Catálogo do acervo pessoal de Alfredo Mazzei

Page 1

CATÁLOGO DO

ACERVO PESSOAL DE ALFREDO MAZZEI

Marcello França Furtado

JOSÉ RENATO CASAGRANDE

Governador do Estado do Espírito Santo

RICARDO FERRAÇO

Vice-governador do Estado do Espírito Santo

FABRÍCIO NORONHA

Secretário do Estado da Cultura

Realizado com recurso do
PRODUÇÃO APOIO
Vitória 2023
CATÁLOGO DO ACERVO PESSOAL DE ALFREDO MAZZEI Marcello França Furtado

EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO

MARCELLO FRANÇA FURTADO

Arquivista responsável

TERESINHA MAZZEI

Coordenação de pesquisa

ARY LOPES FERREIRA e CARMÉLIA MAZZEI FERREIRA

Identificação do conteúdo das imagens

ANGELICA RECKEL

Conservação e higienização do acervo

ANGELICA RECKEL E TERESINHA MAZZEI

Montagem da exposição

CARLA MELLO

Capa, layout, diagramação (peças gráficas e e-book)

RICARDO SÁ

Coordenação Geral | Produção executiva

F992

Catalogação na publicação

Elaborada por Bibliotecária Janaina Ramos – CRB-8/9166

Furtado, Marcello França

Catálogo do acervo pessoal de Alfredo Mazzei / Marcello França Furtado. – Vitória: Interferências Filmes e Projetos, 2022.

Livro em PDF

99 p., fotos.

ISBN 978-65-88990-65-0

1. Fotografia. I. Furtado, Marcello França. II. Título.

Índice para catálogo sistemático

I. Fotografia

CDD 770

CARTA DA FAMÍLIA MAZZEI AOS LEITORES

Por Ary Lopes Ferreira e Carmélia Mazzei Ferreira

Genro e filha de Alfredo Mazzei

Com a iniciativa da recuperação do acervo do fotógrafo Alfredo Mazzei, através de projeto aprovado no edital de Acervo da Secult-ES, nos sentimos agradecidos e felizes que esteja sendo preservado meio século da atividade fotográfica profissional capixaba, importante panorama para a história cultural do Estado do Espírito Santo.

Os signatários, aqui representando a família de Alfredo Mazzei, registram seu reconhecimento ao mérito do significativo trabalho realizado por Ricardo Salles de Sá, nossa filha Teresinha Mazzei e toda a equipe envolvida neste importante projeto.

Por Teresinha Mazzei

Artista plástica e neta de Alfredo Mazzei

Realizar este projeto foi pra mim uma experiência muito gratificante. Sempre via este material na casa da minha mãe e pensava que recuperar este acervo seria essencial para a história da minha família. Para meus pais foi um retorno no tempo, que proporcionou momentos de grande emoção ao visitar tantas imagens, e tantas histórias contidas nelas. Meu sentimento neste momento é de missão cumprida, mas também de desejo de continuar criando novos produtos culturais a partir da obra do meu querido avô!

APRESENTAÇÃO

A Longa Jornada

É uma enorme alegria chegar até aqui e olhar pra trás. Desde a primeira vez que tive notícia sobre este acervo, em 2015, até o momento de vê-lo, em 2022, higienizado e conservado, foi um longo caminho, uma enorme emoção e principalmente, um grande aprendizado.

Nada disso seria possível sem o consentimento da família Mazzei que confiou em nossa equipe um bem tão precioso. Agradeço a Seu Ary e Dona Carmélia - genro e filha de Alfredo Mazzei pela generosidade e o carinho que sempre nos receberam, e pela dedicação com que por infinitas vezes se dispuseram a identificar locais, épocas e personagens contidos nas fotografias e nos negativos. Sem eles, seria impossível obter tais informações, que são fruto de uma convivência próxima com o fotógrafo, mas também de um conhecimento da cena política e social, que especialmente Seu Ary carrega.

Também agradeço muito especialmente Teresinha Mazzei, filha deste casal e neta de Alfredo Mazzei, que muito sabiamente conduziu todo o processo familiar, desde a primeira visita até a conclusão deste trabalho. De forma incansável e bem humorada, ela foi o alicerce de todos os momentos, alguns deles difíceis, como todo processo que envolve memória e preservação.

Também quero agradecer imensamente a Marcello Furtado, arquivista responsável pelo inventário e pelo catálogo da obra, que desde o primeiro momento tomou para si a tarefa de preservar este importante acervo e que trouxe para o projeto Angélica Reckel, pessoa gentil e sempre disponível, que fez a higienização e a identificação de todo o material, de forma competente e disciplinada.

Também não posso deixar de agradecer a Sergio Dias, funcionário do Arquivo Público do ES, grande parceiro da preservação da memória audiovisual do ES. Foi ele que, em 2015, me colocou em contato com a família Mazzei e me despertou o interesse pelo acervo. E que durante a realização do projeto em 2022, se dispôs a identificar as imagens contidas nos rolos de filmes 16mm.

Agradeço também a André Malverdes, que me indicou a figura de Marcello Furtado, e ainda Vitor Graize, Paulo Barros, Fábio Pirajá e David Protti, pessoas que ao longo desta trajetória se juntaram ao grupo de colaboradores do projeto, assim como Cilmar Franceschetto e sua equipe do Arquivo Público Estadual, Fábio Medina e sua equipe da Biblioteca Central da Ufes, locais onde realizamos exposições de Alfredo Mazzei em 2021 e 2022.

Também agradeço a Carla Mello, diagramadora do e-book e do folder, e a Saulo Ribeiro, da editora Cousa, que nos ajudou com os registros do e-book.

Quero ainda agradecer aos jurados do edital de acervo 2020, que tiveram a sensibilidade de aprovar nosso projeto, e também Paula Nunes Costa e sua equipe na SECULT-ES, pelo cuidado com o desenvolvimento deste projeto e com tudo que diz respeito à preservação em nosso estado.

Agradeço também e sempre, à minha família, que entende minha jornada e me possibilita mergulhar fundo em projetos como este.

Gostaria de dizer que foi a energia de todas as pessoas citadas acima que possibilitou a realização deste projeto, essencial para a preservação do acervo de Alfredo Mazzei. Tenho consciência de que demos apenas o primeiro passo para a preservação e o reconhecimento da obra deste fotógrafo, que desde o início entendeu a importância do registro fotográfico para as gerações futuras.

PREFÁCIO

Patrimônio Cultural e Fotografia: Um Olhar de Nós nas Lentes de Alfredo Mazzei

A imagem fotográfica desempenha um importante papel na transmissão, conservação e visualização das atividades políticas, sociais, científicas ou culturais da humanidade. Além disso, reduz a tridimensionalidade característica do mundo real à bidimensionalidade própria do plano, marcada por um quadro, escolhido pelo fotógrafo, como limite infranqueável e com uma destacável alteração da escala de representação. As fotografias estão em nossas casas em álbuns, emolduradas em paredes, nas estantes, ou em nossas carteiras. Embora sendo importante documento de memória pessoal desde os primórdios da fotografia, essa não é a única função de uma coleção ou de conjuntos específicos de fotografias. Desta maneira, no mundo inteiro, se fotografa, seja por profissionais ou por amadores, e se publica em periódicos, revistas, livros, cartazes e essas fotografias também entram em fototecas, arquivos, bancos de imagens, coleções ou álbuns. Cumprindo diferentes funções e atendendo a critérios distintos, as fotografias se encontram custodiadas em arquivos, museus, bibliotecas e outras instituições públicas de caráter cultural, bem como também são conservadas em fundos e coleções em âmbito privado. Conhecer e estudar essa importante fonte documental e artística pode resultar, com frequência, uma atividade larga e penosa. Facilitar a difusão dos principais arquivos e coleções fotográficas ajudará a iniciar, ou continuar, frutíferas investigações que têm como objetivo a preservação e difusão do patrimônio fotográfico.

Além disso, o patrimônio fotográfico forma parte do patrimônio cultural e falar dele é obrigatoriamente pesquisar o que compreende o tangível e o intangível, o material e o imaterial, os objetos, incluindo materiais relacionados às indústrias fotográficas, tais como publicações, fotografias, cartazes, materiais publicitários, manuscritos e várias criações. Entre as quais estão equipamentos e conceitos como a perpetuação de técnicas e ambientes caídos em desuso associado à reprodução e apresentação desses meios de registros da imagem.

Nesse contexto os acervos pessoais são o grande desafio ao entendermos sua importância onde pessoas cuja maneira de atuar, agir, pensar e viver possa ter algum interesse para as pesquisas nas respectivas áreas onde desenvolveram suas atividades; ou ainda detentoras de informações inéditas em seus documentos que, se divulgadas na comunidade científica e na sociedade civil, trarão fatos novos para as ciências, a arte e a sociedade.

A organização do acervo pessoal de Alfredo Mazzei é de vital importância para a sua preservação, reprodução, divulgação e acesso ao público. Com a publicação deste catálogo, os interessados terão em mãos um importantíssimo instrumento de pesquisa que permite avaliar previamente os itens documentais a serem consultados, ao mesmo tempo em que a sua reprodução em formato digital atende à prerrogativa de facilitar o acesso às fontes custodiadas pelo arquivo privado da família custodiadora.

Alfredo Mazzei foi durante 40 anos, um dos fotógrafos mais atuantes do estado. Trabalhou para diversos governos e também tinha estúdio de fotografia no Centro de Vitória, onde produzia imagens de estúdio, além de cobrir eventos sociais como casamentos, formaturas, aniversários, concursos de miss e a vida pública de políticos. Foi precursor de diversas técnicas fotográficas, não somente no Espírito Santo, como também no Brasil.

O advento dos filmes coloridos, que passam a ser revelados por laboratórios industriais e as câmaras fotográficas cada vez mais baratas e fáceis de manipular, fazem desaparecer a fotopintura, restringindo a atividade dos fotógrafos aos retratos para documentos e às reportagens especiais, geralmente casamentos e eventos de natureza política, como visitas de autoridades e inaugurações. Porém, isso não impediu que Mazzei continuasse a produzir muitos retratos artísticos dos familiares, vistas e paisagens em branco e preto, quase até o fim da vida.

A atual situação do patrimônio fotográfico, a nível nacional e regional, requer com urgência um programa de intervenção para localizar, recuperar, descrever e dar a conhecer esses arquivos, antes que desapareçam de forma irremediável. A conhecida frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” nos leva à seguinte questão: em quantas palavras deve ser descrita uma fotografia? Não existe uma resposta pronta para essa questão além das considerações aqui apresentadas, a única regra de ouro é que a descrição deve primar pela claridade, simplicidade e o controle de esforços.

O trabalho de descrição e organização de um acervo de bens culturais promove duas funções essenciais ao patrimônio como um todo: ao mesmo tempo em que está documentando os referidos acervos também prepara sua organização visando disponibilizá-los para pesquisa, publicação e acesso para um público mais amplo. Conhecer e identificar essa importante fonte documental e artística pode resultar, na maioria das vezes, numa atividade complexa e de difícil desenvolvimento. Porém, identificar e proporcionar a difusão dos principais arquivos e coleções fotográficas, em nível local e nacional, propiciará, a médio e longo prazo, subsídios para importantes investigações que tenham como objeto o patrimônio fotográfico.

A descrição arquivística, em especial, garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando tanto o conhecimento quanto a localização dos documentos que o integram. Sem a descrição, corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro, na qual ele pode pegar e folhear, mas sem ter acesso completo ao seu conteúdo por não possuir meios simbólicos que lhe permitam compreendê-lo. O trabalho

visa a elaboração de uma acurada representação de um conjunto documental e de suas partes, por meio da extração, análise, organização e registro de informação visando identificar, gerir, localizar e explicar os documentos de arquivo e o contexto, bem como o sistema de arquivo que os produziram.

O projeto realizado pela equipe tem por finalidade dar maior visibilidade ao acervo de Alfredo Mazzei, com vistas a oferecer aos pesquisadores e à população em geral com interesse na história cultural do Espírito Santo, o acesso às imagens, obras e outros documentos do renomado fotógrafo, visando uma gama maior de registros documentais que propiciarão mais pesquisa, investigações e produtos culturais.

A relevância deste projeto justifica-se pela importância de uma política de descrição no país a respeito de arquivos históricos, pois a produção de instrumentos de pesquisa bem planejados e elaborados oferece condições aos pesquisadores de melhor orientar sua análise, ampliando as possibilidades de documentos a serem consultados. Igualmente, possibilita às famílias e instituições custodiadoras divulgarem a documentação e preservá-la, uma vez que, em muitos casos, reduz seu manuseio.

Nessa perspectiva, os arquivos pessoais e familiares das personalidades e dos fotógrafos de grande relevância são de importante valor para o patrimônio documental, devido às possibilidades da reconstituição da história e da memória fotográfica do Espírito Santo. São, assim, de grande valor para o patrimônio cultural brasileiro, pois resgatam as transformações e permanências que caracterizam a evolução do estado e da sociedade capixaba no tempo e no espaço.

SUMÁRIO

TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO DO ACERVO DE ALFREDO MAZZEI ……….....13

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E ACONDICIONAMENTO DO ACERVO DE ALFREDO MAZZEI…....…….....................................................……...............................17

CATÁLOGO DO ACERVO PESSOAL DE ALFREDO MAZZEI ……………...………..20

FICHA TÉCNICA…………………………………………………….……....................…...…..21

FOTOGRAFIAS EM PAPEL

Série Política………………….........................................…….…..………..………………23

Série Social…………………............................................………………..….…..…………35

Série Família……………......................................……...……….…….…....………………45

Série Urbanismo……….........................................…………………….…..…..…………52

NEGATIVOS EM POLIPROPILENO

Série Política………………………..............................…..…………….……………………58

Série Social…………………..…….............................….………………..…..………………58

Série Família…..……………….…..…......................................………….…………………59

NEGATIVOS EM VIDRO

Série Social………………………………...............................…………….…………………61

Série Família…………………………….................................………….……………………61

Série Urbanismo…………………….................................…………………………………61

ROLOS DE FILMES 16MM……………..........…………….............…….……………..….64

DOCUMENTOS TEXTUAIS EM PAPEL ……........……….…......……….……………….66

TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO DO ACERVO DE ALFREDO MAZZEI

Por Marcello França Furtado

Arquivista e Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo

Alfredo Mazzei foi um dos mais importantes fotógrafos de sua geração. Nasceu em Ubá-MG em 1904, e transferiu-se para o Cachoeiro de ItapemirimES no final da década de 1920, onde iniciou sua atividade fotográfica. Em 1931 transferiu-se para a capital do estado e logo firmou-se como um profissional que prezava pela qualidade e originalidade.

Seus registros fotográficos compõem um panorama social, paisagístico e político de suma importância para a sociedade capixaba de hoje. Como a maioria dos acervos pessoais particulares, sua obra se encontrava acondicionada de forma pouco adequada, na casa de sua filha de 94 anos, exigindo uma ação enérgica e emergencial para que não desaparecesse. São fotografias em papel, negativos fotográficos em plástico e em vidro, rolos de filmes 16 mm e documentos e jornais sobre a atividade profissional ou familiar de Alfredo Mazzei.

Através dos recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo –FUNCULTURA pelo Edital 017/2020 – Acervos, foi possível inventariar 400 fotografias em papel, 50 rolos de negativo em polipropileno, 18 placas de negativo em vidro, 29 documentos em papel e jornais e 18 rolos de filme 16mm. Esse material arquivístico recebeu higienização e foi acondicionado de forma adequada, visando principalmente sua salvaguarda e a interrupção do processo de deterioração que vinha ocorrendo de maneira acelerada.

O trabalho de inventário está atrelado à descrição em acervos, uma atividade intelectual (de leitura, reflexão e escrita) que está referenciada à elaboração de instrumentos de pesquisa (catálogos, guias, inventários, sumários, etc.), tendo o objetivo de orientar a consulta e determinar com exatidão quais são os documentos ou objetos e onde estão dispostos (LOPEZ, 2002) 1 .

Além da função de orientar pesquisador ou usuário, a descrição cumpre o papel de salvaguarda de um determinado material histórico, ou seja, proporciona a garantia de sua existência em si e o coloca em um radar de necessidade de manutenção perante a sociedade, as autoridades e instituições.

Para este trabalho, utilizamos as normativas apontadas na NOBRADE – Norma Brasileira de Descrição Arquivística, propostas pelo Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, criadas com a Lei Federal nº 8.159 de 1991. A metodologia

13
1 LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002. (Projeto como fazer, 6)

da NOBRADE se adequa muito bem à documentação arquivística, ou seja, aquela que possui uma mesma proveniência e relação orgânica entre seus múltiplos itens, como as fotografias e os documentos textuais gerados a partir de atividades naturais do cotidiano, de trabalho e até mesmo artístico de Alfredo Mazzei.

A NOBRADE foi publicada em 2006 e fornece diretrizes para a descrição arquivística no Brasil, compatíveis tanto com a ISAD(G), quanto com a ISAAR(CPF) (recomendações internacionais para arquivos), no intuito de facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional, tendo como pressupostos básicos o respeito aos fundos e à descrição multinível (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS, 2006, p. 10).

Para a definição do multinível, como citado, é realizado um estudo prévio de “arranjo arquivístico” que delimita essa estrutura. Nesse estudo foram levantadas as séries (Nível 3), que alocamos dentro de dossiês (Nível 4). Nestes dossiês estão as unidades de fotografia, descritas uma a uma.

Esse estudo demanda tempo e conhecimento da totalidade do material. Desta forma, a partir de uma ampla identificação, modelamos a estrutura de séries que apresentamos a seguir. Esse estudo foi realizado após uma imersão no acervo, proporcionada pela aprovação do projeto no edital da Secult-ES, além do reconhecimento das tipologias arquivísticas e o desenho de diversos esboços, de forma que houvesse a construção ideal e lógica do inventário, permitindo no futuro a inclusão de novos itens no acervo, caso venham a surgir.

