Revista A Palavra - Maio/2023

Page 1

EDIÇÃO 135 | MAIO/2023 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ESPECIAL Confira as celebrações da Semana Santa

4
10
ESPIRITUALIDADE Milagres na Comunidade Santa Rita ESPIRITUALIDADE Superação marca história da Comunidade N. Sra. de Fátima
11

Apresentação

Por Ideia Comunicação

O mês de maio inicia com reverência a Maria, Rainha de nossa história jubilar. Mais uma vez, enquanto Paróquia São Luís Gonzaga, somos convidados a construir juntos o Jardim de Nossa Senhora, oferecendo flores aos pés da imagem de madeira, na igreja Matriz.

Essa devoção à mãe de Jesus é uma forte característica da comunidade católica de Brusque e região. Nessa jornada, que já alcança a marca de 150 anos, percebemos o carinho e a inclinação de cada fiel em chegar ao coração de Deus pela intercessão de Nossa Senhora.

Outro destaque da Revista A Palavra é um conteúdo especial com diversos registros das celebrações da Semana Santa, na Matriz e nas Comunidades. Desde o Domingo de Ramos, até o Domingo de Páscoa, foi expressiva a participação das pessoas nas missas e nos demais momentos penitenciais, como caminhadas e via-sacra.

Em maio também comemoramos a história de duas de nossas Comunidades: Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita. Nas páginas a seguir, será possível conhecer um pouco mais sobre o movimento dessas duas localidades e o bem que fazem através da fé e da oração.

A entrevista, preparada com carinho, apresenta a Pastoral do Empreendedor, formada há um ano na paróquia. O grupo tem reunido cada vez mais adeptos, ao propor uma linguagem dinâmica e acolher quem se compromete em gerar emprego e renda, na cidade e região.

Por fim, veja como foi o mês de abril na Paróquia e muitos dos acontecimentos que movimentaram nossas Comunidades, Pastorais e Movimentos.

EDITORIAL
IDEIA COMUNICAÇÃO
2 | REVISTA A PALAVRA
Boa leitura!

Mês mariano jubilar

Querido paroquiano,

Iniciamos o mês que toca nosso ser por lembrarmos daquela a quem devemos a vida: nossa mãe! O cuidado, a ternura e a intercessão são virtudes próprias de você mãe!

As mesmas virtudes encontramos em nossa Mãe celestial e, creio que seja Nela, que as mães terrenas se inspiram para viver a maternidade! Sentimos espiritualmente o cuidado, a ternura e a intercessão de Maria!

Com o mesmo espírito filial com que nos dirigimos à nossa mãe na terra, nos elevamos à Mãezinha do céu, porque sabemos a graça e a bênção de podermos contar com ela!

Cada um de nós, ao olharmos para nossa história, reconhecemos quão importante e fundamental foi e é a pessoa de nossa mãe e de Maria! O que somos é fruto da dedicação materna em nós!

Não é diferente o que vivemos como Paróquia! Neste ano de celebração jubilar percebemos

a presença constante de Maria, como Mãe e Intercessora em tudo o que vivemos e fizemos nestes 150 anos! Quantas graças recebemos como paróquia e quantas pessoas foram agraciadas sob a intercessão de Maria! Quantas preces diárias são elevadas a Deus por meio dela! Quantos rosários são rezados diariamente na soma de todos os terços que nossos fiéis rezam! Quantas festas marianas preparamos e celebramos com piedade e devoção! Quantas imagens de Maria, sob os mais diversos títulos, estão colocadas em nossas casas e igrejas para nos lembrar de que ela sempre olha por nós!

Vivamos este mês mariano jubilar com intensidade e alegria! Expressamos nosso amor e confiança à Maria, no jardim que preparamos, nas orações e celebrações que participamos e na oração pessoal que elevamos. Que juntos digamos um constante “obrigado” pela presença amorosa da Mãe de Deus e nossa na história e nossa Paróquia!

