Madeira & Porto Santo - Edição de Bolso - Português

Page 1

MADEIRA & PORTO SANTOedição de bolso

A tua Madeira

Com uma localização privilegiada, a Madeira é o destino de férias perfeito!

O arquipélago da Madeira repousa sobre o oceano Atlântico, a 1000 km do continente europeu e a 700 km de Marrocos. Com ligações diretas diárias aos principais aeroportos europeus e outras ao resto do mundo, visitar-nos, nunca foi tão fácil.

Entre o pico mais alto e o mergulho mais profundo, os limites são impostos apenas por si.

Quer esteja à procura de se envolver com a Natureza, relaxar junto ao mar ou absorver a cultura e gastronomia locais, a Ilha da Madeira é uma opção incrível para todos os gostos, 365 dias por ano.

O clima da Madeira, ameno todo o ano, tem pequenas variações de temperatura sazonais.

VERÃO INVERNO

25º

Clima 20º

20º

Temperatura Mínima Média Temperatura Média da Água do Mar

Temperatura Máxima Média 24º

13º

Temperatura Mínima Média

VERÃO INVERNO

Temperatura Máxima Média 18º

Madeira
01A tua Natureza Pontos de Interesse natureza 03 lifestyle 02O teu Mar Pontos de Interesse mar 04 porto santo A tua Cultura A tua Gastronomia O teu Funchal O teu Porto Santo Pontos de Interesse

A tua Natureza

É na exuberância da paisagem natural que residem várias das principais atrações da ilha da Madeira. As montanhas verdejantes com os seus trilhos naturais e os picos íngremes que quase tocam o azul do céu, conferem à ilha uma identidade única, repleta de cores e texturas.

Deixe-se fascinar pela vegetação luxuriante, pela água que corre em cascatas, levadas e ribeiras, bem como pela comunhão perfeita entre a nossa fauna e a nossa flora.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Pico do Areeiro Pico Ruivo Fanal
de
Lourenço Balcões Laurissilva
Palheiro
5 1 7 3 4 8 6 2 9 10 Legenda
Ponta
São
Cabo Girão Eira do Serrado Clube de Golf do Santo da Serra
Golf
Conheça mais:

Pico do Areeiro

É a 1818 metros de altitude que se localiza o célebre Pico do Areeiro. Com uma vista magnífica sobre o centro da ilha da Madeira, este pico é o terceiro ponto mais alto da ilha, rodeado de vegetação exótica.

Além da excelente vista, é um ponto de partida para o percurso pedestre em direção ao Pico Ruivo, o ponto mais alto do arquipélago, a 1862 metros de altitude. Em dias de céu limpo é possível avistar do seu alto, a freguesia do Curral das Freiras, a Ponta de São Lourenço e, até a ilha vizinha, o Porto Santo.

Recomenda-se vivamente ver o nascer do sol entre as nuvens no Pico do Areeiro. É uma experiência inesquecível!

Pico Ruivo

É o ponto mais alto da Madeira, localizado a 1862 metros de altitude. O percurso pedestre de acesso ao cume é de 2,8 km - cerca de uma hora e meia de caminhada, com partida e regresso pela Achada do Teixeira. O Pico Ruivo é, ainda, o ponto de partida para três trilhos - Vereda do Pico do Areeiro, Vereda da Encumeada e Vereda da Ilha - que dão acesso a diferentes locais da ilha da Madeira.

Na Achada do Teixeira é possível visitar, junto à casa de abrigo, o “Homem em pé”, uma formação rochosa basáltica.

Há vários abrigos ao longo da subida para o Pico Ruivo que permitem descanso para os caminhantes. Durante o percurso, é possível observar o vale da Ribeira Seca (Pico das Torres), o Pico do Areeiro, a serra de Santana e o Parque Florestal das Queimadas.

