1 minute read

A Família Zagal

Por Alexandre AvellAr leal Coronel Aviador 13° Comandante do Zagal

É com muito orgulho e gratidão que dirijo-me ao Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (5º/1º GCC) - para mim -, a eterna Família Zagal.

Nessa espetacular unidade tive o privilégio de exercer a função de chefe da Seção de Operações e, no biênio 2011/2012, conduzir os destinos da Família Zagal. Nessa oportunidade, realizei um grande sonho, comandar uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante esses cinco anos vividos fisicamente dentro do Esquadrão Zagal, tive a oportunidade de participar de vários deslocamentos do nosso saudoso ATCR 33/PAR 2080. Digo fisicamente, pois essa família Os desafios foram muitos, mas com união, dedicação, profissionalismo, companheirismo, respeito e, principalmente, amor ao Esquadrão, superamos todos.

nunca sairá do meu coração e das minhas lembranças.

Em 2010, o Esquadrão foi contemplado com a chegada do PAR 2000T, equipamento que deixou o 5º/1º GCC na vanguarda dos tempos. A partir desse momento, o Esquadrão teve a oportunidade de aprimorar a doutrina operacional e explorar o equipamento em sua plenitude.

Zagais de ontem e de hoje, neste instante, sinto-me privilegiado, não apenas por ter servido no 5º/1º GCC no passado, mas por poder testemunhar a grandeza dessa Unidade e afirmar que o diferencial do Esquadrão Zagal está na crença de que as pessoas não são recursos humanos, mas sim talentos.

O caminho da maturidade é difícil, mas nesses 35 anos em que o Esquadrão Zagal consolidou a sua presença no território brasileiro, a nobre missão que lhe foi confiada, de operar e manter, em nível orgânico, um sistema de controle de aproximação de precisão transportável, sempre foi exercida com eficácia e dedicação.

A vontade firme daqueles que lutam para operar e manter a operacionalidade do Sistema Radar emana de cada componente do Esquadrão, desde o mais moderno soldado ao seu comandante.

Parabéns, família Zagal, pois tenho a “certeza do pouso seguro no regresso da missão cumprida”.

Que Deus abençoe a todos!

Com o carinho do Zagal 244