O caminho para essa estruturação deu-se a partir de temas que identificamos como recorrentes na obra de Alfredo Mazzei:

Na série sobre POLÍTICA procuramos reunir a participação de Alfredo Mazzei nos bastidores do poder capixaba. Muitas vezes responsável por registrar cerimônias, inaugurações, jantares, discursos, visitas, dentre outros, Mazzei figurava nesses ambientes com prestígio e reconhecimento. A série está dividida entre os dossiês de Christiano Dias Lopes , Artur Gerhardt , dois exgovernadores do Estado. Também há o dossiê Doutor Zerbini , médico que foi homenageado em Vitória. E por último o dossiê Políticos Identificados , que é composto por diversas fotografias em eventos institucionais dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Neste dossiê incluímos toda fotografia onde foi possível identificar algum membro desse corpo de personagens.

Já na série SOCIAL ocupamos principalmente com as fotografias de eventos que evidenciam algum tipo de protocolo social ou liturgia. Alfredo Mazzei possuía também como atividade o atendimento de clientes da alta sociedade capixaba em momentos privados e de lazer. Para esses casos, formamos os dossiês Casamentos , Aniversários e Formaturas.

14

Outro tipo de eventos que podemos nomear de social e que Mazzei tinha como interesse para registro eram os Desfiles Cívicos , que apesar de ter participação de autoridades políticas, o fotógrafo inclinava de forma majoritária o seu olhar à participação de alunos, crianças, professores, e também para decorações, estandartes e alegorias.

Outro nicho de imagens ocorre em eventos de clubes e agremiações sociais capixabas, responsáveis por organizar jantares, desfiles de moda ou de misses, apresentações musicais, dentre outros. Para este, formatamos o dossiê Apresentações e outros eventos.

O último dossiê proposto para essa série, Mulheres não identificadas, foi criado para alocar fotografias que, em sua maioria, estão em tipologia arquivística de retrato e que não obtiveram outro encaixe dentro da temática social.

FAMÍLIA , é o nome da terceira série. Buscamos alocar fotografias de momentos íntimos familiares e que muitas vezes não cabem dentro de eventos sociais ou ultrapassam sua perspectiva. Aqui dividimos em duas partes: a primeira, Família Mazzei, que traz fotografias do próprio fotógrafo em momentos de lazer e também de seu olhar sobre seus filhos e filhas, netos e amigos que conviviam em seu seio familiar. E a segunda parte: o dossiê Famílias Diversas para aquelas fotografias que possuem a mesma natureza, mas que não há pessoas identificadas pela Família Mazzei. Na última grande série, nos dedicamos ao assunto URBANISMO . Neste grupo encontramos em sua maioria fotografias da tipologia arquivística paisagem, mas ao criá-lo, nos atemos ao interesse de registro de Alfredo Mazzei sobre essas imagens. Capturar as transformações urbanas de Vitória nas décadas de 1930 a 1960 foi uma área de interesse pessoal do fotógrafo, como também fruto de encomendas de governos, Desta forma é possível encontrar imagens de construções, demolições, asfaltamentos, implementação de energia elétrica, tratamento de esgoto e pontos de vista do alto da capital do ES, principalmente.

Como observado na tabela, aplicamos esse sistema de séries em três gêneros de documentos diferentes: as FOTOGRAFIAS EM PAPEL , os NEGATIVOS EM POLIPROPILENO e os NEGATIVOS EM VIDRO.

Para os gêneros de ROLOS DE FILMES (18 unidades) e DOCUMENTOS TEXTUAIS EM PAPEL (29 unidades) adotamos uma simples ordenação cronológica, até mesmo por suas quantidades não serem de tamanha ocupação dentro do conjunto total do acervo. É importante também destacar que, para o sistema de arranjo como forma de compreensão acadêmica, optamos por tratar os gêneros como Nível de Seção (Nível 2) da NOBRADE.

15

Para a apresentação de informações neste Catálogo, nas próximas páginas, os documentos estarão listados da mesma forma que estão organizados fisicamente. É importante orientar que as informações extraídas das fotografias estão dispostas na seguinte ordem:

Código: Sua estrutura é orientada pela NOBRADE a fim de padronizar arquivos no Brasil de acordo com normas internacionais. Ele é composto por: identificação do país, estado e entidade custodiadora do acervo.

Logo após, foi aplicada uma sigla de três letras para cada Série e Dossiê (quando há). E por último, um número que permite encontrar sua localização física.

Título: Há um pequeno texto com informações extrínsecas sobre a imagem. Quando obtidas informações intrínsecas confiáveis também incluímos com o uso de [ ].

Local: Quando identificado.

Data: Quando identificado ou Sem Data.

Quantidade: É informado se há uma ou mais cópias com um exato ângulo de uma mesma imagem.

Cromia: É informado quando a imagem é P/B ou Colorida.

Tamanho: É informado Altura x Largura de cada fotografia.

Outros: No caso dos rolos de filmes, também estamos disponibilizando a informação da minutagem (quando identificada) e o áudio (Sonoro ou Mudo).

Espera-se que com o tratamento deste material arquivístico, somemos um importante e valioso conjunto ao patrimônio documental capixaba e à memória visual do Espírito Santo e de Vitória.

16

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E ACONDICIONAMENTO DO ACERVO DE ALFREDO MAZZEI

O acervo pessoal de Alfredo Mazzei chegou até nossas mãos contendo fotografias em papel, negativos de vidro e plástico, rolos de filmes 16mm, além de documentos textuais e jornais.

A família Mazzei, detentora do acervo, nos cedeu um espaço em um imóvel alugado: uma sala arejada com uma mesa de vidro e uma estante em metal. Durante o manuseio do acervo, fizemos sempre o uso de luvas e qualquer movimentação ocorria sobre a mesa de vidro.

Durante o processo, contei com as destacadas colaborações de Teresinha Mazzei - neta do fotógrafo Alfredo Mazzei, e de seus pais Ary e Carmélia. A identificação do conteúdo das fotografias foi um ponto importante deste processo e a memória de Seu Ary e dona Carmélia muito contribuiu para que nossa empreitada encontrasse êxito.

Iniciei meu trabalho de higienização pelas fotografias em papel, que estavam em bom estado de conservação, salvo raras imagens, que apresentaram pequenas infestações biológicas, gerando perfurações no interior do papel, além de vincos, rasgos e perdas, resultado de forma inadequada de manuseio e acomodação.

Realizamos uma triagem, organizando as fotos nas séries definidas no arranjo arquivístico e lógico. Todas foram avaliadas, uma a uma, para a catalogação, onde descrevi suas condições físicas. Foram retiradas as medidas em centímetros e, na sequência, informadas ao arquivista responsável, Marcello França Furtado, o estado de conservação delas.

Para o trabalho de higienização das fotografias foram utilizados flanela, pincel e, em alguns casos, o bisturi (empregado na retirada de resíduos nas extremidades, nunca no interior da imagem). Em seguida as fotografias em papel foram acondicionadas em envelopes de diferentes tamanhos e uma numeração de controle foi adicionada no verso de cada item, sendo em seguida alocadas em caixas poliondas de cor branca.

No caso dos negativos em vidro, a higienização foi feita com pincel e flanela. Um deles apresentava uma perda na lateral e um outro chegou até nós quebrado ao meio. O restante estava em perfeito estado, embora as imagens contidas apresentem perdas, sem porém, comprometer o seu conteúdo total.

17

Os negativos em vidro foram acondicionados um a um em caixas para até cinco unidades. Nas caixas, eles foram separados por pranchas de polionda e receberam uma breve identificação para reconhecimento. No exterior da caixa identificamos o objeto como FRÁGIL, para garantir que seu manuseio seja feito com o máximo cuidado possível a fim de não danificar este precioso bem.

Os negativos de polipropileno representavam a parte mais complexo do acervo e exigiram uma dedicação maior para higienizar e conservar, ainda que de forma preventiva. Havia uma quantidade imensa deles, todos enrolados e mal acondicionados. Selecionamos do conjunto uma base de 200 unidades, que entendemos estar em melhor condições de conservação e identificação. Para a avaliação do estado de conservação foi definido realizar um alinhamento dos mesmos, colocando os negativos esticados sobre a mesa de tampo de vidro e cobrindo com papel de seda e placas de gesso cartonado como peso. Conseguimos realizar este procedimento em pelo menos 100 unidades, sendo as outras demais colocadas em quarentena devido ao estado avançado de contaminação. Nestes negativos haviam ainda alguns resíduos de infestação biológica, que foram removidos com o uso de bisturi. A partir desse procedimento foram aguardados alguns dias e daqueles 100 que restaram em boas condições o próximo passo foi recortá-los em frações de 6 a 7 negativos e guarda-los em sequência de tiras em ordem codificada A/B/C/D/E. Todos eles foram higienizados e destes, elegemos 50 rolos que foram identificados, catalogados e posteriormente acondicionados numa caixa de polionda, criada na dimensão específica para acondicionar o material.

Dos rolos de filme 16mm, parte apresentava o fenômeno de vinagre e não foi possível identificar seu conteúdo por completo. Outros porém, em melhor estado de conversação, puderam ter as imagens identificadas e parcialmente descritas pelo técnico do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Sergio Dias, que prestou esta colaboração ao projeto.

Em seguida, os rolos de filmes 16 mm foram retirados de sua embalagem original (a maioria, latas de ferro danificadas pelo tempo) e acondicionados em estojos de plástico, gentilmente doados pelo Cine Metrópolis(Ufes), por intermédio de Vitor Graize. Posteriormente, os estojos foram acondicionados em caixa polionda, confeccionada especialmente para o tamanho dos rolos 16mm. Desta forma, acreditamos que o material esteja protegido, para que não ocorra uma deterioração do suporte original.

Todo este processo foi feito sob a supervisão e a colaboração de Marcello França Furtado, arquivista responsável pelo projeto, e também autor do catálogo, onde as informações sobre o acervo foram descritas.

Após todas as conferências e verificações, o acervo completo foi devidamente acondicionado em uma estante de metal em local ventilado e seco, em um imóvel da família Mazzei.

18

CATÁLOGO DO ACERVO PESSOAL DE ALFREDO MAZZEI

20

FICHA TÉCNICA

Nome: Alfredo Mazzei

Localização Física: Vitória – Espírito Santo

Nível: 1 (coleção)

Código de Referência: AMZZ

Período de Organização e Descrição: 03 de março de 2022 – 25 de julho de 2022.

Período de Higienização e Acondicionamento: 10 de março de 2022 – 12 de setembro de 2022.

Período de Revisão: 13 de setembro de 2022 – 21 de novembro de 2022.

Data Limite coberto pelo arquivo: 1935 – 2014

Espécie e quantidade total dos documentos inventariados: Fotografias em papel: 400

Negativos em polipropileno: 50

Negativos em vidro: 18

Rolos de filmes 16mm: 18

Documentos textuais em papel: 29

Arranjo arquivístico : As seções (Nível 2) estão divididas pelos gêneros documentais. As séries (Nível 3) se aplicam por assuntos e de maneira semelhante nas três primeiras seções. Há dossiês (Nível 4) em algumas séries, os dossiês ocorrem por eventos específicos ou temático.

Legislações Incidentes: Lei Federal nº 8.159/1991 - Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

Condições de Acesso: Restrito.

Condições de Reprodução: Com autorização da Família Mazzei.

Idiomas: Português.

Regras ou Convenções: NOBRADE.

Nota do Arquivista: Marcello França Furtado (MTP-ES 294/16)

21

FOTOGRAFIAS EM PAPEL

SEÇÃO FOTOGRAFIAS EM PAPEL

Série Política

Nível: 3 (série). A série está dividida em 04 dossiês. Quantidade: 169 fotos.

DOSSIÊ CHRISTIANO DIAS LOPES

BR.ESAMZZ.POL.CDL.001. Christiano entre políticos, figura religiosa à direita e pintura com indígenas na parede atrás dos políticos. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.002. Christiano ao lado de políticos, ao centro Eurico Vieira Resende. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.003. Encontro social noturno, todos vestidos de gala com gravatas borboleta, mesas com frutas e Christiano encontra-se de pé [primeiro ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.004. Encontro social noturno, todos vestidos de gala com gravatas borboleta, mesas com frutas e Christiano encontra-se de pé [segundo ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.005. Encontro social noturno, todos vestidos de gala com gravatas borboleta, mesas com frutas e Christiano encontra-se de pé [terceiro ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.006. Encontro social noturno, todos vestidos de gala com gravatas borboleta, mesas com frutas e Christiano encontra-se de pé [quarto ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.007. Christiano acompanhado por mulheres em frente de maquete, reflexo do vidro da maquete na roupa dos presentes. Sem Data. 1f. P/B. 17,4x23,5cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.008. Christiano acompanhado por políticos, militares, criança uniformizada. Casas e árvores ao fundo e rua de pedras [primeiro ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.009. Christiano acompanhado por políticos, militares, criança uniformizada, casas e árvores ao fundo e rua de pedras [segundo ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.010. Christiano a frente de microfone acompanhado por pessoas inclusive a primeira dama, atrás de sua cabeça placa da "coca cola" e ao fundo placa "stand comac" [terceiro ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.011. Christiano e a primeira-dama ao lado de fita de inauguração. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.012. Christiano de cabeça baixa, acompanhado por políticos e militares em mesa com estatueta a frente, na lateral homem ao microfone. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.013. Christiano com políticos, encontra-se apertando a mão de um deles. Ao fundo painel com fotografias. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.014. Christiano em meio a políticos e militares e entre eles diversos painéis com fotografias. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.015. Christiano ao lado de Setembrino Pelissari desamarrando laço de inauguração. Há soldados, políticos, militares e religiosos ao lado. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

23

BR.ESAMZZ.POL.CDL.016. Christiano sendo cumprimentado por Setembrino Pelissari acompanhado por políticos, militares, populares e uma criança uniformizada. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.017. Christiano acompanhado por políticos e militares com avião ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.018. Christiano apertando a mão de um homem, mesa escura com arranjos de flores e cadeiras altas. Políticos e militares na cena. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.019. Encontro social noturno, Christiano acompanhado de pessoas em traje de gala com gravatas borboleta, arranjo de flores ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,5cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.020. Christiano de costas recebendo pessoas. Há um arranjo de flores ao seu lado. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.021. Christiano de cabeça inclinada olhando em direção de homem que assina documento que está sobre a mesa. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.022. Homem segura microfone ao lado de Christiano, mais dois homens ao seu lado. Há uma janela aberta atrás deles. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.023. Christiano ao lado de homem com microfone à sua frente. Todos de terno e gravata. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.024. Christiano ao lado da primeira-dama Eliete Ferreira. Há uma placa "governo do Estado do Espirito Santo/Palácio Anchieta/...Na administração do governo Christiano Dias Lopes Filho/Inaugurado em...71." Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.025. Christiano sentado ao lado de três homens de terno e gravata. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.026. Christiano sentado com arranjo de flores à sua frente, homem à sua frente de pé ao microfone, diversas pessoas sentadas. Sem Data. 1f. P/B.18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.027. Christiano apertando a mão de um homem, ao seu lado outro homem ao microfone e diversas pessoas ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.028. Christiano em meio a políticos e militares, ao seu lado homem em frente ao microfone. Há vários homens no entorno com pastas na mão. Sem data. 1f. P/B. 18,1x23,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.029. Christiano com a cabeça inclinada para frente olhando para papéis ao seu lado homem de gravata escura e à sua frente arranjo de flores. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.030. Christiano entre políticos e militares, dentre eles Setembrino Pelissari. Todos estão ao lado de um automóvel. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,7cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.031. Christiano com a mão direita segurando no braço de um homem de terno. Há quadros na parede ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.032. Christiano ao lado de Eurico Salles de Aguiar e outro homem de terno, quadro grande com moldura atrás. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.033. Retrato de Christiano de perfil, bigode, óculos, gravata borboleta e faixa com brasão inscrito "2 de maio". Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

24

BR.ESAMZZ.POL.CDL.034. Retrato de Christiano de perfil, bigode, óculos, terno e gravata escuros e camisa branca. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.035. Retrato de Christiano de perfil, bigode, óculos, terno e gravata escuros [a foto aparenta ter passado por interferência/montagem do fotógrafo]. Sem Data. 1f. P/B. 24,5x16,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.036. Christiano em meio a políticos à frente de microfone, todos de terno e gravata. Ao fundo diversas bandeiras hasteadas. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.037. Christiano entre deputados estaduais em escadaria. Estão presente na foto Theodoro de Assis Ferraço e José Ignacio Ferreira. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.038. Christiano entre políticos sentados à mesa. Há três bandeiras ao fundo e um homem de roupa clara ao microfone à frente deles [primeiro ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.039. Christiano entre políticos sentados à mesa. Há três bandeiras ao fundo e homem de roupa clara ao microfone à frente deles [segundo ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.040. Christiano de pé ao microfone entre políticos sentados à mesa. Há três bandeiras ao fundo e a sigla "CVRD" logo acima. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.041. Christiano de pé ao microfone entre políticos sentados à mesa. Há três bandeiras ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 17,7x23,7cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.042. Christiano entre políticos, dentre eles Setembrino Pelissari, todos de pé. Há três bandeiras ao fundo e a sigla "CVRD". Sem Data. 1f. P/B. 18,4x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.043. Christiano entre políticos, todos sentados à mesa. Há uma mulher de cabelos escuros na lateral e um homem de terno escuro ao microfone à frente. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.044. Christiano de pé ao microfone. Há dois homens de terno sentados ao seu lado. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.045. Christiano ao centro de fraque e gravata borboleta utilizando faixa com o emblema do governo. Atrás dele há cadeira, cortina, estatueta e quadro. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.046. Christiano de perfil trajando fraque, gravata borboleta utilizando faixa com emblema do governo. Atrás há uma cortina. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.047. Christiano entre políticos, ao seu lado Artur Gerhardt. Todos sentados em cadeiras altas, um mais a frente ao microfone. Bandeiras do Brasil ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.048. Christiano sentado ao lado do desembargador Carlos de Campos. Há uma mesa com arranjo de flores, na cena políticos e militares, ao fundo bandeiras e busto. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.049. Christiano sentado ao lado de um homem à frente de microfone. Há uma mesa entalhada com arranjo de flores. Existem pessoas ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,7cm.

