1 minute read

Evolução dos Sistemas

Sistemas de Inspeção em Voo

Nos primeiros anos do GEIV, o Operador de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV) tinha uma tarefa desafiadora. Ele precisava observar e avaliar uma série de mostradores analógicos para, a partir destes, efetuar cálculos complexos manualmente, de modo a verificar os auxílios de voo. Na década de 90, os Sistemas Semiautomatizados de Inspeção em Voo (SAFIS) da empresa Sierra deram início à automatização deste processo, viabilizando mais agilidade ao trabalho dos inspetores. O SAFIS passou a exibir os sinais indicadores das aferições em uma tela de computador e a executar cálculos automaticamente. Com o Projeto SIVAM (Sistema de Proteção da Amazônia), o GEIV recebeu quatro aeronaves Hawker 800XP, equipadas com um novo sistema, o Sistema Automático de Inspeção em Voo (AFIS), também da Sierra. O recurso fornecia resultados ainda mais automatizados e, por utilizar o DGPS (Differential Global Positioning System), viabilizou a realização de inspeções em condições de visibilidade desfavoráveis. Recentemente, o GEIV adotou um sistema de inspeção em voo ainda mais eficiente: o UNIFIS 3000. Hoje, todas as aeronaveslaboratório do Grupo já estão equipadas com o sistema, um dos mais avançados para a atividade no mundo.

UNIFIS - 3000

O Universal Flight Inspection System (UNIFIS-3000) é o sistema de inspeção em voo utilizado atualmente pelo GEIV. Desde 2009, vem substituindo os sistemas convencionais até então instalados nas aeronaves-laboratório da unidade.

O UNIFIS-3000 forneceu mais confiabilidade e celeridade à inspeção, o que terminou por impactar na redução da carga de trabalho da tripulação e na duração das missões. Inicialmente, o UNIFIS-3000 foi instalado nas aeronaves EC-95 (Embraer Bandeirante) e, após o sucesso obtido, passou a equipar outras aeronaves, como o IU-93A (Hawker 800XP) e o IU-50 (Embraer Legacy 500). O UNIFIS-3000 é capaz de aferir em voo os procedimentos e auxílios à navegação aérea mais importantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), entre eles: ILS (Sistema de Pouso por Instrumento), MKR (Marcador), VOR (Radiofarol Omnidirecional em Frequência Muito Alta), DME (Equipamento de Medição de Distância), PAR (Radar de Aproximação de Precisão), ADS-B (Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão), auxílios visuais, radares e os mais modernos procedimentos de navegação aérea orientados por satélite.