PALAVRA DO PÁROCO
PE. DIOMAR ROMANIV, SCJ
3 | REVISTA A PALAVRA

Na Matriz e nas Comunidades, foi expressiva a participação dos fiéis durante as celebrações, que iniciaram em 2 de abril, com o Domingo de Ramos. Via-Sacra pelas ruas e caminhada penitencial até o Santuário de Azambuja, também marcaram essa programação, retomada com o Tríduo Pascal, na Quintafeira Santa, até a Vigília, no Sábado de Aleluia. Já no Domingo de Páscoa, muitos acordaram cedo para acompanhar a Aurora Festiva e o tão esperado anúncio: Jesus ressuscitou!

“O raiar deste novo dia traz esperança e alegria. Hoje brilha a paz na terra, nasce uma nova humanidade”, aclamou o pároco, padre Diomar Romaniv, ao iniciar sua homilia no Domingo de Páscoa.

“A vida verdadeira, conquistada por Cristo, não é marcada apenas pela angústia e a agonia da noite da quinta-feira; também não é apenas pelo peso, a tristeza e a dor da sexta-feira e nem pela escuridão e o silêncio sepulcral do sábado. A vida verdadeira é feita da paz, da esperança, e da alegria, como o que sentimos hoje, na ressurreição do Senhor”, refletiu. A Revista A Palavra preparou uma galeria de fotos, para expor momentos especiais da Semana Santa, na Matriz e nas Comunidades.

Domingo de Ramos

“A cada ano os cristãos repetem esse gesto, para lembrar e comemorar a vitória de Cristo, expressar que o acolhemos e o reconhecemos como enviado do Pai para a nossa salvação”, padre Diomar Romaniv.

Comunidade Santo Antônio

Comunidade São José

POR GUÉDRIA MOTTA
Foto: Ramos Santo Antônio
SEMANA SANTA
Foto: Bruna Tomasoni
A Paróquia São Luís Gonzaga viveu com intensidade a Semana Santa em 2023.
4 | REVISTA A PALAVRA

Quinta-feira Santa (Ceia do Senhor)

“No evangelho de hoje há um verbo fundamental na liturgia: abaixar. Esse verbo expressa aquilo que deveria ser a nossa fé Cristã. Jesus abaixouse quando saiu do céu para viver como nós. E abaixou-se para favorecer o encontro do céu com a terra”, lembrou padre Diomar.

Foto: Deisimery Nascimento Foto: André Cota Arantes Foto: Gizele Motta Petermann Comunidade Cristo Rei Comunidade Santa Paulina Comunidade Sagrado Coração de Jesus Foto: Gizele Motta Petermann Foto: Quinta Santa Rita Comunidade Sagrado Coração de Jesus Comunidade Santa Rita de Cassia Foto: Maicon Eder Lang Foto: Quinta São Francisco Foto: Telso M Ferreira Junior Comunidade Nossa Senhora de Lourdes Comunidade São Francisco de Assis
POR GUÉDRIA MOTTA SEMANA SANTA 5 | REVISTA A PALAVRA
Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo)

“Vemos o episódio da Paixão de Jesus como uma cena que aconteceu no passado, com pena da situação ou agimos como verdadeiros cristãos e enxergamos com fé e esperança?”, refletiu padre Diomar.

Sábado Santo (Vigília Pascal)

“O Círio pascal é a imagem de Jesus ressuscitado, e a luz se espalha entre os fiéis. Esse momento nos recorda que Jesus venceu as trevas, o pecado e a morte”, frisou o pároco.

POR GUÉDRIA MOTTA SEMANA SANTA
Foto: Amabile Nazário Foto: Quinta NS Aparecida Matriz São Luís Gonzaga Comunidade Nossa Senhora Aparecida Foto: André Arantes Foto: André Arantes Foto: André Arantes Foto: Juliane Ferreira Foto: Juliane Ferreira Foto: Maicon Eder Lang Foto: Sexta Santa Rita de Cassia Foto: Gizele Motta Petermann Comunidade Nossa Senhora Aparecida Comunidade Santa Paulina Comunidade Santa Paulina Matriz São Luís Gonzaga Comunidade São Luís Gonzaga Comunidade Nossa Senhora de Lourdes Comunidade Santa Rita de Cássia
6 | REVISTA A PALAVRA
Comunidade Sagrado Coração de Jesus