Fanal

Classificado pelo Parque Natural da Madeira como “Reserva de Repouso e Silêncio”, o Fanal é um paraíso natural, pintado com mil tons de verde e guardado por árvores tão antigas como a própria ilha. Localizada no planalto do Paul da Serra (Porto Moniz), a vereda de acesso ao Fanal culmina no Posto Florestal do Fanal, atravessando parte da floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial Natural, pela Unesco, desde 1999.

Ponta de São Lourenço

É a península mais a este da ilha da Madeira. Tem origem vulcânica e dela fazem parte o Ilhéu da Cevada ou dos Desembarcadouros e o Ilhéu da Ponta de S. Lourenço. Toda a península está classificada, a nível europeu, como sítio de importância comunitária - Rede Natura 2000.

Balcões

Com início na Estrada Regional 103, no Ribeiro Frio, a Vereda dos Balcões é um pequeno trilho que segue a Levada da Serra do Faial e culmina no miradouro dos Balcões. A vista sobre o vale da Ribeira da Metade e sobre a freguesia do Faial é soberba.

Laurissilva

É o nome pelo qual é conhecida a floresta subtropical indígena da Madeira. Em abundância nas zonas mais altas do norte da ilha, esta flora prefere a humidade e as temperaturas amenas típicas desta zona. As árvores que a compõem pertencem à família das lauráceas e a melhor forma de a explorar é através dos vários trilhos, veredas e levadas.

Cabo Girão

O Cabo Girão é considerado o cabo mais alto da Europa, com 580 metros de altura. O miradouro ali construído, proporciona panoramas incríveis sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão, para além de apresentar algo verdadeiramente único: um skywalk que permite andar num chão de vidro transparente. Algo que merece ser vivido!

Eira do Serrado

Situado a 1095 metros de altitude, o Miradouro da Eira do Serrado oferece uma vista indescritível sobre a freguesia do Curral das Freiras (concelho de Câmara de Lobos) e sobre as imponentes montanhas do Maciço Central. É possível aceder ao miradouro pela vereda que parte da Estalagem Eira do Serrado.

Clube de Golf do Santo da Serra

É a vista sobre as montanhas e sobre o mar que tornam o campo de golf do Santo da Serra um local único para a prática da modalidade. Situado a apenas a 15 minutos do Aeroporto Internacional da Madeira, goza de três campos com uma área total de 9000 metros.

Palheiro Golf

Com uma vista de beleza única sobre a baía do Funchal, o mar e as ilhas Desertas, o campo de golf do Palheiro Ferreiro localiza-se junto aos jardins da Quinta do Palheiro e conta com uma área de 6000 metros.

Conheça mais:

O teu Mar

O arquipélago da Madeira descansa sobre o Oceano Atlântico. Deste arquipélago fazem parte duas ilhas principais e habitadas: a Madeira e o Porto Santo, e também grupos de ilhas não habitadas, que constituem reservas naturais: As Desertas e as Selvagens.

O mar é, portanto, uma entidade omnipresente, influenciando positivamente a vida dos madeirenses. A sua temperatura, nunca abaixo dos 18ºC, é convidativa tanto a visitas às belas praias madeirenses, sejam elas de calhau, de areia ou confortáveis complexos balneares, bem como à pratica de todo o tipo de atividades náuticas, todo o ano.

1 2 3 4 5 6
Fajã dos Padres Praia do Porto do Seixal Piscinas Naturais do Porto Moniz Prainha Complexo Balnear do Lido
1 3 4 2 5 6
Reserva Natural do Garajau Legenda

Fajã dos Padres

“Fajã” é um termo utilizado nas ilhas para descrever uma porção de terreno cultivável e plano, junto ao mar. O sítio da Fajã dos Padres é um dos tesouros da ilha da Madeira e localiza-se entre o mar e as falésias íngremes, no sopé do Cabo Girão. O acesso é feito por barco ou pelo teleférico situado na Quinta Grande.

Numa das frentes da fajã é possível observar uma praia de calhau rolado. A transparência das águas, naquela zona, convida à prática de mergulho e de pesca. Há ainda uma área de solário com chapéus de sol e espreguiçadeiras, para que os banhistas usufruam do local, o ano todo.

