Revista Bué Fixe #26

Page 1

Nº26 | BIMESTRAL | MAIO/JUNHO 2012 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | WWW.BUEFIXE.ORG

ENTREVISTA EXCLUSIVA

“Don Kikas” Músico angolano “…Nunca esquecer que o essencial é cada um proteger-se do VIH” Pág7

Qualquer um de nós pode apanhar o vírus do VIH que causa SIDA! Previne-te! Passa a mensagem


Caixa BUÉ FIXE | PÁG. 4

ENTREVISTA: DON KIKAS, MÚSICO | PÁG 7 Info-jovem | PÁG. 3 Direitos Sociais | PÁG. 6

Quem são eles | PÁG. 8 Tecnologia | PÁG. 9

Olá Pessoal, Bem-vindos a mais uma edição da nossa revista! O destaque vai para a entrevista com “Don Kikas”, um cantor angolano já reconhecido pelo grande público. “Don Kikas”, começou a sua carreira musical em 1994, e a partir daí só teve sucessos nos palcos. Leia a entrevista completa na coluna “Entrevista”. Envia-nos os teus comentários, sugestões e críticas. Boa Leitura e abraços da Equipa E-Mail: grupobuefixe@gmail.com

A Bué Fixe é uma publicação bimestral da Associação, com o mesmo nome, produzida por jovens e para jovens em formato papel e electrónico em Portugal. Pretende-se com a revista informar e sensibilizar os jovens leitores – com prioridade para os que integram os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e outras comunidades onde se fala português , para que possam adotar atitudes e comportamentos mais seguros face a infeção pelo VIH/sida. Neste contexto oferecemos, também, notícias e informações sobre música, desporto, sexualidade, tecnologia, voluntariado, associativismo, entre outros assuntos relacionados com a malta jovem.

Diretor \ Dynka Amorim dos Santos Diretores Adjuntos \ Yáqueson Zacarias / Wilson Almeida / Nelson Rosa Colaboradores \Carla Santos / Maria Manuel/ Raquel Moreno Projeto Gráfico \ Atelier B2 e Ricardo Pestana / Sara Antunes Supervisão \ Ana Filgueiras

Site \ www.buefixe.org E-mail \ grupobuefixe@gmail.com Telemóvel \ +351 968551077 Sede Redação \ Rua de Macau nO 9, 3O frt, 2700-538, Amadora, Portugal

"O preservativo deve ser colocado do início até ao fim do sexo. Previne-te!

APOIOS:


BUÉ FIXE PARTICIPOU EM SEMINÁRIO NA CIDADE DE ROMA, ITÁLIA Teve lugar em Roma, Itália, de 11 a 13 de Junho, um seminário, denominado "How to remove linguistic barriers”. O objetivo foi identificar as principais barreiras para o diálogo intercultural entre minorias étnicas e comunidades maioritárias (falantes de língua Inglesa) e para descobrir as possíveis soluções para reduzir essas barreiras. Partilharam-se “boas práticas” e soluções inovadoras para estes problemas que surgem de trabalho com jovens a nível internacional e, particularmente, no contexto da educação informal. O evento foi organizado pelo programa Juventude em Ação. A nossa Associação foi representada por Sónia Silva, apresentadora do espaço de Rádio BUÉ FIXE.

WASHINGTON ACOLHE “AIDS INTERNATIONAL CONFERENCE”(CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE VIH/SIDA) Washington, Estados Unidos, acolhe entre 22 e 27 de Julho deste ano, a edição 19 da Conferência internacional de VIH/sida, com o lema, “Turning the tide together”(amarrando o laço juntos). Considerado como o maior evento mundial na área do VIH/sida, visa debater os mais recentes avanços na resposta à infeção pelo VIH/sida. Esta Conferencia junta vários atores que trabalham na área do VIH/Sida de cientistas, a ativistas, técnicos do Governos e da Sociedade Civil, ONGs, Médicos, Jovens, portadores do VIH entre outros, numa rica partilha de conhecimentos e experiências sobre esta pandemia. Para saberes mais clica em www.aids2012.org