Foto:

Comunidade São João

Domingo de Páscoa

“O raiar deste novo dia traz esperança e alegria. Hoje brilha a paz na terra, nasce uma nova humanidade”, aclamou padre Diomar. Foto:

Comunidade

Foto:

SEMANA SANTA POR GUÉDRIA MOTTA
Santo Antônio Foto: Maicon Eder Lang
SSanta Rita de Cássia
Juliana Costa Masera
Juliane Ferreira
Deisimery Nascimento
Foto:
Foto:
Foto:
Foto:
Juliana Costa Masera
Santo Antônio
Foto:
Comunidade Santo Antônio Comunidade Nossa Senhora de Lourdes Comunidade Santa Rita de Cássia São João Batista Matriz São Luís Gonzaga Comunidade Cristo Rei Comunidade São José Operário
Telso Ferreira Junior
São João Batista
Comunidade Santo Antônio
Foto:
Foto:
Comunidade
Francisco
Assis
São
de
Comunidade Nossa Senhora de Fátima Batista
7 | REVISTA A PALAVRA
Comunidade São Francisco de Assis

A Consagração a Nossa Senhora é uma oração que ecoa pelos 150 anos de história da Paróquia São Luís Gonzaga. Atualmente, são três Comunidades que tem como padroeira Maria, a mãe de Jesus: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora Aparecida.

“Neste ano jubilar, temos feito memória de todos os acontecimentos

Devoção a Nossa Senhora marca 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga

e momentos importantes da nossa história. E reconhecemos, ao longo dessa caminhada, a devoção mariana, sempre presente e constante. Nas nossas igrejas existem as imagens de devoção a Nossa Senhora, sob os mais diversos títulos”, afirma o pároco, padre Diomar Romaniv.

Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5)

A fé em Maria ganha mais expressividade quando observada na formação das primeiras Comunidades católicas em Brusque, a partir da chegada dos imigrantes, em 1860. Pessoas de diferentes origens, cruzaram o oceano em busca de uma vida melhor, confiantes na intercessão da mãe, que sabe alcançar o coração de seu filho.

A Paróquia São Luís Gonzaga é mãe de seis paróquias, constituídas ao longo desse sesquicentenário. Todas elas, mantêm Comunidades dedicadas a Nossa Senhora, desde a época em que ainda estavam

Comunidade Nossa Senhora das Dores, formada em Águas Negras, em 1880. Já em Guabiruba, a própria paróquia tem como padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além de manter, desde 1876, a Comunidade Imaculada Conceição, instituída no Lajeado Alto.

A Paróquia Santa Teresinha (1974), tem na Limeira Alta, desde 1880, a Comunidade Nossa Senhora da Natividade. E a Paróquia Santa Catarina (1975) tem, no bairro Thomaz Coelho, desde 1927, a Comunidade Nossa Senhora do Carmo.

Por fim, São Judas Tadeu, a última paróquia desmembrada da Matriz São Luís Gonzaga, traz na sua história a Comunidade Nossa Senhora da Saúde, fundada em 1885, no bairro Poço Fundo.

ESPECIAL POR GUÉDRIA MOTTA
“Guardai-me, defendei-me, como filho e propriedade vossa”.
8 | REVISTA A PALAVRA

Devoção jubilar

“Maio é considerado o Mês Mariano. Por isso, no último sábado, domingo, ou no dia 31 desse mês, na Matriz e nas Comunidades, dedicamos um momento de coroação a Nossa Senhora. É algo esperado, sobretudo, pelas crianças e seus catequistas, que usam da criatividade para esse gesto, que reconhece a importância de Nossa Senhora na vida de cada fiel”, lembra padre Diomar.

Mesmo em 2020, ano da pandemia, a tradição foi mantida. “Fomos nós, padres, que preparamos a coroa de flores. Por isso, esse ano, vamos consagrar e consagrarnos a Nossa Senhora, a coroando como rainha do jubileu”, enfatiza.