Praia do Porto do Seixal

A Praia do Porto do Seixal é uma praia pequena de origem vulcânica, formada por areia negra, que se destaca pelas imponentes montanhas verdejantes junto ao areal, intercetadas por cascatas. Daqui, podemos admirar a deslumbrante costa norte da ilha e a sua fronteira com o mar. A Praia do Porto do Seixal é considerada um local majestoso para ver o nascer do sol, sendo ainda uma praia de eleição para a iniciação ao Surf.

Piscinas Naturais do Porto Moniz

As piscinas naturais do Porto Moniz estão entre as mais populares atrações da ilha da Madeira e situam-se na costa norte. A paisagem verdejante das montanhas e a água do mar, renovando-se ciclicamente nas rochas vulcânicas, conjugam os elementos terra e água numa idílica perfeição.

Prainha

Localizada perto da ponta de São Lourenço, a Prainha destaca-se por ser a única praia no arquipélago em que a areia é de cor acobreada. A paisagem contrasta com as montanhas verdejantes da ilha, sendo árida e caiada de amarelos e castanhos.

Complexo Balnear do Lido

Situado numa das zonas mais emblemáticas do Funchal, junto ao Passeio Público Marítimo, este complexo balnear tem vista para o ilhéu do Lido. Erigido sobre o mar, é composto por vários patamares, oferecendo aos banhistas e turistas vistas únicas sobre o Oceano Atlântico.

Reserva Natural do Garajau

A primeira reserva exclusivamente marinha criada em Portugal, no ano de 1986, encontra-se situada na costa sul da Ilha, próximo da praia do Garajau, na freguesia do Caniço. É um dos locais mais interessantes para a prática de mergulho no arquipélago, devido à transparência da água e, também, pela peculiaridade da fauna residente e de espécies costeiras.

Legenda

Conheça mais:

A tua Cultura

A Madeira abraça um mundo de tradições.

De componente religiosa ou secular, ligadas ao artesanato, à natureza ou à música, o povo madeirense é exímio em manter vivos os seus costumes.

O património cultural do arquipélago, construído ao longo de seis séculos de história, é tão importante quanto a sua diversidade natural.

1 2 3 4 5
Casas de Santana Carros de Cesto Sé Catedral do Funchal Bordal - Bordados da Madeira Fábrica Santo António
1 3 5 2 4

Casas de Santana

As Casas de Santana são uma das imagens de marca da ilha da Madeira. De arquitetura ímpar, estas atrações são a representação das construções típicas, feitas em madeira, colmo e varas de folhado ou de urze. Este tipo de construção foi replicado durante séculos, pois os materiais usados para a sua edificação eram abundantes e significativamente mais baratos do que a pedra (matéria-prima apenas acessível a famílias com grande poder de compra). As Casinhas de Santana, como são também conhecidas, possuem o emblemático formato triangular e são compostas pela área habitacional (quarto e cozinha), e por um pequeno sótão, onde se armazenavam sementes e outros produtos agrícolas.

Carros de Cesto

São um dos ex-líbris da ilha da Madeira! Fabricados com madeira e vime, e deslizam pelas ruas íngremes da cidade.

Surgiram no século XIX como forma de transportar pessoas e mercadorias, do Monte para o Funchal. Atualmente, recriam o trajeto parcialmente, até à freguesia do Livramento, num percurso que tem cerca de dois quilómetros, feito ao longo de dez minutos.

Fabricados de forma artesanal com madeira de eucalipto e vimes provenientes do Curral das Freiras, têm o seu assento estofado e, nas extremidades da estrutura, são colocadas cordas.

A controlar a descida, dois experientes profissionais chamados “Carreiros”, garantem que a diversão é acompanhada de toda a segurança.

Sé Catedral do Funchal

A Sé Catedral é o principal templo religioso do arquipélago. O teto mudéjar, da autoria do mestre de obras Pêro Anes, cobre uma área superior a 1.500 m2, e é considerado a maior obra deste género em Portugal e, provavelmente, em toda a Europa, possuindo, igualmente, uma das mais complexas armações de carpintaria de alfarge, construídas em madeira de cedro insular (Juniperus maderensis).