CONGRESSO MUNDIAL DA JUVENTUDE 2012 Decorreu entre os dias 4 e 13 de Junho no Rio de Janeiro, Brasil, o 6º Congresso Mundial da Juventude, no qual participaram 300 jovens representando 110 países para discutir as questões do ambiente e do desenvolvimento sustentável, no âmbito do Cimeira RIO+20. Portugal esteve representado por Richad Majid tendo este tido conhecimento do evento através do Bué Fixe. Podes saber mais sobre as conclusões do congresso em http://wycrio2012.org.

O VIH que causa a SIDA passa através do sangue, esperma, líquidos da vagina e leite materno. Previne-te! Passa esta mensagem! Mais info: www.buefixe.org


Perguntas e respostas sobre o vih/sida DEPOIS DE SE CONTRAIR O VIH, QUANTO TEMPO É QUE OS PRIMEIROS SINTOMAS DA INFEÇÃO LEVAM A DESENVOLVER-SE? Algumas pessoas desenvolvem uma síndrome aguda como na gripe, semelhante à mononucleose, duas ou três semanas depois de terem contraído a infeção por VIH. A isto segue-se um longo período durante o qual a pessoa se mostra assintomática, ou seja, não revela qualquer sintoma. Isto é perigoso porque durante esse período uma pessoa infetada pode, sem o saber, passar o vírus a outras. Durante esse período o vírus também continua a multiplicar-se. É mais frequente ter sintomas oito ou dez anos depois da infeção pelo VIH. PARA ALÉM DO PRESERVATIVO, COMO É QUE SE PODE PROTEGER DO VIH? Não usar seringas, agulhas ou qualquer material que fure a pele ou faça sangue (ex: seringas ou agulhas já usadas, fazer tatuagens ou furar as orelhas com máquinas ou agulhas já usadas por outra pessoa, etc). O PRESERVATIVO É 100% SEGURO? É 100% seguro se a pessoa souber usar corretamente o preservativo (Vê na nesta edição dicas sobre como usar corretamente o preservativo) PODE-SE APANHAR O VIH ATRAVÉS DO SEXO ORAL? SIM sobretudo se a pessoa que o faz tem feridas na boca ou nas gengivas porque o VIH entra facilmente no corpo através de feridas com sangue. O QUE SÃO AS INFEÇÕES OPORTUNISTAS? São infeções que aparecem quando o sistema imunitário (células de defesa contra as doenças) fica fraco e não consegue proteger-nos.

Se tiveres dúvidas basta enviares SMS para: 968551077 ou enviares também email para grupobuefixe@gmail.com


Na nossa coluna "Voz dos Jovens", decidimos dar continuidade ao tema debatido numa das edições da nossa revista, sobre a importância do uso do preservativo na prevenção do VIH/sida. Eis as opiniões dos nossos leitores.

Elton Sequeira,

José Sousa, Estudante: “O preservativo é um dos métodos onde podemos fazer frente ao VIH. Os jovens devem mudar os comportamentos e olhar para a relação de forma mais responsável e segura”.

Estudante: “Eu uso o preservativo e espero que outros jovens também o façam. Mais do que usar este meio de prevenção, é necessário ensinar os jovens como usá-lo corretamente”.

Inês Almeida, Estudante: “Apostar nas campanhas de sensibilização sobre o uso do preservativo, deve ser realizada nas Escolas, Bairros e outros locais de concentração dos jovens, com objetivo de incentivar o uso correto de preservativo”

Célia Évora, Estudante:

Ana Ventura,

“Acho que o preservativo no ato sexual é bastante útil na proteção do VIH entre os jovens. Por isso, usar sempre preservativo nas relações sexuais deve ser visto de forma séria”.

Estudante: “Acho que para além do preservativo, que é um importante meio de proteção das IST/ VIH, devemos aposta noutras formas de prevenção, nomeadamente a fidelidade, abstinência, não partilha agulhas e seringas usadas entre outras formas”.