No registro histórico está o padre Flávio Morelli, além de outros nomes que Maria Luci têm lembrança: Elisabeth Pruner, Elisabeth Correia, Maristela Bozzano, Ciro Baron, Mariane Valle, Gisela Gracher, Miriam Plotegger, Airton Amorim, Mariane Schlindwein, Edson Zamboneti, Jorge Angioletti, Clicie Bertolli, Tereza Moritz, Betina Schlindwein, Vera Sclindwein, João Oscar Merico Zucco, Marcos Silva

Coroação de Nossa Senhora na Comunidade Sagrado Coração de Jesus Foto de Maria Luci Baron Formiga, da coroação de Nossa Senhora, entre os anos de 1969 e 1970. e Márcia Fadel Em 2020, ano da pandemia, foram os padres que prepararam a coroação de Nossa Senhora Foto: Luci Baron Formiga Foto: Ingrid Hassmann Fischer Foto: Arquivos Paróquia
9 | REVISTA A PALAVRA
É algo esperado, sobretudo, pelas crianças e seus catequistas, que usam da criatividade para esse gesto, que reconhece a importância de Nossa Senhora na vida de cada fiel”, lembra padre Diomar.

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Há 49 anos construindo um sonho

De 1974 para 2023 muitas coisas mudaram, mas o orgulho da Comunidade em ver a igreja construída continua o mesmo. Durante esses 49 anos de história, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Maluche, vive o sonho do envolvimento e da animação pastoral, que dá vida à igreja, oportuniza a evangelização e o encontro permanente com Deus. Mas, transformar esse sonho em realidade dependeu do empenho e da insistência de muitas famílias, com apoio dos párocos e padres assistentes. As primeiras reuniões marcadas com o propósito de discutir a formação de uma nova Comunidade aconteceram no Centro Social do Sesi, onde ocorreu a eleição da primeira diretoria, em 1974.

Comunidade participativa

Durante o primeiro ano, a celebração das missas acontecia na escola Dom João Becker. Da igreja linda de hoje, havia apenas o fundamento de apenas quatro paredes. Osnildo Maçaneiro, ex-coordenador da Comunidade, conta que, mesmo assim, em 1975, a primeira festa foi improvisada no galpão onde os pedreiros guardavam os materiais. Ele lembra que naquela ocasião foram vendidos 32 pratos de polenta com galinha. O fiel ainda compara o tamanho daquele primeiro evento com o último, em 2019, quando ainda

Gratidão em servir

“Posso me orgulhar de ter participado de toda a caminhada da construção da Comunidade. É a dedicação de uma vida inteira. São mais de 40 anos de trabalho aqui na capela e fiz isso para Deus, então não me arrependo de nada. Entrei e saí de mãos limpas, e com o dever cumprido”, afirma Maçaneiro.

Festa em 2023

Entre os dias 10 e 13 de maio, acontece a tradicional festa da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. O evento inicia com o Tríduo, na quarta-feira, com missa celebrada às 19h. Mas, desde às 17h, haverá a venda de cachorro-quente, pastéis, brigadeiros e bebidas no local. O mesmo ocorre na quinta-

estava à frente do trabalho no local.

Em 1997, a igreja Nossa Senhora de Fátima foi reformada e passou a acomodar mais de 400 pessoas em seu interior. Maçaneiro lembra que cada etapa foi finalizada graças ao empenho e ajuda de todos os moradores, que sempre participaram ativamente das celebrações, ações e festas promovidas.

Hoje a igreja está diferente daquela da década de 1970. Agora, a estrutura conta com uma capela de adoração ao Santíssimo Sacramento, um salão de festa onde também acontece a catequese. E, apesar de acomodar mais de 500 pessoas em seu interior, as raízes da Comunidade continuam as mesmas.

feira. Já na sexta, após a missa, será servida a saborosa polenta com galinha. No sábado, a missa está marcada para às 18h, com a presença dos festeiros. Em seguida, continuam os festejos, com churrasco, cachorro-quente, brigadeiros, pescaria e roda-da-fortuna.