25

BR.ESAMZZ.POL.CDL.050. Diversas pessoas, algumas à frente a uma corda e algumas sobre uma plataforma com faixa escrita "o depto das minas saúda o seu grande presidente". Sem Data. 1f. P/B. 17,7x23,8cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.051. Christiano ao lado do presidente Costa e Silva. Em volta deles políticos e militares, ao fundo cauda de avião [primeiro ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.052. Christiano ao lado do presidente Costa e Silva. Em volta deles políticos e militares, ao fundo cauda de avião [segundo ângulo]. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.053. Christiano ao lado do presidente Costa e Silva. Há diversos políticos, dentre eles o senador João Calmon a esquerda do presidente e o deputado estadual José Morais. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.054. Christiano ao lado do presidente Costa e Silva. Há diversos políticos, militares e religiosos em espaço ao ar livre. Sem Data. 1f. P/B. 17,9x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.055. Presidente Costa e Silva ao centro (ao lado de carro). Há diversos políticos, militares e religiosos, ao fundo construções e árvores. Sem Data. 1f. P/B. 17,9x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.056. Presidente Costa e Silva ao lado do governador Christiano D.Lopez e a sua esposa Sra. Eliete F. Dias Lopes. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.057. Christiano e Sra. Eliete F. Dias Lopes entre convidados da recepção ao presidente Costa e Silva. Sem Data. 2f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.058. Presidente Costa e Silva ao lado de Christiano e Sra. Eliete F. Dias Lopes em festa de recepção em sua homenagem. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.059. Presidente Costa e Silva de costas cumprimentando pessoas em recepção em sua homenagem. Sem Data. 1f. P/B. 18x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.CDL.060. Christiano acompanhado por políticos, militares e crianças cumprimentando homem. Há casas e árvores ao fundo. Entre os presentes Alceu Junguer Vieira e Hilton Correa do BANDES. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x23,9cm.

DOSSIÊ ARTUR GERHARDT

BR.ESAMZZ.POL.AG.001. Foto de perfil de Artur Gerhardt. Sem data. 1f. P/B. 24x17,8cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.002. Artur Gerhardt posicionado no centro da mesa com autoridades, dentre eles João Calmon. Sem data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.003. Artur Gerhardt em pé ao microfone. Sem data. 1f. P/B. 18x24,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.004. Artur Gerhardt sentado em sofá conversando com autoridades. Sem data. 1f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.005. Artur Gerhardt ao fundo de fotografia com autoridades se cumprimentando. Sem data. 1f. P/B. 18x14,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.006. Artur Gerhardt em um pátio reunido com autoridades e público, ao fundo marca KING. Sem data. 1f. P/B. 18x24,4cm.

26

BR.ESAMZZ.POL.AG.007. Artur Gerhardt em churrascaria com políticos e amigos. Sem data. 1f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.008. Artur Gerhardt sentado na Assembleia Legislativa observando discurso de político ao microfone. Sem data. 1f. P/B. 18x24,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.009. Artur Gerhardt reunido com políticos e grande público em frente à Assembleia Legislativa. Sem data. 1f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.010. Artur Gerhardt tomando drink com políticos e militares. Sem data. 1f. P/B. 18x24,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.011. Artur Gerhardt de meio corpo falando ao microfone. Sem data. 1f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.012. Artur Gerhardt de braço cruzado em pé reunido com político e militares. Sem data. 2f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.013. Artur Gerhardt sentado em mesa de autoridades com bandeiras ao fundo. Sem data. 2f. P/B.18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.014. Artur Gerhardt e esposa Maria Clementina em evento cultural com redes de pesca. Sem data. 1f. P/B. 18,x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.015. Artur Gerhardt em evento cultural com redes de pesca. Sem data. 1.f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.016. Evento cultural com redes de pesca. Mulheres estilizadas com chapéu de palha. Sem data. 1f .P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.017. Evento cultural com mulheres estilizadas e demais pessoas. Placa com dizer “Guarapari – É verão…”. Sem data. 3f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.AG.018. Evento cultural com mulheres estilizadas com chapéu de palha, móveis de madeira e redes de pesca. Sem data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

DOSSIÊ DOUTOR ZERBINI

BR.ESAMZZ.POL.ZE.001. Busto de homenagem ao professor e médio cardiologista “Euryclides de Jesus Zerbini”. 06/11/76. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.002. Doutor Zerbini fazendo pronunciamento em pé no microfone. Ao fundo seu busco de homenagem. 06/11/76. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.003. Doutor Zerbini fazendo pronunciamento em pé no microfone ao lado do artista Crepaz e Prefeito de Vitória Setembrino Pelissari. 06/11/76. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.004. Doutor Zerbini posando ao lado de seu busto de homenagem. 06/11/76. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.005. Doutor Zerbini posando com amigos a frente de seu busto de homenagem. 06/11/76. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.006. Doutor Zerbini sendo abraçado e cumprimentado por autoridades e amigos. 06/11/76. 1. P/B. 18x24cm.

27

BR.ESAMZZ.POL.ZE.007. Doutor Zerbini em roda de amigos e autoridades. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.008. Setembrino Pelissari discursando ao lado de Doutor Zerbini. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.009. Setembrino Pelissari cumprimentando Doutor Zerbini. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.010. Doutor Zerbini abraçando homem e público aplaudindo. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.011. Homem discursando ao lado de Doutor Zerbini. 06/11/76. 1f .P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.012. Crepaz discursando ao lado de Doutor Zerbini com criança no público. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.013. Homem discursando ao lado de Doutor Zerbini. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.014. Homem discursando e outro homem entregando presente a Doutor Zerbini. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.015. Homem discursando e Doutor Zerbini abrindo presente recebido. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.016. Doutor Zerbini posando com amigos em abaixo de uma árvore. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.017. Bandeira do Espírito Santo sendo puxada descobrindo o busto de Doutor Zerbini. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.018. Busto de Doutor Zerbini sendo revelado após a retirada da bandeira do Espírito Santo. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.019. Doutor Zerbini posando ao lado de seu busto com o Prefeito de Vitória Setembrino Pelissari, Arcebispo Dom João Baptista, Desembargador Cristalino de Abreu Castro e Vereador Del Maestro. 06/11/76. 1f. P/B.18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.020. Doutor Zerbini posando ao lado de seu busto com amigos. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.ZE.021. Doutor Zerbini posando com uma amiga e amigo. Ao fundo seu busto. 06/11/76. 1f. P/B. 18x24cm.

DOSSIÊ POLÍTICOS IDENTIFICADOS

BR.ESAMZZ.POL.PI.001. Seis homens sentados, sendo cinco desembargadores de toga e um de terno e gravata. Há uma mesa redonda a frente deles, vários homens de pé a volta, uma porta grande vidros aberta atrás. Década de 1940. 1f. P/B. 17,4x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.002. Vários homens, alguns no primeiro plano de terno claro e duas crianças. Ao fundo há barcos, mar, navios e montanhas. Presente na foto: Jones dos Santos Neves, Deputado

28

estadual Josafat dos Santos Gomes, diretor do Porto de Vitória Engenheiro Joubert de Barros e Dhermes Cutry Carneiro. Década de 1940. 1f. P/B. 18x23,5cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.003. Várias pessoas de costas, em destaque na lateral direita Antônio da Loja Libanesa. Sem data. 2f. P/B. 18,1x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.004. Várias pessoas, a maioria homens de terno, na lateral direita várias maquinas sobre um balcão. Há quatro pilastras grandes, portas e janelas de vidro. Sem data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.005. Dois homens de perfil usando terno e de óculos. Foram identificados como Chrisogono Teixeira da Cruz e Theodoro Ferraço. Ao fundo cidade com casas, prédios e guindastes. Sem data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.006. Homem de terno claro e óculos segurando corda de hasteamento de bandeira ao lado homem de terno escuro. Várias pessoas e crianças. Ao fundo a lua cheia. Chrisógono Teixeira da Cruz foi identificado na imagem. Sem data. 1f. P/B. 24x18,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.007. Vários homens de terno em frente a bancadas com flores. A esquerda da bancada há mulheres de uniforme, o terceiro próximo a bancada de óculos foi identificado como Eurico Vieira Rezende. Também está presente na foto o advogado e comerciante Atavares de Freitas. Sem data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.008. Vários homens de terno, dentre os quatros no primeiro plano na bancada com vidro está Eurico Vieira Resende e Manuel Moreira Camargo (Presidente da OAB Professor da UFES e do programa E.B.R Altair Morais). Sem data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.009. Vários homens de terno, políticos e militares. Sentado entre eles está Carlos Fernando Monteiro Lindemberg, Deputado Estadual Carlos VonSchilgem, Desembargador José Pinheiro Monteiro, Advogado Namyr Carlos de Souza e chefe do gabinete militar. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.010. Homem a esquerda de terno em frente a microfone identificado como Ministro da desburocratização 66/67 Hélio Beltrão. Atrás de óculos escuros estão Moacyr Dalla, futuro senador e presidente do Senado, e Jacob Ayub Presidente do Porto de Vitória. Há vários homens de terno a direita, cortina e arranjo de flores ao fundo. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.011. Vários homens de terno, dentre eles Eurico Vieira Rezende e Alfredo Mazzei. Há flores no canto e quadros na parede. 13/05/1966. 1f. P/B. 18,3x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.012. Vários homens de terno sentados. Há uma cadeira vazia à esquerda na primeira fileira. Alguns homens estão de pé próximos a parede de madeira ao fundo. Inscrição na fotografia: Hantenreites José Lírio. Sem data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.013. Vários homens sentados de terno e farda, dentre eles João Calmon, Eurico Vieira de Resende, Carlos Fernando Monteiro Lindemberg e Setembrino Pelissari. Ao fundo pessoas de pé e parede de madeira. Sem data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.014. Homem de terno claro de pé em frente à mesa com arranjo de flores segurando microfone, outros sentados dentre eles Dr. Beleza. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.015. Homem de terno e óculos escuros com a mão dentro do paletó a altura do peito, ao seu lado há outro homem de roupa clara segurando uma bandeira. Um deles identificado como Dr. Beleza. Há pessoas atrás da grade e alguns sentados na arquibancada do estádio Govenador Bley. Sem data. 1f. P/B. 24,2x18cm.

29

BR.ESAMZZ.POL.PI.016. Vários homens de terno e gravata, um deles segura uma maleta. Identificados Demerval Magalhães Cardoso, gerente do Banco do Brasil na Praça Pio XII e de óculos escuros Hilário Joniato, fazendeiro e deputado estadual de Afonso Cláudio. Sem data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.017. Vários homens de terno e gravata. Presentes na foto estão Camilo Cola, João Medeiros Calmon e o professor e jornalista Rubens Gomes. Sem data. 2f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.018. Homens de terno escuro e gravata brindando com taças. Da direita para a esquerda: Camilo Cola, João Calmon e Chrisogono Teixeira da Cruz. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.019. Pessoas sentadas à mesa ao fim de refeição. Na lateral da esquerda de terno claro e óculos está Chrisogono Teixeira da Cruz. Também foram identificados os desembargadores Moacyr de Figueiredo Cortes e José Vieira Coelho. Sem data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.020. Pessoas sentadas à mesa durante refeição. Na lateral direita de terno claro e óculos está Chrisogono Teixeira da Cruz. Há várias pessoas sentadas à mesa ao fundo. Sem data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.021. Parte da mesa com pessoas se alimentando, na lateral esquerda de terno claro, gravata escura e óculos está Chrisogono Teixeira da Cruz. Ao fundo há mais pessoas à mesa. Sem data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.022. Quatro homens, ao centro um deles veste camisa listrada e foi identificado como Berredo Menezes ao seu lado de terno claro e gravata escura está o deputado Luiz Baptista. Sem data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.023. Seis pessoas posando para foto. O casal de roupas escuras identificados como Egle Vieira Resende (filha de Eurico Vieira Resende) e Licurgo Vieira Resende (tabelião e irmão de Eurico Vieira Resende). Sem data. 1f. P/B. 17,8x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.024. Cinco homens de terno e gravata borboleta, um deles foi identificado como colunista social Hélio Dórea. Sem data. 1f. P/B. 28,1x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.025. Homens de terno à mesa, na cabeceira está o senador João Medeiros Calmon que é servido por um garçom. Também foi identificado o promotor Jeovan Miranda Ferreira. Sem data. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.026. Seis homens de terno escuro, próximo ao arranjo de flores foi identificado como Camilo Cola. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.027. Vários homens de terno em frente à mesa. Foram identificados o homem calvo e de óculos como deputado Eurico Aguiar Salles, o advogado Namy Carlos de Souza e Carlos Linderberg presidente do jornal A Gazeta. Ao fundo placa "Juscelino 3 de outubro, ANG...” No verso consta "reunião de políticos do P.S.D campanha Juscelino/João Goulart”. Sem data. 1f. P/B. 18x23cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.028. Vários homens de pé, dentre políticos e militares há duas mulheres sentadas do lado direito. Foram identificados os Desembargadores José Morcefe Filho, José Moraes e Cristalino de Abreu Castro. Sem data. 1f. P/B. 18x24,6cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.029. Vários homens de terno e gravata, dentre eles ao centro de óculos está Camilo Cola. Também foram identificados o economista Hilton Correa e Lianio Loureiro. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

30

BR.ESAMZZ.POL.PI.030. Homens de terno se cumprimentando, ambos de óculos, o que está de frente foi identificado como Anselmo Frizzera, advogado de Baixo Guandu. Ao fundo mulher com vestido estampado e cabelo solto. Sem data. 1f. P/B. 18,2x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.031. Vários homens, sendo um deles identificado como desembargador Sebastião Teixeira Sobreira. A frente do microfone está o Arcebispo de Vitória D. João Batista de Albuquerque. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.032. Cinco homens de terno sentados à mesa. Foram identificados Castelo Mendonça, Manoel Moreira Camargo da OAB e Suetonio Resende, procurador do estado. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.033. Nove homens alinhados de terno e gravata, atrás deles há um carro, banca de revistas e uma construção. No verso da fotografia há uma letra "F" em verde e um papel colado com os seguintes nomes: "Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Dr. Ruy Côrtes, Renato J.C. Pacheco, Alberto Stange Jr, Manoel Moreira Camargo, Afrodisio Pereira de Souza, Placidino Passos, Cristiano Fraga, Nelson Abel de Almeida, Aldo Franklin dos Santos. Sem data. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.034. Homem de terno cinza segurando folha entre as mãos em frente de microfones. Há militares presentes na foto, um sentado e outro de pé. Há dois arranjos de flores vermelhas um de cada lado. No verso existe uma inscrição: "Setembrino Pelissali, posse na Prefeitura Municipal de Vitória (segundo mandato 1975). Foto A. Mazzei". Abril de 1975. 1f. Color. 25,5x20,5cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.035. Eurico Vieira de Resende de óculos, charuto na mão e segurando um papel em frente a um microfone. De camisa escura está Pedro Ramos, prefeito de Guarapari. Há pessoas ao fundo. Sem data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.036. Várias pessoas alinhadas em uma escada: políticos, militares, senhoras e crianças. Foi identificado Francesco Lacerda de Aguiar e a esposa, o Prefeito de Vitória Adelpho Poli Monjardim e Ataré de Castro. Sem data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm

BR.ESAMZZ.POL.PI.037. Sala de sessões da Assembleia Legislativa. Na primeira fileira de cadeiras estão mulheres e homens de terno. Foram identificados os deputados Henrique Pretti, Merçon Vieira, Emir Macedo Gomes (de Linhares), Moacir Dalla, Dilio Penedo e Alcino Santos. [ângulo a direita]. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.038. Sala de sessões da Assembleia Legislativa. Na primeira fileira de cadeiras estão mulheres e homens de terno. Foram identificados os deputados Pimentel Selveira, Dilio Penedo, José Moraes, Brito e Luiz Batista [ângulo a esquerda]. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.039. Auditório do Ed. Fabio Ruschi (CVRD). Quatro homens de terno escuro, três estão sentados e um está de pé segurando papel entre as mãos. Informação na foto: Jorge Heleal (de pé), Tujik Nades e Hilal (Casas Hilal). Sem data. 1. P/B. 18,2x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.040. Auditório do Ed. Fabio Ruschi (CVRD). Quatro homens de terno escuro, três estão sentados e um está de pé segurando papel entre as mãos. Ângulo para o público de pessoas sentadas e algumas de pé próximas a uma parede de madeira. Sem data. 1f. P/B. 17,8x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.041. Auditório do Ed. Fabio Ruschi (CVRD). Homens de terno sentados enfileirados em cadeiras. Há uma mesa com aparelhos eletrônicos na frente deles. No fundo existem homens de pé e uma parede de madeira. Sem data. 1f. P/B. 17,4x23,8.