Acesso de Cidadãos Estrangeiros — legais e ilegais — a Cuidados de Saúde Quais são os meus direitos de saúde enquanto imigrante? Todos (as) imigrantes legalizados (as) ou não legalizados (as),precisam apenas de apresentar o atestado de residência (emitido pela respectiva Junta de Freguesia). Isto é o que está no art.34, do Decreto-lei n.135/99, de 22 de Abril, regulado no Despacho do Ministério da Saúde n.25 360/2001. Esta lei garante o acesso gratuito a: Consultas de planeamento familiar no Serviço Nacional de Saúde (Centros de Saúde e Hospitais Públicos), nomeadamente: Acesso à contracepção Observação Ginecológica Prevenção/Rastreio e Tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis Têm ainda direito às consultas gratuitas de: Saúde Materna Saúde Infantil (até aos 12 anos) entre outros serviços Se quiseres saber mais vai a: www.portaldasaude.pt

Quando se fala em Direitos Sociais estamos a falar no direito à Educação, à Saúde, a um lugar onde viver e outros direitos essenciais a uma vida digna.


“DON KIKAS”, MÚSICO ANGOLANO EM ENTREVISTA À BUÉ FIXE, FALA DA SUA CARREIRA E DEIXA MENSAGEM SOBRE VIH AOS JOVENS

Bué Fixe- Don Kikas, como começaste a tua carreira no mundo da música? Don Kikas: “Olá! A minha carreira profissional começou em 1994, quando gravei o meu primeiro disco, “ Pura Sedução.” Bué Fixe: Tiveste alguém que te servisse de inspiração para entrar nesse mundo? Don Kikas: “Sim, de uma forma indireta, todos os artistas que eu via na televisão, e tentava imitar e alguns familiares que gostavam de me ver a fazer isso”. Bué Fixe: Com quantos álbuns já contas? Don Kikas: “Até agora já lancei seis álbuns no total”. Bué Fixe: Quais são os estilos que podemos encontrar nos teus álbuns? Don Kikas: “Basicamente podem encontrar Kizomba, Semba e Kilapanga”. Bué Fixe: Quais as mensagens que tentas passar nas tuas canções? Don Kikas: “Sempre uma mensagem com

a qual as pessoas se possam identificar. Canto coisas do quotidiano, canto sobre o amor, canto sobre a sociedade, principalmente a sociedade angolana e dos africanos em geral. Tento sempre retratar histórias que eu vejo na vida e que de alguma forma me tocam”.

Emílio Costa, batizado artisticamente como “Don Kikas”, é um cantor angolano já reconhecido pelo grande público, que conta com uma carreira musical sólida. “Don Kikas”, começou na música em 1994 e, a partir daí , fez sucesso graças a êxitos musicais como “Pura Sedução”, “Esperança Moribunda” ou “Angolanamente Sensual”. Em 2011, lançou o mais recente álbum, “Regresso à Base”. Numa passagem pelas terras lusas, a Bué Fixe foi ao seu encontro e conta-te como foi a conversa. Bué Fixe- De forma geral, como tem sido a receção do público ao teu trabalho? Don Kikas:-“Tem sido excelente, visto que é uma carreira que já está a caminhar para os 18 anos e continuo a ter trabalho. As pessoas continuam interessadas em receber aquilo que eu tenho para dar, portanto tem sido super positiva”. Bué Fixe- Como avalias a tua carreira? Que balanço fazes? Don Kikas: “Penso que já atingi alguns objetivos que tinha traçado desde o início mas, obviamente, ainda há muita coisa a fazer, pela minha música, pela música de Angola. Penso que há um grande trabalho ainda a fazer pela internacionalização da música angolana e eu quero fazer parte desse trabalho, para conquistarmos algo muito maior ainda”. Bué Fixe-Don Kikas, como não poderia deixar de ser, gostaríamos de saber o que tens a dizer aos leitores da Bué Fixe sobre a SIDA. Que conselhos deixas a todos? Don Kikas: “Gostaria de lembrar a todos que a vida é uma só! Podemos ter prazer ou até ter um espírito aventureiro e uma sexualidade ativa, mas nunca esquecer que é essencial que cada um se proteja do VIH, não só para nunca deixar de ter uma qualidade de vida a melhor possível mas, também, para que não prejudique o próximo”.


