pode ser vista por qualquer pessoa, mesmo que não tenha instalado as componentes do Office.

divulgar matérias a exemplo do ramo da educação sexual ou sensibilizar a população para questões mais delicadas como por exemplo, o risco de infeção pelo VIH. Aproveita da melhor forma este recurso e faz algo de positivo. Sensibiliza os teus amigos e o mundo. Explica-lhes a importância de se prevenirem contra as infeções sexualmente transmissíveis. É fácil, grátis e não precisas de papel.Basta ires a http://www.slideshare.net. e reenviares o que fizeres! Yáqueson Zacarias – in slideshare

Semelhante a algumas ferramentas, esta também tem limitações quanto aos espaços de armazenamento para os utilizadores gratuitos, podendo aumentar através de pagamento de assinaturas. Tem, também, algumas vulnerabilidades quanto à segurança e legitimidade dos conteúdos, o que poderá levantar questões ligadas à violação de direitos de autor, dado que os documentos partilhados são visualizados sem necessidade de autorização. Mas não deixa de ser uma rica fonte de pesquisa e um excelente método de apresentação para aqueles que queiram

PROTEGE-TE! Usa preservativo quando fazes sexo, e só uses seringas e agulhas novas (mesmo para fazeres uma tatuagem)!


PORQUE TODOS CORREMOS O RISCO AJUDE-NOS A AJUDAR Se quiser doar algum apoio financeiro que nos ajude a ter mais voluntários a quem possamos oferecer o pagamento dos transportes e das refeições deposite em:

NIB 003500850010949983046


APRENDE A USAR O PRESERVATIVO PARA MULHER Um dos primeiros passos é ver o prazo de validade do preservativo. É também importante saber escolher o local ideal. Não deves guardar este preservativo em locais onde a temperatura varia muito, nem nos bolsos das calças, nem na carteira (Deves guardá-lo num local limpo, fresco e seco). Ao abrires o preservativo, não uses nada que corte para não o estragares ou rasgares sem te aperceberes. Também não uses os dentes ou unhas para o abrires. Muito antes do dia em que o usares, olha bem o envelope para saberes onde e como o podes abrir apenas com os dedos. Logo que tenhas este tipo de preservativo, experimenta uma posição confortável para quando chegar a altura poderes coloca-lo com facilidade (exemplo: deitada com os joelhos dobrados e as pernas afastadas, de pé com uma das pernas em cima de uma cadeira ou agachada com as pernas afastadas). O preservativo feminino tem dois anéis. Um interno e outro externo. O interno, que é ligeiramente menor, deve ser colocado dentro da vagina de modo a que o final externo fique de fora e cubra a parte externa da vagina. A seguir, deves apertar o anel que vai ser colocado no interior da vagina de modo a facilitar a sua entrada ( a parte fechada deve ficar dentro da vagina e o lado aberto ligeiramente a cobrir os lábios da vagina). A colocação do preservativo feminino deve ser feita sempre com o anel interno apertado por ti até que este esteja todo dentro da vagina. A seguir, deves empurrar o preservativo com o dedo indicador, verificares que foi bem colocado e que não está dobrado. Para o retirares, no final de fazeres sexo, aperta o anel externo para que o esperma não saia, puxa cuidadosamente para fora e deita no lixo. Não tenhas receio. O preservativo feminino ajusta-se bem à vagina. O preservativo feminino não deve ser usado juntamente com o masculino. Protege-te contra as várias infecções sexualmente transmissíveis. Existem também outros tipos de preservativo feminino. Podes ter mais informações no teu Centro de Saúde.


APRENDE A USAR O PRESERVATIVO PARA HOMEM Um dos primeiros passos é ter em atenção o prazo de validade do preservativo. É também importante a escolha do lugar onde os guardas. Não deves guardar em locais onde a temperatura varia constantemente, nos bolsos das calças ou na carteira (Deves guardá-lo num local limpo, fresco e seco). Ao abrires o preservativo, não uses materiais cortantes para não o danificares nem rasgares sem te aperceberes. Também não deves usar os dentes ou unhas para o abrires (Assim torna-se mais seguro abri-lo com os dedos). O preservativo deve ser colocado antes do contacto sexual e quando o pénis estiver erecto. Para teres a certeza que fica bem colocado começa por perceber qual o lado correcto a ser usado. A seguir aperta a ponta do preservativo (tenta deixar espaço suficiente) coloca-o na ponta do pénis e desenrola o preservativo sem soltar a ponta até que o pénis esteja completamente coberto. O espaço que apertaste (no lugar fechado) deve ficar sem ar. Se quiseres usar lubrificantes, só uses os que são à base de água pois estes ajudam a manter o material em boas condições. Certifica-te sempre que o preservativo fica bem colocado durante o acto sexual (caso saia utiliza um novo). No fim, retira o preservativo com cuidado (segurando-o pela base) enquanto o pénis estiver erecto e dá um nó de modo a não deixar sair o sémen e deita-ono lixo.

Existem Centros de Aconselhamento e Detenção do VIH(CAD) onde podes pedir informações e, se quiseres, teres acesso a aconselhamento e fazer o teste do VIH de forma : 1) Anónima(sem ninguém poder saber o teu nome) 2) Confidencial(só o técnico que te faz o teste pode saber e está proibido de dizer a qualquer outra pessoa) 3) Gratuita(não pagas nada).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.