31

BR.ESAMZZ.POL.PI.042. Auditório do Ed. Fabio Ruschi (CVRD). Homens sentados à uma mesa de toalha clara e arranjo de flores ao centro. Em frente ao microfone, de óculos, foi identificado José Alexandre Buaiz (fundador do Moinho Buaiz). Também está presente na foto Hilal (Casas Hilal). Na parede de madeira ao fundo há uma escultura de barco. Sem data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.043. Auditório do Ed. Fabio Ruschi (CVRD). Homens e mulheres sentados enfileirados em cadeiras. Ao fundo há várias pessoas de pé próximas a parede de madeira. Foram identificados Dilton Lyrio Neto (futuro presidente da Assembleia Legislativa), o desembargador Carlos Teixeira Campo, Edson Volpato, José Ignacio Ferreira (futuro Governador) e Quitino Barbosa, engenheiro da CVRD e professor desenho do Colégio Americano. Sem data. 1f. P/B. 18X23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.044. Várias pessoas em formação de semicírculo. Há mulheres uniformizadas e homens de terno. Identificação de reunião realizada com Camilo Cola e advogado Batista. Cachoeiro de Itapemirim. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.045. Várias pessoas em formação de semicírculo. Há mulheres uniformizadas e homens de terno. Identificação de reunião realizada com Camilo Cola e advogado Batista. Ao fundo há arcos e luminárias. Cachoeiro de Itapemirim. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.046. Várias pessoas, sendo homens de terno e mulheres com roupas claras. Foi identificado à direita homem de óculos escuros como Élcio Alvares, governador do estado do ES. Sem data. 1f. P/B. 18X24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.047. Três homens na imagem, dois de terno e um de camisa social. Todos olham para baixo. Atrás deles há uma parede de tijolinho e plantas. O de camisa social foi identificado como Élcio Alvares, governador do estado do ES. Sem data. 1f. P/B. 18,4x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.048. Vários homens de terno, dois em destaque, o que está de terno mais escuro e óculos foi identificado como Élcio Alvares. Sem data. 1f. P/B. 18x23,9cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.049. Várias pessoas sentadas em volta de uma mesa. Há papéis sobre a mesa. O homem de terno e óculos foi identificado como Élcio Alvares. De pé, o que está de camisa social de cor escura e braços cruzados foi identificado como Setembrino Pelissari. Sem data. 1f. P/B. 18x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.050. Homens de terno sentados em cadeiras altas. Em frente aos homens há bancadas com arranjos de flores e microfones. Ao fundo estão vários homens de terno. O homem que está de cabeça baixa e óculos de armação escura foi identificado como Élcio Alvares. Sem data. 1f. P/B. 18x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.051. Várias pessoas sentadas a mesa. Há comidas, bebidas e flores na mesa, de camisa escura foi identificado Setembrino Pelissari. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.052. Homens sentados, sendo políticos e militares. Dentre os que estão de pernas cruzadas, de terno claro, está Setembrino Pelissari. Ao fundo há janelas e cortinas escuras. Sem data. 2f. P/B. 18X24,5.

BR.ESAMZZ.POL.PI.053. Homens de terno, o que está de braços cruzados próximo ao ventilador é Setembrino Pelissari. Ao fundo há um quadro com imagem de pessoas. Sem data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.054. Vários homens de terno de cor escura, o que está de braços cruzados é Setembrino Pelissari. Um homem segura o microfone em frente a religioso que segura um livro. Ao fundo há uma porta grande de vidro. Sem data. 1f. P/B. 17,5x24cm.

32

BR.ESAMZZ.POL.PI.055. Mulher de cabelos presos, leve sorriso no rosto, usa brincos e um vestido bordado. Suas mãos estão entrelaçadas. Há móveis e cortina ao fundo. Na foto está identificado como Andrea, esposa de Setembrino Pelissari. Sem data. 1f. P/B. 24X18cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.056. Dois homens na foto. De gravata estampada é Setembrino Pelissari e o de terno riscado é Max Mauro. Atrás deles há uma mulher com vestido estampado e outra com colar de bolas. Ao lado há uma janela aberta e grande decorada. Sem data. 1f. P/B. 18x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.057. Três homens de terno com listras e gravatas diferentes. O que segura um canudo nas mãos foi identificado como José Ignácio Ferreira. Sem data. 1f. P/B. 18X24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.058. Sete homens enfileirados, sendo que o primeiro da esquerda de óculos foi identificado como Eurico Vieira de Resende. Atrás deles há um busto e duas bandeiras. Sem data. 1f. P/B. 18X24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.059. Cinco homens enfileirados, o que está no meio foi identificado como Eurico de Aguiar Salles. Ao fundo, homens de terno, militares e senhoras. No verso possui a seguinte inscrição “Tradicionais Políticos Capixabas. Décadas de 1950/1960. Foto a cores [experiência pioneira de A.Mazzei, em laboratório próprio]. Vendo-se: Eurico Aguiar de Salles, Raul Giuberti, Alvaro Castelo, Oswaldo Guimarães, Bolivar de Abreu, Pedro Saleme, Armando Ayres, Mario Nicoletti, Hilton Amorim, Hilário Toniato, Alvino Simões, Américo de Menezes, Padre Fuchs e outros”. Sem data. 1f. Color. 18X24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.060. Homens se cumprimentando com abraço. Há cadeira alta, flores, bandeira e cortinas. Há pessoas no fundo. O que está de frente no abraço foi identificado como Desembargador Carlos de Campos. Sem data. 1f. P/B. 17,3x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.061. Homens se cumprimentando com aperto de mão. O que está de óculos foi identificado como Desembargador Carlos de Campos. Há pessoas ao fundo e cortinas. Sem data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.062. Homens e mulheres sobre degraus de escada. O que está de óculos ao lado de mulher de vestido estampado e cabelo preso é o Desembargador Carlos de Campos. Ao fundo há móveis, janelas, bandeiras e busto. No verso da foto está escrito “Aniversário do Desembargador Carlos de Campos”. Sem data. 1f. P/B. 17,1x23,4cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.063. Casal com criança no colo no centro da imagem. Ao lado, mulher de vestido estampado, colar e cabelo preso e o homem de óculos identificado como Desembargador Carlos de Campos. Ao fundo um crucifixo preso na parede. Sem data. 1f. P/B. 18X24cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.064. Casal com criança no colo no centro da imagem. Ao lado, mulher de vestido estampado, colar e cabelo preso e o homem de óculos identificado como Desembargador Carlos de Campos. Ambos olham para a criança. Ao fundo um crucifixo preso na parede..Sem data.1.P/B.17,4x23,6

BR.ESAMZZ.POL.PI.065. Dois casais. As senhoras uma de roupa clara e óculos e a outra de vestido estampado. Os homens estão de terno escuro, um segura um chapéu e está de óculos escuro e outro foi identificado como Desembargador Carlos de Campos. Ao fundo há luminárias, janelas e bandeiras. Sem data. 1f. P/B. 18x24,1cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.066. Homem em parlatório em frente a microfone, ao lado mulher de vestido claro, cabelo preso e colar. Vários homens de terno, pessoas sentadas, cortinas e portas ao fundo. “Aniversário do Desembargador Carlos de Campos”. Sem data. 1f. P/B. 17,6x23,7cm.

33

BR.ESAMZZ.POL.PI.067. Pessoas sentadas, homens e mulheres em frente a parlatório vazio. Há pessoas ao fundo e na parede um relógio. Aniversário do Desembargador Carlos de Campos”. Sem data. 1f. P/B. 15,5x22,7cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.068. Quatro pessoas em estande de livros chamado "Manual de Direito Marítimo" do promotor Waldir Vitral. Ao fundo há cortinas e uma janela entre aberta. Vitória. 1f. P/B. 18,1x24,2cm.

BR.ESAMZZ.POL.PI.069. Escritor Rubem Braga de cabeça baixa assinando livro. Há pessoas à sua volta com livros na mãos, dentre elas, Camilo Cola, Sra. Deusdedite e Hélio Carlos Manhães. P/B. 18,1x24,3.

BR.ESAMZZ.POL.PI.070. Escritor Rubem Braga de cabeça baixa com caneta na mão e folheando livro. Há pessoas à sua volta com livros na mãos, dentre elas, Camilo Cola, Sra.Deusdedite e Hélio Carlos Manhães. 1f. P/B. 18,1x24,3cm.

34

SEÇÃO FOTOGRAFIAS EM PAPEL

SÉRIE SOCIAL

Nível: 3 (série). A série está dividida em 05 dossiês. Quantidade: 103 fotos.

DOSSIÊ CASAMENTOS

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.001. Noiva ao centro com vestido de mangas longas, cabelo preso com véu e buquê. O véu está aberto pela escadaria e com seis damas de honra. Há um arranjo de copo de leite atrás e ao lado delas. Notação no verso: “Além da belíssima noiva, veem-se ladeando-a as suas filhas Lilian Mazzei e Lenize Mazzei. Seguidamente à esquerda a artista Míriam Rabelo e na ponta direita a universitária Glória Rabelo, irmã de Míriam, ambas filhas do professor Dr. Fernando Duarte Rabelo. Catedral Metropolitana em Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x23,7cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.002. Duas mulheres de cabelos curtos presos com flor, o vestido é de gola alta e a saia com babados. Nas mãos há pequenos arranjos de flores. Sem Data. 1f. P/B. 23,6x17,5cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.003. Noiva com buquê, véu e grinalda que se estende a sua frente. Noivo ao lado e casal de padrinhos. Atrás das pessoas há três arranjos de flores. Sem Data. 1f. P/B. 23x17,3cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.004. Noivos de braços dados à frente de bolo. Há outros casais ao lado dos noivos. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x23cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.005. Casal de noivos com objetos em caixas, possíveis presentes de casamento. Há uma parede com lajotas aparentes ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.006. Noivos com damas de honra com cestinha de alianças posando à frente. Há familiares no registro e menino na lateral direita. Sem Data. 1f. P/B.18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.007. Casal de noivos, o véu do vestido estende-se a frente dela. Há um casal de idosos ao lado e ao fundo três arranjos de flores. Sem Data. 1f. P/B. 23x17,2cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.008. Casal de noivos ajoelhados em frente a um altar, dama e familiares a sua volta. Há algumas pessoas sentadas. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x22,7cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.009. Noiva de cabelo curto, escuro e com franja. O véu é curto, o vestido é bordado com mangas e luvas. A noiva está segurando um terço nas mãos. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.010. Casal de noivos, ela de cabelo curto, escuro e com franja. Ela sorri e ele de gravata desalinhada está de olhos fechados. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,2cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.011. Noiva de véu e grinalda, cabelo escuro e curto com franja, segurando terço. Ela está de braços com homem, à sua frente uma jovem com flores. Ao fundo há pessoas e uma janela grande. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.012. Casal de noivos com criança de vestido rodado a frente. Há três mulheres de roupas claras a esquerda e pessoas ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

35

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.013. Casal de noivos, ela vestida de roupa clara de mangas e decote alto, brincos, cabelos presos e véu. O homem de terno, seu perfil quase desaparece devido à claridade ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.014. Casal de noivos, ela vestida de roupa clara de mangas compridas, buquê e terço nas mãos. Ele de terno. Estão de pé a frente de carro. Sem Data. 1f. P/B. 23,9x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.015. Casal de noivos, ela vestida de roupa clara de mangas compridas, buquê e terço nas mãos. Ele de terno. Há pessoas em volta deles e ao fundo dois arranjos de flores. Na parede há uma grande pintura de Cristo na cruz. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.016. Noiva em destaque de perfil e cabeça baixa, o véu possui bordado de flores e ela segura uma caneta. Ao fundo parte de fisionomia masculina. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.017. Casal de noivos, ele de terno escuro de perfil sorri para noiva que está ao seu lado. Ela está de roupa clara de manga curta e segura uma rosa nas mãos. Sem data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.018. Casal de noivos, ela ao centro de roupa clara e véu com flores em volta e ele de terno escuro. As mãos de ambos uma sobre a outra para o corte do bolo de casamento. Sem Data. 2f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.019. Casal de noivos, ela de roupa clara e véu com caneta na mão assina papel, Há uma rosa sobre a mesa ao lado da mão esquerda. O noivo está ao lado de terno escuro. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.020. Pessoas ao centro, mulher de vestido longo escuro com flor na mão. Em segundo plano está a noiva com uma flor na mão e ao seu lado um homem. Nas laterais há pessoas sentadas em bancos e em pé, ao fundo portas entre abertas. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,2cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.021. Casal de noivos, ela de roupa clara e flor nas mãos de braço dado com noivo de terno escuro. O casal está ladeado por senhoras. Ao fundo há pessoas conversando. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.022. Casal de noivos rodeados por pessoas. A frente há uma mesa com bolo e arranjos de flores nas laterais. No primeiro plano há uma criança de gravata. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,4cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.023. Várias pessoas enfileiradas, há senhoras com vestidos estampados e bolsas de mão e algumas de calças compridas. Os homens usam terno. O chão é de pedras e há portas grandes abertas atrás deles [Atribuído a convidados e familiares após cerimônia de casamento em igreja]. Sem Data. 2f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.024. Dezenas de pessoas em uma escadaria. Destaque para um religioso e algumas crianças em primeiro plano. Ao fundo há um portal fechado com diversos vitrais. [Atribuído a convidados e familiares após cerimônia de casamento em igreja]. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.025. Várias pessoas em uma escadaria. Os homens usam terno e estão com livros abertos nas mãos. Há mulheres e crianças, carros, postes de energia em local que parece ser meio rural. [Atribuído a convidados e familiares em início de cerimônia de casamento em igreja]. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x24.

36

BR.ESAMZZ.SOC.CAS.026. Noiva posando com vestido branco de casamento, a calda está dividido em duas partes e possuiu um grande voou de filó. Ela está sorrindo e segura um buquê. Ao lado há uma mesa decorada com arranjos de flores. Sem Data. 1f. P/B. 22,5x17,5cm.

DOSSIÊ ANIVERSÁRIOS

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.001. Sete mulheres lado a lado, a que está no centro tem detalhe bordado na gola e brinco grande. Todas estão de vestido longo e claro. Ao centro da imagem um bolo redondo confeitado. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.002. Jovem de vestido longo sentada em sofá escuro, ao seu lado está uma senhora de pé com vestido estampado. Há um quadro na parede e aparece parte de janela na lateral esquerda. A foto possui tom rosa. Inscrição na foto: “Debut de Regina Dóre” e “Foto a cores – experiência pioneira de A.Mazzei em laboratório próprio”. Sem Data. 1f. Color. 18x25cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.003. Em primeiro plano há uma mesa de festa com copos e comidas, um bolo de aniversário. Há pessoas em volta da mesa, próxima ao bolo está uma criança com as mãos na bochecha. Sem Data. 1f. P/B. 18x26cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.004. Mesa redonda com toalha bordada, há pratos de doces e bolo de festa ao centro. As pessoas estão em volta da mesa com mãos em posição de palmas, próximo ao bolo há jovens com vestido claro de gola alta e mãos entrelaçadas. Sem Data. 1f. P/B. 18x27cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.005. Mesa com prato de docinhos e bolo ao centro com coelhinho puxando uma carroça. Há várias crianças e adultos próximos da mesa segurando balões e usando chápeu de festa infantil. Sem Data. 1f. P/B. 18x28cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.006. Mulher de roupa escura no centro da imagem, ao seu lado direito há um homem com duas crianças no colo. As crianças estão usando chapéu de festa e balões na mão. No lado esquerdo há uma criança e o bolo confeitado com coelho puxando uma carroça. Sem Data. 1f. P/B. 18x29cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.007. Mesa de festa com copinhos, docinhos e bolo decorados em de forma de violão. Há crianças em volta e adultos ao fundo. No fundo há um tecido estampado com flores. Inscrição no verso: “6º Aniversário de Carlos Jaques/Agosto de 1959. Na rua João Neves, VitóriaES”. 1959. 1f. P/B. 17,6x23,6cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.008. Mesa quadrada com toalha. Há diversos enfeites e um bolo redondo com bola ao centro. Há gangorras com palhaços de cada lado da mesa. Há crianças atrás da mesa, um móbile a direita e um quadro japonês a esquerda. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.009. Bolo redondo, três crianças em escadinha e ao fundo um casal de adultos. Há uma janela aberta. Sem Data. 1f. P/B. 18x22,8cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.010. Mesa retangular com toalha estampada, em cima há copinhos, docinhos, garrafas de refrigerante e bolo redondo. Há uma criança pequena inclinada sobre o bolo e diversas pessoas em volta. Há uma estante com livros com um galo decorativo em cima. Sem Data. 1f. P/B. 18x23,9cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.011. Mesa com bolo com faixa decorativa na frente. Há homens em volta da mesa aplaudindo o homem de terno e óculos próximo ao bolo. O homem foi identificado como Dr Roberto Zanandrea. Inscrição no verso da foto: “Congresso dos Alfaiates do Brasil. Vitória-ES 5-6-7-8 Setembro”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

37

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.012. Mesa com bolo com faixa decorativa na frente. Dr. Roberto Zanandrea segura mão de mulher de roupa clara e óculos. Inscrição no verso da foto: “Congresso dos Alfaiates do Brasil. Vitória-ES 5-6-7-8 Setembro”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.ANV.013. Várias crianças e dois adultos em volta da mesa com enfeites e bolo redondo com globo. Há gangorras com dois palhaços de decoração na mesa. É possível identificar uma árvore com enfeites natalinos e janela ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 18x24.