A Associação Juvenil Espirito de Mudança (AJEM) foi criada por 11 jovens do concelho da Amadora, há 7 meses, com o principal objetivo de dinamizar esta cidade, nomeadamente em áreas como a cultura, o apoio social, o ambiente e o desporto. A AJEM já criou variadas iniciativas, como a angariação, por altura do Natal, de brinquedos e livros para crianças desfavorecidas. Faz palestras em escolas e na Junta de Freguesia da Falagueira sobre temas diversos desde a obesidade juvenil até à participação dos jovens na democracia. Organiza torneios desportivos, festas – como a pedido do Presidente da Junta da Falagueira, para os jovens da cidade, entre outros eventos.

um dia inteiro, prestem assistência a quem necessitar através de projetos e iniciativas de apoio social à comunidade.

Contactos: Quem se quiser juntar a nós, para juntos tornarmos a nossa cidade um melhor sitio para viver, visite-nos em (http://www. facebook.com/ajespiritomudanca) e http:// ajem.pt.vu/.

De momento, e com o final deste ano letivo, a AJEM está a angariar livros escolares, do 5 ao 12 ano, para os reencaminhar para os jovens estudantes, da cidade da Amadora e arredores, que não têm possibilidade de ter estes livros de outro modo. Têm outras iniciativas já alinhadas para o futuro, entre as quais, durante este verão, uma maratona de 24h de voluntariado, em que irão organizar um horário para que, durante

As mulheres apanham com mais facilidade o VIH que causa SIDA. Tens que convencer o teu parceiro a usar preservativo. Previne-te! Passa a mensagem! Mais info www.buefixe.


“LINKEDIN”: MAIS UMA REDE SOCIAL QUE DIVULGAMOS

A Linkedin é outra rede social da internet que permite, para além de reunir amig@s e conhecer novas pessoas tem, também, o objetivo profissional voltado para a procura de emprego. Esta rede foi concebida para contactos profissionais e permite, através da abertura de uma conta, alguns benefícios. Permite também a interatividade com outras redes, como o Facebook com registo automático. É extremamente dinâmica, com funções simples e características que permite a partilha fácil de informações. A rede tem como principal finalidade a procura de emprego, estabelecimento de encontros profissionais e debate de ideias. Nesta rede podes inserir os dados do teu currículo para os interessados no teu perfil que são, na maioria, empresas.

mesmo criar um grupo de ativistas sociais o que permite trocar informações relativas à prevenção da infeção pelo VIH/ SIDA ou outro assunto. A rede possibilita, a exemplo, a contratação por organizações que precisam de profissionais e ativistas para a realização de atividades programadas e recentemente financiadas. É sobretudo uma janela para mostrar ao mundo o perfil de pessoas e profissionais que trabalham nas várias áreas a exemplo das que se preocupam com o bem-estar social no contexto VIH/ sida. A adesão é gratuita: basta clicar em www. linkedin.com, fazer o registo ou entrar com o registo do Facebook. Fonte: Própria, Yáqueson Zacarias, in linkedin

Mas as vantagens desta rede são muitas. Podemos, por exemplo, conhecer muitos profissionais e ativistas na área da saúde, organizarmos debates sobre questões mais sensíveis como é o caso de VIH/SIDA e até

PROTEGE-TE! Usa preservativo quando fazes sexo, e só uses seringas e agulhas novas (mesmo para fazeres uma tatuagem)!