ESPIRITUALIDADE POR AMABILE NAZÁRIO
10 | REVISTA A PALAVRA

Bênçãos de Santa Rita

Comunidade celebra padroeira em maio

Prestes a completar 150 anos de fundação, a Paróquia São Luís Gonzaga apresenta duas histórias de milagres, para reavivar na comunidade, a força da oração e da fé. Milagres existem e estão mais próximos do que é possível imaginar.

Essa é a história de Tereza Cristina Lisboa Fuentes, 42 anos, moradora da Comunidade Santa Rita. Ela, que sofria com a asma severa desde menina, em 2013 chegou a desmaiar por conta da doença. Assim, foi indicada para um tratamento de emergência, conduzido pelo médico pneumologista, com um remédio contraindicado para gestantes. “Comecei a tomar em fevereiro. Em setembro descobri que estava grávida. Segundo os médicos, o principal risco era de a criança nascer com o lábio leporino”, conta.

Enquanto as famílias

Vitória contra o câncer

esperam com alegria pela chegada do recém-nascido, o coração dessa mãe se enchia de sofrimento. Entre eles, o de que a menina vivesse preconceitos pela malformação congênita.

“Nas duas ultrassonografias que fizemos, durante a gestação, não foi possível ver a boca. Na primeira, estava com a mão cobrindo e, na segunda, em uma posição que impossibilitava esse diagnóstico”, relata Tereza, que contou com o apoio da mãe Rosemari Krauswzckim, em intensas orações e promessas para Santa Rita.

Maria Luiza hoje tem sete anos, é coroinha na comunidade e exibe a marca de um milagre: ela nasceu apenas com uma cicatriz onde poderia haver a abertura, entre a boca e o nariz.

Pricila Soares da Silva tem 43 anos e nasceu na Comunidade Santa Rita. Em julho do ano passado, quando percebeu um nódulo na mama esquerda e, logo após a realização de exames e confirmação do câncer maligno, ela já sabia para quem deveria recorrer.

“Graças a Santa Rita estou curada. Fiz minha cirurgia no dia 5 de agosto, passei por 12 sessões de quimio e mais 19, de radioterapia. Tudo foi muito rápido e venci essa batalha pela cura”, garante a devota.

Festa na Comunidade

Entre os dias 17 e 22 de maio, a Comunidade Santa Rita estará em festa. >>

O tríduo preparatório inicia com a missa na quartafeira, às 19h, e se estende até sexta, com diferentes temas e noveneiros. Na quarta e na quinta-feira, haverá venda de cachorro-quente e bebidas após a celebração. Já, na sexta, está previsto o prato quente e churrasco, depois da missa. No sábado, às 19h, haverá a missa festiva, com a presença dos festeiros.

Em seguida, será servido churrasco, cachorro quente, bolo, bebidas em geral e a divertida rodada-fortuna. Por fim, na segunda-feira, dia 22, às 19h, será celebrada a missa em memória litúrgica da padroeira Santa Rita de Cássia.

ESPIRITUALIDADE POR GUÉDRIA MOTTA
Maria Luiza é coroinha na Comunidade Santa Rita Pricila Soares da Silva comemora a vitória contra o câncer pela intercessão de Santa Rita
11 | REVISTA A PALAVRA

Pastoral do Empreendedor

Espiritualidade e empreendedorismo de mãos dadas para prosperar

Formada há um ano, na Paróquia São Luís Gonzaga, a Pastoral do Empreendedor tem o propósito de acolher pessoas que acreditam na transformação social através da gestão de seus próprios negócios.

A Palavra: O que é a Pastoral do Empreendedor?

Ricardo Pereira: A Pastoral do Empreendedor foi criada com o objetivo de trabalhar o cuidado e a parte espiritual do empreendedor católico, dando apoio e força para que ele possa conduzir seus negócios da melhor forma. Não tratamos de questões empresariais, mas, sim, de evangelização. É importante o empresário católico também dedicar parte de sua vida à espiritualidade.