DOSSIÊ FORMATURAS

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.001. Pessoas de pé vestidas para evento de gala. Há dois homens sentados em primeiro plano. Há janelas ao fundo. Inscrições na foto “17/12/1947 - Concludentes dos C. Clássico e Científico - Colégio Estadual do Espírito Santo”. Vitória. 17 de dezembro de 1947. 1f. P/B. 17,2x23,0cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.002. Mulheres jovens uniformizadas. Há construções e árvore ao fundo. Inscrição na foto "1943". No verso consta a seguinte notação: "*Carmélia Mazzei* Escola Normal de Vitória – 1943 – Alunas da terceira série ginasial – Turma de 1943. A partir do alto, lado esquerdo de quem olha para a fotografia, veem-se: Maria Amelia Zamprogno, Lelinha / Luzia, Dulce, Alda Ramos / Teresinha Agostini, Arlete Amaral (sósinha) / Juracy Olivwira, …, Vicenta Lopes / Lurdinha Sarlo, Nely / Tereza (ou a gêmea Odaléa) Colnago / D…, Mary Ruth / Cely Caldas Pinto”. Vitória. 1f. P/B. 25,4x20,4.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.003. Jovem de roupa clara, cabelo comprido e solto a frente de microfone segurando papéis. Sem Data. 1f. P/B. 24,3x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.004. Casal na foto. Ela de roupa clara, cabelo preso e brincos grandes. Ele de terno, gravata, camisa clara e relógio. Há um arranjo de flores no primeiro plano. Sem Data. P/B.24,3x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.005. Palco com mesa ao centro com arranjo de flores. Há um microfone a frente da mesa. Atrás da mesa há pessoas sentadas e um de pé ao centro segurando um papel. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.006. Menina de cabelo preso, roupa clara e meia alta segurando algo nas mãos. No primeiro degrau há moças todas vestidas iguais com um homem de terno claro no meio, no segundo degrau estão rapazes de terno e gravata. No fundo deles aparece uma porta grande. Sem Data. 3f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.007. Diversas pessoas em uma escadaria. No primeiro degrau há moças ao centro e dois homens, um de terno claro e outro de terno escuro. No segundo e terceiro degrau há rapazes de terno claro. 1945. 1f. P/B. 17,5x23,4cm. Inscrição no verso da fotografia: “Colégio Americano - Turma do curso científico – Formatura 1945”. Foram Identificados na imagem o professor de Física, Sr João Chrisóstono Beleza e o Diretor do Colégio Americano Alberto Stange Jr.”.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.008. Diversas jovens uniformizadas de saia escura e blusa de mangas compridas claras. Ao centro está um bispo. Todos estão em uma escadaria, nas laterais há árvores. Inscrições na foto: "Escadaria do Carmo - Alunas da quarta série do C. Ginasial – 1945 -Alunas ao lado do Exmo.Sr.Bispo D.Luiz Scortgagna. No verso "Vitória - 1945 – C.N.S.Auxil”. Vitória. 1945. 1f. P/B. 17,5x23,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.009. Homem de terno escuro e de costas cumprimentando outro homem de terno claro e gravata borboleta escura. Um deles está segurando um canudo na mão. Em segundo plano estão dois homens de óculos. Inscrição na fotografia: “Pátio do Salão Nobre do Colégio Americano em 1945. Diploma do curso científico – 1945 – Vitória”. No verso: "Vitória

38

-1945 – C.Americano”. Foi identificado na imagem Any Lopes Ferreira, filho do genro do Alfredo Mazzei. 1945. 1f. P/B. 17,3x23,2cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.010. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a direita) [Jovem 1]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,7cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.011. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a direita) [Jovem 2]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,7cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.012. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a esquerda). “Inscrição no verso: 1935 – Colégio N.S. Auxiliadora” [Jovem 3]. 1935. 1f. P/B. 15,7x10,7cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.013. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a direita) [Jovem 4]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,7cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.014. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a esquerda) [Jovem 5]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,7cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.015. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a direita) [Jovem 6]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,8cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.016. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a direita) [Jovem 7]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,9cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.017. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a direita) [Jovem 8]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,10cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.018. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a esquerda) [Jovem 9]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,11cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.019. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a esquerda) [Jovem 10]. Sem Data. 1f. P/B. 15,7x10,12cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.020. Jovem de roupa de formatura (beca), cabelo solto, com as mãos cruzadas sobre as pernas e sentada em cadeira alta (perfil para a direita) [Jovem 11]. Sem Data. f. P/B. 15,7x10,13cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.021. Há três pessoas na imagem. À esquerda o ator Cláudio Cavalcante de terno e gravata borboleta. Ao centro uma mulher de cabelos soltos e detalhes de elefante na roupa. E uma senhora de cabelo curto e roupa escura. Há mais pessoas ao fundo. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.022. Há três pessoas na imagem. À esquerda o ator Cláudio Cavalcante de terno e gravata borboleta. Ao centro uma mulher de cabelos soltos e detalhes de elefante na roupa. E uma senhora de cabelo curto e roupa escura. Neste ângulo também aparece na lateral

39

direita uma faixa na vertical escura e uma mulher de roupa escura de manga e cabelo solto. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.023. Sobre um palco há homens, alguns sentados próximo a uma caixa de som, além do ator Cláudio Cavalcante de terno e gravata borboleta. De pé e ao seu lado há outro homem de pé. Ao centro uma mulher de vestido longo claro, leve sorriso e cabelo solto. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.024. Há duas pessoas na foto. Na esquerda uma mulher de vestido longo segurando espécie de troféu, leve sorriso, olhos fechados e cabelo solto. Ao seu lado há um homem de terno escuro com camisa estampada. Sem Data. 1f. P/B. 24,3x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.025. Jovem de frente segurando uma espécie de troféu com a inscrição "Elizabete.Azevedo”. Ela está de vestido longo e cabelo solto, ao seu lado direito há outra jovem de vestido longo com transparência na saia e cabelo solto. Há pessoas sentadas ao fundo. O piso do chão possui detalhes geométricos. Vitória. Sem data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.026. Casal de mãos dadas. Ela está de vestido com mangas bordadas e ele de terno escuro (paletó com 4 botões). Há pessoas ao fundo. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.027. Casal de mãos dadas. Ela está de vestido com mangas bordadas e ele de terno escuro. Atrás também aparece outro casal. Chão com detalhes geométricos. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24,2x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.028. Três jovens em pé na imagem. A que está de frente, de vestido longo com detalhes na barra e na manga, segura uma espécie de troféu. Atrás dela outra jovem com vestido bordado e na lateral direita a terceira jovem com vestido longo de transparência nas pernas. Ao fundo há homem de terno, gravata, óculos e cigarro na mão sentado à mesa. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.029. Jovem de vestido longo claro, cabelo curto e segurando uma espécie de troféu. Ao fundo há pessoas sentadas à mesa. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.030. Mulher de perfil, cabelo curto, com vestido longo claro está segurando espécie de troféu. Ao seu lado à esquerda há um homem de terno quadriculado e gravata estampada e cigarro na mão. Há outro homem de terno com máquina fotográfica e o rosto voltado para trás e outro de terno escuro sentado a mesa. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.031. Jovem ao centro de vestido longo de mangas compridas e transparência na saia segurando uma espécie de troféu. A sua esquerda há duas mulheres de vestidos longo bordado. Há pessoas em segundo plano sentadas. O chão possui desenhos geométricos. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.FOR.032. Vários casais. As moças estão de vestido longo e claro e os rapazes de terno escuro. Há várias pessoas sentadas à mesa e de pé ao fundo. Há uma porta aberta na lateral direita. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18X24cm.

DOSSIÊ DESFILES CÍVICOS

BR.ESAMZZ.SOC.DES.001. Desfile escolar no Dia da Independência na Avenida Jerônimo Monteiro. Meninas segurando bandeira de composição. Vitória/ES. Alfredo Mazzei. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.DES.002. Desfile escolar no Dia da Independência com vista ampla da Avenida Jerônimo Monteiro. Meninas segurando as bandeiras dos estados brasileiros. Vitória/ES. 1f. P/B. 18x24,3cm.

40

BR.ESAMZZ.SOC.DES.003. Desfile escolar no Dia da Independência. Meninas de roupas brancas segurando as bandeiras dos estados brasileiros. Vitória/ES. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.DES.004. Desfile escolar na Praça Oito. Meninas segurando bandeiras do Espírito Santo e do Brasil. Vitória/ES. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.DES.005. Desfile escolar na Praça Oito, em frente a sede do BANESTES. Meninas segurando bandeiras dos estados brasileiros. Vitória/ES. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.DES.006. Desfile escolar na Praça Oito, em frente a sede do BANESTES. Meninas segurando cartazes em homenagem a personalidades capixabas. Vitória/ES. 1f. P/B. 18,3x24cm.

DOSSIÊ APRESENTAÇÕES E OUTROS EVENTOS

BR.ESAMZZ.SOC.APR.001. Mulheres de maiô à frente de mesa com pessoas atrás sentadas. Painel ao fundo escrito "Concurso Miss E.S 1967". 1967. 1f. P/B. 18,1x24,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.002. Mulher de maiô claro e cabelos soltos, o rosto levemente de perfil. No verso da fotografia está escrito "Gislene Tápias". Sem Data. 1f. P/B. 24x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.003. Mulher de corpo inteiro vestindo maiô claro, cabelos soltos e sapato escuro. Atrás há uma mesa com bebidas, pessoas sentadas e cortinas escuras. Sem Data. 1f. P/B. 23,7x16,4cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.004. Mulher vestindo maiô claro bordado com decote em V, cabelos escuros e solto, rosto levemente de perfil. Sem Data. 1f. P/B. 24x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.005. Mulher vestindo maiô escuro e sapato escuro. Faixa escrita "Miss D. Ferroviária 71". Atrás há diversas pessoas de pé. 1971. 1f. P/B. 24,3x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.006. Mulher vestindo maiô claro, utiliza coroa e cetro. Ao seu lado de perfil há uma mulher de vestido bordado, luvas, brincos grandes e cabelo preso. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.007. Três mulheres de maiô, sapatos escuros e com faixas atravessadas. Há pessoas ao fundo. No verso da fotografia está escrito "Valéria Nemer a direita”. Sem Data 1f. P/B. 23,5x17,4cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.008. Há três pessoas na imagem. A mulher da esquerda está de vestido curto e escuro com uma faixa escrita "Miss Veranis...", ao centro uma mulher de vestido longo e claro com cabelos e brincos grandes e na lateral direita homem de perfil, calça escura e camisa de manga comprida estampada. Sem Data. 1f. P/B. 24,4x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.009. Nove mulheres enfileiradas vestidas com fantasias e calçados claros. Há quadros de paisagem na parede ao fundo. Na parte inferior da foto possui inscrito "Coktail de Risos 1944”. No verso possui a notação: “Araey, Vera, Léa, Ieda, Virginia, Carn.., Carminha, Renata, Maura”. 1944. 1f. P/B. 18,1x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.010. Mulher de collant escuro de mangas, meia calça bordada e sapato de salto. O braço direito está elevado acima da cabeça e está sobre uma passarela. No fundo há pessoas e as placas "Mirinda" e "Pepsi-cola". Sem Data. 1f. P/B. 24x18,2cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.011. Mulher ao centro de saia longa estampada, blusa de mangas comprida com babado e botões com estampados, cabelos escuros e curto. Atrás há um portão com desenho de linhas na diagonal. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

41

BR.ESAMZZ.SOC.APR.012. Mulher de vestido longo de cor clara, com transparência e bordado por cima. Está com calçado de cor clara, brincos grandes, cabelo preso e sorrindo. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.013. Quatro pessoas na imagem. Uma mulher no centro de vestido longo bordado na gola e brincos grandes. A mulher da direita está de vestido curto e bolsa na mão. Um homem de terno escuro e outra mulher na esquerda de vestido curto olhando para o lado. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.014. Mulher de vestido longo bordado de forma geométrica, em losangos, cinto largo, brincos grandes e sorrindo. Há serpentinas no chão e pessoas na parte inferior da imagem. Sem Data. 1f. P/B. 24x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.015. Mulher de vestido longo de cor clara, pala bordada, flor na lateral esquerda, cabelos escuros curto. Há uma parede de pedras pequenas e chão de mármore. Sem Data. 1f. P/B. 23,8x17,9cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.016. Mulher de vestido longo sem mangas, brincos grandes, cabelos presos no alto da cabeça. Ao fundo há uma parede escura com detalhes. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.017. Mulher de perfil, vestido longo com babado de três saias, mangas de babado, cabelo preso no alto da cabeça. Atrás da mulher há uma parede com desenhos em linhas diagonais. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.018. Mulher jovem de vestido longo, mangas compridas bordadas no punho e fenda bordada na lateral direita. Há uma parede de pedras ao fundo e chão de mármore. Sem Data. 1f. P/B. 23,9x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.019. Mulher jovem de vestido longo bordado, parte do ombro e mangas transparentes e parte do cabelo preso no alto da cabeça. Atrás há cortinas, arco com flores e portas treliçadas com flores. Sem Data. 1f. P/B. 24,4x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.020. Mulher jovem de fantasia com luvas, saia rodada com bolinhas, blusa bordada com flor do lado direito e flor no cabelo. Ao fundo há uma parede, do lado direito aparece parcialmente um carro e a esquerda um jardim. No verso está escrito: “Figurino criado pela esposa de Mazzei, Yeda Finamore”. Sem Data. 1f. P/B. 23,5x17,3cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.021. Vários casais fantasiados em um salão de festa. Há inscrito na parede ao fundo "...da Vitória". No verso da fotografia está escrito: “1946 – Carnaval/Clube Vitória –Vitória”. 1946. 1f. P/B. 18x24,2cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.022. Multidão assistindo apresentação de meninas bailarinas. Vitória/ES. 1f. P/B. 17,7x23,5cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.023. Atletas uniformizados. À frente uma atleta segura tocha olímpica. Há pessoas em palanque, construções, árvores e público ao fundo. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,2x23,5cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.024. Homem a direita da imagem a frente de microfone, ao seu lado há uma mulher de collant de mangas compridas, cabelo solto e descalça. Há diversas pessoas sentadas e espelho ao fundo [atribuído a Universidade Federal do Espírito Santo]. Vitória/ES. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x23,9cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.025. Cinco pessoas sentadas, há um homem à direita e uma mulher de pé à esquerda que seguram papéis. Ao fundo há parede de tijolinhos [atribuído a Universidade Federal do Espírito Santo]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,3x23,7cm.

42

BR.ESAMZZ.SOC.APR.026. Cinco pessoas de pé com braços levantados sobre a cabeça e pernas entre abertas. Ao fundo público de pessoas sentadas e de pé e parede de tijolinhos [atribuído a Universidade Federal do Espírito Santo] Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,4x24cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.027. Mulheres segurando bastão com braços estendidos para a esquerda e pernas entre abertas. Ao fundo há pessoas sentadas e parede de tijolinhos [atribuído a Universidade Federal do Espírito Santo]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,0x24,2cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.028. Lançamento de Livro. Mulher de cabeça baixa e caneta na mão. Na mesa há copos e bebidas. Há mulheres de pé com livros na mão a sua frente e pessoas no plano de fundo da imagem. Vitória. 1f. P/B. 18x23,8cm.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.029. Mulher com roupa em detalhes bordados, usa bracelete, colar, cabelo preso com faixa. Ao seu lado direito aparecem duas cestas de flores, ao fundo há mais arranjos de flores em cuma de um balcão. Inscrição no verso: “A maior soprano do mundo homenagem de Mazzei/Victória”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 23x17,2.

BR.ESAMZZ.SOC.APR.016. Quatro jovens próximas a um palco de madeira. A primeira usa vestido claro e curto, meias na altura dos joelhos e sapato claro, seus braços estão estendidos e as mãos cruzadas. A segunda usa vestido escuro com os cabelos soltos. A terceira usa vestido claro de manga fofa. A quarta usa blusa estampada e calça escura, cabelo liso e solto. [Atribuído a grupo de meninas que formam algum tipo de conjunto musical ou de dança]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18cm.

DOSSIÊ MULHERES NÃO IDENTIFICADAS

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.001. Retrato de mulher de perfil com cabelos presos. Usa brincos de pérolas e os ombros estão a mostra. Destaque para uma flor de tecido que compõe a vestimenta. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.002. Retrato de mulher com rosto alongado. Parte de cabelo está preso, a parte solta é comprida. Sua roupa é bordada. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.003. Retrato de mulher com cabelos curtos. Na altura das orelhas o cabelo está dividido de lado. Usa maquiagem e está usando uma blusa de gola alta. [A fotografia possui leve coloração na imagem que foi inserida pelo fotógrafo após o registro]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.004. Retrato de mulher com cabelos curtos e cacheados. Usa brincos de argolas com pedras pequenas, veste roupa com babado e decote em V. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.005. Retrato de mulher de perfil com cabelos escuros na altura do ombro preso em um dos lados. Veste blusa de gola alta e babado, por cima há outra blusa listrada com decote redondo, usa também um colar com pingente de pedra. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24,1x18,1cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.006. Retrato de mulher de perfil com parte dos cabelos escuros presos. Usa brincos grandes, vestido bordado e sem manga, os ombros estão à mostra. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.007. Retrato de mulher, meio corpo, com cabelos presos em coque no alto da cabeça. Veste vestido escuro de mangas e decote redondo, usa colar de várias voltas, brincos de pérolas e anel na mão esquerda. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 23,4x17,5cm.

43

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.008. Retrato de mulher de perfil com cabelos escuros presos em coque no alto da cabeça. Usa brincos de pedras e roupa com decote em V e estampa de folhas. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.009. Retrato de mulher de perfil comparte dos cabelos escuros presos. Veste roupa com decote de ombro a ombro, brincos e broche de pedras. [A imagem apresenta leve coloração de azul na roupa e vermelho nos lábios, inserida pelo fotógrafo após o registro]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 23,3x17,3cm.

BR.ESAMZZ.SOC.MUL.010. Mulher de cabelo escuro e curto, usa blusa de listras na vertical sem manga. Está sentada com um bebê no colo. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

44

SEÇÃO FOTOGRAFIAS EM PAPEL

SÉRIE FAMÍLIA

Nível: 3 (série). A série está dividida em 02 dossiês.

Quantidade: 73 fotos.