PORQUE TODOS CORREMOS O RISCO AJUDE-NOS A AJUDAR Se quiser doar algum apoio financeiro que nos ajude a ter mais voluntários a quem possamos oferecer o pagamento dos transportes e das refeições deposite em:

NIB 003500850010949983046


APRENDE A USAR O PRESERVATIVO PARA MULHER Um dos primeiros passos é ver o prazo de validade do preservativo. É também importante saber escolher o local ideal. Não deves guardar este preservativo em locais onde a temperatura varia muito, nem nos bolsos das calças, nem na carteira (Deves guardá-lo num local limpo, fresco e seco). Ao abrires o preservativo, não uses nada que corte para não o estragares ou rasgares sem te aperceberes. Também não uses os dentes ou unhas para o abrires. Muito antes do dia em que o usares, olha bem o envelope para saberes onde e como o podes abrir apenas com os dedos. Logo que tenhas este tipo de preservativo, experimenta uma posição confortável para quando chegar a altura poderes coloca-lo com facilidade (exemplo: deitada com os joelhos dobrados e as pernas afastadas, de pé com uma das pernas em cima de uma cadeira ou agachada com as pernas afastadas). O preservativo feminino tem dois anéis. Um interno e outro externo. O interno, que é ligeiramente menor, deve ser colocado dentro da vagina de modo a que o final externo fique de fora e cubra a parte externa da vagina. A seguir, deves apertar o anel que vai ser colocado no interior da vagina de modo a facilitar a sua entrada ( a parte fechada deve ficar dentro da vagina e o lado aberto ligeiramente a cobrir os lábios da vagina). A colocação do preservativo feminino deve ser feita sempre com o anel interno apertado por ti até que este esteja todo dentro da vagina. A seguir, deves empurrar o preservativo com o dedo indicador, verificares que foi bem colocado e que não está dobrado. Para o retirares, no final de fazeres sexo, aperta o anel externo para que o esperma não saia, puxa cuidadosamente para fora e deita no lixo. Não tenhas receio. O preservativo feminino ajusta-se bem à vagina. O preservativo feminino não deve ser usado juntamente com o masculino. Protege-te contra as várias infecções sexualmente transmissíveis. Existem também outros tipos de preservativo feminino. Podes ter mais informações no teu Centro de Saúde.


APRENDE A USAR O PRESERVATIVO PARA HOMEM Um dos primeiros passos é ter em atenção o prazo de validade do preservativo. É também importante a escolha do lugar onde os guardas. Não deves guardar em locais onde a temperatura varia constantemente, nos bolsos das calças ou na carteira (Deves guardá-lo num local limpo, fresco e seco). Ao abrires o preservativo, não uses materiais cortantes para não o danificares nem rasgares sem te aperceberes. Também não deves usar os dentes ou unhas para o abrires (Assim torna-se mais seguro abri-lo com os dedos). O preservativo deve ser colocado antes do contacto sexual e quando o pénis estiver erecto. Para teres a certeza que fica bem colocado começa por perceber qual o lado correcto a ser usado. A seguir aperta a ponta do preservativo (tenta deixar espaço suficiente) coloca-o na ponta do pénis e desenrola o preservativo sem soltar a ponta até que o pénis esteja completamente coberto. O espaço que apertaste (no lugar fechado) deve ficar sem ar. Se quiseres usar lubrificantes, só uses os que são à base de água pois estes ajudam a manter o material em boas condições. Certifica-te sempre que o preservativo fica bem colocado durante o acto sexual (caso saia utiliza um novo). No fim, retira o preservativo com cuidado (segurando-o pela base) enquanto o pénis estiver erecto e dá um nó de modo a não deixar sair o sémen e deita-ono lixo.

Existem Centros de Aconselhamento e Detenção do VIH(CAD) onde podes pedir informações e, se quiseres, teres acesso a aconselhamento e fazer o teste do VIH de forma : 1) Anónima(sem ninguém poder saber o teu nome) 2) Confidencial(só o técnico que te faz o teste pode saber e está proibido de dizer a qualquer outra pessoa) 3) Gratuita(não pagas nada).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.