Nesta Catedral destaca-se, também, o retábulo da capela-mor, constituído por talha dourada e adornado com esculturas e pinturas a óleo. O retábulo tem um valor arquitetónico e histórico inegável, tanto pela perícia na técnica de construção, como pelo facto de ser o único deste período que

Bordal - Bordados da Madeira

É um dos mais antigos e populares fabricantes e exportadores do célebre Bordado da Madeira. Fundado há 60 anos, o local que integra o Roteiro Histórico do Bordado da Madeira, é um museu vivo e uma loja em simultâneo. Aqui, é possível conhecer o processo de produção artesanal do bordado, numa tradição mantida há mais de 150 anos.

Fábrica

Santo António

Com mais de um século de história, a Fábrica Santo António dedica-se ao fabrico de doçaria artesanal madeirense.

Desde os típicos rebuçados com aroma a eucalipto, funcho e maracujá, ao bolo de mel, passando pelas compotas e broas; há doces para todos os gostos!

Conheça mais:

A tua Gastronomia

A gastronomia e o vinho andam de mão dada e fazem parte do ADN do arquipélago da Madeira.

Do célebre Vinho da Madeira ao tradicional bolo do caco, da espetada ao bife de atum, sem esquecer o milho frito e as lapas grelhadas, a Madeira é um paraíso de mil sabores e, quem nos visita fica, justificadamente, encantado com a nossa cozinha.

1 2 3 4 5 7 6
Bolo de Mel e Broas Fruta Lapas Grelhadas; Castanhetas; Caramujos Rum Espetada Bolo do Caco Madeira Wine
1 3 5 2 4 6 7
Legenda

Bolo de Mel e Broas

O Bolo de Mel madeirense, é uma receita que data dos tempos em que a cana-de-açúcar era o grande impulsionador da economia da Região.

Este bolo é, então, tradicionalmente preparado com o mel de cana sacarina, levando, como qualquer outro bolo, farinha e fermento, mas também alguns ingredientes especiais como ervadoce, canela, cravinho, amêndoas e vinho madeira. Uma delícia que todos os madeirenses têm em casa, especialmente na época natalícia.

O mesmo acontece com as broas de mel, feitas artesanalmente, que têm no mel proveniente da cana-de-açúcar o seu ingrediente principal, e que, à semelhança do bolo de mel, quando bemacondicionadas, atingem uma grande longevidade, podendo ser guardadas, durante largos meses, até serem consumidas.

Fruta

No Mercado dos Lavradores pode encontrar as frutas tropicais do arquipélago da Madeira, sempre frescas e deliciosas, prontas a consumir. As mais populares são o tabaibo (figo-da-índia), a pera-abacate, a papaia, o maracujá banana, o tomate inglês e a anona. Fazem as delícias dos visitantes, uma vez que, algumas destas frutas, não se encontram na Europa continental.

Marisco

O marisco tem um papel fulcral na gastronomia regional. As lapas grelhadas, servidas como entrada, são uma iguaria muito apreciada, especialmente quando temperadas com manteiga e sumo de limão e se apresentam à mesa, numa frigideira ainda a fumegar. Igualmente apetecíveis são os caramujos: pequenos caracóis marinhos, que aguçam o apetite de qualquer amante de marisco.

Rum

O “Rum da Madeira”, muitas vezes conhecido como “aguardente de cana” ou “aguardente de cana sacarina”, resulta da fermentação alcoólica e destilação do suco da cana-de-açúcar. A sua produção natural faz parte das tradições da ilha, há várias gerações.

O rum mais novo, conhecido por “rum natural”, é a base da receita da famosa Poncha da Madeira. O rum é uma especialidade do Porto da Cruz, valendo a pena a visita ao seu engenho.