DOSSIÊ FAMÍLIA MAZZEI

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.001. Três pessoas. Um senhor sentado em uma cadeira de camisa xadrez de mangas compridas, ao seu lado está outro homem de roupa clara e uma mulher de blusa de mangas compridas com as mãos cruzadas sobre as pernas. Os três usam de óculos e há uma criança ao lado de mulher sentada e sorrindo. A parede é clara com duas molduras com fotografias, cortina e pessoas ao fundo [Atribuído a Celidonio Mazzei, Alfredo Mazzei e Biblides Mazzei). Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 12x18cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.002. Três pessoas em meio corpo. Uma senhora de cabelo preso e colar de pérolas, uma menina de cabelo grande e roupa de pele bordada e um menino de camisa, cabelo curto e sorrindo. [Atribuído a Lenize Mazzei, Biblides Mazzei e Marcos Roland Mazzei (filho de Alfredo Mazzei). Inscrição no verso: “Lembrança de vovó Biblides e os titios Farcus e Lenize”. Vitória. 1948. 1f. P/B. 8,7x13,2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.003. Praia de Carapebus, há um barco na areia à direita com um casal e duas crianças. Há mais três pessoas, um homem sentado sem camisa e duas mulheres de maiô, uma delas segura um remo. É possível observar um terreno com uma casa, escadaria e pés de bananeira por toda volta. Serra. 1957. 1f. P/B. 9,6x14,2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.004. Várias pessoas sentadas. Há uma mulher de touca e óculos com uma criança no colo, três homens sem camisa, três mulheres e dois meninos. Se observa também a lateral de uma casa de tijolinhos com janela aberta e vegetação ao fundo. Inscrição no verso: “Casa de praia em Carapebus”. [Atribuído a Lenize e Biblides Mazzei]. Janeiro de 1957. 1f. P/B. 14,9x9,6cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.005. Mulher debruçada em janela de perfil, meio corpo com roupa clara e cinto escuro, usa relógio, brinco grande e laço no cabelo. É possível observar árvore e casas ao fundo. [Atribuído a Carmélia Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 7x6,8cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.006. Três crianças, sendo um menino alto de calça e camisa clara, um menino de bermuda e camisa escura e uma menina de vestido claro. Atrás deles há uma árvore de natal e um quadro na parede. [Atribuído a Marco Túlio Mazzei, Teresinha Mazzei e Carlos Jaques Mazzei, netos de Alfredo Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 11,4x8,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.007. Três crianças, sendo um menino de calça comprida e camisa sentado em uma cadeira, ao seu lado uma menina de vestido claro, cabelo curto usando um arco, os braços esticados e mãos entrelaçadas e um menino de pé atrás da menina sorrindo. Ha uma árvore de natal e um quadro na parede. [Atribuído a Marco Túlio Mazzei, Teresinha Mazzei e Carlos Jaques Mazzei, netos de Alfredo Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 11,5x8,5.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.008. Criança sentada em cima de sapateira, usa meias listradas, laço na gola da camisa e boina, sua perna está cruzada sobre a outra. Há uma cortina estampada atrás. Inscrição no verso: “Para Lelinha uma lembrança do seu irmão Marcus Rolano”. [Atribuído a filho de Alfredo Mazzei]. Vitória. 04/03/1949. 1f. P/B. 13,7x8,5.

45

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.009. Várias pessoas em volta de um barco. Há duas crianças sem camisa segurando os remos, homens sem camisa e uma mulher segura uma criança de colo. Também é possível observar um homem sentado na popa do barco com uma mulher de pernas cruzadas ao seu lado. É possível observar o mar, areia e vegetações. [Atribuído a casa de Carapebus de Alfredo Mazzei] Serra. Sem Data. 1f. P/B. 11,5x17,2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.010. Mulher de cabelo solto, usa blusa clara de manga fofa e gola alta, saia de pregas de cor escura e sapatos e meias de cor clara. A mulher está em cima de meio fio. [Atribuído a Carmélia Mazzei]. Vitória. 1944. 1f. P/B. 16,3x11,4cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.011. Duas mulheres de saia pregueada de cor escura com blusas claras de mangas fofas, luvas e calçados claros com meias claras. A mulher que está no centro da foto segura uma bandeira. Há um homem sentado em um muro de paletó claro e quepe. Também é possível observar crianças sobre o muro, árvore seca, mar e montanhas. [Atribuído a Carmélia Mazzei]. Vitória. 1944. 1f. P/B. 16,4x11,5.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.012. Duas mulheres de maiô e cabelos curtos. Elas estão pisando na água do mar. [Atribuído a Carmélia Mazzei e Lilian Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 11,4x8,3.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.013. Mulher de cabelo curto e solto, usa roupa de manga de cor escura com estampas e está segurando um quadro. Atrás há uma parede clara e cortinas estampadas. Inscrição no verso: “Nascimento de uma borboleta / Galeria Homero Massena. 1989 (1978 Conjunto com Aldemar Bof / Técnica: (aquarela). Desenho: Lápis de cor. Med.80x60”. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. 1989. 1f. P/B. 24x18,2.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.014. Diversos casais abraçados, as damas de vestidos longos e os rapazes de terno e gravata borboleta. Ao fundo há mesas e cadeiras com pessoas sentadas. No canto inferior direito na imagem há a inscrição “g-1948”. No verso existe a inscrição: “Festa da Primavera 1948”. [Atribuído a Ari Lopes Ferreira, genro de Alfredo Mazzei]. Vitória. 1948. 1f. P/B. 30x45cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.015. Alfredo Mazzei próximo a um balcão do lado de um religioso. Mazzei usa terno escuro e óculos e segura um microfone. Há homens ao fundo e um mapa do Brasil com inscrição “Farmácia Brasil”. É possível observar prateleiras com remédios e gavetas. [Atribuído a inauguração da farmácia que Alfredo Mazzei foi sócio]. Vitória. 1957~1958. 1f. P/B. 23,5x17,7cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.016. Diversos homens de terno, dentre eles Alfredo Mazzei, e um religioso. Ao fundo há um mapa do Brasil com inscrição “Farmácia Brasil”. É possível observar prateleiras com remédios e gavetas. [Atribuído a inauguração da farmácia que Alfredo Mazzei foi sócio]. Vitória. 1957~1958. 1f. P/B. 17,4x23,4cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.017. Alfredo Mazzei ao lado de homem de terno que desamarra uma fita de inauguração da farmácia. É possível observar muitas pessoas no entorno e um religioso. Inscrição no verso: “Famárcia Brasil, inauguração das modernas instalações da Farmácia Brasil (Av. Jerônimo Monteiro) A.Mazzei (sócio) - 1957/1958”. [Atribuído a inauguração da farmácia que Alfredo Mazzei foi sócio]. Vitória. 1957~1958. 1f. P/B. 17,5x23,4cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.018. Alfredo Mazzei ao lado de homem de terno após corte da fita de inauguração da farmácia. É possível observar muitas pessoas no entorno e um religioso. [Atribuído a inauguração da farmácia que Alfredo Mazzei foi sócio]. Vitória. 1957~1958. 1f. P/B. 17,8x23,6cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.019. Várias pessoas próximas a um balcão, há estantes com remédios, imagem do mapa do Brasil escrito “Farmácia Brasil”. [Atribuído a inauguração da farmácia que Alfredo Mazzei foi sócio]. Vitória. 1957~1958.1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.020. Vários homens de terno, sendo um deles Alfredo Mazzei. Alguns seguram taças e dois estão brindando. Há uma meia parede com garrafas e várias prateleiras com

46

remédios. [Atribuído a inauguração da farmácia que Alfredo Mazzei foi sócio]. Vitória. 1957~1958. 1f. P/B. 17,5x23,4.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.021. Várias pessoas aglomeradas em frente a um balcão. Há um homem segurando uma máquina fotográfica. Na parede com arco há prateleiras com remédios e quadros, no espaço também há uma luminária e faixa ao fundo escrita "HAPEUS PRADA / CASA RAMOS". [Atribuído a inauguração da farmácia que Alfredo Mazzei foi sócio]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x23,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.022. Mulher de costas e cabelo solto usando vestido bordado com os braços apoiado sobre mesa com toalha estampada. Há um jogo de espelhos em diferentes ângulos que mostra a mesma mulher em mais quatro repetições. [Atribuído a Carmélia Mazzei]. Vitória. Sem Data. 2f. P/B. A-8,2x13,3, B-19,5x30.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.023. Um casal próximo a porta de um carro, a mulher usa um vestido escuro, óculos e cabelo preso, o homem usa calça e camisa de manga curta. A frente do carro é possível observar mais três mulheres e duas crianças. A estrada é de chão, há uma grande pedra com vegetação e poste de energia. [Atribuído a Alfredo Mazzei, esposa quatro filhos/as e neto]. Vitória. 1952. 1f. P/B. 18x23,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.024. Três crianças, sendo dois meninos de pernas cruzadas e uma menina de cabelo curto cacheado com vestido curto e sapatinho e meia. Atrás das crianças há um espelho com moldura decorada [Atribuído a Marco Túlio, Carlos Jaques e Teresinha Mazzei]. Vitória. Agosto de 1960. 1f. P/B. 19,8x15,5.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.025. Várias pessoas em comemoração de Natal, também há uma criança sentada e outra de pé ao lado. Há quatro pessoas sentadas em cadeiras, sendo dois homens e duas mulheres. É possível observar uma parede de tijolinhos e uma janela aberta com grades. [Atribuído a garagem da casa de Alfredo Mazzei]. Vitória. 25/12/1968. 1f. P/B. 18,2x24cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.026. Carro preto sem teto com três pessoas dentro. O homem ao volante é Alfredo Mazzei, há também uma mulher e uma criança. A rua é de terra, é possível observar árvores, muros baixos, portão de madeira aberto e uma casa com telhado [Atribuído a Lenize e Marcos Roland Mazzei]. 1950. 1f. P/B. 18,3x24cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.027. Duas mulheres, uma à frente de um balcão de cabelo curto e vestido de cor escura segurando um copo, a outra está de vestido estampado, brinco grande, cabelo curto com garrafa na mão servindo a bebida. É possível também identificar uma cesta de frutas, arranjo de flores e um espelho com moldura decorada. [Atribuído a Lenize Mazzei e Lilian Mazzei em casa na Rua 7, Vitória]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 23,5x17,7cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.028. Várias pessoas. Destaque para o portão de madeira aberto com um homem de terno, duas mulheres de vestido, uma delas segura uma criança no colo e outras duas meninas no entorno. A estrada é de chão e existe vegetação em volta [Atribuído a Alfredo Mazzei, Biblides, Lilian e Carmélia]. Sem Data. 2f. P/B. 15,3x21,7.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.029. Duas mulheres em estrada de chão, uma de saia pregueada escura e blusa clara, a outra de saia e blusa escuras e usa óculos escuros. Há uma cerca de madeira e arame, árvores grandes e uma casa. [Atribuído a Lenize e Biblides Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 17,8x23,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.030. Duas mulheres sobre ponte de madeira, destaque para uma delas com saia pregueada escura e blusa clara. Ambas com copos nas mãos. Também é possível observar uma cerca de madeira e arame, árvores e um letreiro de madeira “RAPOSO”. [Atribuído a Lenize e Biblides Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 17,8x23,5cm.

47

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.031. Três pessoas na foto, sendo um homem de calça e camisa de manga curta de cor clara, uma mulher de saia e blusa de cor escura e óculos escuro, e outra mulher de saia pregueada de cor escura e blusa clara. Há uma cerca baixa de madeira telhado e quadro de cunho religioso. [Atribuído a Alfredo, Lenize e Biblides Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.032. Várias pessoas, dentre elas, destaque para casal de roupa clara, ele Alfredo Mazzei de camisa de manga curta e ela de saia e blusa, ambos usam óculos. Há criança de gravata borboleta, homem de gravata e bigode, um casal de roupas escuras, mulher de saia estampada e menino de calça curta com suspensórios. É possível observar também a rua de pedra, casas com janelas e portas altas e vegetação. Inscrição na imagem: “Rio Branco”. [Atribuído a diversos membros da família Mazzei]. 30/01/1956. 1f. P/B. 17,3x23,6cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.033. Várias pessoas posando lado a lado para foto. Destaque para um casal, sendo Alfredo Mazzei de roupa clara e a mulher de vestido escuro estampado. [Atribuído a diversos membros da família Mazzei]. Ubá/Minas Gerais. 30/03/1956. 1f. P/B. 17,3x23,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.034. Retrato de menina de cabelos escuros de tranças e laços de fitas. Usa um vestido de cor clara e manga fofa. [Atribuído a Lenise Mazzei, filha de Alfredo Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24x18,2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.035. Jovem de maiô, cabelo curto, sentada sobre pedra. É possível observar um terreno rochoso ao fundo [Atribuído a Lenize Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 8,8x6cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.036. Jovem de vestido claro, cabelo curto e solto, apoiando pé em pedal de uma bicicleta. O chão é de terra, há um muro com vegetação e uma casa. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. 1949. 1f. P/B. 6,5x10,8cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.037. Quatro pessoas sobre pedras com vegetação. Há um homem de calça escura e camisa clara, uma mulher de vestido claro, uma mulher de saia estampada e blusa clara e um menino de bermuda clara e camisa clara. É possível observar uma construção com várias janelas, o mar e montanhas. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 9x11,8cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.038. Cinco senhoras sentadas, todas de vestidos, atrás delas há uma outra mulher e uma criança. Também é possível observar uma pilastra e homem sentado em um banco. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. 1950. 1f. P/B. 6x8,7cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.039. Jovem de maiô, saída de praia, brincos grandes e chapéu grande com listras. Também é possível observar a areia, o mar e pedras ao fundo. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 8,5x6cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.040. Jovem de blusa clara de gola com bordado, calça escura, o pé está apoiado em pedal de uma bicicleta. Há um poste de energia e homens a cavalo. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 8,8x6,3cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.041. Jovem sentada sobre pedras, com roupa escura e chapéu grande com listras. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 8,5x6,2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.042. Três jovens em frente a uma casa. Uma de roupa escura, outra de saia estampada e blusa clara e outra de vestido estampado e curto. Há várias plantas pela lateral. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 6,2x8,6cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.043. Mulher de vestido escuro de mangas com bordados claros, cabelo curto e usa brincos. Sua mão está sobre um parapeito e há uma luminária atrás. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 5x2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.044. Quatro jovens de roupa de banho, estão sentadas na areia. Também é possível observar o mar. [Atribuído a Lenize Mazzei].Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 6,2x8,6cm.

48

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.045. Senhora de cabelo curto, roupa clara e usa óculos. (Foto 3x4). [Atribuído a Biblides Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 4,3x3,3.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.046. Criança com roupa sem gola e maga fofa, cabelo curto e com franja. A criança está olhando para o lado direito. (Foto 3x4). [Atribuído a Carmélia Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 4,7x3,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.047. Casal, ela sorri, está de vestido listrado com botões na alça, usa brincos grandes e cabelo solto. Ele também sorri, está de camisa clara e usa bigode. Atrás deles há janelas abertas. [Atribuído a Carmélia Mazzei e Ari Lopes]. Vitória. 28 de novembro de 1969. 1f. P/B. 24,4x18cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.048. Salão de festas com vários casais fantasiados. Há lustres enfeitados com serpentinas, decoração de palhaços e tridentes. Há pessoas debruçadas em parapeito do mezanino e é possível observar parcialmente a seguinte inscrição na parede do salão “...L DA VITÓRIA“. No verso a seguinte nota: “1946 - Carnaval – Clube Vitória“. [Atribuído a Carmélia Mazzei dançando no centro da imagem]. 1f. P/B. 18x24,2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.049. Terreno com vegetação, cerca de madeira e arame. Há três pessoas e densa vegetação ao fundo. [Atribuído a Biblides Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 8,3x11,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.050. Estrada de chão sem pavimentação, há vegetação na lateral. É possível identificar duas crianças sentadas em primeiro plano. Em um plano mais afastado há três meninos e uma senhora de vestido escuro e outra mulher de vestido claro. É possível observar montanha com árvores. [Atribuído a Biblides Mazzei e seus familiares]. Minas Gerais. Sem Data. 1f. P/B. 8,3x11,2cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.051. Mulher de vestido claro e cabelo curto puxando um cavalo que carrega uma criança em cima. É possível observar uma cerca de madeira e vegetação ao fundo. [Atribuído a Biblides Mazzei]. Minas Gerais. Sem Data. 1f. P/B. 8,4x11,3cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.052. Mulher de branco em meio a campo de vegetação. Há galhos e árvores no entorno desse campo. Há outra mulher de branco no plano mais fundo da imagem. A fotografia pode estar em negativo. [Atribuído a Biblides Mazzei]. Minas Gerais. Sem Data. 1f. P/B. 8,3x11,3cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.053. Homem de calça escura, camisa clara de mangas compridas e chapéu. O homem está próximo a um pé de fruta e chão de terra. Ao fundo há construções e vegetação. Inscrição no verso “Pomar com 2 anos”. [Atribuído a Alfredo Mazzei]. Sem Data. 1f. P/B. 15,3x10,3cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.054. Várias pessoas organizadas entre a escada e a varanda de uma residência. Destaque para o homem de calça escura e camisa clara com gravata segurando uma máquina fotográfica. Há algumas crianças, mulheres de vestido e um senhor. É possível observar uma janela na lateral esquerda e vaso com planta na lateral direita. [Atribuído a Ari Lopes Ferreira, genro de Alfredo Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1. P/B. 12x9.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.055. Duas mulheres sentadas, uma de vestido listrado e outra de vestido escuro. Há um homem ao meio agachado com calça escura e camisa clara e um menino de roupa clara. Há plantas nas laterais, uma janela aberta e outro homem ao fundo. [Atribuído a Ari Lopes Ferreira, genro de Alfredo Mazzei]. Vitória. 1953. 1f. P/B. 8,5x12.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.056. Três pessoas. Sendo um casal, o homem alto de terno e a mulher de cabelo preso e bolsa. Mais afastado há outro homem de terno. O chão é de terra, é possível observar o mar e montanhas [Atribuído a Celidonio, Biblides e Alfredo Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 9x12cm.

