6 minute read

Grupo de Discipulado

GD - GUERREIROS

Talvez você já tenha ouvido falar e visto alguns homens com camisas ou camisetas com a palavra “guerreiros”, mas o que é esse movimento de guerreiros?

Advertisement

No nosso ministério de homens da IBB, chamado de HIBB, nós temos diversas frentes para envolver os homens, buscando o crescimento e amadurecimento cristão dos homens que participam da nossa igreja. Dentro dessa proposta de envolver os homens no crescimento à imagem de Cristo, em 2019 nos foi apresentado um material para discipulado chamado “Cada Homem um Guerreiro”, produzido pelo Ministério Rádio Trans Mundial – RTM. Ao conhecermos o material e ouvir alguns testemunhos daquilo que Deus estava fazendo na vida daqueles homens e suas famílias, ficamos muito animados em utilizar esse material dentro do nosso HIBB.

Convidamos os nossos líderes, que eram seis homens na época, para integrarem esse primeiro GD - Grupo de Discipulado Guerreiros, utilizando o material da “Cada Homem um Guerreiro”. Hoje temos 37 grupos com 227 homens participando ativamente desses grupos. São três livros, sendo o primeiro livro com ênfase no “Andar Com Deus”. Ele trabalha a questão do homem aprender a ter vida devocional, como estudar a Bíblia, decorar versículos e orar.

Com esse direcionamento, temos visto um resgate muito importante para os homens na leitura bíblica e meditação na Palavra de Deus.

O primeiro livro traz nove encontros que acontecem semanalmente. Uma lição semanal é feita individualmente, e um versículo para decorar durante a semana. Um dia da semana escolhido pelo grupo acontece o encontro de uma hora e meia para revisar e compartilhar o estudo da semana.

O livro dois, também com nove encontros, tem seu direcionamento para o “Casamento e criação de filhos”. Da mesma forma que o livro um, os encontros são semanais, de uma hora e meia cada encontro, com lições para a semana com revisão e compartilhamento no encontro semanal.

O livro três tem sua ênfase em algumas áreas muito importantes da vida do homem, como “Dinheiro, sexo, trabalho, tempos difíceis e fazendo sua vida valer a pena”. São dez lições que vão ajudar o homem a entender com muita clareza o seu papel como homem de Deus dentro da sociedade.

A cada encontro, os homens são desafiados a crescerem na estatura de Cristo, sendo Ele (Cristo) o nosso referencial a ser alcançado como homens, filhos, maridos, pais, amigos, profissionais e servos do Senhor.

Em cada lição, o participante precisa estudar o conteúdo da semana, ler e responder as questões, e decorar o versículo da semana para compartilhar com os demais participantes no dia do encontro. Nossos grupos, depois de iniciados, são fechados para que o grupo crie unidade e confiança entre eles. Assim, percebemos que isso gera liga entre os participantes e todos conseguem se desenvolver e crescer confiando uns nos outros, percebendo que todos têm lutas e desafios e que, em unidade, podem vencer as suas batalhas guerreando juntos com outros guerreiros.

Fica o nosso convite para você, homem adulto ou jovem, que quer crescer na Palavra e fazer parte de um movimento de Deus nesses dias no meio dos homens. Os novos grupos terão início após o nosso retiro de homens, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de agosto.

Roteiro PGM

Série: Dons do Espírito Roteiro: Diferentes dons, mas todos importantes

Por: Pr. Eduardo Arantes Quebra-gelo

Compartilhe com o grupo qual a sua profissão e depois comente a razão pela qual a escolheu.

“Você conhece a música Trabalhadores? Esta canção conta o que Jesus fez, e o que Ele espera que façamos. Vamos entoá-la meditando em cada palavra.

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”. Romanos 12.4–8. Que texto precioso escrito pelo apóstolo Paulo para a igreja de Roma! Que privilégio sermos chamados corpo de Cristo e coparticipantes da missão de pregar o Evangelho e servir ao próximo com dons e talentos dados pelo próprio Deus. Cada um com sua função, com sua particularidade, mas todos munidos de qualificações para a expansão do Reino de Deus em nossa geração.