Espetada

A espetada é uma das especialidades da Madeira. A simplicidade do tempero e a fácil confeção tornam-no num dos pratos mais populares. Muitas vezes, a carne é grelhada em espetos de loureiro, permitindo que o aroma passe para a mesma.

Bolo do Caco

Acredita-se que o bolo do caco tenha tido a sua origem no início da colonização do Porto Santo. A receita era simples e o pão, de aspeto achatado, podia ser cozido num caco de basalto colocado diretamente nas brasas quentes. Atualmente é iguaria presente em todos os bares e restaurantes e serve-se com uma boa dose de manteiga de alho.

Madeira Wine

Localizada no Funchal, onde antes se erguia o Convento de São Francisco no século XVII, a Madeira Wine Company –Blandy’s Wine Lodge, estabeleceu aqui a sua sede. Num negócio que se mantém na mesma família e que remonta a 1811, aqui encontram-se as mais antigas adegas de Vinho Madeira do mundo.

Legenda

O teu Funchal

O Funchal é a capital do arquipélago da Madeira, situando-se numa baía, na costa sul da ilha.

Ponto cosmopolita e fervilhante, resplandece a partir do anfiteatro natural onde repousa, flanqueado por montanhas e vales. O Funchal é o equilíbrio perfeito entre natureza e urbanismo e, distribuídos pelos seus cerca de 76km2 de área, encontramos os mais belos e tropicais jardins, monumentos seculares e o seu mercado efervescente.

Conheça mais:

Jardim Botânico Jardim Tropical Monte Palace Teleféricos do Monte Zona Velha da Cidade Mercado dos Lavradores
1 3 4 2 5 6 1 2 3 4 5 6
Jardim Municipal

Jardim Botânico

O Jardim Botânico da Madeira é uma referência pela diversidade de flora exótica que preserva e exibe. As cores vivas e exuberantes, em conjunto com a variedade de formas geométricas que se encontram na natureza, fazem as delícias de botânicos, turistas e locais.

No Jardim Botânico contam-se mais de 3000 variedades de plantas dispostas ao longo de 80.000 metros quadrados.

Nos meandros do jardim, pode visitar-se o Museu de História Natural, a Casa de Santana, o Arboreto (onde poderá observar plantas oriundas de diferentes partes do globo) e a Furna dos Namorados.

As plantas aromáticas e medicinais, o roseiral e a flora endémica e indígena são também pontos de interesse para os visitantes do jardim.

Jardim Tropical Monte Palace

Situado no topo de uma colina, na freguesia do Monte, o Jardim Monte Palace Madeira oferece uma vista maravilhosa sobre a baía do Funchal. No século XX, este espaço era um hotel de luxo tendo, portanto, uma grande importância histórica.

O seu jardim destaca-se pela presença de 100.000 espécies vegetais, entre as quais urzes, árvores e fetos. Podem também encontrar-se cicas centenárias.

Há uma parte do jardim dedicada à flora madeirense, onde se encontram diversas espécies de Laurissilva da Macaronésia e plantas como o Mocano.

Do jardim fazem ainda parte plantas exóticas provenientes de vários continentes, e nos seus variados lagos peixes Koi saltam à vista, pela sua diversidade cromática.

Teleféricos do Funchal

O Teleférico do Funchal liga a zona velha da cidade à freguesia do Monte. Numa viagem que demora cerca de 15 minutos, terá o privilégio de usufruir de panoramas ímpares, enquanto se afasta da cidade e se aproxima da natureza verdejante. Tudo isto com o Oceano Atlântico como pano de fundo.

Zona Velha da Cidade

Acredita-se que esta foi a primeira zona da cidade a ser povoada. As suas ruas de calçada tipicamente estreitas e as fachadas dos seus edifícios, transformam este espaço num local de grande valor histórico e patrimonial.

Nesta parte da baixa do Funchal nasceram restaurantes em antigas casas de arquitetura tradicional, dedicados aos mais variados tipos de cozinha.

Mercado dos Lavradores

Inaugurado durante o Estado Novo, é um exemplo arquitetónico da época e foi construído para se tornar um polo abastecedor da cidade.