49

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.057. Jovem de vestido claro com mangas fofas e detalhes em formato de rosas de tecido nos ombros, usa luvas, brincos e está com leve sorriso no rosto. Parte do cabelo está presa no alto da cabeça. É possível observar espelho, cabideiro e cortinas. Inscrição no verso: “Foto em vestido de baile – 1947/48”. [Atribuído a Carmélia Mazzei]. Vitória. 1947. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.058. Praça com pessoas sentadas em bancos, três são mulheres de vestidos (filhas de Alfredo Mazzei) de costas, indo para o teatro. Há dois troncos de palmeiras na lateral direita. Ao fundo é possível observar um edifício com várias portas e na fachada escrito “Theatro Carlos Gomes” e abaixo faixa “hoje hoje hoje / Marujo Intrépido”. No verso existe a inscrição “Vitória - Praça da Independência”. [Atribuído a Carmélia Mazzei]. Vitória. Sem Data. 1945. 1f. P/B. 23,5x17,8cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.059. Diversas jovens meninas de uniforme colegial em pé em escadaria a frente de uma grande porta de madeira. Há também três homens, um de terno escuro, um religioso e outro de terno claro. [Atribuído a formatura de Carmélia Mazzei]. Vitória. 1944. 1f. P/B. 11,5x16,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.060. Casal na praia com três crianças. Dois meninos, um deles segurando uma boia em formato de peixe, e um bebê no colo do homem. [Atribuído ao casal Carmélia Mazzei e Ari Lopes e o bebê a Teresinha Mazzei, praia de Carapebus]. Serra. 1958. 1f. P/B. 21x15,3cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.061. Alfredo Mazzei dirige carro conversível em rua de paralelepípedos. Há mais seis passageiros, sendo um homem de bigode, duas mulheres de óculos escuros, uma jovem e duas crianças. [Angulo com poste de energia e outro carro ao fundo]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,0x24,0cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.062. Alfredo Mazzei dirige carro conversível em rua de paralelepípedos. Há mais seis passageiros, sendo um homem de bigode, duas mulheres de óculos escuros, uma jovem e duas crianças. [Angulo em que a maioria olha para o fotógrafo e sorri]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,0x24,0cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.063. Mulher vestida de espanhola, usa saia rodada estampada com desenhos de ramos de flores, véu, leque e um colar com flor. Inscrição no verso: “Ao querido Julinho, ofereço está lembrancinha da sua titia que muito lhe quer”.[Angulo de frente]. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. 19/03/1953. 1f. P/B. 13,7x8,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.064. Mulher vestida de espanhola, usa saia rodada estampada com desenhos de ramos de flores, véu, leque e um colar com flor. Inscrição no verso: “Aos queridos irmãozinhos, aceite esta recordação da sempre Lenize”.[Angulo de lado]. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. 19/03/1953. 1f. P/B. 13,6x8,5cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.065. Jovem usando beca clara com chapéu de formatura sentada em uma grande cadeira de madeira. Ela está sorrindo, de mãos sobrepostas e usa um anel. Inscrição no verso: “Lelinha a querida irmã, ofereço-lhe o meu retrato de minha formatura. Lenize. Paes Cleto Nunes, 185”. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. 12/12/1953. 1f. P/B. 13,5x8,7cm.

BR.ESAMZZ.FAM.MZZ.066. Mulher de blusa de bolinhas, cabelo curto e brincos de pérolas. Inscrição no verso: “Aos queridos irmãos Lelinha e Ary ofereço Lenize”. [Atribuído a Lenize Mazzei]. Vitória. 23/05/1955. 1f. P/B. 14,0x8,5cm.

DOSSIÊ FAMÍLIAS DIVERSAS

BR.ESAMZZ.FAM.DIV.001. Quatro mulheres sentadas, uma de lenço, outra de cabelo curto, uma de faixa no cabelo e outra de cabelo preso em rabo de cavalo. Há uma menina encostada em um tronco de árvore, uma menina ao seu lado e outra criança a sua frente. Há mais quatro pessoas de pé, dois homens, um está de boné e duas meninas. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

50

BR.ESAMZZ.FAM.DIV.002. Um casal de namorados, a jovem usa vestido curto com botões, o rapaz está de terno escuro e gravata. O chão é de terra, há um coqueiro atrás deles e vegetação ao fundo. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.FAM.DIV.003. Casal abraçados posando para imagem usando óculos escuros, a mulher possui cabelo curto, brincos de pérolas e camisa com listras. O homem usa camisa quadriculada de botões. A fotografia parece ter passado por alguma interferência (raspagem na sombra). Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.FAM.DIV.004. Três crianças sentadas, sendo duas meninas vestidas iguais e de franja e laço no cabelo. Um menino no meio delas de roupa escura. Atrás deles há um portão de grades. Sem Data. 1f. P/B. 18x24cm.

BR.ESAMZZ.FAM.DIV.005. Cinco pessoas sorrindo na imagem. Uma menina de roupa clara e cabelo preso em trança. Dois rapazes sentados, um de camisa escura e o outro de camisa de listras horizontais. Um casal de pé, o homem usa terno e bigode. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.FAM.DIV.006. Cinco pessoas na imagem. Menino de roupas escuras. Menina de cabelos curtos, vestido curto de gola e punhos bordados, usa meia na altura do joelho e sapato claro. Mulher de vestido com flor bordada no peito e cabelos curtos. Homem de calça escura e camisa estampada que segura uma criança no colo, a criança usa blusa de manga comprida listrada e segura um tambor de brinquedo. Sem Data. 1f. P/B. 24x18cm.

BR.ESAMZZ.FAM.DIV.007. Homem de calça clara, sapato e camisa de manga de cor clara. Homem de calça escura e camisa clara e segura uma criança no colo. Senhora de vestido estampado e segura uma criança no colo. Senhora de vestido escuro. Um casal, o senhor de terno escuro e a mulher de blusa de mangas compridas e saia escura. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18x23,8cm.

51

SEÇÃO FOTOGRAFIAS EM PAPEL

SÉRIE URBANISMO

Nível: 3 (série). A série não possui dossiês. Quantidade: 60 fotos.

BR.ESAMZZ.URB.001. Paisagem urbana com calçadas, árvores, carros, pessoas, poste de energia e ao fundo rocha grande conhecida como "Pedra do Penedo" com a estátua do Cristo Redentor em cima. Inscrição no verso: "Foto montagem colocando o Cristo Redentor no Penedo, 50%". Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 24X30cm.

BR.ESAMZZ.URB.002. Avenida arborizada, com construções em ambos os lados. Há uma grande casa com muitas janelas. No fundo mar e montanha, vemos também vários carros e guindastes. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.003. Pátio de pedra, prédio de dois andares com várias janelas do lado esquerdo. Há vários guindastes, pessoas e dois carros. No verso possui a anotação "Praça 8 (alfandega)”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.004. Avenida Governador Bley larga de pedra, em primeiro plano há um carro com duas pessoas e uma do lado de fora. No entorno existem árvores, postes, pessoas, carros e prédios e casas. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.005. Avenida Presidente Florentino Ávidos larga de pedras / Escadaria do Planalto. Na lateral direita há uma construção com porta larga e janelas na parte de cima, pessoas, um muro extenso, guindastes e montanha. Pela esquerda se observa árvore, poste de energia, terreno e construções altas. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.006. Praça 8. Na imagem há ruas do entorno, praças, sendo uma à esquerda com busto e carro estacionado, uma torre com relógio. Ao fundo existem vários prédios altos com muitas janelas. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,7x23,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.007. Avenida larga, escadaria à direita [Atribuída como Escadaria do Palácio Anchieta Bárbara Lindemberg] e casarios com portas altas e janelas. Na imagem também é possível atribuir os Galpões do Porto de Vitória. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.008. Grande avenida que se alonga entre um corredor de casas e postes. Há comércios à esquerda com destaque para um deles com uma grande placa da "TEXACO". No primeiro plano existem pessoas transitando. No verso possui a anotação de lápis “Vila Rubim”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.009. Estrada Férrea. Pela direita há um homem de terno claro encostado em poste de energia, atrás dele existe uma parede arredondada, também uma carroça, construção grande com uma placa com imagem de pessoas. Pela esquerda há um prédio e uma árvore frondosa, pessoas trafegando e entulhos pela rua. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17x23,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.010. Grande avenida com postes enfileirados. Prédio de três andares com placas "Sul América/The Western Thelegraph Company ". À direita há uma árvore com três homens embaixo dela e pessoas transitando. No verso possui a anotação “Estúdio Mazzei/Jerônimo Monteiro”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,6x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.011. Rua de pedras, na lateral esquerda há muitas árvores, cercas de madeira, casas com varanda e mata ao fundo. Na lateral direita há uma casa com janelas abertas e outra

52

maior com três andares e telhado colonial. No verso há uma anotação “Perto da Igreja São Gonçalo”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,4x23cm.

BR.ESAMZZ.URB.012. Ladeira sem asfalto com três casas com portas e janelas de madeira. Ao fundo no topo da ladeira outra casa. No verso existe a inscrição “Cristo Rei”. Vitória.Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,1.

BR.ESAMZZ.URB.013. Rua larga em obras. Há um poste de energia elétrica, prédio de três andares com proteção de madeira a frente, construções, carro, pessoas transitando e um galpão de madeira. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x23.

BR.ESAMZZ.URB.014. Pátio com homem trabalhando. Há um carro, um caminhão, dois guindastes. Pela direita é possível ver o mar e um prédio com a inscrição na fachada "Instituto de Assistência Médico…” Também é possível visualizar a escadaria que fica à frente do Palácio Anchieta Bárbara Lindemberg [atribuído]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x23cm.

BR.ESAMZZ.URB.015. Rua larga de pedra com postes, há um carro e pessoas transitando. Pela esquerda há um casario antigo com cerca de madeira e uma placa com a seguinte inscrição: "Manoel Antonio: José de Brito / Construtor licenciado / Escriptório Rua S.João 216-218 / Responsável / José Targuinio da Silva Eng. Civil / Carteira número 2358-D". Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.016. Rua estreita de pedra ao centro ladeada por casas com telhados bem sujos. Aparência das casas é de bem deterioradas, há pessoas nas calçadas. Ao fundo é possível observar prédios, árvores e guindaste. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x23,2cm.

BR.ESAMZZ.URB.017. Rua larga de pedra com pessoas transitando pela lateral direita. Há um prédio com porta alta, telhado e janelas. Pela lateral esquerda há um poste de energia, árvores e várias construções com muitas janelas. Vitória. Sem Data. 1F. P/B. 17,5x23,5.

BR.ESAMZZ.URB.018. Rua de pedra. Há um pequeno amontoado de pedras, crianças na lateral direita em alguns degraus, muro de pedra com pilastra e uma grade árvore. Pela lateral esquerda existe uma casa, um prédio e um terreno baldio. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,8.

BR.ESAMZZ.URB.019. Avenida comprida com postes de energia enfileirados no meio dela [Atribuído Avenida Jerônimo Monteiro], na lateral esquerda há árvores, prédios e pessoas transitando. Na lateral direita é possível ver um bonde, árvores, pessoas, carros e construções. Também há uma placa "Hotel Sagres" no alto de um prédio. É possível também observar a Pedra do Penedo e um pátio de obras. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x22,9cm.

BR.ESAMZZ.URB.020. Um homem de terno e duas crianças subindo uma ladeira. Há casas de ambos os lados e um amontoado de pedras e terra no final dessa ladeira. No verso há uma inscrição “Rua 13 de maio, subida da Catedral” [Atribuído Catedral Metropolitana de Vitória]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,8cm.

BR.ESAMZZ.URB.021. Rua larga sem pavimentação, pedras amontoadas nas laterais. Há um homem de terno claro e pessoas próximas a um carro, postes de energia elétrica e casas ladeando esta rua. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,1x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.022. Rua larga pavimentada, muro com grade na lateral esquerda, há um guindaste e galpões. No meio da rua existem pessoas e carros transitando. Na lateral direita há uma escadaria e galpão. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,8x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.023. Rua pavimentada com asfalto parcialmente. Há um poste de energia, pedra e pedaços de madeira espalhados. É possível observar pessoas, um muro e galpão

53

no entorno. No verso existe a anotação “retirada dos trilhos” [Atribuído a linhas de bonde]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,1x23cm.

BR.ESAMZZ.URB.024. Avenida pavimentada com asfalto. Há um carro e pessoas transitando. Há um poste de energia de cada lado da avenida e quatro fios de alta-tensão. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.025. Grande área em demolição, há uma ribanceira com pedras, madeiras e entulhos. É possível observar pessoas, adultos e crianças. No entorno exitem prédios, postes de energia e morro ao fundo. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.026. Grande área com acúmulo de terra. Há homens trabalhando com ferramentas (pás). É possível identificar também postes de energia, prédio, casas com muitas janelas e vista parcial de morro. No verso existe uma inscrição “Praça da Catedral/real… da rua Cerqueira L…” [Atribuído Catedral Metropolitana de Vitória]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.027. Avenida larga e pavimentada. Existem postes de iluminação, pessoas e carros transitando, um prédio alto de janelas verticais. Pela lateral esquerda é possível observar algumas árvores e prédios ao fundo. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,8x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.028. Área grande sem pavimentação. No entorno há pessoas, várias construções com portas e janelas altas. Pela lateral direita é possível observar escadaria, postes de energia e prédio alto com janelas pequenas. Vitória. Década de 1940. 1f. P/B. 17,3x23cm.

BR.ESAMZZ.URB.029. Rua pavimentada com trilhos. É possível observar transito de carros, carroça e pessoas. No entorno há construções, um prédio com abóboda (telhado circular). Pela lateral esquerda existem poste com luminárias, escadaria e construção com muitas janelas. Vitória. Década de 1950. 1f. P/B. 17,3x23cm.

BR.ESAMZZ.URB.030. Vários homens de terno, gravata e chapeú, um deles segura um guardachuva. Há também militares uniformizados estão sobre uma rocha. Ao fundo está o Convento da Penha. Vila Velha. 1948. 1f. P/B. 18x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.031. Visão do alto de um conjunto de casas, destaque para rua em aclive sem pavimentação. Há uma ribanceira de terra com uma escada de alvenaria devido a uma demolição. Anotação: “Vitória, início de 1943, casas ao pé da Catedral - Revista Você out/nov 1994, pág 20”. [Atribuído Catedral Metropolitana de Vitória]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.032. Instalações portuárias. Há uma esteira de cargas sobre a água que se estende até um navio. Ao fundo é possível observar um morro com vegetação. Consta a seguinte inscrição no verso: “O primeiro navio que aportou em Vitória para carregar minério”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,7x24cm.

BR.ESAMZZ.URB.033. Destaque para lateral de navio ancorado. Há uma grande construção de concreto com linhas verticais, similares a uma contenção, com uma passarela sobre. Atrás, ao fundo, é possível ver um morro com vegetação e galpões. Há também guindastes e o mar em primeiro plano. Consta a seguinte inscrição no verso: “O primeiro navio que aportou em Vitória para carregar minério” Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,7x24cm.

BR.ESAMZZ.URB.034. Carro de cor escura com placa "MG13671". Há dois bujões, um de cada lado, e uma caixa no meio. Mais afastado é possível observar dois outros carros, várias pessoas transitando e árvores altas enfileiradas. Existe a seguinte Inscrição no verso "Tempos de Guerra – Segunda Guerra Mundial. Nos anos da segunda Guerra Mundial, quando os EUA entraram no conflito, houve grande escassez de combustível e a engenhosidade brasileira criou um produto substituto para mover os automóveis, que era chamado de GASOGÊNIO. Como registrou o

54

fotógrafo Alfredo Mazzei, os veículos carregavam atrás uma ‘usina’ que queimava biomassa e produzia gás combustível. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,7x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.035. Partes de prédios e fachadas com esculturas, em uma delas há a inscrição "Carlos Larica". É possível observar ao fundo o mar, dois navios e morro com vegetação. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 15x21,3cm.

BR.ESAMZZ.URB.036. Prédio de dois andares, quatorze portas na fachada, sete em cada andar. A rua está pavimentada e em frente há um poste de energia e duas árvores. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23cm.

BR.ESAMZZ.URB.037. Rua pavimentada com trilhos na lateral direita e pessoas na calçada. Pela lateral esquerda há prédio de dois andares com janelas altas, carros e pessoas. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,4x23,2cm.

BR.ESAMZZ.URB.038. Grande área pavimentada com postes enfileirados, carros estacionados em baixo de prédios com janelas na vertical. Pela lateral esquerda é possível observar calçada com pessoas, árvores e prédios com destaque para a construção de um deles com telhado em formato circular (abóboda). Inscrição no verso: “Praça 8”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,4x23,2cm.

BR.ESAMZZ.URB.039. Rua longa sem pavimentação, um carro e um bonde nos trilhos com pessoas. Há postes de energia enfileirados, casas e ao fundo é possível observar morro com vegetação. Inscrição no verso: “Av. Vitória - Bento Ferreira. No canto superior direito [mangue]”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,3cm.

BR.ESAMZZ.URB.040. Fachadas de casas e casas, árvores. Pela lateral esquerda há um morro com vegetação e pela lateral direita ao fundo uma pedra grande. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 15x20,9cm.

BR.ESAMZZ.URB.041. Rua de pedra, árvores, postes de energia, muros com dois portões, prédio de dois andares. Ao fundo é possível observar uma ribanceira e uma casa na lateral da rua em construção. Inscrição no verso "Cristo Rei". Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.042. Pátio gramado e vista parcial (janela e telhado) de um prédio. Ao fundo é possível observar uma mureta com uma pessoa apoiada, várias casas com muitas janelas e postes de energia. Vitória. Inscrição no verso "Praça da Catedral". [Atribuído Catedral Metropolitana de Vitória]. Sem Data. 1f. P/B. 17,7x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.043. Rua larga pavimentada. É possível observar um terreno com entulho, pessoas circulando, guindaste, carros e alguns postes de energia. Há um prédio de forma hexagonal. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x27,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.044. Rua longa sem pavimentação. Pela lateral direita há um terreno com vegetação e homens trabalhando. Do outro lado há um galpão com janelas e árvores enfileiradas na frente. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.045. Rua larga pavimentada, há postes de energia. Pela lateral direita há um edifício alto com quatro varandas e placa na fachada "PAES". Também é possível observar outra construção alta com muitas janelas e escadaria com escultura e luminárias. Há pessoas transitando no entorno. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,8x23,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.046. Rua larga pavimentada que termina em bifurcação. É possível observar casas com muros e morro com vegetação. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x23,3cm.

BR.ESAMZZ.URB.047. Rua larga pavimentada. Destaque para uma construção de dois andares com muro com detalhes de acabamento em pedras. No entorno há outras construções altas e árvores. Inscrição no verso "Cristo Rei". Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,3x23,7cm.