Nestes versículos vemos que mesmo na unidade (formamos um corpo), existe a diversidade (temos diferentes dons para diferentes funções), a mutualidade (cada membro está ligado a todos os outros), e a utilidade (servir, ensinar, dar ânimo, contribuir, liderar, ser misericordioso). E tudo isso para que sendo igreja, sirvamos a nossa comunidade de fé, e intencionalmente alcancemos aqueles que ainda não conhecem a obra e pessoa de Jesus, para que também venham fazer parte do Corpo de Cristo.

01) Dons não são cargos, pois nem todo dom implica em uma função, e muitos dons não exigem função alguma. Ou seja, todo aquele que quiser servir terá como servir, e será com os dons que o Senhor já deu. Como você interpreta esta afirmação? E como tem servido com os dons que recebeu do Senhor?

02) Na lista de dons citados nos versículos acima (existem outras listas), vemos de forma específica os dons de fala (profecia, ensino e exortação) e os dons de serviço (servir, contribuir, liderar e mostrar misericórdia). Importante ressaltar que nenhum é mais importante que o outro. Compartilhe com o grupo de que forma você tem usado algum desses dons para abençoar pessoas, ou uma ocasião pontual onde alguém o serviu através de algum dos dons mencionados.

03) Algumas habilidades desenvolvidas durante a vida acadêmica e profissional podem colaborar na aplicação de alguns dons. Por exemplo, alguém que cursou pedagogia e tem o ensino como atividade Profissional possivelmente terá mais facilidade na estruturação de uma aula. Mas isso não é uma regra, pois muitas pessoas, mesmo sem conhecimento pedagógico algum, são excelentes mestres no ensino da Palavra.

O que precisa ficar claro é que o dom é do Espírito, e é Deus que os opera em nós. Mas eu e você podemos cooperar no sentido de entender quais dons temos, como desenvolvê-los e como aplicá-los com excelência.

Aquele que prega, aquele que ensina, aquela que organiza o estacionamento, aquele que ministra crianças, aquele que visita alguém enfermo, quando o faz por amor a Deus, tem em si o Espírito Santo e se torna um canal de bênção.

O Espírito Santo está te desafiando a servir em alguma área desta lista? Compartilhe com o grupo qual, pois talvez alguém em nosso meio possa te ajudar neste sentido.

*Na Jornada do Discípulo temos um módulo que se aprofunda no tema dons do Espírito.

Tempo de Orar

Orem para que o Espírito Santo nos mostre como e onde servir com os dons que o Senhor nos deu.

Peçam para que o Senhor nos ajude no conhecimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos dons recebidos.

Orem pelos pedidos uns dos outros.

Tema: Diferentes dons, mas todos importantes

Quebra-gelo

“O mestre mandou...” o professor falará “O mestre mandou colocar a mão no nariz” e todos colocam. Depois irá mudar as partes do corpo, ou ações (pular, abaixar etc...)

Louvor

youtu.be/YjoZhRSThqA

Tempo da Palavra

Você já bateu seu dedo mindinho do pé em algum móvel? Dói muito, né? Ou fez um machucado no joelho, parece que dói o corpo todinho!

O dedinho é tão pequeno, mas é muito importante para o corpo todo. A Bíblia fala que nós somos como os membros do Corpo de Cristo.

Cada um tem uma função, é importante para o bem de todo o corpo.

As vezes achamos que o trabalho que outra pessoa está fazendo, como recolher o lixo da sala, arrumar as cadeiras, não é importante. Mas Deus através do Espírito Santo, dá a capacidade para cada um participar do trabalho de Deus.

Talvez a pessoa não goste de falar em público, mas seja muito boa em arrumar a sala. Deus se alegra quando usamos o que sabemos fazer para ajudar os outros, para levar outras pessoas a conhecer Jesus. Talvez você saiba cantar, ou ser um bom amigo, alguém que ajuda quem está triste. Isso é muito importante.

Deus dá dons, através do Espírito, isto é, habilidades especiais para cada um de nós. Ele deseja que usando o que você sabe fazer, você e eu possamos contribuir para o crescimento uns dos outros.

Tempo de Orar

O que você sabe fazer bem? Como você poderia usar isso para ajudar os outros?

Orar para Deus nos mostrar onde podemos melhorar alguma habilidade que temos.

Agradecer por cada pessoa e a capacidade que ela tem.

Vamos procurar as palavras