Nessa edição, a Revista A Palavra conversou com o coordenador da Pastoral do Empreendedor, Ricardo Pereira, para compreender mais sobre os propósitos e ações planejadas pelo grupo.

A Palavra: Como surgiu esse movimento na Paróquia?

Ricardo Pereira: A Pastoral do Empreendedor nasceu há cerca de 10 anos, na Bahia, com o frei Rogério Soares e o padre João Carlos de Almeida, o Padre Joãozinho.

Desde então, ela vem se espalhando por todo o Brasil. Em abril do ano passado foi fundada em Brusque, através de um retiro para empreendedores, na Casa Padre Dehon. Foi a partir deste encontro que surgiu a ideia de formar uma coordenação, que deu início aos trabalhos. No último mês, completamos um ano de atuação na paróquia.

ENTREVISTA POR AMABILE NAZÁRIO
O coordenador da Pastoral do Empreendedor em Brusque é o empresário Ricardo Pereira
12 | REVISTA A PALAVRA
Foto: Daniel Mafra

A Palavra: Quais as ações que estão sendo desenvolvidas?

Ricardo Pereira: Nós temos um encontro mensal que acontece toda última terça-feira do mês, na casa Padre Dehon. Também celebramos a Missa do Empreendedor, na qual propomos um momento de espiritualidade, alinhado ao dia a dia do empresário.

Compartilhamos experiências e, a cada mês, um dos integrantes traz seu depoimento pessoal, com a liberdade de expor momentos difíceis. Na medida do possível, buscamos ajudar o outro. Por fim, temos um momento de descontração, para conhecer, conversar e gerar união entre os participantes. Além disso, no dia 29 de abril, promovemos a 2ª edição do retiro, cujo tema foi “Como liderar pessoas difíceis”, com o padre Joãozinho. Foi um dia inteiro de imersão e espiritualidade. Nosso desejo é participar do Encontro Nacional da Pastoral do Empreendedor, que acontecerá em São Paulo.

A Palavra: De que maneira a pastoral contribui para a vivência de fé entre seus participantes?

Ricardo Pereira: Acredito que todas as ações que realizamos têm o objetivo de encontrar esse apoio a mais nos nossos negócios. Porque, geralmente, essa jornada de empreendedorismo é mais solitária. Então, sentir que temos a ajuda um do outro e que tem alguém olhando para o teu negócio, é muito importante. E isso fica muito evidente em cada encontro.

O empresário precisa ter em mente que, quem empreende, de certa forma, já está realizando um bem maior: gerar emprego. E a continuidade da empresa é importante. Então, também é uma forma de demonstrar que a Igreja tem um olhar positivo

para o empreendedor, que não é errado ele ter lucro, o importante é que essa prosperidade que o Senhor está proporcionando, também o ajude a melhorar a vida dos seus colaboradores e que ele consiga tocar o coração de todos com esse olhar.

fundada

há um ano e seus encontros acontecem na Casa Padre Dehon
13 | REVISTA A PALAVRA
Siga seus sonhos

Missa Jovem

Concluindo o tempo quaresmal e prestes a iniciar a Semana Santa, os jovens da paróquia cumpriram o compromisso de assumir cada um a sua cruz, assim como Jesus carregou a cruz por nossa salvação. Na foto, jovens durante a missa do mês de março, conduzida pelo Pe. Rodrigo Tascheck, scj.

Tarde quaresmal com Coroinhas

Para que as crianças compreendessem a importância da Quaresma, os coroinhas da paróquia se reuniram numa tarde para se preparar e viver melhor esse tempo. A dinâmica envolveu teatro com apresentação da Via Sacra e confecção de coroa de espinhos de massinha. Na coroa, as crianças puseram palitos de dente que simbolizavam os espinhos. Eles tiravam uma por dia, até a ressurreição. As crianças foram motivadas a preparar um altar em casa para colocar a coroa e viver bem esse tempo de jejum, oração e caridade.

Formação

Formação com os coroinhas da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. A atividade foi realizada durante o período da Quaresma.