55

BR.ESAMZZ.URB.048. Rua larga pavimentada de pedras. Há pessoas na calçada, carroça com galões de leite, postes de iluminação, prédios e um galpão com muitas janelas. Inscrição no verso “Colégio São Vicente”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.049. Rua larga pavimentada com asfalto e com casas de muro baixo, em ambos os lados há postes luminárias e árvores nas calçadas. Ao final da rua existe uma bifurcação com um prédio de janelas verticais. Há pessoas transitando pelas calçadas. Inscrição no verso “Rua Caramuru”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,2cm.

BR.ESAMZZ.URB.050. Rua pavimentada de pedra e com casas de muro baixo e vegetação. Também é possível observar ao fundo mais casas e morros. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,2x23,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.051. Rua larga pavimentada de asfalto. Há um homem de costas, bermuda escura e pernas cruzadas. Também é possível identificar um prédio de dois andares com a seguinte placa na fachada: “Instituto Pinheiros”. No entorno há outros prédios, árvores, pessoas e carros transitando. Inscrição no verso “Praça 8”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,5x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.052. Paisagem de cidade com prédios e ruas. É possível identificar a beira mar com navios à do outro lado da margem. Há um morro com vegetação. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 8,4x11,2cm.

BR.ESAMZZ.URB.053. Rua de paralelepípedo com uma grande demolição no primeiro plano. Ao fundo é possível ver uma escadaria e o Palácio Anchieta. [Atribuído a Rua 1º de Março antes de existir o Hotel Estoril]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17x23cm.

BR.ESAMZZ.URB.054. Fachada da Wertern Teelgraphic C° depois de recuada para prolongamento da Rua 7 de Setembro e Avenida Capichaba. Destaque para pessoas transitando e postes de energia. Vitória. 1926. 1f. P/B. 18x24,3cm.

BR.ESAMZZ.URB.055. Grande Catedral com uma torre centro com um relógio. Há um parapeito na rua em frente a igreja e diversas pessoas circulando. Inscrição: V. Rio Branco. Visconde do Rio Branco/MG. Sem Data. 1f. P/B. 23,4x17,4cm.

BR.ESAMZZ.URB.056. Vista aérea do Convento da Penha. Destaque para vista ao fundo da Prainha. Vila Velha. Sem Data. 1f. P/B. 23,4x17,7cm.

BR.ESAMZZ.URB.057. Mercado da Vila Rubim. É possível observas bastantes casas utilizadas como comércios. É possível identificar diversas manilhas e tubulações no primeiro plano da imagem. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,4x23,5cm.

BR.ESAMZZ.URB.058. Mercado da Vila Rubim. Há uma rua larga com postes de energias, no primeiro plano é possível identificar restos de demolição com pedras, pneu e madeiras. Há uma inscrição na imagem com o desenho de uma seta para uma das construções, atribuído a “S.F.O.E.I. Estatística/Mercado da Vila Rubim”. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,1x24,0cm.

BR.ESAMZZ.URB.059. Ribanceira com várias pedras e terra. Há uma escada de alvenaria no meio dessas pedras, o que pode ser atribuído a uma demolição. No entorno dessa ribanceira há algumas casas. Inscrição na foto: “Tirou do alto do Edifício P. Guimarães/X”. [Atribuído a Praça Costa Pereira]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 17,7x26,6cm.

BR.ESAMZZ.URB.060. Porto com navios de grande porte e alguns barcos menores trafegando por uma baía. Ao fundo há um morro, em primeiro plano é possível identificar telhados de casas. [Atribuído ao Porto de Vitória]. Vitória. Sem Data. 1f. P/B. 18,0x24,0cm.

NEGATIVOS EM POLIPROPILENO

SEÇÃO NEGATIVOS EM POLIPROPILENO

SÉRIE URBANISMO

Nível: 4 (seção). A seção está dividida em 3 Séries, não sequenciais na montagem física. Quantidade: 50 negativos.

SÉRIE POLÍTICA

BR.ESAMZZ.NEG.001. Políticos – A(8), B(8), C(8), D(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.004. Políticos – A(6), B(7), C(7). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.006. Políticos – A(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.008. Políticos – A(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.011. Políticos – A(5), B(8), C(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.015. Políticos – A(8), B(8), C(8), D(8), E(2). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.016. Políticos. Tribunal de Contas do Espírito Santo – A(9), B(9), C(9), D(9), E(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.017. Políticos. Assembleia Legislativa do Espírito Santo – A(9), B(9), C(9), D(9), E(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.024. Políticos e Desfiles Cívicos – A(8), B(8), C(8), D(7), E(5). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.025. Políticos – A(8), B(9), C(11), D(9). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.031. Políticos e Formaturas – A(7), B(9), C(9), D(10), E(9). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.033. Políticos e Urbanismo – A(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.036. Políticos – A(8), B(8), C(8), D(8), E(7). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.043. Políticos – A(9), B(8), C(8), D(6).

BR.ESAMZZ.NEG.048. Políticos – A(10).

SÉRIE SOCIAL

BR.ESAMZZ.NEG.002. Formaturas – A(6), B(6), C(6), D(5). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.003. Formaturas – A(8), B(8), C(8), D(8), E(7). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.009. Casamentos – A(8), B(8), C(8), D(8), E(6). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.010. Casamentos – A(7), B(6). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.012. Casamentos – A(7), B(9).

BR.ESAMZZ.NEG.013. Desfiles e Mulheres não identificadas – A(6), B(6). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.014. Casamentos – A(7), B(8), C(8), D(8), E(7). Sem Data.

58

BR.ESAMZZ.NEG.018. Desfiles Cívicos e Escolares – A(9), B(9), C(9), D(9), E(6). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.019. Casamentos – A(9), B(9), C(9), D(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.021. Casamentos – A(13), B(11). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.022. Casamentos – A(10), B(10), C(11). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.023. Casamentos – A(8), B(8), C(11). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.026. Casamentos – A(11), B(11). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.028. Casamentos – A(10), B(10), C(10). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.032. Formaturas – A(9), B(10), C(10), D(10), E(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.034. Formaturas – A(7), B(9), C(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.035. Formaturas – A(9), B(10), C(10), D(10), E(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.039. Casamentos – A(8), B(9), C(7), D(4). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.040. Casamentos – A(8), B(8), C(8), D(8), E(6). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.042. Formaturas – A(7), B(8), C(8), D(8), E(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.044. Casamentos – A(9), B(8), C(8), D(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.047. Casamentos – A(10), B(9), C(9). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.049. Casamentos – A(7), B(7), C(7), D(6), E(6). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.050. Casamentos – A(9), B(8). Sem Data.

SÉRIE FAMÍLIA

BR.ESAMZZ.NEG.005. Famílias – A(6). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.007. Famílias – A(10), B(9). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.020. Famílias – A(8), B(4). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.027. Famílias – A(12), B(11). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.029. Famílias – A(7), B(7). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.030. Famílias – A(6), B(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.037. Famílias – A(7). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.038. Famílias – A(3), B(5), C(3), D(5). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.041. Famílias – A(7), B(8), C(8), D(8), E(8). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.045. Famílias e Paisagens – A(9), B(8), C(9). Sem Data.

BR.ESAMZZ.NEG.046. Famílias – A(6), B(6), C(6). Sem Data.

59

NEGATIVOS EM VIDRO

SEÇÃO NEGATIVOS EM VIDRO

Nível: 4 (Seção). A seção está dividida em 3 Séries, não sequenciais na montagem física. Quantidade: 20 negativos.

SÉRIE SOCIAL

BR.ESAMZZ.VIDRO.003. Fotografia de mulher fazendo pose em estúdio. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.004. Noivos posando em ambiente. Destaque para o vestido da noiva em primeiro plano. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.005. Noiva sozinha posando em ambiente. Destaque para a calda do vestido em primeiro plano. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.010. Mulher com véu sentada em uma cadeira com buquê de flores no colo. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.014. Homem não identificado. Sem Data. 1u.

SÉRIE FAMÍLIA

BR.ESAMZZ.VIDRO.006. Casal com uma criança sentado sobre a mesa em primeiro plano. Ao fundo um arranjo de flores com uma bandeira. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.007. Mulher posando ao lado de uma árvore de natal com presentes. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.013. Montagem de duas crianças sentadas de pernas cruzadas em pose em estúdio. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.015. Uma criança com suspensórios e sorrindo. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.019. Carmélia Mazzei, filha de Alfredo Mazzei, realizando pose em estúdio. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.020. Casal Alfredo Mazzei e Biblides posando em um lugar aberto. Sem Data. 1u.

SÉRIE URBANISMO

BR.ESAMZZ.VIDRO.001. Propaganda de Bonde da Cidade de Vitória. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.002. Propaganda Construções de Prédios da Cidade de Vitória. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.008. Paisagem de um local com água, montanhas e vegetação a beira do local. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.009. Registro de Colatina vista de cima com destaque para a ponte sobre o Rio Doce. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.011. Vista parcial da ponte Florentino Avidos [atribuído]. Sem Data. 1u.

61

BR.ESAMZZ.VIDRO.012. Paisagem com destaque para uma ponte, um rio e a linha do trem. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.016. Duas pontes sobre um rio. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.017. Corredeiras de rio em um vale com duas montanhas. Sem Data. 1u.

BR.ESAMZZ.VIDRO.018. Rio calmo com vegetação rasteira. Sem Data. 1u.

62

ROLOS DE FILMES 16mm

SEÇÃO ROLOS DE FILMES

Nível: 4 (Seção). A Seção não está dividida em nenhuma Série. Quantidade: 18 rolos.

BR.ESAMZZ.FIL.001. Olimpíadas Escolares [parte 1]. Programação do Theatro Carlos Gomes e Clube Saldanha da Gama. Vitória. 08/09/1952. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.002. Olimpíadas Escolares [parte 2]. Vitória. 1952. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.003. Olimpíadas Escolares [Parte 3]. Pessoas dançando em uma Festa Junina com pau-de-sebo, corrida de saco e gincanas. Semana da Pátria. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.004. Festa na rua com pessoas dançando e apresentação ao ar livre de conjunto musical com dançarinas. Local enfeitado com bandeirolas. [Atribuído a presença do governador Jones dos Santos Neves no evento]. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.005. Companhia União Manufatura [atual Fábrica de Ideias]. Pessoas almoçam em refeitório; homem de terno discursa; grupo de autoridades entra em um espaço seguido por uma pequena multidão de observadores. [Atribuído a inauguração de uma escola ou instituição]. Apresentação cultural e enfeites de bandeirinha. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.006. Olimpíadas Escolares [Parte 4]. Solenidade com Arcebispo de Vitória. Imagens de uma praça com populares e brincadeiras de gincana. Autoridades de terno realizando discursos. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.007. Solenidade com alunos, religiosos e autoridades em região de Afonso Cláudio. Monsenhor, arcebispo e religiosos juntamente de crianças [Atribuído a Primeira Comunhão]. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.008. Zona Rural [Atribuído a Vale do Canaã e Santa Teresa]. Escola Técnica Agrícola de São João de Petrópolis. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.009. Casa de Fazenda. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.010. Autoridades em solenidade no Porto de Vitória. Autoridades em zona rural. Vitória. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.011. Família Mazzei. Fotogramas de uma mulher [Atribuídos a Lenize Mazzei]. Vitória. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.012. Família Mazzei [Parte 1]. Cenas em igreja, praça, pessoas e família em Visconde de Rio Branco e arredores. 260 minutos. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.013. Família Mazzei [Parte 2]. Cenas em igreja, praça, pessoas e família em Visconde de Rio Branco e arredores. 260 minutos. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.014. Cerimônia de Inauguração de edifícios [atribuído]. Sem Data. P/B. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.015. Não Identificado. Sem Data. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.016. Não Identificado. Sem Data. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.017. Não Identificado. Sem Data. 16 milímetros. Mudo.

BR.ESAMZZ.FIL.018. Não Identificado. Sem Data. 16 milímetros. Mudo.

64

DOCUMENTOS TEXTUAIS EM PAPEL

SEÇÃO DOCUMENTOS TEXTUAIS EM PAPEL

Nível: 4 (Seção). A Seção não está dividida em nenhuma Série. Quantidade: 29 documentos.

BR.ESAMZZ.DOC.001. Diploma de amigo do Rádio – Rádio Espírito Santo. Vitória/ES. 20/09/56. Rádio Espírito Santo. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.002. Cópia autenticada do Registro Civil e CPF de Alfredo Mazzei. Vitória/ES. 11/12/61. Instituto de Identificação e Técnica Policial ES. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.003. Convite para a participação da Avenida Beira Mar em Vitória ES. Vitória/ES. 23/05/62. Administração do Porto de Vitória. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.004. Diploma do Clube do Comércio e da Indústria do Estado do Espírito Santo. Vitória/ES. 15/04/70. Clube do Comércio e da Indústria do Estado do Espírito Santo. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.005. Diploma da II Convenção Nacional de Dirigentes Classistas. São Paulo/SP. 21/08/75. Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas do Estado de São Paulo. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.006. Diploma do I Congresso Brasileiro de Empresas Fotográficas. São Paulo/SP. 23/08/75. Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas do Estado de São Paulo. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.007. Homenagem do Centenário da Colonização Italiana no Espírito Santo. Vitória/ES. 08/09/75. Clube Ítalo Brasileiro. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.008. Jornal A Gazeta com reportagem “A História de um velho fotógrafo” de Rogério Medeiros. Vitória/ES. 29/09/76. A Gazeta. 7f.

BR.ESAMZZ.DOC.009. Certificado do IV Congresso Brasileiro de Empresas Fotográficas. Rio de Janeiro/RJ. 30/08/79. Associação Profissional dos Fotógrafos do Município do Rio de Janeiro. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.010. Certificado do V Congresso Brasileiro de Empresas Fotográficas. São Paulo/SP. 28/08/80. Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas do Estado de São Paulo. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.011. Revista Você. Matéria “Caminhos e descaminhos de Alfredo Mazzei o fotógrafo por excelência”. Vitória/ES. out./nov. 1994. Universidade Federal do Espírito Santo. 100f.

BR.ESAMZZ.DOC.012. Jornal A Gazeta com reportagem “O dom e os segredos de inventar moda” sobre Biblides Mazzei de Andrea Pena. Vitória/ES. 09/03/99. A Gazeta. 6f.

BR.ESAMZZ.DOC.013. Jornal A Gazeta com reportagem “Gente que Brilha” sobre Biblides Mazzei de Hélio Dórea. Vitória/ES. 21/03/99. A Gazeta. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.014. Certidão de Nascimento de Alfredo Mazzei. Ubá/MG. 13/11/00. Cartório da Paz. 3f.

BR.ESAMZZ.DOC.015. Certificado de Batismo de Angiolo Mazzei. Prato – Itália. 03/04/01. Curia Diocesana Prato. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.016. Ufficio di Stato Civile Angiolo Mazzi e Adele Pratesi. Provincia di Pistoia –Itália. 09/04/01. Comune di Quarrata. 1f.

66

BR.ESAMZZ.DOC.017. Jornal A Gazeta com nota “O Fotógrafo Mazzei” sobre a exposição “Ateliartemazzei” de Hélio Dórea. Vitória/ES. 02/08/01. A Gazeta. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.018. Convite para a exposição “Ateliartemazzei”. “Meio Século de atividade na fotografia capixaba (1931 a 1981)”. Vitória/ES. 03/08/01. Espaço Alternativo. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.019. Lista de presença da abertura da exposição “Ateliartemazzei”. Vitória/ES. 03/08/01. Espaço Alternativo. 16f.

BR.ESAMZZ.DOC.020. Jornal A Gazeta com nota sobre exposição “Ateliartemazzei” na coluna Exposições. Vitória/ES. 08/08/01. A Gazeta. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.021. Mandado e Retificação de Registro Civil da grafia Mazzei. Vitória/ES. 15/02/02 e 18/02/02. Vara Privativa dos Registros Públicos – Comarca de Vitória. 2f.

BR.ESAMZZ.DOC.022. Mandado de Retificação de Registro Civil da grafia de Angiolo Mazzei, Adele Pratese, Gaspero Mazzei e Cleofe Galeotti. Vitória/ES. 19/09/03. Vara Privativa dos Registros Públicos – Comarca de Vitória. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.023. Cópia autenticada de Certidão de Óbito de Alfredo Mazzei. Visconde de Rio Branco/MG. 03/08/04. Oficio Registral das Pessoas Naturais – Visconde do Rio Branco/MG. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.024. Certidão de Óbito de Alfredo Mazzei. Vitória/ES. 06/12/07. Cartório Sarlo. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.025. Certidão de Casamento em inteiro teor Alfredo Mazzei e Conceição Iannini. Ponte Nova/MG. 22/08/12. Cartório Brandão. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.026. Árvore Genealógica da Família Mazzei. Sem Data. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.027. Panfleto de Estúdio Fotográfico de Mazzei na rua Jerônimo Monteiro 381. Vitória/ES. Sem Data. 2f.

BR.ESAMZZ.DOC.028. Panfleto de Estúdio Fotográfico de Mazzei na rua Jerônimo Monteiro 161 (Cartunista Mendes RJ). Vitória/ES. Sem Data. 1f.

BR.ESAMZZ.DOC.029. Cópia do “Annuário” publicado com fotos e informações de Mazzei. Sem Data. 1f.

67

Estante com o acervo Mazzei após o trabalho de higienização, catalogação e conservação preventiva

Este projeto foi realizado com recursos do Funcultura ES através do edital de Acervos da SECULT-ES 2020. Os recursos do edital foram liberados em fevereiro de 2022 e todo o trabalho foi concluído até fevereiro de 2023. O custo total deste projeto foi de 30 mil reais.

contato com o autor deste catálogo MARCELLO FURTADO Furtado.marcello@gmail.com

contato com o produtor do projeto RICARDO SÁ ricalles@gmail.com

contato com detentores dos direitos sobre o acervo pessoal de Alfredo Mazzei TERESINHA MAZZEI teresinhamazzei@hotmail.com

Vitória - ES, março de 2023.
PRODUÇÃO APOIO Realizado com recurso do
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.