Visitar o Mercado dos Lavradores é uma experiência inebriante. Por entre as frutas, o peixe, os doces e os souvenirs, transborda a energia contagiante dos seus comerciantes que fazem com que uma visita ao mercado seja sempre especial.

Jardim Municipal

O Jardim Municipal localiza-se a norte da Avenida Arriaga onde, em tempos, teve lugar o Convento de São Francisco. Foi também conhecido por Jardim Dona Amélia, em homenagem à antiga Rainha de Portugal.

Neste jardim encontra-se flora indígena da região, mas também plantas oriundas de vários continentes. Dele fazem parte um lago, lar de alguns peixes e aves, e um auditório destinado a atividades culturais.

Conheça mais:

O teu Porto Santo

Conhecida pela praia de areia paradisíaca, a Ilha do Porto Santo é muito mais do que um destino de férias para o seu verão.

A extensão de nove quilómetros de areia dourada e de propriedades terapêuticas, juntamente com o seu mar azul-turquesa, são a eterna imagem de marca desta ilha, mas, ao longo dos seus 42 km, há um sem-número de atrações que não pode perder.

A ilha dourada merece definitivamente a sua visita. Aterrando diretamente no aeroporto do Porto Santo ou deslocando-se a bordo do ferry que parte diariamente do porto do Funchal, uma visita ao arquipélago só fica completa depois de conhecer, na primeira pessoa, o encanto do Porto Santo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9
Casa do Colombo Cais Velho Miradouro da Portela – Moinhos Vereda Pico Branco - Terra Chã Porto das Salemas Miradouro das Flores Pico Ana Ferreira Praia do Porto Santo
5 1 7 3 4 8 6 2 9
Porto Santo Golf
Legenda

Casa do Colombo

A história diz-nos que esta foi a casa onde viveu Cristóvão Colombo durante a temporada que passou no Porto Santo, no período que procedeu ao seu casamento com Filipa de Moniz, filha do primeiro capitão donatário da ilha.

Atualmente um museu, o edifício é resultado da uniformização de duas construções, fruto de obras que decorreram nos séculos XVIII e XIX.

Existe uma sala de exposições dedicada à expansão marítima portuguesa e ainda quatro salas temáticas: uma consignada à Expansão Portuguesa, outra à Biografia de Cristóvão Colombo, sendo a terceira e a quarta destinadas ao império colonial holandês.

Cais Velho

É um antigo cais português ao dispor da ilha do Porto Santo. Aqui, no passado, desembarcavam passageiros e mercadorias. Nos dias de hoje é considerado um monumento histórico, mas também é utilizado para atividades de lazer, como o mergulho. As águas circundantes são cristalinas e a praia local é um ponto turístico de interesse.

Os pilares que constituem o Cais Velho têm 4 metros de altura e são equidistantes. Toda a estrutura, reabilitada em 2017, tem mais de 100 metros de comprimento.

Miradouro da Portela – Moinhos

O Miradouro da Portela oferece uma vista panorâmica inesquecível sobre a Ilha do Porto Santo.

Fica localizado a este da cidade e, nas proximidades, é possível encontrar vários moinhos que foram, em tempos, de grande utilidade para toda a ilha. Alguns destes moinhos foram restaurados e são considerados autênticas relíquias.

A caminho do miradouro observa-se a paisagem árida, os moinhos de vento, as palmeiras e, ainda, a Capela de Nossa Senhora da Graça.

O Miradouro da Portela é um local de eleição na noite de Ano Novo, oferecendo uma vista privilegiada para o espetáculo de fogo de artifício do Porto Santo.

Vereda Pico Branco - Terra Chã

Este trilho que tem início na estrada regional E.R. 111 e termina na Terra-Chã, tem 2,7 km. É aqui que se pode observar o maior número de exemplares de flora indígena bem conservada, na ilha. Os miradouros ao longo da vereda dispõem de uma vista para os vários pontos da ilha: Pico do Concelho, Ilhéu de Cima, Portela, Ilhéu de Baixo, entre outros.