Retiro Paroquial de Catequistas

Dia 25 de março os catequistas da paróquia se reuniram para retiro espiritual. Que eles possam, cada vez mais, abastecidos pelo Espírito Santo, continuar a levar um pouco de Jesus às crianças, jovens e adultos.

Domingo da Misericórdia

Encontro para Casais

Drive Thru do Bem

No dia 1º de abril foi realizada a 8ª edição do Drive Thru do Bem, no estacionamento da paróquia. A ação, organizada pelo Movimento Emaús, juntamente com a Ação Social, arrecadou mais de uma tonelada de doações, incluindo alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza. A mobilização solidária ajuda a Ação Social nos atendimentos aos mais de 4 mil cadastros atendidos em Brusque.

Relíquia Santa Cruz

Em uma tarde de oração, adoração e Santa Missa, aconteceu no dia 16 de abril a Tarde da Divina Misericórdia, com presença das demais paróquias da Forania, na Paróquia São Luís Gonzaga.

Foi apresentada na Missa Jovem de março, na igreja Matriz São Luís Gonzaga, a relíquia da Santa Cruz de Jesus, que esteve visitando a nossa Paróquia.

Imagem: Pascom Matriz
Imagem: Divulgação Catequese Imagem: Pascom Matriz O encontro para casais, ministrado pelo psicólogo Marquinho, lotou o auditório paroquial no dia 28 de março. Imagem: Pascom Matriz
14 | REVISTA A PALAVRA
Imagem: Adilson Vohs Junior

Caravana Missionária

Espiritualidade e devoção marcaram a passagem da Caravana Missionária de Jesus das Santas Chagas, pela igreja Matriz São Luís Gonzaga, dia 18 de março. O projeto é da Associação Evangelizar É Preciso, do Padre Reginaldo Manzotti.

Visita do Postulador Geral dos Dehonianos

Padre Ramón Dominguez

Fraille, da Espanha. Pe. Ramón foi quem articulou, junto aos Jesuítas, em Roma, sobre a relíquia de São Luís Gonzaga que hoje está na paróquia.

Passeio Ciclístico

O domingo de 26 de março reuniu centenas de famílias em frente à escadaria da igreja Matriz São Luís Gonzaga para a partida do passeio ciclístico em alusão a comemoração do Jubileu de 150 anos da paróquia.

Pré-Missões

No dia 15 de abril aconteceu na Comunidade Matriz o mutirão de visitas missionárias. O período de prémissões prepara a paróquia para o tempo forte das Santas Missões Redentoristas. A pré-missão está acontecendo em todas as comunidades da Paróquia.

Paróquia promove sessão de cinema para a comunidade

Filme sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus será exibido em quatro sessões no Cine Gracher

A Paróquia São Luís Gonzaga, como forma de evangelização, promoverá quatro sessões de cinema com o filme Coração Ardente. A ação é uma parceria com o Cine Gracher, que acontecerá dia 23 de maio, nas salas do Shopping Gracher com sessões às 18h30 e 20h30

Dia 24 de maio, na unidade da Havan, sessões às 19h e 21h. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Matriz no valor de R$ 10,00.

O Filme

Coração Ardente conta a história de uma escritora que busca inspiração para o seu novo livro. Nesse processo, ela conhece uma jornalista que lhe sugere investigar milagres envolvendo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Durante o filme, a escritora reflete sobre sua fé, valores e importância do perdão.

Imagem: Ideia Comunicação/ Assessoria Imagem: Sabrina Pereira Imagem: Amábile Nazário
15 | REVISTA A PALAVRA

Esta é uma publicação da Paróquia São Luís Gonzaga, sob responsabilidade do Pe. Diomar Romaniv, scj e da Pascom da Paróquia, situada na Rua Padre Gatone, 75Centro, Brusque - SC.

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br

www.agenciaarcanjo.com.br

facebook.com/agenciaarcanjo

(47) 3227-6640

EDIÇÃO Pamela Gambin

DIAGRAMAÇÃO Priscilla Lorena

IMPRESSÃO

Gráfica Volpato

TIRAGEM

1.500 exemplares

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.