Porto das Salemas

Localizado na parte norte da ilha, numa pequena enseada, o Porto das Salemas é de uma beleza única. Este Porto é mais um paraíso longe da confusão, apenas acessível a pé. Aqui, quando a maré está baixa, formam-se pequenas piscinas naturais, nas quais vai querer deixar-se descansar, usufruindo da temperatura convidativa das águas de tom azulesverdeado, do Porto Santo.

Miradouro das Flores

Situado na costa sul, o Miradouro das Flores oferece uma vista definitiva sobre o Porto Santo e a sua praia. Daqui observamse, também, outros locais de referência como a Praia da Calheta, os ilhéus de Ferro, da Cal e de Cima. Tanto o percurso até ao miradouro, como o próprio Miradouro das Flores, são dignos de registos fotográficos.

Pico Ana Ferreira

É o ponto mais alto da parte ocidental do Porto Santo. Com 283 metros de altitude, é constituído por um conjunto de colunas perfeitas com a forma de prismas, resultantes da atividade vulcânica que teve lugar há milhares de anos. As colunas são visíveis ao longo de mais de um quilómetro.

Praia do Porto Santo

Compreendendo toda a costa sul da ilha, a Praia do Porto Santo, com a sua areia amarela, é conhecida pela sua beleza natural e pelas suas propriedades terapêuticas no tratamento de problemas ortopédicos e de circulação.

É a única praia natural com areia amarela em todo o arquipélago da Madeira e estende-se por nove quilómetros.

Porto Santo Golf Club

Se é fã de golf, descubra o campo que lhe vai proporcionar tacadas esplêndidas, acompanhadas por vistas de cortar a respiração.

O campo de golf do Porto Santo tem 18 buracos e dispõe de duas áreas distintas: o percurso Sul, tipicamente americano, ponteado com lagos e que exige um jogo intenso, e o percurso Norte, que se estende no topo das falésias de basalto.

Contactos

Via Expresso - Emergency Road Service (São Vicente, Porto Moniz, Santana, Calheta)

800 203 040

geral@viaexpresso.com

112

Número Europeu de Emergência Hospital

(+351) 291 705 600

ssocialhm@srs.pt

www.sesaram.pt

SMM - Serviços Médicos de Urgência

(+351) 291 204 480

(+351) 927 813 729

geral@servicosmedicos.com

www.servicosmedicos.com

Serviço Regional de Proteção Civil, IP - RAM

(+351) 291 700 112

(+351) 961 943 303

srpc@gov-madeira.pt

www.procivmadeira.pt

SANAS - Socorro no Mar - Emergency at Sea

(+351) 291 230 112

secgeral@sanasmadeira.pt

www.sanasmadeira.pt

Via Litoral - Emergency Road Service (Caniçal / Ribeira Brava)

800 290 290

vialitoral@vialitoral.com

www.vialitoral.com

www.viaexpresso.com

Bombeiros Municipais do Funchal

(+351) 291 200 930

bmf@netmadeira.com

www.cm-funchal.pt

Bombeiros Voluntários Madeirenses

(+351) 291 225 067

(+351) 291 223 056

bvm@netmadeira.com

www.ahbvm.pt

Polícia de Segurança Pública - PSP

(+351) 291 208 400

crmadeira@psp.pt

www.psp.pt

Polícia Judiciária - PJ

(+351) 291 220 800

dic.funchal@pj.pt

www.policiajudiciaria.pt

Guarda Nacional Republicana - GNR

(+351) 291 214 460

ct.mad.dfun.pfun@gnr.pt

www.gnr.pt

Polícia Marítima - PM

(+351) 916 600 707

policiamaritima.funchal@amn.pt

www.amn.pt

cria aqui o teu roteiro

www.visitmadeira.com geral@ap-madeira.pt Associação de Promoção da Madeira Rua dos Aranhas, nº24/26 9000-044 Funchal - Portugal
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.